Maurício Hepp

Licenciado em História, Mestre em Antropologia Social e Doutor em Antropologia com concentração em Arqueologia é pesquisador que atua na área de Arqueologia, dispondo de experiência em Arqueologia Pré-Histórica, Análise Cerâmica, Métodos e Técnicas de Pesquisa Arqueológica e Gestão do Patrimônio Arqueológico.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

2016 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A emergência e dispersão do caraipé na cerâmica arqueológica da Amazônia e Cerrado brasileiro: temporalidade, relações sociais, identidade, resistência e cultura material
Luís Claudio Pereira Symanski. Palavras-chave: Cariapé; Práticas; Processos; Cerâmica; Emergência.

Mestrado em Antropologia Social

2010 - 2012

Universidade Federal do Paraná
Título: Estudo Arqueológico da Ocupação Pré-histórica no Médio Vale do Rio Tibagi, Ano de Obtenção: 2012
Luis Claudio Pereira Symanski.

Graduação em História

2002 - 2005

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: Memória das Cinzas: Mulheres, Bruxas, Feiticeiras e Caçadores na Europa Renascentista
Orientador: Luciane Gressana

Pós-doutorado

2024

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2009 - 2009

Extensão universitária em Princípio de Análise das Indústrias Líticas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pré-Histórica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Histórica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia.

Organização de eventos

HEPP, M. . I Congresso Internacional da SAB - "Arqueologia Transatlântica". 2007. (Congresso).

HEPP, M. . III Encontro do IPHAN e Arqueólogos. 2007. (Outro).

HEPP, M. . XIV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). "Arqueologia, Etnicidade e Território". (Comissão Executiva).. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

I Encontro Internacional de Estudos em Patrimônio Cultural / II Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia / I Seminário Internacional da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural,.Potencial arqueológico e ocupação Guarani no alto Jacuí e centro-norte do Rio Grande do Sul: perspectivas, temas, debates e direções. 2022. (Seminário).

III Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas.Relações de poder, identidade e hibridismo na tecnologia cerâmica com caraipé: exemplos de práticas e representatividade no Brasil. 2022. (Encontro).

XX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira ? SAB. O caraipé e a sua temporalidade na cerâmica indígena e afro-brasileira: relações sociais, identidades e cultura material da pré-história até a contemporaneidade. 2019. (Congresso).

I Encontro de Antropologia e Arqueologia da UFMG.Minicurso Introdução à prática e aos princípios do desenho de cerâmicas arqueológicas. 2017. (Encontro).

Arqueologia e História da Cultura Material na África e na Diáspora Africana. 2016. (Simpósio).

Cultura Material: a relacionalidade entre humanos e não humanos. 2016. (Outra).

Da Nigéria/Camarões à África do Sul: a expansão dos falantes Bantu. 2016. (Outra).

XVIII Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira: Arqueologia para quem?. 2015. (Congresso).

IX Reunião da SAB Sul. 2014. (Congresso).

XVII Congresso da SAB ? Arqueologia Sem Fronteiras: Repensando espaço, tempo e agentes. 2013. (Congresso).

VIII Encontro da SAB Sul ? Novas Perspectivas na Arqueologia: a Ciência Ressignificada. 2012. (Encontro).

XVI Congresso Mundial UISPP / XVI Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. 2011. (Congresso).

XV Congresso de Arqueologia Brasileira - Arqueologia e Compromisso Social: Construindo Arqueologias Multiculturais e Multivocais. 2009. (Congresso).

Ação Educativa em Museus. 2008. (Oficina).

I Congresso Internacional da SAB. 2007. (Congresso).

III Encontro do IPHAN e Arqueólogos. 2007. (Encontro).

XIV Congresso da SAB. 2007. (Congresso).

II Simpósio Nacional e I Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. 2006. (Simpósio).

I Ciclo de Conferências de Temas Históricos: O Pensamento Histórico Brasileiro ? As Interpretações e os Intérpretes do Brasil no Século XX. 2004. (Simpósio).

I Seminário de História Regional. 2004. (Seminário).

