Maria Elinalda Ribeiro Costa

Possui graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental (2012), mestrado em Engenharia Agrícola (Manejo de bacias hidrográficas) pela Universidade Federal do Ceará (2015). Tem experiência com Manejo de Bacias Hidrográficas e regimes hidrológicos de Regiões Semiáridas. E experiencia em tratamentos de efluentes através de reatores anaeróbios de manta de lodo.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Agrícola

2013 - 2015

Universidade Federal do Ceará
Título: PRECIPITAÇÃO EFETIVA EM MICROBACIAS NO SEMIÁRIDO E SUAS RELAÇÕES COM A COBERTURA VEGETAL,Ano de Obtenção: 2015
Eunice Maia de Andrade.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Saneamento Ambiental

2009 - 2012

Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2011 - 2011

Tópicos Avançados em Saneamento Ambiental. (Carga horária: 88h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2011 - 2011

Hidrometria Aplicada a Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 12h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2010 - 2011

Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2010 - 2011

Instalações Hidro-sanitárias. , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em ISO 14000. (Carga horária: 8h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2010 - 2010

Sistema de Drenagem. (Carga horária: 60h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2010 - 2010

Tecnologias para tratamento de água e esgoto. (Carga horária: 6h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Princípios de automação aplicados ao saneamento. (Carga horária: 4h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Agroecologia. (Carga horária: 8h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Semana do Meio Ambiente. (Carga horária: 36h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2009 - 2009

ensaio de floculação. (Carga horária: 60h). , IFCE-Limoeiro do Norte, IFCE, Brasil.

2006 - 2006

Gestão Empresarial. (Carga horária: 144h). , Data Company tecnologia e educação, DT, Brasil.

2003 - 2004

Operador de Computador. (Carga horária: 72h). , Digital Design, DG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, M. E. R. . VI Simpósio de Saneamento Ambiental. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido.Precipitação Efetiva como Função da Altura Pluviométrica e da Cobertura do Solo em Ambiente Semiárido. 2015. (Simpósio).

VI Simpósio de Saneamento Ambiental. 2010. (Encontro).

XII Semana do Meio Ambiente. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helba Araújo de Queiroz Palácio

Andrade, E.M.H.A.Q. Palácio; LEMOS FILHO, L. C. A.. Precipitação efetiva em microbacias no semiárido e suas relações com a coberturve. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Helba Araújo de Queiroz Palácio

PALÁCIO, H. A. Q.ARAÚJO, JOSÉ C. DEMEDEIROS, P. H. A.. Escoamento superficial em microbacias no semiárido e suas relações com a cobertura vegetal e umidade antecedente do solo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Eunice Maia de Andrade

ANDRADE, E. M.; PALÁCIO, Helba de Araújo Queiroz;LEMOS FILHO, Luís Cesar de Aquino. Precipitação efetiva em microbacias no semiárido e suas relações com a cobertur vegetal. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Luis César de Aquino Lemos Filho

ANDRADE, E. M.; PALACIO, H. A. Q.;LEMOS FILHO, L. C. A.. Precipitação efetiva em microbacias no semiárido e suas relações com a cobertura vegetal. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Pedro Henrique Augusto Medeiros

Palácio, H.A.Q.Araújo, J.C.Medeiros, P.H.A.. Escoamento superficial em microbacias no semiárido e suas relações com a cobertura vegetal e umidade antecedente do solo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hosineide de Oliveira Rolim

Controle de qualidade dos parâmetros físicos da água de abastecimento da Cagece/Russas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saneamento Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUC; CIENCIA; TEC; DO CEARÁ; Orientador: Hosineide de Oliveira Rolim;

Eunice Maia de Andrade

Precipitação Efetiva em Microbacias no Semiárido e suas Relações com a Cobertura Vegetal; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eunice Maia de Andrade;

Heraldo Antunes Silva Filho

Partida e Operação até a Estabilização de um Reator UASB Experimental em Forma de Y Tratando Esgoto Sanitário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria; Orientador: Heraldo Antunes Silva Filho;

Heraldo Antunes Silva Filho

Avaliação do Desempenho de Três Configurações de Sistemas Anaeróbios de Tratamento de Esgotos para Uso Unifamiliar; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; ; Orientador: Heraldo Antunes Silva Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, E. M. ; COSTA, M. E. R. ; NEVES, J. C. S. ; PALÁCIO, H. A. Q. ; RIBEIRO FILHO, J. C. . Características da Precipitação e a Resposta Hidrológica em Regiões Semiáridas. In: II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, 2015, Quixadá. II SBRNS, 2015.

  • COSTA, M. E. R. ; ANDRADE, E. M. ; ARAUJO NETO, J. R. ; PALÁCIO, H. A. Q. ; BRASIL, P. P. . Precipitação Efetiva como Função da Altura Pluviométrica e da Cobertura do Solo em Ambiente Semiárido. In: II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, 2015, Quixadá. II SBRNS, 2015.

  • COSTA, M. E. R. . EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE SÓLIDOS E MATÉRIA ORGÂNICA DE DUAS CONFIGURAÇÕES DE SISTEMAS UASB EM ESCALA EXPERIMENTAL. In: VI CONNEPI, 2011, Natal. VI CONNEPI, 2011.

