Guilherme Dutra Gonzaga Jaime

Possui Graduação em Ciência da Computação pela PUC/GO (2000), e Mestrado (2003) / Doutorado (2010) pelo PESC - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Durante o mestrado/doutorado, trabalhou principalmente com modelagem e análise de desempenho/confiabilidade de sistemas computacionais, usando tanto modelos analíticos (Cadeias de Markov) quanto modelos de simulação. Também trabalhou com sistemas multimídia, técnicas de medições em redes, redes sem fio e cibersegurança. Ainda durante seu período na UFRJ, colaborou com o desenvolvimento da Ferramenta Tangram-II de modelagem e análise de desempenho de sistemas, tendo sido líder de projeto entre 2006 e 2012. O Tangram-II foi desenvolvido em C, C++ e Java sob o sistema operacional Linux. Desde 2010 ocupa cargo efetivo ligado à DPD - Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde atua como chefe do SEESC - Serviço de Engenharia de Sistemas Complexos do IEN - Instituto de Engenharia Nuclear, localizado na Ilha do Fundão - Cidade Universitária. No IEN, tem participado de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como colaborado com diversas teses de mestrado e doutorado, envolvendo temas como sistemas de auxílio ao operador de usinas nucleares, confiabilidade de instrumentação nuclear, sistemas de auxílio à evacuação em situações de emergência, sistemas de monitoramento de radiação ao redor de instalações nucleares, e cibersegurança. Ainda no IEN, também tem atuado na gestão e modernização do simulador compacto de usina nuclear no qual se baseia o laboratório LABIHS/SEESC/IEN. Entre 2011 e 2020 atuou como tutor de Ensino à distância do consórcio CEDERJ - Consórcio Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro para o curso de Tecnologia em Sistemas de Computação. Desde 2011 é professor Titular I da Universidade Estácio de Sá (UNESA), onde leciona, desde o ano 2000, diversas disciplinas da graduação e pós-graduação da área de T.I.

Informações coletadas do Lattes em 11/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Redes sem fio de longa distância: Novas contribuições para a justiça em nível de usuário e para a qualidade de serviço de fluxos de vídeo escalável
Orientador: Edmundo de S. e Silva, Rosa M. Leão, J. Roberto Boisson
, Ano de obtenção: 2010. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação

2001 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Modelagem e Análise de Mecanismos para Acesso de Banda Larga à Internet
Orientador: Rosa Maria Meri Leão; Edmundo Albuquerque de Solza e Silva
, Ano de Obtenção: 2003.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Ciência da Computação

1995 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Redes de Computadores.

Participação em eventos

IEEE INFOCOM (The 28th Conference on Computer Communications). 2009. (Congresso).

26o. SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 2008. (Simpósio).

IEEE INFOCOM (The 27th Conference on Computer Communications). 2008. (Congresso).

IEEE WCNC (Wireless Communications & Networking Conference). The effect of mobility on the user-level fairness of a 3G wireless Technology (EVDO). 2008. (Congresso).

IEEE PIMRC - The 17th Annual IEEE International Symposium on Personal, Indoor and Mobile Radio Communications.On the use of cellular technology for digital TV Bi-diretional return channel services. 2006. (Simpósio).

SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.Modelagem e Avaliação de Desempenho da Tecnologia CDMA2000 EVDO para aplicação no SBTvD. 2006. (Simpósio).

SBrT - Simpósio Brasileiro de Teledomunicações.Um modelo para avaliação de desempenho do sistema CDMA2000 1X com foco no acesso à Internet. 2004. (Simpósio).

IX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2001. (Seminário).

Workshop RNP2 durante o IX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2001. (Oficina).

51a Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). 1999. (Encontro).

2o. Encontro de Iniciação Científica.Netprognosis. 1998. (Encontro).

50a. Reunião Anual da SPBC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).Projeto Intranet UCG. 1998. (Encontro).

I Forum integrado - Ensino/Pesquisa/Extensão da UCG * VII Fórum de Pesquisa * III Fórum de extensão.Um ambiente de auxílio no gerenciamento de redes utilizando o protocolo SNMPv2. 1998. (Outra).

II Escola Regional de Informática. 1998. (Outra).

15o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 1997. (Simpósio).

1o Simpósio de Informática da Uniana. 1997. (Simpósio).

IV Simpósio Brasileiro de Redes Neurais. 1997. (Simpósio).

