CARLOS JOSÉ FREIRE MACHADO

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1982), Mestrado em Física pela UNICAMP (1985) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2005). Atualmente é Prof. Associado IV da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Física, na área de Águas Subterrâneas - Dinâmica de Fluxo de águas subterrâneas, hidrogeoquímica e análise estatística. Atualmente atuando principalmente na área de Educação em Física a nível de Graduação e Pós-graduação.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Física

2000 - 2005

Universidade Federal do Ceará
Título: Modelagem Geoquímica e de Fluxos do Sistema Aqüífero Subterrâneo na Bacia Sedimentar do Araripe
Maria Marlúcia Freitas Santiago. Coorientador: Luiz Alberto Ribeiro Mendonça. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Hidrodinâmica; hidrogeoquímica; análise fatorial; oxigênio 18; deutério; Qualidade de águas. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Hidrogeologia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geoquímica. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Mestrado em Física

1982 - 1985

Universidade Estadual de Campinas
Título: Processos de Relaxação em Sistemas Longe do Equilíbrio Termodinâmico,Ano de Obtenção: 1986
Orientador: Aurea Rosas Vasconcellos
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Teoria da Informação; Formalismo da Entropia Máxima de Jaynes; Operador Estatístico de não-equilíbrio; Plasma de Semicondutor Altamente Excitado.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outros.

Graduação em Bacharelado em Física

1977 - 1982

Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado

2013 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Modelos hidrológicos. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Dinâmica de Fluxos de Águas Subterrâneas.

Formação complementar

2015 - 2015

Advanced Teacher Training Course (ATTC) of Yoga. (Carga horária: 274h). , The International Sivananda Yoga Vedanta Centre, ISYVC, Canadá.

2013 - 2013

Teacher Training Course of Yoga. (Carga horária: 250h). , The International Sivananda Yoga Vedanta Centre, ISYVC, Canadá.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações/Especialidade: Dinâmica dos Fluídos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.

Organização de eventos

MACHADO, Carlos José Freire . II SIMPÓSIO DE ENSINO DA FÍSICA DO MNPEF/UFOPA. 2018. (Outro).

MACHADO, Carlos José Freire . Olimpiada Brasileira de Física. 2014. .

MACHADO, Carlos José Freire . II SEMINÁRIO PRODOCÊNCIA. 2013. (Outro).

Pimentel, Maria Luiza F. S. ; MACHADO, Carlos José Freire . Semana do Meio Ambiente. 2008. (Outro).

MACHADO, Carlos José Freire . III Feira do Vestibular. 1997. .

Participação em eventos

Dia do Servidor / Ufopa.Aula de Yoga e Meditação. 2019. (Outra).

VIII Jornada Acadêmica da Ufopa.Aula de Yoga. 2019. (Outra).

80ª REUNIÃO DO FORUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE ? PARÁ.Interdisciplinaridade: Estabelecendo Atitudes Interdisciplinares entre as Diferentes Áreas do Conhecimento. 2018. (Encontro).

I Simpósio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Oeste do Pará.Yoga e sua Filosofia. 2018. (Simpósio).

7th German-Brasilian Symposium for Sustainable Development.Numerical Simulation of Groundwater Flow in Santarém-PA-Brazzil county area. 2015. (Simpósio).

Solenidade de Premiação dos vencedores em Nível Estadual da OBF 2014.Importância da OBFEP para a educação. 2015. (Outra).

I Encontro Nacional do LIFE. 2014. (Encontro).

II Jornada de Iniciação Científica e Projetos Educativos do IFPA.Avaliador de Comunicação oral. 2014. (Outra).

Treinamento com o Portal da Capes e com a Fundação Lemann. 2014. (Outra).

Conferência da Associação latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. A Atuação de Bolsistas PIBID na Orientação de uma Atividade Diferenciada com o Uso de Debate como Estratégia no Ensino de Física. 2013. (Congresso).

Conferência da Associação latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Uma Proposta Diferenciada de Formação de Professores na Amazônia: Análise de Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Física com Ênfase Ambiental. 2013. (Congresso).

