Ronny Francisco Marques de Souza

possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007), Mestrado em Química (2010) e Doutorado em Química (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco na área de Síntese Orgânica com ênfase em Eletrossíntese Orgânica, visando a formação de ligações C-C promovida por uma nova metodologia eletrossintética. Tem experiência em homo e heteroacoplamento de haletos orgânicos na presença de eletrófilos. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas - campus Piranhas e membro docente do Mestrado em Tecnologias Ambientais no campus Marechal Deodoro.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química

2010 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Acoplamento eletroquímico de haletos alílicos e prenílicos com aldeídos e cetonas em cátodo de pó de grafita
Marcelo Navarro. Coorientador: Lothar Wilhelm Bieber. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Eletrossíntese Orgânica; Estudo de Novas Metodologias Sintéticas; Sintese Organica..Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Síntese Orgânica. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química

2008 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Acoplamento eletroquímico de haletos benzílicos na ausência e presença de benzaldeído em cela de cavidade de grafite,Ano de Obtenção: 2010
Lothar Wilhelm Bieber.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Eletrossíntese Orgânica.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Licenciatura em Química

2003 - 2007

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Síntese de O-glicosídeos 2,3-insaturados
Orientador: Ronaldo Nascimento de Oliveira

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

1998 - 2001

Escola Técnica Professor Agamenon Magalhaes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Eletrossíntese Organica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Verde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

de SOUZA, R. F. M. . Olimpíada Nacional de Ciências. 2019. .

de SOUZA, R. F. M. . Olimpíada Nacional de Ciências. 2018. .

de SOUZA, R. F. M. . Olimpíada Alagoana de Química. 2016. .

de SOUZA, R. F. M. . Olimpíada Alagoana de Química. 2015. .

de SOUZA, R. F. M. . Olimpíada Alagoana de Química. 2014. .

de SOUZA, R. F. M. . Olimpíada Alagoana de Química. 2013. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário da Educação Profissional e Tecnológica. 2019. (Seminário).

68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2016. (Congresso).

7 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Levantamento do uso da energia solar no alto sertão alagoano. 2016. (Congresso).

Semana do Meio Ambiente.Química Verde. 2016. (Outra).

VII Encontro Regional da SBQ Nordeste. 2016. (Congresso).

XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. ENERGIA SOLAR NO SEMIÁRIDO ALAGOANO: Uma análise do tema entre estudantes e moradores piranhenses. 2016. (Congresso).

13 Simpósio Brasileiro de Educação Química.Competição e aprendizagem no sertão alagoano: A Olimpíada de Química no município de Piranhas.. 2015. (Simpósio).

16th BMOS - Brazilian Meeting on Organic Synthesis. Electrochemical Reformatsky reaction of alpha-haloketones and benzaldehyde on a graphite powder cathode free of organic solvents. 2015. (Congresso).

2 Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido. 2015. (Seminário).

Congresso Acadêmico Integrado de inovação e Tecnologia. 2015. (Congresso).

III Encontro de Eletroquímica de Sergipe.Proposta mecanística para a reação de prenilação do benzaldeído em catodo de pó de grafita. 2015. (Encontro).

III Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica. FABRICAÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO A PARTIR DE ÓLEOS DE FRITURA NO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL. 2015. (Congresso).

IV Mostra de Extensão do IFAL.Energia Solar: uma alternativa energética sustentável para o sertão de alagoas.. 2015. (Outra).

I Workshop em Tecnologias Ambientais.Desenvolvimento de argamassa polimérica e novos materiais. 2015. (Outra).

VI Encontro Regional da SBQ Nordeste.Inversão de regiosseletividade na prenilação eletroquímica do benzaldeído em cátodo de pó de grafita. 2015. (Encontro).

XIII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais.ELECTROCHEMICAL STUDY OF BENZYL CHLORIDE REDUCTION AT A ELECTRODE FILLED WITH POWDER OF SILVER, GRAPHITE OR SILVER-GRAPHITE MIXTURE. 2014. (Encontro).

