Sérgio Scotti

possui graduação em Psicologia - Faculdades de São Marcos (1979), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1998). Foi professor associado aposentado (voluntário) colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, literatura, clínica lacaniana, clínica psicanalítica e escrita.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Clínica

1994 - 1998

Universidade de São Paulo
Título: A Estrutura da Histeria em Madame Bovary
Orientador: Luiz Carlos Nogueira
Bolsista do(a): Plano Individual de Capacitação Docente, PICD, Brasil. Palavras-chave: histeria.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Lingüística

1983 - 1987

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Análise do Discurso Terapêutico - Abordagens Laboviana e Rogeriana,Ano de Obtenção: 1987
Orientador: Leonor Scliar

Graduação em Psicologia

1975 - 1979

Faculdades de São Marcos

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Aquisição da Linguagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Literatura e Psicanálise.

Organização de eventos

SCOTTI, S. . II Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise. 2008. (Congresso).

JORGE, M. A. C. ; SCOTTI, S. . Conferência: A fantasia de Freud a Lacan. 2007. (Outro).

SCOTTI, S. ; VILLARI, Rafael Andrés ; GARCIA, W. A. C. . O conceito de pesquisa em Barthes. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Hímeros, I Colóquio de arte e psicanálise da UVA. 2013. (Congresso).

As declinações da alteridade. 2012. (Outra).

Conferência:"As declinações da alteridade" de A. Quinet. 2012. (Outra).

IV Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise da UERJ. Escrita e trauma. 2012. (Congresso).

IV Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise da UERJ. O corpo erógeno e as inscrições do Outro. 2012. (Congresso).

VII Encontro Internacional IF-EPFCL.Coordenação da mesa O-CULT'AR-TE. 2012. (Encontro).

II Festival, psicanálise vai ao cinema da EBP-Santa Catarina. 2011. (Encontro).

VI Congresso Nacional de Psicanálise da UFC/ XV Encontro de Psicanálise da UFC. Psicanálise: uma ética do desejo. 2011. (Congresso).

X Jornada Brasileira de Convergencia - Gozo e Ato. 2011. (Congresso).

III Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise. A escrita de si e o objeto a em Flaubert. 2010. (Congresso).

XI Encontro Nacional da EPFCL/Associação dos Fóruns do Campo Lacaniano-Brasil: O Sintoma sua política, sua clínica.O sintoma na arte ou a arte como sintoma?. 2010. (Encontro).

XVIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano: O sintoma na clínica do delírio generalizado. 2010. (Encontro).

Clínica e teoria do corpo em psicanálise. 2009. (Seminário).

Conferência: O uso do corpo e sintoma nas psicoses ordinárias - as neoconversões.. 2009. (Outra).

Diagonal da Opção Epistêmica - EPFCL - Fórum São Paulo - Clínica e Teoria do Corpo em Psicanálise. 2009. (Seminário).

IV Encuentro Americano del Psicoanálisis de la Orientación Lacaniana. 2009. (Congresso).

IV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - Santa Catarina Sintomas e Semblantes - para que serve um sintoma?. 2009. (Simpósio).

IV Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise - SC. 2009. (Congresso).

IV Jornada de Cartéis da EBP Santa Catarina. 2009. (Seminário).

Semana da Psicologia da UFSC.Psicanálise: uma ética do desejo. 2009. (Encontro).

Sipat.Trabalho e Depressão. 2009. (Encontro).

V Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. A letra, o olhar e a voz na literatura, na escrita e na clínica. 2009. (Congresso).

X Encontro Nacional EPFCL - Brasil - AFCL.Lygia Clark: a arte em busca do Real do corpo. 2009. (Encontro).

XVI Encuentro Internacional del Campo Freudiano. 2009. (Encontro).

XVIII Jornadas Anuales de la Escuela de Orientación Lacaniana - EOL. 2009. (Congresso).

Colóquio Internacional Estrutura e Psicanálise. Lacan, o mais sublime dos estruturalistas. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. O abuso sexual infantil à luz da transmissão psíquica geracional. 2008. (Congresso).

II Colóquio Internacional Escrita e Psicanálise. Lapsus Calami: o inconsciente na escrita ou o inconsciente como uma escrita. 2008. (Congresso).

I Colóquio Internacional Psicanálise e Arte.IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ. 2007. (Simpósio).

IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2007. (Congresso).

XIV Encontro Nacional da Abrapso.Uma análise do conceito psicanalítico de histeria e suas possíveis contribuições para a construção do saber. 2007. (Encontro).

A invenção do Real: sobre escrita e psicanálise.A invenção do Real: sobre escrita e psicanálise. 2006. (Seminário).

Colóquio Internacional de Escrita e Psicanálise.III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ - Colóquio Internacional de Escrita e Psicanálise. 2006. (Simpósio).

XI Encontro de Psicanálise da UFC. XI Encontro de Psicanálise da UFC. 2006. (Congresso).

III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC - a teoria da sexualidade 100 anos depois.. 2005. (Congresso).

Joyce: Literatura e Psicanálise.Mesa Redonda: Joyce, Literatura e Psicanálise. 2005. (Outra).

Narrativa e Destino na Clínica Psicanalítica. 2005. (Outra).

Psicanálise e Escrita.Conferência: Psicanálise e Escrita. 2005. (Outra).

Reunião Lacanoamericana de Psicanálise de Florianópolis. Reunião Lacanoamericana de Psicanálise de Florianópolis. 2005. (Congresso).

James Joyce e a Psicanálise.Seminário James Joyce e a Psicanálise. 2004. (Seminário).

II Congresso de Psicanálise da UFC. II Congresso Nacional de Psicanálise da UFC: O Desejo. 2003. (Congresso).

III Jornada de Cartéis.III Jornada de Cartéis. 2003. (Outra).

Semana da Psicologia.A Semana da Psicologia: A Clínica Psicanalítica. 2003. (Encontro).

