Marlene Barreto Santos Miranda

Psicanalista, Docente e Pesquisadora vinculada ao CNPQ, na área da saúde mental incluindo uso de substâncias psicoativas. Graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação. Especialização em Psicologia da Educação. Docente da Graduação e da Pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) dos cursos de Medicina e Odontologia (2013 até a presente data). Docente convidada de um dos Cursos de Extensão no Departamento de Psicobiologia - Disciplina de Medicina e Sociologia, da UNIFESP. Integra o corpo clínico da Clínica de Saúde Mental Spatium/São Paulo. Membro do Coletivo Intercambiantes Brasil e do núcleo Intercambiantes São Paulo, voltado para a discussão do uso de substâncias psicoativas e direitos humanos, sob a perspectiva da Bioética. Membro fundadora do Coletivo Pop Arte, que congrega as mulheres que fazem parte do Coletivo Intercambiantes - Núcleo São Paulo, interessadas na luta por Direitos Humanos,Bioétic e Arte_Cultura das pessoas vulneradas. Foi Coordenadora de Ensino do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas - CETAD/Universidade Federal da Bahia. Coordenou diversos projetos relacionados à área de Saúde Mental/Álcool e outras Drogas, na Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - Serviço de Extensão Permanente do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 20/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Família na Sociedade Contemporãnea

2005 - 2007

Universidade Católica do Salvador
Título: OS SENTIDOS DAS DROGAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA : ECOS ENTRE OS JOVENS E A FAMÍLIA
, Ano de Obtenção: 2007.Mary Garcia Castro.Coorientador: Antonio Nery Filho. Palavras-chave: Drogas; Substância psicoativa; Representação social.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Odontologia do Trabalho

2009 - 2011

Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic
Título: Implantação da atenção em saúde bucal do trabalhador numa empresa privada
Orientador: Urubatan Vieira de Medeiros

Especialização em Psicologia da Educação

2001 - 2002

Faculdade Ruy Barbosa
Título: Estudo da Prevalência do Consumo e a Representação (Imaginário sobre as substâncias psicoativas em uma comunidade escolar)
Orientador: Mercêdes Carvalho e Antônio Nery Filho

Aperfeiçoamento em Dinâmica e Gestão de Grupos

2003 - 2005

I C Consultoria Pedagógica e Organizacional
Título: Grupos de Desenvolvimento Pessoal. Ano de finalização: 2005
Orientador: Iêda Matos Freire de Carvalho e Margarida Rêgo de Carvalho

Graduação interrompida em 2002 em Pedagogia

2001 - Atual

Universidade Católica do Salvador
Ano de interrupção: 2002

Graduação em Odontologia

1985 - 1989

Universidade Federal da Bahia

Formação complementar

2023 - 2023

Casos Clínicos: A Mente Humana. (Carga horária: 20h). , Maria Homem, MH, Brasil.

2011 - 2015

Formação psicanalítica. , Círculo Psicanalítico da Bahia, CPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: SAÚDE MENTAL.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Organização de eventos

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Cuidados em Saúde com a população LGBTQIAPN+: Sua formação capacita você para cuidar dos indivíduos em suas particularidades?. 2024. (Outro).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . As Substâncias Psicoativas no Campo da Bioética. 2024. (Outro).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . O Consumo de Substâncias Psicoativas no Campo da Bioética. 2023. (Outro).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, L. B. ; SILVA, M. C. E. ; SANTOS, R. S. B. . II Encontro da Saúde Coletiva do Núcleo Comum: Direito à Saúde e Democracia. Qual o papel das juventudes?. 2022. (Outro).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Cuidados em Saúde com a População LGBTQIA+, a sua formação lhe capacita?. 2022. (Outro).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, E. A. . Capacitação em cuidados com a população LGBTQIAPN+. 2022. (Outro).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Cuidados em Saúde com a população LGBTQIAPN+. 2022. (Outro).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . As Substâncias Psicoativas no Campo da Bioética. 2021. (Outro).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Cuidados em Saúde com a População LGBTQIAPN+. 2020. (Outro).

ARAUJO, M. A. N. ; MIRANDA, M.B.S. ; FONSECA, L. L. . Direitos humanos e Saúde Mental. 2016. (Outro).

Participação em eventos

21ª Jornada de Odontologia da BAHIANA.Saúde Mental e o Consumo de Substâncias Psicoativas na Odontologia. 2024. (Outra).

Oficina de Desenvolvimento Docente: Como Usar a Feramenta Microsoft Teams.Oficina de Desenvolvimento Docente: Como Usar a Feramenta Microsoft Teams. 2024. (Oficina).

Oficina de Desenvolvimento Docente: Conhecendo o ChatGPT.Oficina de Desenvolvimento Docente: Conhecendo o ChatGPT. 2024. (Oficina).

Oficina de Desenvolvimento Docente Avaliação Formativa e Feedback.Oficina de Desenvolvimento Docente Avaliação Formativa e Feedback. 2024. (Oficina).

Oficina de Desenvolvimento Docente Planejamento Pedagógico: Refletir e Realizar.Oficina de Desenvolvimento Docente Planejamento Pedagógico: Refletir e Realizar. 2024. (Oficina).

Oficina de Desenvolvimento Docente sobre Prevenção e Combate ao Assédio.Oficina de Desenvolvimento Docente sobre Prevenção e Combate ao Assédio. 2024. (Oficina).

Seminário Internacional de Redução de Danos.Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2024. (Seminário).

XX Fórum Pedagógico da Bahiana.Caminhos para a paz: nós no mundo e o mundo em nós. 2024. (Outra).

IX Congresso Internacional da ABRAMD. Poster. 2023. (Congresso).

Jornada Odontológica da Bahiana - JOBA.Os Avanços da Cannabis Medicinal. 2023. (Outra).

Oficina de Desenvolvimento Docente: O Curso de Odontologia da Bahiana e a sua Arquitetura Curricular.Oficina de Desenvolvimento Docente: O Curso de Odontologia da Bahiana e a sua Arquitetura Curricular. 2023. (Oficina).

Oficina de Desenvolvimento Docente Trabalho de Conclusão de Curso: pensando novos formatos.Oficina de Desenvolvimento Docente Trabalho de Conclusão de Curso: pensando novos formatos. 2023. (Oficina).

Terceiro Encontro Intercambiantes Brasil.Apresentação Intercambiantes Núcleo São Paulo. 2023. (Encontro).