15th Brazilian Meeting on Organic Synthesis. Electrochemical dimerization of benzyl chloride on a powder cathode of silver, graphite or silver-graphite mixture. 2013. (Congresso).

Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2013. (Congresso).

4th International IUPAC Conference on GREEN CHEMISTRY. Prenylation of Benzaldehyde mediated by indium in aqueous medium. 2012. (Congresso).

6 Congresso Internacional de Educação de Maceió. 2012. (Congresso).

XX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica.Dimerização catódica do brometo de geranila em célula de cavidade de pó de grafita. 2012. (Simpósio).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. HIdrodimerização catódica de olefinas em cátodo de pó de grafitra. 2011. (Congresso).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Alilação de aldeídos em célula de cavidade com catodo de pó de grafita. 2011. (Congresso).

Comemoração do dia do químico na ETEPAM.Química Verde. 2011. (Encontro).

Embala NE. 2011. (Outra).

Semana em Comemoração ao Ano Internacional da Química. 2011. (Encontro).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-ETEPAM.Novas metodologias sintéticas. 2011. (Seminário).

Seminários do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE.Alilação eletroquímica de aldeídos em cátodo de pó de grafita livre de solventes orgânicos. 2011. (Seminário).

XVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ELETROQUÍMICA E ELETROANALÍTICA.Aminação redutiva de benzaldeído versus síntese de 1,2-diaminas em célula de cavidade de pó de grafita. 2011. (Simpósio).

Seminários do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRPE..Acoplamento eletroquímico de haletos benzílicos na ausência e presença de benzaldeído em cela de cavidade de grafita.. 2010. (Seminário).

II Workshop em Síntese Orgânica do Norte-Nordeste. 2009. (Congresso).

I Semana interna de química. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: FRANCISCO TENÓRIO DE ALBUQUERQUE

de SOUZA, R. F. M.. Desenvolvimento de sensor amperométrico baseado em nanotubos de carbono através da eletro-oxidação do ácido vanílico para detecção e quantificação do fungicida mancozebe. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) - IFAL - Marechal Deodoro.

Aluno: Luiz Antonio Gomes de Barros Pontes

MARQUES, S. K. J.; RAPOSO, A. L. Q. R. E. S.; FERREIRA, I. V. L.;de SOUZA, R. F. M.. Avaliação do potencial de reuso das cinzas provenientes da incineração dos resíduos de serviços de saúde para a fabricação de concreto. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) - IFAL - Marechal Deodoro.

SOARES, M. S.; FRANKEN, E. L.;de SOUZA, R. F. M.; SOUZA, E. S.. Memorial Descritivo. 2019. Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Flamarion Borges Diniz

NAVARRO, M.; Goulart, M. O. F.;DINIZ, F. B.; SILVA, P. H. M.; FREITAS FILHO, J. R.. Acoplamento Eletroquímico de Haletos Alílicos e Prenílicos com Aldeídos e Cetonas em Cátodo de Pó de Grafita. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Hélcio José Batista

Oliveira, R. N.; Câmara, C. A.;BATISTA, H. J.. Síntese de O-glicosídeos 2,3-insaturados a partir do rearranjo alílico de glicais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Marcelo Navarro

NAVARRO, M.Goulart, Marilia O.F.DINIZ, F. B.SILVA, P. H. M.; Freitas, J. R.. Acoplamento Eletroquímico de Haletos Alílicos e Prenílicos com Aldeídos e Cetonas em Cátodo de Pó de Grafita. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Marcelo Navarro

NAVARRO, M.SILVA, P. H. M.LONGO, Ricardo Luiz; FALCÃO, E. H. L.. Acoplamento Eletroquímico de Haletos Alílicos e Prenílicos com Aldeídos e Cetonas em Cátodo de Pó de Grafita. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Henrique Menezes da Silva

