Fernanda Figueiredo Braga

Possui graduação, especialização e mestrado, em geografia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado, pela Universidade Federal Fluminense . Tem experiência no magistério público e privado, nos níveis de ensino básico e superior. Atua em linhas de pesquisa ligadas às Geociências, com ênfase em: Alagamentos, Geomorfologia, Geologia e Meio Ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2014 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: A Atuação dos divisores de drenagem antrópicos: reflexões sobre a influência da ação antrópica nas redes de drenagem, aplicadas ao estudo dos alagamentos na área central da cidade do Rio de Janeiro
, Ano de obtenção: 2018. Carla Maciel Salgado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Geografia

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Relevo e drenagem do centro da cidade do Rio de Janeiro: enchentes e políticas públicas no passado e no presente
, Ano de Obtenção: 2010.Jorge Soares Marques.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Enchentes urbanas; Rede de drenagem; Políticas públicas.

Especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro

2007 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Transformações no espaço físico da área central da cidade do Rio de Janeiro através do processo de urbanização e das políticas públicas: Implicações para o sistema de drenagem e para a ocorrência de enchentes
Orientador: Jorge Soares Marques

Graduação em Geografia

2002 - 2006

Faculdade de Formação de Professores (UERJ)
Título: A pesquisa academica como subsidio para a construção de conhecimentos na geografia escolar, tendo como referencia o conceito de bacia hidrográfica
Orientador: Otávio Miguez da Rocha Leão

Formação complementar

2023 - 2023

INTRODUÇÃO AO USO DE DRONES NA GREOGRAFIA FÍSICA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em SIG com ArcGIS - Módulo 1. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2007 - 2007

Spring: Processamento digital de imagens.... (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2004 - 2004

Geografias da cultura. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Educação.

Participação em eventos

XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente.ALTERAÇÕES TOPOGRÁFICAS E OS DIVISORES DE DRENAGEM ANTRÓPICOS NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2024. (Simpósio).

Fórum Mundial de Educação. 2004. (Congresso).

O inter-regionalismo em questão: a União Européia e o Mercossul. 2004. (Seminário).

VIII Seminário Internacional da Rede Ibero- Americana de Investigadores sobre globalização e território.VIII Seminário Internacional da Rede Ibero- Americana de Investigadores sobre globalização e território. 2004. (Seminário).

Seminário Nacional Região Metropolitana - Governo, Sociedade e Território.Seminário Nacional Região Metropolitana - Governo, Sociedade e Território. 2003. (Seminário).

X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2003. (Congresso).

Pós-neoliberalismo III - Hegemonia e resistê; poderes e contra-poderesncia. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Bruno Luiz Lport

SANTANA, F. T. M.; ROCHA, A. S.;BRAGA, F. F.; BRANDAO, C. B.. A recuperação de áreas degradadas como ferramenta de trabalho de campo na educação básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Luiz Lport

SANTANA, F. T. M.;BRAGA, F. F.; BRANDAO, C. B.. A recuperação de áreas degradadas como ferramenta de trabalho de campo na educação básica. 2025.

Aluno: Marcus Vinicuis SIqueira de Oliverira

BRAGA, F. F.; SANTANA, F. T. M.; BRANDAO, C. B.. Correlaçõe entre eventos Enos com anos secos , chuvosos e habituais em Petrópolis e Teresópolis (RJ). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Samara Silva dos Santos

BRAGA, F. F.; PINTO, R. W. P.; NEVES, C. E.. APA Serra dos Pretos Forros: análise da dinâmica do uso e cobertura da terra a partir do sistema GTP. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia de Souto Rodrigues da Silva

BRAGA, F. F.; PINTO, R. W. P.; BRANDAO, C. B.. Efluxo de CO² como indicador de qualidade do solo nos maçiços costeiros do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Perrota Legal Gomes

FRANCISCO, C. N.;BRAGA, F. F.. Variabilidade Espaço-temporal da precipitação no Leste metropolitano do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Produções bibliográficas

  • BRAGA, F. F. ; BRAGA, F. F. . RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DA ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO: O PASSADO E O PRESENTE. Revista Humboldt , v. 1, p. https://www.e-p, 2020.

  • BRAGA, F. F. . CONTRIBUIÇÕES PARA A ABORDAGEM DOS PROCESSOS DE ENCHENTES E DESLIZAMENTOS, NO ENSINO BÁSICO, COM O USO DE MAQUETE. Ravista Geonorte , v. 10, p. 74-79, 2014.

  • COSTA, A. ; SCHNEIDER, L. ; BRAGA, F. F. . RIOS URBANOS: diferentes abordagens sobre as águas nas cidades. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2022. v. 1. 312p .

  • BRAGA, F. F. . Geociências: desenvolvimento científico, tecnológico e econômico 2. 2. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2022. v. 2. 160p .

