Lina Maria Ribeiro de Noronha

possui graduação em Música - habilitação em instrumento: oboé pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Música - habilitação em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado e doutorado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995 e 2012, respectivamente). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2008 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil
Orientador: Dorotéa Machado Kerr
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: nacionalismo; neoclassicismo; Darius Milhaud e Villa-Lobos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Mestrado em Música

1991 - 1995

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Politonalidade: discurso de ração e trans-formação,Ano de Obtenção: 1995
Maria de Lourdes Sekeff Zampronha.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: politonalidade; harmonia; música do século XX.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Setores de atividade: Outros.

Graduação em Música - habilitação em instrumento: oboé

1989 - 1994

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Música - habilitação em composição e regência

1983 - 1988

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A politonalidade na obra de Darius Milhaud
Orientador: Maria de Lourdes Sekeff Zampronha
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento de seminaristas do Programa Sopro Novo Flauta Doce. (Carga horária: 9h). , Fundação Sopro Novo Yamaha, FSNY, Brasil.

2017 - 2017

Treinamento de seminarista. (Carga horária: 16h). , Yamaha Musical do Brasil, YMB, Brasil.

2016 - 2017

Musicalização através da flauta doce. (Carga horária: 78h). , Fundação Sopro Novo Yamaha, FSNY, Brasil.

2008 - 2008

O Sistema de Redes Harmônicas: teoria e aplicações. (Carga horária: 12h). , Instituto de Artes - UNESP, IA-UNESP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Enseignement-Apprentissage du FLE en Contexte Inst. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1986 - 2002

oboé. , Escola Municipal de Música de São Paulo, EMM, Brasil.

1985 - 1990

Teoria. , Escola Municipal de Música de São Paulo, EMM, Brasil.

1989 - 1989

A música brasileira em coral. (Carga horária: 66h). , Oficinas Culturais Três Rios, OCTR, Brasil.

1988 - 1989

Extensão universitária em Técnicas de stúdio e síntese sonora. (Carga horária: 46h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1986 - 1986

Arte grega - arcáica e clássica. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1986 - 1986

III Curso internacional de regência coral. (Carga horária: 80h). , Pro Arte, PRO ARTE, Brasil.

1984 - 1984

Extensão universitária em Curso básico de percepção musical. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1984 - 1984

História da Arte (Idade Média Européia). , Galeria de Arte do Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

1983 - 1983

Extensão universitária em Teorias e estilos na evolução da música ocidental. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1983 - 1983

Extensão universitária em prática coral e de regência. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1981 - 1982

violão popular/ método Santisteban. , STUDIO - piano e violão, STUDIO, Brasil.

1976 - 1982

piano. , STUDIO - piano e violão, STUDIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NORONHA, Lina M. R. ; BENEDETTI, D. L. . Milhaud no Brasil: 100 anos - Autour de Darius Milhaud e seu ensaio Brésil. 2017. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. . Milhaud e a música do período entreguerras. 2017. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. . Milhaud no Brasil: 100 anos/ Milhaud e o cenário musical brasileiro. 2017. (Outro).

NORONHA, Lina M. R. . Milhaud no Brasil: 100 anos/ A estada de milhaud no Brasil: criação e transformação. 2017. (Outro).

FELIX, W. ; NORONHA, Lina M. R. . Grupo de Metais FAMOSP. 2015. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; PACHECO, M. ; OLIVEIRA, C. . Recital de Trombone. 2015. (Concerto).

CHENTA, R. ; BARASNEVICIUS, I. ; NORONHA, Lina M. R. . Duo de guitarras. 2015. (Concerto).

CARDOSO, F. ; CARRASQUEIRA, M. J. ; NORONHA, Lina M. R. . Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes e Maria José Carrasqueira. 2015. (Concerto).

GIANELLI, G. ; NORONHA, Lina M. R. . Recital de Trombones. 2015. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; FELIX, W. . Grupo de Metais FAMOSP. 2015. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; FELIX, W. . Recital de Música de Câmara FAMOSP. 2015. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; FELIX, W. . Grupo de Metais FAMOSP. 2015. (Concerto).

MANZO, D. ; BIAZIOLI, I. ; NORONHA, Lina M. R. . Recital de piano a quatro mãos. 2015. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; CARDOSO, F. . Orquestra Sinfônica Edmundo Villani Côrtes e alunos da pós em Regência. 2015. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; SILVA, B. A. ; SARTORI, J. A. ; AKITA, P. H. . Semana Acadêmica 2014. 2014. (Outro).

NORONHA, Lina M. R. ; PERRINI, C. L. . A modernização da música primitiva. 2014. (Outro).

NORONHA, Lina M. R. ; CATTANEO, P. . Música do século XX e a Sociedade italiana de música contemporânea.. 2014. (Outro).