XXV Semana Acadêmica de História ? ?Os 50 Anos da Morte de Getúlio Vargas: História e Leitura da Era Vargas?. 2004. (Seminário).

II Fórum do Conhecimento ? ?Educar: Re-significando a Aprender e o Ensinar?. 2003. (Congresso).

IX Jornadas de Estudos do Oriente Antigo ? Música e Imagens da Antiguidade. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Tereza Maria Silva Oliveira

HEPP, M.. A estatística como ferramenta de análise aplicada à Arqueologia: análises tecnológicas e estudo comparativo da indústria lítica do sítio Arroio do André com o Floresta das Imbuias. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tatielle Aparecida Pinto Flores Morais

HEPP, M.. Museu Paiter a Soe: A preservação da cultura indígena Paiter Suruí na Aldeia Gapgir, Cacoal/RO. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Aline Cristina Batista Lima

HEPP, M.. Sítio Morro dos Anjos, Adrianópolis, PR: Entrelaçando diferentes abordagens arqueológicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ildo Justo Behenck

HEPP, M.. O Processo de Ocupação do estado de Rondônia e a desconstrução da identidade indígena dos Karipuna. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Joelma de Freitas Oliveira Cardoso

HEPP, M.. A questão agrária a partir do surgimento de chácaras como segunda residência do município de Porto Velho. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Rosinéia Hammer Strelow

HEPP, M.. As transformações culturais das comunidades indígenas Paiter Suruí (1969-2023). 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Andressa Domanski

HEPP, M.. Guarani das Missões: Representações Identitárias na ?Capital Polonesa dos Gaúchos?. 2024. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Andreia Przybiovic

HEPP, M.. Humos Coloniales: Os Cachimbos Arqueológicos da Região de Guairá. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tatiane Andaluzia Kuss da Silveira Montes

HEPP, M.. Aálise de remanescentes arqueofaunísticos de dois sambaquis do Paraná. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Heloíse de Oliveira Woehl

HEPP, M.. Arqueologias Plurais em Mafra (SC): Memórias, Territorialidades e Materialidades entrelaçadas no Alto Iguaçu. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tereza Maria Silva Oliveira

HEPP, M.. A Indústria Lítica do Sítio Arroio do André, no Alto Iguaçu, Paraná: análises tecnológicas e estudo comparativo com o sítio Floresta das Imbuias.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Suzana Eliza Roll Munsberg

GUIMARAES, C. M.; SYMANSKI, L. C. P.; ISNARDIS, Andrei;HEPP, M.. Vila de São Paulo de Piratininga: Estudo acerca do papel da cerâmica no processo de construção e reconfiguração das identidades coloniais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

RIOS, E. M.;HEPP, M.; HOFFMANN, K. G.. Avaliação de Seminário de Estágio Obrigatório - Resgate Arqueológico na Usina Hidrelétrica Mauá - Paraná. 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Produções bibliográficas

  • HEPP, MAURÍCIO . An Outline About Practices and Relationships Between Material Culture and Human Groups. HABITUS (UCG. IMPRESSO) , v. 15, p. 193-206, 2017.

  • HEPP, M. ; AZEVEDO, P. A. S. ; MONTEIRO, V. G. . Práticas e usos da cerâmica artesanal na senzala do Colégio dos Jesuítas. In: Luís Claudio Pereira Symanski; Flávio dos Santos Gomes. (Org.). Arqueologia da Escravidão e Liberdade - Senzalas, Cultura Material e Pós-emancipação na Fazenda do Colégio, Campo dos Goytacazes, Séculos XVIII a XX. 1eded.Curitiba: Brazil Publishing, 2019, v. , p. 105-134.

  • HEPP, M. . Por que não damos valor ao Patrimônio Histórico em Erechim?. Jornal Bom Dia, Erechim - RS, 04 ago. 2009.

  • HEPP, M. . Relações de poder, identidade e hibridismo na tecnologia cerâmica com caraipé: exemplos de práticas e representatividade no Brasil. In: III Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas, 2023, Passo Fundo/RS. Pesquisando nas Ciências Humanas - múltiplas conexões. Jaguarão/RS: Edicon, 2022. p. 268-288.

