Hilton Meliande de Oliveira

Possui Bacharelado e Licenciatura em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999/2000). Mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) na linha Política e Sociedade. Doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) na linha Política e Sociedade. Coordenador da Disciplina História na Educação 1 junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância do Consórcio CEDERJ/UERJ desde 2018. Tem experiência profissional na área de História, lecionando nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2009 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Construção da Ideia de Constituição no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: abordagens político-sociais de 1808 a 1824.
Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. Coorientador: Alex Gonçalves Varela. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: História política; Constituição; Elite Imperial; Imprensa Periódica; Imperio do Brasil; Historia comparada. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2001 - 2003

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Construção Política do Estado- Nação Brasileiro -(1826-1831),Ano de Obtenção: 2003
Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Imperio do Brasil; Discurso oficial; Ser Brasileiro; Ser português; História política.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Historia

1996 - 2000

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Brasil 1831: Abordagens políticas
Orientador: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Participação em eventos

XII Semana de História Política/ IX Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade Po.Coordenador do Simpósio Temático "Sociedades mestiças, dinâmicas sociais e poder.". 2017. (Simpósio).

X Simpósio de Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas.Participou da Comissão Científica do X Simpósio de Educação e Sociedade Contemporânea: desafios e propostas.. 2016. (Simpósio).

Conferência perigo. vulnerabilidade e risco em cenários de mudanças climáticas. 2014. (Outra).

Introdução da dimensão ambiental no trabalho com comunidades. 2014. (Outra).

VI Semana de História Política / III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Moreno e Andrada: Intelectuais, indivíduos políticos, representantes de suas sociedades. 2011. (Seminário).

XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.Os periódicos, a política e seus reflexos no Brasil e em Buenos Aires do início do século XIX.. 2010. (Simpósio).

Cultura escrita e 'literaturas' na Europa do século XVI ao XVIII. 2009. (Outra).

XXV Simpósio Nacional de História.A idéia de cidadania e suas representações no Brasil e em Buenos Aires de 1808 a 1826.. 2009. (Simpósio).

Seminário História e Imprensa: Representações culturais e práticas de poder. Integrante do 1 Encontro da Rede Alfredo de Carvalho.O Discurso político nos periódicos e nas falas oficiais do Primeiro Reinado. 2003. (Seminário).

X Encontro Regional de História e Biografias, ANPUH Regional.A nação brasileira e sua construção política nos anos de 1826 a 1831? & ?Os Símbolos Nacionais: escolhas de permanências em busca de novidades. 2002. (Encontro).

8ª Semana de Iniciação Científica, realizado na UERJ.?revolução? de 7 de abril: mudanças ou permanências?. 1999. (Seminário).

7ª Semana de Iniciação Científica.Uma rede de poder: clientelismo e sua inserção na política imperial. 1998. (Seminário).

VIII ANPUH Regional.Uma rede de poder: clientelismo e sua inserção na política imperial. 1998. (Encontro).

Colóqui História e Imprensa/ Barbosa Lima Sobrinho. 1997. (Outra).

VII ANPUH Regional. 1996. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Tauan Velasco Gonçalves da Silva

OLIVEIRA JUNIOR, A.; Eduardo Ferraz Felipe;OLIVEIRA, HILTON MELIANDE DE. A utilização de jogos eletrônicos na aprendizagem histórica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Valente de Lima

Francisco Gouvea de Sousa;OLIVEIRA, H. M.. "Recife em baixo dos pés e minha mente na imensidão": Chico Science e Nação Zumbi e os fragmentos das identidades no final do século XX. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lourrane Cardoso dos Santos

Andréa Lemos;OLIVEIRA, H. M.. A Luta da Vila Autódromo e o nascimento do museu das remoções.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Douglas Barros Franklin Oliveira

Francisco Gouvea de Sousa;OLIVEIRA, H. M.. Escolha seu lado: a Guerra Civil da Marvel e as representações do pós 11 de setembro.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ângela Cristina de Souza Batalha

ZAMPA, V. C. S.;OLIVEIRA, H. M.. A RESISTÊNCIA FEMININA NA DITADURA MILITAR NO BRASIL: O CASO DE ESTRELLA1 DALVA BENAION BOHADANA (1964-1985). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Steffani Heringer da Conceição

ZAMPA, V. C. S.;OLIVEIRA, H. M.. Carlos Côrtes e o tiro de guerra em Nova Friburgo (1926-1964). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Gabriel Torres

Eduardo Ferraz Fellipe;DE OLIVEIRA, HILTON MELIANDE. La Loba: Alfonsina e a Subjetividade na Buenos Aires Moderna. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: BÁRBARA PEREIRA DA CUNHA

