Maristela Costa

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (2005), e especialização em Administração Financeira Contábil e Controladoria. Atualmente é QPPE - Secretaria do Estado da Educação do Paraná. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercado de Capitais, Economia e Mercados, Desenvolvimento Econômico, Crescimento Econômico, Agronegócio, Distribuição de renda e Desenvolvimento sustentável, Metodologia cientifíca, economia ambiental, cenários econômicos, macroeconomia, economia- modalidade EAD e liderança gestão por competências modalidade EAD.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Administração Financeira Contábil e Controladoria

2007 - 2008

Faculdade de Ciênicas Sociais Aplicadas de Cascavel
Título: A oferta de crédito e suas influências a curto prazo nas finanças pessoais
Orientador: Dimas Detoni

Graduação em Ciências Economicas

2000 - 2005

Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú
Título: As influências do Agronegócio para o Desenvolvimento e Crescimento Economico Paranaense no período de 1994-2004
Orientador: Sinvales Roberto de Souza

Formação complementar

2013 - 2013

AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL :. (Carga horária: 24h). , Secretaria do Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.

2012 - 2012

DISSEMINADORES DA EDUCAÇÃO FISCAL. (Carga horária: 160h). , ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.

2009 - 2009

Maestria em sala de aula. (Carga horária: 3h). , Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú, CESUFOZ, Brasil.

2008 - 2008

Uso de recursos audiovisuais e ténicas de fixação. (Carga horária: 2h). , Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú, CESUFOZ, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação Didático-Pedagógica. (Carga horária: 4h). , Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú, CESUFOZ, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação Didático-Pedagógica. (Carga horária: 6h). , Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú, CESUFOZ, Brasil.

2007 - 2007

Organização dos Funcionários na Ação Pedagógica. (Carga horária: 8h). , Secretaria do Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.

2007 - 2007

Reflexoes para implementção do Projeto Político Pe. (Carga horária: 24h). , Secretaria do Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.

2007 - 2007

Introdução Mercado Financeiro e Clubes de Invest.. (Carga horária: 2h). , Conselho Federal de Administração, CRA, Brasil.

2006 - 2006

Estudos a organização do Trabalho Pedagógico Esc.. (Carga horária: 16h). , Secretaria do Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.

2006 - 2006

Palestra sobre Oratória. (Carga horária: 2h). , Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú, CESUFOZ, Brasil.

2006 - 2006

Curso Capacitação no uso metodologias Científic. (Carga horária: 3h). , Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú, CESUFOZ, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Capacitação didático-Pedagógica. (Carga horária: 6h). , Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú, CESUFOZ, Brasil.

2006 - 2006

curso Dirigido de diretrizes Pedagógicas para Educ. (Carga horária: 32h). , Secretaria do Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Capacitação de Profissionais da Educação. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Curta Duração. , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Liderança e gestão por competência.

Participação em eventos

XIII EPEAD.Comércio Internacionla: As influências no setor primário paranaense. 2010. (Encontro).

XIII EPEAD encontro paranaense de Estudantes de Administração. 2009. (Encontro).

XIII EPEAD Encontro Paranaense dos Estudantes de Adminstração.Comércio Internacional: As influências das barreiras comerciais no setor primário paranaense. 2009. (Encontro).

ENPPEX- Encontro Panaense de Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais Aplicadas.Influências do Agronegócio para o Crescimento e Desenvolvimento Econômico Paranaense. 2006. (Encontro).

ENPPEX - Encontro Paranaense de Pesquisa E Extensão em Ciências Sociais Aplicadas.As principais Barreiras ao comércio Internacional e suas respectivas inflências no Agronegócio. 2006. (Encontro).

I Semana Acadêmica Integrada Cesufoz.As principais barreiras ao comércio internacional e suas respectivas influências no agronegócio. 2006. (Seminário).

XIV Encontro Anual de Iniciação Cientifica - EAIC.Os impactos das políticas públicas de combate ao desemprego no Brasil no período de 1990 a 2004. 2005. (Encontro).

XIV Encontro Anual de Iniciação Cientifica - EAIC.Distribuição de Renda: Analise do Processo Socioeconômico Brasileiro. 2005. (Encontro).

XIV Encontro Anual de Iniciação Cientifica - EAIC.A Contribuição do agronegócio para o Crescimento Econômico Paranaense. 2005. (Encontro).

III Encontro de Economia Paranaense.As inflûencias do Agronegócio para o Crescimento Economico Paranaense. 2004. (Encontro).

I Semana AcadÊmica de Economia. 2002. (Seminário).

II Seminário Municipal de Agropecuária de Santa Terezinha de Itaipu. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Edileni Pereira Munhoz

COSTA, M.. Análise da Viabilidade de Investimento na Fabricação de Pão Frances. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade União das Américas.

Aluno: Saulo Francisco Amaral

COSTA, M.. Análise Swot na Empresa MC Comissária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade União das Américas.

