Rafael Kuramoto Gonzalez
Possuo graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2010) e doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Atualmente ocupo a cadeira de Professor de Magistério Superior Adjunto no Departamento de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PB). Dentre as atividades realizadas nos últimos anos: (a) Trabalhei em diferentes empresas do segmento bancário, automobilístico, alimentício, eletrônica e associações de classe; (b) Lecionei/Leciono na graduação de instituições de grande prestígio nacional e internacional: UAB-UFPR, UNIABEU, FGV/EBAPE, IFPR e UTFPR; (c) Lecionei/Leciono cursos na área de pós-graduação (tanto strictu como lato sensu) na UECE, USP/RIbeirão Preto, UNICOC, UFF, Banco do Brasil, FGV/EBAPE e IEL/PR; (d) Orientação de trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação; (e) Participação em bancas de avaliação de conclusão de cursos de pós-graduação; (f) Realizei pesquisas acadêmicas com instituições de fomento acadêmico científico de âmbito internacional (ex: IDRC - Canadá) e de âmbito nacional (ex: CNPq e FGV); (g) Revisor de revistas acadêmicas renomadas nacionalmente e internacionalmente como RAE, RBOP, RAM e RASI; (h) Faço parte da diretoria científica do CASI e do conselho editorial da RASI; (i) Possuo mais de 15 trabalhos científicos publicados em Revistas Científicas de renome (ex: JOTMI, RAI, RAM, Espacios, Agroalimentaria, RBOP, IJI, RBGDR e etc.) e mais de 15 trabalhos científicos publicados em Congressos nacionais e internacionais; (j) Tenho interesse nas áreas de: Gestão estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão da Inovação, Gestão de Supply Chain, Internacionalização, Administração Geral e Metodologia Científica.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2011 - 2015
Fundação Getúlio Vargas
Título: Processo alternativo de catch-up em indústrias intensivas em recursos naturais: uma análise empírica da trajetória tecnológica da indústria de bioetanol de cana-de-açúcar no Brasil
, Ano de obtenção: 2015. Paulo Negreiros de Figueiredo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Administração
2008 - 2010
Universidade Federal do Paraná
Título: INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA CAPACIDADE TECNOLÓGICA: O CASO DA CIA. IGUAÇÚ DE CAFÉ SOLÚVEL
, Ano de Obtenção: 2010.Sieglinde Kindl da Cunha.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Capacidade Tecnológica; Café Solúvel; Internacionalização.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Fabricação de Produtos Alimentícios.
Especialização em Gestão Estratégica
2006 - 2007
Universidade Federal do Paraná
Título: Análise Qualitativa e Quantitativa de desempenho de compras
Orientador: Pedro José Steiner Neto
Formação complementar
2022 - 2022
Esclarecimentos para planejamento de capacitações PDP - 2023. (Carga horária: 2h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2022 - 2022
Análise de Dados com o Google BigQuery. (Carga horária: 3h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2022 - 2022
Treinamento do módulo sobre avaliação no Moodle. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2022 - 2022
Disciplinas Certificadoras. (Carga horária: 6h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2022 - 2022
Comunicação Não Violenta para Lideranças. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2020 - 2020
Oficina Google for Education - Domine o Classroom. (Carga horária: 2h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2020 - 2020
Pacote GSuite: Uso do Hangout para aulas ao vivo com interface com Google. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2020 - 2020
Economia e COVID-19. (Carga horária: 3h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2019 - 2020
Programa de Desenvolvimento Profissional Docente. (Carga horária: 44h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
Programa de Pré incubação de ideias. (Carga horária: 16h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
O Plano de Ensino sob a perspectiva da Aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
Palestra Teatral Calmamente. (Carga horária: 2h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
Revolucionando a sala de aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação Disciplina Empreendedorismo e Inovação. (Carga horária: 24h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
Metodologia de Planejamento de Matriz Curricular baseado em competências. (Carga horária: 20h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Organização de eventos
GONZALEZ, R. K. . XIV CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. 2022. (Congresso).
GONZALEZ, R. K. . XIII CASI. 2021. (Congresso).
Participação em eventos
Feira de Profissões da UTFPR/PB 2018. Feira de Profissões da UTFPR/PB 2018. 2018. (Feira).
VI Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica.VI Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica. 2018. (Outra).
V Semana Acadêmica de Agronomia - SAAGRO.V Semana Acadêmica de Agronomia - SAAGRO. 2018. (Outra).
V Encontro de Estudos em Estratégia. Trajetória de Capacidade Tecnológica da Cia. Iguaçu de Café Solúvel. 2011. (Congresso).
XII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.PROCESSO DE CRIAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. 2009. (Simpósio).
Participação em bancas
BERDEJO, L. M. A.; LIMA, D. F. P.;GONZALEZ, R. K.. Uma Análise Empírica da Relação Entre as Capacidade Inovadoras nos Laboratórios de Inovação e seu Impacto no Setor Público ao Nível Federal. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.
ABDALLA, M. M.; ABREU, J. C. A.; GUABIROBA, R. C. S.;GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO. Análise Multicritério da Estrutura dos Polos de Apoio Presencial em Relação à Eficiência das Instituições de Ensino Superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense.