Flaviano Bugatti Isolar;OLIVEIRA, H. M.. Modernidade em Medianeiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Benjamin da Silva Andrade Filho

GONCALVES, M. A.; SANTOS, E. M.;OLIVEIRA, H. M.. Cidadania e Ensino de História: um olhar para a relação entre o sujeito histórico e o Estado com artefato humano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Lima Mothé

SILVA, M. L. I.; WANDERLEY, R.;OLIVEIRA, H. M.. O Convento dos Loucos: a loucura no Brasil e a criação do Hospital Pedro II. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, H. M.. Banca de correção da prova de História do exame discursivo do Vestibular Estadual. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, H. M.. Banca de correção da prova de História do exame discursivo do Vestibular Estadual. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, H. M.. Avaliador de História da banca de correção de provas do concurso de acesso aos cursos de Graduação da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, H. M.. Avaliador de História da banca de correção de provas do concurso de acesso aos cursos de Graduação da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, H. M.. Avaliador de História da banca de correção de provas do concurso de acesso aos cursos de Graduação da UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Théo Lobarinhas Piñeiro

PIÑEIRO, Théo L.; GUIMARÃES, Lúcia; NEVES, Lúcia Bastos Pereira das. A Construção Política do Estado Nação Brasileiro (1826-1831). 2003 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marco Morel

MOREL, M.; NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das; GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal. A construção política da nação brasileira, 1826 a 1831. 2002. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia de Almeida Gonçalves

NEVES, L. M. B. P.; VARELA, Alex Gonçalves; FERREIRA, Tania Maria T. B. C.; PAMPLONA, M. A. V.; BASILE, M. O. N. C.;GONÇALVES, M. A.. A construção da ideia de constituição no Rio de Janeiro e Buenos Aires no início do século XIX; abordagens político-sociais de 1808-1824. 2013. Tese (Doutorado em História Política) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UERJ.

Marco Antonio Villela Pamplona

PAMPLONA, M. A. V.; NEVES, Lúcia Maria Bastos P.; FERREIRA, T. M. T. B. C.; GONCALVES, M. A.; VARELA, A. G.. A construção da ideia de Constituição no Rio de Janeiro e em Buenos Aires no início do século XIX: abordagens politico-sociais de 1808 a 1824. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alex Gonçalves VArela

NEVES, L. M. B. P.; Pamplona, Marco Antonio; BESSONE, T. M.; Basille, Marcelo;VARELA, A. G.. A Construção da Ideia de Constituição no Brasil e na Região do Rio da Prata no Início do Século XIX: Abordagens Político-Sociais de 1808 a 1831. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

NEVES, Lúcia M. Bastos P.; BASILLE, M.; Marco Antonio Pamplona; GONÇALVES, Marcia de Almeida;FERREIRA, Tania Maria Bessone da C; VARELA, A. G.. A Construção da Idéia de Constituição no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: abordagens político-sociais de 1808 a 1824. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lúcia Maria Paschoal Guimarães

GUIMARAES, L. M. P.; NEVES, L. M. B. P.; PINERO, T. L.. A construção política do Estado Nação Brasileiro (1826-1831). 2003 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lúcia Maria Paschoal Guimarães

OLIVEIRA, H. M.;GUIMARAES, L. M. P.. Brasil, 1831: abordagens políticas. 2000 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcello Otávio Neri de Campos Basile

NEVES, L. M. B. P.; FERREIRA, T. M. T. B. C.; GONÇALVES, Márcia de Almeida;BASILE, Marcello; PAMPLONA, Marco Antonio. A construção da ideia de Constituição no Rio de Janeiro e em Buenos Aires no início do século XIX: abordagens político-sociais de 1808 a 1824. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcello Otávio Neri de Campos Basile

NEVES, L. M. B. P.; FERREIRA, T. M. T. B. C.;BASILE, Marcello. A construção da idéia de Constituição no Brasil e em Buenos Aires no início do século XIX: abordagens político-sociais de 1808 a 1824. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira das; GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal. Brasil 1831: abordagens políticas. 1999 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

VITOR ALVES GOMES

Os índios do Brasil na assembleia nacional constituinte: opinião popular e mobilização dos povos originários na luta por direitos (1987-1988); 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Hilton Meliande de Oliveira;

Ruth Pinto Borges de Freitas Oliveira

O afeto no Ensino de História: avanços e desafios de uma educação mais humanizada; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Hilton Meliande de Oliveira;

