Diselma Marinho Brito
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999),Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais PUC-MG) e Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal do Pará (2006). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atua como docente no IFPA - Campus Abaetetuba . Seus estudos vem sendo difundido nas áreas de educação do campo, movimentos sociais, educação popular e educação de jovens e adultos.
Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação Barsileira
2010 - 2015
Universidade Federal do Ceará
Título: Espelho líquido da amazônia paraense: a interação entre o movimento dos ribeirinhos (as) das ilhas e várzeas de abaetetuba ? pa (Moriva) e o processo educativo escolar de jovens e adultos ribeirinhos.
Eliane Dayse Pontes Furtado.
Mestrado em Mestrado Acadêmico em Educação
2004 - 2006
Universidade Federal do Pará
Título: O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/CUBT e a Identidade Cultural das Populações do Campo, Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Prof. Dr. Salomão Mufarreg Hage
Palavras-chave: Currículo; identidade cultural; populações do campo.
Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais
1999 - 2001
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A Reorganização da trajetória escolar: Classes de Aceleração de Aprendizagem
Orientador: Nilma LIno Gomes
Graduação em Pedagogia
1994 - 1999
Universidade Federal do Pará
Título: Uma escola de qualidade para poucos
Orientador: Antônio Azevedo Reis
Idiomas
Inglês
, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
2ª Formação Continuada de Professores Formadores em Educação do Campo.Educaçã do campo - Procampo em Abaetetuba. 2010. (Encontro).
3 Encontro de Formação Continuada de professores formadores em educação do campo.O procampo e seu cenário no Município de Abaetetuba - Pa. 2010. (Encontro).
Financiamento da Educação-o que muda com o FUNDEB.Finaciamento da Educação. 2007. (Seminário).
I Encontro regional dos Secretários Municipais de Educação.A educação Municipal em Abaetetuba- Pa. 2006. (Encontro).
I Encontro regional dos Secretários Municipais de Educação.A educação Municipal em Abaetetuba- Pa. 2006. (Encontro).
VI Seminário de Educação em Ciências e Matemática - VI SPAECIM.O contexto da educação em Ciências e Matemática. 2006. (Seminário).
XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A educação nas escoals multisseriadas de Abaetetuba _pa. 2005. (Encontro).
Reunião regional da SBPC.Mesa redonda; Classes Multisseriadas na Amazônia: tecendo saberes, construindo práticas. 2004. (Outra).
III Encontro pedagógico.Ministrante de Mini - Curso: O aprendizado do ofício de mestre: o mode de ser, um dever - ser na perspectiva da interdisciplinariedade.. 2002. (Outra).
I Seminário Internacional sobre Política Educacional e Currículo: A Pesquisa em Educação nas áreas de Política Educacional e Currículo..Seminário de Política Educacional E Currículo. 2002. (Seminário).
Seminário Nacional de Educação Infantil.Seminário de discussão sobre educação infantil. 2002. (Seminário).
Seminário de Avaliação e Planejamento do Campus Universitário do Baixo Tocantins / UFPA.Seminário de Avaliação do Campus Universitário do Baixo TOcantins - Abaetetuba / Pa. 2001. (Seminário).
" A formação do Professor: um desafio para o novo milênio..Ministrante de cursos para Professores da Zona rural.. 2000. (Outra).
Evasão e Reprovação: como mudar esta situação?.Ministrante de Palestra no Planejamento Educacional 2000, am Moju.. 2000. (Outra).
II Encontro Pedagógico.Ministrante de mini - curso: Troca de saberes: Os PCN's na reestruturação do tempo e do espaço na escola;no II Encontro Pedagógico / Moju. 2000. (Outra).
Planejamento Educacional / 1999.Ministrante da Palestra: Os PCN's em Ação, no Planejamento Educacional em Moju.. 1999. (Outra).
Encontro de Formação de Diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.Encontro de Formação para Diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 1998. (Encontro).