Semana da Psicologia.Mesa-redonda: A Psicanálise não passa de uma literatura? na semana de Psicologia da UFSC. 2003. (Encontro).

Colóquio Jacques Lacan: a peste lacaniana.Uma clínica na/da falta.. 2001. (Outra).

I Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. I Congresso Nacional de Psicanálise da UFC: O Gozo. 2001. (Congresso).

Psicanálise ou psicoterapia?-questões sobre o ato analítico. 2001. (Seminário).

I Jornada de Cartéis. 2000. (Outra).

XIII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise. XIII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise: um século de sonhos.. 2000. (Congresso).

2o. Congresso Internacional do Colégio de Psicanálise da Bahia. 2o. Congresso Internacional do Colégio de Psicanálise da Bahia: A Culpa. 1999. (Congresso).

V Fórum Brasileiro de Psicanálise. V Fórum Brasileiro de Psicanálise: psicanálise e desamparo.. 1999. (Congresso).

VIII Jornada de Cartéis em Psicanálise.O desejo de, ou do analista?. 1998. (Outra).

As Depressões: Psicanálise Psiquiatria. 1996. (Seminário).

Psicanálise: problemas ao feminino.. 1996. (Seminário).

A Escola e a Direção da Cura. 1995. (Seminário).

9o. Recorte de Psicanálise. 1994. (Simpósio).

7o. Recorte de Psicanálise.7o. Recorte de Psicanálise. 1993. (Simpósio).

Semana da Psicologia.Semana da Psicologia. 1993. (Encontro).

IV Fórum Internacional da Abordagem Centrada na Pessoa. 1989. (Outra).

Encontro da ANPOLL.Encontro da ANPOLL-Grupo de trabalho de psicolingüística. 1988. (Encontro).

II Encontro Estadual dos Psicólogos de Santa Catarina.II Encontro Estadual de Psicólogos de Santa Catarina. 1988. (Encontro).

II Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 1985. (Encontro).

Psicopatologia Dinâmica. 1976. (Outra).

Psicanálise da criança e do adolescente. 1975. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Roberta Hofius

SCOTTI, S.; SESARINO, J.; CREMASCO, M. V. F.. A violência traumatiza? Contribuições da psicanálise para crianças e para adolescentes violentados.. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria de Fátima Castro Borges

SCOTTI, S.ZANELLA, Andréa Vieira; RICKES, Simone Moschen; LAGO, Mara Coelho de Souza;TONELI, M. J. F.; OLTRAMARI, L. C.. Altoestima: o ideal educativo e a letra inscrita no quadro.. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Isabela Karina Santos

SCOTTI, S.; REMOR, C. A. M.; SESARINO, J.; NUERNBERG, A. H.. A estrutura da perversão e a peça "Os sete gatinhos" de Nelson Rodrigues. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Yuri Disaró Amado

SCOTTI, S.; REMOR, C. A. M.; MALISKA, M.; PRADO FILHO, Kleber. O significante como representante do sujeito?. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Josué Adilson Cruz

SCOTTI, S.; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de; MALISKA, M.; LHULLIER, L.. Considerações sobre o(s) tempo(s) na direção da análise: um percurso na clínica psicanalítica em Freud e Lacan. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: CAROLINA PASSOS BOSSE

SCOTTI, S.; Angélica Bastos de Freitas Rachid Grinberg; DARRIBA, V. A.. A implicação do fator quantitativo das pulsões e das deformações do eu na direção da cura(EXAME DE QUALIFICAÇÃO). 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Patricia dos Santos Lages Prata Lima

SCOTTI, S.; CREMASCO, M. V. F.; THÁ, Fábio; REMOR, Carlos Augusto M; BRITO, Fernando Aguiar de Sousa. O abuso sexual infantil à luz da transmissão psíquico-geracional. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Waieser Matos de Oliveira Bastos

SCOTTI, S.; FONTENELE, L. B.; MAIA FILHO, O. N.. Neurose obsessiva em mulheres. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Evandro Fernandes Alves

REMOR, C. A. M.; NAHAS, V.; SOUZA, Mériti de;SCOTTI, S.. Aformação do psicanalista: o desejo e alguns outros. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patricia dos Santos Lages Prata Lima

SCOTTI, S.. O abuso sexual infantil à luz da transmissão psíquico geracional (EXAME DE QUALIFICAÇÃO). 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria de Fátima Castro Borges

SCOTTI, S.. Como responder às demandas de intervenção, sustentada pela escuta e ética psicanalítica, no âmbito de uma instituição de educação? (EXAME DE QUALIFICAÇÃO). 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rômulo Fabiano Silva Vargas

SCOTTI, S.. Do uso da linguagem: experiência e transmissão em psicanálise (EXAME DE QUALIFICAÇÂO). 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juan Carlos Montero

SCOTTI, S.; AGUIAR, Luiz Fernando; GARCIA, Ivanir Barp; LAGO, Mara Coelho de Souza. O sujeito do fim de análise: um novo sujeito?. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thamara Garcia Del Mir

SCOTTI, S.; AGUIAR, Luiz Fernando. Um estudo sobre a teoria psicanalítica das toxicomanias e as incidências clínicas e sociais do uso de crack (EXAME DE QUALIFICAÇÂO). 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Cristina Girardi

SCOTTI, S.. As elaborações freudianas em torno da histeria: elementos para a constituição do conceito de inconsciente. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Zeila Cristina Facci Torezan

SCOTTI, S.. Criação intelectual, sublimação e subjetividade: uma leitura psicanalítica da atualidade. (Exame de Qualificação). 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lucélia Santos Stähelin

SCOTTI, S.; VILLARI, Rafael Andrés; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de; PHILIPPI, Jeanine Nicolazzi. O homicídio a partir do conceito psicanalítico de supereu. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcio Zanardini Végas

SCOTTI, S.; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de; GIUSTI, Maria Elisa; SOUZA, Mériti de. A noção freudiana de construção. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Henrique de Andrade Pinto