Gabriel Mafra de Oliveira

REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL (1927 ? 1930): FERNANDO DE AZEVEDO E A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Hilton Meliande de Oliveira;

Bruno da Fonseca Misceno

Dentes Negros e Cabelos Azuis: A voz e a Perspectiva de Lima Barreto sobre a experiência do negro na Primeira República; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Hilton Meliande de Oliveira;

Valdir Gabriel de Lima

Brasil de 1960 a 1980: Um Estudo Político; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Hilton Meliande de Oliveira;

VITOR ALVES GOMES

Povos Indígenas em Perspectiva: a Constituição Federal de 1988; a lei 11; 645/08 e o livro didático; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Historia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Hilton Meliande de Oliveira;

Foi orientado por

Alex Gonçalves VArela

A Construção da Ideia de Constituição no Rio de Janeiro e em Buenos Aires no Início do Século XIX: abordagens político-sociais de 1808 a 1824; 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Alex Goncalves Varela;

Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

A construção política do estado-Nação Brasileiro, 1826-1831; 2003; 164 f; Dissertação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves;

Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

A Construção da Idéia de Constituição no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: abordagens político-sociais de 1808 a 1824; 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves;

Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

Brasil 1831: abordagens políticas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves;

Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

Do privado ao público nas relações culturais entre Brasil, portugal, França e Espanha, 1808-1864; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, HILTON MELIANDE DE . A importância política do Rio de Janeiro e de Buenos Aires a partir de 1808, no processo de independência do Brasil e da Argentina: questões gerais. INTELLÈCTUS (UERJ. ONLINE) , v. 19, p. 1-22, 2020.

  • COSTARD, LARISSA ; MELIANDE DE OLIVEIRA, HILTON ; AYRES PADILHA, LEONARDO ; OLIVEIRA JR, ALCIDESIO . Observação, participação e prática: a formação inicial do docente de História na UERJ. CADERNOS DO APLICAÇÃO (UFRGS) , v. 33, p. 1-9, 2020.

  • LACERDA, ANDRESSA ELISA ; FONTENELLE, DEBORAH DA COSTA ; DE OLIVEIRA, HILTON MELIANDE ; JUNIOR, HILTON SILVA ; DE MORAES, VINICIUS SILVA ; RODRIGUES, REJANE ARAÚJO . Rio Comprido em seus aspectos históricos e geográficos: possibilidades.. INTERAGIR (UERJ) , v. 1, p. 88-105, 2017.

  • OLIVEIRA, H. M. . Santa Teresa, um bairro, uma aula de história: possibilidades de estudo da História local e o ensino de História. In: Elison Antonio Paim. (Org.). Patrimônio Cultural e Escola: entretecendo saberes. 1ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, v. , p. 1-.

  • OLIVEIRA, H. M. . O Pensamento de Mariano Moreno e sua influência para a política de Buenos Aires no início do século XIX. In: IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano, 2012, Rio de Janeiro. IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano, 2012.

  • OLIVEIRA, H. M. . Os projetos constitucionais e seus reflexos no rio de Janeiro e em Buenos Aires no início do século XIX.. In: 2 Seminário de Pós-graduandos do PRONEX: Dimensões e Fronteiras do estado Brasileiro no Século XIX, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 2 Seminário de Pós-graduandos do PRONEX: Dimensões e Fronteiras do estado Brasileiro no Século XIX, 2012.

  • OLIVEIRA, H. M. . Moreno e Andrada: Intelectuais, indivíduos políticos e representantes de suas sociedades.. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, julho 2011, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH ? São Paulo, julho 2011, 2011.

  • OLIVEIRA, H. M. . Os periódicos, a política e seus reflexos no Brasil e em Buenos Aires do início do século XIX.. In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010.

  • OLIVEIRA, H. M. . Os conceitos de Povo, Nação e Soberania, nos periódicos A gazeta de Buenos Aires e o Reverbero Constitucional Fluminense: um estudo comparado.. In: V semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade., 2010, Rio de Janeiro. V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2010.

  • OLIVEIRA, H. M. . A NAÇÃO BRASILEIRA E SUA CONSTRUÇÃO POLÍTICA NOS ANOS DE 1826 A 1831. In: X Encontro Regional de História e Biografias, ANPUH Regional, 2002, RIO DE JANEIRO. Anais do X Encontro Regional de História e Biografias, ANPUH Regional, 2002.

  • OLIVEIRA, H. M. . Uma rede de poder: clientelismo e sua inserção na política imperial. In: VII ANPUH Regional, 1998, Vassouras. Anais do VIII ANPUH Regional. Rio de Janeiro: UERJ/Dinfo/Prograf, 1998. p. 278-278.