Navarro, M.; GOULART, M. O. F.; DINIZ, F. B.;Menezes. P. H.FREITAS FILHO, J. R.. Acoplamento Eletroquímico de Haletos Alílicos e Prenílicos com Aldeídos e Cetonas em Cátodo de Pó de Grafita. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Henrique Menezes da Silva

Navarro, M.Menezes. P. H.; LONGO, R. L.; FALCAO, E. H. L.. Acoplamento Eletroquímico de Haletos Alílicos e Prenílicos com Aldeídos e Cetonas em Cátodo de Pó de Grafita. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

João Rufino de Freitas Filho

DE FREITAS, J. R.MENEZES, P. H.. Acoplamento Eletroquímico de Haletos Alílicos e Prenílicos com Aldeídos e Cetonas em Cátodo de Pó de Grafita. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Eduardo Henrique Lago Falcão

NAVARRO, M.; MENEZES, P. H.; LONGO, R. L.;FALCÃO, E. H. L.. Acoplamento Eletroquímico de Haletos Alílicos e Prenílicos com Aldeídos de Cetonas em Cátodo de Pó de Grafita. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

Celso de Amorim Camara

de OliveIra, R.N.BATISTA, H. J.CAMARA, C. A.. Síntese de O-glicosídeos 2,3-insaturados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Laila Moreira Bacurau

ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DO CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM ADIÇÃO DE FINOS DE RESÍDUO CERÂMICO PARA PRODUÇÃO DE BLOCOS PARA PISO INTERTRAVADO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias Ambientais) - IFAL - Marechal Deodoro; (Orientador);

Ana Maria Edivia Silva dos Santos

Estudo da colonização do molusco limnoperna fortunei em adutoras do rio São Francisco; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias Ambientais) - IFAL - Marechal Deodoro; (Orientador);

Bruna Karina dos Santos

Geração de Orto-quinodimetano em cátodo de pó de grafita visando a promoção de reações pericíclicas de cicloadição do tipo Diels-Alder na presença de dienófilos; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Química) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz; (Orientador);

Renato Carvalho Menezes

Desenvolvimento de argamassa de assentamento e revestimento com conchas de sururu descartadas do complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba; 2019; Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) - IFAL - Marechal Deodoro,; Orientador: Ronny Francisco Marques de Souza;

Eduardo Antônio da Silva

Desenvolvimento de Argamassa Polimérica usando Silicatos do Município de Piranhas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agroindústria) - Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronny Francisco Marques de Souza;

Débora Ferreira de Lima

Energia Solar: uma alternativa energética sustentável para o sertão de Alagoas; 2015; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas, Instituto Federal de Alagoas - PROEXT; Orientador: Ronny Francisco Marques de Souza;

Joyce dos Anjos Silva

Energia Solar: uma alternativa energética sustentável para o sertão de Alagoas; 2015; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas, Instituto Federal de Alagoas - PROEXT; Orientador: Ronny Francisco Marques de Souza;

Emily Thaynná Silva da Mata

Energia Solar: uma alternativa energética sustentável para o sertão de Alagoas; 2015; Orientação de outra natureza; (Agroindústria) - Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas, Instituto Federal de Alagoas - PROEXT; Orientador: Ronny Francisco Marques de Souza;

Willian Alves Cavalcante

Projeto de Extensão - Sabão ecológico; 2013; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas; Orientador: Ronny Francisco Marques de Souza;

Lucas Emanoel Santana Menezes

Projeto de extensão - Sabão ecológico; 2013; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas; Orientador: Ronny Francisco Marques de Souza;

Ricardo Aciole Rodrigues

Monitoria de Química; 2012; Orientação de outra natureza; (Agroecologia) - Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas; Orientador: Ronny Francisco Marques de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lothar Wilhelm Bieber

Acoplamento eletroquimico de haletos alilicos e prenilicos com aldeidos e cetonas em catodo de po de grafita; Início: 2014; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lothar Wilhelm Bieber