  • HEPP, M. . Potencial arqueológico e ocupação Guarani no alto Jacuí e centro-norte do Rio Grande do Sul: perspectivas, temas, debates e direções. In: . I Encontro Internacional de Estudos em Patrimônio Cultural / II Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia / I Seminário Internacional da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural, 2022, Passo Fundo/RS. Anais do I Encontro Internacional de Estudos em Patrimônio Cultural - Dimensões da Materialidade da Cultura, 2022. p. 333-363.

  • HEPP, M. . O caraipé e a sua temporalidade na cerâmica indígena e afro-brasileira: relações sociais, identidades e cultura material da pré-história até a contemporaneidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HEPP, M. ; MERENCIO, F. T. . Ocupação Guarani entre a planície costeira e o interior do Rio Grande do Sul: pensando o conjunto material e as estratégias de assentamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CEREZER, J. F. ; HEPP, M. ; HOFFMANN, K. G. . Cerâmica Guarani: oficina de cerâmica em terras indígenas ñandewa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Pavimentação da BR-156/AP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Resgate Arqueológico no Vale do Rio Tibagi, Paraná, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Jardim Paris, município de Goioerê/PR. 2023.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Solaris, município de Nova Aurora/PR. 2022.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Residencial Everest, município de Campo Mourão/PR. 2022.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Jardim Canadá, município de Assis Chateaubriand/PR. 2022.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Jardim dos Príncipes, município de Palotina/PR. 2022.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Loteamento Alto da Boa Vista II, município de Toledo/PR. 2021.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Residencial Esplendor, município de Marmeleiro/PR. 2021.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Jardim Malbec, município de Marialva/PR. 2021.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Lote Rural n°. 136-A-1 Gleba Cascavel, município de cascavel/PR. 2021.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Lote Rural n°. 218 Gleba Cascavel, município de Cascavel/PR. 2021.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Entre Rios, município de Dois Vizinhos/PR. 2021.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Lote Rural n° 246 - Gleba Cascavel. 2021.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Vale Verde, município de Dois Vizinhos/PR. 2021.

HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Lote Rural n° 245 - Gleba Cascavel. 2021.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Quintino Marcon, município de Dois Vizinhos/PR. 2020.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Green Park, município de Dois Vizinhos/PR. 2020.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Paraíso Tropical, município de Cascavel/PR. 2020.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Jardim Margarida, município de Céu Azul/PR. 2020.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Loteamento Alto da Boa Vista, município de Toledo/PR. 2019.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Loteamento Dalpizzol, município de Cascavel/PR. 2019.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Loteamento Piazza Tressoldi, município de Cascavel/PR. 2019.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Loteamento Jardim Keiko, município de Marialva/PR. 2019.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Loteamento Jardim Carolina II, município de Ibaiti/PR. 2019.

MYASHITA, F. S. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Aeródromo Osvaldo de Carvalho, município de Ibaiti/PR. 2019.

VICROSKI, F. J. N. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação do Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação do Loteamento Bianchi 2, Município de Erechim/RS. 2018.