  • COSTA, M. E. R. . Avaliação de Custo Benefício de Sistemas de Tratamento Unifamiliares- Estudo de Caso Decanto Digestor e UASB. In: VI CONNEPI, 2011, Natal-RN. VI CONNEPI, 2011.

  • COSTA, M. E. R. ; ROLIM, H DE O ; BRAGA, R C ; SANTOS, E. V. M. ; SILVA FILHO, H. A. . Avaliação de Sistemas Anaeróbicos de Tratamento de esgotos para uso unifamiliar. In: I Jornada de Inovação, Pesquisa e Extensão - I JIPE, 2010, Fortaleza. I JIPE, 2010.

  • LIMA, F. J. O ; COSTA, M. E. R. ; PEIXOTO, F. S. ; SANTOS, E. V. M. ; SILVA FILHO, H. A. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE SÓLIDOS SUSPENSOS. In: V CONNEPI, 2010, Maceió-AL. V CONNEPI, 2010.

  • PEIXOTO, F. S. ; COSTA, M. E. R. ; SANTOS, S. L. ; SILVA FILHO, H. A. ; SANTOS, E. V. M. . USO DOS PARÂMETROS ALCALINIDADE E PH COMO FERRAMENTAS. In: V CONNEPI, 2010, Maceió-AL. V CONNEPI, 2010.

  • COSTA, M. E. R. . EFICIÊNCIA NA REMOÇÃO DE SÓLIDOS E MATÉRIA ORGÂNICA DE DUAS CONFIGURAÇÕES DE SISTEMAS UASB EM ESCALA EXPERIMENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Avaliação da conservação dos recursos de água e solo em microbacias, Descrição: A exploração dos recursos naturais, em geral, e particularmente na Região Nordeste, vem sendo executada sem considerar a capacidade de uso e aptidão dos mesmos, resultando em queda da produtividade, assoreamento e poluição dos mananciais, êxodo rural, perda da biodiversidade, entre outras, resumindo-se em perda total ou parcial do potencial de sustentabilidade. Os modelos clássicos da ação antrópica e do uso dos recursos naturais, geralmente, tem fracassado por dissociarem as questões socioeconômicas dos aspectos ambientais inerentes as bacias hidrográficas. Torna-se necessário o conhecimento das dinâmicas ambientais e socioeconômicas, bem como dos conflitos que possam existir entre as metas de desenvolvimento e a capacidade de suporte dos recursos. A bacia deve ser vista como a unidade de planejamento sem ocorrer a dissociação entre o homem e os recursos naturais. Os modelos de planejamento e gestão dos recursos naturais, tendo a bacia hidrográfica como unidade básica de trabalho, são mais adequados no ajuste da exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente, visto que as bacias hidrográficas apresentam características sociais e geofísicas interligadas e os problemas se manifestam primeiro em nível local. A bacia é, de fato, a integração natural de variáveis como precipitação, umidade do solo, evapotranspiração, escoamento superficial, vegetação, litologia, erosão, e descarga de sedimentos uma vez que estas variáveis definem as entradas e as saídas de um sistema hidrológico aberto. Pode-se dizer que o regime hídrico de uma bacia é definido pelas múltiplas combinações que podem ocorrer entre estas variáveis. O objetivo desta pesquisa é desenvolver estudos experimentais a nível de micro-bacias com o propósito de investigar os efeitos da derrubada e queima da caatinga no balanço hídrico, na erosão do solo, na perda de nutrientes, e na degradação do solo e cobertura vegetal .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Elinalda Ribeiro Costa - Coordenador / Eunice Maia de Andrade - Integrante.

  • 2011 - 2012

    PROPOSTA DE CONFIGURAÇÃO DE REATOR UASB PROJETADO PARA MAIOR TEMPO DE RESIDÊNCIA DE LODO, Descrição: Este projeto de pesquisa visa primordialmente propor uma nova configuração para o reator UASB mantendo o princípio básico de reatores anaeróbios de manta de lodo, isto é: fluxo ascendente, leito de lodo, manta de lodo além de separação das fases sólida, líquida e gasosa para o tratamento de esgotos. Serão montados e operados dois sistemas, sendo estes, um em forma de K e outro em forma de Y com tubos de PVC dimensionados mediante a carga hidráulica volumétrica. A proposta é avaliar a eficiência do sistema K em relação ao sistema Y , sendo este último já presente na literatura especializada com indicações para tratar pequenas e médias vazões de esgotos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Elinalda Ribeiro Costa - Integrante / Heraldo Antunes Silva Filho - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Avaliação do Desempenho de Três Configurações de Sistemas Anaeróbios de Tratamento de Esgotos Para Uso Unifamiliar, Descrição: Este projeto de pesquisa visa primordialmente propor novas configurações de reatores anaeróbios mantendo o princípio básico de reatores de manta de lodo, isto é, fluxo ascendente, leito de lodo, manta de lodo além de separação das fases sólida, líquida e gasosa para o tratamento de esgotos provenientes de unidades unifamiliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Elinalda Ribeiro Costa - Integrante / Heraldo Antunes Silva Filho - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2012

Companhia de Água e Esgoto do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

IFCE-Limoeiro do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Biomatika Indústria e Comércio de Produtos Naturais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório Microbiológico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.