Acoplamento Eletroquímico de Haletos Benzílicos na Ausência e Presença de Benzaldeído em Cela de Cavidade de Grafita; 2010; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lothar Wilhelm Bieber;

Lothar Wilhelm Bieber

Reações eletroquímicas de acoplamento com haletos orgânicos; 2010; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lothar Wilhelm Bieber;

MADALENA CARNEIRO DA CUNHA AREIAS

ACOPLAMENTO ELETROQUÍMICO DE HALETOS BENZÍLICOS NA AUSÊNCIA E PRESENÇA DE BENZALDEÍDO EM CELA DE CAVIDADE DE GRAFITA; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Madalena Carneiro da Cunha Areias;

MADALENA CARNEIRO DA CUNHA AREIAS

Acoplamento Eletroquímico de Haletos Alílicos e Prenílicos com Aldeídos e Cetonas em célula de pó de grafita; 2014; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Madalena Carneiro da Cunha Areias;

Marcelo Navarro

Acoplamento Eletroquímico de Haletos Benzílicos na Ausência e Presença de Benzaldeído em Cela de Cavidade de Grafita; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marcelo Navarro;

Marcelo Navarro

Estudo de reações de redução de compostos halogenados em célula de cavidade; 2014; Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM QUIMICA -DOUTORADO) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Navarro;

Ronaldo Nascimento de Oliveira

Síntese de O-glicosídeos 2,3-insaturados a partir do rearranjo alílico de glicais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Ronaldo Nascimento de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • de Souza, Ronny F.M. ; Laurent, Michel ; Léonel, Eric ; Cachet-Vivier, Christine ; de Souza, Carlos A. ; Areias, Madalena C.C. ; Bieber, Lothar W. ; Navarro, Marcelo . ELECTROCHEMICAL REDUCTION OF BENZYL CHLORIDE ON SILVER, GRAPHITE AND SILVER/GRAPHITE POWDER MACROELECTRODES. Electrochimica Acta , v. 167, p. 105-111, 2015.

  • de Souza, Carlos A. ; de SOUZA, R. F. M. ; NAVARRO, M. ; Malvestiti, I. ; SILVA, A. P. F. ; BIEBER, L. W. ; AREIAS, M. C. C. . Electrochemical Reformatsky reaction of -haloketones and benzaldehyde on a graphite powder cathode free of organic solvents. Electrochimica Acta , v. 89, p. 631-634, 2013.

  • Souza, Ronny Francisco Marques ; AREIAS, MADALENA CARNEIRO CUNHA ; Bieber, Lothar Wilhelm ; Navarro, Marcelo . Inversion of regioselectivity in the electrochemical prenylation of benzaldehyde on a graphite powder cathode. RSC Advances: an international journal to further the chemical sciences , v. 3, p. 6526-6530, 2013.

  • SILVA, RENATO A. DA ; Souza, Ronny F. M. de ; Areias, Madalena C. C. ; Navarro, Marcelo ; Bieber, Lothar W. . Electroreductive Methylation of Primary and Secondary Amines. Blucher Chemistry Proceedings , v. 1, p. 203-203, 2013.

  • SOUZA, RONNY F. M. ; Areias, Madalena C. C. ; Navarro, Marcelo ; Laurent, Michel ; Léonel, Eric ; Cachet-Vivier, Christine ; Bieber, Lothar W. . Electrochemical dimerization of benzyl chloride on a powder cathode of silver, graphite or silver-graphite mixture. Blucher Chemistry Proceedings , v. 2, p. 3-3, 2013.

  • SILVA, RENATO A. DA ; Souza, Ronny F. M. de ; Areias, Madalena C. C. ; Navarro, Marcelo ; Bieber, Lothar W. . Electrochemical homo-coupling of benzyl halides on a powder cathode in a cavity cell. Blucher Chemistry Proceedings , v. 1, p. 203-203, 2013.