Conferência da Associação latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. Dificuldades de Aprendizagem em Física Enfrentadas por Alunos de uma Escola do Ensino Médio na Cidade de Santarém-Pa. 2013. (Congresso).

Encontro Acadêmico: Interdisciplinaridade, Ensino, Pesquisa e Extensão - Região Norte. 2013. (Encontro).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.Projetos Educacionais de Formação de Educadores no âmbito sa UFOPA - PRODOCÊNCIA, PIBID e LIFE. 2013. (Outra).

2 Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia - SECAM.Diagnóstico da Formação Docente no Curso de Licenciatura em Física com ênfase em Meio Ambiente da UFOPA. 2012. (Simpósio).

I Jornada Acadêmica da UFOPA / I Seminário de Iniciação Científica / I Seminário de Iniciação à Docência / II Seminário de Pós-Graduação.Determinação do foco de uma lente convergente biconvexa pelo método de Bessel utilizando análise de regressão linear. 2012. (Seminário).

I Jornada Acadêmica da UFOPA / I Seminário de Iniciação Científica / I Seminário de Iniciação à Docência / II Seminário de Pós-Graduação.Determinação conjunta do calor específico da água e da capacidade térmica do calorímetro - proposição de uma metodologia diferenciada. 2012. (Seminário).

I Jornada de Iniciação Científica e Projetos Educativos do IFPA.Avaliador de painel. 2012. (Outra).

I Jornada de Iniciação Científica e Projetos Educativos do IFPA.Avaliador de Comunicação Oral. 2012. (Outra).

Simpósio da Rede Nacional de Educação e Ciência. 2012. (Simpósio).

Censo da Educação Superior 2010. 2011. (Outra).

FÓRUM DE GRADUAÇÃO.FÓRUM DE GRADUAÇÃO. 2010. (Outra).

FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO PARÁ.FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE DO PARÁ. 2010. (Outra).

Fórum de Graduação. 2009. (Outra).

I Semana Acadêmica de Física Ambiental.Águas Doces no Brasil e no Mundo. 2009. (Encontro).

VII Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas. 2009. (Outra).

XXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.XXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Evolução da Salinidade das Águas Subterrâneas no Aqüífero Mauriti - Bacia Sedimentar do Araripe. 2002. (Congresso).

XX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.XX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2002. (Encontro).

Curso Aplicação de Isótopos naturais em Recursos Hídricos. 2001. (Seminário).

Workshop Aplicação de Modelos matemáticos em Águas Subterrâneas. 2001. (Seminário).

Workshop Salinização de Àguas sSubterrâneas nas Rochas Cristalinas em Regiões Semi-áridas. 2001. (Seminário).

XIX Encontro de Físicos do Norte Nordeste.XIX Encontro de Físicos do Norte Nordeste. 2001. (Encontro).

I Simpósio de Educação Ambiental. 2000. (Simpósio).

XVIII Encontro de Físicos do Norte Nordeste.Simulação da Dinâmica de Fluxo nos Aquíferos da Ilha de Limoeiro. 2000. (Encontro).

A Formação do Educador: Uma abordagem do Ensino de Física.I Seminário de Ensino de Física UFPA/STM proferindo a palestra: Diretrizes Curriculares para os Cursos de Física. 1999. (Seminário).

A Formação do Educador: Uma Abordagem do Ensino de Física.A Formação do Educador: Uma Abordagem do Ensino de Física. 1999. (Seminário).

Seminário Aberto sobre Avaliação Educacional.Seminário Aberto sobre Avaliação Educacional proferindo a palestra: A Importância das Ciências Exatas na Construção da realidade. 1999. (Seminário).

II Feira do Vestibular.Organizador da Feira do Vestibular promovida pelo Depto de Apoio ao Vestibular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.. 1997. (Outra).

