Márcio dos Santos Pessoa

Publicitário. Foi Professor de Publicidade no UniNorte no Amazonas e na Unifamma no Paraná por 10 anos. Ex-Coordenador do Departamento de Marketing do UniNorte Laureate International Universities(Manaus Amazonas). Ex-coordenador do curso de Comunicação Social do UniNorte. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda. Márcio Pessoa fundou a agência de publicidade BrainBrands em Maringá/PR e foi orientador empresarial no programa Negócio a Negócio do SEBRAE/PR. Especialista em Blockchain Business. É Co-founder CEO da DriveOn, eleita a 10 startup mais inovadora da América Latina em 2019. A DriveOn gera uma nota de comportamento de condução dos motoristas e premia os melhores motoristas com o criptoativo Cryptomiles. E CoFounder CMO da Btracer, startup de rastreabilidade de alimentos com registro em Blockchain. Atua também na comunicação do BRI Brasil ( Blockchain Research Institute Brasil). Entusiasta em projetos que envolvem Blockchain e advisor de startups como o NFT EXP, Poupe e PitchBAM.

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências da Religião

2014 - Atual

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Título: Quem não somos mais: o pentecostalismo entre os índios Mura do rio Urubu
Orientador: Dr. João Calazans
Coorientador: Dr. Paulo Mendes Pinto.

Especialização em Educação a Distância: novas práticas pedagógicas

2013 - 2015

Faculdade Metropolitana de Maringá
Título: Criação Publicitária para Impressos e eletrônicos
Orientador: Ms. Kethlen Leite de Moura

Especialização em Criação Publicitária

2011 - 2012

Centro Universitário do Norte
Título: Rastros para um novo formato de atuação do planejamento criativo
Orientador: Paula Quintão

Especialização em MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior

2009 - 2011

Centro Universitário do Norte
Título: A Agência Experimental como Apoio à Assessoria de Comunciação de uma IES

Especialização em Ciências das Religiões

2009 - 2010

Faculdade de Teologia Integrada
Título: Deus e o homem: um ensaio com os autores sociólogos clássicos
Orientador: Dra. Maria Leonardo

Especialização em Design, Propaganda e Marketing

2005 - 2007

Universidade Federal do Amazonas
Título: O retromarketing como resposta socio-econômica ao surdo
Orientador: Ms. Afrânio Soares

Graduação em Teologia

2015 - 2016

Centro Universitário de Maringá

Graduação em Comunicação Social

2000 - 2004

Centro Universitário do Norte
Título: Jaguar Autocenter
Orientador: Mauro Souza

Formação complementar

2019 -

Blockchain para Negócios. (Carga horária: 42h). , Blockchain Academy, BA, Brasil.

2014 -

BootCamp de Mídias Sociais. (Carga horária: 120h). , Boot Camp Mídias Sociais, BCMS, Brasil.

2016 - 2016

Inbound Marketing. (Carga horária: 40h). , Resultados Digitais, RD, Brasil.

2016 - 2016

Marketing Digital. (Carga horária: 40h). , Shaw Academy, SA, Inglaterra.

2016 - 2016

Google Adwords & Facebook Mkt. (Carga horária: 40h). , Escola do Marketing Digital, EMD, Brasil.

2014 - 2015

Especialização em Social Media. (Carga horária: 80h). , Três Pontos Brasil, TPB, Brasil.

2012 - 2015

Bacharel Livre em Teologia. (Carga horária: 1840h). , Theologia Open University, TOU, Brasil.

2014 - 2014

o processo avaliativo no ensino superior: discutin. (Carga horária: 4h). , União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.

2012 - 2012

Práticas Criativas: redação e direção de arte. (Carga horária: 9h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2012 - 2012

Comunicação Integrada de Marketing. (Carga horária: 9h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Professor Laureate do Século XXI. (Carga horária: 20h). , Rede Laureate International Universities, LAUREATE, Estados Unidos.

2009 - 2009

Ética e Responsabilidade Social. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, SEBRAE/AM, Brasil.

2009 - 2009

Técnicas de negociação. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, SEBRAE/AM, Brasil.

2009 - 2009

Plano de Marketing. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, SEBRAE/AM, Brasil.

2009 - 2009

A Pesquisa de Mercado que Funciona. (Carga horária: 15h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2009 - 2009

Planejamento em Propaganda. (Carga horária: 15h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2009 - 2009

Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 12h). , Fubdação Getúlio Vargas On Line, FGV ON LINE, Brasil.