VI Encontro de Iniciação Científica - M[odulo PIBIC/CNPq (UFG-UFU-UFMS-UCG-ICDB).Projeto Intranet UCG. 1997. (Encontro).

VI Fórum de pesquisa da UCG, II Fórum de extensão, ciclo de debates Laura Chaer sobre pesquisa.Projeto Intranet UCG. 1997. (Outra).

XXVIII Congresso Nacional de Informática e Telecomunicações. 1995. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: André Hilmário de Oliveira Siqueira

SANTOS, I. J. A. L.; CARVALHO, P. V. R.; GRECCO, C. H. S.;JAIME, G. D. G.. A Influência dos fatores Sócio Técnicos nos acidentes e na prevenção de riscos industriais. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa da Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cesar Augusto Sierra Franco

José Roberto Boisson de Marca;JAIME, G. D. G.; Luiz Alencar Reis da Silva Mello. Desempenho de vídeo sobre tecnologias LTE com utilização de Nós Relay. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Evaristo Sidonio

JAIME, G. D. G.; José Roberto Boisson de Marca. Integração de redes sem fio utilizando o protocolo IEEE 802.21. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosane Mara Detommazo Muniz

SANTOS, I. J. A. L.; Haddad, A. N.;JAIME, G. D. G.; Grecco, C. H. S.. O uso de simuladores como ferramenta de auxílio na definição dos requisitos de planos de retirada de emergência: Estudo de caso em um centro de pesquisas de uma instituição pública de ensino superior. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa da Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Mauricio Nava Auza

José Roberto Boisson de Marca;JAIME, G. D. G.; Luiz Alencar Reis da Silva Mello. Análise de Desempenho de Algoritmo de Eficiência Energética em RSSF. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos de Albuquerque

LUCENA, S. C.; Campus, C. A. V.; DINIZ, M. C.;JAIME, G. D. G.. Uso de veículos aéreos não-tripuláveis em uma rede tolerante a atrasos aplicada a cenários de emergência. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Diogo da Silva Costa

SANTOS, I. J. A. L.; Grecco, C. H. S.;JAIME, G. D. G.; Haddad, A. N.. Desenvolvimento de um banco de dados de falhas humanas: uma abordagem centrada na influência dos fatores sócio-organizacionais na segurança do trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa da Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: http://www2

José Roberto Boisson de Marca;JAIME, G. D. G.; Luiz Alencar Reis da Silva Mello. dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0812705_201. Transporte eficiente de conteúdos de vídeo empregando Agregação de Quadros para transmissão de fluxos de vídeo escalável em redes IEEE 802.11n. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Flavio de Almeida Rego

SANTOS, I. J. A. L.; Paulo Victor Rodrigues de Carvalho;JAIME, G. D. G.; Marcelo Moreno dos Reis. Método para implantação de um plano de emergência em uma instituição de ensino pública: uma abordagem centrada na percepção aos riscos e nos fatores que afetam as ações de abandono.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa da Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Flavio de Almeida Rego

SANTOS, I. J. A. L.; Paulo Victor Rodrigues de Carvalho; Marcelo Moreno dos Reis;JAIME, G. D. G.. Método para implantação de um plano de emergência em uma instituição de ensino pública: uma abordagem centrada na percepção aos riscos e nos fatores que afetam as ações de abandono. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa da Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Patrícia do Amaral Gurgel

Apoio à construção da consciência situacional cibernética da equipe de resposta a incidentes de segurança da informação: estudo sobre uma ferramenta de detecção de ataque de desfiguração; 2020; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime;

Diogo da Silva Costa

DESENVOLVIMENTO DE UM BANCO DE DADOS DE FALHAS HUMANAS: UMA ABORDAGEM CENTRADA NA INFLUÊNCIA DOS FATORES SÓCIO-ORGANIZACIONAIS NA SEGURANÇA DO TRABALHO; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa da Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, I. J. A. L. ; CARVALHO, P. V. R. ; GRECCO, C. H. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; JAIME, G. D. G. ; CORDEIRO, S. . Human-system interfaces evaluation applied to the operation safety of control room. Instituto de Engenharia Nuclear: Progress Report 2011-2012 , v. 1, p. 116, 2013.

  • SANTOS, I. J. A. L. ; CARVALHO, P. V. R. ; GRECCO, C. H. S. ; JAIME, G. D. G. . Methodology for incorporating human reliability analysis in the emergency evacuation planning for industrial installation. Instituto de Engenharia Nuclear: Progress Report 2011-2012 , v. 1, p. 114, 2013.