VICROSKI, F. J. N. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Imapcto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação do Loteamento Arvoredo, Município de Erechim/RS. 2017.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Influência da CGH Brugim, municípios de Cascavel e Catanduvas, Paraná. 2016.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Influência da CGH Camilo Klein, municípios de Cascavel e Catanduvas, Paraná. 2016.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Influência da CGH Dona Marli, municípios de Três Barras do Paraná e Catanduvas, Paraná. 2016.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Influência da CGH Jolmar Riquetti. 2016.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Influência da CGH Marcão, municípios de Cascavel e Catanduvas, Paraná. 2016.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Influência da CGH Marfil, municípios de Três Barras do Paraná e Catanduvas, Paraná. 2016.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Influência da CGH Osmário Saraiva, municípios de Cascavel e Catanduvas, Paraná. 2016.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Influência da CGH Pitico. 2016.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Prospecção Arqueológica Intensiva e Resgate Arqueológico do sítio Arqueológico Traça 2 e Educação Patrimonial na Área Diretamente Afetada (ADA) do Complexo Eólico Itarema, município de Itarema, CE. 2015.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Prospecção Arqueológica Intensiva na Área do Complexo Eólico Aracati, CE. 2015.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Diagnóstico dos Bens de Interesse Cultural do Complexo Eólico Aracati, Município de Aracati, CE. 2014.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Diagnóstico dos Bens de Interesse Cultural do Complexo Eólico Fortim, Município de Fortim, CE. 2014.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Diagnóstico Arqueológico da Subestação CGE Jandaia, município de Fortim, CE. 2014.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Diagnóstico Arqueológico da Subestação CGE Pitombeiras, município de Aracati, CE. 2014.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Salvamento Arqueológico e Educação Patrimonial dos Sítios Arqueológicos Identificados na Área Diretamente Afetada da Linha de Transmissão 525 KV Nova Santa Rita - Povo Novo. Estado do Rio Grande do Sul. 2014.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo nas Áreas de Influência e Prospecção Intensiva e Educação Patrimonial na Área Diretamente Afetada da Linha de Transmissão 525 Kv Nova Santa Rita ? Povo Novo, RS.. 2013.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo na Linha de Transmissão 500 kV Miracema - Sapeaçu e Subestações Associadas Estados de Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.. 2013.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Prospecção Arqueológica Intensiva na Área de Implantação da PCH Âmbar no Rio Sargento ? Flor do Sertão e Romelândia/SC. 2013.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Prospecção Arqueológica Intensiva na Área de Implantação da PCH Granada no Rio Sargento ? Romelândia/SC. 2013.

FERNANDES, T. C. ; HEPP, M. . Projeto de Prospecção Arqueológica Intensiva na Área de Implantação da PCH Jaspe no Rio Sargento ? São Miguel da Boa Vista/SC. 2013.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Diagnóstico, Prospecção e Resgate Arqueológico na LT 138 kV PCH Salto Góes, no município de Tangará ? SC. 2012.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo, Monitoramento Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da PCH Pardos ? Porto União/SC. 2012.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Diagnóstico Arqueológico Interventivo e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da Subestação Abdon Batista/Seccionamento 525kv CN-BG ? Abdon Batista/SC. 2012.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo, Resgate Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial no Loteamento Bem Morar ? Erechim/RS. 2012.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Diagnóstico Prospectivo na Área de Influência do Loteamento Vivendas do Arvoredo ? Gramado, RS. 2012.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Diagnóstico Arqueológico na Área de Influência da SE Tucuruí expansão 230/138 kV. 2012.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Diagnostico Arqueológico no Loteamento Fiebig I,II,III, IV, V e IV - Erechim/RS. 2012.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento e Monitoramento Arqueológico na LT Interligação ao Parque Eólico Coxilha Negra em Santana do Livramento ? RS. 2011.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Resgate Arqueológico na Linha de Transmissão 69 kV Mauá - Monte Alegre, Telêmaco Borba, PR.. 2011.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na Área de Influência Direta da LT 230KV Mauá ? Figueira PR. 2011.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na Área de Influência Direta da LT 230KV Mauá ? Jaguariaíva. 2011.

