Julimara Alves Devens Souza
Casada e com 1(um) filho. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto - 2002 e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto - 2006. Possui Experiência profissional nas diversas áreas da Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. As principais atividades como técnica e servidora pública foi a atuação como analista em sistemas de saneamento na CESAN (2009-2012) e técnica de controle e qualidade ambiental - licenciamento ambiental na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Aracruz (2005-2009). Atualmente atua como docente (DE) ao cargo de Professor EBTT do IFES Campus Colatina, sendo admitida em 2012. Até o presente momento atuou e atua nos cursos técnico integrado em edificações, técnico integrado em meio ambiente, técnico concomitante em edificações e em segurança do trabalho, graduação em tecnologia em saneamento ambiental, graduação em arquitetura, graduação em administração e pós graduação em sustentabilidade no ambiente construído. Disciplinas ministradas: Sistemas de Abastecimento de Água; Tratamento de Resíduos Sólidos; Gestão Ambiental; Prevenção e Controle da Poluição Ambiental no Ar, Água e Solo; Diagnóstico Ambiental e Sócio Ambiental; Avaliação de Impacto Ambiental; Legislação Ambiental; Tecnologia das Construções; Materiais de Construção; Projeto Integrador e outros.
Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Ambiental
2004 - 2006
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Quantificação do Coeficiente de Dispersão em Pequenos Cursos d'Água Naturais com o Uso de Traçador Ambientalmente Neutro, Ano de Obtenção: 2006
Antenor Rodrigues Barbosa Júnior.Bolsista do(a): Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. Palavras-chave: dispersão longitudinal; qualidade da água; traçador; poluição da água.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Controle da Poluição. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica / Especialidade: Hidrologia. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Recursos Minerais.
Formação complementar
2011 - 2011
Redução de Perdas de Água em Redes de Abasteciment. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação e Difusão Tec. para Gestão das Águas. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Diagnóstico das Causas das Perdas em SAA. (Carga horária: 16h). , HOperações Consultoria em Gerenciamento de Empresas de Saneamento, HOPERAÇÕES, Brasil.
2010 - 2010
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 40h). , Ingenieria, Estudios e Proyectos, NIP, S.A., Brasil.
2009 - 2009
Diversos:estanqueidade de tubulação;vazamentos;etc. (Carga horária: 16h). , Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP, SABESP, Brasil.
2008 - 2008
Introdução ao SIG e Funcionalidades Básicas do SIG. (Carga horária: 40h). , Empresa Emgefoto, ENGEFOTO, Brasil.
2008 - 2008
Funcionalidades Avançadas do Software SIG ArcGIS. (Carga horária: 20h). , Empresa Emgefoto, ENGEFOTO, Brasil.
2008 - 2008
Funcionalidades Avançadas do Software de SIG. (Carga horária: 20h). , Empresa Engefoto (PR), ENGEFOTO, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Capacitação da Resolução 362/05 Conama. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2007 - 2007
Mini-Curso Biomonitoramento da Qualidade das Águas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2006 - 2006
Reuso de Efluentes Domésticos e Industriais. (Carga horária: 8h). , Faculdade Espírito-Santense, FAESA, Brasil.
2003 - 2003
Introdução ao Gerenciamento de Recursos Hídricos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: ENGENHARIA AMBIENTAL.
Organização de eventos
J.A., Devens . I Simpósio de Infraestrutura - Tecnologias para Construção e Meio Ambiente. 2017. (Outro).
Participação em eventos
Mini curso Contribuições da Didática para a tarefa docente. 2016. (Outra).
I Encontro de Pesquisa do Curso de Arquitetura e Urbanismo. 2015. (Encontro).
III Semana de Arte e Cultura.Exposição de Maquetes de Estação de Tratamento de Água. 2015. (Outra).
Palestra desafios para a conservação da mata atlântica. 2015. (Outra).
VI Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2015. (Seminário).
V Jornada Interna de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.Estudo das Condições de Lançamento do Efluente percolado do tubo de geotêxtil - bag da estação de tratamento de água de São Roque do Canaã/ES. 2015. (Outra).
V Jornada Interna de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.Avaliação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Ifes Campus Cola. 2015. (Outra).