  • SANTOS, I. J. A. L. ; CARVALHO, P. V. R. ; GRECCO, C. H. S. ; JAIME, G. D. G. ; FARIAS, M. S. . The use of simulators as an aid tool for defining the requirement of the emergency evacuation plan. Instituto de Engenharia Nuclear: Progress Report 2011-2012 , v. 1, p. 115, 2013.

  • JAIME, G. D. G. ; Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; José Roberto Boisson de Marca . User-level fairness of a multirate 3G technology (EVDO) with application to digital TV return channel technology. IEEE Transactions on Broadcasting , v. 1, p. 1, 2008.

  • JAIME, G. D. G. ; VENTURI FILHO, S. N. . Protocolos de Roteamento. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2019. v. 1. 216p .

  • FARIAS, M. S. ; JAIME, G. D. G. . HARDWARE FOR IIOT IN MISSION-CRITICAL NUCLEAR APPLICATIONS. In: International nuclear atlantic conference. Nuclear technology INAC, 2021, Rio de Janeiro. Proceedings of the INAC 2021: international nuclear atlantic conference. Nuclear technology: reducing our carbon footprint and increasing quality of life, 2021.

  • FARIAS, M. S. ; JAIME, G. D. G. . SYSTEM FOR MONITORING CYCLOTRON CV-28 SAFETY PARAMETERS. In: nternational Nuclear Atlantic Conference INAC, 2021, Rio de Janeiro. Proceedings of the INAC 2021: international nuclear atlantic conference. Nuclear technology: reducing our carbon footprint and increasing quality of life, 2021.

  • GONCALVES, P. A. G. M. ; COUTINHO, F. R. ; JAIME, G. D. G. . Defacebot: Uma ferramenta de detecção e notificação ataques de desfiguração utilizando mecanismos gerenciados por bots de aplicativo de mensagens instantânea: Uma abordagem como ferramenta de apoio ao CSIRT. In: SBSEG - Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, 2019, São Paulo. Anais do XVIV Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, 2019.

  • JAIME, G. D. G. ; CORDEIRO, S. ; FARIAS, M. S. . Development of a new graphical interface for the LABIHS simulator using LabVIEW. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2017, 2017, Belo Horizonte. Proceedings of the International Nuclear Atlantic Conference, 2017.

  • JAIME, G. D. G. ; OLIVEIRA, M. V. ; ALMEIDA, J. C. S. . Integration Of Computerized Operation Support Systems On a Nuclear Power Plant Environment. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2015, São Paulo. Proceedings of the International Nuclear Atlantic Conference 2015, 2015.

  • OLIVEIRA, M. V. ; ALMEIDA, J. C. S. ; JAIME, G. D. G. ; Augusto, S. C. . Design and Evaluation of New Overview Screens for The LABIHS Simulator. In: International Nuclear Atlantic Conference, 2015, São Paulo. Proceedings of the International Nuclear Atlantic Conference 2015, 2015.

  • FARIAS, M. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; Paulo Victor Rodrigues de Carvalho ; JAIME, G. D. G. ; ALMEIDA, J. C. S. ; Augusto, S. C. . Projeto de Novas Telas para o Simulador do LABIHS. In: XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2015, Salvador. Anais do XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2015.

  • Marcio W. Emmanuel ; JAIME, G. D. G. ; José Roberto Boisson de Marca . On the use of IEEE 802.11n frame aggregation for efficient transport of scalable video streaming. In: IEEE WCNC, 2013, Xangai. Proceedings of IEEE WCNC 2013, 2013.

  • JAIME, G. D. G. ; OLIVEIRA, M. V. ; ALMEIDA, J. C. S. ; Augusto, S. C. . MMI for Monitoring the Critical Safety Function Status of a NPP. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2013, Recife. Proceedings of INAC 2013, 2013.

  • JAIME, G. D. G. ; OLIVEIRA, M. V. ; FARIAS, M. S. ; ALMEIDA, J. C. S. . Modeling the Critical Safety Function Status Tree of a NPP using FPGA. In: International Nuclear Atlantic Conference - INAC, 2013, Recife. Proceedings of INAC 2013, 2013.

