Fabricio de Oliveira Teixeira Lopes

Sou fisioterapeuta Osteopata C.O. pela Escola de osteopatia de Madrid (2014), e Osteopata D.O. pelo Colégio Brasileiro de Osteopatia (2015), mestre em Biologia Buco-dental - área de concentração Anatomia - pela FOP-UNICAMP (2012), especialista em Terapia manual e Postural pela CESUMAR (2008). Minha graduação em fisioterapia foi realizada na UNIMEP com conclusão no ano de 2003. Desde então atuo na área clínica no tratamento da dor e ministrando cursos de formação nas áreas de terapia manual e bandagens funcionais. Atualmente trabalho como osteopata na cidade de Piracicaba na clinica Ad Corpus - Osteopatia e Pilates, a qual sou sócio fundador e na área acadêmica como professor no curso de especialização Lato sensu em Fisioterapia Osteopática promovido pelo Colégio Brasileiro de Osteopatia (CBO).

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Biologia Patologia Buco Dental

2009 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: Influência da mobilização articular da ATM na dor, na amplitude de movimento e no sinal eletromiográfico de mulheres portadoras de DTM., Ano de Obtenção: 2012
Fausto Bérzin.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Osteopatia

2010 - 2014

Escuela de Osteopatia de Madrid
Título: O efeito da osteopatia no tratamento da dor lombar em homens com sintomas de lombociatalgia., 2013.
Orientador: Vinicius Stefanelli

Especialização em Terapia Manual e Postural

2006 - 2008

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: A Influência da Bandagem funcional na rotação do tronco.
Orientador: Carlos Alberto Fornasari

Graduação em Fisioterapia

2000 - 2003

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Avaliação antropométrica da influência do alongamento da musculatura inspiratória pelo método de reeducação postural global sobre a postura do gradil costal através de fotometria.
Orientador: Carlos Alberto Fornasari, Marlene Moreno, Rosana Teodori

Formação complementar

2017 - 2017

CURSO INTERNACIONAL DE OSTEOPATIA PEDIATRICA. (Carga horária: 36h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.

2017 - 2017

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL ATRAVES DO SISTEMA NERVOSO AUTONOMO. (Carga horária: 60h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.

2016 - 2016

Osteopatia visceral. (Carga horária: 40h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.

2015 - 2015

General Osteopathic Treatment. (Carga horária: 30h). , Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.

2012 - 2012

osteopatia aplicada às dores musculoesqueléticas. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Eletromiografia Cinesiol., SOBEC, Brasil.

2009 - 2009

Abordagem Psicológica na dor crônica. (Carga horária: 18h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2009 - 2009

Disfunção da ATM tratada clinicamente por procedimentos da Ortopedia Funcio. (Carga horária: 8h). , Associação Paulista de Cirurgiões Dentista, APCD, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Radiologia clínica para fisioterapeutas. (Carga horária: 20h). , Osteo Fisio Terapias, OFT, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Estágio em fisioterapia desportiva. (Carga horária: 240h). , Equipe de handebol de Paulinia, GHSPCI, Brasil.

2003 - 2003

Auto conhecimento e terapia manual. (Carga horária: 30h). , Ft.Elaine Curiacos, E.C, Brasil.

2003 - 2003

processos neuroquímicos envolvidos no aprendizado. (Carga horária: 12h). , Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.

2003 - 2003

Síndromes coronarianas agudas. (Carga horária: 12h). , Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Estágio Voluntário em Geriatria. (Carga horária: 44h). , Lar dos Velhinhos de Piracicaba, LVP, Brasil.

2002 - 2002

Fisioterapia em pacientes com infecção. (Carga horária: 12h). , Sociedade Paulista de Infectologia, SPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Ortopedia e Postura.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: osteopatia.

Organização de eventos

LOPES, F. O. T. . 2 Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia - COBEC II. 2012. (Congresso).

BERZIN, F. ; LOPES, F. O. T. . I Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

CIOST - CONGRESSO INTERNACIONAL DE OSTEOPATIA. 2013. (Congresso).

2 Congresso Brasileiro e Eletromiografia e Cinesiologia - COBEC. 2012. (Congresso).

CIOST. influência da mobilização articular da ATM na dor e no sinal eletromiográfico durante a mastigação habitual em mulheres portadoras de DTM - Projeto piloto.. 2011. (Congresso).

1Congresso Brasileiro e Eletromiografia e Cinesiologia - COBEC. Influência da mobilização articular da ATM na dor e no sinal eletromiográfico durante a mastigação habitual em uma mulher portadora de DTM miogênica - Estudo piloto. 2010. (Congresso).