CONTO, A. M. ; NORONHA, Lina M. R. . Orquestra de cordas FAMOSP. 2014. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; FELIX, W. . Grupo de metais FAMOSP. 2014. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; Comi, Caroline de ; Casarotti, João Paulo . Recital de canto e piano. 2014. (Concerto).

Spotz, Leslie ; NORONHA, Lina M. R. . Recital de piano com Leslie Spotz. 2014. (Concerto).

Spotz, Leslie ; NORONHA, Lina M. R. . Master Class de piano com Leslie Spotz. 2014. (Outro).

FELIX, W. ; NORONHA, Lina M. R. . Grupo de Metais FAMOSP. 2014. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; CHAVES, G. . Orff in Concert. 2014. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; CARDOSO, F. ; SIMOES, L. ; RAMGEL, C. . Alma Chamber Ensemble. 2014. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; GIANELLI, G. ; GIANELLI, D. ; KSENHUK, H. . I Encontro de Trombones da FAMOSP. 2013. (Outro).

NORONHA, Lina M. R. ; CONTO, A. M. . Orquestra de Cordas da FAMOSP. 2013. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; LODUCA, M. T. . Grupo de Metais FAMOSP. 2013. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; FELIX, W. . Grupo de Metais FAMOSP. 2013. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; CONTO, A. M. . Orquestra de Cordas da FAMOSP. 2013. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; FELIX, W. ; Gomes, Edmilson . Encontro Internacional de Trompetes da FAMOSP. 2013. (Outro).

NORONHA, Lina M. R. . VII Jornada de Iniciação Científica - Bacharelado em Música - FAMOSP. 2013. (Outro).

FELIX, W. ; NORONHA, Lina M. R. . Grupo de metais FAMOSP. 2013. (Concerto).

CONTO, A. M. ; NORONHA, Lina M. R. . Orquestra de cordas FAMOSP. 2013. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; FELIX, W. . Grupo de metais FAMOSP. 2013. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; AMERICO, M. ; SANTOS, P. ; TAVARES, E. ; AZEVEDO, T. ; TUDEIA, M. ; PACHECO, M. . Quinteto BrassUka:. 2012. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; TOZZI, P. ; VALENTE, M. ; ROCHA, A. A. . Duo de Jazz Tozzi Valente. 2012. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. . Orquestra de Cordas FAMOSP. 2012. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. . Orquestra de Cordas FAMOSP. 2012. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. . Orquestra de Sopros "Tocando a vida". 2012. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. . VI Jornada de Iniciação Científica FAMOSP. 2012. (Congresso).

NORONHA, Lina M. R. ; LODUCA, M. T. . Grupo de Metais FAMOSP. 2012. (Concerto).

CORRÊA, Antenor Ferreira ; NORONHA, Lina M. R. . III Fórum de Composição Musical Contemporânea. 2010. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; BIASI, Maria Ângela di . IV Jornada de Iniciação Científica Famosp (Música). 2010. (Congresso).

NORONHA, Lina M. R. ; CORRÊA, Antenor Ferreira . II Fórum de Composição Musical Contemporânea. 2009. (Concerto).

NORONHA, Lina M. R. ; BIASI, Maria Ângela di . III Jornada de Iniciação Científica da FAMOSP (Música). 2009. (Congresso).

NORONHA, Lina M. R. . Curso de Extensão: Prática de Orquestra. 2009. (Outro).

ZAMPRONHA, M. L. S. ; NORONHA, Lina M. R. . X Semana Ritmo e Som. 1995. (Outro).

ZAMPRONHA, M. L. S. ; NORONHA, Lina M. R. . IX Semana Ritmo e Som. 1994. (Outro).

ZAMPRONHA, M. L. S. ; NORONHA, Lina M. R. . VIII Semana Ritmo e Som. 1993. (Outro).

ZAMPRONHA, M. L. S. ; NORONHA, Lina M. R. . VII Semana Ritmo e Som. 1992. (Outro).

ZAMPRONHA, M. L. S. ; NORONHA, Lina M. R. . VI Semana Ritmo e Som. 1991. (Outro).

ZAMPRONHA, M. L. S. ; NORONHA, Lina M. R. . V Semana Ritmo e Som. 1990. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13° encontro de música e mídia.Música e fotografia: um processo de inclusão. 2017. (Encontro).

3° Congresso Nacional Sopro Novo. Expansão Musical. 2017. (Congresso).

III Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe (ARLAC/IMS). 1917-2017: cem anos de Milhaud no Brasil. 2017. (Congresso).

Encontro Sopro Novo Yamaha.Encontro Sopro Novo Yamaha. 2016. (Encontro).

Seminário "Milhaud no RIo".A Politonalidade: uma técnica de vanguarda no início de século XX. 2015. (Seminário).

10o. Encontro Internacional de Música e Mídia.A música como linguagem> os conceitos de música universal e música nacional. 2014. (Encontro).