  • de Souza, Ronny F. M. ; Areias, Madalena C. C. ; Bieber, Lothar W. ; Navarro, Marcelo . Electrochemical allylation of aldehydes in a solvent-free cavity cell with a graphite powder cathode. Green Chemistry (Print) , p. 1118-1120, 2011.

  • de SOUZA, R. F. M. ; de Souza, Carlos A. ; Areias, Madalena C.C. ; Cachet-Vivier, Christine ; Laurent, Michel ; Barhdadi, Rachid ; Léonel, Eric ; Navarro, Marcelo ; Bieber, Lothar Wilhelm . Electrochemical coupling reactions of benzyl halides on a powder cathode and cavity cell. Electrochimica Acta , v. 56, p. 575-579, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

de SOUZA, R. F. M. . Home-page do Instituto Federal de Alagoas, Campus Piranhas. 2013; Tema: Divulgação Científica. (Site).

de SOUZA, R. F. M. . Home-page do Instituto Federal de Alagoas, Campus Piranhas. 2013; Tema: Divulgação. (Site).

de SOUZA, R. F. M. . Home-page do Instituto Federal de Alagoas. 2012; Tema: Divulgação Científica. (Site).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação de projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI do IFAL.. 2019. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Relatório final de Doutorado (GM/GD)-Cotas do programa de Pós-Graduação UFPE/CNPq. 2018. (Relatório de pesquisa).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliador(a) ad hoc da seleção do Programa de Iniciação Científica - PIC-CNPq 2018/2019. 2018. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliador de trabalho acadêmico submetidos a Revista Diversitas Journal ISSN 2525-5215. 2018. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliador(a) ad hoc da seleção do Programa de Iniciação Científica - PIC/IFTO 2016/2017. 2018. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliador(a) ad hoc da seleção do Programa de Iniciação Científica - PIC-CNPq 2017/2018. 2017. (Avaliador).

de Souza, Ronny F. M. . Avaliação de trabalhos científicos na 6ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão - 6ª JICE,. 2016. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação de projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI do IFAL. 2016. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliador ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Ciências Exatas e da Natureza.. 2016. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliador das apresentações orais e banners dos trabalhos de ciências exatas do XI Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2016. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação de trabalhos de Pesquisa submetidos ao Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação - XI CONNEÌ. 2016. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Relatório de Pesquisa IFAL-PIBIC/PIBITI. 2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação de Projetos de Pesquisa submetidos a Pro-reitoria de Pesquisa e Inovação. 2015. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliador ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Ciências Exatas e da Natureza. 2015. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação dos trabalhos de pesquisa submetidos no X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação - X CONNEPI. 2015. (Avaliador).

de Souza, Ronny F. M. . Avaliação de trabalhos de Pesquisa submetidos ao Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2014. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação de Projetos de Pesquisa submetidos a Pro-reitoria de Pesquisa e Inovação. 2014. (Avaliador).

de Souza, Ronny F. M. . Avaliação dos trabalhos de Pesquisa submetidos ao Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação - VIII CONEPI. 2013. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação de Projetos de Pesquisa submetidos a Pro-reitoria de Pesquisa e Inovação pelo Edital n 01/2013 PROPESQ. 2013. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação de Projetos de Pesquisa submetidos a Pro-reitoria de Pesquisa e Inovação pelo Edital n 01/2012 PROPESQ. 2012. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Avaliação de Planos de Trabalho submetidos a Pro-reitoria de Pesquisa e Inovação PROPESQ. 2012. (Avaliador).

de SOUZA, R. F. M. . Relatório final de Mestrado (GM/GD)-Cotas do programa de Pós-Graduação UFPE/CNPq. 2011. (Relatório de pesquisa).