IX Seminário de pós graduação FOP/UNICAMP.Analise da dor e da simetria muscular dos músculos mastigatórios durante a mastigação habitual pré e pós mobilização articular da ATM em uma mulher portadora de DTM - estudo de caso.. 2010. (Seminário).

CINDOR USP. 2009. (Congresso).

IX Congresso médico de piracicaba. Lesões traumáticas em atlétas: orientações fisioterápcas. 2006. (Congresso).

I Jornada Esportiva da Fisioterapia Unisanta. Bandagem funcional no esporte. 2005. (Congresso).

XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE. 2004. (Congresso).

11º Congresso de Iniciação Científica. 11º Congresso de Iniciação Científica. 2003. (Congresso).

FESBE. XVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE. 2003. (Congresso).

II ciclo de palestras da fisioterapia - UNIMEP.Bandagem Funcional na rotação do tronco. 2003. (Seminário).

10º Congresso de Iniciação Científica. 10º Congresso de Iniciação Científica. 2002. (Congresso).

3º Congresso Paulista de Infectologia. 2002. (Congresso).

- Ciclo de palestras em Fisioterapia XIII de Outubro - UNIMEP.. 2002. (Seminário).

- II Congresso da Faculdade de Ciências da saúde - FACIS. Universidade Metodista de Piracicaba. 2002. (Congresso).

XI Simpósio internacional de fisioterapia respiratória. 2002. (Simpósio).

Palestras sobre o quadril. 2001. (Encontro).

I Congresso da faculdade de ciências da saúde da UNIMEP. 2000. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Eloá Paris Angeleli

LOPES, F. O. T.. O efeito imediato da bandagem de McConell sobre a ptose glútea: um estudo de caso.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Orientou

Mariana Trevisani Arthuri Franco

Efeito da manipulação sacral e cervical na amplitude de abertura bucal na sensibilidade dolorosa de mulheres com DTM; ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em esecialização em fisioterapia osteopática) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; (Orientador);

Leandro Pereira Martins

Comparação entre técnicas fisioterapêuticas e osteopáticas na dor e na função da mão em indivíduos com síndrome do túnel do carpo bilateral; ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em esecialização em fisioterapia osteopática) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; (Orientador);

Gisele Albertine

Avaliação do equilíbrio estático após técnica funcional craniana do osso temporal em pacientes com disfunção vestibular; ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em esecialização em fisioterapia osteopática) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; (Orientador);

Edwards Laurentino Neto

Efeito da manipulação da coluna cervical alta na dor e na mobilidade cervical e mandibular em indivíduos com DTM; ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em esecialização em fisioterapia osteopática) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; (Orientador);

Carla Evelise Maran

Efeito da manipulação global de Fryette sobre a dor e mobilidade em paciente com cervicalgia crônica - Estudo de caso; ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em esecialização em fisioterapia osteopática) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; (Orientador);

Edilaine Ramos do Amaral

Comparação entre as técnicas de thrust T12/L1 e o Streching do músculo psoas na dor e mobilidade da coluna lombar em indivíduos com lombalgia crônica; ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em esecialização em fisioterapia osteopática) - Colégio Brasileiro de Osteopatia; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. ; TEODORI, R. M. ; MORENO, M. . Avaliação fotométrica da postura do gradil costal pré e pós tratamento com o método R.P.G.. Revista Terapia Manual, Londrina - Pr, p. 240 - 244, 07 jul. 2007.

  • LOPES, F. O. T. ; SACILOTTO, M. C. B. ; FORNASARI, C. A. . O comportamento da escápula pré e pós aplicação de Bandagem Funcional Circular (BFC) com bandagem de auto-fusão Coban® em mulheres jovens com rotação idiopática do tronco.. In: Ciclo de palestras em Fisioterapia, 2002, Piracicaba, 2002.

  • LOPES, F. O. T. ; SACILOTTO, M. C. B. ; FORNASARI, C. A. . O comportamento da escápula pré e pós aplicação de Bandagem Funcional Circular (BFC) com bandagem de auto-fusão Coban® em mulheres jovens com rotação idiopática do tronco.. In: 10º Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP, 2002, Piracicaba. 10º Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP, 2002.

  • LOPES, F. O. T. ; SACILOTTO, M. C. B. ; FORNASARI, C. A. . A bandagem funcional como elemento de conduta terapêutica.. In: 10º Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP., 2002, Piracicaba, 2002.

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. ; TESCH, C. B. . A bandagem funcional como elemento de conduta terapêutica - uma experiência com a bandagem Coban.. In: 11º Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP., 2003, Piracicaba. 11º Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP., 2003.