ALMEIDA, E. L. F.; MARTINS, J. V. B.; COSTA, K. G. V.; LOPES, M. S. G.; ALVES, F. C.;GONZALEZ, R. K.. Capacidades Tecnológicas em Bioeconomia e Bases para uma Estratégia de Path-Creating no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Santos, G. D.; Trentin, M. G.;GONZALEZ, R. K.. GESTÃO DE PESSOAS POR MEIO DA PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS INTERNOS E AVALIAÇÃO PELA METODOLOGIA BALANCED SCORECARD EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização MBA em Recursos Humanos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Pontes, H.; Merlin, A. H.;GONZALEZ, R. K.. Qualidade de Vida no Trabalho: o Caso de Instituições Bancárias do Município de Chopinzinho - PR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização MBA em Recursos Humanos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Minghini, L.; Merlin, A. H.;GONZALEZ, R. K.. Gestão por Competências na Administração Pública: reflexões a partir de uma análise bibliométrica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização MBA em Recursos Humanos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, R. K.. GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS PARA O APERFEIÇOAMENTO E FORTALECIMENTO DA GESTÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.
GONZALEZ, R. K.. A INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO ARTESANATO DE CAPIM DOURADO COMO FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E SUSTENTÁVEL PARA A REGIÃO DO VALE DO JALAPÃO (TO). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.
GONZALEZ, R. K.. A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA NA REDUÇÃO DA POBREZA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.
GONZALEZ, R. K.. KUMON E REFORÇO ESCOLAR: UM PROGRAMA PARA O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DO RJ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.
GONZALEZ, R. K.. IDENTIFICAÇÃO DE BOAS METODOLOGIAS DE BENCHMARKING PARA APLICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.
GONZALEZ, R. K.. A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PROTOCOLO GERAL DA PREFEITURA DE MACAÉ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.
GONZALEZ, R. K.. MAPEAMENTO DE FALHAS DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CARAPEBUS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.
GONZALEZ, R. K.. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES DA UFF CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense.
GONZALEZ, R. K.. Estratégias do segmento varejista. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Marketing Estratégico) - Universidade de São Paulo.
GONZALEZ, R. K.. Gerenciamento de brand equity. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Marketing Estratégico) - Universidade de São Paulo.
GONZALEZ, R. K.. Estudo exploratório da identidade corporativa de uma empresa de consultoria de pequeno porte e sua relação com a construção da marca da empresa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Marketing Estratégico) - Universidade de São Paulo.
GONZALEZ, R. K.. E-commerce: análise da infuência do retargeting. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Marketing Estratégico) - Universidade de São Paulo.
GONZALEZ, R. K.. A evolução do processo de fidelização no e-commerce brasileiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Marketing Estratégico) - Universidade de São Paulo.
GONZALEZ, R. K.. A influência da neurosciência nos processos de decisão de marketing. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Marketing Estratégico) - Universidade de São Paulo.
CARVALHEIRO, E. M.;GONZALEZ, R. K.; Minghini, L.. INBOUND MARKETING NAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO DAS MÉTRICAS DE ATRAÇÃO E CONVERSÃO NO SETOR DE LOTEAMENTOS NO SUDOESTE DO PARANÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Minghini, L.; CARVALHEIRO, E. M.;GONZALEZ, R. K.. O USO DA TECNICA DE GATILHOS MENTAIS E AS FORMAS DE ENGAJAMENTO EM POSTAGENS DO INSTAGRAM DE BARES E RESTAURANTES DE PATO BRANCO - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CARVALHEIRO, E. M.;GONZALEZ, R. K.; Spak, M. D. S.; OLIVEIRA, A. M. B.. PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CONTROLE DE CUSTOS EM UMA PROPRIEDADE RURAL DE GESTÃO FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE MANGUEIRINHA - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CARVALHEIRO, E. M.; Merlin, A. H.;GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO. ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE GESTÃO NO PLANEJAMENTO DE SAFRA E CONTROLE FINANCEIRO EM PROPRIEDADES DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE MARIÓPOLIS/PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, R. K.; BARROS, S. P.; Merlin, A. H.. CARACTERÍSTICAS DE LIDERANÇA PRESENTES NOS GESTORES ATUANTES DO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, R. K.; Merlin, A. H.; OLIVEIRA, A. M. B.. COOPERATIVISMO, GERAÇÃO Z E EMPLOYER BRANDING: UM ESTUDO NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO. FATORES QUE DETERMINAM A ESCOLHA DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM PATO BRANCO - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO. " Estratégias de atração e retenção de capital humano: o caso de uma cooperativa de crédito. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO. " Gênero na área da Programação: análise sobre mulheres programadoras na cidade de Pato Branco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO. Percepção dos Participantes Sobre o Programa Agentes Comunitários de Desenvolvimento da Cresol Liderança ? Pa Chopinzinho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO. CONDIÇÃO DE GÊNERO X SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DA CIDADE DE FRANCISCO BELTRÃO ? PARANÁ DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, R. K.. GESTÃO DE PESSOAS NA CONSTRUÇÃO CÍVIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, R. K.; Siliprandi, E. M. A influência dos fatores hmanos na qualidade das obras: Estudo de Caso Comparativo em construtoras de Indaiatuba (SP) e Pato Branco (PR). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Piassa, H.; LEONARDI, A. M.;GONZALEZ, R. K.. Identificação dos fatores humanos que influenciam na qualidade das obras na engenharia civil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Siliprandi, E. M; Piassa, H.;GONZALEZ, R. K.. Análise do uso de ferramentas de Gestão e Softwares específicos na Construção Civil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Spak, M. D. S.;GONZALEZ, R. K.; ROSSONI, R. A.; FOLLMANN, N.. ESTUDO DO IMPACTO DA GESTÃO DE ESTOQUE NOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA VAREJISTA E ATACADISTA DE MOTO PEÇAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, R. K.; ROSSONI, R. A.; FOLLMANN, N.; MELLO, N. A.. PERFIL E PERSPECTIVAS DE CARREIRA NO MERCADO DE TRABALHO INFORMAL: ANÁLISE DO TRABALHO REALIZADO POR DISCENTES DA UTFPR - CÂMPUS PATO BRANCO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, R. K.; Minghini, L.; FOLLMANN, N.; CANOPF, L.. ANÁLISE DA RELAÇÃO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO COM AS PRÁTICAS GERENCIAIS: UMA PERSPECTIVA DAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS NA CIA. ALFA DE CAFÉ SOLÚVEL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
ROSSONI, R. A.; LEONARDI, A. M.;GONZALEZ, R. K.. ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO SETOR DE AUTOPEÇAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CARVALHEIRO, E. M.;GONZALEZ, R. K.; Santos, G. D.. CRIAÇÃO DE PATENTES: um estudo de caso da interação entre uma empresa e Universidade do Sudoeste do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
RODRIGUES, F. M.; DICATI, G. W. O.;GONZALEZ, R. K.. ANÁLISE DE CUSTOS PARA A FABRICAÇÃO DE DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DE MONTANTE ESTRUTURAL DE UM SILO METÁLICO GRANELEIRO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
KASZNAR, I. K.; FRAJARDO, B.;GONZALEZ, R. K.. MODELO DE NEGÓCIOS DE PLATAFORMA VIRTUAL PARA O MERCADO DE GERAÇÃO DISTRIBUIDA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.