SCOTTI, S.; BRITO, Fernando Aguiar de Sousa; REMOR, Carlos Augusto M. Histeria e neurose obsessiva: um percurso na obra freudiana. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rita Meurer Victor

SCOTTI, S.; BRITO, Fernando Aguiar de Sousa. A Psicanálise no Ambulatório Público: relações possíveis? (EXAME de QUALIFICAÇÂO). 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Evandro Fernandes Alves

SCOTTI, S.; VILLARI, Rafael Andrés; SOUZA, Mériti de. A formação do psicanalista: o desejo e/ou os outros. (EXAME DE QUALIFICAÇÂO). 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: André Luís Scapin

SCOTTI, S.; BRITO, Fernando Aguiar de Sousa; REMOR, Carlos Augusto M; GARCIA, Ivanir Barp. O amor como suplência à relação sexual. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernando dos Santos Pereira Vecchio

SCOTTI, S.; BRITO, Fernando Aguiar de Sousa; REMOR, Carlos Augusto M. A ciência da Personalidade em Lacan (QUALIFICAÇÃO DE PROJETO). 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosi Isabel Bergamaschi Chraim

SCOTTI, S.; COSTA, Ana Maria Mediros da; TONELI, Maria Juracy Filgueiras; GARCIA, Ivanir Barp; GARCIA, Wladimir. Escrita: morte-origem em Psicanálise. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juan Carlos Montero

SCOTTI, S.; AGUIAR, Luiz Fernando; LAGO, Mara. Que sujeito no fim da análise? (QUALIFICAÇÃO). 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: André Luiz Scapin

SCOTTI, S.; REMOR, Carlos Augusto M; GARCIA, Ivanir Barp; SOUSA, Fernando Aguiar B de. O amor como suplência à relação sexual. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Humberto Luiz Michelli

SCOTTI, S.; GARCIA, Ivanir Barp; LAGO, Mara; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de. A Psicanálise nos cursos de graduação em Psicologia no Estado de Santa Catarina. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juliana Lima Moreira

SCOTTI, S.; MESSA, Fábio; CRUZ, Dulce Márcia. Impacto ou indiferença: a psicanálise e o efeito das imagens das carteiras de cigarro no consumidor.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: SADY RAUL PEREIRA

SCOTTI, S.; FRANGIOTTI, Marco Antônio; MÜLLERGRANZOTTO, Marcos José. A premissa do falo e o inconsciente (QUALIFICAÇÂO). 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Henrique de Andrade Pinto

SCOTTI, S.; SOUZA, Fernando Aguiar Brito de; REMOR, Carlos Augusto M. Histeria e Neurose Obsessiva: um estudo comparativo na obra freudiana. (QUALIFICAÇÂO). 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vania Maria Vargas

SCOTTI, S.; TEIXEIRA FILHO, Fernando; VILLARI, Rafael Andrés; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de. O peso do desejo: discursos dos obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Silvana Farinha

SCOTTI, S.; GIUSTI, Maria Elisa; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de. A depressão na atualidade: um estudo pscanalítico. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gladis Dalcin

SCOTTI, S.; QUADROS, Ronice; GARCIA, Ivanir Barp; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de. Um estranho no ninho: um estudo psicanalítico sobre a constituição da subjetividade do sujeito surdo. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosi Isabel Bergamaschi Chraim

SCOTTI, S.. Escrita: morte-origem em Psicanálise (QUALIFICAÇÃO). 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lucélia Santos Stähelin

SCOTTI, S.. O homicídio a partir das noções psicanalíticas de supereu e de estruturas clínicas (QUALIFICAÇÂO). 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Humberto Luiz Michelli

SCOTTI, S.. A Psicanálise nos cursos de graduação de Psicologia no Estado de Santa Catarina(QUALIFICAÇÂO). 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leyza Schulze Hinckel

SCOTTI, S.; SOUZA, Pedro de; GARCIA, Ivanir Barp. A articulação do sujeito: uma análise psicanalítica da fala de afásicos no processo de reconstrução de sua linguagem. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carla Virmond Mello

SCOTTI, S.; PRADO FILHO, Kleber; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Os tipos psicológicos e as competências nos novos modelos de gestão.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Renata Susan Pereira

SCOTTI, S.; LAGO, Mara Coelho de Souza; MONTERO, Juan C; SOUZA, Fernando Aguiar Brito de. A formação do psicanalista na cidade de Florianópolis: as propostas das instituições à luz da história da psicanálise.. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gladis Dalcin

SCOTTI, S.. O estranho e o familiar: a dupla face do sujeito surdo (QUALIFICAÇÃO). 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Geselda Baratto

SCOTTI, S.; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de; LAJONQUIÈRE, Leandro de; COELHO, Mara. A Psicologia Psicanalítica do Ego e a Psicanálise Freudiana: diferenças teóricas fundamentais. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Orcalina de Lima e Souza

SCOTTI, S.. O computador aliado à pró-inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais - enfoque ao portador de paralisia. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Silvana Farinha

SCOTTI, S.. A depressão na atualidade: um estudo psicanalítico (QUALIFICAÇÃO). 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jaqueline Longo Xikota

SCOTTI, S.. Planejamento de carreira: proposta de intervenção para estudantes universitários (QUALIFICAÇÃO). 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arinor Dumke

SCOTTI, S.; PRADO FILHO, Kleber; PEREIRA, Sônia Maria. A humanização como ferramenta para melhoria de processos em hospitais com estudo de caso.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruno Ribeiro Frattezi Gonçalves

SCOTTI, S.; PRADO FILHO, Kleber; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. A transmisão do poder através do processo sucessório em pequenas e médias empresas familiares brasileiras: o caso da Indústria de Milho Anchieta Ltda.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Angela Giordani Machado

SCOTTI, S.; THÁ, Fábio; GOBATTO, Gilberto G. Da contratransferência ao desejo do analista.. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Marco Antônio Sales