XIX Fórum Pedagógico da Bahiana.Extensão Universitária: o que tenho a ver com isso?. 2023. (Outra).

8° Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2022. (Congresso).

IV Seminário Nacional de Comunicação Clínica.Abordagem à usuários de substâncias psicoativas. 2022. (Seminário).

XVIII Fórum Pedagógico da Bahiana.Democracia: abra as assas sobre nós. 2022. (Outra).

XX Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.Percepção do uso de substâncias psicoativas do jovem universitário da cidade de Salvador-BA. 2022. (Outra).

Redução de Danos na Odontologia.As estratégias em redução de danos para o consumo de substâncias psicoativas. 2021. (Oficina).

SIPAT - SENAI DIADEMA.Uso de substâncias psicoativas na contemporaneidade - impacto entre os jovens. 2021. (Oficina).

XIX Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.Percepção do uso de substâncias psicoativas (SPAS) do jovem universitário da cidade de Salvador-BA. 2021. (Outra).

Estratégias para a Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem de Urgência e Emergência no Enfretamento Da COVID-19.Saúde Mental no Ambiente de Trabalho em Tempos de Pandemia: entre o Conflito e o Consenso. 2020. (Simpósio).

II Congresso de Direitos Humanos. Saúde e Drogas em uma Sociedade Intolerante. 2020. (Congresso).

XIX Mostra Científica e Cultural: Ciência, Filosofia, Amor e Arte: tudo junto e misturado, XVII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC, IX Fórum de Pesquisadores e VI Mostra de Extensão.Coordenou a atividade "Jovens em cena na redução de danos!". 2020. (Outra).

XVI Fórum Pedagógico da Bahiana: Borboleguins na Transformação Digital.As relações interpessoais no espaço virtual: entre o conflito e o consenso. 2020. (Oficina).

XIX Mostra Científica e Cultural: Ciência, Filosofia, Amor e Arte: tudo junto e misturado, XVII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC, IX Fórum de Pesquisadores e VI Mostra de Extensão.Jovens em cena na redução de danos!. 2019. (Oficina).

Congresso Internacional sobre Drogas: Lei, Saúde e Sociedade. SALA DE ESPERA EM SAÚDE MENTAL NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: DISPOSITIVO PARA UMA CLÍNICA AMPLIADA. 2013. (Congresso).

Curso de Ataulização em Atenção Integral ao Uso e Consumo de Substancias Psicoativas para Profissionais de saúde do SUS-BA.Abordagens tradicionais e estratégias para redução de danos. 2013. (Outra).

Elementos para Pensar a Clínica Psicanalítica na Atenção às Pessoas que Fazem Uso Abusivo e/ou Disfuncional de Drogas. 2013. (Seminário).

Iv Congresso Internacional Drogas e Políticas Públicas: Educação, Saúde Coletiva e e Direitos Humanos. EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA TRABALHADORES EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA DO TERR ITORIO.. 2013. (Congresso).

IV Congresso Internacional sobre Drogas e Políticas Públicas: Educação, Saúde Coletiva e Direitos Humanos. A INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DANOS EM AMBIENTES ESCOLARES. 2013. (Congresso).

VI Aula Pública do SUS. 2013. (Outra).

10º Congresso Internacional da Rede Unida. Projeto Sala de Espera na Perspectiva da Redução de Danos. 2012. (Congresso).

I Simpósio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.Saúde da Família em Foco: Compreendendo as Redes de Cuidado do Indivíduo à Coletividade. 2012. (Simpósio).

IV Encontro de Reabilitação Psicossocial.A Formação de Familiares como parceiros na Redução de Danos. 2012. (Encontro).

Atividade de Formação de Professores da Rede Pública de Ensino:Drogas, Evasão e Violência.O sentido das drogas na sociedade contemporânea:ecos entre jovens e família. 2010. (Outra).

Curso Prevenção ao Uso Indevido de Drogas.Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2010. (Outra).

II Seminário Internacional Em Família Contemporânea: Natureza e Cultura. 2010. (Seminário).

ViII Congresso de Psicopedagogia. Drogas e Violência: uma associação inevitável. 2008. (Congresso).

IX Semana de Mobilização Científica - Segurança, Violência e Drogas. Drogas e Violência: Limites da Associação. 2006. (Congresso).

Seminario Internacional Familia Contemporânea:desafios à intimidade e inclusão social.Drogas: tempos,lugares e olhares sobre seu consumo. 2006. (Seminário).

Seminários Integrados da Faculdade Ruy Barbosa. 2003. (Seminário).

Seminários Integrados da Faculdade Ruy Barbosa.Alcoolismo - Prevenção Social. 2003. (Seminário).

Seminãrios Integrados da Faculdade Ruy Barbosa.O Adolescente e o consumo de drogas em escolas. 2003. (Seminário).

Seminãrios Integrados da Faculdade Ruy Barbosa. 2003. (Seminário).

Seminários Integrados Faculdade Ruy Barbosa. 2002. (Seminário).

Simpósio Nacional de Interdisciplinaridade. 2002. (Simpósio).

V Congresso de Psicopedagogia. 2000. (Congresso).

Gestão da Informação. 1998. (Seminário).

I Jornada de Integração Pedagógica dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia.Drogas e Escola. 1998. (Outra).

1º Encontro de Toxicologia do Mercosul. 1997. (Congresso).

Qualidade em Educação. 1996. (Encontro).

VIII Congresso Médico Social da Bahia. 1996. (Congresso).

Educação para a saúde.Educação para a saúde - Drogas e Educação. 1995. (Oficina).

Seminário Internacional - O uso e o abuso de drogas.Estudo da alcoolemia na população urbana de Salvador. 1995. (Seminário).

Toxicodependências e Patologias Correlatas - Estratégias de Prevenção e Modelos de Intervenção - O Modelo da Itália. 1995. (Congresso).

II Encontro Estadual de Prevenção ao uso indevido de Drogas. 1994. (Encontro).

VII Jornada Baiana de Estudos Clínicos e Sociais do Abuso de Drogas. 1994. (Outra).

A droga, uma definição lacaniana. 1993. (Congresso).

Aprendizagem e Educação - Aspectos Afetivos e Cognitivos. 1993. (Oficina).

O adolescente- uma crise do pai. 1993. (Seminário).