Pontes, H.; Minghini, L.;GONZALEZ, R. K.. GESTÃO DE ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE MOTOCICLETAS DO SUDOESTE DO PARANÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CHAERKI, S. F.; DOSSA, A.A.;GONZALEZ, R. K.. Toledo, H. Santana, M. Lamounier, R. Gajda.Gestão do conhecimento: comparação entre duas empresas de portes diferentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Educacional de Araucária.
LEONARDI, A. M.;GONZALEZ, R. K.; Minghini, L.. Professor substituto do DAADM - UTFPR/PB. 2020. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
FOLLMANN, E. M.;GONZALEZ, R. K.; Spak, M. D. S.. Professor substituto do DAADM - UTFPR/PB. 2019. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONZALEZ, R. K.. Avaliador de projeto da Incubadora Tecnológica de Pato Branco. 2018. Incubadora Tecnológica de Pato Branco.
Orientou
A Influência dos Fatores Socioeconômicos no Desempenho Acadêmico; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);
A Influência dos Fatores Socioeconômicos no Desempenho Acadêmico; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);
Terceirização na Gestão em Administração Pública com a Edição do Decreto 9507/18; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Ineficiência da Locação de Computadores no Serviço Público; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
As Parcerias Público-Privadas (PPPs) como a solução para promoção do Desenvolvimento Regional do Estado Brasileiro através da Ativação da Infraestrutura Ferroviária Nacional; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Relação entre o desempenho da equipe e a gestão de pessoas: um estudo de caso da matriz da caixa econômica federal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Plano de Desligamento Voluntário como instrumento de Gestão do Capital Humano em uma Empresa Pública; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
O impacto da cultura organizacional no desempenho operacional ? o caso da empresa pública federal tricentenária; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Planejamento Estratégico: Um estudo de caso sob a ótica das escolas de estratégia; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - UniSEB COC Interativa; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Satisfação de clientes pequenas empresas com posicionamento do Banco do Brasil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - UniSEB COC Interativa; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Motivação: Teoria e Prática no contexto das Organizações; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - UniSEB COC Interativa; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Marketing Direto - Uma visão sobre o uso do telemarketing na central de atendimento do Banco do Brasil - Uma análise crítica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Administração geral) - UniSEB COC Interativa; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Recarga de tonners e cartuchos, sustentabilidade e economia no serviço público; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Governança em tecnologia da informação; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Mudanças culturais e organizacionais a partir da implantação de uma nova tecnologia da informação; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Mello; Governo eletrônico como auxílio no cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
COOPERATIVISMO, GERAÇÃO Z E EMPLOYER BRANDING: UM ESTUDO NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
CARACTERÍSTICAS DE LIDERANÇA PRESENTES NOS GESTORES ATUANTES DO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
[15:21, 22/02/2022] Profa Marcia UTFPR: Mais uma [15:21, 22/02/2022] Profa Marcia UTFPR: Vivien Mariane Massaneiro Kaniak [15:21, 22/02/2022] Profa Marcia UTFPR: Administração e Psicologia [15:22, 22/02/2022] Profa Marcia UTFPR: Federal do Paraná; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
A relação dos fatores socioeconômicos no desempenho acadêmico: Uma análise dos discentes da UTFPR campus Pato Branco; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
PERFIL E PERSPECTIVAS DE CARREIRA NO MERCADO DE TRABALHO INFORMAL: ANÁLISE DO TRABALHO REALIZADO POR DISCENTES DA UTFPR - CÂMPUS PATO BRANCO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
PERFIL E PERSPECTIVAS DE CARREIRA NO MERCADO DE TRABALHO INFORMAL: ANÁLISE DO TRABALHO REALIZADO POR DISCENTES DA UTFPR - CÂMPUS PATO BRANCO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
ESTUDO DO IMPACTO DA GESTÃO DE ESTOQUE NOS PROCESSOS LOGÍSTICOS DE UMA EMPRESA VAREJISTA E ATACADISTA DE MOTO PEÇAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
ANÁLISE DA RELAÇÃO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO COM AS PRÁTICAS GERENCIAIS: UMA PERSPECTIVA DAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS NA CIA; ALFA DE CAFÉ SOLÚVEL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Estágio realizado na Prefeitura de Mariópolis - CRA (Centro de Referência da Assistência Social); 2021; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Estágio na Vibra Agroindustrial S; A; ; 2020; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Estágio no SIcoob Unicoob Integrado; 2020; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rafael Kuramoto Gonzalez;
Produções bibliográficas
-
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO . Diversificação industrial baseada na acumulação de domínio tecnológico: uma análise empírica na Iguaçu. Revista Gestão e Tecnologia , v. 20, p. 214-236, 2020.