Colloque Milhaud et la voix. 2013. (Encontro).

XXIII Congresso da ANPPOM. Le Boeuf sur le Toit: a música brasileira e a vanguarda francesa do entreguerras. 2013. (Congresso).

II Simpósio Villa-Lobos.Darius Milhaud e Villa-Lobos: identificações. 2012. (Simpósio).

Gilberto Freyre: um retrato intelectual. 2010. (Outra).

História Cultural da Música Popular no Brasil. 2010. (Outra).

III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música.Música: universalidade, linguagem, significação. 2010. (Encontro).

II Semana de Educação Musical. Educação Musical e História. 2010. (Congresso).

I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música.Darius Milhaud e o Braisl. 2010. (Simpósio).

Semana de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.Villa-Lobos e o Nacionalismo. 2010. (Outra).

Grupo de trabalho em Musicologia/ Estética Musical - XIX Congresso da ANPPOM. 2009. (Congresso).

Simpósio ?Estética, História e Filosofia da Música em Carl Dahlhaus".O conceito de música segundo Dahlhaus. 2009. (Simpósio).

Simpósio Internacional Villa-Lobos.O Canto Orfeônico e a construção do conceito de identidade nacional. 2009. (Simpósio).

XIX Congresso da ANPPOM. "Le Boeuf sur le Toit": o contato de Darius Milhaud com a música brasileira. 2009. (Congresso).

VIII Fórum Paulista de Musicoterapia. 2006. (Outra).

VI Fórum CLM (Centro de Linguagem Musical). 2004. (Outra).

VIeme Jounée Linguistique de L´Association de Professeurs de Français. 1999. (Oficina).

ICMS 6 Sixième Congrès International Musique et Signification. La polytonalité: la simultaneité musicale et l´enrichissement du lexique de la musique tonale. 1998. (Congresso).

Perspectivas Norte-americanas sobre a Mulher e a Música. 1995. (Outra).

III Simpósio de pós-graduação e pesquisa em ciências humanas, letras e artes da UNESP.Politonalidade: discurso de reação e trans-formação. 1993. (Simpósio).

I Congresso de Bolsistas de Iniciação Científica da UNESP. A politonalidade na obra de Darius Milhaud. 1989. (Congresso).

I Seminário da ABPA - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Artes. 1988. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Musicologia. 1987. (Congresso).

II Congresso Nacional de Música. 1987. (Congresso).

Linguagens Musicais Contemporâneas. 1987. (Seminário).

Uma Nova Linguagem Através da Música. 1986. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Joel Mirando Bravo de Albuquerque

Salles, Paulo de Tarso; Ferraz, Silvio;NORONHA, Lina M. R.. Simetria intervalar e rede de coleções: análise estrutural dos Choros n. 4 e Choros n. 7 de Heitor Villa-Lobos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de Sâo Paulo.

Aluno: Walter Nery Filho

Salles, Paulo de Tarso; KATER, C. E.; MOLINA, S. A.; COSTA, R. L. M.;NORONHA, Lina M. R.. Modernismo e tradição: a dialética em jogo na Prole do Bebê n. 2 de Villa-Lobos. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mário David Frungillo

KERR, D. M.; DOURADO, H. A.; SILVA, L. R.; PICCHI, A. G.;NORONHA, Lina M. R.. Nacionalismo musical: avanço ou retrocesso na música brasileira?. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes - UNESP.

Aluno: Moacir Tadeu de Oliveira Júnior

NORONHA, Lina M. R.. Psicopedagogia e técnica vocal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos.

Aluno: Guilherme Moreira da Silva

NORONHA, Lina M. R.; ALMEIDA, M. A.; SOUZA, C. M. E.; Valente, Paula; Nery, Walter; FREITAS, P. C.; VOTTA, R.. Flausino Vale: abordagem histórica do instrumentista brasileiro e análise de seus prelúdios para violino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Silvio Souza Silva

NORONHA, Lina M. R.; Nery, Walter; VOTTA, R.; Valente, Paula; FREITAS, P. C.; ALMEIDA, M. A.; CARPINETTI. Miriam. Contrabaixo elétrico e acústico: considerações técnicas e diferenciações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Yasmin F

NORONHA, Lina M. R.; FREITAS, P. C.; Nery, Walter; VOTTA, R.; Valente, Paula; SOUZA, C. M. E.; ALMEIDA, M. A.. de Oliveira.O prelúdio Obsession da Sonata n. 2 opus 27 de Eugène Ysaye e o prelúdio da Partita n. 3 BWV 1006 de J. S. Bach: aproximações conceituais e estruturais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Caio SOuza dos Santos

NORONHA, Lina M. R.; SOUZA, C. M. E.; PIMENTA, J.. Estudo técnico-interpretativo do andante para trombone e piano de Osvaldo Lacerda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Jefferson Sá Viana