Processo de Aprendizagem e o Papel da Escola na transmissão do Conhecimento. 1993. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Márcio Luiz Leal da Anunciação

PINTO, L. O.;MIRANDA, M.B.S.. Relato de Experiência - Prevenção do uso de drogas em ambientes escolares - desafios e possibilidades. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e práticas clínicas em atenção psicossocial aos usuários de spas) - Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - ARD-FC/FMB/UFBA.

Aluno: Maria Doralice de Sousa

MIRANDA, M.B.S.; Monica Nunes; NUNEZ, E.. Proposta para Curso de Atualização em Atenção Integral ao Consumo e Consumidores de Spas para Profissionais de Saúde do Estado da Bahia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Integral ao Consumo) - Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas.

Aluno: Rosineide Teles Braga

MIRANDA, M.B.S.; PINTO, L. O.; Pitta, A.M.F.. Estratégias de redução de danos desenvolvidas na atenção básica junto ao público adolescente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Uso de Drogas) - Faculdade de Medicina - FMB/UFBA.

Aluno: Marcella Raquel Spath Molina

MIRANDA, M.B.S.; Pitta, A.M.F.. Avaliação de Caps e rede de residencialidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Uso de Drogas) - Faculdade de Medicina - FMB/UFBA.

Aluno: Renata Marinoski

MIRANDA, M.B.S.; Pitta, A.M.F.. Um percurso sobre avaliação de Centros de Atenção Psicossocial - CAPS no Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental e Uso de Drogas) - Faculdade de Medicina - FMB/UFBA.

Aluno: Julio de Oliveira Henckes

MIRANDA, M.B.S.. Associação entre Cigarro Eletrônico e Consumo de Álcool entre Estudantes Universitários de uma Faculdade Particular em Salvador-Bahia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Maria Letícia Peixoto dos santos Silva

MIRANDA, M.B.S.. Efeitos Sistêmicos Associados ao Uso de Lisdenxanfetamina: Um Revisão Sistemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: MARIA EDUARDA BOUZAS PEIXOTO

SILVA, R. A.;MIRANDA, M.B.S.; REBELLO, I. C.. A importância da odontologia legal na análise pericial: Estudo de caso sobre a tragédia de Brumadinho. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Monale de Santana Brito

SILVA, R. A.;MIRANDA, M.B.S.; SANTOS, N. C. N.. Análise dos processos éticos enfrentados por cirurgiões(ãs)-dentistas da Bahia no período de 2019 a 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Bruno de Souza Silva

SILVA, R. A.;MIRANDA, M.B.S.; SANTOS, N. C. N.. Feminização e masculinização em pessoas transexuais: aspectos da harmonização orofacial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: BRUNA EMANUELLE SOUZA VILAS BOAS

SILVA, R. A.;MIRANDA, M.B.S.; REBELLO, I. C.. Técnicas cirúrgicas faciais e masculinização de homens transexuais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Mariana Brito Dorea

SILVA, R. A.;MIRANDA, M.B.S.; SANTOS, N. C. N.. Construção de uma ferramenta digital voltada para profissionais de saúde para o auxílio na notificação de maus tratos infantis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: ALÍCIA SOUZA LIMA

SILVA, R. A.;MIRANDA, M.B.S.; REBELLO, I. C.. Construção de ferramenta digital para o auxílio na identificação de maus tratos infantis na odontologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: LUCAS GUIMARÃES SILVA

SESTELO, M.;MIRANDA, M.B.S.. Experimentação e uso de cigarros eletrônicos (e-cigarettes) e vaporizadores (vaping products) por estudantes de medicina: uma revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Lucas Sales Coelho

MIRANDA, M.B.S.; SILVA, R. A.. A Rugoscopia Palatina Como Elemento de Identificação na Odontologia Forense: Revisão Sistemática LITERATURA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Maria Tereza Bezerra Gomes

MIRANDA, M.B.S.; NASCIMENTO, U. J. A.; GUERRA, M. I. A. C.. Impactos da Terapia em Grupo no Tratamento ao Tabagismo: uma revisão narrativa de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Thaiana Barreto Spínola Ferreira

MIRANDA, M.B.S.; SILVA, R. A.; SANTOS JUNIOR, A. C. S.. Thaiana Barreto Spinola Ferreira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Claudia Catarina Santos Silva

Adamantino, R.M.;MIRANDA, M.B.S.. A importância da relação família-escola no processo de inclusão de uma criança com autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador.

Aluno: Rannye Teixeira

Adamantino, R.M.;MIRANDA, M.B.S.. Um olhar sobre a Psicologia e as Políticas Públicas de Saúde Mental:reflexões sobre duas práticas na clínica psicossocial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador.

Aluno: Thais Meireles Santana

Férriz, AFP;MIRANDA, M.B.S.. Análise da Experiência no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde/PET Saúde/Redulção de Danos em Salvador(BA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Bahia.

MIRANDA, M.B.S.; Andrade,T; Pitta, A.M.F.; Leonelli, M.R.. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SAÚDE MENTAL E SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. 2011. Faculdade de Medicina da Bahia.

Andrade,T;MIRANDA, M.B.S.; PINTO, L. O.; Leonelli, M.R.. Programa de Educação pelo Trabalho - Pet Saúde/Saúde Mental/Crack,Álcool e outras Drogas. 2011. Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - ARD-FC/FMB/UFBA.

Orientou

Gustavo Braga

Relação dos transtornos mentais com o trabalho: análise de dados comparativos; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);

Clara de Andrade Prado

Epidemia de Opióide e as Estratégias em Redução de Danos; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);

Isadora Miranda Ribeiro Reis

A Influência da ketamina na neuroplasticidade de adultos com transtorno depressivo; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);

Natália Azevedo

Bruxismo e uso do MDMA; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);

Amanda Andrade Badaró Vasconcelos

O efeito do uso da cannabis medicinal e opióides na dor crônica: uma revisão sistemática; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; (Orientador);

Tiago Moises Nunes Cerqueira

Caminhos para a Ocupação do Movimento sem Teto em Salvador; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Tâmara Chagas de Almeida

Construindo a Prática da Redução de Danos em uma Escola estadual de Irecê; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Tatiana de Jesus Simões

Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde Mental do Adolescente em um Colégio Público da Bahia de Tempo Integral; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Paulo Henrique Cerqueira Gonzaga

Políticas Públicas de Capacitação Profissional e Inserção no Mercado Formal de Trabalho para a População em Situação de Rua de Salvador; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Ana Márcia Nascimento Conceição de Melo

