Charles Pasinato
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e mestrado, em andamento, pela Universidad de Chile. Tem experiência em pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase nos processos de produção do habitat residencial, atuando principalmente nos temas de habitação de interesse social e habitação em situações de catástrofe. Participou da organização do III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação de Interesse Social. Atualmente trabalha no Programa Recuperación de Condominos Sociales: Segunda Oportunidad do Ministerio de Vivienda y Urbanismo em Santiago, Chile.
Informações coletadas do Lattes em 31/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Magíster en Hábitat Residencial
2012 - Atual
Universidade de Chile
Palavras-chave: Habitat pós-catástrofe; Apropriação territorial; Apropriação físico-espacial.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Ambiental. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Construção; Saúde humana e serviços sociais.
Especialização em Evaluación Socioeconómica del Hábitat
2012 - 2013
Universidad de Chile
Orientador: Walter Imilan Ojeda
Especialização em Gestión Estratégica del Territorio
2012 - 2012
Universidad de Chile
Orientador: Walter Imilan Ojeda
Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO
2006 - 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Maristela Moraes de Almeida
Formação complementar
2010 - 2011
Extensão universitária em Espanhol. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2011
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Corel Draw 12. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
AutoCad 2D. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2003 - 2004
Espanhol. (Carga horária: 160h). , Instituto Educacional Apolo.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Participação em eventos
IV Jornadas "Derecho y Catástrofe. 2012. (Encontro).
Seminário Temático 1 - A Ação Habitacional no Estado de Santa Catarina. 2011. (Seminário).
Seminário Temático 2 - Política de Habitação e Áreas de Risco em Santa Catarina. 2011. (Seminário).
21º Seminário de Iniciação Científica da UFSC..REUTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES MARÍTIMOS PARA A PRODUÇÃO HABITACIONAL. 2011. (Seminário).
10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.REUTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES MARÍTIMOS PARA A PRODUÇÃO HABITACIONAL. 2011. (Simpósio).
10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.ASSENTAMENTO PÓS-CATÁSTROFE: PROPOSTAS TEMPORÁRIAS PARA POPULAÇÕES FLAGELADAS DO LITORAL CATARINENSE. 2011. (Simpósio).
Seminário Interno do PósARQ. 2010. (Seminário).
9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.MOBILIÁRIOS URBANOS PRÉ-FABRICADOS. 2010. (Simpósio).
9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.CONSTRUÇÕES EMERGENCIAIS COM CONTÊINERES. 2010. (Simpósio).
III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação de Interesse Social. 2009. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
PASINATO, C. ; ALMEIDA, Maristela M. de . ASSENTAMENTO PÓS-CATÁSTROFE - PROPOSTAS TEMPORÁRIAS PARA POPULAÇÕES FLAGELADAS DO LITORAL CATARINENSE. In: 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2011.
-
PASINATO, C. ; BARTH, Fernando . REUTILIZAÇÃO DE CONTÊINERES MARÍTIMOS PARA A PRODUÇÃO HABITACIONAL. In: 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2011.
-
PASINATO, C. ; BARTH, Fernando ; SILVA, M. S. R. . CONSTRUÇÕES EMERGENCIAIS COM CONTÊINERES. In: 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2010, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2010.
-
BARTH, Fernando ; VASCONCELOS, C. Q. ; PASINATO, C. . MOBILIÁRIOS URBANOS PRÉ-FABRICADOS. In: 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2010, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2010.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Tecnologia de Pré-fabricados voltados para Habitação de Interesse Social., Descrição: O déficit habitacional do Brasil varia, segundo dados do IBGE (2000), entre 5 e 7 milhões de moradias, o que reflete e intensifica a precariedade das políticas habitacionais e faz deste um dos principais problemas sociais do nosso país. Ao mesmo tempo em que novos conjuntos habitacionais de qualidade duvidosa são construídos, verifica-se um aumento da produção informal de construção nos centros urbanos, acarretando na crescente produção de uma habitação considerada não digna. Hoje se vive de maneira muito diferente, valorizamos aspectos como flexibilidade, multifuncionalidade, novas tecnologias, acesso à luz e espaços de maior contato com a natureza, sendo assim o uso de contêineres na arquitetura está começando a experimentar um interessante desenvolvimento e consolidação, potencializado pelo efeito de gerar interessantes soluções construtivas polivalentes de baixo custo. Esse conceito projetual traduz a possibilidade da reciclagem integral de um dos produtos eminentemente paradigmáticos da era industrial. Através de sua utilização demonstra-se o importante papel desses empreendimentos nas sociedades atuais, não só como fatores qualitativos, mas como agentes de transformação social através da promoção de um uso e ocupação mais racional do solo, uma proposta de criação de unidades energeticamente autônomas e a diminuição da população que vive em situação irregular e de risco. A arquitetura sempre embasou-se em princípios básicos como a estaticidade, a estabilidade e a durabilidade, entretanto as constantes mudanças econômicas, sociais e culturais de hoje implicam e carecem de novas alternativas de planejamento espacial, fundamentadas em preceitos como a mobilidade, a flexibilidade, a mutabilidade, a efemeridade e a reciclagem. Dessa maneira, a reutilização de contêineres marítimos para a produção habitacional funda-se como um importante elemento projetual a ser incorporado na dinâmica atual da construção civil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Charles Pasinato - Integrante / Fernando Barth - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Servicio de Vivienda y Urbanización MetropolitanoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 45
Atividades
-
08/2013
Serviços técnicos especializados , Servicio de Vivienda y Urbanización Metropolitano, .,Serviço realizado, Supervisionar serviços de desabilitação e demolição de edificações..