  • BRAGA, F. F. . Minha vida é um poema aberto. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2022. v. 1. 84p .

  • BRAGA, F. F. . ALTERAÇÕES TOPOGRÁFICAS E OS DIVISORES DE DRENAGEM ANTRÓPICOS NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: XX Simpósio de Geografia Física aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente, 2024, João Pessoa. ALTERAÇÕES TOPOGRÁFICAS E OS DIVISORES DE DRENAGEM ANTRÓPICOS NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, 2024.

  • BRAGA, F. F. . O ESTUDO DAS ALTERAÇÕES NO RELEVO E NA DRENAGEM COMO SUBSÍDIOS PARA A ANÁLISE E MAPEAMENTO DAS ENCHENTES DO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: O PASSADO E O PRESENTE. In: XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011, Dourados. Dinâmicas socioambientais, das inter-relações às interdependências, 2011.

  • BRAGA, F. F. . A reconstituição de antigos relevos e drenagens na análise das enchentes: o caso do centro da cidade do Rio de Janeiro. In: Fórum de Ciência e Tecnologia - Uerj, 2010, Rio de Janeiro. Fórum de ciência e tecnologia - Uerj, 2010.

  • BRAGA, F. F. ; MARQUES, J. S. . TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO FÍSICO DA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: IMPLICAÇÕES PARA O SISTEMA DE DRENAGEM E PARA A OCORRÊNCIA DE ENCHENTES. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009, Viçosa. A geografia fìsica e as dinâmicas de apropriação da natureza, 2009.

  • BRAGA, F. F. . A construção do conceito de bacia hidrográfica no ensino de geografia:. In: 12º Encontro de Geógrafos da América Latina, 2009, Montevideu. 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009. v. 1. p. 01-15.

  • Alpino, S.O. ; BRAGA, F. F. ; Pereira, F. C. de S. ; Moura, V. S. ; Rocha Leão, O. M. . Caracterização morfométrica das bacias hidrográficas dos rios Bomba e Barro vermelho: Subsídios geomorfológicos ao entendimento da dinâmica hidrológica urbana em São Gonçalo/RJ. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia e Regional Conference on Geomorphology, 2006, Goiânia. VI SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia e Regional Conference on Geomorphology, 2006, Goiânia, 2006.

  • BRAGA, F. F. ; SOUZA, T. A. L. . As Implicações Sócio-ambientais da Agricultura urbana em Madureira, no Rio de Janeiro (RJ), um estudo de caso. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Geografia, Tecnociência, Sociedade e Natureza. São Paulo: Editor: Tarik Resende de Azevedo, 2005. p. 4577-4585.

  • BRAGA, F. F. . O mapeamento das inundações na área central da cidade do Rio de Janeiro, baseado na análise de formas e processos pretéritos e atuais.. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012, Rio de Janeiro. 9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012.

  • Rocha Leão, O. M. ; LESSA, Guilherme ; Moura, V. S. ; LEAL, Thiago ; SILVA, Valesca da. ; BRAGA, F. F. . Sistemas agro-ecológicos em solos degradados de São Gonçalo: subsídios ao controle da erosão e a proteção dos recursos hídricos. In: I FFP Para Todos, 2006, São Gonçalo. I FFP Para Todos, 2006.

  • BRAGA, F. F. . As Ocorrências de Inundações na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 50 anos. In: Semana de Iniciação Científica da Uerj, 2006, Rio de Janeiro. 15° Semana de Iniciação Científica da Uerj, 2006.

  • BRAGA, F. F. . ALTERAÇÕES TOPOGRÁFICAS E OS DIVISORES DE DRENAGEM ANTRÓPICOS NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGA, F. F. . Ordenamento e adaptação territorial: contribuições da geografia física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGA, F. F. . "Geografia: teorias, práticas, campos de pesquisa". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGA, F. F. . A reconstituição de antigos relevos e drenagens na análise das enchentes urbanas: o caso do centro da cidade do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRAGA, F. F. ; MARQUES, J. S. . TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO FÍSICO DA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: IMPLICAÇÕES PARA O SISTEMA DE DRENAGEM E PARA A OCORRÊNCIA DE ENCHENTES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRAGA, F. F. . Transformações no espaço físico da área central da cidade do Rio de Janeiro através do processo de urbanização e das políticas públicas: Implicações para o sistema de drenagem e para a ocorrência de enchentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRAGA, F. F. . A plataforma Continental Brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2014

Centro Educacional São Pedro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2013 - 2014

Fundação Educacional Duque de Caxias

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Outras informações:
Curso de graduação em Geografia (licenciatura). Disciplinas ministradas: Geologia geral e Geomorfologia.

2004 - 2004

Ministério da Educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Participação no projeto de formação continuada em Educação Ambiental

2011 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2023 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

2006 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação a docência