Anderson Mendes Augusto

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1996). Especialista em Biologia pela Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA. MSc em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Trabalhou no Zoológico do Rio de Janeiro de 1991 à 2016 (Fundação RIOZOO) e no Zoológico do Rio S/A de 2016 à 2019 (Riozoo S/A). Atua em consultorias ambientais e de Manejo de Fauna in situ e ex situ. Conselheiro do CRBio-02 nas gestões 2011/2015 e 2019/2020 onde exerceu as funções de Conselheiro-Secretário e Coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional (COFEP). Atuou na Academia do Concurso Público - ACP como professor de Recursos Faunísticos e no SENAC/RJ do curso de Biologia, Manejo e Medicina da Conservação de Animais Selvagens e como coordenador do curso de Capacitação para Tratadores de Animais Selvagens. Ministrou cursos de capacitação em Manejo de Animais Sinantrópicos e Silvestres para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) e Guarda-parques (Inea). Atualmente coordena o setor de Biologia da Fundação Hermann Weege - Bioparque Zôo Pomerode/SC.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia Ambiental

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gestão dos resíduos sólidos nos zoológicos do Brasil: O caso da Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro, Ano de Obtenção:
Orientador: Cristina Aparecida Nassar

Especialização em Análises Clínicas

2011 - 2011

Conselho Regional de Biologia - 02
Título: nenhum

Especialização em Pós graduação "Lato-Sensu" em Biologia

2001 - 2002

Universidade Federal de Lavras
Título: nenhuma

Graduação em Ciências Biológicas

1992 - 1996

Faculdade de Humanidades Pedro II

Ensino Médio (2º grau)

1987 - 1989

Colégio Afonso Celso

Ensino Fundamental (1º grau)

1979 - 1986

Escola Municipal Barão de Santa Margarida

Formação complementar

2015 - 2015

ISIS - REGISTRO DE DADOS INSTITUCIONAIS. (Carga horária: 5h). , Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários do Brasil, SZB, Brasil.

2009 - 2009

I Curso Básico de Biossegurança na Captura e Manus. (Carga horária: 16h). , Instituto Oswaldo cruz, IOC, Brasil.

2008 - 2008

Atualização Prática em Microbiologia. (Carga horária: 30h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em X Curso de Técnicas Anatômicas. (Carga horária: 60h). , Sociedade Brasileira de Anatomia, SBA, Brasil.

2007 - 2007

Gerenciamento de Resíduos de Saúde e Biossegurança. (Carga horária: 8h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.

2006 - 2006

Elaboração de Projetod Sociais. (Carga horária: 8h). , ONG Amigos do Futuro, ONGAF, Brasil.

2006 - 2006

Taxidermia. (Carga horária: 14h). , Sociedade de Zoológicos do Brasil, S.Z.B, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Treinamento na operação e manutenção de motosserra. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2005 - 2005

Taxidermia. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas, PUC, Brasil.

2004 - 2004

Técnicas Anatômicas, Implantação e Adequação de La. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Anatomia, SBA, Brasil.

2003 - 2003

Nutrição de Animais Silvestres em Cativeiro. (Carga horária: 12h). , Sociedade de Zoológicos do Brasil, S.Z.B, Brasil.

2002 - 2002

Manejo e Conservação do Jacaré do papo amarelo. (Carga horária: 8h). , Zoológico Municipal de Mogi-Mirim, ZMMM, Brasil.

2002 - 2002

Planejamento e Desenho de Zoológicos. (Carga horária: 12h). , Sociedade de Zoológicos do Brasil, S.Z.B, Brasil.

2001 - 2001

Estimativa de Idade em Pequenos Mamíferos. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Mastozoologia, SBMZ, Brasil.

2000 - 2000

Enriquecimento Ambiental. (Carga horária: 15h). , Sociedade de Zoológicos do Brasil, SZB, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Biossegurança em Laboratórios de Análises Clínicas. (Carga horária: 52h). , Centro Educacional Henry Dunant, CEHD, Brasil.

1999 - 1999

Introdução à Legislação Ambiental. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1997 - 1997

Aspectos da Biol., Comport. e Conserv. de Répteis. (Carga horária: 14h). , Fundação Parque Zoológico de São Paulo, FPZSP, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Taxidermia Científica. (Carga horária: 40h). , Museu de Biologia Mello Leitão, MBML, Brasil.

1994 - 1994

Técnicas Bacteriológicas. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.

1994 - 1994

Técnicas de Isolamento Microbiológico. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Biotério. (Carga horária: 65h). , Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.

1993 - 1993

Preparação de Vertebrados para Coleções Científica. (Carga horária: 10h). , Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.

1992 - 1992

Aspectos Laboratoriais da Hemocultura. (Carga horária: 7h). , Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em Nutrição Animal. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos de Biologia, CEBIO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Organização de eventos

AUGUSTO, A. M. . XI Semana de Biologia. 1993. (Outro).

Participação em eventos

40 Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. Frequência comportamental de dois elefantes asiáticos fêmeas (Elephas maximus) mantidos sob cuidados humanos na Fundação RIOZOO. 2016. (Congresso).

10 Curso de Manejo de Crises em Zoológicos. 2015. (Outra).

39 Congresso Brasileiro de Zoológicos e Aquários do Brasil. 2015. (Congresso).

Encontro da Associação Nacional para Pesquisa, conservação e preservação de Str Strigiformes. 2015. (Encontro).

38 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2014. (Congresso).

Workshop sobre Manejo de Elefantes. 2014. (Outra).

