Marcelo Belentani de Bianchi

Possui graduação em Geofísica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (2003) e doutorado em Geofísica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (2008). Trabalhou como pesquisador para a empresa Schlumberger em Stavanger/Noruega (2011) desenvolvendo metodologia para interpretação de dados sísmicos e como pesquisador no instituto GeoForschungsZentrum/Potsdam/Alemanha com implantação de infraestrutura para aquisição e compartilhamento de dados para pesquisa da rede GEOFON (2011-2012). Desde 2013 é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sismologia com ênfase em aquisição, processamento e compartilhamento de dados. Na área de pesquisa atua nos seguintes temas: função do receptor, tomografia, detecção de tremores de terra em tempo real, coleta de dados macrosismico com foco na estrutura da crosta e manto. Dentro do Centro de Sismologia do IAG/USP atua na manutenção dos serviços oferecidos para pesquisa e divulgação mantendo uma política de dados abertos e acessíveis dentro do mesmo.

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geofísica

2004 - 2008

Instituto de Astronomia, Geofisica e Ciencias Atmosféricas
Título: Variações de estrutura da crosta, litosfera e manto na plataforma Sul-Americana através de funções do receptor para ondas P e S
Marcelo Sousa de Assumpção. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Litosfera; Função do Receptor; Crosta Continental; Descontinuidades do manto.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica / Especialidade: Sismologia.

Graduação em Geofísica

1999 - 2003

Instituto de Astronomia, Geofisica e Ciencias Atmosféricas
Título: Um estudo do empilhamento da Função do Receptor para a determinação da Razão Vp/Vs na crosta
Orientador: Marcelo Sousa de Assumpção
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Ensino Superior: compartilhando conhecimentos entre docentes USP. (Carga horária: 15h). , Pró-Reitoria de Pós graduação / USP, PRPG, Brasil.

2010 - 2010

Petroleum Exploration and Production. (Carga horária: 24h). , Schlumberger, SLB, Noruega.

2009 - 2009

Petrel Introduction. (Carga horária: 24h). , Schlumberger, SLB, Noruega.

2005 - 2005

IASPEI Training Courses at the University of Chile. (Carga horária: 40h). , Universidad de Chile, UC, Chile.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sismologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica.

Comissão julgadora das bancas

Renato Luiz Prado

ASSUMPÇÃO, Marcelo Sousa de; GOMEZ, Jesus A Berrocal; Barrientos, S.; VITORELLO, Ícaro; Papa, Andrés R. R.;PRADO, R. L.. Variações da estrutura da crosta, litosfera e manto para a plataforma Sul Americana através de funções do receptor para ondas P e S. 2008. Tese (Doutorado em Geofísica) - Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas.

Renato Luiz Prado

PRADO, R. L.. Um estudo do empilhamento da função do receptor para a determinação da razão Vp/Vs na crosta. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geofísica) - Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas.

George Sand Leão Araújo de França

França, G. S.do Nascimento, A. F.Papa, A. R. R.Berrocal, J.Assumpção, M.. Variações da estrutura da crosta, litosfera e manto para a plataforma Sul Americana. 2008. Tese (Doutorado em Geofísica) - Instituo Astronomico, Geofisico e Ciencias Atmosferica.

Jorge Luís Porsani

Porsani, J.L.Assumpção, M.S.. Um Estudo do Empilhamento Não Linear Utilizando PWS no Método da Função do Receptor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geofísica) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

Marcelo Sousa de Assumpção

Variações da estrutura da crosta, litosfera e manto para a plataforma Sul Americana através de funções do receptor para ondas P e S; 2008; Tese (Doutorado em Geofísica) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Sousa de Assumpção;