CARPINETTI. Miriam;NORONHA, Lina M. R.; PIMENTA, J.. Tuba: aspectos históricos e literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Daniel Dias de Lima

Frungillo, Mário;NORONHA, Lina M. R.; CHAVES, G.; ALMEIDA, M. A.; CALDERONI, D. N.; SOARES, L. F. de A.. Tímpano: considerações sobre a sua organologia e técnicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Daniel dos Santos

ALMEIDA, M. A.; CHAVES, G.; CALDERONI, D. N.; Frungillo, Mário;NORONHA, Lina M. R.; SOARES, L. F. de A.. Estudo comparativo dos métodos de estudo diário de trombone com ênfase na coletânea de Gilberto Gagliardi. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: KELLY DO SOCORRO COSTA VASCONCELOS

ALMEIDA, M. A.; CALDERONI, D. N.; CHAVES, G.; Frungillo, Mário;NORONHA, Lina M. R.; SOARES, L. F. de A.. Trompa: elementos históricos e técnicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Vinicius de Mattos Silva Botaro

ALMEIDA, M. A.; CALDERONI, D. N.; CHAVES, G.; Frungillo, Mário;NORONHA, Lina M. R.; SOARES, L. F. de A.. Do terceiro som aos tons combinados: introdução aos estudos acústicos de G. Tartini e F. Helmholtz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: WILHANSON CARLOS DE SOUZA SILVA

ALMEIDA, M. A.; CALDERONI, D. N.; CHAVES, G.; Frungillo, Mário;NORONHA, Lina M. R.; SOARES, L. F. de A.. As características armoriais do Concertino para Violino e Orquestra de Câmara de Guerra Peixe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Eduardo Martins Filho

NORONHA, Lina M. R.; Niéri, Débora; Frungillo, Mário; Valente, Paula; Weismann, Cláudio; Sulpício, Carlos. A vida de Haydn e seu concerto para trompete. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: FELIPE VASCONCELOS DE OLIVEIRA ALMEIDA

NORONHA, Lina M. R.; Niéri, Débora; Sulpício, Carlos; Valente, Paula; Weismann, Cláudio; Frungillo, Mário. Violão: origens e evolução. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Romulo Larico Pampa

Frungillo, Mário;NORONHA, Lina M. R.; Niéri, Débora; Sulpício, Carlos; Valente, Paula; Weismann, Cláudio. A contribuição de Gilberto Gagliardi para formação da escola de trombone no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Stephanie Paula Gonçalves

NORONHA, Lina M. R.; SAKAMOTO, Marisa Missako. A arte contemporânea na escola: possibilidade no ensino e na aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - habilitação em artes plástica) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Renata Fernandes da Silva Sá

SAKAMOTO, Marisa Missako;NORONHA, Lina M. R.. História em quadrinhos: um percurso de criação e aprendizagem nas aulas de artes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - habilitação em artes plástica) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Tatiana Casado Leite Lamego

SAKAMOTO, Marisa Missako;NORONHA, Lina M. R.. Reciclagem de papel na arte/ educação: conceitos e possibilidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - habilitação em artes plástica) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Aparecido Inácio Bezerra

NORONHA, Lina M. R.; SAKAMOTO, Marisa Missako. O estuda da Cor através da pintura e sua relevância no ensino da arte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - habilitação em artes plástica) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Viviane Cristina Leiva da Rocha

NORONHA, Lina M. R.; SAKAMOTO, Marisa Missako. Arte na educação infantil: o lúdico, os materiais expressivos e a criação de brinquedos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística - habilitação em artes plástica) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

NORONHA, Lina M. R.. Festival de Música. 1986. Escola Estadual de Segundo Grau "Lauro Gomes de Almeida".

NORONHA, Lina M. R.. Festival de Música. 1981. Escola Estadual de Segundo Grau "Lauro Gomes de Almeida".

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

KERR, D. M.;SALLES, P. T.; LAGO, M. A. C.; VERMES, V. M.; SILVA, L. R.. Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Viviana Mónica Vermes

Kerr, D.M.; Salles, P. T.; Lago, M.A.C.;VERMES, M.; Silva, L. R.. Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Tânia da Costa Garcia

KERR, D. M.;GARCIA, T.C.; IKEDA, A. T.. Darius Milhaud; Nacionalismo e Música Brasileira. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Instituto de Artes - Unesp.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sílvia Aparecida de Castro

A musicalização de crianças portadoras de síndrome de Down; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação (lato sensu) em educação musical) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Vitor Alexandre Lemos dos Santos

Otimização na utilização da capacidade respiratória através de práticas de exercícios físicos para instrumentistas de metais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação (lato sensu) em educação musical) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Nilza Carla Teixeira