20 Semana do Curso de Ciências Biológicas da UCB.Fauna Invasora no Rio de Janeiro e suas Implicações. 2013. (Outra).

37 Congresso da Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários do Brasil. 2013. (Congresso).

Oficina Técnica de Reabilitação da fauna Oleada. 2013. (Oficina).

Seminário Internacional de Proteção à Fauna em Caso de Vazamento de Óleo. 2013. (Seminário).

36 Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. 2012. (Congresso).

1 Forum Mundial: Realidade e perspectivas de manejo e conservaçãoção. 2011. (Outra).

35 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2011. (Congresso).

34 Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. 2010. (Congresso).

Fim de Semana do Meio Ambiente.A História dos Zoológicos. 2010. (Outra).

33 Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. 2009. (Congresso).

Entrega de Carteiras de Identidade Profissional.Padrinho dos Biólogos. 2009. (Outra).

I Curso Básico de Biossegurança na Captura e Manuseio de Pequenos Mamíferos Silvestres. 2009. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia. 2008. (Congresso).

Uso do espaço por mamíferos: conceitos, técnicas e aplicações. 2008. (Outra).

VIII Fórum de Biologia da Universidade Veiga de Almeida.Diferentes meios de Manejo e Conservação de animais ameaçados. 2008. (Outra).

31 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2007. (Congresso).

Aniversário de Criação do CRBio 2.Reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao CRBio 2. 2007. (Outra).

Disciplina de Cordados.Diversidade dos Mamíferos e Distribuição Geográfica. 2007. (Seminário).

XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Parques Zoológicos y Acuários. 2007. (Congresso).

XVI Encontro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens. 2007. (Encontro).

30 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2006. (Congresso).

V Fórum de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco."Contenção Físico-Química de Animais Selvagens". 2006. (Outra).

XIX Semana Acadêmica de Zootecnia"."Manejo, alimentação e bem-estar em primatas cativos". 2006. (Outra).

XV Congresso Paulista de Zoológicos. 2006. (Congresso).

XXIII Semana do Médico Veterinário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro."Mini-curso de Animais Selvagens". 2006. (Outra).

Carrapato estrela - O transmissor da Febre maculosa. 2005. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Mastozoologia. 2005. (Congresso).

IV Encontro sobre Animais Selvagens. 2005. (Encontro).

VII Seminário de Iniciação Científica do Departamento de Biologia da Universidade Gama Filho."Introdução às Técnicas de Taxidermia". 2005. (Seminário).

28 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2004. (Congresso).

II Simpósio Sobre Ensino de Anatomia. 2004. (Simpósio).

Simpósio de Biologia do Desenvolvimento - SBBC. 2004. (Simpósio).

VI Congreso de Anatomia del Cono Sur. 2004. (Congresso).

V Simpósio da Associação Paranaense para o Desenvolvimento do Ensino da Ciência. 2004. (Simpósio).

XLI Congreso Argentino de Anatomia. 2004. (Congresso).

XV Congresso Panamericano de Anatomia. 2004. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Anatomia. 2004. (Congresso).

XXV Congreso Chileno de Anatomia. 2004. (Congresso).

27 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2003. (Congresso).

III Simpósio Sobre Micos-Leões. 2003. (Simpósio).

26 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2002. (Congresso).

II Encontro de Zôos do Mercosul. 2002. (Encontro).

XVIII Semana Acadêmica de Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro."Animais Silvestres". 2002. (Outra).

XVII Semana Acadêmica de Zootecnia. 2002. (Outra).

25 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2001. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Mastozoologia. 2001. (Congresso).

VII Semana de Meio Ambiente e Biologia da Universidade Castelo Branco. 2001. (Outra).

VII Semana de Meio Ambiente e Biologia da Universidade Castelo Branco."Conservação em Zoológicos". 2001. (Outra).

24 Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 2000. (Congresso).

I Workshop Internacional de Nutrição de Animais Selvagens. 2000. (Outra).

I Workshop Internacional para Conservação de Felinos Neotropicais. 2000. (Outra).

V Encontro Internacional de Zoológicos. 2000. (Encontro).

I Semana Acadêmica do Médico Veterinário (SACAMEV) da Universidade estadual do Norte Fluminense."Biologia e Manejo de Animais Silvestres em Cativeiro". 1999. (Outra).

I Semana Acadêmica do Médico Veterinário (SACAMEV) da Universidade Estadual do norte Fluminense. 1999. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Primatologia. 1999. (Congresso).

Bio Semana 97 na Universidade Federal do Rio de Janeiro."Conhecendo o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro". 1997. (Outra).

I Encontro de professores no Museu Nacional."Noções de Taxidermia". 1997. (Encontro).

18 Congresso Brasileiro da Sociedade de Zoológicos do Brasil. 1994. (Congresso).

Simpósio de Ciência em Meio Ambiente. 1993. (Simpósio).