I Workshop de Planejamento das Ações do Campus Universitário de Santarém - UFPA - Quadriênio 1998-2011. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Roberto Namor Silva Santiago

MACHADO, Carlos José FreireSANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas; LIMA, José Ossian Gadelha de. Processos Hidrogeoquímicos em águas subterrâneas no cristalino em Caucaia/CE - Contribuição da modelagem inversa através do PHREEQC. 2010. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Ceará.

FRISHKORN, Horst;MENDONÇA, Luiz Alberto Ribeiro; André Bezerra dos Santos;SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas; LIMA, M. G. S.;MACHADO, Carlos José Freire. 6.1 JOÃO ROBERTO FAÇANHA DE ALMEIDA. Transporte Reativo de Contaminantes Nitrogenados em Zonas Vadosa e Saturada na Bacia do Riacho dos Macacos em Juazeiro do Norte ? Ceará. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos)) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Paulina Rodrigues Mendes Lima

MACHADO, Carlos José Freire; ASANO, E. A.. Preparação para a docência em cursos de licenciatura intervalar e regular da UFPA na concepção de professores formados nesses cursos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Marlize Moreira Pimentel

MACHADO, Carlos José Freire; FEITOSA, J. R. P.; SANTOS, L. C. A.. Relação de Variáveis climáticas com doenças endêmicas no município de Santarém-PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Ediana Santos da Silva

MACHADO, Carlos José Freire; TANAKA FILHO, Mário; DINIZ, Hugo Alex Carneiro. A Equação da Corda Vibrante. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Antônio Jorge Corrêa Mota, Jacinélia de Araújo Fereira, Jar

MACHADO, Carlos José Freire; AQUINO, J. A. O.; QUEIROZ, A. G.. Estudo do Isolamento Térmico de coberturas. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alexandre Rosário Oliveira de Freitas e Jorge Luis Souza dos

MACHADO, Carlos José Freire; AQUINO, J. A. O.; QUEIROZ, A. G.. Oscilador Harmônico. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pará.

AQUINO, J. A. O.;MACHADO, Carlos José Freire; PANTOJA, G. C. F.. Professor substituto do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Oeste do Pará.

MACHADO, Carlos José Freire; ALMEIDA, R. G. C.; ASANO, E. A.. Ensino de Física. 2012. Universidade Federal do Oeste do Pará.

MACHADO, Carlos José Freire; Rodrigues, A.G.; GONCALVES, C.. Concurso Público para Docente da Carreira do Magistério Superior para provimento de vaga na área de Ensino de Física. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

MACHADO, Carlos José Freire; FEITOSA, J. R. P.; GONCALVES, C.. Concurso Público para Docente da Carreira do Magistério Superior para provimento de vaga na área de Física Experimental. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

MACHADO, Carlos José Freire; FEITOSA, J. R. P.; SILVA, R.. Concurso Público para Docente da Carreira do Magistério Superior para provimento de vaga na área de Física Ambiental. 2010. Universidade Federal do Oeste do Pará.

MACHADO, Carlos José Freire; SANTOS, Elinei Pinto dos; PINHEIRO, Sérgio Vizeu Lima. Concurso Público para Docente da Carreira do Magistério Superior para suprimento de vaga na área de Física Quântica. 2005. Universidade Federal do Pará.

MACHADO, Carlos José Freire; ALCÂNTARA JÚNIOR, Petrus Agripino; GUERRA, Carlos Eduardo. Concurso Público para Docente da Carreira do Magistério Superior para suprimento de vaga na área de Física Experimental. 2005. Universidade Federal do Pará.

MACHADO, Carlos José Freire; ABREU, Francisco de Assis Matos; ALVES, José Geraldo das Virgens. Concurso Público para Docente da Carreira do Magistério Superior para provimento de vaga na área de Hidrogeologia. 2005. Universidade Federal do Pará.