2009 - 2009

Ética. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas On Line, FGV ON LINE, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de redação criativa com Zeca Martins. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.

2006 - 2006

Design Gráfico 1 e 2. (Carga horária: 120h). , Oficina Código, OC, Brasil.

2005 - 2005

Texto e Editoração de Sites. (Carga horária: 16h). , Comunique-se, CCOL, Brasil.

2003 - 2003

Design Gráfico. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM, SENAC/AM, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Produção de Rádio. (Carga horária: 15h). , Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.

2000 - 2000

Serviço de Tratamento Odontológico. (Carga horária: 160h). , Hospital de Aeronáutica de Manaus, NUHAM, Brasil.

1995 - 1998

Técnico em Informáica Industrial. (Carga horária: 4000h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Russo

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Publicidade e Propaganda.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.

Organização de eventos

RAMOS, T. ; PESSOA, M. S. . Primeira Semana de Publicidade FAMMA. 2014. (Outro).

FERREIRA, Julio ; PESSOA, M. S. . O Branding e o Tempo Livre. 2014. (Outro).

FERREIRA, Julio ; PESSOA, M. S. . Propaganda comparada: Brasil x Portugal. 2014. (Outro).

PESSOA, M. S. ; FERREIRA, Julio ; BENEVIDES, Nereida . II Festival de Publicidade do Amazonas. 2011. (Festival).

PESSOA, M. S. . Primeiro Festival de Publicidade do Amazonas. 2010. (Festival).

Leila Ronize ; Edilene Mafra ; PESSOA, M. S. . 11ª Semana de Comunicação Social - Comunicação e Ecologia. 2008. (Festival).

Participação em eventos

Red Week Ideia. 2014. (Seminário).

Semana Pedagógica da FAMMA. 2014. (Encontro).

Congresso do Empreendedor Acim. 2013. (Congresso).

GoogleOn. 2013. (Seminário).

Semana Pedagógica da FAMMA. 2013. (Encontro).

O Estímulo da Venda - Gilberto Strunk. 2011. (Outra).

Tendências de Arquitetura e Visual Merchandising Pós-Euroshop 2011 - Julio Takano. 2011. (Outra).

XVII Seminário de Jornalismo da Amazônia - William Bonner. 2011. (Seminário).

Palestra O Publicitário Hoje.Jornalismo e Publicidade na Comunicação Social. 2009. (Seminário).

Aportes da semiótica da cultura para os estudos das mídias - Dra.Irene Machado. 2008. (Oficina).

Aula como momento de Formação de Educandos e Educadores. 2008. (Oficina).

Comunicar e Crescer. 2008. (Seminário).

ENADE: desafios à prática docente no Ensino Superior. 2008. (Seminário).

Redação Publicitária com Zeca Martins. 2008. (Oficina).

Técnicas de Ensino. 2008. (Oficina).

Palestra Diferentes Estratégias de ensino-aprendizagem, e o uso das tecnologias no processo de aprender. 2007. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria Cecília Pereira da Silva

PIESKE, A. E.; RAMOS, T. R.;PESSOA, M. S.. Influências do Marketing Digital nas vendas: estudo exploratório com usuários da plataforma Facebook. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em gestão de pessoas e marketing) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Jessika Negrete Pazin

PESSOA, M. S.. Produtos não procurados: estudo de caso em seguradora na cidade de Maringá - PR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Carlos Alexandre Pugas

Ms. Alexandre Pieske;PESSOA, M. S.. Merchandising em supermercados: estudo de caso no setor de refresco em pó em supermercados de Maringá. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Anderson Rodrigues Mecca

Ms. Alexandre Pieske;PESSOA, M. S.. Plano de marketing no ramo imobiliário: caso da empresa imobiliária Paiçandu. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e Marketing) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Caroline de Souza Oliveira

PESSOA, M. S.. As influências de compra através de mídias sociais: estudo de caso Imaginarium Maringá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Jéssica Tatiane Laguilo Pereira

PESSOA, M. S.. Above the mist: a cultura da visualidade representada por drones. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Hosana Lemos Dutra

PESSOA, M. S.. A ressignificação do Vem pra Rua a partir do olhar semiótico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Camila Coutinho Maruchi, Daniela Fank Padilha e Denner Silva

PESSOA, M. S.. Abandono de animais, uma campanha em favor da doação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Alessandro Cesar Volpato

PESSOA, M. S.. Plano de Marketing para o modelo de franquia para venda de colchões. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Bruna Antonelli de Carvalho

PESSOA, M. S.. Identidade visual para uma instituição sem fins lucrativos: um projeto para a ASSINDI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Caio Henrique Fukuzaki Ito e Jhonatan Henrique Rufino

PESSOA, M. S.. Consumo colaborativo: criação do aplicativo Let's Escambo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Amanda Castro, Caique Barbosa e Paulo Araújo

PESSOA, M. S.. Timão Saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Lucas Alessandro José

TEIXEIRA, R.;PESSOA, M. S.. Música e Comunicação diante da moralidade gospel protestante. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá.