X Semana de Biologia. 1993. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Jessica Lima Pinheiro

AUGUSTO, A. M.. Pesquisa de parasitos gastrintestinais em animais cativos do Zoológico do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dayenne Dutton Doresti de Assumpção

AUGUSTO, A. M.; Carvalheira, R.G.; Cunha, A.S. Análise comportamental de dois indivíduos fêmeas de Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) cativos na fundação RIOZOO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Victor Teixeira Mendes Nunes

AUGUSTO, A. M.; Carvalheira, R.G.; Cunha, A.S. Análise comportamental de um indivíduo fêmea de Lobo-cinzento (Canis lupus) sob cuidados humanos na Fundação RIOZOO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Letícia Offredi Silva

AUGUSTO, A. M.; Souza, F.C; Cunha, A.S. Análise comportamental de dois indivíduos fêmeas de Elefantes-asiáticos (Elephas maximus) cativos na Fundação RIOZOO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Tatiana Costa Paiva Ferreira Neves

AUGUSTO, A. M.; Carvalheira, R.G.; Cunha, A.S; Da Costa, R.C.. Análise comportamental de Arara-canindé (Ara ararauna) no Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro - RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Olinda Olegário da Silva Valente

AUGUSTO, A. M.; Carvalheira, R.G.; Cunha, A.S. Análise comportamental de indivíduos de Puma concolor da Fundação Zoológico do Rio de Janeiro - RIOZOO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Marcelo da Silva Melo

AUGUSTO, A. M.; TAVEIRA, ÚRSULA. A importância do enriquecimento ambiental para a conservação ex situ da fauna - um estudo de caso com Cebus flavius. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Rayza Roberta Negrão Ferreira

ROCHA, M. M. B.; Seligmann, I.C.A.;AUGUSTO, A. M.. Manejo Reprodutivo de Quero-quero, Vanellus chilensis (Molina, 1782) em Cativeiro no Parque mangal das Garças, em Belém - Pará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Patícia Souza da Silva

AUGUSTO, A. M.; MOCELIN, M. A. O.; VERONA, C.E.S.. Levantamento de Avifauna no Jardim Botânico de Niterói, Campo de São Bento e Praia de Icaraí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bianca Mazzeo Norte

VERONA, C.E.S.; Roney Rodrigues Magalhães;AUGUSTO, A. M.. Estudo de doenças Circulantes entre o Ser humano e Primatas não-humanos (Cebus nigritus e Callithrix jacchus). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Leonardo Mattos Carmo

AUGUSTO, A. M.; BALTHAZAR, D. A.. Relato de caso de um exemplar de Macaco-prego (Cebus apella) com Osteodistrofia Nutricional, pertencente a Fundação RIOZOO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alex Lucas Spadetti

AUGUSTO, A. M.; BALTHAZAR, D. A.. Uso da Técnica Laparoscópica para a avaliação reprodutiva e confirmação de sexagem em Ara ararauna Linnaeus 1758 (Psittaciformes:Psitacidae). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: RENATA FRANCISCO DOS SANTOS

PORTO, M.; GIMENEZ, A. R. M.;AUGUSTO, A. M.. "Ocorrências de Tartarugas Marinhas no Litoral Brasileiro". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: MAX LUIS BARROS ROSARIO

AUGUSTO, A. M.; ESBERARD, C. E. L.; SILVA, A. M. P. T. C. E.. "Observações em um grupo de Cebus xanthosternos (Wied, 1820) após a introdução de aparelhos de enriquecimento". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Rio de Janeiro.

Orientou

Ludmila de Andrade Gadelha

Proposta de enriquecimento ambiental em dois indivíduos de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus, ILLIGER 1815, MAMMALIA: CANIDAE) no Zoológico do Rio de Janeiro, RJ, Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Anderson Mendes Augusto;

Alessandra Pinheiro De Martino

"Análises parasitológicas de fezes de gatos (Felis catus domesticus) errantes na Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula; Orientador: Anderson Mendes Augusto;

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTE, LILIANE T. F. ; COSENTINO, MATHEUS A. C. ; D?ARC, MIRELA ; MOREIRA, FILIPE R. R. ; MOUTA, RICARDO ; AUGUSTO, ANDERSON M. ; TROCCOLI, FERNANDO ; SOARES, MARCELO A. ; SANTOS, ANDRÉ F. . Characterization of a new anellovirus species infecting an ocelot (Leopardus pardalis) in Brazil. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY (ONLINE VERSION) , v. 46, p. e1, 2023.

  • ARRUDA, IGOR FALCO ; RAMOS, RAISSA CRISTINA FERREIRA ; BARBOSA, ALYNNE DA SILVA ; VILLAR-ECHARTE, GINETTE ; AUGUSTO, ANDERSON MENDES ; TROCCOLI, FERNANDO ; AMENDOEIRA, MARIA REGINA REIS . Occurrence of Toxoplasma gondii and other gastrointestinal parasites in free-roaming cats from the Rio de Janeiro zoo. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA , v. 45, p. e006023, 2023.

  • SANTOS, A.L.C. ; ARRUDA, I.F. ; BARBOSA, A.S. ; Balthazar, D.A. ; AUGUSTO, A.M. ; MAGALHÃES, B.S.N. ; SILVA, V.L. ; AMENDOEIRA, M.R.R. . Research for anti - Toxoplasma gondii antibodies in free-living ducks (Cairina moschata) from Rio de Janeiro, RJ, Brazil. ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (ONLINE) , v. 74, p. 542-548, 2022.

  • VILLAR-ECHARTE, GINETTE ; ARRUDA, IGOR FALCO ; BARBOSA, ALYNNE DA SILVA ; GUZMÁN, RAIDEN GRANDÍA ; AUGUSTO, ANDERSON MENDES ; TROCCOLI, FERNANDO ; SEGÓN, ALEJANDRO MANUEL RODRÍGUEZ ; SANTOS, ANA LETÍCIA CARVALHO ; ZANOTTO, PAULA FERRAZ DE CAMARGO ; GAVA, MARIANA ZANCHETTA E ; LANGONI, HÉLIO ; AMENDOEIRA, MARIA REGINA REIS . Toxoplasma gondii among captive wild mammals in zoos in Brazil and Cuba: seroprevalence and associated risk factors. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA , v. 30, p. e001921, 2021.