Prevenção das Violências Contra as Mulheres em um Serviço de Proteção Integral às Famílias em Salvador; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Lorena Pires Guimarães

INTENSIFICAÇÃO DE CUIDADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Ana Jéssica Andrade

Prevenção do uso de drogas na escola; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Thais Sampaio

Novos desafios na saúde mental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Valcleiton Bispo dos Santos

Programa de Redução de Danos no Brasil - uma revisão bibliográfica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Leilane Rodrigues Silva Vieira

Contribuição do NASF para Implementação de Estratégias em Redução de Danos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Pedro Antonio Nascimento dos Santos

O Percurso e os Enfrentamentos no Processo de Volta para Casa de uma Pessoa com Transtorno Mental; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental na Atenção Básica) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Livia Cordeiro dos Santos

O papel das redes socioassistenciais com ênfase no programa ?Projovem Adolescente?, na atenção aos familiares e usuários do CRAS, na prevenção e assistência sobre consumo de substâncias psicoativas (SPAs) no distrito de Caroba em Candeias; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Família:Relações Familiares e Contextos Sociais) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Marcia Lopes de Souza

A Importância da Família no Tratamento da Dependência do Álcool; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Coletiva) - Faculdade Ruy Barbosa; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Débora Ferraz de Oliveira, Jirlai ferraz, Litza Barreto

A Importância da Escola no Debate sobre Drogas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Familiar e Conjugal) - Faculdade Ruy Barbosa; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Lara Maria Peixoto Gomes

Eficácia da cannabis para redução dos sintomas da fibromialgia: uma revisão sistemática; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Lucas Neiva de Deus

Uso de psilocybin como alternativa para tratamento de depressão e ansiedade em pacientes com abordagem de medicina paliativa; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Natália Lino Dórea da Silva

Uso da cetamina/escetamina no tratamento de depressão resistente a tratamento: uma revisão sistemática; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

JOANNA PATRIARCHA GUIMARÃES

Saúde mental dos estudantes de medicina em tempos de pandemia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Natália Cavalcanti Lima Batista

INTERVENÇÕES ESTÉTICAS E AS CORRELAÇÕES COM DISMORFISMO CORPÓREO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Thaiana Barreto Spínola Ferreira

USO MEDICINAL DA CANNABIS NA OODONTOLOGIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Catarina Ribeiro Abreu

Protocolo de atendimento na odontologia e criação de um software mobile para uso em situação de maus tratos de crianças e adolescentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Maria Luiza Sousa Weber

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DIGITAL EM REDUÇÃO DE DANOS DIRECIONADAS PARA JOVENS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Carlos Eduardo de Oliveira Freitas

USO DE PSILOCIBINA NA TERAPÊUTICA DE TRANSTORNOS DEPRESSIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Felipe Azevedo

USO DO MDMA NO TRATAMENTO DO TEPT:UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Carolina Magalhães

Uso de psicoestimulantes em estudantes de medicina; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Herbert Rafael Conceição Amorim Ferreira

Uso de canabidiol em pacientes com epilepsia refratária: uma revisão sistemática; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Rosana Ferreira de Souza

O Estado da Arte da Pesquisa sobre as Publicações sobre Drogas e Juventude em uma Revista de Psicologia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Camila Orge Rodrigues

Percepção do Uso de Substâncias Psicoativas (SPAs) de Jovens Universitários da Cidade de Salvador-BA; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, PIBICT/BAHIANA; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Gabriel Souza Fontes Ayres

Padrão Socioepidemiológico do Jovem Universitário em Relação ao Consumo de Substâncias Psicoativas de Salvador-BA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Camila Couto e Cruz

As relações entre o uso de drogas e a prostituição no contexto da Ladeira da Montanha em Salvador; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Salvador; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Janielly Bras e Ana Paula Barbosa

Experiência de Sala de Espera sobre Redução de Danos em Ambulatório; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Ministério da Saúde; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Tuíra Teixeira

Uma experiência em sala de espera no Caps Ad Gregório de Matos: Dispositivos para uma Clínica Ampliada; 2012; Orientação de outra natureza; (Programa de Educação pelo Trabalho (Pet Saúde)) - Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Dionísio de Souza Gomes Neto

Uma experiência em sala de espera no Caps Ad Gregório de Matos: Dispositivos para uma Clínica Ampliada; 2012; Orientação de outra natureza; (Programa de Educação pelo Trabalho (Pet Saúde)) - Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Cora Coralina Nunes

Sala de espera em um caps ad docente assistencial; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - ARD-FC/FMB/UFBA; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Fábia Maria Ribeiro Duarte

Sala de espera em um caps ad docente assstencial; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - ARD-FC/FMB/UFBA, Ministério da Saúde; Orientador: Marlene Barreto Santos Miranda;

Produções bibliográficas

  • BARRETO SANTOS MIRANDA, MARLENE . Desvelando conceitos: a questão das substâncias psicoativas. Journal of Dentistry & Public Health , v. 12, p. 77-80, 2021.

  • SANTOS, S. O. ; MIRANDA, M.B.S. . USO MEDICINAL DA CANNABIS SATIVA E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL. REVISTA BAIANA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 43, p. 697-718, 2019.

  • MIRANDA, M.B.S. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; Lima, D.D. ; QUEIROZ, D. C. ; CARDOSO, D. V. ; SILVA, L. M. . Tessituras do cuidado em saúde mental e redução de danos na Bahia: experiências da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2021. v. 1. 295p .

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, E. A. ; Darcy Costa . Mulheres em situação de Rua e Uso de Substâncias Psicoativas em Contextos de Exclusão e Abandono. In: Patricia Brunfentrinker Hochgraf; Silvia Brasiliano. (Org.). Álcool e Drogas: uma questão feminina. 1ed.São Paulo: Red Publicações, 2023, v. 1, p. 3-591.

  • MIRANDA, M.B.S. ; Lima, D.D. ; QUEIROZ, D. C. ; CARDOSO, D. V. ; OLIVEIRA, J. A. S. ; SILVA, L. M. . Os Caminhos da Redução de Danos no Trabalho em Campo do Projeto de Prevenção: Um Relato de Experiência. In: Gerfson Moreira Oliveira; João André Santos de Oliveira. (Org.). Tessituras do cuidado em saúde mental e redução de danos na Bahia: experiências da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti. 1ed.São Paulo: Dialética, 2021, v. 1, p. 1-295.