SCOTTI, S.; PRADO FILHO, Kleber; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. A instituição prisional - Minas Gerais e falência do sistema carcerário: uma prposta de solução para o problema.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Juçana Inaiá Pereira Lopes

SCOTTI, S.; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; PRADO FILHO, Kleber. A atividade laboral como elemento constituidor da consciência humana. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jaime Bezerra do Monte

SCOTTI, S.; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de. Considerações metodológicas sobre a pesquisa em psicanálise na universidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Geselda Baratto

SCOTTI, S.. A Psicologia Psicanalítica do Ego e a Psicanálise Freudiana: diferenças teóricas fundamentais (QUALIFICAÇÃO). 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gresiela Nunes da Rosa

SCOTTI, S.; NOGUEIRA, Luiz Carlos; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de; VILLARI, Rafael. O que sustenta uma relação amorosa? Um estudo psicanalítico.. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Bridon dos Santos Reis

SCOTTI, S.. O lugar da função materna na constituição do autismo (QUALIFICAÇÂO). 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lilian de Bruns Guenther

SCOTTI, S.; PARADO FILHO, Kleber; CAVALLET, Valdo José. Gestão do entendimento - demandas e desafios do relacionamento interpessoal em organizações.. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iara Naves Borges

SCOTTI, S.; SILVA, Francisco Pereira da; CRUZ, Roberto Moraes. Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: uma experiência reconstrutiva.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Angela Maria de Camargo Moreira

SCOTTI, S.; PRADO FILHO, Kleber; CRUZ, Roberto Moraes. Processos de comunicação interna e seus impactos no clima organizacional: um estudo de caso.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jacqueline Virmond Vieira

SCOTTI, S.. A operação da interpretação na clínica psicanalítica. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria de Fátima Monnerat Cruz Chaves

SCOTTI, S.; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de. Do aborrecer ao emburrecer - de onde vem a burrice?. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leila Ferreira Eto

SCOTTI, S.; CRUZ, Roberto Moraes; PEREIRA, A. T. C.. O perfil do adolescente usuário da internet. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Augusto Monguilhott Remor

SCOTTI, S.; FIALHO, F. A. P.; PRADO FILHO, Kleber; ROCHA, M. I.. Da hermenêutica à interpretação - paso decisivo. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jerzuí Mendes Torres Tomas

SCOTTI, S.. Trilhamentos do feminino: uma abordagem psicanalítica em Crônica da Casa Assassinada. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Evandro Fernandes Alves

SCOTTI, S.; FONTENELE, L. B.; LHULLIER, L.; CREMASCO, M. V. F.; MALISKA, M.. Jacques Lacan e a questão da autorização dos analistas. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Valéria de Angelo Ghisi

SCOTTI, S.; ALBERTI, S.; BOCCA, F. V.; SOUZA, Mériti de; REMOR, C. A. M.; LAGO, Mara Coelho de Souza; BORGES, L.. A ética trágica e a prática clínica da psicanálise. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: luis francisco espindola camargo

SCOTTI, S.; BRITO, Fernando Aguiar de Sousa; TEIXEIRA, A. M. R.; MURTA, G. A. V.; HABKOST, N. M.. O parasitismo do infinito na psicanálise. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Valéria de Angelo Ghisi

SCOTTI, S.. A ética trágica e a clínica psicanalítica (EXAME DE QUALIFICAÇÂO). 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Evandro Fernandes Alves

SCOTTI, S.. Jacques Lacan e o paradoxo da formação do analista (EXAME DE QUALIFICAÇÂO). 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marlos Gonçalves Terencio

SCOTTI, S.. As sexualidades entre a psicanálise e a teoria queer: um novo panorama para o debate a partir da segunda clínica lacaniana? (EXAME DE QUALIFICAÇÃO). 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: luis francisco espindola camargo

SCOTTI, S.; AGUIAR, Luiz Fernando. Perspectivas estéticas nos finais de análise (EXAME DE QUALIFICAÇÂO). 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Geselda Baratto

SCOTTI, S.; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de; RICKES, Simone Moschen; FROEMMING, Liliane Seide;ZANELLA, Andréa Vieira; LAGO, Mara Coelho de Souza; PRADO FILHO, Kleber. Reflexões sobre a transferência e a prática clínica da Psicanálise na experiência de clínica-secola de Psicologia. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Augusto Serbena

SCOTTI, S.. O mito do herói nos jogos de representação (RPG). 2006. Tese (Doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marta Inés Arabia

SCOTTI, S.; GARCIA, Wladimir Antonio; MÜLLER, Marcos José. O suicídio da estrutura e O literário (QUALIFICAÇÂO). 2005. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Geselda Baratto

SCOTTI, S.. Reflexões sobre a transferência e a prática da psicanálise na clínica-escola de Psicologia. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daphne de Castro Fayad

SCOTTI, S.; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de; LHULLIER, L.; HABKOST, N. M.. Maternidade e violência: o feminino da psicanálise e os transtornos puerperais. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

SCOTTI, S.; COSTA, A. M.; SCHMITT, R. S.; MICHELS, A. I.. Concurso para professor da disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Psicanálise e Estágio Supervisionado - Clínica I e II do Curso de Psicologia da FURB. 2000. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

SCOTTI, S.; DIAS, E. A.; TAKASE, E.; BARBOSA, L. D.. Comissão examinadora para professor substituto. 2007. Universidade Federal de Santa Catarina.

SCOTTI, S.; GARCIA, Wladimir Antoni; MULLER, Marcos José; LINDOTE, Marta Martins. Comissão Examinadora para Qualificação de Doutorado de Marta Inês Arábia, O suicídio da estrutura e o Literário. 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.