  • D?ARC, MIRELA ; COSENTINO, MATHEUS CALVANO ; MOREIRA, FILIPE ROMERO REBELLO ; CAVALCANTE, LILIANE TAVARES FARIA ; AUGUSTO, ANDERSON MENDES ; TROCOLLI, FERNANDO ; UBIALI, DANIEL GUIMARÃES ; VERONA, CARLOS EDUARDO ; Soares, Marcelo Alves ; SANTOS, ANDRÉ FELIPE . A novel Betacoronavirus characterised in collared peccaries from the Rio de Janeiro Zoo (Brazil) killed by unknown disease. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 115, p. e200153, 2020.

  • VILLAR ECHARTE, GINETTE ; DA SILVA BARBOSA, ALYNNE ; LIMA PINHEIRO, JESSICA ; MANUEL RODRIGUEZ SEGON, ALEJANDRO ; MENDES AUGUSTO, ANDERSON ; GALINDO CHENARD, MARINA ; REGINA REIS AMENDOEIRA, MARIA . Toxoplasma gondii AND OTHER PARASITES STUDIED IN FELINE FECES IN ZOOS IN CUBA AND BRAZIL. REVISTA DE PATOLOGIA TROPICAL (ONLINE) , v. 48, p. 211-221, 2020.

  • BARBOSA, ALYNNE DA SILVA ; PINHEIRO, JÉSSICA LIMA ; DOS SANTOS, CLAUDIJANE RAMOS ; DE LIMA, CAMILA SOUZA CARVALHO CLASS ; DIB, LAÍS VERDAN ; ECHARTE, GINETTE VILLAR ; AUGUSTO, ANDERSON MENDES ; BASTOS, AUGUSTO CÉZAR MACHADO PEREIRA ; ANTUNES UCHÔA, CLAUDIA M. ; BASTOS, OTILIO MACHADO PEREIRA ; SANTOS, FERNANDA NUNES ; FONSECA, ANA BEATRIZ MONTEIRO ; AMENDOEIRA, MARIA REGINA REIS . Gastrointestinal Parasites in Captive Animals at the Rio de Janeiro Zoo. ACTA PARASITOLOGICA , v. 65, p. 237-249, 2020.

  • VILLAR ECHARTE, GINETTE ; SUÁREZ FERNÁNDEZ, YOLANDA EMILIA ; MENDES AUGUSTO, ANDERSON ; CARVALHO SANTOS, ANA LETÍCIA ; MACEDO LIMA DANTAS, MARCIA ; COX IRAOLA, RAYMUNDO ; REIS AMENDOEIRA, MARIA REGINA . Assessment professional competence and risk factors perception of Toxoplasma gondii at the Cuba National Zoo Park and Zoo Garden of Rio de Janeiro, Brazil. REVISTA DE CIÊNCIA VETERINÁRIA E SAÚDE PÚBLICA , v. 6, p. 016, 2018.

  • CAVALCANTE, LILIANE ; MUNIZ, CLÁUDIA ; JIA, HONGWEI ; AUGUSTO, ANDERSON ; TROCCOLI, FERNANDO ; MEDEIROS, SHEILA ; DIAS, CARLOS ; SWITZER, WILLIAM ; SOARES, MARCELO ; SANTOS, ANDRÉ . Clinical and Molecular Features of Feline Foamy Virus and Feline Leukemia Virus Co-Infection in Naturally-Infected Cats. Viruses-Basel , v. 10, p. 702, 2018.

  • MUNIZ, CLÁUDIA P. ; ZHENG, HAOQIANG ; JIA, HONGWEI ; CAVALCANTE, LILIANE T. F. ; AUGUSTO, ANDERSON M. ; FEDULLO, LUIZ P. ; PISSINATTI, ALCIDES ; SOARES, MARCELO A. ; SWITZER, WILLIAM M. ; SANTOS, ANDRÉ F. . A non-invasive specimen collection method and a novel simian foamy virus (SFV) DNA quantification assay in New World primates reveal aspects of tissue tropism and improved SFV detection. PLoS One , v. 12, p. e0184251, 2017.

  • MUNIZ, CLÁUDIA P. ; CAVALCANTE, LILIANE T. F. ; JIA, HONGWEI ; ZHENG, HAOQIANG ; TANG, SHAOHUA ; AUGUSTO, ANDERSON M. ; PISSINATTI, ALCIDES ; FEDULLO, LUIZ P. ; SANTOS, ANDRÉ F. ; SOARES, MARCELO A. ; SWITZER, WILLIAM M. . Zoonotic infection of Brazilian primate workers with New World simian foamy virus. PLoS One , v. 12, p. e0184502, 2017.

  • MUNIZ, CLÁUDIA P. ; JIA, HONGWEI ; SHANKAR, ANUPAMA ; TRONCOSO, LIAN L. ; AUGUSTO, ANDERSON M. ; FARIAS, ELISABETE ; PISSINATTI, ALCIDES ; FEDULLO, LUIZ P. ; SANTOS, ANDRÉ F. ; SOARES, MARCELO A. ; SWITZER, WILLIAM M. . An expanded search for simian foamy viruses (SFV) in Brazilian New World primates identifies novel SFV lineages and host age-related infections. Retrovirology , v. 12, p. 1, 2015.

  • TRONCOSO, LIAN L. ; MUNIZ, CLÁUDIA P. ; SIQUEIRA, JULIANA D. ; CURTY, GISLAINE ; SCHRAGO, CARLOS G. ; AUGUSTO, ANDERSON ; FEDULLO, LUIZ ; SOARES, MARCELO A. ; SANTOS, ANDRÉ F. . Characterization and comparative analysis of a simian foamy virus complete genome isolated from Brazilian capuchin monkeys. VIRUS RESEARCH , v. 208, p. 1-6, 2015.