  • CASTRO, M. G. ; MIRANDA, M.B.S. ; GALRAO, N. O. . Juventude, gênero, família e sexualidade. Combinando tradição e modernidade. In: Ângela Borges; Mary Garcia Castro. (Org.). Família, gênero e gerações - desafios para as políticas sociais. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2007, v. 1, p. 45-110.

  • MIRANDA, M.B.S. . Drogas e violência : limites da associação. Boletim Psicopedagogia - Associação Brasileira de Psicopedagogia -Seção Bahia, Salvador- Bahia, p. 5 - 8, 20 out. 2006.

  • MIRANDA, M.B.S. . Drogas:tempos, lugares e olhares sobre seu consumo. In: Seminario Internacional Familia Contemporânea:desafios à intimidade e inclusão social, 2006, Salvador. Seminario Internacional Familia Contemporânea:desafios à intimidade e inclusão social, 2006. v. 01.

  • MIRANDA, M.B.S. ; TEIXEIRA, E. R. L. L. . Saúde Mental e o Consumo de Substâncias Psicoativas na Odontologia. In: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, 2024, Salvador. Anais da 21ª Jornada de Odontologia da BAHIANA. 2024: Salvador, BA. Salvador: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, 2024. v. 1. p. 1-210.

  • MIRANDA, M.B.S. . Juventude e Drogas:Limites da Associação. Juventude.br (Centro de Estudos e Memória da Juventude) , 2010.

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Saúde Coletiva e Atualidades 2024. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . As Substâncias Psicoativas no Campo da Bioética. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Cuidados em Saúde com a população LGBTQIAPN+. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, M.B.S. ; TRUCAO, P. . A dependência e os caminhos para fora dela. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Saúde Coletiva e Atualidades 2023. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . As Substâncias Psicoativas no Campo da Bioética. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Cuidados em Saúde com a população LGBTQIAPN+. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, E. A. . Capacitação em cuidados com a população LGBTQIAPN+. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Saúde Coletiva e Atualidades 2022. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. . As Estratégias em Redução de Danos para o Uso de Substâncias Psicoativas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. . Redução de Danos Para o Consumo de Álcool e Tabaco. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, C. O. ; MIRANDA, M.B.S. . Percepção do uso de substâncias psicoativas (SPAS) do jovem universitário da cidade de Salvador-BA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. ; NEIVA, G. A. ; LEITE, A. . O consumo de Substâncias Psicoativas e a sua Interface com o Campo da Bioética. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, M.B.S. . Saúde e Drogas em uma Sociedade Intolerante. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental no Ambiente de Trabalho em Tempos de Pandemia: entre o Conflito e o Consenso. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. . As relações interpessoais no espaço virtual: entre o conflito e o consenso. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Cuidados em Saúde com a População LGBTQIA+. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Cuidados em Saúde com a População LGBTQIA+. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, M.B.S. . Drogas: Legalização e Cuidado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; Peixoto, R.N. ; Silier, A.C.B. ; Simões, T.J . SALA DE ESPERA EM SAÚDE MENTAL NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: DISPOSITIVO PARA UMA CLÍNICA AMPLIADA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, M.B.S. . Usuário de Drogas e Psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, M.B.S. . Políticas de Redução de Danos no Trabalho com as Familías. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; Tuira, M.S.T. ; Dionísio, G.N. . Experiência de Sala de Espera em CAPSAd docente-assistencial de Salvador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, M.B.S. ; Andrade,T ; Lima, D.D. . A INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DE DANOS EM AMBIENTES ESCOLARES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, M.B.S. ; Ferreira, O.S. ; Amaral, George . EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA TRABALHADORES EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA DO TERRITORIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Amaral, George ; Ferreira, O.S. ; MIRANDA, M.B.S. . EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA TRABALHADORES EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: POSSIBILIDADE DE UMA PEDAGOGIA DO TERRITÓRIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, M.B.S. . Abordagens Tradicionais e Estratégias para Redução de Danos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Redução de Danos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. . Aspectos Socioculturais do Uso de Substancias Psicoativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; Cerqueira,ISP ; Andrade,SNA ; Lima, ASV . Álbum Seriado como Instrumento para uma Sala de Espera na Perspectiva da Redução de Danos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, M.B.S. ; Ferreira, J.B. ; Barbosa, A.P.P. . Sala de Espera na Perspectiva Da Redução de Danos: Relato de Experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, M.B.S. . Prevenção ao uso de álcool, tabaco e medicamentos e as infecções sexualmente transmissíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. . Saúde da Família em foco: compreendendo as redes de cuidado do indivíduo à coletividade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. ; Barbosa, A.P.P. ; Ferreira, J.B. . Projeto Sala de Espera na Perspectiva da Redução de Danos: Relato de Experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, F. T. C. G. ; MIRANDA, M.B.S. . A experiência interdisciplinar em redução de danos ? a convergência de saberes na educação em saúde.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, M.B.S. . O Sentido das Drogas na Sociedade Contemporânea:Ecos entre os Jovens e a Família. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MIRANDA, M.B.S. . Drogas e Violência : Limites da Associação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, M.B.S. . O Consumo de Álcool e a condução de automóveis em Salvador - no curso pré-congreso: Redução de Danos entre consumidores de substâncias psicoativas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MIRANDA, M.B.S. ; PASSOS, T. M. D. ; FAGUNDES, R. G. . Portfólio de Práticas Inspiradoras em Saúde Mental - 'A Utilização do Lúdico no Processo da Psicoeducação através do Álbum Drogas em Série'. 2020.

PINTO, L. O. ; MIRANDA, M.B.S. ; Leonelli, M.R. . Acolhimento Interprofissional Online. 2020.

MIRANDA, M.B.S. ; Pedro Trucão . Na Mão Certa. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIRANDA, M.B.S. ; GRAMACHO, M. ; SILVA, E. S. . Ponto de Vista. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIRANDA, M.B.S. ; Carlos Vinicius ; Silier, A.C.B. . Redução de Danos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Redução de Danos e Uso de Drogas: Cuidados em Defesa da Vida. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, E. A. . Redução de Danos e Uso de Substâncias Sintéticas na Contemporaneidade: Estado da Arte. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, E. A. . 'Chemsex', 'Party n' Play' (PNP), 'High &Horn (H&H) ou Sexo Químico. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Dependência e Neurobiologia do Consumo de Substâncias Psicoativas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

MIRANDA, M.B.S. . Redução de Danos e Salas de Consumo Assistido. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

MIRANDA, M.B.S. . Cannabis Medicinal. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

MIRANDA, M.B.S. ; SILVA, R. A. . Casos Clínicos Saúde Coletiva. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

MIRANDA, M.B.S. ; AYRES, G. S. F. . Padrão socioepidemiológico do jovem universitário em relação ao consumo de substâncias psicoativas de Salvador-BA. 2022. (Relatório de pesquisa).