V Jornada Interna de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.Análise da Gestão dos Recursos Hídricos da Sub-bacia do Rio São João Pequeno - Colatina ES. 2015. (Outra).
V Jornada Interna de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.Estudo das Perdas de Água no sistema de distribuição de água do Ifes Campus Colatina. 2015. (Outra).
V Jornada Interna de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.Estudo das perdas de água no sistema de distribuição de água do Ifes. 2015. (Outra).
V Jornada Interna de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.Estudo das Perdas de Água no Sistema de Distribuição de Água do Ifes Campus Colatina. 2015. (Outra).
IV Jornada Interna de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Articulando Saberes Acadêmicoe Comunitário - Construindo Relações Cooperativas e Aprendizagem Coletiva.. 2014. (Outra).
7 Encontro de Inovação da Cesan. 2013. (Encontro).
2 Fórum de Meio Ambiente "Transformando idéias em atitudes". 2012. (Outra).
Cheias, Cianobactérias e Qualidade da Água - CBH Doce. 2012. (Encontro).
II Encontro de Ambientação Institucional - Gerência de Gestão Educacional Ifes Campus Colatina. 2012. (Encontro).
III Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Ifes Colatina. 2012. (Seminário).
III Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Ifes Colatina.Avaliação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Ifes - Campus Colatina.. 2012. (Seminário).
5 Encontro de Inovação da Cesan. 2011. (Encontro).
Encontro Técnico Aesabesp / Fenasan - Feira Nacional de Saneamento. 2011. (Encontro).
Seminário de Meio Ambiente da Cesan 2011. 2011. (Seminário).
Workshop Controle e Redução de Perdas de Água em Sistemas Públicos de Abastecimento. 2011. (Outra).
Water Loss 2010. 2010. (Congresso).
2 Seminário Internacional "Eficiência Operacional na Redução de Perdas de Água". 2009. (Seminário).
3 Encontro Cesan de Inovação Tecnológica. 2009. (Encontro).
VI Seminário de Iniciação Científica da ESFA.Palestra - Sistema de Esgotamento Sanitário: importância, partes constituintes e aplicabilidade.. 2009. (Seminário).
4a Oficina Regional de Capacitação da Resolução 362/05 Conama. 2008. (Oficina).
I Fórum Municipal de Meio Ambiente de Aracruz.Mini-curso Reúso da Água. 2007. (Outra).
III Simpósio Mineiro de Engenharia Ambiental. 2007. (Simpósio).
Seminário Águas e Florestas:Alternativas Econômicas e Sustentáveis para o ES - Cipe Rio Doce/ES. 2007. (Seminário).
VI Semana do Administrador da FACHA.Palestra Gestão Ambiental Municipal - Preservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 2007. (Oficina).
I Simpósio de Engenharia Ambiental do Espírito Santo promovido pela FAESA. 2006. (Simpósio).
4 Workshop sobre a Questão Ambiental no Processo da Concessão do Sistema Rodovia do Sol com o tema: Mata Ciliar e Recuperação de Nascentes. 2005. (Outra).
II Seminário Espírito-Santense de Recursos Hídricos, com o tema Ciência e Tecnologia em Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional promovido pela UFES.Uso da Análise Dimensional na Construção de um Modelo Semi-empírico de Previsão do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d'Água Naturais. 2003. (Seminário).
IX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.Medida do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d?Água Naturais com o Emprego de Traçador Conservativo. 2001. (Seminário).