XIV ENEPE (Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia).Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 1994. (Encontro).
Participação em bancas
BRITO, D. M.. A coordenadora pedagógica como mediadora da Inclusão Escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, D. M.. O papel da Coordenação Pedagógica na formação continuada: um estudo da hora pedagógica em serviço. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, D. M.; Silva, Santos Rosi. O papel do Coordenador Pedagógico na formação em serviço. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará.
Brício V. N;BRITO, D. M.. As interfaces entre a coordenação pedagógica e gênero a partir dos estudos culturais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará.
Cradoso, M. B. C;BRITO, D. M.. Atuação da Coordenação Pedagógica e os entraves curriculares na educação de Jovens e Adultos no Ensino Supletivo. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, D. M.. A importância da Coordenação Pedagógica enquanto ato político. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará.
Pantoja, B. S. S;BRITO, D. M.. O trabalho do coordenador pedagógico na 6ª série do Ensino Fundamental noturno da escola Bernardino Pereira de Barros. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará.
Peixoto, N. S. R;BRITO, D. M.. Atuação do Coordenador Pedagógico resignificando o espaço escolar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará.
Carmo, E. N;BRITO, D. M.. A formação docente em Tomé-Açú: contribuição da formação em serviço para melhoria da qualidade de ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, D. M.. Projeto Político Pedagógico de fato e de direito: o que pensa e faz o institucional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
Amaral, C.F;BRITO, D. M.. Evasão e repetência na zona rural: um estudo de caso na 1ª série da escola de Ensino Fundamental Santa maria em São Miguel do Guamá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
BRITO, D. M.; VILHENA, J. R.; RODRIGUES, B. J. S.. Análise disciplinar na prática pedagógica do professor da educação infantil. 2003.
BRITO, D. M.; PINHEIRO, G. A. S.; ABREU, W. F.. Auto - estima do professor: Um estudo com os professores do Ensino Fundamental na escola Jarbas Passarinho da rede pública no município de Barcarena. 2003.
BRITO, D. M.; FREITAS, M. H. L.; ABREU, W. F.. A educação do menino (a) de rua em Abaetetuba. 2003.
BRITO, D. M.; NASCIMENTO, L. S.; RODRIGUES, B. J. S.. As discussões sobre gênero na formação da identidade profissional do/a pedagogo/a em Abaetetuba. 2003.
BRITO, D. M.; ABREU, W. F.; FREITAS, M. H. L.. O comportamento das crianças no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre as crianças de primeira série na Escola Santa Rosa. 2003.
BRITO, D. M.; FREITAS, M. H. L.; ABREU, W. F.. O livro didático da Geografia no ensino de 5ª a 8ª série e suas dimensões. 2003.
BRITO, D. M.; NASCIMENTO, L. S.; RODRIGUES, B. J. S.. Avaliação da aprendizagem escolar: por uma concepção curricular e formação docente comprometida com o todo social - do conservantismo ao progressismo.. 2003.
BRITO, D. M.; VILHENA, J. R.; FREITAS, M. H. L.. Classe multisseriada: uma experiência interdisciplinar.. 2003.
BRITO, D. M.; VILHENA, J. R.; RODRIGUES, B. J. S.. Rodrigues Peixoto e Nilzete B. Menezes.Experiências interdisciplinares no cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Vicente Maués: perspectiva ou realidade?. 2003.
BRITO, D. M.; RIBEIRO, J. O. S.; RODRIGUES, B. J. S.. As dimensões da prática do coordenador pedagógico no âmbito escolar: um enfoque em questão.. 2003.
BRITO, D. M.; ABREU, W. F.; FREITAS, M. H. L.. Os reflexos do parâmetro curricular de Língua Portuguesa nas 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.. 2003.
BRITO, D. M.; PINHEIRO, G. A. S.; FERRANTI, A.. O lúdico na construção da aprendizagem: uma pedagogia do afeto e da criatividade nas séries (1ª a 4ª) do Ensino Fundamental.. 2003.