Alfabetização como instrumento facilitador no processo de alfabetização e letramento; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação (lato sensu) em educação musical) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Maria Olinta Sena Rebouças

O ensino coletivo de piano no Brasil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação (lato sensu) em educação musical) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Élida de Cassia Marcelino

Música no currículo escolar: expectativas e desafios do professor em sala de aula; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em pós-graduação (lato sensu) em educação musical) - Faculdade Paulista de Artes; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Roberto Taylor Ferreira Filho

O USO DAS CANTIGAS DE RODA PARA ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PARTICULARES DA CIDADE DE SANTOS-SP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Severino Bitencourt de Barros

MÉTODO SOPRO NOVO DE FLAUTA DOCE: PROJETO PARA O ENSINO DA FLAUTA DOCE NO BRASIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Fernando Pereira dos Santos Geraldes

MÉTODOS DE PRÉ-INICIAÇÃO DE PIANO PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Moacir Tadeu de Oliveira Júnior

Abordagem histórica e sociológica de métodos de educação musical; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Felipe Vasques Borges

Canto Coral e Zoltan Kodaly: iniciação musical pelo canto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

José Pais Henriques Neto

Canto Coral e Zoltan Kodaly: iniciação musical pelo canto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Renato Ferreira de Almeida

Inclusão: educação musical para deficientes visuais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Elaine Ferreira Rodrigues Tavares

Dalcroze: aplicação do método no ensino fundamental I; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Nathália de Lima Santos Gonçalves

Dalcroze: aplicação do método no ensino fundamental I; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

André Almeida Rocha

O sistema rítimico indiano: uma visão geral; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Larissa Lima de Souza

Mujeres Argentinas: a canção e as reconstruções simbólicas nacionalistas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Elaine Cristina Coelho da Silva

A inserção da música "gospel" brasileira: expressão de fé em constante renovação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Joel Miranda de Albuquerque

Heitor Villa-Lobos: análise estrutural do "Choros n; 4"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Haroldo José de Barros Maciel

Histórico do "Jazz Band" da Polícia Militar do Estado de São Paulo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Midiá Alvarenga Machado Serralheiro

Francisco Mignone: sob a influência do Nacionalismo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Aline Jardim dos Santos

A obra musical/ educacional de Hélio Ziskind; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística - habilitação em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Maytê Rodrigues

Música na escola; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Romero José da Silva

A metáfora e a ditadura na música deprotesto (1964-1968); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística - habilitação em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Leonardo Leon dos Reis

Escola sem música: a queda do canto orfeônico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística - habilitação em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Andrezza Maria Eiras Ferrari

A educação musical do adolescente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística - habilitação em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Caliane Nascimento Piropo

O ensino da flauta doce na escola regular (ensino fundamental); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística - habilitação em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Maína Queiroz dos Santos

A Pedagogia Dalcroze aplicada a crianças de 4 a 6 anos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística - habilitação em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Alexandre Della Nina

A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA MPB - A PRODUÇÃO MUSICAL INDEPENDENTE NO ROCK BRASILEIRO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Mariana Franzin

A construção de instrumentos como ferramenta na musicalização; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Terezinha Gino Navarro

Os Brinquedos Cantados e a Integração Social na Educação Infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Dâmaris Navarro do Vale

Educação Musical Como Recurso Para o Ensino Interdisciplinar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Raphael J

Moreira; A música como ferramenta auxiliar no desenvolvimento psicomotor; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Aparecida dos Santos Ferreira Almeida

A MUDA VOCAL NA PRÁTICA CORAL NA UNIVERSIDADE LIVRE DE MÚSICA (ULM) - Centro Tom Jobim; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Adilson de Sousa

Os jogos musicais na sala de aula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Bianca Grazielle Catto

A ludicidade no ensino musical; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística - habilitação em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

João André de Melo

Ritmos regionais brasileiros aplicados à pedagogia musical; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística - habilitação em música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Daniel Valeriano da Silva

A banda marcial como núcleo sócio-educativo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Eliane Miyashita

Os efeitos terapêuticos da música e o distúrbio do déficit de atenção; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Jonatas Misko da Silva

O ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS NO PROJETO GURI NOS POLOS ACETEL E BRASILITÁLIA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Loraine Donnarumma Levy Bentubo

A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Mariana da Conceição Dias

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Edson Sperandio

Banda Rítmica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Victor Hugo Rodrigues Munoz

A educação musical no ensino fundamental e o ensino coletivo do violino; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Lina Maria Ribeiro de Noronha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha

Politonalidade, discurso de reação e trans-formação; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha;

Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha

A Politonalidade na obra de Darius Milhaud; 1988; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Maria de Lourdes SEKEFF Zampronha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NORONHA, Lina M. R. . O canto orfeônico e a construção do conceito de identidade nacional. ArtCultura (UFU) , v. 13, p. 85-94, 2011.