  • COSTA, D. S. ; SANTOS, I. J. A. L. ; JAIME, G. D. G. . Desenvolvimento de um banco de dados de falhas humanas: uma abordagem centrada na influência dos fatores humanos na segurança do trabalho. In: IX EMEPRO, 2013, Juiz de Fora. Anais do IX EMEPRO, 2013.

  • JAIME, G. D. G. ; OLIVEIRA, M. V. . Methodology for the LABIHS PWR Simulator Modernization. In: International Nuclear Atlantic Conference, 2011, Belo Horizonte. Proceedings of INAC 2011, 2011.

  • JAIME, G. D. G. ; Rosa M. M. Leão ; Edmundo A. de Souza e Silva ; José Roberto Boisson de Marca . On the reduction of scalable video base-layer packet loss rate on droptail/FIFO queues. In: 28th Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC'2010), 2010, Gramado. Annais of 28th Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC'2010), 2010.

  • JAIME, G. D. G. ; Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; José Roberto Boisson de Marca . Effect of varying the intra-frame packet burstiness on the performance of wireless video streaming. In: IEEE GLOBECOM (GLOBAL COMMUNICATIONS CONFERENCE), 2010, Miami. Proceedings of IEEE GLOBECOM 2010. New York: IEEE, 2010. p. 1-6.

  • Antonio A. de A. Rocha ; JAIME, G. D. G. ; Fabrício Murai ; Bruno Alves ; Daniel Fiqueiredo ; Rosa M. M. Leão ; Edmundo A. de Souza e Silva . Novas evoluções integradas à ferramenta Tangram-II v3.1. In: XXVII SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (Salão de ferramentas), 2009, Recife. Anais do XXVII SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2009.

  • JAIME, G. D. G. ; Rosa M. M. Leão ; Edmundo A. de Souza e Silva ; José Roberto Boisson de Marca . The effect of Mobility on the User-Level Fairness of a 3G Wireless Technology (EV-DO). In: IEEE Wireless Commuication and Networking Conference, 2008, Las Vegas. Proceedings of IEEE Wireless Commuication and Networking Conference. New York: IEEE, 2008.

  • JAIME, G. D. G. ; Rosa M. M. Leão ; Edmundo A. de Souza e Silva ; José Roberto Boisson de Marca ; Flávio Pimentel Duarte ; Patricia A. Berquó . Modelagem e Avaliação de Desempenho da Tecnologia CDMA2000 1xEV-DO para Aplicação no SBTvD. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), 2006, Curitiba. Anais do 24o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2006.

  • JAIME, G. D. G. ; Flávio Pimentel Duarte ; Edmundo A. de Souza e Silva ; José F. de Rezende ; Patricia A. Berquó ; Rosa M. M. Leão . ON THE USE OF CELLULAR TECHNOLOGY FOR DIGITAL TV BI-DIRECTIONAL RETURN CHANNEL SERVICES. In: The 17th Annual IEEE International Symposium on Personal, Indoor and Mobile Radio Communications (PIMRC?06), 2006, Helsinque. Proceedings of The 17th Annual IEEE International Symposium on Personal, Indoor and Mobile Radio Communications, 2006.

  • Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; Ana P. C. da Silva ; Antonio A. de A. Rocha ; Flávio Pimentel Duarte ; Fernando J. S. Filho ; JAIME, G. D. G. ; Richarsd R. Muntz . Modeling, Analysis, Measurement and Experimentation with the Tangram-II Integrated Environment, In: International Conference on Performance Evaluation Methodologies and Tools. In: First International Conference on Performance Evaluation Methodologies and Tools, 2006, Pisa. Proceedings of the First International Conference on Performance Evaluation Methodologies and Tools, 2006.

  • JAIME, G. D. G. ; Guilherme M. de Moura ; José F. de Rezende . Mecanismos de Fragmentação Adaptativa em Redes 802.11. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), 2005, Fortaleza. Anais do 23o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2005.

  • Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; JAIME, G. D. G. . Um modelo para avaliação de desempenho do sistema CDMA2000 1X com foco no acesso à Internet. In: SBrT - Simpósio Brasileiro de Redes de Telecomunicações, 2004, Belém. Anais do SBRC 2004, 2004.

  • Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; Flávio Pimentel Duarte ; Fernando J. S. Filho ; Bruno F. M. Ribeiro ; Ana P. C. da Silva ; Kelvin de Freitas Reinhardt ; Jorge Allyson Azevedo ; JAIME, G. D. G. ; Antonio A. de A. Rocha . Modelagem e Análise de Redes com o Conjunto de Ferramentas Tangram-II. In: 21o. SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2003, Natal - RN. Anais do 21o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2003.