  • CID, BRUNO ; COSTA, RODRIGO DE C. DA ; BALTHAZAR, DANIEL DE A. ; AUGUSTO, ANDERSON M. ; PIRES, ALEXANDRA S. ; FERNANDEZ, FERNANDO A. S. . Preventing injuries caused by radiotelemetry collars in reintroduced red-rumped agoutis, Dasyprocta leporina (Rodentia: Dasyproctidae), in Atlantic Forest, southeastern Brazil. Zoologia , v. 30, p. 115-118, 2013.

  • Pereira, J.F.M. ; Da Costa, R.C. ; Balthazar, D.A. ; AUGUSTO, A. M. . Aves na APA da Fazendinha. 1. ed. Rio de Janeiro: J.F.M.Pereira, 2016. v. 1. 128p .

  • AUGUSTO, A. M. ; NASSAR, C. A. G. . Gestão dos resíduos sólidos na Fundação RIOZOO (Rio de Janeiro - RJ). In: VIII Congresso Brasileiro de gestão Ambiental, 2017, Campo Grande. Gestão dos resíduos sólidos na Fundação RIOZOO (Rio de janeiro - RJ), 2017. v. 1. p. 1-7.

  • AUGUSTO, A. M. ; NASSAR, C. A. G. . Gestão de resíduos sólidos em zoológicos brasileiros. In: VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2015, Porto Alegre. Gestão de resíduos sólidos em zoológicos brasileiros, 2015. v. 1. p. 1-7.

  • VIEIRA, D. ; Suzano, S.M.C. ; PIRES, M. ; Balthazar, D.A. ; AUGUSTO, A. M. ; PRADO, D. ; SILVEIRA, A. ; REICHER, B. ; FERREIRA, A. . Exame Andrológico em Gatos-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus). In: XXXIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, 2009, 2009. Exame Andrológico em Gatos-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), 2009.

  • ECHARTE, G. V. ; AUGUSTO, A. M. ; TROCCOLI, F. ; AMENDOEIRA, M. R. R. . Soroepidemiologia de Toxoplasma gondii em animais silvestres cativos do jardim Zoológico do Rio de Janeiro, Brasil. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2018, Londrina. Soroepidemiologia de Toxoplasma gondii em animais silvestres cativos do jardim Zoológico do Rio de Janeiro, Brasil, 2018.

  • BARBOSA, A. S. ; PINHEIRO, J. ; SANTOS, C. ; CLASS, C. ; AUGUSTO, A. M. ; BASTOS, O. ; UCHOA, C. ; AMENDOEIRA, M. R. R. . Research of parasites in feces of mammals of the Rio de Janeiro Zoological. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, 2018, Londrina. Research of parasites in feces of mammals of the Rio de Janeiro Zoological, 2018.

  • CAVALCANTE, LILIANE ; RAMOS, C. P. M. ; JIA, HONGWEI ; AUGUSTO, A. M. ; TROCCOLI, F. ; MEDEIROS, SHEILA ; DIAS, CARLOS ; SWITZER, WILLIAM ; SOARES, MARCELO ; SANTOS, A. F. A. . Clinical and Molecular Features of Feline Foamy Virus and Feline Leukemia Virus Co-infection in Naturally-infected Domestic Cats. In: 12th International Foamy Virus Meeting, 2018, Dresden. 12th International Foamy Virus Meeting - Scientific Program and Abstract Book, 2018.

  • SANTOS, A. L. C. ; ECHARTE, G. V. ; AUGUSTO, A. M. ; BALTHAZAR, D. A. ; MAGALHAES, B. S. N. ; PEREIRA, P. F. ; ARRUDA, I. F. ; SILVA, V. L. ; RIBEIRO, B. B. ; AMENDOEIRA, M. R. R. . Ocorrência de anticorpos IgG anti-Toxoplama gondii em patos (Cairina moschata) da Fundação RIOZOO. In: 53° MEDTROP - Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2017, Cuiabá. Ocorrência de anticorpos IgG anti-Toxoplama gondii em patos (Cairina moschata) da Fundação RIOZOO, 2017.

  • ECHARTE, G. V. ; FERNANDEZ, Y. E. S. ; AUGUSTO, A. M. ; CARVALHO, A. L. S. ; DANTAS, M. M. L. ; AMENDOEIRA, M. R. R. . Assessment perception in risk factors of Toxoplasma gondii transmission, in their occupational activities at the Cuba National Zoological Park and Zoological Garden of the City of the Rio de Janeiro, Brazil. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2017, Búzios. Assessment perception in risk factors of Toxoplasma gondii transmission, in their occupational activities at the Cuba National Zoological Park and Zoological Garden of the City of the Rio de Janeiro, Brazil, 2017.

  • Santos, A. L. ; ECHARTE, G. V. ; AUGUSTO, A. M. ; MAGALHAES, B. S. N. ; PEREIRA, P. F. ; ARRUDA, I. F. ; RIBEIRO, L. J. ; SILVA, V. L. ; AMENDOEIRA, M. R. R. . Occurrence of antibodies IgG anti-Toxoplasma gondii in ducks (Cairina moschata) of Fundation RIOZOO, Rio de Janeiro, Brazil. In: XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2017, Búzios. Occurrence of antibodies IgG anti-Toxoplasma gondii in ducks (Cairina moschata) of Fundation RIOZOO, Rio de Janeiro, Brazil, 2017.