  • NORONHA, Lina M. R. . Aspectos da Simultaneidade Musical: Politonalidade e Música Brasileira. ARTEunesp , v. 1, p. 73-75, 1998.

  • NORONHA, Lina M. R. . A politonalidade na obra de Darius Milhaud. ARTEunesp , v. 9, p. 171-179, 1993.

  • NORONHA, Lina M. R. . Politonalidade: discurso de reação e trans-formação. 1. ed. São Paulo: Annablume, 1998. v. 1. 105p .

  • NORONHA, Lina M. R. . A música como linguagem e os conceitos de música universal e música nacional. In: Heloísa A. Duarte Valente; Simone Luci Pereira. (Org.). Com som sem som: liberdades políticas, liberdades poéticas. 1ed.São Paulo: Letra & Voz/ FAPESP, 2016, v. , p. 67-78.

  • NORONHA, Lina M. R. . Le Boeuf sur le Toit: a música brasileira e a vanguarda francesa do entreguerras. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013.

  • NORONHA, Lina M. R. . Darius Milhaud e Villa-Lobos: identificações. In: II Simpósio Villa-Lobos, 2012, São Paulo. Simpósio VIlla-Lobos. São Paulo: ECA-USP, 2012. v. 2. p. 246-261.

  • NORONHA, Lina M. R. . Darius Milhaud e o Brasil. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010, Rio de Janeiro. I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Rio de Janeiro: UNIRIO/CLA/PPGM, 2010. p. 598-607.

  • NORONHA, Lina M. R. . O Canto Orfeônico e a construção do conceito de identidade nacional. In: Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009, São Paulo. Simpósio Internacional Villa-Lobos - USP 2009. São Paulo: USP, 2009. p. 1-6.

  • NORONHA, Lina M. R. . "Le Boeuf sur le Toit": o contato de Darius Milhaud com a música brasileira. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba: UFPR-DeArtes, 2009. p. 230-234.

  • NORONHA, Lina M. R. . Música e fotografia: um processo de inclusão. In: 13° encontro de música e mídia, 2017, São Paulo. Os sons que vemos, as imagens que ouvimos: música e audiovisual. São Paulo, 2017.

  • NORONHA, Lina M. R. . A música como linguagem: os conceitos de música universal e música nacional. In: 10o. Encontro de Música e Mídia., 2014, São Paulo. Com som, sem som: liberdades políticas, liberdades poéticas.. São Paulo: UNIP/ MUSIMID/ FAPESP, 2014. v. 1. p. 24-24.

  • NORONHA, Lina M. R. . Le Boeuf sur le Toit: a música brasileira e a vanguarda francesa do entreguerras. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013. p. 35-35.

  • NORONHA, Lina M. R. . Darius Milhaud e Villa-Lobos: identificações. In: II Simpósio Villa-Lobos, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos e Programação. São Paulo: CMU-ECA/USP, 2012. p. 51-52.

  • NORONHA, Lina M. R. . Darius Milhaud e o Brasil. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010, Rio de Janeiro. SIMPOM: Programação e Caderno de Resumos, 2010.

  • NORONHA, Lina M. R. . Música: universalidade, linguagem, significação. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música, 2010, São Paulo. III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música, 2010.

  • NORONHA, Lina M. R. . "Le Boeuf sur le Toit": o contato de Darius Milhaud com a música brasileira. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger.. Curitiba: UFPR-De Artes, 2009. p. 25-25.

  • NORONHA, Lina M. R. . La Polytonalité: la simultanéité musicale et l'enrichissemente du lexique de la musique tonale. In: ICMS 6 Sixième Congrès International, 1998, Aix-en-Provence. Musique et SIgnification: oeuvres, discours et société. Aix-en-Provence, 1998.

  • NORONHA, Lina M. R. . Politonalidade: discurso de reação e trans-formação. In: III Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Letras e Artes, 1993, Atibaia. Resumos das comunicações- III SImpósio de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Letras e Artes. São Paulo: UNESP. p. 18-18.

  • NORONHA, Lina M. R. . A politonalidade na obra de Darius Milhaud. In: I Congresso de Bolsistas de Iniciação Científica, 1989, Araraquara. Resumos - I Congresso de Bolsistas de Iniciação Científica. São Paulo: Pró-Reitoria de graduação - UNESP, 1989. p. 61-61.