Orientou

Gleice Daniely Vera Cruz de Ataíde

FÍSICA FORENSE: UM OLHAR PARA O ENSINO DA FÍSICA APLICADA A PERÍCIA NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará; (Orientador);

Diego Maciel Carneiro

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO DE BAIXO CUSTO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará; (Orientador);

Adelan Menezes Portela

Aprendizagem significativa através de ensino por investigação na construção e aplicação de capacitor a alta tensão e de balança de corrente em campo magnético; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará,; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Benildo Antonio Barbosa da Cruz

Proposta de Ensino por Investigação em Física Térmica no Sistema de Organização Modular de Ensino Visando Facilitar a Aprendizagem Significativa; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará,; Orientador: Carlos José Freire Machado;

PAULÍNEA RODRIGUES MENDES LIMA

Analise Multivariada de Parâmetros Hidrogeoquímicos de Aguas Subterrâneas na Região do Município de Santarém; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Silvia Santana dos Santos Cardoso

Analise Multivariada da Distribuição de Pluviosidade no Município de Belterra/PA nos anos de 1998 a 2006; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Andrei Alan Silva Borges

Entropia: Um Conceito a Ser Trabalhado no Ensino Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Física Contemporânea) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Paulina Rodrigues Mendes Lima

Preparação para a docencia em cursos de locenciatura intervalar e regular da UFPA na concepção de professores formadores nesses cursoa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

POLARI BATISTA CORRÊA

Formas de Produção de Energia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

RAPHAEL PABLO TAPAJÓS SILVA

Simulação Numérica do Fluxo Hídrico Subterrâneo na Bacia di Igarapé Irurá em Santarém - PA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Joanelis Coelho Rocha

A Experimentação como uma Proposta para o Ensino de Física a Alunos de Curso Pré-vestibular; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Elizangela da Silva Sarmento

Análise do Som através das Ferramentas de Fourier; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Elielma dos Santos Nascimento

Método Matemático das Transformações Conforme na resolução de problemas de potencial eletrostático; ; 2006; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Árlison Souza Galvão

Aplicação Analítica da Equação Diferencial Parcial de Fluxo no Escoamento de Águas Subterrâneas; 2006; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Alexandre Rosario Oliveira de Freitas

Oscilador Harmônico; 1999; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Rudinaldo Kennedy Alves

Estudo do Isolamento Térmico de Coberturas; 1999; 23 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Marlize Moreira Pimentel

Ações Integradas Ensino-Pesquisa-Extensão para consolidar o Curso de Física Ambiental; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

ROSY ELLEM RODRIGUES DO NASCIMENTO

Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão ? PROINT; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

POLARI BATISTA CORRÊA

Ações Integradas Ensino-Pesquisa-Extensão para consolidar o Curso de Física Ambiental; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Raphael Pablo Tapajós

Dinãmica de fluxos das águas subterrâneas da microbacia do igarapé do Irurá; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Duany da Silva Fernandes

Dinãmica de fluxos das águas subterâneas da região de Santarém - PA; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Rodrigo Neves Gonçalves

Monitoria Acadêmica para Laboratório de Ensino de Física; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Andrey Camurça da Silva

Monitoria Acadêmica para Laboratório de Ensino de Física; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

RAIMUNDA SALVIA CELESTINO DA CRUZ

Monitoria Acadêmica para Laboratório de Ensino de Física; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Tiago José Araujo Machado

Monitoria Acadêmica para Laboratório de Física; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Patrick Tenório da Cruz

Monitoria Acadêmica para o Prodocência; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Mario Henrique Correa Tavares

Monitoria Acadêmica para Laboratório de Física; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

ÁDRIA SUZANE DA SILVA BEZERRA

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

ADRIANO FERREIRA DO NASCIMENTO

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Árisson Viana da Silva

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Diego Maciel Carneiro

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Edevacy de Jesus Silva Júnior

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Gênerson Luiz Cardoso Pereira

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

GRACIANE CASTRO MEIRELES

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Jéssica da Silva Sá

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Lidiane Baía Miranda

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Luciane de Sousa Nascimento

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Luciena dos Santos Ferreira

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Marcelo Danilo de Alcântara

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Paulina Rodrigues Mendes Lima

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Renata Gabrielly da Silva Batista

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Ricardo Mendes de Freitas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Rosangela Castro da Cruz