Aluno: Rafael Klockner Rodrigues

PESSOA, M. S.. Eficácia e possibilidades do marketing boca a boca: um estudo desenvolvido com personal trainer em fisiculturismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Alex Biasoli e Lucas Rodrigo Benedetti Teles

PESSOA, M. S.. o marketing esportivo e suas vantagens: um estudo de caso sobre o plano de marketing existente em um time de futebol da cidade de MAringá/PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

Aluno: Giovana Kauana de Menezes

PESSOA, M. S.. Estratégias de marketing: mercado informal de alimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

PESSOA, M. S.. CONCURSO CULTURAL DIA DOS PAIS STUDIO 5 MALL. 2010.

PESSOA, M. S.. II Festival de Publicidade do Amazonas. 2011.

PESSOA, M. S.. I Festival de Publicidade do Amazonas. 2010. UniNorte/Laureate International Universities.

Orientou

Ariane Oliveira

O perfil do marketing educacional nas instituições de ensino superior privadas, no contexto brasileiro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Bruna Juliana Santiago Reis

O comportamento do consumidor manauense na era virtual em empresas do ramo imobiliário; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Fabíola Sarges

As vantagens e desvantagens das redes sociais como ferramenta de comunicação de marketing; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Gilda Teixeira

O Endomarketing como uma ferramenta de comunicação empresarial: integrando ações para estratégia organizacionais; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Juliana Lindiane Santos Pinheiro

Marketing nas redes sociais de microempresas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Leonardo Lima de Vasconcelos

O Consumidor 2; 0; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Priscilla Costa e Costa

Endomarketing e mídias sociais: o estreitamento da relação empresa e seus empregados; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Rejane da Fonseca Barbosa

Marketing Esportivo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Rodrigo Malcher de Lima

A utilização dos conceitos de Marketing Empresarial para a construção de estratégias do Marketing Pessoal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Taniamara Queiroz de Freitas

A comunicação interna e as ferramentas utilizadas para informar os colaboradores; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Tuanny dos Santos Lima

Mídias Sociais no ambiente de trabalho; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Vanessa Matos

A importância do Endomarketing na Comunicação Interna Empresarial; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Vanusa Guimarães de Souza

Redes sociais, a nova voz do consumidor no mercado digital; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Paulo Vitor Almeida Ferreira

Utilização das redes sociais na internet como meio de gerenciar a imagem das marcas no Brasil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial e Marketing) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Diego Silva; Enzo Felipe; Jeferson Verri

ONG Salvando Sorrisos: Campanha de Posicionamento; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

DEFENDI, Adriano; DIAS, Bruno; SILVA JR, Paulo

Pet Shop Baby Dog: Comunicando o posicionamento de marca; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Hosana de Lemos Dutra

A ressignificação do Vem pra Rua a partir do olhar semiótico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Érica Silvelene Faleiro

IGREJA CATÓLICA E PAPA FRANCISCO: UMA ESTRATÉGIA NA APROXIMAÇÃO DE FIÉIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Joyce Junko Murayama

Um olhar semiótico sobre as campanhas da marca Lilica Ripilica dos anos de 2008 e 2014; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Luiz Augusto Beltrame de Oliveira

O reposicionamento da marca Alpha Ville Maringá; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - Faculdade Metropolitana de Maringá; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Denise Castilholi Barbosa

Análise do comportamento dos usuários da academia de terceira idade em Maringá; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Guilherme Felipe Luca e Rodrigo Estéban Soria Cuesta

Marketing ambiental: planejamento de comunciação dos projetos ambientais da Viapar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e propaganda) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Karla MOnalisa Taveira e Monique Cardoso da Silva

Happy Day Futebol Society; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Karyny Roberta Carvalho e Carla Maria Santiago

Ecolubrificantes: a segurança do seu veículo, preservando o meio ambiente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Luana Kelly Nobre Costa