de SOUZA, R. F. M. . Telemática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

de SOUZA, R. F. M. . Cidadania e Meio Ambiente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo da colonização do molusco limnoperna fortunei em adutoras do rio São Francisco no alto sertão alagoano, Descrição: O projeto visa estudar a colonização do molusco bivalve limnoperna fortunei ( mexilhão-dourado ) em adutoras da Companhia de Saneamento de Alagoas - CASAL em águas do rio São Francisco no município de Piranhas. O mexilhão-dourado é um molusco bivalve, aquático e invasor originário do sul da Ásia que possui uma impressionante capacidade de reprodução e dispersão. Por não ter predadores na fauna brasileira a espécie tem causado danos materiais e ambientais sem precedentes por: ocupar espaços e disputar alimentos com os moluscos nativos; colonizar canos e dutos de água, esgoto e irrigação, obstruindo-os; comprometer boias, motores e de estruturas das embarcações, etc. Objetiva-se entender a dinâmica de colonização nas adutoras da CASAL e apontar soluções.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ronny Francisco Marques de Souza - Coordenador / Ana Maria Edivia Silva dos Santos - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Desenvolvimento de argamassa de assentamento e revestimento usando conchas de sururu, Descrição: O projeto visa o aproveitamento das conchas do sururu, mytella falcata, coletados do complexo lagunar Mundaú-Manguaba no desenvolvimento de uma argamassa de revestimento e assentamento. A coleta do molusco bivalve mytella falcata, comumente conhecido como sururu de capote, é uma atividade histórica e o consumo de pratos a base do molusco uma marca da gastronomia alagoana. No entanto, tal atividade gera como subproduto uma quantidade considerável de conchas que se amontoam aos redores dos pontos de coleta, distribuição e venda. Visando o aproveitamento deste material este projeto foi proposto. Objetiva-se desenvolver uma argamassa de assentamento e revestimento a partir da incorporação da casca do sururu usando uma metodologia simples.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ronny Francisco Marques de Souza - Coordenador / Sheyla Karolina Justino Marques - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Geração de orto-quinodimetano em cátodo de pó de grafita visando a promoção de reações periciclicas de cicloadição do tipo Diels-Alder na presença de dienófilos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a formação de orto-quinodimetanos, via redução eletroquímica de alfa,alfa-orto-diahaloxilenos, em cátodo de pó de grafita visando promove reações pericíclicas de cicloadição com dienófilos. Busca-se ainda desenvolver uma metodologia sintética segura, limpa, eficiente e livre de solventes orgânicos que possibilite o acesso a intermediarios orto-quinodimetanos de forma versátil por via eletroquímica. Objetivase estudar o efeito eletrocatalítico da prata na redução da ligação carbono-halogênio, bem como verificar a influência de metais como zinco, estanho e índio na formação de possiveis intermediários organometálicos e sua influência nos produtos e rendimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ronny Francisco Marques de Souza - Coordenador / Phabyanno Rodrigues Lima - Integrante / Bruna Karine dos Santos de Albuquerque - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Levantamento dos remédios populares utilizados no sertão Alagoano, Descrição: Este projeto, inserido no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, PIBIC Jr, visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissionalizante, na Rede de Ensino Público Estadual e Federal de Alagoas, mediante a concessão de bolsas, no intuito de promover a participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisadores qualificados, das Instituições de Ensino Superior do Estado de Alagoas. Tem por objetivo catalogar os remédios e preparados usados, pelo sertanejo alagoano, no tratamento de males e doenças que o afligem, buscando entender a evolução do conhecimento popular e sua relação com as características da região. Visa identificar as principais plantas e técnicas usadas na preparação de xaropes, concentrados, chás e demais preparados e fazer uma correlação com a literatura, quando possível. Tem como principal expectativa a difícil tarefa de identificar plantas endêmicas ainda não exploradas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronny Francisco Marques de Souza - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Desenvolvimento de Argamassa Polimérica usando Silicatos do Município de Piranhas, Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver uma argamassa polimérica isenta de cimento, voltada à fixação de blocos de alvenaria na construção civil, a partir da mistura de tensoativos, cargas, polímeros e de silicatos encontrados no município de Piranhas. Justifica-se o projeto diante da atual