Nalba Lima de Souza

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1974), graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1973), especialização em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação(2015) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina(2000). Atualmente é Docente da Sistema de Ensino Sinergia.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística

1996 - 2000

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: .,Ano de Obtenção: 2000
Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Docência no Ensino Superior

2013 - 2015

Instituto Sinergia de Extensão e Pós-Graduação
Título: Uma proposta interativa e dialógica para o ensino e aprendizagem das palavras homônimas e parônimas
Orientador: Marlete dos Santos Dacoreggio

Graduação em Letras

1970 - 1974

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Letras

1970 - 1973

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2001 - 2001

Capacitação Para Professores Alfabetizadores. , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2001 - 2001

Capac Para Prof de Educ de Pessoas Jovens e Adulta. , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Formação Continuada para docentes.Formação Continuada para docentes - Sinergia / 2015-I / 12h. 2015. (Outra).

Formação Continuada para docentes.Formação Continuada para docentes - Sinergia / 2015-II / 8h. 2015. (Outra).

Formação Continuada para docentes.Estratégias para captação de clientela / Sinergia / 5h. 2015. (Outra).

Formação Continuada para docentes.Formação Continuada para docentes - Sinergia / 18h. 2014. (Outra).

Curso de Capacitação em Atendimento Pré Hospitalar (Primeiros Socorros)os).Curso de Capacitação em Atendimento Pré Hospitalar (Primeiros Socorros)os). 2013. (Outra).

Formação Continuada para docentes.Formação Continuada para docentes - Sinergia - 12h. 2013. (Outra).

Educação Inclusiva para Pessoas com Síndrome de Down. 2011. (Seminário).

Formação Continuada - Instituto Sinergia de Extensão.Formação Continuada - Instituto Sinergia de Extensão. 2011. (Outra).

Formação Continuada para Docentes.Formação Continuada para Docentes. 2011. (Outra).

Formação Continuada para Docentes. 2011. (Outra).

Redação Organizacional.Redação Organizacional. 2007. (Outra).

Formação Continuada para Professores de Educação de Jovens e Adultos.Formação Continuada para Professores de Educação de Jovens e Adultos. 2006. (Outra).

I Seminário do FREJAMFRI - Fórum, Políticas Públicas e Currículo.I Seminário do FREJAMFRI - Fórum, Políticas Públicas e Currículo. 2006. (Seminário).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALI.Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior da UNIVALI. 2005. (Outra).

Formação Continuada para Professores de Educação de Jovens e Adultos.Formação Continuada para Professores de Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Outra).

I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença.I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença. 2004. (Seminário).

Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior - UNIVALI.Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior - UNIVALI. 2004. (Outra).

VIII Fórum Institucional de Integração Universitária da UNIVALI.VIII Fórum Institucional de Integração Universitária da UNIVALI. 2004. (Outra).

Curso de Atualização Pedagógica do Programa de Formação Continuada para docentes do Ensino Superior UNIVALI.Curso de Atualização Pedagógica do Programa de Formação Continuada para docentes do Ensino Superior UNIVALI. 2003. (Outra).

Curso de Atualização Pedagógica do Programa de Formação Pedagógica para Docentes do Ensino Superior UNIVALI.Curso de Atualização Pedagógica do Programa de Formação Pedagógica para Docentes do Ensino Superior UNIVALI. 2003. (Outra).

Formação Continuada para Professores de Educação de Jovens e Adultos.Formação Continuada para Professores de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Outra).

Seminário de Responsabilidade Social.Seminário de Responsabilidade Social. 2002. (Seminário).

XII Ação Comunitária de Itajaí.XII Ação Comunitária de Itajaí. 2002. (Outra).

Congresso Brasileiro de Educação de Jovens e Adultos. Congresso Brasileiro de Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Congresso).

Achamentos - Trajetória e Realidade do Brasil Comtemporâneo.Achamentos - Trajetória e Realidade do Brasil Comtemporâneo. 2000. (Outra).

I Semana de Relações Públicas.I Semana de Relações Públicas. 2000. (Outra).

V Fórum Institucional de Integração Universitária.V Fórum Institucional de Integração Universitária. 2000. (Outra).

II Semana do Centro de Educação de Ciências Sociais Aplicadas.II Semana do Centro de Educação de Ciências Sociais Aplicadas. 1999. (Outra).