  • NORONHA, Lina M. R. . Deficiência e educação musical: reflexões sobre inclusão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NORONHA, Lina M. R. . 1917-2017: cem anos de Milhaud no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NORONHA, Lina M. R. . Deficiência e educação: reflexões sobre a inclusão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NORONHA, Lina M. R. . Villa-Lobos e o Nacionalismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NORONHA, Lina M. R. . A Politonalidade: uma técnica de vanguarda no início do século XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NORONHA, Lina M. R. . Le Boeuf sur le Toit: a música brasileira e a vanguarda francesa do entreguerras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. . Darius Milhaud e Villa-Lobos: identificações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. . Drius Milhaud e o Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. . Música: universalidade, linguagem e significação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. ; VERMES, V. M. . O Conceito de Música Segundo Dahlhaus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. . "Le Boeuf sur le Toit": o contato de Darius Milhaud com a música brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. . O Canto Orfeônico e a construção do conceito de identidade nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. . La polytonalité: la simultaneité musicale et l´enrichissement du lexique de la musique tonale. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. . Politonalidade: discurso de reação e trans-formação. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NORONHA, Lina M. R. . A Politonalidade na obra de Darius Milhaud. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BIGAND, E. ; NORONHA, Lina M. R. . Música: uma atividade promissora para a estimulação cognitiva. In: CORRÊA, A. F. (org.). A mente musical em uma perspectiva disciplinar. Brasília: UNB, 2015. (Tradução/Livro).

  • BIGAND, E. ; NORONHA, Lina M. R. . Música: uma atividade promissora para a estimulação cognitiva. Brasília: Universidade de Brasília, 2014. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NORONHA, Lina M. R. . Parecerista da ANPPOM. 2015.

NORONHA, Lina M. R. . XXVI Congresso da ANPPOM. 2016.

NORONHA, Lina M. R. . XXV Congresso da ANPPOM. 2015.

NORONHA, Lina M. R. . XXII Congresso da ANPPOM. 2012.

NORONHA, Lina M. R. . XII Encontro Regional ABEM Centro-Oeste. 2012.

NORONHA, Lina M. R. ; VALENTE, H. A. D. ; Diósnio Machado Neto . A estada de Milhaud no Brasil: criação e transformação. 2017. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. ; GARCIA, T. ; PALOPOLI, C. . Milhaud e o cenário musical brasileiro. 2017. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Mahler. 2016. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Amadeus. 2016. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Chanel & Stravinsky. 2016. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Todas as manhãs do mundo. 2016. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Musique brésilienne: fin du XIXème siècle - début du XXème siècle. 2014. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Villa-Lobos e o Nacionalismo. 2010. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Introdução aos conceitos fundamentais da estética. 2010. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Villa-Lobos e o Nacionalismo. 2010. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Discurso da artes. 1992. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . A politonalidade na obra de Darius Milhaud. 1989. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. . Introdução à História da Arte: da pré-história ao século XVII. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NORONHA, Lina M. R. . Arte Gótica. 1985. (Palestra).

NORONHA, Lina M. R. ; MICHELINI, P. ; KALIL, M. ; COARACY, L. A. . La vierge folle et l´époux infernal. 1991. Teatral.

NORONHA, Lina M. R. . Recital do grupo de flautas doce Sopro Novo/UNISANTOS. 2016. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. . Recital de encerramento do Curso de Flauta Doce - 1° estágio. 2016. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. . Arte e Cultura na FAMOSP. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

NORONHA, Lina M. R. ; Nicolai, Ulisses ; Petri, Luiz Gustavo ; Menezes, José Torres . Concertos de Natal da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. 2001. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. . Apresentação didática: breve história da música tonal. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

NORONHA, Lina M. R. ; MELHADO, S. . Quintas musicais. 1997. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; ROSAS NETO, J. E. . Duo de oboé e corne-inglês. 1995. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; VERMES, V. M. . A arte de nossos jovens. 1994. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; MARCHETTI, L. F. . Coral da Faculdade Ibero-Americana e Orquestra de Câmara Cordas & Cia. 1994. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; VERMES, V. M. . 25 anos da Escola Municipal de Música de São Paulo. 1994. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; PELLEGATTI, C. ; PELLEGATTI, F. ; SILVA, E. N. ; VIANA, M. R. . Quarteto Cordas & Cia. 1993. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. . Orquestra de Câmara Cordas &Cia. 1993. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; GASPARIN, P. . VII Semana Ritmo e Som. 1993. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; PICHILIANI, M. ; NAKAMOTO, M. ; ARIGA, E. ; YAMAUTI, J. . Quinteto da Escola Municipal de Música de São Paulo. 1993. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; PELLEGATTI, F. . Duos: violoncelo e piano / oboé e piano. 1991. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; DESSORDI, R. . Projeto Terças Musicais. 1990. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; PIFFER, E. ; ZAMPRONHA, E. S. ; DEREWLANY, S. . III Semana Ritmo e Som. 1988. Interpretação.

OLIVEIRA, E. ; DEREWLANY, S. ; NORONHA, Lina M. R. ; ZAMPRONHA, E. S. . Nossa Raça: ponto e contraponto. 1988. Interpretação.