MIRANDA, M.B.S. ; RODRIGUES, C. O. . Percepção do uso de substâncias psicoativas do jovem universitário da cidade de Salvador-BA. 2022. (Relatório de pesquisa).

SILVA, E. A. ; MICHELI, D. ; MIRANDA, M.B.S. . Drogas Psicotrópicas e seus Efeitos ou Diferentes Tipos de Viagens e Drogas Psicodélicas e Chemsex. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Socioantropologia do consumo de substâncias psicoativas. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional).

MIRANDA, M.B.S. ; PASSOS, T. M. D. ; FAGUNDES, R. G. . Portfólio de Práticas Inspiradoras em Saúde Mental - 'A Utilização do Lúdico no Processo da Psicoeducação através do Álbum Drogas em Série'. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

MIRANDA, M.B.S. . Aspectos Fisiopatológicos sobre Uso de Substâncias Psicoativas. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. ; PASSOS, T. M. D. ; FAGUNDES, R. G. . Portfólio de Práticas Inspiradoras em Saúde Mental - 'A Utilização do Lúdico no Processo da Psicoeducação através do Álbum Drogas em Série'. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção Técnica).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Saúde Mental e Atenção Básica - Clínica da Toxicomania. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, M.B.S. . Juventude (s), escola e drogas: uma associação possível?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, M.B.S. . Aspectos Sócio Antropológicos sobre o Consumo de Substâncias Psicoativas e Políticas Públicas sobre Álcool, Crack e outras Drogas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Andrade,T ; MIRANDA, M.B.S. ; Ferreira, O.S. ; Amaral, George . Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Profissionais Médicos Atuantes na Atenção Básica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIRANDA, M.B.S. ; Andrade,T ; Ferreira, O.S. ; Amaral, George . Atualização e Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e Outras Drogas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIRANDA, M.B.S. ; Andrade,T ; Ferreira, O.S. ; Amaral, George . Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIRANDA, M.B.S. ; Ferreira, O.S. ; Andrade,T ; Amaral, George . Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Andrade,T ; MIRANDA, M.B.S. ; Ferreira, O.S. ; Amaral, George . Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Andrade,T ; MIRANDA, M.B.S. ; Ferreira, O.S. ; Amaral, George . Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Andrade,T ; MIRANDA, M.B.S. ; Ferreira, O.S. ; Amaral, George . Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Andrade,T ; MIRANDA, M.B.S. ; Ferreira, O.S. ; Amaral, George . Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Andrade,T ; MIRANDA, M.B.S. ; Duplat, I . Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Andrade,T ; MIRANDA, M.B.S. ; Duplat, I . Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

MIRANDA, M.B.S. . Curso de Extensão em Família. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, M.B.S. . Curso de Extensão em Bioética. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, M.B.S. . Entrevista sobre Drogas e Sociedade. 2010.

MIRANDA, M.B.S. . Entrevista sobre Álcool e outras Drogas. 2010.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Padrão de consumo de Substâncias Psicoativas (SPAs) de Jovens Universitários da Cidade de Salvador-BA., Descrição: A adolescência envolve aspectos psicológicos, sociais e biológicos bem definidos e de grande importância, onde o consumo de substâncias psicoativas (SPAs) ganha contornos peculiares. Estudos sobre a relação dos jovens com as SPAs ainda são escassos, revelando a necessidade de se discutir mais sobre o uso nessa faixa etária e a urgência na realização de trabalhos que documentem esse padrão de consumo e suas repercussões. Nesse sentido, a identificação do perfil socioepidemiológico dessa população ganha extrema importância, na medida em que permite a compreensão de diversos marcadores relativos ao perfil do jovem que participa desse consumo, permitindo o desenvolvimento de ações que visem promover a redução de Danos nos grupos específicos e assim instituir uma melhora da qualidade de vida. Como objetivo, o presente estudo visa descrever o perfil socioepidemiológico dos jovens universitários na faixa etária de 18 a 29 anos na cidade de Salvador-BA. Este trata-se de um estudo analítico de corte transversal. A coleta dos dados será realizada através de questionário eletrônico disponibilizado no Google Forms por meio do método em bola de neve, após o participante assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Serão incluídos no estudo jovens universitários que estejam dentro da faixa etária entre 18 e 29 anos e excluídos aqueles que preencherem menos de 70% dos questionários. Será utilizado como instrumento de coleta o questionário Saúde e Uso de Substâncias Psicoativas (Q-SUSP) e um questionário sobre as características sociodemográficas, todos autoaplicáveis. O projeto possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com número de parecer 4.679.582 e está cadastrado na Plataforma Brasil sob CAAE 45369021.3.0000.5544. Com este estudo, espera-se poder identificar características socioepidemiológicas sobre o consumo de SPAs na adolescência, influenciando para o desenvolvimento de ações voltadas para a redução de danos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Coordenador / MariaThais de Andrade Calasans - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2013 - 2016

    Manutenção e Ampliação do Centro Regional de Referência na Região Metropolitana de Salvador, Descrição: Centro Regional de Referência para Formação permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à Saúde, Assistência Social, Segurança Pública ? Poder Judiciário e Ministério Público - com usuários de crack e outras Drogas. Promover a qualificação e articulação das redes de atenção a usuários de crack e outras drogas a partir da manutenção dos CRRs implantados por meio do Edital 002/GSIPR/SENAD para formação permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social e ampliação dos cursos de capacitação para profissionais que atuam no Poder Judiciário, no Ministério Público e na Segurança Pública, junto a usuários de crack e outras drogas, e seus familiares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Coordenador / Tarcisio Andrade - Integrante / Olga Sá Ferreira - Integrante / Daniela Duarte Lima - Integrante / Eleonora Peixinho - Integrante., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS - Cooperação.

  • 2012 - 2017

    Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes EScolares do Estado da Bahia, Descrição: Projeto ?Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia?, executado pela Secretaria Estadual de Educação em parceira com a Universidade Federal da Bahia, através da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti ? ARD-FC, e cuja vigência se estende até 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Daniela Duarte Lima - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Educação do Estado da Bahia - Outra.