Semana de Estudos Pedagógicos.Semana de Estudos Pedagógicos. 1999. (Outra).

I Encontro de Professores por Áreas de Conhecimento do Novo Currículo Mínimo de Administração..I Encontro de Professores por Áreas de Conhecimento do Novo Currículo Mínimo de Administração.. 1996. (Encontro).

XVIII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais.XVIII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. 1994. (Outra).

Seminário de Integração do Sistema Integrado de Ensino Catarinense com Universidades Portuguesas..Seminário de Integração do Sistema Integrado de Ensino Catarinense com Universidades Portuguesas.. 1993. (Seminário).

Curso de aprofundamento da proposta curricular.Curso de aprofundamento da proposta curricular. 1991. (Outra).

Curso Livre de Literatura do RS.Curso Livre de Literatura do RS. 1984. (Outra).

A poética de Maiakovski.A poética de Maiakovski. 1983. (Outra).

Leitura do Quixote.Leitura do Quixote. 1982. (Outra).

Meios de Representação do Espaço Poético.Meios de Representação do Espaço Poético. 1982. (Outra).

Uma análise social da Arte Literária de Machado de Assis.Uma análise social da Arte Literária de Machado de Assis. 1982. (Outra).

4º Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. 4º Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. 1972. (Congresso).

Estudo sobre Eça de Queiroz e Luiz de Camões.Estudo sobre Eça de Queiroz e Luiz de Camões. 1972. (Outra).

I Encontro Regional de Professores do Nordeste.I Encontro Regional de Professores do Nordeste. 1972. (Encontro).

3º Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. 3º Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. 1971. (Congresso).

Técnicas Pedagógicas de Grupo.Técnicas Pedagógicas de Grupo. 1971. (Outra).

Treinamento Pedagógico de Francês.Treinamento Pedagógico de Francês. 1970. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Cirlene Inácio da Graça

SOUZA, Nalba Lima de; MOSER, G.; ANDRADE, C. R. D.; CORREIA, R. C.. Docência no ensino superior - o curso de administração da Faculdade Sinergia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Cristiana Rennó D'Oliveira Andrade

SOUZA, Nalba Lima de; MOSER, G.; CORREIA, R. C.; BUCIOR, E. R.. Análise de viabilidade de implantação de sistema de avaliação interna e externa coordenada de instituições de ensino superior. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Cristiane Freitas de Souza

SOUZA, Nalba Lima de; DACOREGGIO, M. S.; DAGNONI, A. P.. O conselho de classe como espaço de análise e decisões coletivas e o anonimato no ensino superior. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Elvis Roni Bucior

MOSER, G.;SOUZA, Nalba Lima de; GRACA, C. I.; CORREIA, R. C.. As contribuições dos métodos de ensino para o desenvolvimento das competências propostas para o egresso do curso de administração. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Leila Leocádia Souza

SOUZA, Nalba Lima de; CORREIA, R. C.; ANDRADE, C. R. D.. Docência superior e qualidade de vida: o despertar de um desafio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Rogério Pagel

SOUZA, Nalba Lima de; CORREIA, R. C.; BUCIOR, E. R.. A inclusão de pessoas com deficiência auditiva no ensino superior. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Wlademir Vieira

SOUZA, Nalba Lima de; CORREIA, R. C.; GRACA, C. I.. Museu a céu aberto: uma proposta de educação patrimonial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Adriana Stefan Arndt

SOUZA, Nalba Lima de. Indisciplina na escola: Ação do Orientador Educacional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Alessandra da Silva

SOUZA, Nalba Lima de. O Supervisor Escolar e sua função no Ensino Fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Adriana Stefan Arndt

SOUZA, Nalba Lima de. A função sócio-pedagógica do Supervisor Escolar: um diferencial modificador para desempenho do professor em sala de aula. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Alessandra Vieira

SOUZA, Nalba Lima de. Altas habilidades/superdotação: um estudo de caso. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Ângela Rech

SOUZA, Nalba Lima de. Pessoas com deficiências e a inserção no mercado de trabalho: Um recorte da realidade no município de Navegantes/SC. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Antônio Eduardo Pinheiro

SOUZA, Nalba Lima de. Google Doc's adaptado para uma metodologia de ensino e aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Elisangela Maria Anacleto

SOUZA, Nalba Lima de. As contribuições da parceria família e escola para o sucesso da aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Karina Ribeiro de Andrade