SCOTTI, S.; SOUSA, Fernando Aguiar Brito de; SIQUEIRA, Maria Juracy Toneli. Exame de qualificação de projeto de mestrado: O lugar da função materna na constituição do autismo.. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Liliana Alves

O ato no avesso da psicanálise: Considerações sobre a clínica psicanalítica a partir do Seminário 17 de Jacques Lacan; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Maurício Maliska

O gozo na constituição do sujeito; Início: 2010; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Maria de Fátima Castro Borges

Altoestima: o ideal educativo e a letra inscrita no quadro; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Isabela Karina Santos

A estrutura da perversão e a peça "Os sete gatinhos" de Nelson Rodrigues; 2012; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Patricia dos Santos Lages Prata Lima

O abuso sexual infantil à luz da transmissão psíquico geracional; 2011; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Cláudio de Souza Limeira

Psicanálise e Surrealismo: uma análise lacaniana do método paranóico crítico de Salvador Dalí; 2010; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Evandro Fernandes Alves

A formação do psicanalista: o desejo e alguns outros; 2009; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Marcella Pereira de Oliveira

A fantasia em Melanie Klein e Lacan: diferenças e similaridades; 2008; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Lucélia Santos Stähelin

O homicídio a partir do conceito pscanalítico de supereu; 2007; 127 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Rosi Isabel Bergamaschi Chraim

Escrita: morte-origem em Psicanálise; 2006; 94 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Vania Maria Vargas

O peso do desejo: discursos dos obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica; ; 2005; 122 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Silvana Farinha

A depressão na atualidade: um estudo psicanalítico; ; 2005; 97 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Gladis Dalcin

Um estranho no ninho: a dupla face do sujeito surdo, um estudo psicanalítico sobre a constituição da subjetividade; ; 2005; 300 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Leyza Hinckel

Os efeitos na subjetividade do afásico a partir das alterações em sua fala: a constituição do sujeito através da linguagem; ; 2004; 200 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Maria Orcalina de Lima Souza

O computador aliado à pró-inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais - enfoque ao portador de paralisia cerebral; ; 2003; 105 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Arinor Dumke

Humanização como ferramenta para melhoria de processos em hospitais: um estudo de caso; ; 2003; 73 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Gresiela Nunes da Rosa

O que sustenta uma relação amorosa? Um estudo psicanalítico; 2002; 150 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Angela Maria de Camargo Moreira

Processos de comunicação interna e seus impactos no clima organizacional: um estudo de caso; ; 2002; 110 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Lilian de Bruns Guenther

Gestão do entendimento; Demandas e desafios do relacionamento interpessoal em organizções; ; 2002; 135 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Iara Naves Borges

Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: uma experiência reconstrutiva; ; 2002; 171 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Juçana Inaiá Pereira Lopes

A atividade laboral como elemento constituidor da consciência humana: um estudo na Cia; São Geraldo de Viação; 2002; 120 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Maria Fátima Monnerat Cruz Chaves

Do aborrecer ao emburrecer; De onde vem a burrice?; 2001; 87 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Jaqueline Virmond Vieira

A operação de interpretação na clínica psicanalítica; 2000; 97 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Evandro Fernandes Alves

Jacques Lacan e a questão da autorização dos analistas; 2013; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Sérgio Scotti;

Valéria de Angelo Ghisi

A ética trágica e a prática clínica da psicanálise; 2012; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Scotti;

Luciane Braz Perez Mincoff

2009; Universidade Federal de Santa Catarina,; Sérgio Scotti;

Produções bibliográficas

  • ALVES, E. F. ; SCOTTI, S. . O psicanalista só se autoriza por si mesmo...e por alguns outros.. Percurso (São Paulo) , v. 46, p. 95-104, 2011.

  • ANGELO, V. ; SCOTTI, S. . Psicanálise, Filosofia e Ciência no discurso Freudiano. Adverbum (Campinas) , v. 6, p. 148-158, 2011.

  • SCOTTI, S. . O estilo como escrita de si e o objeto a em Flaubert. Revue Flaubert , v. 10, p. 10, 2010.

  • SCOTTI, S. . Psicanálise e literatura, o objeto e o estilo em Flaubert e Joyce. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 16, p. 79-92, 2009.

  • SCOTTI, S. . Psicanálise e literatura, o objeto e o estilo em Flaubert e Joyce.. O Marrare (Online) (Rio de Janeiro) , v. 11, p. 22-32, 2009.

  • SCOTTI, S. . Psicanálise, universidade e capital intelectual. Psicologia Ciência e Profissão , Brasília, v. 26 (3), p. 440-449, 2006.

  • SCOTTI, S. . L'hystérie chez Freud et Flaubert. Revue Flaubert , Rouen/França, v. 6, p. 1, 2006.

  • SCOTTI, S. . Tramas da clínica psicanalítica em debate (RESENHA). Psyche (São Paulo) , São Paulo, v. 19, p. 205-208, 2006.

  • SCOTTI, S. ; SOARES, D. P. ; COUTINHO, M. C. ; LAGO, Mara ; MAHEIRE, K. ; PRADO FILHO, Kleber ; TONELI, M. J. F. ; ZANELLA, Andréa Vieira ; SOUZA, Fernando Aguiar Brito de . Diversidade e diálogo: reflexões sobre alguns métodos em psicologia. Interações (Universidade São Marcos) , v. XI, p. 22, 2006.

  • SCOTTI, S. . Psicanálise, desejo e estilo. Psyche (São Paulo) , São Paulo, v. 15, p. 77-92, 2005.

  • SCOTTI, S. . Culpa e Gozo, Psicanálise e Literatura. Psicologia. Reflexão e Crítica , Porto Alegre, v. 16, n.1, p. 217-221, 2003.

  • SCOTTI, S. . A Histeria em Freud e Flaubert. Estudos de Psicologia (Campinas) , Natal, v. 7, n.2, p. 333-342, 2002.

  • SCOTTI, S. . Aquisição da Linguagem e Formação de Vínculo. Revista de Ciências Humanas (Florianópolis) , Florianópolis, v. 16, p. 135-144, 1998.