BRITO, D. M.; RODRIGUES, B. J. S.; FREITAS, M. H. L.. Interdisciplinaridade. Realidade ou Ideologia?Uma experiência na escola Comandante Germano.. 2003.
BRITO, D. M.; OLIVEIRA, D. B.; FREITAS, M. H. L.. As contribuições do pedagogo no espaço escolar.. 2003.
BRITO, D. M.; FREITAS, M. H. L.. O ensino da linguagem na educação infantil no Município de Igarapé - Miri: as práticas de introdução à escrita. 2003.
Orientou
Retratos de Identidade do aluno negro no campo: Um estudo na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dom João Gazza no Município de Abaetetuba; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilaização em Educação para as Relaçõ) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A condição da mulher negra na Associação dos remancentes de quilombos das Ilhas de Abaetetuba; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilaização em Educação para as Relaçõ) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A construção da história do povo negro no Brasilna educação infantil: um estudo sobre a literatura infanto juvenil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilaização em Educação para as Relaçõ) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Gênero e Etnia: uma análise acerca das representações da mulher negra no Filme a Princesa e o Sapo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilaização em Educação para as Relaçõ) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Negras e quilombolas: a mulher na produção; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilaização em Educação para as Relaçõ) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A aplicabilidade da Lei 10; 639/2003 nos conteúdos da disciplina Arte no contexto da Educação do Campo na 8ª série A da Escola Nossa Senhora da Paz II Rio Arumnaduba; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilaização em Educação para as Relaçõ) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Reflexões Teórico acerca da relação campo cidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especilaização em Educação para as Relaçõ) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A Etnomatemática como instrumento de ensino - aprendizagem no PROEJA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Processo avaliativo no PROEJA: uma análise na turma de Meio Ambiente da Escola Cristo TRabalhador; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Formação Continuada no PROEJA: uma análise sobre a formação na Docência de Biologia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A aplicabilidade das Metodologias de Ensino da Matemática no Curso tecnico em meio Ambiente do Proeja da Escola Cristo Trabalhador; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Práticas de Leitura no PROEJA: uma ação reflexiva; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A Formação Continuada no PROEJA numa perspectiva cidadã; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A Relação teoria e prática no PROEJA do professor de Química no Curso de Meio Ambiente da Escola Cristo Trabalhador; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
As Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa na turma de Meio Ambiente do Proeja; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A Interdisciplinaridade nas produções textuais: uma análise na Escola Cristo Trabalhador; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação na modalidade EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Atuação da Coordenação Pedagógica e os entraves curriculares na educação de Jovens e Adultos no ensino Supletivo; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A importância da Coordenação Pedagógica enquanto ato político; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
O trabalho do Coordenador pedagógico na 6ª série do Ensino Fundamental noturno da Escola Bernardino Pereira de Barros; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
O papel da Coordenação pedagógica na formação Continuada: um estudo da hora pedagógica na formação em serviço; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A coordenação pedagógica como mediadora da Inclusão Escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A Coordenadora Pedagógica mediando a construção do currículo escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Mendes Contente; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho pedagógico) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Identidade e Autonomia: um enfoque no exercício da docência de Geografia no 9 ano na Escola Padre Anchieta - Rio Ajuaí; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
O uso do lúdico no ensino da Matemática na educação do Campo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Prática Docente, metodologia do trabalho interdisciplinar: desafio e possibilidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Educação ribeirinha, a prática docente em turmas multisseriadas: um estudo no comunidade do Rio Meruú; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA; Orientador: Diselma Marinho Brito;
As influências da prática educativa dos educadores da Pastoral do Menor na erradicação do trabalho infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A Prática Pedagógica do Coordenador Pedagógico no espaço escolar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
A singularidade do docente enquanto sujeito sócio-cultural; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
O lúdico na construção da aprendizagem: uma pedagogia do afeto e da criatividade nas séries (1ª a 4ª) do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Os reflexos do parâmetro curricular de Língua Portuguesa nas 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Experiências interdisciplinares no cotidiano da escola municipal de ensino fundamental Dr; Vicente Maués: perspectiva ou realidade?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
As contribuições do pedagogo no espaço escolar; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
As dimensões da prática do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar: um enfoque em questão; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Interdisciplinaridade: realidade ou ideologia?Uma experiência na escola Comandante Germano; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Diselma Marinho Brito;
Produções bibliográficas
-
BRITO, D. M. . O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/Campus Universitário do Baixo Tocantins e a Identidade Cultural das populações do Campo. Margens (UFPA) , v. 4, p. 195-211, 2009.