  • ECHARTE, G. V. ; AUGUSTO, A. M. ; FERNANDEZ, Y. E. S. ; CARVALHO, A. L. S. ; DANTAS, M. M. L. ; AMENDOEIRA, M. R. R. . Fatores de risco da transmissão do Toxoplasma gondii associado a atividades ocupacionais de trabalhadores do Zoológico Nacional de Cuba e do RIOZOO, Brazil. In: 52° MEDTROP - Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016, Maceió. Fatores de risco da transmissão do Toxoplasma gondii associado a atividades ocupacionais de trabalhadores do Zoológico Nacional de Cuba e do RIOZOO, Brazil, 2016.

  • MUNIZ, CLÁUDIA P. ; CAVALCANTE, LILIANE T. F. ; JIA, HONGWEI ; ZHENG, HAOQIANG ; TANG, SHAOHUA ; AUGUSTO, ANDERSON ; Pissinatti, A. ; FEDULLO, LUIZ P. ; SANTOS, A. F. A. ; SOARES, MARCELO ; SWITZER, WILLIAM . Zoonotic potential of New World simian foamy virus infection in Brazilian primate workers. In: 11th International Meeting on Foamy Viruses, 2016, Paris. 11th International Meeting on Foamy Viruses, Pocket Program, 2016.

  • MAGALHAES, B. S. N. ; CHAGAS, M. ; SILVA, B. ; AUGUSTO, A. M. ; TROCCOLI, F. ; Balthazar, D.A. . Descrição morfológica do sistema reprodutor feminino de um exemplar jaritataca (Conepatus semistriatus, Boddaert, 1785). In: XVII Congresso e XXIII Encontro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens - ABRAVAS, 2014, São Paulo. Descrição morfológica do sistema reprodutor feminino de um exemplar jaritataca (Conepatus semistriatus, Boddaert, 1785), 2014.

  • MUNIZ, C. P. R. ; SANTOS, ANDRÉ F. ; HONGWEI, J. ; TRONCOSO, L. ; FARIA, L. ; AUGUSTO, A. M. ; FEDULLO, L. P. L. ; Pissinatti, A. ; Soares, Marcelo Alves ; SWITZER, W. . Expanded Screening for Simian Foamy Virus in New World Primates Identifies 2 Novel Simian Foamy Viruses in Tamarin and Uakari Monkeys from Brazil. In: 20th Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 2013, Atlanta, 2013, Atlanta. Expanded Screening for Simian Foamy Virus in New World Primates Identifies 2 Novel Simian Foamy Viruses in Tamarin and Uakari Monkeys from Brazil, 2013. v. 1. p. 265-265.

  • MUNIZ, C. P. R. ; SANTOS, A. F. A. ; JIA, HONGWEI ; TRONCOSO, LIAN L. ; FARIA, L. ; AUGUSTO, A ; FEDULLO, LUIZ P. ; PISSINATTI, ALCIDES ; Soares, Marcelo Alves ; SWITZER, W. . Expanded Screening for Simian Foamy Virus in New World Primates Identifies 2 Novel Simian Foamy Viruses in Tamarin and Uakari Monkeys from Brazil. In: 20th Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections, 2013, Atlanta. CROI 2013 - Program and Abstracts, 2013.

  • MUNIZ, CLÁUDIA P. ; HONGWEI, J. ; AUGUSTO, A. M. ; TRONCOSO, LIAN L. ; FARIAS, E. ; Pissinatti, A. ; FEDULLO, L. P. L. ; SANTOS, ANDRÉ F. ; SWITZER, W. ; SOARES, M. A. . Transmissão zoonótica de espumavírus de primatas não-humanos para tratadores de animais. In: 1ª Conferência em Saúde Silvestre e Humana, 2012, Rio de Janeiro. Transmissão zoonótica de espumavírus de primatas não-humanos para tratadores de animais, 2012.

  • MUNIZ, CLÁUDIA P. ; HONGWEI, J. ; AUGUSTO, A ; TRONCOSO, LIAN L. ; FARIAS, E. ; Pissinatti, A. ; FEDULLO, LUIZ P. ; SANTOS, A. F. A. ; SWITZER, W. ; SOARES, MARCELO A. . Transmissão zoonótica de espumavírus de primatas não-humanos para tratadores de animais. In: 1ª Conferência em Saúde Silvestre e Humana, 2012, Rio de Janeiro. Monitoramento da emergência de infecções, 2012.

  • CID B, DA COSTA RC ; Balthazar, D.A. ; AUGUSTO, A. M. ; PIRES, A. ; FERNANDEZ, F. A. S. . Previnindo Ferimentos Causados por Colares de Radiotelemetria em Cutias (Dasyprocta leporina) Reintroduzidas. In: 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010, Balneário de São Pedro. Previnindo Ferimentos Causados por Colares de Radiotelemetria em Cutias (Dasyprocta leporina) Reintroduzidas, 2010.

  • AUGUSTO, A. M. ; Landau-Remy, G ; RAMOS JUNIOR, V. A. ; ALVES, J. B. C. ; PEREIRA, M. . Comparação de Ganho de peso entre dois filhotes de Serval (Leptailurus serval). In: XIV Congresso da Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários, 2007, São Paulo - SP. Anais do XIV Congresso da Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários, 2007.

  • AUGUSTO, A. M. ; MOCELIN, M. A. O. ; MONSORES, D. W. ; ESBERARD, C. E. L. . Reprodução da lontra (Lontra longicaudis) em Cativeiro. In: I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006, Gramado - RS. Anais do I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006.