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Sismicidade no Quadrilátero Ferrífero e na Província Mineral de Carajás, Descrição: O projeto possibilita a operação de uma rede regional de detecção de terremotos nas regiões do Quadrilátero Ferrífero e na Província Mineral de Carajás. As estações transmitem os dados em tempo real para o IAG/USP onde são arquivados e processados. Ainda, o projeto prevê a elaboração de estudos da crosta e manto para apoiar a localização de sismos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Belentani de Bianchi - Coordenador / Marcelo Assumpção - Integrante / Carlos Alberto Moreno Chaves - Integrante / COLLAÇO, BRUNO - Integrante / CALHAU, JACKSON - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Analise exploratória de micro sismicidade em redes de monitoramento de alta densidade: Adaptação de escala entre sismicidade local e micro sismicidade, Descrição: Este projeto inicial propõe uma colaboração entre a Petrobras e o grupo coordenados pelo Prof. Marcelo Bianchi do Centro de Sismologia da USP para o estudo da sismicidade na bacia de Campos através da implementação de uma metodologia para detecção e localização automatizada de tremores de terra. Neste projeto será feita a adequação de escala necessária e adaptação das ferramentas normalmente utilizadas em sismologia para o caso específico de redes de alta densidade utilizadas na plataforma continental para o monitoramento da sismicidade local. Esperamos conseguir obter um catálogo final de eventos para os dados fornecidos de forma semi-automática além de um conjunto de ferramentas e parâmetros necessários para o processamento de redes de alta-densidade. Este projeto terá uma duração de 12 meses e servirá de base de teste para futuros projetos que deverão avançar em problemas específicos encontrados. O conhecimento da sismicidade na plataforma continental reflete tanto a geologia quanto o estado de esforço das rochas nesta região e o seu monitoramento contribui para o mapeamento geofísica da plataforma brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcelo Belentani de Bianchi - Coordenador / Lucas Schirbel - Integrante / Rafael Hiroshi Doyama - Integrante / Tarcício Matos - Integrante / Alexandre Augusto Cardoso da Silva - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra., Número de produções C, T & A: 2

  • 2015 - Atual

    SentiuAí? Projeto para coleta e tratamento de dados macrossísmicos brasileiros, Descrição: O projeto implementa e opera uma plataforma de coletadas de dados macrossísmicos associados ao portal do Centro de Sismologia da USP além de ferramentas e métodos para a interpretação dos dados visando a obtenção de valores de intensidade sísmicas associadas aos relatos recebidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Belentani de Bianchi - Coordenador / COLLAÇO, BRUNO - Integrante / Mariana Maia Lion - Integrante / Natalia Shimomura Itu - Integrante / Jeniffer Florinda Martins da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2014 - 2021

    Tomografia na América do Sul, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Sousa de Assumpção em 31/10/2021., Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de estudos de tomografia na américa do sul. Foi desenvolvido com o grupo da Prof. Dra. Susan Beck da Universidade do Arizona.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcelo Belentani de Bianchi - Integrante / Marcelo Assumpção - Coordenador / Susan Beck - Integrante / RODRÍGUEZ, EMILY E - Integrante / Daniel Evan Portner - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Tomografia com tempos de percurso Regional na Bacia do Pantanal, Descrição: Este projeto visa estudar a bacia do pantanal através do desenvolvimento de uma tomografia com ondas de percurso P e S na bacia do pantanal tirando proveito de dados regionais e telessísmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Belentani de Bianchi - Coordenador / Marcelo Assumpção - Integrante / Andrey Jakovlev - Integrante / Israel Augusto Dragone - Integrante / Ivan Koulakov - Integrante.

  • 2009 - 2016

    BRASIS: BRAzilian Seismographic Integrated Systems, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Sousa de Assumpção em 04/06/2022., Descrição: Objetivo: Implantação de 30 estações sismográficas da rede permanente no interior do Brasil. Projeto da Rede Temática de Geotectônica da Petrobrás a ser desenvolvido em conjunto com a UnB e coordenado com dois outros projetos (ON e UFRN). A rede deverá fornecer dados para pesquisa de sismicidade e estrutura da crosta e manto superior do Brasil. Epicentros e magnitudes de sismos brasileiros serão determinados automaticamente e disponibilizados na internet.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Belentani de Bianchi - Integrante / Marcelo Assumpção - Coordenador / ROCHA, M - Integrante / Juraci Carvalho - Integrante / Joaquim M. Ferreira - Integrante / Lucas Vieira Barros - Integrante / George Sand Leão Araújo de França - Integrante / Carlos Alberto Moreno Chaves - Integrante / Edna Maria Facincani - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Geofísica. , Rua do Matão, 1226, Butantã, 05508090 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914743, Ramal: 91474, Fax: (11) 30915034, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sou contratado como docente em nível de Professor Doutor da Universidade para desenvolver atividades de Ensino na graduação e pós-graduação, Pesquisa e projetos de Cultura a Extensão Universitária. Minha atuação principal é dentro do departamento de geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, mais especificamente dentro do Centro de Sismologia da USP.