-
08/2013
Serviços técnicos especializados , Servicio de Vivienda y Urbanización Metropolitano, .,Serviço realizado, Realização de diagnóstico territorial..
-
08/2013
Serviços técnicos especializados , Servicio de Vivienda y Urbanización Metropolitano, .,Serviço realizado, Coordenação e gestão dos diversos atores participantes do programa..
2012 - 2013
VIPS TravelVínculo: FreeLancer, Enquadramento Funcional: Tradutor e Coordenador de grupos., Carga horária: 40
Atividades
-
05/2012 - 02/2013
Serviços técnicos especializados , VIPS Travel, .,Serviço realizado, Coordenação de grupos de turismo e incentivos..
-
05/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, VIPS Travel, .,Cargo ou função, Tradução de documentação espanhol-português..
2011 - 2012
Ornato ArquiteturaVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Profissional Autônomo, Carga horária: 30
Atividades
-
10/2011 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Ornato Arquitetura, .,Serviço realizado, Detalhamento de projetos arquitetônicos e de restauração..
-
10/2011 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Ornato Arquitetura, .,Serviço realizado, Confecção de maquetes eletrônicas..
-
10/2011 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Ornato Arquitetura, .,Serviço realizado, Confecção de orçamentos sintéticos e analíticos para obra..
2007 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2010 - 07/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Laboratório de Sistemas Construtivos.,Linhas de pesquisa
-
08/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Laboratório de Sistemas Construtivos.,Atividade de extensão realizada, Criação e desenvolvimento de mobiliários urbanos com a reciclagem do lixo da construção civil..
-
03/2009 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Grupo de Estudos da Habitação.,Atividade realizada, Desenvolvimento e gerenciamento do II Congresso Íberoamericano em Habitação Social: ciência e tecnologia CTHab'2009..
-
03/2009 - 06/2009
Serviços técnicos especializados , Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Grupo de Estudos da Habitação.,Serviço realizado, Participação no projeto de um livro com mote principal: Habitação de Interesse Social..
-
09/2008 - 04/2009
Estágios , Escritório Técnico Administrativa da UFSC, Setor de Planejamento Físico e Uso do Solo.,Estágio realizado, Auxílio na elaboração do plano do novo Campus da UFSC em Joinville..
-
09/2007 - 04/2009
Estágios , Escritório Técnico Administrativa da UFSC, .,Estágio realizado, Confecção de maquetes eletrônicas..
-
09/2007 - 08/2008
Estágios , Escritório Técnico Administrativa da UFSC, Setor de Projetos.,Estágio realizado, Criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos, urbanísticos e estruturais..
2009 - 2010
Anima Acústica - Tecnologia e ConhecimentoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2009 - 07/2010
Estágios , Anima Acústica - Tecnologia e Conhecimento, .,Estágio realizado, Concepção, estudo e detalhamento de projetos de conforto acústico aplicados à Arquitetura..
-
08/2009 - 07/2010
Estágios , Anima Acústica - Tecnologia e Conhecimento, .,Estágio realizado, Aplicação de softwares específicos para cálculo de conforto ambiental..
-
08/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Anima Acústica - Tecnologia e Conhecimento, .,Serviço realizado, Criação de manual de Acústica em Edificações para uso interno do empreendimento Cidade Pedra Branca..
2009 - 2009
Espaço do Traço ArquiteturaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2009 - 07/2009
Estágios , Espaço do Traço Arquitetura, .,Estágio realizado, Concepção e detalhamento de projetos arquitetônicos e de interiores..
-
04/2009 - 07/2009
Estágios , Espaço do Traço Arquitetura, .,Estágio realizado, Confecção de maquetes eletrônicas..
2007 - 2007
Gebara e Filártiga Arquitetos AssociadosVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2007 - 08/2007
Estágios , Gebara e Filártiga Arquitetos Associados, .,Estágio realizado, Concepção e detalhamento de projetos arquitetônicos e de interiores..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Charles Pasinato e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?