I Seminário de Engenharia de Incêndio. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
J.A.D., Souza; LAPORTI, J.; Croce, R.. O Plano Diretor como instrumento de gestão ambiental urbana no município de Colatina ES. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza; LAPORTI, J.; COZER, D. B. C.. Licenciamento Ambiental: Levantamento das atividades potencialmente poluidoras no município de Colatina-ES. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza; LAPORTI, J.; COSTA, L. R.. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de um Supermercado de Médio Porte em Baixo Guandu. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
LAPORTI, J.; BUSSULAR, K.F.F.;J.A.D., Souza. . Bim e Gestão Da Manutenção de Edifícios. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
LAPORTI, J.; ESPANHOL, J.A.;J.A.D., Souza. Aproveitamento de Resíduos Sólidos de Granito, Aplicado como Textura Permeável, Lavável e Sustentável. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza. Gestão Ambiental Municipal: Estudo de caso na cidade de Itabirito - MG.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Administração Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza. Problemas Ambientais Urbanos: um estudo sobre os impactos ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos da construção civil no município de Serra/ES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Administração Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens. A influência dos aspectos sociais na formação escolar dos docentes do ensino médio integrado. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens. A importância do controle interno na administração pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens. O professor, a tecnologia e as possibilidades de inclusão escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens. Educação integradora e educação inclusiva rumo à distância emancipadora. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens. Uso do software internet explorer e os atos de copiar e colar nos trabalhos de pesquisa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza; LAPORTI, J.. Proposta de Plano de Ação, Modelo 5W2H, para o Ifes Campus Colatina visando melhor manejo dos resíduos sólidos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
LAPORTI, J.;J.A.D., Souza; GOMES, F. L.. OLIVEIRA;STELLA MARYS PEREIRA.Estudo da perspectiva de agricultores sobre a aplicação das políticas públicas ao manejo de embalagens vazias de defensivos agrícolas.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens; LAPORTI, J.; GOMES, F. L.. Caracterização dos Resíduos Sólidos do Ifes Campus Colatina. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza; LAPORTI, J.; GOMES, F. L.. Gerenciamento de Pneus Inservíveis nas Empresas de Transporte Coletivo em Colatina - ES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza; COSTA, L. R.; SILVA, W. H.. .Análise das Perdas de Água na Etapa de Produção nas Estações de Tratamento de Água I e IV de Colatina/ES.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
MOURA, M. C. O.;J.A., Devens; SEGATTO, M. A. B.. Composteira Caseira no Ifes Campus Colatina - Avaliação e Prática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
LAPORTI, J.;J.A.D., Souza; ZACCHE, M. M.. Análise microbiológica da água de abastecimento de uma comunidade de zona rural no município de Colatina-ES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
GUZZO, M. S. P.;J.A.D., Souza; ASSIS, J. M.. Ocorrência de parasitoses intestinais e ação educativa em uma escola de São Marcos, Marilândia/ES.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
CASTRO, M. G. L.;J.A., Devens. Qualidade da água nas escolas municipais de Colatina atendidas pela ETA II : análise microbiológica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens; MOURA, M. C. O.; BRAVO, V. J.. Levantamento e análise do licenciamento ambiental dos postos de abastecimento de combustíveis de Colatina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
ELESBON, A. A. A.;J.A., Devens; CARVALHO, M. A.. Proposta de enquadramento do rio santa Maria do Doce-ES Etapa Prognóstico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens; COSTA, L. R.; SILVA, W. H.. Estudo do consumo e das perdas de água no setor de distribuição de água do Ifes Campus Colatina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens; MOURA, M. C. O.; VAGO, V. J.. Estudo de viabilidade e aproveitamento de água dos sistemas de ar condicionado do Ifes Campus Colatina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
COSTA, L. R.;J.A., Devens; SILVA, W. H.. Consumo de água em edificações não residenciais no município de Colatina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens; ELESBON, A. A. A.; BAPTISTI, E.. Análise da Gestão dos Recursos Hídricos da Sub-bacia do Rio São João Pequeno - Colatina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A., Devens; COSTA, L. R.; LOZER, J. G.. Estudo das condições de lançamento do efluente percolado do tubo geotêxtil - bag da estação de tratamento de água de são Roque de Canaã. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza; TERRA, V. R.. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DE LAVAGEM DOS FILTROS DE FLUXO ASCENDENTE, NA ETA II DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA, COLATINA - ES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Espírito Santo.
COSTA, L. R.;J.A., Devens; MOREIRA, R.. Compressibilidade dos Resíduos Sólidos Recicláveis da Indústria Têxtil, Lata de alumínio e garrafa pet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza; CASTRO, M. G. L.; ANDRADE, V. S.. Ensaio de tratabilidade em água com alta contagem de cianobactérias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
J.A.D., Souza; COSTA, L. R.; AVANCINI, J. V.. Avaliação da Forma de Redução do Volume do Lodo de ETA em Leitos de Secagem Simulados com Diferentes Materiais Filtrantes.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Espírito Santo.