Atividades

  • 07/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.,Cargo ou função, Comissão de Cultura e Extensão Universitária (Vice-Presidente).

  • 03/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Geofísica.,Cargo ou função, Conselho do departamento de Geofísica (Membro titular).

  • 12/2021

    Ensino, Geofísica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processamento de Alto Desempenho para Ciências da Terra (AGG5935)

  • 12/2021

    Ensino, Geofisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Geofísica (agg0110), Problemas Integrados em Ciências da Terra e do Universo I (agg0011), Processamento Digital de Sinais (agg0330), Trabalho de Graduação I (agg0423)

  • 10/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.,Cargo ou função, Comissão de Informática (Membro Titular).

  • 07/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Departamento de Geofísica.,Linhas de pesquisa

  • 11/2021 - 11/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.,Cargo ou função, Congregação.

  • 07/2013 - 12/2021

    Ensino, Geofísica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Tectônica Global (agg5722), Programação de Alto Desempenho para Ciências da Terra (agg5935)

  • 07/2013 - 12/2021

    Ensino, Geofisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Geofísica (agg0110), Problemas Integrados em Ciências da Terra e do Universo I (agg0011), Problemas Integrados em Ciências da Terra e do Universo II (agg0012), Processamento Digital de Sinais (agg0330), Trabalho de Graduação I (agg0423)

  • 06/2019 - 06/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.,Cargo ou função, Comissão de Cultura e Extensão Universitária (Vice-Presidente).

  • 06/2015 - 06/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.,Cargo ou função, Comissão de Cultura e Extensão Universitária (Membro Titular)..

2023 - Atual

International Federation of Digital Seismograph Networks

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Eleito pelos membros

Outras informações:
FDSN é uma federação de instituições dedicadas a coordenar a operação, formatos dos dados e tecnologias associadas a operação de estações sismográficas. Sua estrutura é organizada em grupos de trabalho.Mais informações em: https://fdsn.org/wg/

Atividades

  • 08/2023

    Direção e administração, WG3 (Working Group 3).,Cargo ou função, Vice-Chair.

2011 - 2012

GeoForschungsZentrum Potsdam

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador associado ao grupo GEOFON como parte do projeto NERA (Network of European Research Infrastructures for Earthquake Risk Assessment and Mitigation) responssável pela manutenção e desenvolvimento da rede de distribuição de dados simológicos EIDA (European Integrated Data Archives) e dos mecanismos de busca, descoberta e obtenção de dados sismológicos. Sismólogo responssável por auxiliar na monitoração de terremotos do grupo GEOFON auxiliando nas leituras de sismogramas. Pesquisador na área de sismologia para a seção 2.4 do centro GFZ.

2010 - 2010

GeoForschungsZentrum Potsdam

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Especialista, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador Especialista contrato pelo projeto Puna para auxiliar no processamento dos dados para a obtenção para um modelo de velocidade e estrutura da litosfera para a região do do Plato de Puna na coordilheira Andina.

2009 - 2010

Schlumberger / SSR

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 37, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador para o centro de pesquisa da Schlumberger em Stavanger (SSR), Noruega encarregado em desenvolver métodos e ferramentas (plugins) para análise de cubos sísmicos 4D e caracterização de reservatório usando a interface do OCEAN para Petrel.

2008 - 2008

Berrocal & Associados, Soluções e Inovações Geofísicas

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Sismólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Implementação do banco de dados sismológicos (formas de onda e metadados). Desenvolvimento de rotinas e processamento e interpretação dos dados de campo. Projeto e implantação da rede de computadores utilizados para a análise de dados.