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Sérgio de Souza Martins

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Tiago de Oliveira

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Tiago José Araujo Machado

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Mariane Vieira Corrêa

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

ROSY ELLEM RODRIGUES DO NASCIMENTO

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Tiago José Araujo Machado

Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Rosangela Castro da Cruz

Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Sérgio de Souza Martins

Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Física Ambiental) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Carlos José Freire Machado;

Produções bibliográficas

  • MACHADO, Carlos José Freire ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDES FILHO, Josué ; FRISHKORN, Horst . Clustering of groundwaters by Q-mode factor analysis according to their hydrogeochemical origin: A case study of the Cariri Valley (Northern Brazil) wells. Water SA (Online) , v. 34, p. 651-656, 2008.

  • MACHADO, Carlos José Freire ; SANTIAGO, Maria Marlúcia Freitas ; MENDONÇA, Luiz Alberto Ribeiro ; FRISHKORN, Horst ; MENDES FILHO, Josué . Hydrogeochemical and Flow Modeling of Aquitard Percolation in the Cariri Valley - Northeast Brazil. Aquatic Geochemistry , v. 13, p. 187-196, 2007.

  • MACHADO, Carlos José Freire . Hidrogeoquímica como indicador de interconexão entre aqüíferos na Chapada do Araripe utilizando o aplicativo phreeqc. Águas Subterrâneas (São Paulo) , v. 18, p. 79-87, 2004.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Ações Integradas Ensino-Pesquisa-Extensão para Consolidar o Curso de Física Ambiental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos José Freire Machado - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Educação em Ciências Ambientais - Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas no Ensino Médio e Superior, Descrição: O trabalho proposto tem o objetivo a montagem de aparelhos voltados para experiências em ciências ambientais, desenvolvendo com isso cadernos temáticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos José Freire Machado - Coordenador / Marlize Moreira Pimentel - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2010

    PROINT - Ações Integradas Ensino-Pesquisa-Extensão para consolidar o Curso de Física Ambiental, Descrição: O projeto visa promover a reestruturação do Curso de Física Ambiental por meio da atualização de seu Projeto Pedagógico, de forma integrada, com base na reavaliação e no aperfeiçoamento da prática pedagógica e da abordagem ambiental. Outrossim, pretende-se dar direcionamento às atividades complementares, de forma a potencializá-las em ações integradas de pesquisa, ensino e extensão para o cumprimento dos objetivos do Curso de Física Ambiental, com ênfase, sobretudo, às temáticas ambientais. Adicionalmente, far-se-á uma avaliação de desempenho do Curso com vistas a seu aperfeiçoamento estrutural e específico, com vistas a ampliar as ações pedagógicas de forma teórica e prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Carlos José Freire Machado - Coordenador / Alexandre Guimarães Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    PROINT - Ações Integradas Ensino-Pesquisa-Extensão para consolidar o Curso de Física Ambiental, Descrição: O projeto visa promover a reestruturação do Curso de Física Ambiental por meio da atualização de seu Projeto Pedagógico, de forma integrada, com base na reavaliação e no aperfeiçoamento da prática pedagógica e da abordagem ambiental. Outrossim, pretende-se dar direcionamento às atividades complementares, de forma a potencializá-las em ações integradas de pesquisa, ensino e extensão para o cumprimento dos objetivos do Curso de Física Ambiental, com ênfase, sobretudo, às temáticas ambientais. Adicionalmente, far-se-á uma avaliação de desempenho do Curso com vistas a seu aperfeiçoamento estrutural e específico, com vistas a ampliar as ações pedagógicas de forma teórica e prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Carlos José Freire Machado - Coordenador / Alexandre Guimarães Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Programa de Ciências Exatas / Licenciatura Integrada em Matemática e Física. , Av. Marechal Rondon s/n, Caranazal, 68040070 - Santarém, PA - Brasil, Telefone: (93) 21013629, Fax: (93) 30649051, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal do Oeste do Pará

Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Prof. Associado IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Programa de Ciências Exatas / Licenciatura Integrada em Matemática e Física.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Ciências Exatas.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Básica III e Equações Diferenciais Aplicadas (105h), Graduação, 2019.2, Física Conceitual (60h), Graduação, 2019.2, Física Conceitual (60h) PARFOR, no período de 26/07 a 03/08 de 2019, Campus Oriximiná.

