Vitor Hugo de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. (2015). Especializado em Educação Especial Inclusiva (2017) / Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) (2018) pela Faculdade São Braz. Graduado em Pedagogia (2012) pela Universidade Estadual de Londrina. Já atuou como professor de Educação Infantil. Atualmente trabalhando como Tutor da Pós-Graduação EAD.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade Estadual de Londrina
Título: Escolarização de alunos com deficiência intelectual em instituições especiais: uma análise dos indicadores da educação básica brasileira.,Ano de Obtenção: 2015
Silvia Marcia Ferreira Meletti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Transtorno do Espectro Autista e Transtornos Globais do Desenvolvimento

2018 - 2018

Instituto de Educação São Braz
Título: TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; CONCISO CONHECIMENTO SOBRE O TEMA

Especialização em Educação Especial Inclusiva

2017 - 2018

Instituto de Educação São Braz
Título: BREVE ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Graduação em Pedagogia

2009 - 2012

Universidade Estadual de Londrina
Título: AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO E DO DESEMPENHO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENEM EM LONDRINA - PR
Orientador: Silvia Marcia Ferreira Meletti

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Como e Por que Sou Professor.. (Carga horária: 2h). , Universidade Kroton, UK, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, V. H. . 23º Encontro Anual de Iniciação Científica. 2014. (Outro).

OLIVEIRA, V. H. . V simpósido de Pesquisa e Pós Graduação em educação e XV Semana da educação ?Da formação a ação docente: Impactos na educação escolar?. 2013. (Outro).

OLIVEIRA, V. H. . VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de pesquisadores em Educação Especial. 2011. (Congresso).

OLIVEIRA, V. H. . XI Semana da educação: História da educação e I encontro de pesquisa em história das instituições educativas.. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.Participação e desempenho de alunos com necessidades educacionais especiais no ENEM no município de Londrina-PR (2007-2008). 2014. (Seminário).

IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.Matrículas de alunoscom necessidades educacionais especiais em instituições especializadas em educação especial no Paraná. 2014. (Seminário).

X ANPED Sul. Instituições Especializadas no estado do Paraná: Uma análise das matrículas do Censo Escolar em 2012. 2014. (Congresso).

III Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência. 2013. (Encontro).

VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação especial. Avaliação em larga escala: uma análise da participação e do desempenho de alunos com necessidades educacionais especiais no ENEM em Londrina - PR. 2013. (Congresso).

V simpósido de Pesquisa e Pós Graduação em educação e XV Semana da educação ?Da formação a ação docente: Impactos na educação escolar?.Educação de Jovens e Adultos: Um estudo acerca de sua trajetória até os dias atuais. 2013. (Outra).

V simpósido de Pesquisa e Pós Graduação em educação e XV Semana da educação ?Da formação a ação docente: Impactos na educação escolar?.Avaliação da aprendizagem: Suas múltiplas faces e a necessidade de mudanças. 2013. (Outra).

V simpósido de Pesquisa e Pós Graduação em educação e XV Semana da educação ?Da formação a ação docente: Impactos na educação escolar?.Uma análise da participação e do desemprenho de alunos com necessidades educacionaos especiais no ENEM em Londrina. 2013. (Outra).

XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação.Instituições especializadas em educação especial no estado do Paraná: Uma análise dos indicadores educacionais 2077-2011. 2013. (Seminário).

XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação."ENEM: Participação e desempenho de alunos com necessidades deucacionais especiais no munícipio de Londrina- PR". 2013. (Outra).

II Encontro Interinstitucional de pesquisa: políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência..Deficiência Intelectual da abordagem histórico cultural.. 2012. (Encontro).

XIV Semana da Educação- Pedagogia 50 anos: Da faculdade de filosofia, ciências e letras à Universidade Estadual de Londrina.Deficiência Intelectual a partir da abordagem histórico-cultural.. 2012. (Simpósio).