SOUZA, Nalba Lima de. Música na escola: uma possibilidade na educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Regiane da Silva Romão

SOUZA, Nalba Lima de. Alfabetização: Contribuições para a alfabetização no 1º ciclo do Ensino Fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Rosane de Siqueira Prestes

SOUZA, Nalba Lima de. Diogo tem altas habilidadades/superdotação? Pistas para a Educação Infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Carlos Alberto Dias Camargo

SOUZA, Nalba Lima de. A prática de ensino em Matemática na Educação Inclusiva. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Jucelei Pedrozo dos Santos de Siqueira

SOUZA, Nalba Lima de. A avaliação do planejamento do processo ensino-aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Juliana da Silva Juttel

SOUZA, Nalba Lima de. Os níveis de linguagem e a escola: uma reflexão. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Indianara dos Santos

SOUZA, Nalba Lima de. Tudo começa na Educação Infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Incl. e Competências Metod. Ed Basica) - Instituto Sinergia de Extensão e Pós-graduação.

Aluno: Dalva Nascimento

SOUZA, Nalba Lima de. Daltonismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Geneci Colla

SOUZA, Nalba Lima de. O domínio da escrita alfabética no ciclo da alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Giliane Prestes da Silva de Barba

SOUZA, Nalba Lima de. O brincar e seus reflexos na aprendizagem com crianças de 4 a 5 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Rosimei Maria Santiago Faco

SOUZA, Nalba Lima de. Acessibilidade - inclusão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Vanessa Prestes dos Santos

SOUZA, Nalba Lima de. Autismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Jucélia dos Santos Coelho

SOUZA, Nalba Lima de. Saede. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Carina Maria da Silva

SOUZA, Nalba Lima de. A transição das crianças do pré escolar para o primeiro ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Fabiana Claudino

SOUZA, Nalba Lima de. Pedagogia hospitalar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Karin Andressa Stein

SOUZA, Nalba Lima de. A face de educação a distância: a formação docente na modalidade à distância no cenário brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Paloma Pereira

SOUZA, Nalba Lima de. Educação especial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Rosana Gamba

SOUZA, Nalba Lima de. A falta de afetividade na docência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Gessica Hermes

SOUZA, Nalba Lima de. Projetos pedagógicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Gilmara Patrícia Maes

SOUZA, Nalba Lima de. Brinquedos e brincadeiras nas creches. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Andressa Dias Preto

SOUZA, Nalba Lima de. Qualidade de vida no trabalho dos bombeiros militares do 3º BBM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Carla Bento

SOUZA, Nalba Lima de. Diagnóstico dos fatores que influenciam a motivação dos colaboradores da empresa Maga empreendimentos imobiliários LTDA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Caroline Grespan

SOUZA, Nalba Lima de. Estudo das práticas de remuneração e benefícios nas empresas da região do Vale do Itajaí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Leandro Marcos dos Santos Mianes

SOUZA, Nalba Lima de. Estudo de rotatividade de empregados na empresa estaleiro Navship Ltda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Jusimara Karla Nogueira

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de. Rotatividade e retenção de pessoas na empresa Sachê & Sachê. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA.

Aluno: Ana Paula Weise

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de. A influência da inteligência emocional nos níveis estratégico, tático e operacional da empresa Equilíbrios Indústria e comercio de confecções Ltda.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA.

Aluno: Milena Cristina Valle Ouriques

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de. Clima organizacional da área operacional da empresa Costa Sul Pescados SA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA.

Aluno: Romano Luiz Machado

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de. Planejamento estratégico como ferramenta de gestão hospitalar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA.

Aluno: Roseclea Soares Amaro

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de. Tipos de liderança da cooperativa de crédito Credifoz.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA.

Aluno: Ana Paula Weise

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de; BUCIOR, E. R.. A influência da inteligência emocional nos níveis estratégico, tático e operacional da empresa Equilibrios Indústria e Comércio de Confecções Ltda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Jusimara Karla Nogueira

ANDRADE, C. R. D.;SOUZA, Nalba Lima de; BUCIOR, E. R.. Rotatividade e retenção de pessoas na empresa Sachê & Sachê. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Milena Cristina Valle Ouriques

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de; NICOLODI, J. E.. Clima organizacional da área operacional da empresa Costa Sul Pescados S.A. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Romano Luiz Machado