  • SCOTTI, S. . Linguagem e Processos Mentais. Revista de Ciências Humanas (Florianópolis) , Florianópolis, v. 12, p. 63-76, 1994.

  • SCOTTI, S. . Escrita e Psicanálise II. Curitiba: Editora CRV, 2010. 316p .

  • SCOTTI, S. . A Estrutura da Histeria em Madame Bovary. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. v. 1000. 243p .

  • SCOTTI, S. ; FAYAD, D. ; LHULLIER, L. A. ; MARCILLAC, A. L. M. ; RODRIGUES, A. ; FAJNWACS, F. ; HULAK, F. ; VERMEERSCH, P. ; CAMARGO, L. F. ; HABKOST, N. ; SCOTTI, S. . O Estatuto da Obra na Psicose e na Neurose. In: Louise Amaral Lhullier. (Org.). Psicanálise, invenção e arte: a obra, o autor, o sinthoma.. 1ed.Curitiba: CRV Editora, 2016, v. 1, p. 103-116.

  • SCOTTI, S. . A escrita de si e o objeto a em Flaubert. In: Ana Maria Medeiros da Costa; Doris Rinaldi. (Org.). A escrita como experiência de passagem. 1ed.Rio de Janeiro: Cia. de Freud, 2012, v. , p. 27-35.

  • SCOTTI, S. . Lapsus Calami: o inconsciente na escrita ou o inconsciente como uma escrita. In: Sérgio Scotti; Ana Costa; Beatriz Guimarães; Mariana Lange; Rafael Stobe; Romulo Vargas; Rosi Bergamaschi. (Org.). Escrita e Psicanálise II. Curitiba: Editora da UFSC, 2010, v. , p. 151-156.

  • SCOTTI, S. . Arte:sublimação ou saber fazer?. In: Marcia Mello de Lima;Marco Antonio Coutinho Jorge. (Org.). Saber fazer com o real: diálogos entre Psicanálise e Arte.. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2009, v. , p. 290-299.

  • SCOTTI, S. . A letra, o olhar e a voz na literatura, na escrita e na clínica. (DIGITAL). In: Laéria Bezerra Fontenele; Daniel Franco de Carvalho. (Org.). A letra o olhar e a voz (DIGITAL). Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2009, v. , p. -.

  • SCOTTI, S. . Fantasia, desejo e pulsão: psicanálise e literatura. In: Fernando Aguiar; Beatriz Guimarães. (Org.). Interfaces em Psicanálise e Escrita. 1a.ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, v. , p. 101-111.

  • SCOTTI, S. ; COSTA, A. ; RINALDI, D. . Pulsão e Escrita. In: Ana Costa; Doris Rinaldi. (Org.). Escrita e Psicanálise. 1a.ed.Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2007, v. 1, p. 157-164.

  • SCOTTI, S. . Fantasia, desejo e pulsão: Psicanálise e Literatura (DIGITAL). In: Laéria Bezerra Fontenele; Daniel Franco de Carvalho. (Org.). IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2007, v. , p. -.

  • SCOTTI, S. . Psicanálise: uma ética do desejo. In: VI Congresso Nacional de Psicanálise da UFC - XV Encontro de Psicanálise da UFC, 2011, Fortaleza. O psicanalista sua clínica e sua Cultura, 2011.

  • SCOTTI, S. . O sintoma na arte ou a arte como sintoma?. In: XI Encontro da EPFCL/AFCL - Brasil, 2010, Fortaleza. Anais do XI Encontro da EPFCL/ AFCL, 2010. p. 322-329.

  • SCOTTI, S. . Fantasia, desejo e pulsão: Psicanálise e Literatura. In: IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC, 2007, Fortaleza. Anais do IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2007.

  • SCOTTI, S. ; LIMEIRA, Cláudio de Souza . Uma análise do conceito psicanalítico de histeria e suas possíveis contribuições para a construção do saber. In: XIV Encontro Nacional da Abrapso, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Nacional da Abrapso, 2007.

  • SCOTTI, S. . Psicanálise, literatura e a escuta do analista. In: XI Encontro de Psicanálise da UFC, 2006, Fortalez. Anais do XI Encontro de Psicanálise da UFC. Fortaleza: Edições UFC, 2006.

  • SCOTTI, S. . Teoria da sexualidade e literatura. In: III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC, 2005, Fortaleza. Anais do III Congresso Nacional de Psicanálise da UFC.

  • SCOTTI, S. . Não sou culpado, mas mereço.. In: Reunião Lacanoamericana de Psicanálise de Florianópolis, 2005, Florianópolis. Atas da Reunião Lacanoamericana de Florianópolis, 2005.

  • SCOTTI, S. . O objeto e o estilo em Joyce. In: Jornada: Seminário XXIII - Le Sinthome de Jacques Lacan, 2004, Florianópolis. Jornada: Seminário XXIII - Le Sinthome de Jacques Lacan. Florianópolis: Escola Brasileira de Psicanálise - Delegação Santa Catarina, 2004. v. I. p. 01-13.

  • SCOTTI, S. . A clínica na/da falta.. In: Colóquio Jacques Lacan: a peste lacaniana, 2001, Florianópolis. Anais do Colóquio Jacques Lacan: a peste lacaniana, 2001.

  • SCOTTI, S. . Psicanálise e literatura, onde tudo é possível a menos que.. In: XIII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise, 2000, João Pessoa. Anais do XIII Congresso Círculo Brasileiro de Psicanálise, 2000.

  • SCOTTI, S. . Psicanálise, desejo e estilo em literatura. In: II Congresso Nacional de Psicanálise da UFC, 2000, Fortaleza, 2000.

  • SCOTTI, S. . Psicose ou o desamparo diante do Outro. In: V Fórum Brasileiro de Psicanálise, 1999, Recife. V Fórum Brasileiro de Psicanálise - Psicanálise e Desamparo - Anais, 1999.