  • OLIVEIRA, HILTON MELIANDE DE . Os desafios, as dificuldades e as realizações. Lecionar em tempos pandêmicos.. In: XV Semana de História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / XII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade - O Legado freiriano para o século XXI: as interfaces entre História Política e História Pública., 2021, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XV Semana de História Política: O legado freiriano para o século XXI ? as interfaces entre História Política e História Pública / XII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2021. p. 5-275.

  • OLIVEIRA, H. M. . Reflexões sobre o processo de autonomia de Buenos Aires. In: XII Semana de História Política, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos / XII Semana de História Política / IX Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2017.

  • OLIVEIRA, H. M. . Os Projetos Constitucionais e seus reflexos no Rio de Janeiro e em Buenos Aires no início do século XIX. In: 2o Seminário de Pós-Graduandos do Pronex, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2012.

  • OLIVEIRA, H. M. . A trajetória política e de vida de Antonio Carlos R. de Andrada e Silva, no início do século XIX. In: VII Semana de História Política / IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. VII Semana de História Política / IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. Rio de Janeiro: Letras e Versos, 2012. p. 07-209.

  • OLIVEIRA, H. M. . O Pensamento de Mariano Moreno e sua influência para a política de Buenos Aires no início do século XIX. In: IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano, 2012, Rio de Janeiro. IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano, 2012.

  • OLIVEIRA, H. M. . Moreno e Andrada: Intelectuais, indivíduos políticos, representantes de suas sociedades. In: VI Semana de História Política / III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos / VI Semana de História Política / III Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. Rio de Janeiro, 2011. p. 41-137.

  • OLIVEIRA, H. M. . Os periódicos, a política e seus reflexos no Brasil e em Buenos Aires do início do século XIX.. In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio, 2010.

  • OLIVEIRA, H. M. . Os conceitos de Povo, Nação e Soberania, nos periódicos A Gazeta de Buenos Aires e o Reverbero Constitucional Fluminense: um estudo comparado.. In: V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade., 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2010.

  • OLIVEIRA, H. M. . A idéia de Cidadania e suas representações no Brasil e em Buenos Aires de 1808 a 1826. In: Associação Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Ceará: Fortaleza: Editora, 2009.

  • OLIVEIRA, H. M. . O ano de 1808 e as modificações políticas em Buenos Aires e no Brasil: um ensaio comparado.. In: IV Semana de História Política. I Seminário Nacional de História: Política e Culrura & Política e Sociedade., 2009, Rio de Janeiro. IV Semana de História Política. I Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade., 2009.

  • OLIVEIRA, H. M. . O discurso político nos periódicos e nas falas oficiais do primeiro reinado. In: Seminário História e Imprensa: Representações culturais e práticas de poder. Integrante do 1 Encontro da Rede Alfredo de Carvalho, 2003, Rio de Janeiro. Anais do Seminário História e Imprensa: Representações culturais e práticas de poder. Integrante do 1 Encontro da Rede Alfredo de Carvalho. Rio de Janeiro: DEPEXT, 2003. p. 17-17.

  • OLIVEIRA, H. M. . A nação brasileira e sua construção política nos anos de 1826 a 1831? & ?Os Símbolos Nacionais: escolhas de permanências em busca de novidades?. In: X Encontro Regional de História e Biografias, ANPUH Regional, 2002, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Regional de História e Biografias, ANPUH Regional. Rio de Janeiro: DEPEXT, 2002. p. 79-79.

  • OLIVEIRA, H. M. . A ?revolução? de 7 de abril: mudanças ou permanências?. In: 8ª Semana de Iniciação Científica, realizado na UERJ, 1999, Rio de Janeiro. Anais do 8ª Semana de Iniciação Científica, realizado na UERJ. Rio de Janeiro: UERJ/Dcarh/SR-2, 1999. p. 347-347.

  • OLIVEIRA, H. M. . Uma rede de poder: clientelismo e sua inserção na política imperial. In: 7ª Semana de Iniciação Científica, 1998, Rio de Janeiro. Anais do 7ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UERJ/Dinfo/Prograf, 1998. p. 278-278.