XXI Encontro Anual de Iniciação Científica.AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA. 2012. (Encontro).

Indicadores Educacionais da Educação Especial. 2011. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e XII Encontro da Associação Brasileira de pesquisadores em Educação Especial. 2011. (Congresso).

XX Encontro Anual de Iniciação Científica.Motivação de alunos no ensino fundamental em relação com percepções do contexto e com variáveis intrapessoais. 2011. (Encontro).

XIX Encontro Anual de Iniciação Científica.Motivação de alunos no ensino fundamental em relação com percepções do contexto e com variáveis intrapessoais. 2010. (Encontro).

2 Video Fórum: Educação e práticas sociais. 2009. (Oficina).

IV Simpósio Londrinense sobre o estatuto da crinaça e do adolescente: Do direito á dignidade ás crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais.. 2009. (Simpósio).

XI Semana da educação: História da educação e o I encontro de pesquisa em história das instituições educativas.. 2009. (Encontro).

XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ednéia Consolin Poli

MELETTI, S. M. F.;POLI, Ednéia Consolin; OLIVEIRA, F. N.. Avaliação em larga escala: uma análise da participação e do desempenho de alunos com NEEs do ENEM em Londrina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

Francismara Neves de Oliveira

MELETTI, S. M. F.;OLIVEIRA. F. N.; POLI, E. C.. Avaliação em Larga Escala:uma análise da participação e do desempenho de alunos com NEE no ENEM em Londrina-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

Eliane Cleide da Silva Czernisz

MELETTI, S. M. F.; CAIADO, K. R. M.;CZERNISZ, E. C. S.. Escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no Paraná: hegemonia da segregação e da filantropia. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Eliane Cleide da Silva Czernisz

MELETTI, S. M. F.;CZERNISZ, E. C. S.; CAIADO, K. R. M.. Escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no Paraná: hegemonia da segregação e da filantropia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jordana Moura Caetano

PRODUÇÃO DE SOJA EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE MANEJO NO RIO GRANDE DO SUL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Jordana Moura Caetano;

