Marcelo Pinto da Silva
Olá, meu nome é Marcelo Pinto da Silva, sou especialista em Segurança da Informação com mais de 15 anos de experiência. Ao longo da minha carreira, desenvolvi e implementei políticas de segurança em diversas empresas, com foco na proteção de dados sensíveis, conformidade regulatória com normas como a ISO 27001 e LGPD, e mitigação de riscos cibernéticos. Em minha função atual como Analista de Segurança da Informação Sênior, sou responsável pela gestão de infraestruturas críticas e pela implementação de soluções de cibersegurança, como firewalls e sistemas de detecção de intrusos. Tenho uma forte habilidade em auditoria, gestão de crises e treinamento em segurança cibernética.
Informações coletadas do Lattes em 13/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Informática
2007 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: sistema computadorizado, com acesso via web, para medir o percentual de perdas de energia elétrica em redes de distribuição para clientes de baixa tensão (até 220 V)., Ano de Obtenção: 2007
Rogério da Costa.Coorientador: Rogério Luís de Carvalho Costa. Bolsista do(a): PROMINP, PROMINP, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança da Informação.
Especialização em Governança, Projetos e Serviços de TI
2023 - 2025
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O IMPACTO DO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO ROBÓTICA (RPA) NA GESTÃO DE TI DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Orientador: Manoel Villas Boas Júnior
Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação na Administração Pública
2019 - 2020
Instituto Universitario Candido Mendes
Título: GESTÃO DE CONTINUIDADE NO NEGÓCIO EM TI NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Orientador: Lucas Vinicius Fernandes Toledo
Graduação em Sistemas de Informação
2002 - 2005
Faculdade Paraíso
Título: SGI - Sistema de Gerecimaneto de Imoveis
Orientador: Alexandre Domingues
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança da Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Governança de TI.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de TI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projetar e prestar manutenção em redes de computadores;
Responsável pela segurança dos recursos da rede (dados e serviços):
Criação de políticas de segurança;
Prevenção contra invasões físicas e/ou lógicas;
Definição e manutenção do controle de acesso aos recursos;
Instalar, configurar e atualizar programas de antivírus e antispywares;
Criação e manutenção de rotinas de cópias de segurança (Backup);
Instalar e manter os diversos Sistemas Operacionais;
Instalar e manter a comunicação digital (correio eletrônico, WEB, FTP, VPN, etc.):
Definir controle de acesso de banda à WEB;
Definir políticas de controle de conteúdo;
Configurar as contas de correio eletrônico (E-mail);
Interligar as possíveis filias por WAN através de VPN´s ou outros recursos;
Prover sistemas de mídia digital (VOIP, videoconferência, etc.);
Instalar e manter sistemas de gestão (ERP);
Instalar e manter sistemas de banco de dados (SGBD);
Suporte aos usuários da empresa ou organização.
2019 - 2021
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de infraestrutura de TI (Segurança), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Configuração física e lógica de redes (TCP/IP, ranges de IP, subnets/máscaras, gateways, roteamento, topologia de rede, etc.);
Criação de controles para a segurança de redes;
Conhecimentos dos principais softwares e hardwares do mercado, além de web servers, soluções de EDI, DLP, WAF etc.;
Administração do Active Directory,DNS, DHCP, FILESERVER, GPO e IIS;
Geração de relatórios e documentações dos procedimentos realizados de acordo com padrões do mercado;
Regras de firewall, políticas de segurança e protocolos de compartilhamento.
Interligar as possíveis filias por WAN através de VPN´s ou outros recursos;
Definir políticas de controle de conteúdo;
2021 - 2023
GovernançaBrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de segurança da informação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável por analisar os riscos corporativos relacionados à informação gerenciada por sistemas e infraestrutura de TI;Aplicação das medidas para proteção da informação em critérios de confidencialidade, integridade e disponibilidade, administrando ambientes computacionais.Participar nas definições da arquitetura tecnológica para segurança da informação.Analisar e implantar questões de gestão, para planejamentos estratégicos de segurança, alinhadas a expectativa da empresa.
2022 - 2023
RIOPREVIDÊNCIAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de segurança da informação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- O Fiscal Técnico do Contrato de TI é o Servidor Público especialmente designado da área de TI, indicado pela autoridade competente, ATI/TO, para fiscalizar o Contrato(conforme o artigo 58, inciso III) no que se refere aos aspectos técnicos das Cláusulasespecíficas da área de Tecnologia da Informação conforme prevê o artigo 67, da Lei n8.666.- Configuração física e lógica de redes (TCP/IP, ranges de IP, subnets/máscaras, gateways, roteamento, topologia de rede, etc.);- Criação de controles para a segurança de redes;-Administração do Microsoft 365;- Conhecimentos dos principais softwares e hardwares do mercado, além de web servers, soluções de EDI, etc.;- Realização de (POCs) AWS e Microsoft Azure, verificando cronograma, ambientes,testes de performance do ambiente;- Configuração física e lógica de redes: CISCO Catalyst e HP;- Geração de relatórios e documentações dos procedimentos realizados de acordo compadrões do mercado;- Administração de Active Directory, DNS, DHCP, Fileserver, GPO e IIS.- Controle de firewall, Políticas de Segurança e Protocolos de Compartilhamentos.- Coordenação e supervisão de equipe técnica de TI empresas terceirizadas;Coordenação e supervisão de equipe técnica de TI empresas terceirizadas;
2023 - Atual
M&P Construtora e IncorporadoraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de segurança da informação Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Elaborar e implementar políticas, procedimentos e melhores práticas de segurança e privacidade baseados na ISO 27001 e LGPD;- Mapear e gerir vulnerabilidades e riscos;- Realizar treinamentos internos para conscientização;- Definir e analisar requisitos para implantação de novas tecnologias, sistemas e ferramentas;- Monitorar a rotina de backup e executar teste de restauração periodicamente;- Manter as soluções internas atualizadas conforme cenário mundial;- Acompanhar as atividades de consultorias e auditorias de segurança da informação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Pinto da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?