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de; NICOLODI, J. E.. Planejamento estratégico como ferramenta de gestão hospitalar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Roseclea Soares Amaro

GRACA, C. I.;SOUZA, Nalba Lima de; NICOLODI, J. E.. Tipos de liderança da cooperativa de crédito Credifoz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Juliana Michalack

SOUZA, Nalba Lima de. A importância da leitura no contexto escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Júlio Cesar Moraes

SOUZA, Nalba Lima de. Uma reflexão sobre o ensino da gramática nas aulas de língua portuguesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Fabiana Rodrigues

SOUZA, Nalba Lima de. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Lilian Cristina Camilo

SOUZA, Nalba Lima de. Musicalização na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Marlene de Oliveira

SOUZA, Nalba Lima de. A importância da leitura no processo de alfabetização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Salete Aparecida Couto Peixer

SOUZA, Nalba Lima de. Um ensino de matemática significativo nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Silvia N

SOUZA, Nalba Lima de. Libório.A importância da leitura na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Alessandra da Silva

SOUZA, Nalba Lima de. Leitura do mundo: a formação do leitor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Juliana da Silva

SOUZA, Nalba Lima de. Literatura Infantil no processo de alfabetização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Maria Aparecida Moraes

SOUZA, Nalba Lima de. Relação familiar e escola na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Sandra Bento

SOUZA, Nalba Lima de. Educador Empreendedor: Amor vivenciado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Solange dos Santos

SOUZA, Nalba Lima de. A importância dos diferentes contextos sociais na aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Ariane Cruz

SOUZA, Nalba Lima de. O fantástico universo da contação de história e seus expectadores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia.

Aluno: Dalva Brandt Luçolli

SOUZA, Nalba Lima de. A Eficácia dos Veículos de Comunicação Utilizados na Divulgação dos Cursos Técnicos do Senac de Itajaí. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Patricia Marquetti da Silva

GROTH, M.;SOUZA, Nalba Lima de; JOHN, V. M.. Matemática, uma ciência ainda pouco entendida pelos brasileiros: professores tentam modificar esse quadro revendo práticas pedagógicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Andréa Lopes Sampaio

SOUZA, Nalba Lima de. Responsabilidade Social Empresarial: Estudo de Caso na WRC Operadores Portuários. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Carolina Busato de Souza

SOUZA, Nalba Lima de. O planejamento nas emissoras de TV por assinatura do Estado de Santa Catarina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Iliane Regina Fleith

SOUZA, Nalba Lima de. O Processo de Promoção da Arte: Estudo de Caso na Associação de Artistas Plásticos de Itajai. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Danielle Regina dos Reis

SOUZA, Nalba Lima de. Amores Modernos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Tema Inês da Silva

SOUZA, Nalba Lima de. Assessoria de imprensa: uma proposta para a Prefeitura de Governador Celso Ramos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Adriana Pickler Baesso R

SOUZA, Nalba Lima de. Bonilha.A Atividade do Profissional de Relações Públicas Sob a Ótica do Escritor Luís Fernando Veríssimo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Janira Kruger

SOUZA, Nalba Lima de. Identificando os instrumentos de comunicação do festival de dança de Joinville. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Karla Mireille Santos Pacheco

SOUZA, Nalba Lima de. A Ouvidoria Contribuindo para a Cidadania: Estudo de Caso na Prefeitura Municipal de Blumenau. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Lisiane Borges de Souza

SOUZA, Nalba Lima de. O Perfil e as Perspectivas das Acadêmicas de Relações Públicas da UNIVALI. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

SOUZA, Nalba Lima de. Processo seletivo docente do Curso de Comunicação Social - Relações Públicas. 2001. Universidade do Vale do Itajaí.

Orientou

Camila Soares Dutra

Gramática; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia; Orientador: Nalba Lima de Souza;

Geneci Odete Lara Aziliero

Comunicação alternativa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia; Orientador: Nalba Lima de Souza;

Sandra Regina Furtado

A importância da contação de história na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia; Orientador: Nalba Lima de Souza;

Ana Cristina Américo

Literatura infantil:a incentivo à leitura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia; Orientador: Nalba Lima de Souza;

Edilene Maria da Silva

A importância da contação de histórias na educação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia; Orientador: Nalba Lima de Souza;

Jaqueline Santos Melo

A importância de trabalhar as diferentes linguagens no processo de alfabetização; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Sinergia; Orientador: Nalba Lima de Souza;