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. ; TESCH, C. B. . O comportamento da escápula pré e pós aplicação de Bandagem Funcional Circular (BFC) com bandagem de auto-fusão Coban® em homens jovens com rotação idiopática do tronco.. In: 11º Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP., 2003, Piracicaba. 11º Congresso de Iniciação Científica da UNIMEP., 2003.

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. ; MORENO, M. ; TEODORI, R. M. . Avaliação antropométrica da influência do alongamento da musculatura inspiratória pelo método de reeducação postural global sobre a postura do gradil costal através de fotometria.. In: XVIII Reunião Anual da FESBE., 2004, Águas de Lindóia. XVIII Reunião Anual da FESBE, 2004.

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. ; TESCH, C. B. . A bandagem funcional como elemento de conduta terapêutica - uma experiência com a bandagem Coban.. In: XVIII Reunião Anual da FESBE, 2004, Águas de Lindóia. XVIII Reunião Anual da FESBE, 2004.

  • LOPES, F. O. T. ; SACILOTTO, M. C. B. ; FORNASARI, C. A. . O comportamento da escápula pré e pós aplicação da Bandagem Funcional Circular (BFC) com bandagem de auto-fusão em mulheres jovens com rotação idiopática do tronco.. In: XII Reunião anual da Fesbe, 2003, Curitiba. XII Reunião anual da Fesbe, 2003.

  • LOPES, F. O. T. ; SACILOTTO, M. C. B. ; FORNASARI, C. A. . The behavior of the scapula before and after circular functional bandage application (CFB) with Coban self-fusion bandage in young women with idiopathic rotation of the body.. In: 14º International World Congress Physiotherapy., 2003, Barcelona, 2003.

  • LOPES, F. O. T. ; SACILOTTO, M. C. B. ; FORNASARI, C. A. . A interferência da bandagem elástica funcional de auto-fusão na rotação idiopática do tronco. In: XVII Reunião Anual da FESBE., 2002, Salvador, 2002.

  • LOPES, F. O. T. ; ALVES, M. C. ; ROMANI, V. A. . O efeito da osteopatia no tratamento da dor lombar em homens com sintomas de lombociatalgia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, F. O. T. ; Gama, MCS ; VERA, R.D.T ; BERZIN, F. . Influência da mobilização articular da ATM na dor e no sinal eletromiográfico durante a mastigação habitual em uma mulher portadora de DTM miogênica - Estudo piloto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, F. O. T. ; Gama, MCS ; VERA, R.D.T ; BERZIN, F. . Analise da dor e da simetria muscular dos músculos mastigatórios durante a mastigação habitual pré e pós mobilização articular da ATMem uma mulher portadora de DTM - Estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, F. O. T. . Bandagem funcional no esporte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, F. O. T. . Bandagem funcional no esporte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, F. O. T. . Bandagem funcional em Ortopedia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, F. O. T. . lesões traumáticas em atletas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, F. O. T. . Bandagem funcional no esporte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, F. O. T. . Global Osteopathy Treatment (G.O.T.). São Paulo: Atheneu, 2016 (capitulo de livro).