CARVALHO, M. A.;J.A., Devens; AVANCINI, J. V.. Levantamento, Mapeamento e Georreferenciamento dos Vazamentos dos Sistema de Distribuição de Água de Colatina-ES como ferramentas de gestão de perdas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
GONCALVES, D. C.;J.A.D., Souza. Vila Olímpica de Aracruz. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Aracruz.
Orientou
Estudo das Perdas de Água no Sistema de Distribuição de Água do Ifes, Campi Colatina; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; (Orientador);
Estudo do Consumo de Água no Ifes, Campi Colatina; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Espírito Santo; (Orientador);
O Plano Diretor como instrumento de gestão ambiental urbana no município de Colatina ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de um Supermercado de Médio Porte em Baixo Guandu; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Licenciamento Ambiental: Levantamento das atividades potencialmente poluidoras no município de Colatina-ES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Construído) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Proposta de Plano de Ação, Modelo 5W2H, para o Ifes Campus Colatina visando melhor manejo dos resíduos sólidos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Caracterização dos Resíduos Sólidos do Ifes Campus Colatina; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Gerenciamento de Pneus Inservíveis nas Empresas de Transporte Coletivo em Colatina - ES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
; Análise das Perdas de Água na Etapa de Produção nas Estações de Tratamento de Água I e IV de Colatina/ES; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Levantamento e análise do licenciamento ambiental dos postos de abastecimento de combustíveis de colatina; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Estudo do Consumo e das Perdas de Água no setor de distribuição de água do Ifes - Campus Colatina; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Estudo da Viabilidade do Aproveitamento de Água dos Sistemas de Ar Condicionado no Ifes Campus Colatina; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Análise da Gestão dos Recursos Hídricos da Sub-Bacia do Rio São João Pequeno - Colatina-ES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Estudo das condições de lançamento do efluente percolado do tubo de geotêxtil-bag da estação de tratamento de água de São Roque do Canaã/ES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DE LAVAGEM DOS FILTROS DE FLUXO ASCENDENTE, NA ETA II DO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA, COLATINA - ES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Ensaio de Tratabilidade em Água com alta contagem de cianobactérias; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Avaliação da Forma de Redução do Volume do Lodo de ETA em Leitos de Secagem Simulados com Diferentes Materiais Filtrantes; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Levantamento Quantitativo e Caracterização dos resíduos sólidos gerados nos ensaios realizados no Lab; Construção Civil do Ifes Campus Colatina; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico Concomitante em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Ensaios de compressão axial em corpos de prova de concreto com diferentes teores utilizando agregados reciclados provenientes dos ensaios de laboratório de material de construção civil do Ifes Campus Colatina; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico Concomitante em Edificações) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Estudo das perdas de água no sistema de distribuição de água do Ifes, Campi Colatina; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
ESTAGIO EMPRESA MESTRA ENGENHARIA LTDA; 2013; Orientação de outra natureza; (Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
ESTAGIO EMPRESA META AMBIENTAL CONSULTORIA E PROJETOS LTDA; 2012; Orientação de outra natureza; (Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
ESTAGIO META AMBIENTAL CONSULTORIA E PROJETOS LTDA; 2012; Orientação de outra natureza; (Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
O Uso da Água na Área Urbana; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Meio Ambiente) - EEEFM Monsenhor Guilherme Schmitz; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Energia Solar; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico de Meio Ambiente) - E; E; E; F; M; Monsenhor Guilherme Schmitz; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Construção de Cisternas para Armazenamento de Água de Chuva; 2007; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico de Meio Ambiente) - E; E; E; F; M; Monsenhor Guilherme Schmitz; Orientador: Julimara Alves Devens Souza;
Produções bibliográficas
-
J.A.D., Souza ; BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues . Modelos Empíricos e Semi-Empíricos para a Obtenção do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos de Água. Revista Brasileira de Recursos Hídricos , v. 15, p. 75-88, 2010.
-
J.A.D., Souza ; BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues ; SILVA, Gilberto Queiroz da . Modelo de Quantificação do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos de Água Naturais. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 11, p. 269-276, 2006.