  • Rafael de Abreu Ferraz ; Hilton Marcos Costa da Silva Júnior ; OLIVEIRA, HILTON MELIANDE DE . O Brasil no currículo: importância e diálogos entre os currículos de Geografia e História na Educação Básica.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, HILTON MELIANDE DE . Os desafios, as dificuldades e as realizações. Lecionar em tempos pandêmicos.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, HILTON MELIANDE DE . Imagens em aulas de história: uma nova didática?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, HILTON MELIANDE DE . 'Gênero e etnia para a educação inclusiva II'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, H. M. . Reflexões sobre o processo de autonomia de Buenos Aires. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, H. M. . Os Projetos Constitucionais e seus reflexos no Rio de Janeiro e em Buenos Aires no início do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, H. M. . A trajetória política e de vida de Antonio Carlos R. de Andrada e Silva, no início do século XIX.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, H. M. . O pensamento de Mariano Moreno e sua influência para a política de Buenos Aires no início do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, H. M. . Moreno e Andrada: intelectuias. indivíduos políticos, representantes de suas sociedades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, H. M. . Os periódicos, a política e seus reflexos no Brasil e em Buenos Aires do início do século XIX.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, H. M. . Os conceitos de Povo, Nação e Soberania, nos periódicos A Gazeta de Buenos Aires e o Reverbero Constitucional Fluminense: um estudo comparado.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, H. M. . A Idéia de cidadania e suas representações no Brasil e em Buenos Aires de 1808 a 1826. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, H. M. . O ano de 1808 e as modificações políticas em Buenos Aires e no Brasil: um ensaio comparado.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, H. M. . O Discurso político nos periódicos e nas falas oficiais do Primeiro Reinado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, H. M. . A nação brasileira e sua construção política nos anos de 1826 a 1831? & ?Os Símbolos Nacionais: escolhas de permanências em busca de novidades. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, H. M. . A ?revolução? de 7 de abril: mudanças ou permanências?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, H. M. . Uma rede de poder: clientelismo e sua inserção na política imperial. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, H. M. . Uma rede de poder: clientelismo e sua inserção na política imperial. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, H. M. . Giulia Adora Canetas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018 (Livro Infantojuvenil).

  • OLIVEIRA, H. M. . Yan e o Brócolis.. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018 (Livro Infantojuvenil).

  • OLIVEIRA, H. M. . A Independência do Brasil 2008 (texto publicado no site da Rede Memória Virtual Brasileira, programa mantido pela BN Digital da BN).

Outras produções

OLIVEIRA, H. M. . Assessor acadêmico. 2014.

OLIVEIRA, H. M. . Usos e possibilidades de documentos no ensino de história. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 1997 - 1999

    Rio de Janeiro, 1808 ?1922: Do público ao privado nas relações culturais do Brasil com Portugal, França e Espanha, Descrição: Bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hilton Meliande de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de História, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Adjunto concursado do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ.

2012 - Atual

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I - HIstória, Carga horária: 16

2013 - Atual

Colégio Padre Antônio Vieira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor de História do Ensino Fundamental.

2004 - 2009

Colégio Padre Antônio Vieira

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 10

2014 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessor Acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessor Acadêmico desenvolvendo atividades de docência e pesquisa no âmbito do Projeto de Educação Ambiental e Comunicação Social do Projeto de Recuperação Ambiental do Canal do Fundão - DAMARÉ, promovido pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria do Estado do Meio Ambiente em parceria com a UERJ, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano.

2014 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente Executivo, Carga horária: 20

Outras informações:
Participou como Assistente Executivo do Projeto de Educação Ambiental para Sustentabilidade das Obras do INEA - Programa Mãos à Obra, colaborando com o planejamento, a organização e a execução das atividades pedagógicas desenvolvidas.

2007 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 11

Outras informações:
Professor Substituto das disciplinas Prática de Ensino Específica I e II e Estágio Supervisionado I e II Contrato que foi renovado por seu prazo máximo de cinco anos.

2004 - 2005

Colégio de Aplicaão da UERJ

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16

2005 - 2006

Colégio de Aplicação da UFRJ

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Histório dos Ensinos Fundamental II e Médio

1997 - 1999

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC junto ao projeto de Pesquisa: " Rio de Janeiro, 1808 - 1922: do público ao privado nas relações culturais do Brasil com Portugal, França e Espanha"

2001 - 2003

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado FAPERJ, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Mestrado da FAPERJ na elaboração do projeto de Dissertação de Mestrado na linha Política e Sociedade

2001 - 2001

Fundação Casa de Rui Barbosa

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 20

Outras informações:
Prestação de Serviços de Sistematização das informações constantes dos inventários analíticos do fundo arquivístico Rui Basbosa, de indexação e alimentação da base de dados descrita de arquivos pessoas, dentro do projeto de informatização do Setor

2018 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coord. da Disciplina História na Educação 1, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador da Disciplina História na Educação 1 junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância do Consórcio CEDERJ/UERJ