Karla Mireille Santos Pacheco

A Ouvidoria Contribuindo para a Cidadania: Estudo de Caso na Prefeitura Municipal de Blumenau; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Nalba Lima de Souza;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Nalba Lima de . Reflexões sobre o ensino/aprendizagem da gramática em uma perspectiva sociocultural e dialógica. Revista Ponte.Com Sinergia (Santa Catarina) , v. 1, p. 7-14, 2015.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Uma proposta interativa e dialógica sobre o ensino das palavras homônimas e parônimas. Revista Ponte.Com Sinergia (Santa Catarina) , v. 1, p. 1, 2015.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Repórter por um dia. Pautas e Laudas - Informativo do Corpo Docente de Comunicação Social , v. VI, p. 4-4, 2002.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Itajaí abraçada com o nordeste- In De Itajahy a Itajaí- Cem anos de prosa.. 5555-555A , v. 1, p. 12, 2001.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Bom Dia! Boa Tarde! Boa Noite!. Pautas e Laudas - Informativo do Corpo Docente de Comunicação Social , v. III, p. 2-2, 1999.

  • SOUZA, Nalba Lima de . A Banda: cada uma na sua, o importante é tocar. SINPRO , v. 16, p. 5-5, 1994.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Linguagem Oral, Linguagem Escrita: é preciso que o professor possua a exata compreensão desse binômio. Trabalho publicado em duas partes.. SINPRO , v. xx, p. 5-6, 1993.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Linguagem da Vida, Linguagem da Escola: separatismo, por quê?. SINPRO , v. 8, p. 3-3, 1993.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas logísticas - Coletânia de piadas logísticas produzidas pelos alunos do 1º período do Curso de Logística, 1º semestre de 2016, da Faculdade Sinergia, na disciplina Comunicação Organizacional.. 2. ed. , 2016.

  • SOUZA, Nalba Lima de . O alfabeto falante - uma proposta interativa e dialógica para o ensino do nosso alfabeto, em forma de contação de histórias, para alunos da educação infantil - produção dos alunos do 5º período de Pedagogia, 1º semestre de 2016, da Faculdade Sinergia, na disciplina Conteúdos e Metodologias da Língua Portuguesa. 3. ed. , 2016.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Adaptação de histórias infantis para os dias atuais - Coletânea produzida pelas alunas do 5º período de Pedagogia - 2º semestre de 2015 da Faculdade Sinergia na disciplina Metodologia e Conteúdos da Língua Portuguesa. 4. ed. , 2015.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas jurídicas- Coletânea de piadas produzidas pelos alunos do primeiro período do curso de direito da Faculdade Sinergia, primeiro semestre de 2014. 1. ed. Navegantes: Faculdade Sinergia, 2014.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas administrativas- Coletânea de piadas produzidas pelos alunos do primeiro período de administração da Faculdade Sinergia, primeiro semestre de 2014. 1. ed. Navegantes: Faculdade Sinergia, 2014.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Adaptações de histórias infantis para os dias atuais-coletânea de textos produzidos pelas alunas do quinto período de pedagogia da Faculdade Sinergia- primeiro semestre de 2014. 1. ed. Navegantes: Faculdade Sinergia, 2014.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas logísticas - Coletânia de piadas logísticas produzidas pelos alunos do 1º período do Curso de Logística, 1º semestre de 2014, da Faculdade Sinergia, na disciplina Comunicação Organizacional.. 1. ed. , 2014.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Adaptações de histórias infantis para os dias atuais- Coletânea de textos produzidos pelas alunas do quinto período de pedagogia da Faculdade Sinergia- primeiro semestre de 2012. 1. ed. Navegantes: Faculdade Sinergia, 2012.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas administrativas etc. etc.. , 2011.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas jurídicas etc. etc etc. , 2011.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de etc. etc. , 2011.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas administrativas. , 2011.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas pedagógicas. , 2011.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas jurídicas. , 2011.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas administrativas etc. etc.. , 2010.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas jurídicas etc. etc. , 2010.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas pedagógicas. , 2010.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas administrativas- Coletânea de piadas ortográficas, a partir de palavras homônimas e parônimasproduzido pelos alunos do primeiro período de administração- primeiro semestre de 2009.. , 2009.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Manual de piadas jurídicas. , 2009.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Viajando na escrita. , 2009.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Criando e recriando o saber. , 2009.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Minha empresa é uma escola de samba. , 2009.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Lapidando o saber. , 2008.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Lapidando o saber. , 2008.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Revista Soletrando. Revista Soletrando, Itajai, SC, 01 mar. 2001.