FOGOLARI, E. P. ; MELLO, G. B. R. ; HEPP, M. . Programa de Educação Patrimonial e Inclusão Social nas Terras Indígenas da Área de Influência da UHE Mauá. 2011.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Educação Patrimonial no Loteamento Venturin - Concordia/SC.. 2011.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Resgate Arqueológico na Área de Influência da PCH Salto Góes - Tangará/SC. 2011.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Salvamento Arqueológico na Área de Influência da Usina Hidrelétrica Mauá, municípios de Tibagi, Telêmaco Borba, Curiúva e Ortigueira, Estado do Paraná. Resgate dos Sítios na área do Resrevatório.. 2010.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Linha de Transmissao 69kV Mauá - Monte Alegre) - Telêmaco Borba/PR.. 2010.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Salvamento e Monitoramento Arqueológico na Área de Influência Direta da Linha de Transmissão 230 kV Caxias - Caxias 5 ? RS. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Estudo de Impacto Ambiental: Arqueologia Preventiva - Verificação Arqueológica para Áreas Florestais do Gênero Eucalyptus, Encruzilhada do Sul - RS. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Avaliação do Potencial Arqueológico da Área Destinada à Instalação do Parque Eólico de Arambaré ? RS. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Salvamento Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial na LT 69 Kv PCH Plano Alto - Seccionamento Celesc - Xanxerê/ SC. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento, Salvamento e Monitoramento Arqueológico na Rodovia Federal BR 158/MT ? Trecho Norte e Sul. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Vistoria Arqueológica, sem Prospecção, no Loteamento Habitatsul I, Erechim/RS. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na área da LT Arvoredo/Alto Irani - SC. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial no Residencial Turmina em Concórcia - SC. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Salvamento e Monitoramento Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial na LT PCH Varginha - Lajinha ? MG. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Monitoramento Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial Na LT PCH Várzea Alegre - Conceição de Ipanema - MG. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Salvamento, Monitoramento Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial na LT 69kv PCH Barra Da Paciência ? Engenheiro Caldas -MG. 2009.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da PCH Campo Belo/SC.. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da PCH Capão Alto/SC.. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da PCH Painel/SC.. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da PCH Boa Vista/SC.. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da PCH Arvoredo - Novo Arranjo. Municípios de Arvoredo e Xaxim/SC. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Diagnóstico Arqueológico no Complexo Eólico Coxilha Negra, Módulos V, VI e VII. Santana do Livramento/RS. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da UHE Garibaldi - Abdon Batista - SC. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Salvamento Arqueológio e Programa de Educação Patrimonial na Área do Canteiro de Obras da UHE MAUÁ / PR.. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Pavimentação da BR 156/AP. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Salvamento Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial na PCH Arvoredo/SC - Novo arranjo.. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial no Loteamento Aelton Kurmann e Condomínio Colina Verde, Itá, SC. 2008.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Programa de Arqueologia Preventiva, Educação Patrimonial e Inclusão Social na Área de Influência da Linha de Transmissão 69kV, Seccionamento LT Xanxerê/Seara, municípios de Arvoredo, Xavantina e Xanxerê, Estado de Santa Catarina.. 2007.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Prospecção, Monitoramento Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial para a Estação de Compressão de Gás (ECOMP) de Siderópolis/SC.. 2007.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo e Programa de Educação Patrimonial na Área de Influência da PCH Salto Góes, Tangará/SC.. 2007.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Levantamento Arqueológico Sistemático Prospectivo na Área de Influência da Usina Hidrelétrica Mauá, municípios de Tibagi, Telêmaco Borba, Curiúva e Ortigueira, Estado do Paraná.. 2007.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Programa de Arqueologia Preventiva na Área de Influência do Poliduto REPLAN, nos Estados de São Paulo, Minhas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Vistoria Arqueológica.. 2007.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Programa de Arqueologia Preventiva na Área de Influência do Gasoduto Guamaré (RN) - Pecém (CE) - GASFOR.. 2007.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Estudo de Impacto Ambiental em Área de Reflorestamento da Storaenso, Meio Antrópico: Arqueologia Preventiva - Verificação Arqueológica, Região Sudoeste do Rio Grande do Sul.. 2007.

FOGOLARI, E. P. ; HEPP, M. . Programa de Arqueologia Preventiva na Área de Influência Direta da Linha de Trasmissão Machadinho - Campos Novos. Atividades de Resgate do Patrimônio Arqueológico.. 2006.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2016

Preservar Consultoria Científica em Arqueologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arqueólogo, Carga horária: 40

2006 - 2013

Habitus Assessoria e Consultoria LTDA

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2005

Secretaria de Educação de Erechim, PM/Erechim

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2005 - 2005

Secretaria de Educação de Erechim, PM/Erechim

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2023

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor no Curso de Especialização em Patrimônio EspeleológicoDisciplina de Sociedades Humanas e Cavernas (Arqueologia e Antropoespeleologia)

2018 - 2022

Universidade de Passo Fundo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor na Especialização em Cultura Material e Arqueologia.

2017 - 2018

Sírius Estudos e Projetos Científicos Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arqueólogo