Aluno: Cleonice Duarte

COSTA, M.. Padronização dos Processos de Recrutamento, Seleção e Avaliação de Pessoas: Caso ADCOS Cosméticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Admininistracão) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

Aluno: Ana Laura p

COSTA, M.. dos Santos.Readequação dos Processos Organizacionais - O caso da Empresa Bimbetto Alimentos Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Admininistracão) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

Aluno: Gisele Streck

COSTA, M.. Reestruturação Financeira para a Pizzaria Pepy em foz do Iguaçu. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Admininistracão) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

Aluno: Edmeia Alves

COSTA, M.. Avaliação de Empresas com o enfoque em goodwill e na analise das demonstrações financeiras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

Aluno: Tatiane Dinca

COSTA, M.. A importância da ajuda financeira internacional para o desenvolvimento da economia brasileira no período de 1980 a 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Economicas) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

Aluno: Alex Sandro Lopes de Souza

COSTA, M.. Economia do Crime: Uma análise entre taxa de ocupação, rendimento médio e crimes contra o patrimônio no Brasil durante o período de 2001 a 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Economicas) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

Aluno: Luciano Vieira Chanã

COSTA, M.. A armadilha econômica: a escolha de um modelo econômico articulado na taxa de juros.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Economicas) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

Aluno: Ananisia de S

COSTA, M.. Cavalcante Racanelli.Ensino da contabilidade comparado com o resultado do Enade 2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

COSTA, M.. Avaliador de Trabalhos Científicos. 2006. Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú.

Orientou

Marco Antonio Porfirio

IMPACTOS DECORRENTES DA MODERNIZAÇÃO NA AGRICULTURA BRASILEIRA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Economicas) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú; Orientador: Maristela Costa;

Salete Tonello

A VENDA DE TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL DIRETO PARA AS PESSOAS FÍSICAS NO PERÍODO DE 2002 Á 2005 A VENDA DE TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL DIRETO PARA AS PESSOAS FÍSICAS NO PERÍODO DE 2002 Á 2005 IMPACTOS DECORRENTES DA MODERNIZAÇÃO NA AGRICULTURA BRASILEIRA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Economicas) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú; Orientador: Maristela Costa;

Jaimur Pereira Dias

Home Broker: A importância das negociações em Bolsas de Valores para o Desenvolvimento e Crescimento Econômico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Economicas) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú; Orientador: Maristela Costa;

Ronaldo Coelho Bernardino

Brasil: do crescimento econômico ao desenvolvimento sustentável no período de 1994 a 2004; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Economicas) - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú; Orientador: Maristela Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, M. . As contribuições do Agronegócio para o Crescimento Econômico do Paraná. Revista de Iniciação cientifica Unicentro, 2005.

  • COSTA, M. . Distribuição de Renda: Analise do Processo Socioeconômico Brasileiro. Revista de Iniciação cientifica Unicentro, 2005.

  • COSTA, M. . As influências do Agronegócio para o Crescimento e Desenvolvimento Econômico Paranaense no período de 1994-2004. Monografia - Centro de Ensino Sup de Foz do Iguaçu, 2005.

  • COSTA, M. . Agronegocio e Crescimento Econômico Paranaense. agronline.com.br, 2005.

  • COSTA, M. . as influências do agronegócio para o Crescimento e Desenvolvimento Econômico Paranaense. Encontro de Economia Paranaense, 2004.

  • COSTA, M. . Os impactos das politicas públicas de combate ao desemprego no Brasil no período de 1990 a 2004. Revista de Iniciação cientifica Unicentro, 2004.

  • COSTA, M. . Comércio Internacional: As influências das barreiras comerciais no setor primário paranaense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, M. . As influências do Agronegócio para o Crescimento e Desenvolvimento Economico Paranaense. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, M. . As influências do Agronegócio para o Crescimento e Desenvolvimento Economico Paranaense. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, M. . As principais Barreiras ao comércio Internacional e suas respectivas influências no Agronegócio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

COSTA, M. . como gastar melhor seu décimo terceiro salário RPC TV. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, M. . Preço dos combustiveis. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, M. . No vermelho. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, M. . LIQUIDACAO E TENTACAO. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, M. . Investir em fundos com alta rentabilidade traz benefícios a longo prazo.. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, M. . Crise Economica Mundial. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COSTA, M. . Secretariado Básico e Executivo. 2007. .

COSTA, M. . Noções Básicas de Finanças Pessoais. 2007. .

COSTA, M. . Noções Básicas de Finanças Pessoais. 2007. .

COSTA, M. . Profissão Economista. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, M. . Secretariado. 2007. .

Prêmios

2009

3º lugar na categoria artigos científicos : Encontro Paranaense de Estudantes de Administração, conselho Regional de Administração Pr.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú. , Avenida Paraná, 3695, Jd. Central, 85863-720 - Foz do Iguacu, PR - Brasil, Telefone: (045) 35201727, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2014

Faculdade Integrada das Cataratas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 4

1998 - Atual

Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: QPPE, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1998

    Direção e administração, Secretaria do estado da Educação do Paraná, .,Cargo ou função, Técnica Administrativa.

2013 - 2016

Centro Universitário União Dinâmica de Faculdades Cataratas

Vínculo: PROFESSOR MODALIDADE EAD, Enquadramento Funcional: Celetista

2008 - 2014

Faculdade de Foz do Iguaçu

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3

2006 - 2014

Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçú

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

  • 02/2006 - 07/2014

    Ensino, Ciências Economicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Regional, Agronegócio, Introdução a Economia, Economia, Mercado Financeiro e de Capitais, Ambiente Econômico Global, Economia e Gestão Setor Público, Economia de Empresas

2009 - 2012

Faculdade União das Américas

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12