  • CONFORTI, VALÉRIA A. ; MORATO, RONALDO G. ; AUGUSTO, ANDERSON M. ; DE OLIVEIRA E SOUSA, LÚCIO ; DE AVILA, DAVID M. ; BROWN, JANINE L. ; REEVES, JERRY J. . Noninvasive monitoring of adrenocortical function in captive jaguars (Panthera onca). Zoo Biology , 2012.

  • AUGUSTO, A. M. ; NASSAR, C. A. G. . Gestão dos resíduos sólidos na Fundação RIOZOO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Neves, T.C.P.F ; Carvalheira, R.G. ; AUGUSTO, A. M. ; Silva, L.O. . Análise comportamental de cinco indivíduos de Ara ararauna mantidos sob cuidados humanos na Fundação RIOZOO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, L.O. ; Carvalheira, R.G. ; AUGUSTO, A. M. ; Neves, T.C.P.F . Frequência comportamental de dois elefantes asiáticos fêmeas (Elephas maximus) mantidos sob cuidados humanos na Fundação RIOZOO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Souza, M.M. ; Gadelha, L de A. ; Alves, J.B.C.A. ; AUGUSTO, A. M. . Proposta de enriquecimento ambiental 'Nutriball' para dois indivíduos de Chrysocyon brachyurus (Lobo-guará) no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (RIOZOO). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Neves, T.C.P.F ; Silva, L.O. ; Da Costa, R.C. ; AUGUSTO, A. M. ; Alves, J.B.C.A. ; ASSUMPCAO, D. D. D. . Análise comportamental de dois indivíduos de Casuarius casuarius mantidos sob cuidados humanos na Fundação RIOZOO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Neves, T.C.P.F ; Da Costa, R.C. ; AUGUSTO, A. M. ; Carvalheira, R.G. ; Silva, L.O. . Utilização de recinto por cinco indivíduos de Ara ararauna mantidos sob cuidados humanos na Fundação RIOZOO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AUGUSTO, A. M. . Conservação de Espécies ex-situ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. ; NASSAR, C. A. G. . Gestão de resíduos sólidos em zoológicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AUGUSTO, A. M. . Fauna Invasora no Rio de Janeiro e suas Implicações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. . Conservação em Zôo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. . A importância dos Zoológicos na Conservação de Espécies Ameaçadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMORIM, THAMIRES G. ; TAVEIRA, ÚRSULA ; SOUZA, JULIANA S. ; AUGUSTO, A. M. . A Utilização do Enriquecimento Ambiental como uma Ferramenta para a Promoção do Bem-estar de Indivíduos Cativos de Onça-parda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVEIRA, ÚRSULA ; TUNES, EDUARDO ; AMORIM, THAMIRES G. ; SOUZA, JULIANA S. ; CORTÊS, LAURA ; PIZZUTTO, CRISTIANE SCHILBACH ; AUGUSTO, A. M. . Utilização do Enriquecimento Ambiental com Urso-pardo (Ursus Arctos) para a redução de Estereotipia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CID B, DA COSTA RC ; BALTHAZAR, D. A. ; AUGUSTO, A. M. ; PIRES AS ; FERNANDEZ FAS . Prevenindo Ferimentos Causados por Colares de Radiotelemetria em Cutias (Dasyprocta leporina) Reintroduzidas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AUGUSTO, A. M. . Biologia e Manejo de Primatas em Cativeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. . Diversidade dos mamíferos e Distribuição Geográfica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. ; MOCELIN, M. A. O. ; MONSORES, D. W. ; ESBERARD, C. E. L. . "Reprodução da Lontra (Lontra longicaudis" em cativeiro". 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AUGUSTO, A. M. . Manejo, Alimentação e Bem-estar em Primatas Cativos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. . Desenvolvimento pós-natal de Onça-pintada (Panthera onca) em cativeiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AUGUSTO, A. M. . Noções Básicas de Manejo de Animais Selvagens em Cativeiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. . Animais Selvagens. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. . Biologia e Manejo de Animais Silvestres em Cativeiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AUGUSTO, A. M. . I Encontro de Professores no Museu Nacional. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

AUGUSTO, A. M. . Análises de Riqueza, abundância e distribuição da Mastofauna. 2009.

AUGUSTO, A. M. . 1 Campanha para Elaboração do EIA/RIMA da UHE Couto Magalhães. 2009.

AUGUSTO, A. M. . Resgate de Fauna Terrestre durante a operação de enchimento do reservatório do AHE Corumbé III. 2008.

AUGUSTO, A. M. . Campanha de Monitoramento da Mastofauna do Aproveitamento hidrelétrico de Dardanelos. 2007.

AUGUSTO, A. M. . Inventário da Fauna de Mamíferos da região de Serra da Mesa. 1995.