  • Rosa M. M. Leão ; Edmundo A. de Souza e Silva ; Tania Regina Tronco Fudoli ; JAIME, G. D. G. . Um Modelo para Avaliação do Desempenho do Mecanismo de Acesso Múltiplo do Protocolo DOCSIS. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), 2001, Fortazela. Anais do SBRC 2001, 2001.

  • Antonio A. de A. Rocha ; JAIME, G. D. G. ; Fabrício Murai ; Bruno Alves ; Daniel Fiqueiredo ; Rosa M. M. Leão ; Edmundo A. de Souza e Silva . Novas evoluções integradas à ferramenta Tangram-II v3.1. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • JAIME, G. D. G. ; Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; José Roberto Boisson de Marca . The effect of Mobility on the User-Level Fairness of a 3G Wireless Technology (EV-DO).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • José Roberto Boisson de Marca ; Flávio Pimentel Duarte ; JAIME, G. D. G. ; Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; Patricia A. Berquó . Modelagem e Avaliação da Tecnologia CDMA EV-DO para aplicação no SBTvD. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • JAIME, G. D. G. ; Rosa M. M. Leão ; Edmundo A. de Souza e Silva ; José Roberto Boisson de Marca ; Patricia A. Berquó . On the Use of Cellular Technology for Digital TV Bi-directional Return Channel Services. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; JAIME, G. D. G. . Um modelo para avaliação de desempenho do sistema CDMA2000 1X com foco no acesso à Internet. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Rosa M. M. Leão ; Edmundo A. de Souza e Silva ; Tania Regina Tronco Fudoli ; JAIME, G. D. G. . Um Modelo para Avaliação do Desempenho do Mecanismo de Acesso Múltiplo do Protocolo DOCSIS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Antônio Pires de Castro Junior ; JAIME, G. D. G. ; Giovanna Marques Grassini ; Paulo André Santanna Perez . Um ambiente de auxílio no gerenciamento de redes utilizando o protocolo SNMPv2. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JAIME, G. D. G. ; Paulo André Santanna Perez ; Giovanna Marques Grassini . Projeto Intranet UCG. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JAIME, G. D. G. . Modelagem e Análise de Mecanismos para Acesso de Banda Larga à Internet. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 2003 (Dissertação de Mestrado).

Outras produções

JAIME, G. D. G. ; Edmundo A. de Souza e Silva ; Flávio Pimentel Duarte . Fornecimento de serviços de teste e validação de características dos comutadores Ethernet, ofertados pela empresa Huawei dentro do escopo do projeto REDECOMEP. 2006.

JAIME, G. D. G. ; SANTOS, I. J. A. L. . Sistema de Auxílio para o Processo de Retirada de Trabalhadores durante Situações de Emergência. 2014.

JAIME, G. D. G. ; COSTA, D. S. . Banco da dados de falhas humanas. 2013.

Edmundo A. de Souza e Silva ; Rosa M. M. Leão ; Ana P. C. da Silva ; Antonio A. de A. Rocha ; Flávio Pimentel Duarte ; Fernando J. S. Filho ; JAIME, G. D. G. ; Richarsd R. Muntz . TANGRAM-II. 2005.

JAIME, G. D. G. ; CANCIAN, M. H. . PPC do curso de Graduação em Ciência da Coputaçao. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso - PPC).

JAIME, G. D. G. . PPC do curso de Graduação em Engenharia de Computação. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso - PPC).

JAIME, G. D. G. ; CANCIAN, M. H. . PPC do curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso - PPC).

JAIME, G. D. G. ; CANCIAN, M. H. . PPC do curso de graduação em Jogos Digitais. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso - PPC).

JAIME, G. D. G. ; ROENICK, M. C. . PPC do curso de Graduação em Redes de Computadores. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso - PPC).

JAIME, G. D. G. ; DIAS, R. A. P. B. . PPC do curso de Graduação em Sistemas de Informação. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso - PPC).

JAIME, G. D. G. . Questões para Computação em Nuvem (AVD). 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Engenharia de Computação (ENADE). 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Computação em Nuvem e Webservices em Linux. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Conteúdo Digital - Introdução aos Princípios Fundamentais da Computação. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Digital).