  • SCOTTI, S. . Culpa: existe um gozo aí!. In: 2o. Congresso Internacional do Colégio de Psicanálise da Bahia, 1999, Salvador. Anais do 2o. Congresso Internacional do Colégio de Psicanálise da Bahia, 1999.

  • SCOTTI, S. . O desejo de, ou do analista?. In: VIII Jornada de Cartéis em Psicanálise do Traço Freudiano, 1998, Florianópolis. Atas VIII Jornada de Cartéis em Psicanálise do Traço Freudiano, 1998. p. 24-31.

  • SCOTTI, S. . Introdução ao estudo da obra de Gustave Flaubert: "Madame Bovary". In: Semana da Psicologia, 1993, Florianópolis. Atas da Semana de Psicologia, 1993.

  • SCOTTI, S. . Introdução ao estudo da obra de Gustave Flaubert-Madame Bovary. In: 7o. Recorte de Psicanálise, 1993, Florianópolis. Anais do 7o. Recorte de Psicanálise, 1993. p. 63-68.

  • SCOTTI, S. . Análise do discurso terapêutico: abordagens rogeriana e laboviana. In: II Encontro Estadual dos Psicólogos de Santa Catarina, 1988, Florianópolis. Anais do II Encontro Estadual do Psicólogos do Estado de Santa Catarina, 1988.

  • SCOTTI, S. . Culpa: existe um gozo aí.. In: I Congresso Nacional de Psicanálise da UFC, 2001, Fortaleza. Anais do I Congresso Nacional de Psicanálise da UFC, 2001. p. 30.

  • SCOTTI, S. . Análise do discurso terapêutico: uma abordagem rogeriana e laboviana. In: Encontro da ANPOLL, 1988, Florianópolis. Anais da ANPOLL, 1988.

  • SCOTTI, S. . A escuta do analista e a relação entre psicanálise e literatura.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . O corpo erógeno e as inscrções do Outro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . O objeto e o estilo na literatura e na clínica psicanalítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . Psicanálise: uma ética do desejo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . O objeto a e o estilo: o sintoma e o sinthoma na literatura e na clínica Psicanalítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . O sintoma na arte ou a arte como sintoma?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCOTTI, S. . Lygia Clark: a arte em busca do Real do corpo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . A letra, a voz e o olhar na literatura e na clínica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . A letra, o olhar e a voz na literatura, na escrita e na clínica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . Psicanálise< uma ética do desejo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . Lacan, o mais sublime dos estruturalistas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCOTTI, S. . O abuso sexual infantil à luz da transmissão psíquica geracional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . Lapsus calami: o inconsciente na escrita ou o inconsciente como uma escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . Arte: sublimação ou saber fazer?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCOTTI, S. . Fantasia, desejo e pulsão: Psicanálise e Literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . Pulsão e Escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . Psicanálise e literatura e a escuta do analista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . Não sou culpado, mas mereço.... 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . Teoria da sexualidade e literatura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . Psicanálise, desejo e estilo em literatura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . ´Culpa: existe um gozo aí.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . Psicanálise e Literatura, onde tudo é possível a menos que.... 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . Psicose, ou o desamparo diante do Outro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCOTTI, S. . Culpa: existe um gozo aí!. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOTTI, S. . Trilhamentos do feminino. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000 (Orelha de livro).

Outras produções

SCOTTI, S. . Consultor ad hoc da Revista de Psicologia USP. 2011.

SCOTTI, S. . Consultor ad-hoc da Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis. 2009.

SCOTTI, S. . Consultor ad-hoc da Revista Fractal. 2009.

SCOTTI, S. . Consultor ad hoc da Revista Ágora - UFRJ. 2009.

SCOTTI, S. . Consultor had hoc da Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia UFRJ. 2008.

SCOTTI, S. . Consultor ad hoc da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2007.

SCOTTI, S. . Consultor ad hoc da Revista Psico. 2007.

SCOTTI, S. . Consultor ad hoc da Revista Interação em Psicologia. 2007.

SCOTTI, S. . Membro da Comissão Científica do IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2007.

SCOTTI, S. . Consultor ad hoc da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica. 2006.

SCOTTI, S. . Relator ad hoc da Revista de Ciências Humanas da UFSC. 2004.

SCOTTI, S. . Avaliador de cursos de Psicologia do E Mec. 2010.

SCOTTI, S. . Comissão Científica do V Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2009.

SCOTTI, S. . Consultor ad-hoc da Editora da Universidade Estadual de Londrina. 2009.

SCOTTI, S. ; CAMARGO, B. V. ; SILVA, N. . Comissão de seleção do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. 2009.

SCOTTI, S. . Parecerista ad-hoc da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. 2009.

SCOTTI, S. . Parecerista ad hoc da Revista Psicologia e Sociedade. 2009.

SCOTTI, S. . Projeto de Pesquisa: Oficina de Escrita. 2007.

CALIL, Eduardo ; SOARES, Pedro ; SCOTTI, S. . Escrita, subjetividade e criatividade. 2004.

SCOTTI, S. . Núcleo de Estudos Psicanalíticos. 2002.

SCOTTI, S. . Curso de Especialização em Psicanálise. 2001.

SCOTTI, S. . Atendimento psicanalítico à comunidade. 1982.

SCOTTI, S. . Coordenação da mesa O-CULT'AR-TE no VII Encontro Internacional IF-EPFCL. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SCOTTI, S. ; SCHNEIDER, D. R. ; MORE, C. L. A. O. ; CRUZ, Roberto Moraes . Comissão de avaliação da proposta de inclusão do Serviço de Atendimento Psicológico dp Dpto. de Psicologia da UFSC no SUS. 2008. (Comissão de Avaliação Técnica).

SCOTTI, S. . Conferência de Edson Luiz André de Sousa: Utopia e Cultura: arte, escita e psicanálise. (ORGANIZADOR). 2007 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Comissão Científica do IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2007 (Demais trabalhos relevantes) .