necessidade de desenvolver novos materiais e técnicas sustentáveis; neste caso, em particular, objetiva-se, através deste novo material minimizar a geração de resíduos e o acumulo de materiais na construção civil, evitar o desperdício de água e aumentar a segurança e a eficiência no canteiro de obras. O desenvolvimento do material elastomérico de fixação de blocos ocorrerá em três etapas. Na primeira, buscará parceiros, fornecedores e indústrias, instaladas no estado de Alagoas, para a obtenção de matérias-primas usadas em tintas e correlatos, bem como a seleção e coleta de amostras de silicatos na região. Após o levantamento das matérias-primas, já na segunda etapa, serão realizados ensaios com formulações básicas, visando obter um material com estabilidade e aspecto adequado. Por fim, na terceira etapa, serão realizados testes de acordo com as normas vigentes, a fim de verificar o desempenho e a viabilidade do produto desenvolvido na fixação de blocos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronny Francisco Marques de Souza - Coordenador / Eduardo Antônio da Silva - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento de uma célula eletroquímica de cavidade como uma metodologia sintética na ausência de solvente, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Navarro em 01/02/2015., Descrição: O desenvolvimento da célula de cavidade com eletrodo de pó de grafite nos permitiu o estudo de reações do tipo Reformatzky, acoplamento de haletos de benzila e alilação de aldeídos, permitindo a publicação de 3 artigos em revistas internacionais Qualis A e 1 capítulo de livro, cujos resultados promissores demonstram a abertura de uma interessante linha de pesquisa voltada para a química verde. Portando, neste projeto de pesquisa pretendemos dar continuidade a esta linha de pesquisa, direcionando os estudos para o aprimoramento da técnica: desenvolvimento de uma célula de dois compartimentos separados por um eletrólito sólido, ativação e modificação do grafite através da adição de outros materiais como nanotubos e depósito de nanopartículas de metais; sua aplicação em outros tipos de reações orgânicas, tanto de oxidação como de redução. Devido à multidisciplinaridade do assunto e também para que este trabalho possa ser executado com confiabilidade e segurança, nosso grupo de pesquisa conta com membros de diversas áreas da química: síntese orgânica, eletroquímica, química analítica e química de materiais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Ronny Francisco Marques de Souza - Integrante / Navarro, Marcelo - Coordenador / Madalena Carneiro da Cunha Areias - Integrante / Lothar W. BIEBER - Integrante / Jadson Lira de Oliveira - Integrante / Pedro Barbosa Ribeiro Neto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    APLICAÇÂO DA CÉLULA DE CAVIDADE COMO UMA METODOLOGIA SINTÉTICA VERDE E VERSÁTIL, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo a aplicação de uma nova célula eletroquímica (célula de cavidade de grafite) que permite a realização de reações eletroquímicas na ausência ou em presença de quantidades mínimas de solvente, envolvendo a geração de intermediários orgânicos iônicos ou radicalares. Mais especificamente, este projeto visa expandir a aplicação da célula de cavidade de grafite, desenvolvida pelo Laboratório de Eletrossíntese Orgânica (LESO) da UFPE em conjunto com o Institut des Chimie et Matériaux Paris Est (ICMPE) da Université Paris Est-Créteil, dando continuidade ao projeto de cooperação internacional CAPES/COFECUB-532/06. O estudo envolvendo a célula de cavidade com eletrodo de pó de grafite nos permitiu o estudo de reações do tipo Reformatzky, acoplamento de haletos de benzila e alilação de aldeídos, permitindo a publicação de 3 artigos em revistas internacionais qualis A e 1 capítulo de livro, cujos resultados promissores demonstram a abertura de uma interessante linha de pesquisa voltada para a química verde. Portando, neste projeto de pesquisa pretendemos dar continuidade a esta linha de pesquisa, direcionando os estudos para o aprimoramento da técnica (ativação e modificação do grafite) e sua aplicação em outros tipos de reações orgânicas, tanto de oxidação como de redução. Devido à multidisciplinaridade do assunto e também para que este trabalho possa ser executado com confiabilidade e segurança, nosso grupo de pesquisa conta com membros de diversas áreas da química: síntese orgânica, eletroquímica, química analítica e química de materiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Ronny Francisco Marques de Souza - Integrante / Rogério Tavares Ribeiro - Integrante / Madalena Carneiro da Cunha Areias - Integrante / Carlos André de Souza - Integrante / Lothar W. BIEBER - Integrante / Marcelo NAVARRO - Coordenador / Jadson Lira de Oliveira - Integrante / Pedro Barbosa Ribeiro Neto - Integrante / Luciana Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Aprovado no Concurso Público, IFAL.