  • 2011 - 2012

    Centro Regional de Referência para Formação permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à Saúde e de Assistência Social à Usuários de Crack e outras Drogas da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti/UFBA., Descrição: Efetivação do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas - SENAD cujo objetivo principal é a formação de capital humano para a atenção em saúde mental às pessoas que usam álcool e outras drogas, com ênfase para o uso de crack, a partir de atividades fundamentadas nos princípios e práticas da Redução de Danos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Coordenador / Tarcisio Andrade - Integrante / Isabele Duplat - Integrante / Olga Sá Ferreira - Integrante / George Amaral - Integrante / Clarissa Guedes - Integrante / Luzania Barreto Rodrigues - Integrante., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Trabalhando com Famílias de Usuários da Rede de Saúde Mental em Ácool e Outras Drogas, Descrição: Projeto financiado pelo Ministério da saúde cujo objetivo geral é capacitar e formar 300 profissionais e familiares de usuários ou potenciais usuários dos serviços de saúde mental no Estado da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Coordenador / Tarcisio Andrade - Integrante / Isabele Duplat - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2009 - 2010

    Estudo Exploratório Sobre o Perfil dos Jovens Usuários de Crack em 3 Cidades Brasileiras- Salvador, Rio de Janeiro e Macaé, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa.

  • 2007 - 2017

    Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Juventude, Identidade, Cidadania e Cultura (NPEJI/CNPQ), Descrição: O NPEJI ao longo de sua trajetória vem promovendo debates, de forma sistemática, através de projetos de pesquisa e extensão, acerca de temas tais como: a) juventude e participação; b) juventude e raça;c) juventude e sexualidade; d)gênero e direitos; e) juventude e marcos legais;f) juventude e substãncias psicoativas. A partir do mês de junho de 2008, o grupo firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Luís Eduardo Magalhães com objetivo de ampliar sua atuação no Estado da Bahia no que se refere à temática da juventude. Ademais, o NPEJI possui representatividade titular no Conselho Estadual da Juventude - CEJUVE/BA no período de 2009/2010. Projetos em andamento: a) Meninas em Gangues em Brasília - RITLA; b)Juventude e sexualidade (Promoção Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e Adolescência); c) Desafios para políticas de juventudes:Vontades, enfoques e o lugar do jovem. Delimitando juventudes--estudo, trabalho, participação, raça, gênero e grupos de idade?Comparações Brasil e Colômbia, com a participação de pesquisadores da Universidade do Valle (colaboração institucional CNPq; FAPESB e Universidade do Valle-Colômbia através de Acordo de Cooperação Técnica); d) Migrações (In)visíveis: Representações organizativas e o papel da mídia e das organizações não-governamentais sobre o tráfico de mulheres (Brasil-Espanha); e) Programa Bolsa Família, Juventude e Gênero. Publicações recentes: a) (Abramovay e Castro), "Caleidoscópio de Violências nas Escolas", UNICEF e Missão Criança, Brasília, 2006; e Racismo nas Escolas (Castro e Abramovay, UNESCO-INEP, Brasilia, 2006).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Mary Garcia Castro - Coordenador / Vanessa Cavalcanti - Integrante / Barbara Caldeira - Integrante / Claudia Eleuterio - Integrante.

  • 1995 - 1995

    Estudo da Alcoolemia numa Amostra da População Urbana de Salvador, Descrição: Estudo transversal de corte duplo cego, objetivou mapear o consumo de álcool numa amostra da população urbana de Salvador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Antonio Nery Filho - Coordenador / Adriano Lima Barbosa Miranda - Integrante., Financiador(es): Departamento Estadual de Trânsito - Cooperação.

  • 1994 - 1994

    Estudo da Prevalência de Substâncias Psicoativas entre Escolares da Rede Particular de Ensino: 1994, Descrição: Levantamento do uso de substâncias psicoativas com estudantes de uma escola particular em Salvador, onde indentificou-se o álcool como substância psicoativa mais consumida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Antonio Nery Filho - Coordenador / Maria Guadalupe Medina - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas., Descrição: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em ?Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas? faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Marlene Barreto Santos Miranda - Integrante / Tarcisio Andrade - Coordenador / Margaret Rose Leonelli - Integrante / Leila de Oliveira Pinto - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.

Prêmios

2021

1º lugar - Melhor Projeto de Pesquisa, na XIX Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica - Percepção do uso de substâncias psicoativas (SPAS) do jovem universitário da cidade de Salvador-BA, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

2013

?EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA TRABALHADORES EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: POSSIBILIDADE DE UMA PEDAGOGIA DO TERRITÓRIO?, premiado na categoria APRESENTAÇÃO ORAL, Associação Brasileira de Estudo Multidisciplinar sobre Drogas - ABRAMD.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. , Avenida Dom João VI, Acupe de Brotas, 40290000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (11) 950348100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação

Outras informações:
Professor do Curso de Especialização - Saúde Mental e Atenção Básica

2014 - Atual

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Componentes curriculares graduação: Prática Interprofissional em Saúde (PIS 100); Laboratório de Habilidades em Comunicação (LHC - Módulo Substâncias Psicoativas); Saúde Coletiva III. Componentes Curriculares Pós Graduação Saúde Mental e Atenção Básica: Módulos Substância Psicoativa I, II, III e IV.

Atividades

  • 01/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.,Linhas de pesquisa

  • 08/2014

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Integrativa em saúde - PIS 100

2021 - Atual

Clínica Spatium

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta - equipe clínica, Carga horária: 20

2021 - 2023

CISARTE

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenadora Ensino, Carga horária: 12

Outras informações:
A Associação Comunitária Sócio Cultural (CISARTE), nasceu juridicamente em 10 de julho de 2020, sendo uma associação sem fins lucrativos. O CISARTE visa ser uma referência na criação de um paradigma no trabalho com a população em situação de rua, através de uma atuação pautada pela justiça social, garantia de direitos e direitos, redução de danos, práticas solidárias colaborativas, visando a garantia de direitos desta população com respeito, ética, solidariedade e transparência, através da participação coletiva da própria comunidade. Trata-se de um espaço de acolhimento e inclusão as pessoas vulneradas vivendo na rua, onde estes podem ler, participar de oficinas, laboratório de informática, descanso. Além disso tem como aspiração congregar a história dos movimentos das lutas por moradia na cidade, tanto através dos arquivos documentais como propiciando espaços de articulação e organização através de encontros das lutas organizativas desta população invisibilizada. É espaço, porta-aberta as pessoas que estão vivendo nas ruas. O CISARTE é um espaço de 1600 metros, e está localizado embaixo no Viaduto Pedroso, n.111, no Bairro da Bela Vista no centro da cidade de São Paulo, tendo como ponto de referência a Estação São Joaquim do Metrô.