  • SOUZA, Nalba Lima de . Com licença, posso falar? 1990 (Ensaio).

  • SOUZA, Nalba Lima de . O mundo é dos medalhôes? 1982 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . A ambiguidade machadiana 1982 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Laurent Genny, qual é a tua? 1982 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Na poetica Bakhitiana, o caminho para um realismo autêntico 1982 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . A vida como ela é 1982 (Ensaio).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Uma arte voltada para os oprimidos 1982 (Ensaio).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Alceu Amoroso Lima: uma visão pluralista do fenômeno literário 1982 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Grito denunciador 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Um personagem sem profilaxia 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Realidades Contemporâneas 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Depoimentos de um intelectual e jornalista 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Fragmentos de uma época 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Um sonho desfeito 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Em busca da verdade 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Percepção da realidade 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Homens, prossigam! 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . E agora José? 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Macunaíma, Maria, era como eu brasileiro 1981 (Resenha).

  • SOUZA, Nalba Lima de . Mário de Andrade: da estética à ficção, uma constante busca de renovar o cenário nacional 1981 (Ensaios).

Outras produções

SOUZA, Nalba Lima de . Formação Continuada para Professores dos Anos Finais da Rede Pública Municipal de Ensino de Barra Velha - Língua Portuguesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Introdução à Oratória. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Curso de Redação Jurídica e Oratória. 2008. .

SOUZA, Nalba Lima de . Curso de Oratória II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Redação Organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Redação Organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Redação Organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Redação Organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Redação Organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Formação Continuada. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Redação Organizacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . O Ensino através de Multiplas Linguagens. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Oficina de Português. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Conteúdos Metodológicos de Língua Portuguesa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos na Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos na Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos na Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos na Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos na Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, Nalba Lima de . Metodologia e Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2015

IMORTAL por força de sua expressão literária, empossada à Cadeira n.03 ALB/SC - Sinergia / Navegantes, na condição de Membro Vitalício da Academia de letras do Brasil, Academia de Letras do Brasil.

1969

Diploma de 9º lugar como poetisa no 1º Festival de Poesia Falada de Natal - RN, Escola de Jovens Poetas Natalenses.

1969

Menção honrosa como poetisa no 1º Festival de Poesia Falada de Natal - RN, Escola de Jovens Poetas Natalenses.

1969

Menção honrosa como poetisa no 1º Festival de Poesia Falada de Natal - RN, Escola de Jovens Poetas.

1969

Menção honrosa como declamadora no 1º Festival de Poesia Falada de Natal -RN, Escola de Jovens Poetas.

1968

Diploma de 1º lugar da 2ª série Pedagógico (normal), do Concurso Literário Estudantil, Embaixada da França, Jornal O Globo e Libraria El Ateneo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

Sistema de Ensino Sinergia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Pedagogia

1994 - 1994

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1994

    Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Curso de Capacitação de Recursos Humanos Para Professores da Rede Municipal.,Treinamentos ministrados, Língua Portuguesa

1993 - 1994

Fundaçao Educacional Regional Jaguarense Ferj

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1994

    Treinamentos ministrados , Fundação Educacional Regional Jaguarense Ferj, Curso de Capacitação Para Professores de 1ª a 4ª Série.,Treinamentos ministrados, Leitura e Produçao de Textos

  • 01/1993

    Treinamentos ministrados , Fundação Educacional Regional Jaguarense Ferj, Fundação Educacional Regional Jaguarense Ferj.,Treinamentos ministrados, Curso de Atualização para professores de 5ª a 8ª séries (língua Portuguesa)

1993 - 1993

Prefeitura Municipal de Itajaí

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1993

    Treinamentos ministrados , Prefeitura Municipal de Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí.,Treinamentos ministrados, X Congresso Estadual de Educação (Língua Portuguesa)

1988 - 1988

13ª UCRE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1988

    Treinamentos ministrados , 13ª Ucre, 13ª Ucre.,Treinamentos ministrados, Curso de Atualização para Professores de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª séries, promovido pela Secretaria de Educação

  • 01/1988

    Treinamentos ministrados , 13ª Ucre, 13ª Ucre.,Treinamentos ministrados, Curso de Atualização para Professores de Língua Portuguesa de 1ª a 4ª séries, promovido pela Secretaria de Educação