-
BRITO, D. M. ; VIEIRA, I. S. ; BRITO, D. M. . Construção Coletiva: Contribuições à Formação de Professores para a Educação Básica. 2. ed. Ananindeua: Gráfica Ponto da Impressão-J.Martins&Cia LTDA ME, 2012. v. 02. 335p .
-
BRITO, D. M. . Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaetetuba - PA: de que sujeitos estamos falando?. In: Dayana Viviany Silva de Souza;Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos; Salomão Mufarrej Hage. (Org.). Povos Ribeirinhos da Amazônia:educação e pesquisa em diálogo. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 01-396.
-
BRITO, D. M. . O Currículo como lugar de cultura. In: Maria dos Remédios de Brito;Damião Bezerra de Oliveira;Jadson Fernando Garcia. (Org.). Filosofia, formação e educação: apontamentos e perspectivas. 1ªed.Belém -Pará: EDUFPA, 2008, v. 01, p. 11-375.
-
BRITO, D. M. . A Educação Rural no município de Abaetetuba - Pa: as especificidades das turmas multisseriadas.. In: XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, 2005, Belém - Pa. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005.
-
BRITO, D. M. . Formação Continuada de Professores da EJA: a experiência no Curso de Extensão do IFPA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO TOCANTINA II FORECAT: EXPERIÊNCIAS EM CONSTRUÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . Interfaces: a Educação de Jovens e Adultos no campo e a luta dos Movimentos Sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . Espelho líquido da Amazônia Paraense: a interação entre o MORIIVA (Movimento dos Ribeirinhos (as) das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba-Pa) e o processo educativo de Jovens e Adultos ribeirinhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/Campus Universitário do Baixo Tocantins e a Identidade Cultural das Populações do Campo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . A Educação nas comunidades quilombolas no Município de Abaetetuba-Pa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/ Campus Universitário do Baixo Tocantins e a Identidade Cultural das populações do campo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/ Campus Universitário do Baixo Tocantins e a Identidade Cultural das populações do campo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . O currículo do Curso de Pedagogia da UFPA e a Educação do Campo no contexto das escolas Multisseriadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITO, D. M. . O currículo do Curso de Pedagogia da UFPA e a Educação do Campo no contexto das escolas Multisseriadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
BRITO, D. M. . Menbro do Núcleo Docente Estrturante da Licenciatura em Educação do Campo. 2013.
BRITO, D. M. . Comissão de Fiscalização da Prestação de serviços de Apoio Administrativo. 2013.
BRITO, D. M. ; BRITO, D. M. . Menbro do Núcleo Docente Estrturante de Pedagogia do IFPA - Campus Abaetetuba. 2012.
BRITO, D. M. . Diretora de Ensino do IFPA - Campus Abaetetuba. 2011.
BRITO, D. M. . Comitê Científico Interno. 2011.
BRITO, D. M. . Comissão dos Processos Sletivos 2011. 2011.
BRITO, D. M. . Comissão de Discussão da Política de Educação no Campo do IFPA. 2011.
BRITO, D. M. . Comitê Científico do II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo. 2010.
