Juadir Antonio Copat

Graduado psicólogo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo-RS), em 1983. Atua como psicoterapeuta em clínica privada, desde 1984, tendo sido um dos sócios fundadores do Centro de Estudos em Psicoterapia, onde particpiou da elaboração e foi ministrante de vários módulos do curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica. Trabalha no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, desde 1985. No hospital atende pacientes internados e de ambulatório, tendo sido supervisor local de estágios dos alunos de Psicologia entre os anos de 1993 e 2005. É especialista em Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica, pelo Conselho Federal de Psicologia. Especialista em Saúde da Família (pós-graduação), pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Mestrado concluído em agosto de 2013, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico. O título da dissertação foi : "Cirurgia Bariátrica: a trama dos significados prévios à tomada de decisão".

Informações coletadas do Lattes em 10/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Cirurgia Bariátrica: a trama dos significados prévios à tomad de decisão,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Profª Drª Carmen Leontina Ojeda Ocampo More
Coorientador: Profª Drª Cibele Cunha Lima da Motta.

Especialização em Saúde da Família

2008 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Vínculo da equipe de Saúde da Familia com pessoas portadoras de HIV/AIDS em uma Unidade Básica de Saúde de Florianópolis-SC
Orientador: FÁTIMA BUCHELE

Graduação em Psicologia

1978 - 1983

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Transferência e Contratransferência
Orientador: Prof. Dr. Mário Fleig

Formação complementar

2008 - 2008

PROMOÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO .... , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1997 - 1997

workshop com carmine saccu. (Carga horária: 20h). , associação paranaense de terapia familiar, APTEF, Brasil.

1996 - 1996

prevenção ao uso e abuso de drogas. (Carga horária: 20h). , Associação Catarinense de Medicina, ACM, Brasil.

1995 - 1995

aperfeiçoamento em terapia familiar. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, ABENEPI, Brasil.

1992 - 1992

uma abordagem em terapia familiar. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, ABENEPI, Brasil.

1992 - 1992

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DE CHEFIAS. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1991 - 1991

mitologia grega. (Carga horária: 16h). , Associação Catarinense de Medicina, ACM, Brasil.

1987 - 1991

FORMAÇÃO EM PSICOTERAPIA. (Carga horária: 760h). , centro de estudos em psicoterapia, CEP, Brasil.

1988 - 1988

NOVAS PESQUISAS NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL. (Carga horária: 5h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL, ABENEPI, Brasil.

1987 - 1987

MATERNIDADE E PATERNIDADE. (Carga horária: 12h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL, ABENEPI, Brasil.

1985 - 1985

O SONO NA CRIANÇA E NA ADOLESCÊNCIA. (Carga horária: 12h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL, ABENEPI, Brasil.

1985 - 1985

formação em logoterapia. (Carga horária: 88h). , sociedade latino americana de logoterapia, SLAL, Brasil.

1984 - 1984

relações objetais e desenvolvimento infantil. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Psicoterapia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios Psicossomáticos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Psicologia Hospitalar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Supervisor de Estágio.

Organização de eventos

COPAT, J. A. . II JORNADA DE PSICOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2009. (Outro).

COPAT, J. A. . I JORNADA DE PSICOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2007. (Outro).

COPAT, J. A. . NOÇÕES DE PSICOFARMACOLOGIA. 1993. (Outro).

COPAT, J. A. . Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1991. (Congresso).

COPAT, J. A. . III JORNADA CATARINENSE DE SAÚDE MENTAL E II JORNADA CIENTÍFICA DO CEP. 1991. (Outro).

COPAT, J. A. . I JORNADA CATARINENSE DE PSICOTERAPIA. 1989. (Outro).

Participação em eventos

intervenção terapêutica em famílias com crianças. 2003. (Outra).

transferência negativa.Apresentação de estudo de caso para supervisão com Dr. Mauro Guss. 1998. (Encontro).

II congreso brasileiro de terapia familiar. 1996. (Congresso).

X congresso brasileiro de medicina psicossomática. 1996. (Congresso).

II jornada científica do HU.amputação. 1995. (Simpósio).

V jornada catarinense de saúde mental. 1994. (Encontro).

curso de cirurgia vascular.amputações em mebros isquêmicos: aspectos psicológicos. 1992. (Seminário).

desenvolvimento gerencial para chefias. 1992. (Oficina).

mini jornada sobre depressão. 1992. (Encontro).

III jornada catarinense de saúde mental. 1991. (Encontro).

I jornada regional de grupo. 1991. (Encontro).

III encontro anual da sociedade de psiquiatria do rio grande do sul. 1990. (Encontro).

I encontro de psicologia hospitalar.A MORTE. 1989. (Encontro).

I jornada catarinense de psicoterapia.organizador. 1989. (Seminário).

VIII jornada sulbrasileira da ABENEPI. 1989. (Encontro).

III encontro nacional de psicólogos da área hospitalar. 1988. (Encontro).

I simpósio latino-americano. 1988. (Simpósio).

maternidade paternidade. 1987. (Outra).

VI jornada sulbrasileira de neurologia e psiquiatria infantil. 1987. (Outra).

novas pesquisas no desenvolvimento emocional, attachment e riscos. 1986. (Simpósio).

V jornada sulbrasileira de neurologia e psiquiatria infantil. COORDENAOR DE MESA REDONDA SOBRE O MENOR ABANDONADO. 1986. (Congresso).

I enocntro de psicólogos de santa catarina. 1985. (Encontro).

II encontro brasilerio de psicólogos da área hospitalar. 1985. (Encontro).

o sono na criança e na adolescência. 1985. (Encontro).

I encontro latino-americano humanístico-existencial. 1984. (Encontro).

III jornada sulbrasileira de neurologia e psiquiatria infantil. 1984. (Congresso).

I seminário sulbrasileiro sobre distúrbios da aprendizagem escolar e conduta da criança. 1982. (Seminário).

Orientou

Alunos em Estágio de Psicologia

Estudos de Caso; 2004; Orientação de outra natureza; (Estágio Obrigatório em Psicologia Clínica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Juadir Antonio Copat;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, Lycia Mauricio ; ZURBA, Magda do Canto ; COPAT, J. A. . A atuação do psicólogo no setor cirúrgico de um hospital-escola. In: V Congresso da Sociedade Brasileria de Psicologia Hospitalar, 2005, São Paulo. Anais do V Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 2005.

Prêmios

2001

especialista em psicologia hospitalar, conselho federal de psicologia.

2001

especialista em psicologia clínica, conselho federal de psicologia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, hospital universitário. , campus universitário, trindade, 88040970 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37218080, URL da Homepage:

Experiência profissional

1982 - 1982

Instituto Psiquiátrico Forense

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
estágio em psicologia clínica com 650 horas

1985 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
chefe do serviço de psicologia de 12 de 1992 a 09 de 2004

1984 - Atual

consultório

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 15

1989 - 2008

Centro de Estudos em Psicoterapia

Vínculo: sócio fundador, Enquadramento Funcional: sócio, Carga horária: 8

Outras informações:
Partipou como sócio fundador e participou da elaboração e como ministrante de vários módulos e cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica.

1980 - 1980

Clínica Pinel

Vínculo: estágio voluntário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
estágio voluntário na clínica pinel, atendendo pacientes internados, com carga horária de 200 horas

1983 - 1983

Colégio Israelita Brasileiro

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
estágio em psicologia escolar, com carga horária total de 555 horas

1983 - 1983

PREDILAR

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
estágio em psicologia do trabalho, com carga total de 760 horas