AUGUSTO, A. M. . Viúva, leoa do Zoológico Rio espera um novo companheiro. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Nomes do Tatu-Bola não agradam nem no zoológico. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Pinguins - Deslocamento é um processo natural. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Macaco órfão não é o primeiro da família a crescer sem a mãe no Rio. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . PESO DE ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE Vai ficar fininho, bolão!. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Avó de Lequinho rejeitou o pai do macaquinho após o parto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Big Five: o orgulho sul-africano. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Bicho livre tem estresse também, afirma biólogo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Moradores de bairros da Zona Norte (RJ) e subúrbio temem ataque de morcegos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Morcegos: Moradores do subúrbio do Rio de Janeiro são atacados. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUGUSTO, A. M. . Diferentes meios de Manejo e Conservação de animais ameaçados. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AUGUSTO, A. M. . Programa Márcia Peltier. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

AUGUSTO, A. M. ; Balthazar, D.A. . VI Curso de Manejo de Felinos Selvagens. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. ; Balthazar, D.A. . VII Curso de Manejo de Felinos Selvagens. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. ; Balthazar, D.A. . VIII Curso de Manejo de Felinos Selvagens. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. ; Balthazar, D.A. . IV Curso de Manejo de Felinos Selvagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. ; Balthazar, D.A. . III Curso de Manejo de Felinos Selvagens. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. ; Balthazar, D.A. . V Curso de Manejo de Felinos Selvagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. . Manejo Sanitário em Zoológicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. ; Balthazar, D.A. . II Curso de Manejo de Felinos Selvagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. . Animais Invasores: Exterminar ou Manejar?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. ; Balthazar, D.A. . I Curso de Manejo de Felinos Selvagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. . Contenção Físico-Química de Animais Selvagens. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Balthazar, D.A. ; AUGUSTO, A. M. ; FEDULLO, L. P. L. ; SPADETTI, A. L. . Mini-curso de Animais Selvagens. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. . Contenção Físico-Química de Animais Selvagens. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. . Animais Selvagens. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. . Introdução às Técnicas de Taxidermia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AUGUSTO, A. M. . Conhecendo o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2000 - 2004

    PROJETO MORCEGOS URBANOS, Descrição: Análise da biologia das principais espécies de morcegos no Estado do Rio de Janeiro, em especial as espécies com elevada adaptação para o meio urbano, sob a orientação do Dr. Carlos E.L. Esbérard.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Anderson Mendes Augusto - Coordenador / CArlos Eduardo Lustosa Esberard - Integrante.

Prêmios

2020

Moção Pública de Reconhecimento, Conselho Regional de Biologia da 2ª Região - CRBio-02.

2012

Certificado de Agradecimento, Conselho Regional de Biologia CRBio-02.

2011

Moção de Louvor e Aplausos, Assembléia Legislativa do Estado Rio de Janeiro - ALERJ.

2009

Certificado de Agradecimento, Conselho Regional de Biologia CRBio-02.

2007

Reconhecimento por Serviços Prestados, Conselho Regional de Biologia CRBio-02.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Hermann Weege - Zôo Pomerode. , Rua dos Imigrantes, 100, Centro, 89107000 - Pomerode, SC - Brasil, Telefone: (000) 00000000

Experiência profissional

2021 - Atual

Fundação Hermann Weege - ZOO Pomerode

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 44

Outras informações:
Gestor do setor de Biologia.

2016 - 2019

Riozoo - Jardim Zoológico do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Biólogo do setor de mamíferos e responsável pela documentação.

2008 - 2008

Academia do Concurso Publico

Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 05/2008 - 03/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Recursos Faunísticos

  • 05/2008 - 03/2009

    Ensino, Gestão e Controle Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Recursos Faunísticos

2005 - 2008

Serviço Nacional de Aprendizagem - RJ

Vínculo: RPA, Enquadramento Funcional: professor

Outras informações:
Coordenador dos cursos de extensão em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação de Animais Selvagens e do curso de capacitação para tratadores de animais selvagens sendo professor do módulo de biologia e manejo de mamíferos em ambos.

Atividades

  • 01/2007

    Serviços técnicos especializados , SENAC.,Serviço realizado, Capacitação de tratadores de animais selvegens.

  • 01/2005

    Direção e administração, SENAC.,Cargo ou função, Coordenador e professor dos cursos de Tratadores de Animais Selvagens e de Biologia, Manejo e Medicina da Conservação de Animais Selvagens..

  • 01/2005

    Ensino, Biologia, Manejo e Med. da Conserv de Animais Selv, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Professor da disciplina de Biologia e Manejo de Mamíferos Selvagens.

2009 - 2016

Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Biólogo (Gerente de Biologia), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Biólogo (Subgerente), Carga horária: 40

2005 - 2007

Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Biólogo (Gerente de Biologia), Carga horária: 40

Outras informações:
Designado pelo decreto "P" n° 617 de 14 de fevereiro de 2005 para exercer a Função de Confiança de Gerente, da Gerência de Biologia, da Diretoria Técnica, da Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro em 1 de fevereiro de 2005.

2003 - 2005

Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Biólogo (Subgerente), Carga horária: 40

Outras informações:
Designado pelo decreto "P" n° 2751 de 04 de setembro de 2003 para exercer a Função de Confiança de Subgerente, da Subgerência do Núcleo de Técnicas Auxiliares, da Gerência de Veterinária, da Diretoria Técnica, da Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro em 1 de agosto de 2003.

1998 - 2003

Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biólogo (Assistente II), Carga horária: 40

Outras informações:
Nomeado pela resolução "P" n° 036 de 08 de julho de 1998 para a Função Gratificada de Assistente II, da Subgerência de Mamíferos, da Gerência de Biologia, da Diretoria Técnica, da Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro em 30 de junho de 1998.

1995 - 1998

Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tratador de Animais (Assistente II), Carga horária: 40

Outras informações:
Designado pela resolução "P" de 31 de outubro de 1995 para o Cargo em Comissão de Assistente II, da Subgerência de Mamíferos, da Gerência de Biologia, da Diretoria Técnica, da Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro em 06 de outubro de 1995.

1991 - 1995

Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tratador de Animais, Carga horária: 40

Outras informações:
Admitido para exercer a Função de Tratador de Animais, da Subgerência de Alimentação, da Gerência de Veterinária, da Diretoria Técnica, da Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro em 1 de março de 1991.