  • LOPES, F. O. T. . especialização em reabilitação ortopédica avançada. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • LOPES, F. O. T. . introdução a Bandagem Funcional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Bandagem Funcional / Ortopedia - módulo 1. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Bandagem Funcional Neurológica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Curso Prático de Bandagens Funcionais nas áreas de ortopedia e desportiva. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Bandagem Funcional/ Neurologia módulo 1. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Curso de Bandagem Funcional Neurologia / módulo 1. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • FORNASARI, C. A. ; LOPES, F. O. T. . Curso prático de Bandagens Funcionais nas áreas Ortopedia e Desportiva. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Curso de Bandagem Funcional C.A. XIII de outubro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • FORNASARI, C. A. ; LOPES, F. O. T. . Curso de Bandagem Funcional da Universidade do Sagrado Coração - USC. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Bandagem Funcional - III Congresso da Faculdade de Ciências da saúde - UNIMEP. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Curso de Bandagem Funcional da Nutri&Fisio. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • LOPES, F. O. T. ; FORNASARI, C. A. . Curso de Bandagem Funcional da Nutri&Fisio. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    A Influência da mobilização articular da ATM na dor, na amplitude de movimento e no sinal eletromiográfico de mulheres portadoras de DTM., Descrição: Este estudo tem por objetivo verificar a interferência da mobilização articular na atividade eletromiográfica dos músculos mastigatórios, na dor e na amplitude de movimento da articulação temporomandibular (ATM) em portadores de DTM, visto que não há muitos relatos científicos do uso de técnicas de mobilização articular para a articulação temporomandibular, fato este que desperta a necessidade de divulgação da técnica e de trabalhos clínicos e de investigação nesta área. Os procedimentos experimentais e documentação da utilização da técnica serão desenvolvidos no Laboratório de Eletromiografia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba com 20 mulheres com idades entre 25 e 30 anos portadoras de DTM. Para a avaliação dos sinais e sintomas de DTM será aplicado o protocolo de avaliação de presença de sinais e sintomas do Research Diagnostic Criteria (RDC). A mobilização articular utilizada será a ?tração do côndilo? no sentido crâniocaudal. Serão realizadas três séries de 10 repetições, sendo a décima repetição mantida até o limite permitido durante 20 segundos A execução será coordenada através das batidas do Metrônomo Taktell®. A atividade elétrica dos músculos temporal esquerdo e direito, masseteres esquerdo e direito e suprahioideos será obtida por um módulo de aquisição de dados modelo EMG1000 da Lynx e os dados avaliados no software Aqdados (versão 4.18 da Lynx Eletrônica Ltda.) Para a avaliação da dor será utilizado o algômetro Kratos e a Escala Visual Analógica (EVA). A amplitude de movimento da ATM será avaliada por meio de um paquímetro Tramontina seguindo os critérios do primeiro item do Eixo I do RDC. Todas as avaliações supracitadas serão realizadas pré e imediatamente após o tratamento com mobilização articular. Espera-se com o desenvolvimento deste projeto que a técnica de mobilização articular mostre-se eficaz no tratamento das DTM?s e que a mesma possa vir a ser utilizada como protocolo de tratamento em pacientes com a disfunção. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabricio de Oliveira Teixeira Lopes - Coordenador / BERZIN - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    A bandagem funcional como elemento de conduta terapêutica., Descrição: Este é um estudo que deu continuidade a projetos desenvolvidos nos anos de 1999, 2000 e 2001.Estudou os efeitos da bandagem funcional como elemento terapêutico, uma vez que esta é uma técnica não invasiva, de fácil aplicação e que merece uma investigação detalhada no que diz respeito a sua utilização clínica e/ou prevencionista. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Fisioterapia 1 e no Laboratório de Fotometria do programa de Pós Graduação em Fisioterapia, ?Campus? Taquaral da UNIMEP, com dez voluntários do sexo feminino, com idade média 20,5+2,12 anos, que apresentavam rotação do tronco. As voluntárias foram avaliadas quanto a postura ortostática no simetrógrafo de fio nas vista anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda em 5 momentos: antes (1) e imediatamente após a colocação das bandagens(2); após 48 horas de permanência antes da retirada(3) e imediatamente pós retirada(4); e sem bandagem 48 horas após a retirada(5). A documentação foi realizada com câmera fotográfica PhotoPC 750Z, Megapixel Zoom Digital Camera, Epson® e a quantificação foi realizada no Software Corewdraw 8. O conforto, desconforto e situações de facilidades e dificuldades foram avaliados por meio de um recordatório. Para tais avaliações foram adotados como referência o tronco e a pelve. Os valores médios encontrados para o deslocamento em rotação do tronco, foram: entre T1 e T2=18,81±17,66mm; T2 e T3=15,57±14,20mm; T3 e T4=12,95±15,22mm e T4 e T5=7,85±6,73mm. Os resultados obtidos demonstraram que a bandagem interferiu na postura do tronco de todas as voluntárias e em 58% destas a interferência se manteve após a retirada da bandagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabricio de Oliveira Teixeira Lopes - Integrante / Carlos Alberto Fornasari - Coordenador / Maria Carolina Basso Sacilotto - Integrante., Financiador(es): Universidade Metodista de Piracicaba - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Ad Corpus - Osteopatia e Pilates. , Praça Porfessor Sérgio Bonganhi, 120 - Ed. Terras Center Office, Terras de Piracicaba, 13403846 - Piracicaba, SP - Brasil, Telefone: (19) 30361616

Experiência profissional

2015 - Atual

Colégio Brasileiro de Osteopatia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

2013 - 2015

Caterpillar

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FISIOTERAPEUTA, Carga horária: 30

2010 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: mestrando, Carga horária: 40

2011 - Atual

Ad Corpus - Osteopatia e Pilates

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

2009 - 2011

Centro de Neurologia Clínica de Piracicaba

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 8

2004 - 2009

Nutrição e Fisioterapia

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Fisioterapeuta nas áreas de Ortopedia, Postura e Terapia manual

2004 - 2006

Centro de Ortopedia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 10

Outras informações:
Fisioterapeuta na área de Ortopedia e traumatologia

2002 - 2003

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientiífica, Carga horária: 20

2001 - 2002

Universidade Metodista de Piracicaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntario em Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20