-
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO . Does Agroindustry matter? An analytical framework of innovation and internationalization process. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATION , v. 7, p. 273-298, 2019.
-
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO . DOMINIO TECNOLÓGICO DISTRIBUÍDO: EVIDÊNCIAS DA AGROINDÚSTRIA DE CAFÉ BRASILEIRA. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 15, p. 73-92, 2019.
-
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO ; REZENDE, J. F. . PLANO DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DO CAPITAL HUMANO EM UMA EMPRESA PÚBLICA. Gestão Pública: Práticas e Desafios , v. 10, p. 4, 2019.
-
ABDALLA, MÁRCIO MOUTINHO ; OLIVEIRA, LEONEL GOIS LIMA ; AZEVEDO, CARLOS EDUARDO FRANCO ; GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO . Quality in Qualitative Organizational Research: types of triangulation as a methodological alternative. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP) , v. 19, p. 66-98, 2018.
-
OLIVEIRA, L. G. L. ; AZEVEDO, C. E. F. ; GONZALEZ, R. K. ; ABDALLA, M. M. . Refletindo sobre a Objetividade: uma experiência didática sobre o Positivismo de Comte. REVISTA GESTÃO EM ANÁLISE , v. 7, p. 43-56, 2018.
-
GONZALEZ, R. K. . PROPOSIÇÃO DE UM MODELO METODOLÓGICO DE ANÁLISE LONGITUDINAL DE CAPACIDADE TECNOLÓGICA E INTERNACIONALIZAÇÃO. Produto & Produção (Online) , v. 14, p. 7-18, 2014.
-
GONZALEZ, R. K. ; CUNHA, S. K. . O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES DE MELHORIA TÉCNOLÓGICA DA IGUAÇU. Espacios (Caracas) , v. 34, p. 6, 2013.
-
GONZALEZ, R. K. ; CUNHA, S. K. . Ondas de Evolução e Nós Tecnológicos: Uma Contribuição para os Estudos sobre Internacionalização e Capacidade Tecnológica. Agroalimentaria (Caracas) , v. 19, p. 31-46, 2013.
-
RIBEIRO, A. J. G. ; AZEVEDO, C. E. F. ; OLIVEIRA, L. G. L. ; ABDALLA, M. M. ; HOLPERIN, M. M. ; GONZALEZ, R. K. . Por que Finanças? Avaliando o Interesse dos Estudantes de Graduação em Administração pela Área de Finanças. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Impresso) , v. 13, p. 168, 2013.
-
GONZALEZ, R. K. ; CUNHA, S. K. . TRAJETÓRIA DE CAPACIDADE TECNOLÓGICA DA CIA. IGUAÇU DE CAFÉ SOLÚVEL. RAI : Revista de Administração e Inovação , v. 10, p. 04, 2013.
-
CAMARA, S. F. ; GONZALEZ, R. K. ; PIANA, J. . VELOCIDADE DA ACUMULAÇÃO DE CAPACIDADES TECNOLÓGICAS EM ECONOMIAS EMERGENTES: EVIDÊNCIAS DE EMPRESAS DO BRASIL. RAI : Revista de Administração e Inovação , v. 10, p. 163, 2013.
-
ABDALLA, M. M. ; AZEVEDO, C. E. F. ; GONZALEZ, R. K. ; OLIVEIRA, L. G. L. ; NIPPES, R. C. . Finanças nos cursos de Administração: Análise do interesse pessoal discente. REVISTA BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL , v. 13, p. 87-101, 2012.
-
KURAMOTO GONZALEZ, RAFAEL ; KINDL DA CUNHA, SIEGLINDE . Internationalization Process and Technological Capability Trajectory of Iguaçu. Journal of Technology Management & Innovation , v. 7, p. 117-130, 2012.
-
GONZALEZ, R. K. ; GIRARDi, S. . E VOLUÇÃO DA A DMINISTRAÇÃO DE P&D: O CASO DAIKEN. Revista Innovare , v. I, p. 1, 2012.
-
MATOS, L. B. S. ; AGUIAR, M. M. S. ; MACHADO, D. Q. ; GONZALEZ, R. K. ; IPIRANGA, A. S. R. . Práticas de gestão do conhecimento em redes locais: o caso da Associação dos Marceneiros de Fortaleza ? AMFOR. Revista Ciencias Estrategicas , v. 20, p. 219, 2012.
-
Costa, M. S. ; ANGELI, L. P. ; CARVALHEIRO, E. M. ; Minghini, L. ; GONZALEZ, R. K. ; GUINDANI, G. G. ; SILVA, G. V. ; JODAS, G. B. . A realização do Projeto de Extensão Gestão Empresarial no período pandêmico. In: XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2021, Guarapuava. A realização do Projeto de Extensão Gestão Empresarial no período pandêmico, 2021.