JAIME, G. D. G. . Conteúdo Digital - Inteligência de ameaças cibernéticas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Digital).

JAIME, G. D. G. . Plano de Ensino para a disciplina Inteligência de ameaças cibernéticas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ensino e Roteiros de Atividades).

JAIME, G. D. G. . Conteúdo Digital da disciplina Pensamento Computacional. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo Digital).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Fundamentos de Reses de Computadores (118). 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Fundamentos de Redes de Computadores (120). 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Computação em Nuvem. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Arquitetura e Protocolos de Redes de Computadores. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Introdução à Programação Estruturada em C. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Fundamentos de Redes de Computadores. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Fundamentos de Redes de Computadores (AURA). 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Plano de Ensino - Computação em Nuvem e Webservices em Linux. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ensino e Roteiros de Atividades).

JAIME, G. D. G. . Plano de Ensino e Roteiro de Atividades para Computação em Nuvem. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de Ensino e Roteiros de Atividades).

JAIME, G. D. G. . Planos de Aula para Computação em Nuvem. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planos de Aura).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Computação em Nuvem. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Redes Locais e Comutação. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Redes Locais e Comutação (118). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Protocolos de Roteamento (118). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Redes Locais e Comutação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Redes Locais e Comutação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Roteamento e Comutação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Arquitetura de Redes de Computadores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Protocolos de Roteamento. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

JAIME, G. D. G. . Questões para a disciplina Arquitetura de Redes de Computadores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Banco de Questões).