  • 09/2019 - 09/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para o MNPEF / 2020.

  • 05/2019 - 07/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF.,Cargo ou função, Comissão de elaboração do Regimento do MNPEF.

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física II (30h), Graduação, 2019.1, Metodologia de Laboratório de Física (30h), Graduação, 2019.1

  • 08/2017 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Programa de Ciências Exatas / Licenciatura Integrada em Matemática e Física.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

  • 02/2019 - 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Docente para progressão da Professora Honorly Kátia Mestre Corrêa. Portaria N 07, de 18 de feverreiro de 2019..

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Eletromagnética (60h), Graduação, 2018.2

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Física Contemporânea (60h), Pós-Graduação 2018.2

  • 09/2018 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Avaliadora de Progressão Funcional da servidora Lia de Oliveira Melo, professora do magistério Superior, pertencente ao quadro de pessoal da Ufopa. Portaria N 1.395/Progep/Ufopa, de 06 de setembro de 2018..

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física III (30h), Graduação, 2018.1, Metodologia de Laboratório de Física (30h), Graduação, 2018.1

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica e Mecânica Estatística (60h), Pós-Graduação, 2018.1

  • 02/2018 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Avaliadora de Progressão Funcional da Professora Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares. Portaria N 13, de 09 de fevereiro de 2018..

  • 02/2018 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, 5.2.15 Presidente da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional da Servidora Ediene Pena Ferreira. Portaria N 12, de 09 de fevereiro de 2018..

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Moderna (60h), Graduação, 2017.3, Laboratório de Física I (30h), Graduação, 2017.2, Laboratório de Física II (30h), Graduação, 2017.2, Mecânica Clássica (60h), Graduação, 2017.2, Laboratório de Física Básica (60h), Graduação, 2017.4

  • 09/2017 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Avaliadora de Relatório de Atividades, para fins de Progressão Funcional do servidor Bernhard Gregor Peregovich. Portaria N 1.818, de 20 de setembro de 2017..

  • 09/2017 - 09/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Programa de Ciências Exatas / Licenciatura Integrada em Matemática e Física.,Cargo ou função, Elaboração de parecer sobre Relatório Final de Gestão do Parfor.

  • 08/2017 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do relatório de Atividades do servidor José Antônio de Oliveira Aquino. Portaria N 75, de 10 de agosto de 2017..

  • 08/2017 - 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Avaliadora de Relatório de Atividades, para fins de Progressão Funcional do servidor Sebastian Mancuso. Portaria N 74, de 10 de agosto de 2017..

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Laboratório de Física (30h), Graduação, 2017.1

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica e Mecânica Estatística (60h), Pós-Graduação, 2017.1

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física I (45h), Graduação, 2016.2

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica e Mecânica Estatística (60h), Pós-Graduação, 2016.2

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Conceitual (90h), Graduação, 2016.1, Laboratório de Física II (30h), Graduação, 2016.1

  • 02/2016 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do relatório de Atividades da servidora Tânia Suely Azevedo Brasileiro. Portaria N 499, de 25 de fevereiro de 2016..

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Conceitual (90h), Graduação, 2015.2, Laboratório de Física I (30h), Graduação, 2015.2, Metodologia de Laboratório de Física (30h), Graduação, 2015.2.

  • 11/2015 - 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Avaliadora da Progressão Funcional do servidor Hugo Alex Carneiro Diniz. Portaria N 2.262, de 13 novembro de 2015..

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Básica II e Equações Diferenciais Aplicadas (120h), Graduação, 2015.1, Laboratório de Física II (30h), Graduação, 2015.1, Prática de Ensino de Física I (45h), Graduação, 2015.1.