-
BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues ; SILVA, Gilberto Queiroz da ; J.A.D., Souza ; NEVES, B. V. B. . Métodos diretos de determinação do coeficiente de dispersão longitudinal em cursos d'água naturais. Parte 2 - Aplicação e comparação dos métodos. REM. Revista Escola de Minas (Impresso) , v. 58, p. 139-145, 2005.
-
BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues ; SILVA, Gilberto Queiroz da ; NEVES, B. V. B. ; J.A.D., Souza . Métodos diretos de determinação do coeficiente de dispersão longitudinal em cursos d'água naturais - Parte 1 - Fundamentos teóricos. Revista da Escola de Minas , v. 58, p. 27-32, 2005.
-
J.A.D., Souza . Seminário Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce biodiversidade e água. 1. ed. Unesdoc Digital Library, 2023.
-
J.A.D., Souza . Uso da Análise Dimensional na Construção de um Modelo Semi-empírico de Previsão do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d'Água Naturais. In: II Seminário Espírito-Santense de Recursos Hídricos, 2003, Vitória, 2003.
-
J.A.D., Souza ; BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues ; SILVA, Gilberto Queiroz da . Medida do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d'Água Naturais com o Emprego de Traçador Conservativo. In: Prêmio Sociedade Mineira de Engenheiros de Ciência e Tecnologia, 2002, Belo Horizonte, 2002.
-
J.A.D., Souza . Medida do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d'Água Naturais com o Emprego de Traçador Conservativo. In: IX SIC UFOP, 2001, Ouro Preto. IX Seminário de Iniciação Científica. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2001.
-
SOUZA, J. A. D. ; FERREIRA, A. S. ; FERREIRA, A. D. ; J.A.D., Souza . Ensaio de Tratabilidade em Agua com alta contagem de algas e cianobactérias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, J. A. D. ; COSTA, J. R. ; PRUDENCIO, B. C. ; J.A., Devens . Estudo das Condições de Lançamento do Efluente Percolado do Tubo de Geotêxtil - Bag da Estação de Tratamento de Água de São Roque do Canaã/ES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
J.A., Devens ; LOCATELLI, A. R. ; PONATH, E. ; OLIVEIRA, G. C. ; CAMPOS, L. S. ; SOUZA, M. A. . Avaliação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Ifes Campus Colatina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, N. C. ; THOMES, M. C. ; J.A., Devens . Análise da Gestão dos Recursos Hídricos da Sub-bacia do Rio São João Pequeno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
J.A., Devens . Expositora de maquetes de estação de tratamento de água. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
J.A.D., Souza . Uso da Análise Dimensional na Construção de um Modelo Semi-empírico de Previsão do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d'Água Naturais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
J.A.D., Souza ; BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues . Medida do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d?Água Naturais com o Emprego de Traçador Conservativo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
J.A.D., Souza ; BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues . Quantificação do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d?água Naturais com o Uso de Traçador Ambientalmente Neutro 2006 (Dissertação de Mestrado).
Outras produções
J.A.D., Souza ; MARTINS, L. H. M. ; FERREIRA, M. A. M. ; PIMENTA, J. G. A. ; DIAS, M. C. T. . Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Sapucaí-MG. 2010.
J.A.D., Souza . Biodiversidade de Colatina, Espírito Santo. 2023.
J.A.D., Souza ; BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues . MEDIDA DO COEFICIENTE DE DISPERSÃO LONGITUDINAL DE PEQUENOS CURSOS D'ÁGUA NATURAIS COM O EMPREGO DE TRAÇADOR CONSERVATIVO. 2001.
J.A.D., Souza . Reuso da Água: desenvolvimento sustentável. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
J.A.D., Souza . Reúso da Água. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
J.A.D., Souza ; BARBOSA JÚNIOR, Antenor Rodrigues . Medida do Coeficiente de Dispersão Longitudinal de Pequenos Cursos d?Água Naturais com o Emprego de Traçador Conservativo. 2001. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
Análise da viabilidade técnica da adição de agregados reciclados em concreto provenientes de resíduos gerados nos ensaios de laboratório de materiais de construção do IFES Campus Colatina, Descrição: Projeto com dois planos de trabalho. EDITAL Interno N08/2019. O projeto é coordenado por mim e os alunos Voluntários cursam edificações concomitante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julimara Alves Devens Souza - Coordenador / Samantha Caliari Souto - Integrante / Marcos de Jesus Oliveira Filho - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Outra.