BRITO, D. M. . Coordenadora dp Círculo Temático de Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. 2010.
BRITO, D. M. . Comissão do Relatório de Gestão 2010 do IFPA - Abaetetuba. 2010.
BRITO, D. M. . Comitê Científico do II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará. 2010.
BRITO, D. M. . Participante pesquisador no Fórum Permanente de Educação do Campo do Baixo Tocantins. 2009.
BRITO, D. M. . Revista Interdisciplinar Márgens. 2008.
BRITO, D. M. . Comitê Estratégico Municipal do PDE de Abaetetuba-Pa. 2008.
BRITO, D. M. . Construindo a Cidadania 1 e 2 Etapa 2ª edição. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático de Educação de Jovens e Adultos).
BRITO, D. M. . Semana Acadêmica do Núcleo de Pesquisa da UFPA Campus de Abaetetuba. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BRITO, D. M. . Construindo a Cidadania 1 Ciclo. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático de Educação de Jovens e Adultos).
BRITO, D. M. . Construindo a Cidadania 2 Ciclo. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático de Educação de Jovens e Adultos).
BRITO, D. M. . Pedagogia dos Projetos. 2003. .
BRITO, D. M. . Segure seu lápis e aponte conosco: LDB XParâmetros Curriculares Nacionais. 1998. .
BRITO, D. M. . O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA e a Educação do Campo no contexto das Escolas Multisseriadas no Município de Abaetetuba - Pa.. 2004 (Comunicação Oral) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2017
A Educação de Jovens e Adultos no Baixo Tocantins: oferta e permanência de aprendizagem., Descrição: O projeto dialoga com a realidade da Educação de jovens e Adultos no contexto da educação do Campo na região do Baixo Tocantins. Seu lócus de dialogo se deu no Fórum regional de Educação do Campo do Baixo Tocantins e nas secretarias de Educação que compõe os seguintes municípios; Abaetetuba, Moju., Barcarena, igarapé Miri, Tailândia, Acará, Concórdia do Pará,Tomé - Açú e Bujaru.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diselma Marinho Brito - Coordenador / Maria Rosilene Maués Gomes - Integrante.
-
2017 - Atual
Escolas do Campo do Município de Abaetetuba ? Pa: avanços e impasses no desenvolvimento da educação escolarizada de Jovens e Adultos., Descrição: O projeto se propõe investigar o desenvolvimento da educação escolarizada de Jovens e Adultos do Campo do Município de Abaetetuba - Pa. Tem ainda a perspectiva de : 1. Criar um Banco de dados da Educação de Jovens e Adultos das escolas do Campo do município de Abaetetuba referente aos índices de permanência com sucesso. 2. Construir o perfil dos jovens e adultos que atuam na escola de Educação de Jovens e Adultos do Campo do município de Abaetetuba - Pa. 3. Identificar as problemáticas referentes à formação de professores de Educação de Jovens e Adultos do Campo do município de Abaetetuba ? Pa e assim contribuir para o desenvolvimento de uma proposta didático pedagógico para as salas de aula de educação de jovens e adultos do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diselma Marinho Brito - Coordenador / Maria Rosilene Maués Gomes - Integrante.
-
2017 - Atual
Observatoiro de Educação de Jovens e Adultos do Baixo Tocantins, Descrição: A pesquisa versará sobre a construção de uma observatório do processo da escolarização de jovens e adultos compreendendo sua trajetória histórica desafios teóricos metodológicos e metodologias que possam contribuir para a permanência com sucesso .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diselma Marinho Brito - Coordenador / Maria Rosilene Maués Gomes - Integrante.