Campanha de posicionamento Highlights; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Isabela Veras Caitete e Raquel Santos Simões

Fast Temaki; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Diego Alves, Luiz Rogério da Silva e Marília Pereira

Campanha publicitária Amacrédito representações; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Cristian Socorro D´Aguiar

Campanha publicitária Odontoterapia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Adelciana Pereira dos Santos e Diego Aguiar de Moraes

Reposicionamento do Mercadinho e Padaria O Barateiro no Bairro Alvorada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Ana Beatriz Bezerra e Julio Konasugawa

Laboratórios Kenya; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Cristiane garcia, Hercília Lauren Ferreira e Zandor Chagas

Campanha de reposicionamento de imagens da empresa LMC Mídia Exterior Ltda; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Kássia Souza, Nathalie da Cunha e Samira de Carvalho

Posicionamento estratégico da loja Mania de laços; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Ana Lúcia da Rocha, Cosme Bruno da Silva e Radier Amazonas

Campanha Sesc: Libras na Sociedade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Fabio Gerson do Nascimento, Juliana Scariot e Larissa Veiga

Campanha Mil Milkshakes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Magno Soares da Silva, Robert Salvador Braga e Quézia Nunes

Campanha de Reposicionamento Foto Nascimento; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Ediely Hanna Barros, Erick da Costa e Jôney da Silva

Campanha de reposicionamento PCI Informática; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Dione de Vasconcelos, Ivan Junior e Kariza do Nascimento

Campanha Institucional da empresa Agro Frigo da Amazônia Ltda; - Saudável é ser natural; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Evelyn Valentim, Raíssa Lemos e Willian Douglas Coelho

Hiunday é na Pateo! Suas expectativas tomaram forma; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Alexandre Loureiro, Ana Lúcia da Silva e Marco de Jesus

Campanha Mell Flores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Aykell Freitas do Nascimento e Denise Andrade Souza

Campanha Publicitária Jornal do Commércio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Aline Cristina de Souza, Melisa Dabela e Morgana Falcón

D´Ávila Vargas e Advogados Associados; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Diego Dammon Gonzaga de Lima

Projeto de Campanha Publicitária para Diego Dammon Fotografias; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Luciana Nery de Paiva

Habilidades e técnicas linguísticas para a redação publicitária em revistas femininas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Ariane de Souza Oliveira; Luis Queiros Neto; Nara Raquel

Campanha guarda-chua- CBA; centro de Biotecnologia da Amazônia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Analu Prestes Vieira Cerveira

Campanha Institucional CIDE-Uma Indústria de Transformação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Silvia Letícia Lara Pahins

Comunicação e educação ambiental: estudo de caso da campanha "Ambiente Legal" do Ministério Público do Estado do Amazonas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Isabel C

H; Costa; Nathalia M Borges; Victor Hugo C; Israel; Campanha deLançamento da Lanchonete Eigthy´s Burguer; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Bruno Cardoso Dantas; Luiz Fellipe Rebelo

Petroamazon; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Karen Alessandra S da Silva; Suellen Patrícia S Maia

Campanha Institucional da Empresa de Comunicação Visual Bureau Manaus; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Bruna Carvalho; Priscilla Pinto

Divulgação da III FECON - Feira do Conhecimento do Colégio do Norte; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Jerry C A Ribeiro;Leandro H Figueiro; Tatyanna Chacartegui

Campanha Publicitária MJ Veículos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Abraão F Alcântara; Marcelo O T de Souza; Swan D S de Abreu

Cuidamos do que é seu-Institucional da MAOSEG Segurança Patrimonial Ltda; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Daniel Lacerda; Luis Eduardo; Marcelina Andrade

Campanha Institucional Japa Food; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Renan campelo; Ricardo M Kussuda; Vanessa Tiba Mota

Campanha de Divulgação Cia de Espetáculos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Anaeliza l Escobar; Juliana J O Ramos; Victor R F Monteiro

Intercâmbio uninorte/ Rede Laureate; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Eriecson Araújo; Marcus Vinícus Brito;Ricardo Marques Abreu

Cabaret Night Clube: muito além da sua imaginação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Lorena Caldas

Minalar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

José Diego Hutchings, Beatriz Beraldo Batista

Ecopropaganda; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Álvaro Monteiro Neto, Silvio Pinto Junior

Ecoshop - Campanha de posicionamento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Bruna Reis, Ana Soares, Kamila Barros