COSTA, Ana Maria Mediros da ; SCOTTI, S. . Psicanálise e escrita. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Mesa redonda: Psicanálise e Literatura: a psicanálise não passa de uma literatura?. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Coordenador de Sessão de Trabalho no II Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Palestra: Pesquisa em Psicanálise. 2003 (Conferência) .

SCOTTI, S. . Palestra: Pesquisa em Psicanálise. 2002 (Conferência) .

SCOTTI, S. . Conferência de Luiz Carlos Nogueira: O Campo Lacaniano,Desejo e Gozo (ORGANIZADOR). 2001 (Conferência) .

SCOTTI, S. . Conferência: Madame Bovary, uma análise psicanalítica.. 1995 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Mesa redonda:Terapia Psicológica: conceitos e significados na atualidade.. 1993 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Palestra: Introdução ao estudo da obra de Gustave Flaubert: Madame Bovary. 1993 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Palestra: Desenvolvimento do Psiquismo e da Linguagem no Materialismo Sócio Histórico. 1992 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Comunicalção científica: Análise do Discurso Terapêutico - Abordagens Laboviana e Rogeriana. 1988 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Palestra: Análise do Discurso Terapêutico: abordagens Laboviana e Rogeriana.. 1988 (Demais trabalhos relevantes) .

SCOTTI, S. . Palestra: Abordagens terapêuticas: a abordagem rogeriana.. 1988 (Demais trabalhos relevantes) .

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Psicanálise, invenção e arte., Descrição: Este projeto de pesquisa é fruto do trabalho conjunto de professores do Département de Psychanalyse da Université de Paris 8 e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. A partir do núcleo inicial composto pelos professores Fabian Fajnwaks (Paris 8), Fabienne Hulak (Paris 8) e Louise Lhullier (UFSC), acolheu mais recentemente o professor Sérgio Scotti (UFSC) e a doutoranda do PPGP (UFSC) Adriana Rodrigues. Pretende, ainda, ampliar a participação de outros pesquisadores dessas instituições, orientados pelo tema e pelos mesmos fundamentos teóricos. Desta forma, espera-se que, além da produção atinente ao próprio trabalho de pesquisa dos professores envolvidos, o projeto constitua um ponto de partida para uma parceria mais ampla, gerando oportunidades de orientação e co-orientação de dissertações e teses, de intercâmbio de professores e estudantes e de publicações conjuntas. Este projeto visa estudar as criações singulares próprias de sujeitos psicóticos, tendo como fundamento os trabalhos referentes à chamada arte bruta, como também os estudos produzidos pelos psiquiatras que se interessaram por essas produções. A leitura de Lacan sobre a obra de Joyce é uma referência importante, mas não é a única: nós poderíamos evocar os trabalhos de J.-C. Maleval sobre Temple Grandin et D. Williams, de F. Hulak sobre Antonin Artaud e o ?pèse-nerf?, o de F. Fajnwaks sobre W. Reich e a ?máquina de capturar o orgônio?, e também sobre a poesia de Paul Celan. As obras clássicas da psiquiatria francesa e alemã, os escritos de S. Freud e de J. Lacan sobre a psicose, os seminários de J.-ª Miller e as produções do Campo Freudiano, e os trabalhos de F. Hulak, L. Lhullier e F. Fajnwaks sobre a arte na psicose e sobre as psicoses ordinárias como também alguns dos nossos estudos os quais tem nos indicado que na produção artística/literária/visual de, supostamente neuróticos e/ou psicóticos (Flaubert, Joyce, Lygia Clark), está implicado um objeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Sérgio Scotti - Coordenador / Louise Lhullier - Integrante / Fabian Fajnwaks - Integrante / Fabienne Hulak - Integrante / Adriana Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Outra.

  • 1999 - 2011

    Psicanálise e Literatura: uma relação possível?, Descrição: O projeto de pesquisa sobre Pscanálise e Literatura visa tratar, através da análise de textos literários, a relação entre a questão do estilo e da escrita e conceitos psicanalíticos como, pulsão, desejo e gozo relacionados à clínica psicanalítica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Scotti - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. , Campos Universitário, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476, Telefone: (48) 37219283, URL da Homepage:

Experiência profissional

1977 - 1978

Fundação Estadual Para o Bem Estar do Menor

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: assistente psiquiátrico, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1977 - 01/1978

    Serviços técnicos especializados , Secretaria da Saúde, Governo do Estado.,Serviço realizado, assistente psiquiátrico.

1982 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O vínculo com a UFSC continua como professor aposentado voluntário, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Atividades

  • 01/1999

    Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Discurso e Constituição do Sujeito

  • 03/1998

    Treinamentos ministrados , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Treinamentos ministrados, palestra

  • 01/1990

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa

  • 03/1982

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade II, Personalidade e Cultura, Psicologia da Educação, Carl Rogers, Jacques Lacan, Dinâmica de Grupo II

  • 01/1982

    Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Atendimento Psicológico à Comunidade.

  • 03/2002 - 06/2003

    Ensino, Psicologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Constituição do Sujeito do Inconsciente

  • 05/1999 - 06/2001

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 01/1998

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 04/1992 - 04/1992

    Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento do psiquismo: uma abordagem materialista histórica

  • 04/1992 - 04/1992

    Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento do Psiquismo-Enfoque Materialista

  • 03/1992 - 03/1992

    Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento do Psiquismo-Enfoque Materialista

  • 05/1991 - 05/1991

    Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento do Psiquismo-Enfoque Materialista

  • 04/1991 - 04/1991

    Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento do Psiquismo-Enfoque Materialista

  • 03/1991 - 03/1991

    Ensino, Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento do Psiquismo, enfoque materialista.

  • 09/1988 - 09/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cepe, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro de conselho de centro.

  • 07/1987 - 12/1989

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenador de Extensão.

  • 01/1983

    Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenador do SAPSI.