-
2016 - 2017
Educação popular, movimentos sociais: os espaços formativos do STRA no muncípio de Abaetetuba - Pa, Descrição: O projeto versa sobre análise do processo formativo em educação popular que acontece no STRA. Suas metodologias bem como suas relações com a atuação dos trabalhadores rurais . Seu desdobramento se deu em continuidade a tese de doutorado. Uma intervenção educativa nos espaços de educação política e social dos movimentos sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Diselma Marinho Brito - Coordenador / Edison Marinho Teles Filho - Integrante.
Prêmios
2008
Aprovação em Concurso Público para Técnico em Educação, Secretaria Estadual de Educação do Para.
2008
Aprovação em Concurso Público para Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico de Educação I, Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.
2006
Aprovação em concurso público para Administrador Escolar, Prefeitura Municipal de Abaetetuba.
2006
Aprovação em Processo Seletivo para Professor de 3 Grau de Didática, UFPA - Campus de Abaetetuba.
2005
Aprovação em Concurso público da carreira do magistério superior na Matéria Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico, UFPA Campus de Abaetetuba.
2001
Aprovação em Processo Seletivo para Professor de 3 Grau - Substituto de Didática, UFPA Campus de Abaetetuba.
1999
Aprovação em Concurso públicopara o cargo de Professor de 1ª a 4ª Licenciatura Plena, Prefeitura Municipal de Abaetetuba.
1993
Aprovação em concurso público para o Cargo de Professor Titulado 01, Prefeitura Municipal de Abaetetuba.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Professor de Educação I, Enquadramento Funcional: Concurso Público, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Abaetetuba.,Cargo ou função, Presidente da Comissão do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Ensino Integrado e Subsequente para ingresso no 1 semestre de 2012..
-
12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPA.,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração do Projeto Pedagógico Institucional - PPPI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
-
10/2011
Direção e administração, Campus de Abaetetuba.,Cargo ou função, Gestora do Programa Mulheres Mil.
-
07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPA.,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estrturante do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - PARFOR.
-
05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPA.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Discussões sobre a Política de Educação do Campo no IFPA.
-
01/2011
Direção e administração, Campus de Abaetetuba.,Cargo ou função, Diretora de Ensino.
-
06/2010
Ensino, Curso de Licenciatura emn Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Concepções de Currículo, Educação para a Diversidade
-
08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPA.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estrturante da Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO.
-
07/2009
Ensino, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Comunicação do Campo, Prática Educativa I, Prática Educativa II, Prática Educativa III, Prática Educativa IV, Prática Educativa V, Prática Educativa VI
-
12/2008
Ensino, Liicenciatura Plena em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e ètica Profissional, Vivência da Prática Educativa I, Vivência da Prática Educativa II, Vivência da Prática Educativa III, Vivência da Prática Educativa IV, Vivência da Prática Educativa V, Vivência da Prática Educativa VI, Didática, Compreensão da Função Social da escol
-
06/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Abaetetuba.,Cargo ou função, Presidente fda Comissão dos Processos Seletivos 2011 dos Programas de Auxílio Financeiro Estudantil do IFPA/ Campsu Abaetetuba.
-
03/2009 - 09/2011
Ensino, Educação do Campo, Agricultura Familiar Camponesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cidadania, Organização e Movimentos Sociais, Educação do Campo e pesquisa, Pesquisa em Educação
-
02/2010 - 11/2010
Ensino, Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Educação EJA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática da EJA e Educação Profissional, Políticas Públicas de Educação Profissional
-
12/2008 - 12/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia
2008 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2008
Universidade Federal do ParáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40
2001 - 2003
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2001 - 09/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Formação Docente, Didática Geral, História Geral da Educação, Prática Pedagógica, Gestão de Sistemas E Unidades Educacionais, Organização do Trabalho Pedagógico, Coordenação pedagógica em Ambientes Escolares, Psicologia da Educação, Fundamentos da Didática, Prática de Ensino da Educação Infantil
1992 - 2009
Prefeitura Municipal de AbaetetubaVínculo: Professor Titulado I, Enquadramento Funcional: Concurso Público, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diselma Marinho Brito e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?