Posicionamento Panificadora Cínthia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Marcela Barros, Orley Fonseca Filho, Fernanda Melo

Campanha de Reposicionamento da Empresa Bicho da Seda; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Geisa Prado, Marcia Lira, Susan Ferreira

Med Transportes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Carine Porto, Michelle Estevo, Thays de Oliveira

Campanha de Lançamento do Pré-Concursos Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Marcello Coelho, Paula Oliveira, Raquel Carvalho

Campanha Institucional Agência Tape Publicidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Ana Paula Ferreira, Diego Maia, Kamila de Menezes

Campanha Publicitária de Propaganda Mirai Panasonic; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Amanda Monteiro, Talita Loris

Campanha Institucional: A associação Braga Veículos com sua Concessão Chevrolet; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Alyne Bittencourt, Carlos André Gomes, Marcel Barros

Campanha Institucional da Entidade Lar Fabiano de Cristo - UPI Joana de Angelis; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Bergson da Silva, Danielle Aguiar, Laryssa Pinheiro

Campanha Institucional Posicionamento do Restaurante Alemã Express; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Josilene Bragança, Mônica Pereira, Rejane da Fonseca

Campanha de Reposicionamento da Empresa Picanha Mania; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Elismar da Silva Benayon

A Eco Motors Ltda: Conversão de Veículos para o GNV; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Keila Serruya, Marcio Alexandre, Thais Jemima

Orgulho da Amazônia: Campanha de propaganda Institucional para o INPA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Alex Gil, Milena Henriques, Moacyr Massulo

Anuário de Criação Uninorte; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Camila Jatahy;Marcus Aryce;Thiago Henrik

FM Turismo: Reposicionamento da Marca; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Andreza Amador; Mônica Leitão; Tayna Santana

Campanha Le Gens 300; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Diego Frota; Louismar Bonates; Rodrigo Rocha

Campanha de Posicionamento do Rodízio da Empório Pizza Bar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Tânia Costa

A Importância da publicidade para o mercado imobiliário: o case da Direcional Engenharia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Érica Nogueira; Renielle Carvalho; Sigrid Epifânio

Campanha Reserva Ecológica Cachoeira do Santuário; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Sabrina Maranhão; Samyra Mesquita; Sheila Rios

Reposicionamento da marca Engeco Engenharia e Construções ltda; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Bruna Cabo Verde; Danielle Araújo; Rafael Froner

Lançamento da grife Nathaly Rabelo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Clycia Hendrek; Fabíola Cristina; Leonardo Dias

Campanha Lucar Veículos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Lorena Nascimento; Núbia Paes

campanha Promocional da Loja do Camarão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Bruno uchôa; Francis Leandro; Marília Nakamura

Campanha de Posicionamento da loja TransbyShop; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Jean Emerson Saraiva

Campanha de Combate de Desperdício de Energia Elétrica da Uninorte; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

André Luiz Hartz

A Revista no Brasil: técnicas de sedução do formato ao ponto de vendas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Adriana Andrade de Freitas; Tatiane Alves de Lima da Cruz

Campanha Institucional Drogarias Santo Remédio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Adriana Andrade de Freitas, Tatiane Alves de Lima Cruz

Campanha Institucional Drogarias Santo Remédio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Karla Suellen Surrage, Meiriellen Brotoli, Rafaela Ribeiro

Campanha de Posicionamento Cosmenorte Produtos de Higiene e Beleza Ltda - COMEPI; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Cynara Luz, Pedro Gaioto,Raphael de Araújo

Campanha de Lançamento Piccolino Lounge Bar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Anna Karina da Sila, Magda do Vale

Campanha Publicitária Institucional Hospital Adventista de Manaus; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Antonio Cruz Junior; Geraldo Gonçalves Junior; Jamille Cunha

Campanha de Propaganda: Um Sonho de Natal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Danielle dos Santos; Elines Fernandes; Erivan Tavares

Campanha de Reposicionamento da Importadora TV Lar no Mercado Varejista; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Ariadne Aguiar; Osvan Costa

Campanha de Reposicionamento do CCAA Vieiralves; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em comunicaçã social publicidade e propaganda) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Márcio dos Santos Pessoa;

Produções bibliográficas

  • Menezes, Ana paula ; SILVA, F. D. C. ; PESSOA, M. S. ; Monteiro, I.B . A Didática das Ciências. In: Ierecê Barbosa;Augusto Fachín Terán; Amarildo Menezes Gonzaga; Saulo Cézar Seiffert Santos. (Org.). Educação em Ciências na Amazônia: Múltiplos Olhares. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2011, v. , p. 252-273.