2008

Aprovado no Concurso Público, SEEPE.

2007

Aprovado no Concurso Público, CODECIR.

2006

Aprovado no Concurso Público, LAFEPE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas, Departamento de Ensino, campus Piranhas. , Avenida Sergipe, Xingó, 57460000 - Piranhas, AL - Brasil, Telefone: (82) 31941150, Ramal: 3019, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

IFAL - Marechal Deodoro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

  • 02/2017

    Ensino, Tecnologias Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Verde, Desenvolvimento de Materiais Compósitos de Interesse Ambiental

2016 - Atual

Instituto Federal de Alagoas - Matriz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

2012 - Atual

Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Química básica dos Cursos técnicos de Agroecologia e Agroindústria.

Atividades

  • 08/2016

    Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Orgânica, Química Analítica

  • 02/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2012 - 2012

Instituto Federal de Pernambuco

Vínculo: Tutor à Distância, Enquadramento Funcional: Bolsita, Carga horária: 4

Outras informações:
Tutor á distância da disciplina de Fundamentos de Físico-Química aplicados no Curso de manutenção automotiva do Polo Surubim.

2013 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 4

Outras informações:
Tutor a distância do curso de Licenciatura em Pedagogia.

2006 - 2007

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica sem bolsa

2010 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DTI - Nível 3, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROJETO: 573986/2008-8 - INCT de Nanotecnologia para Marcadores Integrados

2011 - 2012

W. P. Fabricações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria

Outras informações:
Estudo da viabilidade técnica e financeira da instalação de empresa voltada a produção de argamassa polimérica no grande Recife. Desenvolvimento de formulações de argamassa polimérica a partir de contra-tipos comerciais.

2010 - 2011

Fielserv - Serviços e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 4

Outras informações:
Abastecimento de água e fornecimentos de hipoclorito de sódio.

2007 - 2008

Coordenadoria de Defesa Civil da Cidade do Recife

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Agente de Defesa Civil Elaboração de plano de contingência para acidentes químicos e postos de gasolina na cidade do Recife.

2009 - 2010

Prefeitura Municipal de Olinda

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 15

Outras informações:
Educador Social e Profissional do programa ProJovem Trabalhador

2005 - 2007

Prefeitura Municipal de Olinda

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20

Outras informações:
Educador do Programa Social Agente Jovem.

2007 - 2007

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 8

Outras informações:
Projeto PE no Futuro

2006 - 2006

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 8

Outras informações:
Projeto RUMO A UNIVERSIDADE

2005 - 2005

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40

Outras informações:
Laboratório de análise de águas e efluentes.

2003 - 2005

Sintequímica do Brasil LTDA, -

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 40

Outras informações:
Controle de qualidade de matérias-primas (pigmentos, resinas, espessantes, dispersantes,etc) e de dispersões de pigmentos orgânicos e inorgânicos e emulsões para a industria têxtil. Desenvolvimento de formulações de dispersões de pigmentos em meio aquoso (base água) e meio alquídico (base óleo). Desenvolvimento de formulações de emulsões para industria de papel (base para outdoor), calçados (base para EVA) e estamparia têxtil em geral.

2002 - 2002

Sintequímica do Brasil LTDA, -

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 48