-
2013 - 2014
Estudo das Perdas de Água no Sistema de Distribuição de Água do Ifes, Campi Colatina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julimara Alves Devens Souza - Coordenador / Rubiana Rocha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa.
-
2013 - Atual
Estudo do Consumo de Água no Ifes, Campi Colatina, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julimara Alves Devens Souza - Coordenador / Brena Gotardo - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Espírito Santo - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Colatina. , Avenida Arino Gomes Leal, Colatina Velha, 29700558 - Colatina, ES - Brasil, Telefone: (27) 37231500
Experiência profissional
2012 - Atual
Instituto Federal do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof Bas Tec Tecnologico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora dos cursos: tecnologia em saneamento ambiental; arquitetura e urbanismo; técnico integrado em edificações; técnico concomitante em edificações; técnico integrado em meio ambiente; técnico concomitante em segurança do trabalho; pós -graduação lato sensu em sustentabilidade no ambiente construído.
2022 - 2023
Instituto Federal do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Instituto Federal do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord Curso Superior Saneamento Ambiental, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2019
Ensino, Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo., Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas Urbanas e Meio Ambiente; DIagnóstico Ambiental; Tratamento e Controle de Resíduos Sólidos; Materiais de Construção
-
02/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Tecnologia das Construções; Materiais de Construção; Prevenção e Controle da Poluição Ambientall; Legislação Ambiental; Projeto Integrador; Diagnóstico Sócio Ambiental, e outros.
-
02/2012 - 12/2021
Ensino, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abastecimento de Água; Tratamento e C.das Águas de Abastecimento; Tratamento e Controle de Resíduos Sólidos; Gestão Ambiental; Tecnologia das Construções; Controle de Emissões Atmosféricas; Diagnóstico Ambiental; Planejamento Ambientall
-
01/2019 - 06/2020
Ensino, Sustentabilidade no Ambiente Construído., Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Políticas Públicas Ambientais e Urbanas; Avaliação Ambiental; Orientação em Trabalho Final de Curso.
2009 - 2012
Companhia Espirito Santense de SaneamentoVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas de Saneamento, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora das Ações de Perdas do Interior.
2009 - 2009
Secretaria de Meio Ambiente de AracruzVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Controle e Qualidade Ambiental, Carga horária: 30
Outras informações:
Setor de trabalho:
- Controle e qualidade ambiental/licenciamento ambiental.
2005 - 2009
Secretaria de Meio Ambiente de AracruzVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica de Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Setor de trabalho:
- Controle e qualidade ambiental/licenciamento ambiental.
Atividades
-
02/2005
Serviços técnicos especializados , Controle e Qualidade Ambiental (Licenciamento Ambiental).,Serviço realizado, As atividades realizadas são desenvolvidas no setor de controle e qualidade ambiental tais como: análise técnica de processo de licenciamento ambiental (áreas:recursos hídricos, saneamento, construção civil, loteamento, etc), realização de vistorias.
2008 - 2009
Escola São Francisco de AssisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Atividades
-
01/2008 - 06/2009
Ensino, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle de Emissões Atmosféricas, Hidráulica, Materiais e Tecnologias das Construções, Planejamento Ambiental, Saneamento Básico
2005 - 2005
Centro Universo de AracruzVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Curso Técnico Meio Ambiente, Carga horária: 6
Atividades
-
06/2005 - 12/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Tratamento de Efluentes Domésticos
2007 - 2008
E.E.E.F.M. Monsenhor Guilherme SchmitzVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: DT - designação temporária, Carga horária: 3
Outras informações:
Disciplina ministrada:
- Saneamento Ambiental (Curso técnico de Meio Ambiente)
Atividades
-
09/2007 - 04/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Saneamento Ambiental
2002 - 2002
Projeto Hexágono Engenharia e Consultoria LtdaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2002 - 09/2002
Estágios , Projeto Hexágono Engenharia e Consultoria Ltda.,Estágio realizado, Orçamento e Acompanhamento de Obras Civis.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Julimara Alves Devens Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?