SANTOS, I. J. A. L. ; Paulo Victor Rodrigues de Carvalho ; Grecco, C. H. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; JAIME, G. D. G. ; ALMEIDA, J. C. S. ; Augusto, S. C. . Control room and workstation design of a nuclear reactor producer of radioisotopes. 2013. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, I. J. A. L. ; Paulo Victor Rodrigues de Carvalho ; Grecco, C. H. S. ; JAIME, G. D. G. ; FARIAS, M. S. . Methodology for incorporating human reliability analysis in the emergency evacuation planning for industrial installation. 2013. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, I. J. A. L. ; Paulo Victor Rodrigues de Carvalho ; JAIME, G. D. G. ; Grecco, C. H. S. ; FARIAS, M. S. . The use of simulators as an aid tool for defining the requirement of the emergency evacuation plan. 2013. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, I. J. A. L. ; Paulo Victor Rodrigues de Carvalho ; OLIVEIRA, M. V. ; JAIME, G. D. G. ; ALMEIDA, J. C. S. ; Augusto, S. C. . Human-system interfaces evaluation applied to the operation safety of control room. 2013. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Implantação de um cluster de computação paralela mul#415;usuário para resolução de problemas complexos, Descrição: Nos últimos anos, um importante gargalo que têm imposto limites para a produtividade do institutoé a necessidade de armazenar, processar, transformar e analisar massas expressivas de dados.Desta forma, a implantação de um cluster de computação paralela beneficiará diretamente o IEN eoutras instituições de Ensino, PD. Entre os objetivos do projeto, destacam-se: (i) implantar um cluster de computação paralela no Instituto de Engenharia Nuclear; (ii) prover alto poder computacional para elevar a produtividade dos diversos projetos de ensino e pesquisa do IEN; (iii) Promover iniciativas de colaboração entre o IEN e outras instituições de ensino e pesquisa; e (iv) Aumentar a atratividade do instituto e instituições parceiras para alunos de pós-graduação envolvidos em projetos que dependem de alto poder computacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime - Coordenador / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / Marcos Santana Farias - Integrante / Claudio Henrique dos Santos Grecco - Integrante / Claudio Marcio do Nascimento Abreu Pereira - Integrante / Ana Gabriella Amorim Abreu Pereira - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Melhorando a resiliência em sistemas complexos: aplicações da Engenharia de Resiliência na indústria, saúde púbica e na gestão de emergências e desastres, Descrição: Este projeto é uma continuação de projetos e pesquisas nas áreas de Engenharia de Resiliência (ER) e Sistemas de Informação resultantes de parceria entre Instituto de Engenharia Nuclear e o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ. Sistemas complexos, como os sistemas de geração de energia e produtos químicos, de gestão de desastres naturais, de prestação de serviços de saúde, etc. estão sendo revolucionados por importantes mudanças estruturais, funcionais e organizacionais para aumentar a sua eficiência ao lidar com uma quantidade cada vez maior de informações. Todas essas mudanças devem passar por processos de avaliação para garantir que as mudanças, em geral na direção de torna-los mais eficientes, não prejudiquem a segurança. Deste modo, todos estes sistemas precisam de modelos, métodos e ferramentas de gestão integradas para propiciar uma gestão eficiente e segura. O objetivo desta proposta é a aplicação de conceitos, preceitos e métodos da Engenharia de Resiliência para avaliar a variabilidade no desempenho de sistemas complexo, visando à identificação de eventuais problemas operacionais a partir do funcionamento normal dessas organizações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime - Integrante / Isaac José Antonio Luquetti dos Santos - Integrante / Marcos Roberto da Silva Borges - Integrante / Antônio Carlos de Abreu Mol - Integrante / Claudio Henrique dos Santos Grecco - Integrante / Paulo Victor Rodrigues Carvalho - Coordenador / Rodrigo Arcuri Marques Pereira - Integrante / Eliane Alves de Carvalho - Integrante / Dacy Camanra Lobosco - Integrante / Gabriel Mol - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para colaboração entre cidadãos e autoridades para melhorar a resiliência na preparação e resposta a emergências de grande porte, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Coordenador / Adriana Santarosa Vivacqua - Integrante / Isaac José Antonio Luquetti dos Santos - Integrante / Marcos Santana Farias - Integrante / Cláudio Henrique Santos Grecco - Integrante / Marcos Roberto da Silva Borges - Integrante / Maria Luiza Machado Campo - Integrante / José Orlando Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Métodos de Análise da Confiabilidade Humana de Segunda Geração Aplicados no Desenvolvimento de Banco de Dados de Ações Humanas Não Seguras e Sistema de Auxílio Para o Processo de Retirada de Trabalhadores Durante Situações de Emergência, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Isaac José Antonio Luquetti dos Santos em 01/06/2016., Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar os fatores organizacionais e humanos que afetam o desempenho dos responsáveis pelo processo de retirada de emergência dos trabalhadores de plantas industriais, utilizando uma metodologia baseada no seguinte método de análise da confiabilidade humana: CREAM (Cognitive Reliability and Error Analysis Method). As seguintes metas serão alcançadas: - Desenvolvimento de um banco de dados para coleta de informações sobre os fatores organizacionais e humanos que influenciam o desempenho dos responsáveis pelo processo de retirada de emergência - Desenvolvimento de um sistema baseado em RFID (Radio Frequency Indication) para auxílio durante o processo de retirada de emergência. O sistema apresentará em palmtop ou smartphone as rotas de fugas, identificará o percurso a ser percorrido, situação da rota de fuga, o local onde as pessoas estão, o número de pessoas e sua identificação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Integrante / Isaac José Antonio Luquetti dos Santos - Coordenador / Marcos Santana Farias - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Critérios de projeto centrados no operador para interfaces humano-computador em reatores nucleares, Descrição: A digitalização das antigas interfaces analógicas impõe novas exigências de coordenação sobre