-
GUINDANI, G. G. ; CARVALHEIRO, E. M. ; GONZALEZ, R. K. ; Minghini, L. . APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UM ESTUDO DE CASO PRÁTICO NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. In: ADM 2021- Congresso Internacional de Administração, 2021, Ponta Grossa. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UM ESTUDO DE CASO PRÁTICO NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2021.
-
SILVA, G. V. ; JODAS, G. B. ; CARVALHEIRO, E. M. ; GONZALEZ, R. K. ; Minghini, L. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UTFPR ? CAMPUS PATO BRANCO APLICADA AO CONTEXTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: RESULTADOS OBTIDOS DO PROJETO GESTÃO EMPRESARIAL. In: ADM 2021- Congresso Internacional de Administração, 2021, Ponta Grossa. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UTFPR ? CAMPUS PATO BRANCO APLICADA AO CONTEXTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: RESULTADOS OBTIDOS DO PROJETO GESTÃO EMPRESARIAL, 2021.
-
SOBUCKI, G. ; CARVALHEIRO, E. M. ; Minghini, L. ; GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO ; Spak, M. D. S. ; Pontes, H. . Projeto Multidisciplinar Gestão de Empresas do Curso de Administração da UTFPR ? Pato Branco. In: IX Seminário de Extensão e Inovação e XXIV Seminário de Iniciação Científica Tecnológica, 2019, Pato Branco. SEI SICITE 2019, 2019.
-
GONZALEZ, RAFAEL KURAMOTO . DOMINIO TECNOLÓGICO DISTRIBUÍDO: EVIDÊNCIAS DA AGROINDÚSTRIA DE CAFÉ BRASILEIRA. In: EnAnpad 2018, 2018, Curitiba. XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018, 2018.
-
AZEVEDO, C. E. F. ; OLIVEIRA, L. G. L. ; GONZALEZ, R. K. ; ABDALLA, M. M. . A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. In: IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2013. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ.
-
AZEVEDO, C. E. F. ; OLIVEIRA, L. G. L. ; GONZALEZ, R. K. ; ABDALLA, M. M. . Refletindo Sobre a Objetividade: uma Experiência Didática sobre o Positivismo de Comte. In: IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2013, Brasília. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2013.
-
CAMARA, S. F. ; GONZALEZ, R. K. ; PIANA, J. . Panorama da Evolução das Capacidades Tecnológicas das Firmas no Brasil: uma Avaliação em Meta-análise. In: XXVII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica da ANPAD, 2012, Salvador. XXVII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica da ANPAD, 2012.
-
GONZALEZ, R. K. ; CUNHA, S. K. . Trajetória de Capacidade Tecnológica da Cia. Iguaçu de Café Solúvel. In: V Encontro de Estudos em Estratégia, 2011, Porto Alegre. V Encontro de Estudos em Estratégia, 2011.
-
GONZALEZ, R. K. ; CUNHA, S. K. . Contribuição para estudos de Trajetória de Inovação Internacional: Ondas de Evolução e Nós Tecnológicos. In: XIV Congresso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica, 2011, Lima. Contribuição para estudos de Trajetória de Inovação Internacional: Ondas de Evolução e Nós Tecnológicos, 2011.
-
AZEVEDO, C. E. F. ; OLIVEIRA, L. G. L. ; GONZALEZ, R. K. ; ABDALLA, M. M. ; RIBEIRO, A. J. G. ; HOLPERIN, M. M. . Por que Finanças? Avaliando o Interesse dos Estudantes de Graduação em Administração pela Área de Finanças. In: III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ), 2011, João Pessoa. III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ), 2011.
-
GONZALEZ, R. K. ; OLIVEIRA, L. G. L. ; AZEVEDO, C. E. F. ; ABDALLA, M. M. ; NIPPES, R. C. . Antecedentes do Interesse em Finanças: Um Estudo com Alunos Brasileiros Através do uso de Modelagem de Equações Estruturais. In: 7Th International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management, 2011, Lima. 7Th International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management, 2011.
-
AZEVEDO, C. E. F. ; GONZALEZ, R. K. ; OLIVEIRA, L. G. L. ; BRITO, P. ; ABDALLA, M. M. . Administração: Um Campo de Estudos Positivista?. In: Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI), 2011, Volta Redonda. Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI), 2011.
-
GONZALEZ, R. K. . Proposição se um Modelo Metodológico de Análise Longitudinal de Capacidade Tecnológica e Internacionalização. In: Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI), 2011, Volta Redonda. Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI), 2011.
-
AZEVEDO, C. E. F. ; OLIVEIRA, L. G. L. ; ABDALLA, M. M. ; GONZALEZ, R. K. . Finanças nos Cursos de Administração: Análise. In: Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI), 2011, Volta Redonda. Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI), 2011.
-
CHEROBIM, A.P.M.S ; GONZALEZ, R. K. ; NUNES, A.L.S. ; UCHIMURA, E.I. . Alinhamento Estratégico e Desempenho Econômico-Financeiro em investimentos de Venture Capital. In: VI EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2010, Recife. VI EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2010.
-
GONZALEZ, R. K. ; CUNHA, S. K. . TRAJETÓRIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO E CAPACIDADE TECNOLÓGICA DA CIA. IGUAÇU DE CAFÉ SOLÚVEL. In: XXVI Simpósio de gestão da Inovação Tecnológica da ANPAD, 2010, Vitória. XXVI Simpósio de gestão da Inovação Tecnológica da ANPAD, 2010.