CABRERA, S. ; NORONHA, Lina M. R. . Duo de oboé e clarineta. 1988. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. . Jovens Compositores. 1987. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; ZAMPRONHA, E. S. ; ALMEIDA, M. ; CABRERA, S. . Grupo Ritmo e Som. 1987. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; ZAMPRONHA, E. S. ; ALMEIDA, M. ; CABRERA, S. . II Semana Ritmo e Som. 1987. Interpretação.

NORONHA, Lina M. R. ; KERR, S. . 10. Encontro Coral da UNESP. 1986. Apresentação de Obra (para compositores).

NORONHA, Lina M. R. ; FAZENDA, R. ; ZAMPRONHA, E. S. . As música de nossos jovens. 1985. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2012

    Darius Milhaud: o nacionalismo francês e a conexão com o Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lina Maria Ribeiro de Noronha - Integrante / Dorotéa Machado Kerr - Coordenador.

  • 1991 - 1993

    Politonalidade: discurso de reação e trans-formação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lina Maria Ribeiro de Noronha - Integrante / Maria de Lourdes Sekeff Zampronha - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 1987 - 1988

    A politonalidade na obra de Darius Milhaud, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lina Maria Ribeiro de Noronha - Integrante / Maria de Lourdes Sekeff Zampronha - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1989

Voto de Louvor, Conselho do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2017

    Universidade Católica de Santos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 5

    Outras informações:
    DIsciplina: Apreciação Musical, Teoria Musical e Prática Instrumental, Orientação de TCC. Percepção Musical, História da Música Aprovada em concurso público

    Atividades

    • 03/2012 - 06/2017

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical, Orientação de TCC, Teoria Musical e Prática Instrumental

  • 2011 - 2012

    Faculdade Paulista de Artes

    Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor na pós graduação lato sensu, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplinas: teoria superior e teoria avançada

    Atividades

    • 04/2011 - 11/2012

      Ensino, pós-graduação (lato sensu) em educação musical, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa Orientada, Teoria Avançada, Teoria Superior

  • 2008 - 2009

    Organização Social de Cultura Santa Marcelina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora de teoria, Carga horária: 5

  • 2007 - 2008

    Universidade Livre de Música

    Vínculo: cooperado, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 9

    Atividades

    • 03/2007 - 02/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Percepção

  • 2014 - 2016

    Faculdade Mozarteum de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor - especialização em música, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina: Tópicos avançados em história da música

  • 2014 - 2016

    Faculdade Mozarteum de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: coordenadora da especialização em música, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Coordenação dos cursos de Educação Musical e Regência

  • 2013 - 2016

    Faculdade Mozarteum de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da licenciatura em música, Carga horária: 5

  • 2009 - 2016

    Faculdade Mozarteum de São Paulo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do bacharelado em música, Carga horária: 5

    Outras informações:
    nas três habilitações: música popular, música erudita, canto

  • 2000 - 2016

    Faculdade Mozarteum de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 2

    Outras informações:
    afastamento de junho de 2011 a janeiro de 2013

    Atividades

    • 03/2000 - 01/2016

      Ensino, Licenciatura em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética: audição e escuta, Evolução da música, Linguagem e Estruturação Musical, Música Popular Brasileira, Percepção musical, História da música

    • 03/2000 - 01/2016

      Ensino, Bacharelado em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução da música, Música Brasileira, Orientação de TCC, Percepção Musical

  • 1998 - 1998

    Universidade de Taubaté

    Vínculo: músico convidado, Enquadramento Funcional: oboísta da Orquestra da Fundação Musical, Carga horária: 3

  • 1997 - 2000

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Outro (bolsista), Enquadramento Funcional: oboísta da Orquestra de Câmara, Carga horária: 6

  • 1997 - 1997

    Conservatório Dramático Musical de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/1997 - 06/1997

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Teoria e percepção

  • 1996 - 1996

    Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/1996 - 07/1996

      Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem musical

  • 1994 - 1996

    Prefeitura Municipal de Santo André

    Vínculo: Outro (bolsista), Enquadramento Funcional: oboísta da Orquestra Sinfônica Municipal, Carga horária: 6

  • 1990 - 1991

    Faculdade Marcelo Tupinamba

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/1990 - 07/1991

      Ensino, Bacharelado em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e estruturação musical

    • 08/1990 - 07/1991

      Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética geral

  • 1990 - 1991

    Conservatório Musical Marcelo Tupinambá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

    Atividades

    • 08/1990 - 07/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Canto coral, Teoria e percepção

  • 1991 - 1993

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: bolsa de mestrado, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1987 - 1988

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: bolsa de iniciação científica, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1980 - 1982

    STUDIO - piano e violão

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: professor

  • 1995 - Atual

    Prefeitura Municipal de Santos, PM/Santos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Músico instrumentista: oboísta, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Aprovada em concurso público

  • 2016 - Atual

    Unidade de Estimulação Pedagógica Alternativa

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de música, Carga horária: 4