  • 02/2015 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Relatório de Atividades dos docentes do Programa de Ciências Exatas, para fins de Progressão Funcional. Portaria N 273, de 05 de fevereiro de 2015..

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Física III (30h), 2014.2, Laboratório de Física IV (30h), 2014.2, Laboratório de Física IV (30h), 2014.2b, Metodologia de Laboratório de Física (30h) Graduação, 2014.2., Recursos Hídricos (68h), Graduação, 2014.2.

  • 10/2014 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Avaliadora da Progressão Funcional do servidor José Ricardo e Souza Mafra. Portaria N 2.597, de 20 de outubro de 2014..

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física I (60h), Graduação, 2014.1, Física I (60h), Graduação, 2014.1b

  • 04/2014 - 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação do Relatório de Atividades da servidora Tânia Suely Azevedo Brasileiro. Portaria N 899, de abril de 2017..

  • 12/2013 - 04/2014

    Direção e administração, Pro-Reitoria de Ensino, .,Cargo ou função, Pró-Reitor de Ensino de Graduação.

  • 01/2014 - 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Avaliadora da Progressão Funcional da servidora Maria Lilia Imbiriba Souza Colares. Portaria N 178, de 30 de janeiro de 2014..

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física IV (60h), Graduação, 2013.2

  • 11/2013 - 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do Relatório de Atividades dos docentes do Programa de Ciências Exatas, para fins de progressão Funcional por interstício, conforme Portaria N 2.284, de 28 de novembro de 2013..

  • 11/2013 - 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Avaliadora de Progressão Funcional, do servidor Hugo Alex Carneiro Diniz. Portaria N 2.190, de 11 de abril de 2013..

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos Hídricos (68 h) Graduação, 2013.1., Laboratório de Física II (30h), Graduação, 2013.1

  • 04/2013 - 04/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão Avaliadora do Relatório de Atividades do servidor Anselmo Alencar Colares. Portaria N 552, de 11 de abril de 2013..

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos Hídricos, Geofísica Ambiental (51h), Graduação, 2012.2

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral e Experimental IB

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Computacionais (51h), Graduação, 2012.1, Física Conceitual (80h), Graduação, 2012.1

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral e Experimental IIB, Física Geral e Experimental IV

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Conceitual. CH: 75h. Período: 2011.2

  • 03/2011 - 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Ensino, .,Cargo ou função, Coordenação de Processo Seletivo Indígena.

  • 01/2011 - 02/2011

    Direção e administração, Pro-Reitoria de Ensino, .,Cargo ou função, Pró-reitor de Ensino de Graduação.

  • 05/2010 - 02/2011

    Direção e administração, Pro-Reitoria de Ensino, Diretoria de Ensino.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral e Experimental IA, Física Geral e Experimental IB, Física Geral e Experimental III

  • 02/2007 - 09/2009

    Direção e administração, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Programa de Física Ambiental.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral e Experimental IV, Física Geral e Experimental IIA, Física Geral e Experimental IIB

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral e Experimental III, Física Geral e Experimental IA, Física Geral e Experimental IB

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Física Geral II

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino em Física Geral I

  • 08/2007 - 09/2007

    Direção e administração, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .,Cargo ou função, Presidente de Comissão de Processo Administrativo Disciplinar em Rito Sumário.

  • 02/2007 - 06/2007

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral e Experimental IIA, Física Geral e Experimental IIB

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Física Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Geral e Experimental III

1985 - 2009

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Física.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Física.,Cargo ou função, Membro de conselho.

  • 08/1985

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Fundamental I, Física Fundamental II, Física Fundamental III, Laboratório de Física Fundamental I, Laboratório de Física Fundamental II, Laboratório de Física Fundamental III, Mecânica Estatística, Termodinâmica, Física do Estado Sólido, Física Geral, Mecânica Clássica I, Mecânica Clássica II

  • 02/2005 - 05/2010

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Física.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Física - Ambiental.

  • 01/2009 - 01/2009

    Direção e administração, Campus de Santarém, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.