as equipes operacionais, levando a novas situações de interação humano-humano e humano-sistema. Para desenvolver esses sistemas de modo que venham a operar de forma eficaz, eficiente e segura, (muitas vezes objetivos conflitantes) muitas pesquisas têm sido desenvolvidas levando em conta o desempenho humano, as possibilidades tecnológicas, os tipos / níveis de automação, o design de interfaces homem-máquina e sistemas de suporte ao operador. Esta proposta de pesquisa visa dar suporte ao processo de modernização das salas de controle dos reatores nucleares de pesquisa e potência do país que ainda utilizam tecnologia analógica e para as interfaces humano-computador que estão sendo projetadas para novos reatores nucleares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Coordenador / Isaac José Antonio Luquetti dos Santos - Integrante / Cláudio Henrique Santos Grecco - Integrante / Antônio Carlos de Abreu Mol - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Núcleo de Pesquisa em Engenharia de Resiliência para Gestão de Emergências - PRONEM 2011, Descrição: Esta proposta visa criar um núcleo de pesquisas transdisciplinar para estudos, pesquisas, desenvolvimento de métodos, soluções e protótipos para serem utilizados nas diversas fases da gestão de emergências usando aportes da Engenharia de Resilência. O núcleo congrega pesquisadores do Instituto de Engenharia Nuclear IEN, da Universi-dade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e do Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA. A metodologia da proposta prevê uma estratégia para o processo de integração de informações sobre gestão de emergências coletadas em fontes secundárias e estudos de campo que servirão de base para as pesquisas e desenvolvimento de soluções e sistemas de auxílio à gestão de emergências. O objetivo inicial é a implantação do Laboratório de Simulação de Centros de Controle de Emergências que dará o suporte para as pesquisas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime - Integrante / Paulo Victor Rodrigues de Carvalho - Coordenador / Adriana Santarosa Vivacqua - Integrante / Carlos Alberto Vieira Campus - Integrante / Walter Vieira Mendes Júnior - Integrante / Marcello Silva e Santos - Integrante / Isaac José Antonio Luquetti dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Projeto REBU, Descrição: Apesar do curto período em operação comercial, é determinante a influência da Internet em diversos setores da sociedade e na forma como esses setores se estruturam e operam. A Internet transformou desde o modo com que nos comunicamos até a Economia e o relacionamento da sociedade com seus governantes. O enorme sucesso da Internet na sociedade deve-se em parte à vasta gama de serviços e aplicações atualmente disponíveis através dela. Além disso, a facilidade com que novos serviços ou aplicações podem ser desenvolvidos e introduzidos propicia sua constante evolução. Entretanto, o crescimento acelerado e de forma descentralizada da Internet e de suas aplicações traz à tona um questionamento sobre até quando ela será capaz de se adaptar a mudanças inesperadas, ou seja, até quando ela manterá sua robustez. Para qualquer aplicação, a robustez do sistema e da infra-estrutura em que ela reside é fator determinante para a qualidade do serviço provido. Um sistema robusto deve ser escalável, tolerante a falhas (intencionais ou não) e confiável frente aos diferentes padrões de comportamento de seus usuários. Há inúmeros esforços na literatura que visam a proposição de mecanismos eficientes para aumentar um ou outro aspecto da robustez de um dos vários componentes da Internet, seja ele um enlace, um protocolo de roteamento, uma nova arquitetura de aplicação e até mesmo algum mecanismo específico para uma classe de aplicações. Entretanto, estes esforços têm sido, na grande maioria das vezes, isolados e independentes, resultando em soluções com eficácia restrita. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo maior desenvolver um arcabouço unificado de modelos e ferramentas integradas para dotar sistemas de rede, e em especial a Internet, de robustez frente às variações tecnológicas e aos diferentes padrões de comportamento de seus usuários mais comumente observados, particularmente os considerados maliciosos, oportunistas e, em última instância, anti-sociais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (13) / Doutorado: (22) . , Integrantes: Guilherme Dutra Gonzaga Jaime - Integrante / Edmundo Albuquerque de Souza e Silva - Integrante / Rosa Maria Meri Leão - Integrante / josé Ferreira de Rezende - Integrante / Berthier Ribeiro de Aráujo - Integrante / Don Towsley - Integrante / Christophe Diot - Integrante / Guy Pujolle - Integrante / Marcelo Dias de Amorim - Integrante / Serge Fdida - Integrante / Artur Ziviani - Integrante / Célio Vinicius Neves de Albuquerque - Integrante / Jussara Marques de Almeida - Integrante / Luís Henrique Maciel Kosmalski - Integrante / Marcelo Gonçalves Rubinstein - Integrante / Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte - Integrante / Virgílio Augusto Fernandes Almeida - Coordenador.

Prêmios

2010

Aprovação em primeiro lugar em público para o cargo de Tecnologista Pleno I, área de Redes de Computadores, CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear.

2010

Travel grant award, ACM SIGCOMM - Special Interest Group on Data Communication conference.

2008

Student Travel Grant Award, IEEE WCNC - Wireless Communications & Networking Conference.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Comissão Nacional de Energia Nuclear, Instituto de Engenharia Nuclear (IEN). , Rua Hélio de Almeida, Cidade Universitária, 21941614 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21733846, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Comissão Nacional de Energia Nuclear

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista Pleno I, Carga horária: 40

2010 - Atual

Instituto de Engenharia Nuclear / CNEN

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista Pleno I, Carga horária: 40

2003 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 15

2006 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista de Doutorado (CNPq), Carga horária: 40

2003 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Bolsista), Carga horária: 40

2001 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista de Mestrado (CAPES), Carga horária: 40

1997 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20