1986 - 1992

Colégio Estadual Deputado Nilton Kucker

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1986

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1984 - 2007

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Outras informações:
Administração 1º período noturno - 60 horas/aula

Atividades

  • 01/2000 - 12/2007

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/2000 - 12/2007

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língia Portuguesa

  • 01/1999 - 12/2007

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1999 - 12/2007

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1997 - 12/2007

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1997 - 12/2007

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

  • 01/1994 - 12/2007

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

  • 01/1991 - 12/2007

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1986 - 12/2007

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

  • 11/2001 - 12/2001

    Treinamentos ministrados , Educação de Jovens e Adultos, Curso de Capacitação Para Professores de Educação de Pessoas Jovens e Adult.,Treinamentos ministrados, Capacitação para Professores de Educação de Pessoas Jovens e Adultas

  • 11/2001 - 11/2001

    Treinamentos ministrados , Universidade do Vale do Itajaí, Oficina Propostas Alternativas Para o Ensino da Língua.,Treinamentos ministrados, Oficina: Propostas Alternativas para o Ensino da Língua

  • 09/2001 - 09/2001

    Treinamentos ministrados , Curso de Letras, Semana de Letras.,Treinamentos ministrados, Semana de Letras

  • 06/2001 - 07/2001

    Treinamentos ministrados , Programa Alfabetização Solidária, Programa Alfabetização Solidária.,Treinamentos ministrados, Capacitação para Professores Alfabetizadores

  • 11/2000 - 12/2000

    Treinamentos ministrados , Programa Alfabetização Solidária, Programa Alfabetização Solidária.,Treinamentos ministrados, Capacitação para Professores Alfabetizadores

  • 01/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura

  • 01/1999

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura

  • 01/1999

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira

  • 01/1999

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira

  • 01/1996

    Ensino, Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

  • 01/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira

  • 01/1990

    Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

  • 01/1986

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

  • 01/1986

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português

  • 01/1986

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1995

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento da Comunicação

  • 01/1994

    Ensino, Turismo e Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1994

    Ensino, Turismo e Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oratória

  • 01/1997

    Ensino, Latu Sensu Em Língua Port Leitura e Produção de Te, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociolinguística

  • 01/1997

    Treinamentos ministrados , Universidade do Vale Itajaí Campus II, Curso de Informador Turístico.,Treinamentos ministrados, Técnicas de Comunicação Humana

  • 01/1996

    Treinamentos ministrados , Universidade do Vale Itajaí Campus II, Curso de Garçon Garçonete.,Treinamentos ministrados, Técnicas de Comunicação Humana

  • 01/1995

    Ensino, Latu Sensu Em Fund Teóricos e Met do Pré Escolar À, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fund. Teóricos e Met. da Língua Portuguesa

  • 01/1994

    Ensino, Lato Sensu Em Alfabetização Metod das Séries Inici, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1993

    Ensino, Pós Graduação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Produçao de Textos II

  • 01/1992

    Ensino, Pós Graduação Latu Sensu Em Língua Portuguesa Leit, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Produção de Textos II

  • 01/1987

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1987

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1987

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1987

    Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1987

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/1987

    Treinamentos ministrados , Centro de Estudos de Educação e Centro de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, Centro de Estudoseducacionais e Centro de Pós Graduaçao Pesquisa e Extensão.,Treinamentos ministrados, 2º Congresso de Educação de Ji Paraná - RO

  • 01/1984

    Ensino, Latu Sensu Em Língua Portuguesa Redação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Redação

1981 - 1985

Escola Básica Pe Anchieta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1981

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1975 - 1976

Curso Souza Zipoli

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1975

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa

1973 - 1974

Curso Pré Vestibular Hipócrates

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1973

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa

1972 - 1972

Instituto Maria Auxiliadora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1972

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

1971 - 1974

Curso Pioneiro Pré Vestibular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1971

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira

1971 - 1972

Colégio Estadual Winston Churchill

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1971

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira

1970 - 1971

Externato D Marcolino Dantas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora Jardim de Infância

Atividades

  • 01/1970

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Jardim de Infância

1968 - 1968

Colegio Salesiano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Outras informações:
Professora Primário (2ª série)

Atividades

  • 01/1968

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Primário (2ª série)