2010 - 2011

Faculdade de Medicina/Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

2010 - 2017

Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - FAMED/UFBA

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
- Preceptora Programa de Educação para Trabalho - PET Saúde Mental / Crack e Outras Drogas. - Coordenadora Local do Estudo Exploratório Sobre o Perfil dos Jovens Usuários de Crack em Três Cidades Brasileiras, Salvador, Rio de Janeiro e Macaé. - Coordenadora do Curso de Capacitação para Famílias de Usuários de Álcool e Outras Drogas. - Coordenadora do Projeto Prevenção do Uso Abusivo de drogas em Ambientes Escolares. - Coordenadora do Centro Regional de Referência - CRR

Atividades

  • 08/2010 - 12/2017

    Extensão universitária , Aliança de Redução De Danos Fátima Cavalcanti, Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - FMB/UFBA.,Atividade de extensão realizada, Serviço Extensão Permanente da Faculdade Medicina da UFBA.

  • 03/2011 - 03/2013

    Ensino, Programa de Educação Para o Trabalho - PET Saúde M, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dependência Química, Redução de Danos

2011 - 2019

Universidade Salvador

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Psicofarmacologia, Estágio Básico I (Redução de Danos) e Estágio Básico II (Redução de Danos), Psicanálise, Psicologia da Saúde, Intervenções em Saúde, Seminários Integrativos I e II, Saúde Coletiva, Clínica Ampliada, estratégias e Prática Contemporâneas em Saúde Mental. Implantou e coordenou o Grupo de Trabalho (GT) em Redução de Danos no período de 2012 à 2019.

2009 - 2017

Faculdade Ruy Barbosa

Vínculo: Professor Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Celetista

Outras informações:
Professora do curso de Saúde Mental Coletiva, ministrando a disciplina "As Especificidades na Assistência: Substâncias Psicoativas e seus Usos".

Atividades

  • 01/2010 - 03/2017

    Ensino, Saúde Mental e Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, As Especificidades na Assistência: Substâncias Psicoativas e seus Usos

  • 06/2009 - 03/2017

    Ensino, Psicologia Hospitalar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 03/2009 - 03/2017

    Ensino, Psicologia Familiar e Conjugal, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa, Os Sentidos das Drogas na Sociedade Contemporânea

1995 - 1995

Centro de Estudos e Terapia do Abuso de drogas

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

1992 - 1994

Centro de Estudos e Terapia do Abuso de drogas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cedida pela Secretaria de Saúde da Bahia, Carga horária: 20

2007 - 2016

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Pesquisador vinculado mestrado, Enquadramento Funcional: Não

Outras informações:
O NPEJI ao longo de sua trajetória vem promovendo debates, de forma sistemática, através de projetos de pesquisa e extensão, acerca de temas tais como: a) juventude e participação; b) juventude e raça;c) juventude e sexualidade; d)gênero e direitos; e) juventude e marcos legais; juventude e substãncias psicoativas. A partir do mês de junho de 2008, o grupo firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Luís Eduardo Magalhães com objetivo de ampliar sua atuação no Estado da Bahia no que se refere à temática da juventude. Ademais, o NPEJI possui representatividade titular no Conselho Estadual da Juventude - CEJUVE/BA no período de 2009/2010. Projetos em andamento: a) Meninas em Gangues em Brasília - RITLA; b)Juventude e sexualidade (Promoção Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e Adolescência); c) Desafios para políticas de juventudes:Vontades, enfoques e o lugar do jovem. Delimitando juventudes--estudo, trabalho, participação, raça, gênero e grupos de idade?Comparações Brasil e Colômbia, com a participação de pesquisadores da Universidade do Valle (colaboração institucional CNPq; FAPESB e Universidade do Valle-Colômbia através de Acordo de Cooperação Técnica); d) Migrações (In)visíveis: Representações organizativas e o papel da mídia e das organizações não-governamentais sobre o tráfico de mulheres (Brasil-Espanha); e) Programa Bolsa Família, Juventude e Gênero. Publicações recentes: a) (Abramovay e Castro), "Caleidoscópio de Violências nas Escolas", UNICEF e Missão Criança, Brasília, 2006; e Racismo nas Escolas (Castro e Abramovay, UNESCO-INEP, Brasilia, 2006).

2010 - 2014

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplina ministrada no curso de Pós-Graduação de Família: Relações Familiares e Contextos Sociais - Família e Substâncias Piscoativas

1989 - 1989

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente pesquisador, Carga horária: 12

1985 - 2009

Colégio São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Pedagógica, Carga horária: 35

Atividades

  • 03/1985 - 12/2009

    Direção e administração, Diretoria Pedagógica.,Cargo ou função, Gerente Pedagógica.

1986 - 1988

policia militar do estado da bahia

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Odontóloga, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/1986 - 05/1988

    Estágios , Polícia Militar do Estado da Bahia.,Estágio realizado, Odontologia Clínica.

1991 - 1992

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Odontóloga, Carga horária: 20

1992 - 1995

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Odontóloga, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/1992 - 12/1995

    Direção e administração, Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas, Setor de Educação e Informação.,Cargo ou função, Coordenadora.

  • 01/1992

    Treinamentos ministrados , Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.,Treinamentos ministrados, Palestras na comunidade sobre prevenção ao abuso de drogas

1990 - 1991

Prefeitura Municipal de Salvador

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Odontóloga, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/1990 - 05/1991

    Serviços técnicos especializados , Secretaria da Articulação Municipal, Posto de Saúde Dom Avelar.,Serviço realizado, Atendimento em Odontologia Clínica.

  • 04/1990 - 05/1991

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Articulação Municipal, Posto de Saúde Dom Avelar.,Cargo ou função, Representante junto à Comissão Executiva do Distrito Sanitário de Pau da Lima.

1988 - 1989

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/1988 - 07/1989

    Estágios , Serviço Social do Comercio.,Estágio realizado, Odontologia Clínica.

2011 - 2012

Secretaria Nacional sobre Drogas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 12