  • PESSOA, M. S. . Por que não Alaska?. Urban Life, Maringá Paraná, p. 46 - 47, 01 set. 2014.

  • PESSOA, M. S. . O que os homens pensam - Só depois de casar. Urban Life, Maringá Paraná, p. 54 - 54, 01 set. 2014.

  • PESSOA, M. S. . Complexus. Revista Universo, Manaus - Amazonas, 01 jul. 2011.

  • PESSOA, M. S. . A Fórmula para a Criatividade. Revista Universo.

  • SILVA, M. A. ; SERRUYA, K. ; BERNARDINO, T. J. ; PESSOA, M. S. . Orgulho da Amazônia: campanha de propaganda institucional para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. In: IX INTERCOM NORTE - Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2010, Rio Branco. IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte São PAulo:Intercom, 2010, 2010.

  • SILVA, M. A. ; SERRUYA, K. ; BERNARDINO, T. J. ; PESSOA, M. S. . Orgulho da Amazônia: campanha de propaganda institucional para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010, 2010.

Outras produções

PESSOA, M. S. . Branding e Reposicionamento: a reconstrução de valor para a sobrevivência da marca. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PESSOA, M. S. . Por um novo discurso publicitário no período Moebius. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PESSOA, M. S. . Razão e emoção no texto publicitário. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PESSOA, M. S. . Gestão e digestão em direção de criação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

PESSOA, M. S. ; TINOCO, J.W. . InDesign Básico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PESSOA, M. S. . Cartilhas DST/Aids em Baniwa, Ticuna e tukano. 2009. (Projeto Gráfico).

PESSOA, M. S. . Anúncio PCI - FAPEAM. 2009. (Planejamento de produtos gráficos).

PESSOA, M. S. . Declaração dos Povos Indígenas em Ticuna. 2009. (Projeto Gráfico).

PESSOA, M. S. . Propaganda Ecológica Comparada. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PESSOA, M. S. ; DEJARD, R. ; LIMA, T. . Comunicação´,Ética e Ecologia: desafios para a era da globalização. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PESSOA, M. S. ; LIMA, T. ; DEJARD, R. . Jornal Universitário Mensal - Ética Preto no Branco. 2008. (Editoração/Outra).

Mustafa Z. ; PESSOA, M. S. . Operação Poraquê. 2008. (Planejamento de produtos gráficos).

PESSOA, M. S. . Mrual Agenda Criança Amazônia - UNICEF. 2008. (Projeto Gráfico).

Mustafa Z. ; PESSOA, M. S. . Oficina de Direção de Arte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PESSOA, M. S. . Mural Agenda Criança Amazõnia- UNICEF. 2007. (Projeto Gráfico).

PESSOA, M. S. . Relatório de gestão 2005 - INCRA/AM. 2006. (Projeto Gráfico).

Prêmios

2011

Paraninfo, Turma de Comunicação Social/Publicidade - UniNorte.

2010

EXPOCOM NORTE / Melhor Campanha Publicitária - Orientador, INTERCOM.

2010

Professor Homenageado, Turma de Publicidade do UniNorte.

2000

1 Lugar CESD COMAR VII, Força Aérea Brasileira - FAB.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Btracer

Vínculo: Fundador, Enquadramento Funcional: Fundador, Carga horária: 40

2017 - 2023

DriveOn telemática

Vínculo: Sócio-diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing

2013 - 2017

BrainBrand Escritório de Criação

Vínculo: Diretor Executivo, Enquadramento Funcional: Owner

2013 - 2016

Faculdade Metropolitana de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20

Outras informações:
Também fui coordenador da agência experimental de propaganda da Unifamma

2015 - 2016

Sebrae

Vínculo: Empresa terceirizada, Enquadramento Funcional: Agente de Orientação Empresarial - NAN, Carga horária: 12

2014 - 2014

Revista Urban Life

Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor executivo

2011 - 2012

uninorte/laureate international universities

Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Marketing, Carga horária: 40

2007 - 2011

Centro Universitário do Norte

Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Comunicação Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Antes de me tornar coordenador adjunto do curso, coordenei a Agência Experimental de Propaganda e o grupo de Estudos sobre Ética na Comunicação

2006 - 2007

Guarani Distribuidora de Alimentos

Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Sacada Publicidade

Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Redator Publicitário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2006

RB3 Comunicação

Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Redator e Diretor de Arte, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.