-
GONZALEZ, R. K. ; GIRARDi, S. ; SEGATTO, A.P. . Processo de Criação de Empresas de Base Tecnológica - O Caso de uma Indústria de Automação Paranaense. In: XII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2009, São Paulo. XII SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo, 2009.
-
CUNHA, J.C. ; DOSSA, A.A. ; GONZALEZ, R. K. ; NUNES, A.L.S. . Sistema Setorial de Inovação de Telecomunicações no Brasil: Estrutura e Trajetória. In: XXV Simposio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2008, Rio de Janeiro. XXV Simposio de Gestão da Inovação Tecnológica. Brasília: ANPAD, 2008.
-
BERNARDI, I. ; Minghini, L. ; GONZALEZ, R. K. ; CARVALHEIRO, E. M. . Projeto Gestão Empresarial 2021/2022: Ações e Resultados. In: XII Seminário de Extensão e Inovação & XXVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2022, Santa Helena. Projeto Gestão Empresarial 2021/2022: Ações e Resultados, 2022.
-
GONZALEZ, R. K. ; CUNHA, S. K. . Contribuição para estudos de Trajetória de Inovação Internacional: Ondas de Evolução e Nós Tecnológicos. In: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011, Lima. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011.
-
GONZALEZ, R. K. ; CUNHA, S. K. . V Encontro de Estudos em Estratégia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONZALEZ, R. K. ; GIRARDi, S. ; CUNHA, J.C. . Processo de Criação de Empresas de Base Tecnológica - O Caso de uma Indústria de Automação Paranaense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Análise do Processo Inovador e de Internacionalização da Agroindústria do Brasil, Descrição: Este projeto versa sobre o desenvolvimento tecnológico, inovativo, organizacional e de internacionalização numa indústria intensiva em recursos naturais no contexto brasileiro. O projeto procura desenvolver uma estrutura analítica e uma análise empírica que explora a relação entre os fluxos de conhecimento, domínio tecnológico, resultados inovativos e green innovations, crescimento organizacional, padrões de internacionalização e segmentação da maturidade na agroindústria do Brasil. Muito progresso foi realizado para o entendimento teórico do processo de domínio tecnológico, suas fontes, suas implicações diretas e indiretas. Entretanto, alguns destes trabalhos focam primordialmente indústrias de manufatura. Ademais, algumas pesquisas ignoram que o desenvolvimento de atividades inovadoras podem acontecer na agroindústria. Além disso, agroindústria é geralmente encapsulada como uma commodity e low-tech, caracterizada por uma limitada oportunidade para interação de fluxos de conhecimento, criação de atividades inovadoras e externalidades positivas para o desenvolvimento econômico. Todavia, os avanços da agroindústria tem sido cada vez mais um resultado dos esforços baseados em ciência (Science-based). Logo, há uma escassez de estudos em nível de indústria e de empresas que exploram o processo de inovação e crescimento organizacional na agroindústria do Brasil. Esse tipo de exame possibilitaria uma expansão da compreensão do papel das indústrias intensivas em recursos naturais (e mais especificamente a agroindústria) no desenvolvimento industrial, tecnológico e econômico no BrasilDessa forma, este projeto foi desenhado para propor uma taxonomia analítica para examinar as relações entre: (a) os fluxos/canais de conhecimento tecnológico; (b) a maestria/domínio tecnológico; (c) os resultados oriundos das atividades inovadoras e as green innovations; (d) o crescimento organizacional; (e) se houve, os padrões de internacionalização e por fim, (f) a proposição de uma segmentação da maturidade inovativa e de internacionalização. Vale ressaltar que esta estrutura analítica, por mais que possua um caráter generalista, está focada no exame da agroindústria. Para investigar o objetivo deste projeto, foi decidido se apoiar em estudos qualitativos indutivos baseados em estudo de caso aprofundado (Yin, 2005), deliberado (PATTON, 1990; COOPER & SCHINDLER, 2003) pela sua riqueza empírica (caso polar) (EISENHARDT, 1989). Espera-se que este projeto possa resultar na geração de novas evidências empíricas, no desenvolvimento contínuo do modelo 3 analítico, ampliar o espaço para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e capacitação de discentes e gerar insights para gestão público privada. Este projeto foi desenhado para propor uma taxonomia analítica para examinar as relações entre: (a) os fluxos/canais de conhecimento tecnológico; (b) a maestria/domínio tecnológico; (c) os resultados oriundos das atividades inovadoras e as green innovations; (d) o crescimento organizacional; (e) se houve, os padrões de internacionalização e por fim, (f) a proposição de uma segmentação da maturidade inovativa e de internacionalização. Vale ressaltar que esta estrutura analítica, por mais que possua um caráter generalista, está focada no exame da agroindústria. Ademais, este projeto também possui o objetivo de utilizar a taxonomia analítica criada para aplicação empírica. É objetivo que o pesquisador coordenador do projeto e respectivos integrantes do projeto realizem a aplicação da estrutura analítica para investigar o processo de desenvolvimento inovador e da sustentabilidade ambiental em diferentes indústrias inseridas na agroindústria brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Kuramoto Gonzalez - Coordenador.