Rafael Deminice

Sarcopenia em pessoas vivendo com o virus da imunodeficiência humana; 2019; Tese (Doutorado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rafael Deminice;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E RENDIMENTO ESCOLAR : UMA ANÁLISE DOS, Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar a situação do atendimento educacional para o aluno com deficiência em municípios brasileiros em termos de acesso/permanência e da natureza dos serviços educacionais organizados e destinados a esta população e os índices de rendimento escolar dos alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino, de diferentes escolas, situadas em municípios distintos de três unidades da federação. Especificamente busca identificar e analisar as alterações quantitativas referentes ao acesso e à permanência de alunos com deficiência em cinco municípios-pólo do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade , para compreender em que contexto se insere a escolarização dos alunos com deficiência; identificar e analisar os índices de rendimento escolar de alunos com deficiência incluídos no ensino regular nesses municípios; delimitar critérios para a construção de um Sistema de Indicadores Sociais referente às condições de escolarização da pessoa com deficiência segundo a combinação orientada das estatísticas do acesso ao atendimento educacional desta população e de seu rendimento escolar. A pesquisa compõe o Observatório da Educação e se caracteriza como um projeto em rede que articula pesquisadores da UEL, UFMS, UFSC, UFSCar e UNICAMP... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor Hugo de Oliveira - Integrante / Silvia Marcia Ferreira Meletti - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    MOTIVAÇÃO DE ALUNOS REPETENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA APRENDER MATEMÁTICA, Descrição: A PROPOSTA, PARTE DECORRENTE DE PROJETO MAIOR INTITULADO "MOTIVAÇÃO DE ALUNOS REPETENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO COM PERCEPÇÕES DO CONTEXTO E COM VARIÁVEIS INTRAPESSOAIS", PRETENDE IDENTIFICAR A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DE 5ª A 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DE LONDRINA. DE ACORDO COM A LITERATURA, A RETENÇÃO DO ALUNO EM UMA SÉRIE ESCOLAR É ENCARADA COMO SITUAÇÃO DE FRACASSO, RELACIONANDO-SE COM PREJUÍZO NA MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM. OS ALUNOS PARTICIPANTES RESPONDERÃO UM QUESTIONÁRIO COM 25 AFIRMATIVAS, EM ESCALA TIPO LIKERT SENDO 1 DISCORDO TOTALMENTE A 5 CONCORDO TOTALMENTE, CUJA PERGUNTA INICIAL É "POR QUE FAÇO AS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor Hugo de Oliveira - Integrante / JOSE ALOYSEO BZUNECK - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    MOTIVAÇÃO DE ALUNOS REPETENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO COM PERCEPÇÕES, Descrição: O PROBLEMA QUE DEU ORIGEM À INICIATIVA DA PRESENTE PESQUISA É A CONSTATAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO, O QUE INCLUI SOBREMANEIRA A REPETÊNCIA DE SÉRIE. SEGUNDO CRITÉRIOS ADOTADOS UNIVERSALMENTE, CONSIDERA-SE FRACASSO O EVENTO DE UM ALUNO NÃO ATINGIR DETERMINADO ESCORE OU PADRÃO PRÉ-DEFINIDO, SEJA EM TERMOS ABSOLUTOS OU COMPARATIVOS. NESTE ÚLTIMO CASO, EXEMPLO TÍPICO DE CRITÉRIO É A REFERÊNCIA À NORMA. POR ISSO, SERÃO INVESTIGADAS, EM ALUNOS REPROVADOS E REPETENTES, CONDIÇÕES RELACIONADAS COM MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM NUMA DISCIPLINA ESPECÍFICA, QUE É MATEMÁTICA. A INVESTIGAÇÃO SERÁ, POIS, UM INSIGHT A PARTIR DE TEORIAS MOTIVACIONAIS. AS SEGUINTES QUESTÕES NORTEARAM A ELABORAÇÃO DO PROJETO: COMO ALUNOS REPETENTES PERCEBEM MODALIDADES DO CONTEXTO ATUAL DAS APRENDIZAGENS DAS DISCIPLINAS? QUAIS SÃO SUAS REAÇÕES EMOCIONAIS NESTA FASE? COMO SE JULGAM EM TERMOS DE CAPACIDADE PARA APRENDER? QUE EXPECTATIVAS TÊM DE SUPERAÇÃO DE SUA CONDIÇÃO ATUAL? QUAL O TIPO DE MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM? SÃO DESMOTIVADOS, APRESENTAM MOTIVAÇÃO AUTÔNOMA OU CONTROLADA? APROXIMADAMENTE 500 ALUNOS DE 5ª A 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE PÚBLICA DE LONDRINA RESPONDERÃO A UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS INVESTIGADAS, UM QUESTIONÁRIO EM ESCALA LIKERT, CONTENDO AFIRMATIVAS ACERCA DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE VARIÁVEIS CONTEXTUAIS, SUAS EMOÇÕES E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E TIPO DE MOTIVAÇÃO. ALGUNS ITENS QUE COMPORÃO O INSTRUMENTO SERÃO RETIRADOS DA LITERATURA E ADAPTADOS PARA OS OBJETIVOS DA PESQUISA. ESPECIFICAMENTE NA AVALIAÇÃO DOS TIPOS DE MOTIVAÇÃO, SERÁ UTILIZADO INSTRUMENTO ELABORADO EM PESQUISA, EM FASE DE CONCLUSÃO, FINANCIADA PELO CNPQ, COM O TÍTULO "A MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL". A VERSÃO PRELIMINAR DO INSTRUMENTO SERÁ TESTADA EM ESTUDO PILOTO, SENDO REVISTO E CONSOLIDADO PARA APLICAÇÃO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor Hugo de Oliveira - Integrante / JOSE ALOYSEO BZUNECK - Coordenador.