-
2018 - 2020
Análise do Desenvolvimento Inovador e da Sustentabilidade Ambiental da Agroindústria do Brasil, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver uma estrutura analítica e pesquisas empíricas que exploram a relação entre os fluxos de conhecimento, domínio tecnológico, resultados inovativos e green innovations, crescimento organizacional, padrões de internacionalização e segmentação da maturidade na agroindústria do Brasil. Muito se avançou na compreensão teórica do processo de domínio tecnológico, suas fontes, seus resultados, e suas implicações indiretas. Contudo, parte destas pesquisas focam em indústrias de manufatura. Além disso, algumas pesquisas ignoram que o desenvolvimento de atividades inovadoras poderia ocorrer na agroindústria. Ademais, a agroindústria é geralmente encapsulada como commodities e low-tech, caracterizada por uma limitada oportunidade de interação de fluxos de conhecimento tecnológico, criação de atividades inovadoras e externalidades positivas para o desenvolvimento econômico. Portanto, o projeto lança uma base teórica e analítica para o exame do processo de inovação e internacionalização na agroindústria para o contexto brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafael Kuramoto Gonzalez - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5
-
2009 - 2011
Innovation Capability Building, Learning and Institutional Frameworks in LAC s Natural Resource Processing Industries: Experiences from Argentina, Brazil and Chile (Project no. 105165-001), Descrição: This research proposal is concerned with how Latin American countries can take advantage of their rich and diverse natural resources (NR) endowments by increasing the technological dynamism of their NR processing industries. Its main purpose is to provide policy makers, corporate managers and related decision-makers with an understanding of the process of innovation capability building in firms from NR processing industries in three emerging Latin American countries: Argentina, Brazil and Chile. Specifically, this study seeks to generate empirical analyses and practical recommendations to illuminate the design, (re)-design, implementation and/or assessment of current and future government policies and corporate strategies related to future innovation policies and sustainable industrial growth, technological progress and international competitiveness of these three countries. The project will be based on an inter-firm, inter-sector and inter-country dynamic comparative analysis of these issues from the early 1990s to 2008.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Kuramoto Gonzalez - Integrante / Paulo Negreiros Figueiredo - Coordenador., Financiador(es): International Development Research Centre - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. , Rua Via do Conhecimento, Fraron, 85503390 - Pato Branco, PR - Brasil, Telefone: (041) 97299285, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Tecnológica Federal do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Portaria do Diretor-Geral n 095, de 20 de março de 2018
R E S O L V E
designar ELIZANGELA MARA CARVALHEIRO, matrícula SIAPE n 1897498, LUCIANO MINGHINI, matrícula SIAPE n 1911268 e RAFAEL KURAMOTO GONZALEZ, matrícula SIAPE n 2327605, ocupantes do cargo efetivo de Professor do Magistério Superior, para, sob a presidência da primeira, e no prazo de 180 dias, compor o Comitê de Avaliação para análise do processo de Revalidação de Diploma do Curso de Bacharelado em Administração de Guillermo Javier Díaz Villavicencio.
Atividades
-
08/2018
Direção e administração, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Assessor executivo da Direção Geral do Campus Pato Branco.
-
08/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas
-
08/2018
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas
-
08/2018
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro de Comitê de avaliação PROGRAD SISU/MEC.
-
04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro de Comitê de Internacionalização.
-
02/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas, Jogos de Empresas, Comportamento Organizacional
-
02/2018
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração da empresa agrícola
-
02/2018
Extensão universitária , Campus Pato Branco.,Atividade de extensão realizada, PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR - GESTÃO DE EMPRESAS.
-
06/2018 - 06/2018
Ensino, Estratégias de Negociação empresarial e resolução de conflitos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estratégias de Negociação empresarial e resolução de conflitos
-
04/2018 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pato Branco.,Cargo ou função, Membro do comitê de avaliação de dupla diplomação de Guillermo Javier Díaz Villavicencio.
2016 - 2018
Instituto Federal do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto 40 horas, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: (i) Rotinas Administrativas, (ii) Gestão de pessoas; (iii) Gestão da Produção; (iv) Técnicas de Negociação; (v) Fundamentos da Administração; (vi) Práticas Profissionais
Atividades
-
06/2016 - 02/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de pessoas, Rotinas Administrativas, Gestão da Produção, Técnicas de Negociação, Fundamentos da Administração, Práticas Profissionais
2013 - 2015
Fundação Getúlio VargasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas: (i) Gestão estratégica; (ii) Gestão da inovação; (iii) Ética profissional.; (iv) Comunicação empresarial
2011 - 2015
Fundação Getúlio VargasVínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2015
Fundação Getúlio VargasVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações:
Pesquisador do Projeto Innovation Capability Building, Learning and Institutional Frameworks in LAC s Natural Resource Processing Industries: Experiences from Argentina, Brazil and Chile
2014 - 2014
Fundação Getúlio VargasVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
2016 - 2018
Instituto Euvaldo Lodi - PRVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Pós-Graduação (MBA)
2012 - 2012
ABEU Centro UniversitárioVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor Horista das seguintes matérias
1. Teoria Geral da Administração
2. Tópicos Especials II
3. Estudos Integrados II
2009 - 2010
Federação das Indústrias do Estado do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trainee e coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
? Coordenação de projeto de reestruturação do Processo de Compras do Sistema FIEP-PR
? Coordenação e atuação em projetos de melhoria de Processos na área Financeira e Administrativa
? Coordenação de projeto de implantação de novo Sistema de Compras WBC/Paradigma
? Atuação no projeto dos Núcleos de Serviço Compartilhado
? Atuação no projeto GED ? Gerência Eletrônico de Documentos
? Atuação no projeto MEG ? Modelo de Excelência em Gestão
? Atuação no projeto de Inovação
? Atuação no projeto das Cidades Inovadoras
2010 - 2012
Universidade Federal do ParanáVínculo: Tutor de Ensino à Distância, Enquadramento Funcional: Tutor de Grad. em Adm. Pública em EaD
Outras informações:
?Tutor do curso de Graduação em Administração Pública à Distância no Pólo de Colombo
?Matérias tutoriadas:
(i) Metodologia de estudo e pesquisa em administração
(ii) Teoria da Administração I
(iii) Filosofia e Ética
(iv) Introdução à economia
(v) Psicologia
(vi) Contabilidade Geral
(vii) Teoria da Administração II
(viii) Matemática para administradores
(ix) Macroeconomia
(x) Seminário temático
(xi) Ciência Política
(xii) Economia Brasileira
(xiii) Teoria da Administração Pública
(xiv) Seminário temático II
(xv) Instituições de Direito Público e Privado
(xvi) Contabilidade Pública
(xvii) Sociologia
(xviii) Estatística aplicada a administração
(xix) Direito Administrativo
(xx) Organização, Processos e Tomada de Decisão
(xxi) Teoria das Finanças Públicas
(xxii) Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público
(xxiii) Seminário Temático III
2008 - 2010
Universidade Federal do ParanáVínculo: Aluno - Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista (CAPES/REUNI), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2009
Universidade Federal do ParanáVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor-estagiário
Outras informações:
?Professor estagiário nas disciplinas de:
(i) Logística de Suprimentos
(ii) Logística de Distribuição
(iii) Gestão da Produção
2006 - 2007
Positivo Informática - MatrizVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comprador Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Responsável por importação de peças e produtos acabados para computadores, controle de embarque de importação, liberação de carga e entrega à planta
? Responsável por aquisições de: Insumos industriais diretos e indiretos, insumos para embalagem e calços, materiais gráficos, softwares, periféricos, componentes para computadores e gerenciamento de contratos de royalty e licenças Microsoft / Linux / Softwares em geral
? Participação em projetos de Implantação de padronização, formalização de processos e implantação de planejamento estratégico da área.
? Desenvolvimento de fornecedores nas áreas de: Materiais gráficos, softwares, embalagens, insumos industriais, peças periféricas e replicação de mídias.
? Responsável por projetos de redução de custo para peças nacionais e internacionais
2006 - 2006
SADIA S.AVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Logístico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Identificar e classificar expectativas de clientes, sendo responsável pela definição, elaboração e desenvolvimento de processos e serviços logísticos.
? Monitorar pedidos, entregas, cortes e nível de serviço, desenvolvendo planos de melhoria logísticos.
? Desenvolvimento de processos de padronização e qualidade na rotina da área.
2004 - 2005
Volvo do Brasil Veículos LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Responsável por aquisições nas áreas de: Marketing e Sales, Recursos Humanos, treinamento, Consultorias e outros;
? Participação em projetos de Implantação de políticas internas, novo sistema e-procurement, treinamento interno e externo dos usuários;
? Participação em projetos de melhoria de qualidade de processos.
? Desenvolvimento de fornecedores
2003 - 2004
HSBC Bank Brasil S.A. ? Banco MúltiploVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Operador de Cobrança, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Responsável por negociação e renegociação de dívidas de clientes de pessoas físicas e jurídicas em conta corrente, cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos;
? Análise de débitos automáticos e relacionamento com empresas de cobrança terceirizadas.
? Responsável por análise, localização, e re-contato com clientes inadimplentes antes desaparecidos.
2014 - 2018
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II
Outras informações:
Vínculo: Professor pesquisador II
Atividades: Orientação de trabalhos de final de curso em cursos de especialização e MBA
2011 - 2012
International Development Research CenterVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações:
?Pesquisador de pesquisa do projeto
? Envolvimento com atividades relacionadas ao planejamento do projeto e implementação de atividades relacionadas aos aspectos substantivos e metodológicos do campo de pesquisa
?Participação em Workshops do projeto
?Envolvimento na implementação das análises de nível meso do setor estudado
?Participação na análise das evidências do campo
?Participação na confecção dos relatórios intermediários e finais
?Envolvimento na geração de produtos do projeto como ?Policy Briefs?, artigos para conferências e artigos para Revistas e Journals
2012 - 2016
Instituto de Ensino e Pesquisa em AdministraçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 1
Outras informações:
Professor orientador de TCC nos seguintes cursos:
1. MBA em Administração da USP
2. MBA em Administração da Uniseb
2011 - 2016
Instituto de Ensino e Pesquisa em AdministraçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-tutor
Outras informações:
?Professor colaborador e associado ao INEPAD
?Professor no Programa da Universidade Corporativa do Banco do Brasil ?Práticas de Gestão para Resultados Sustentáveis?
?Matérias dadas:
(i) Estratégia para a sustentabilidade,
(ii) Liderança e Gestão de Pessoas,
(iii) Controle e Gestão de Processos,
(iv) Relacionamento e Gestão com Clientes,
(v) Resultados e Gestão de Negócios
2013 - 2013
Universidade Estadual do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações:
Vínculo: Professor convidado
Disciplinas ministradas: Gestão da inovação
2010 - 2015
FGV OnlineVínculo: Professor-tutor, Enquadramento Funcional: Professor-tutor
Outras informações:
?Tutor da FGV Online
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Kuramoto Gonzalez e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?