João Victor Marques da Silva
Professor de Direito do Trabalho e Legislação Social da Faculdade de Direito do Recife (Centro de Ciências Jurídicas) da Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2023), com Bolsa CAPES, Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2016), Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto Excelência Ltda (Juspodivm), em parceria com a Faculdade Baiana de Direito e Gestão (2013) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2008). Possui experiência nas áreas de Direito e Processo do Trabalho e Direito Civil (Teoria Geral, Obrigações, Famílias e Sucessões). Realiza a condução de oficinas temáticas: Direitos Humanos com foco nas relações sócio-raciais e desigualdades; Aspectos Jurídicos do Terceiro Setor; Constituição e Registro Legal de Organizações do Terceiro Setor; Direitos das Comunidades Quilombolas. Foi membro do Núcleo de Estudantes Negros da UFBA - NENU, no qual desenvolveu militância política e acadêmica. De 2011 a 2014, atuou em projetos de compensação socioambiental, com mobilização social e moderação na condução de processos de fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil. De junho/2015 a dezembro/2016, fui bolsista de Mestrado pela FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. De setembro/2017 a setembro/2018, fui professor na Faculdade Regional de Alagoinhas (Unirb Alagoinhas), no Curso de Direito, e Professor Substituto na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Semestre 2019.2). Membro dos Grupos de Pesquisa Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (UFBA) e Grupo de Pesquisa Trabalho, Interseccionalidades e Direitos (UnB). De 2021 a 2022, lecionei no Curso de Graduação em Direito da UNIMAM - Centro Universitário Maria Milza, sendo Coordenador do Curso no período de maio a dezembro/2022. Atuei como Professor Substituto de Direito e Processo do Trabalho no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), de 08 de abril de 2024 a 11 de fevereiro de 2025.
Informações coletadas do Lattes em 07/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Direito
2020 - 2023
Universidade Federal da Bahia
Título: NEGOCIAÇÃO COLETIVA, CONTRARREFORMA TRABALHISTA E FORMA JURÍDICA: crítica materialista à liberdade sindical
Lawrence Estivalet de Mello. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania
2015 - 2016
Universidade Católica do Salvador
Título: Trabalhadoras Domésticas e o Estado brasileiro: o racismo institucional, a teoria do reconhecimento e os direitos trabalhistas - a luta do Sindoméstico-Ba no período 2010-2016 -
, Ano de Obtenção: 2016.Mary Garcia Castro.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Especialização em Direito e Processo do Trabalho
2011 - 2013
JusPODIVM - Centro Preparatório Para Carreira Jurídica
Título: A discriminação das trabalhadoras domésticas na Constituição de 1988: em busca da igualdade negada
Graduação em Direito
2004 - 2008
Universidade Federal da Bahia
Título: As ações afirmativas no ensino superior: mecanismo de efetivação de direitos e garantias fundamentais para a população negra
Orientador: Samuel Santana Vida
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em NETEP GREVE - DHCTEM. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Diálogos Brasil - Chile: Constituição, Direitos Sociais e Dívida Pública. (Carga horária: 810h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Trabalho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Constitucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Terceiro Setor.
Participação em eventos
7º Encontro Anual da Rede Nacional de Grupos de Pesquisa e Extensão em Direito do Trabalho e da Seguridade Social - RENAPEDTS em. 2023. (Encontro).
XI Congresso Internacional da ABraSD. 2020. (Congresso).
XI Congresso Latino-americano de Direito Material e Processual do Trabalho. 2020. (Congresso).
22º SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA ? SEMOC. 2019. (Encontro).
V Encontro da RENAPEDTS - Trabalho, Democracia e Direitos. 2019. (Encontro).
V Encontro de Direito Sindical: Sindicalismo. (R) Existir é preciso. 2019. (Encontro).
VII Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs. 2019. (Congresso).
XVI Encontro Nacional da ABET. 2019. (Encontro).
I Encontro da Regional Nordeste 2 do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais.Trabalhadoras Domésticas: novos e velhos impasses na luta por reconhecimento.. 2016. (Encontro).
VI Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais.Trabalhadoras domésticas e luta por reconhecimento: novos e velhos impasses para além da igualação de direitos. 2016. (Seminário).
XVIII SEMOC - Semana de Mobilização Científica.Cidadania e Emancipação Social no Capitalismo: análise de sua possibilidade. 2015. (Outra).
Encontro Internacional Associação Internacional dos Trabalhadores : 150 anos depois.. 2014. (Encontro).
XVIII Encontro Regional dos Estudantes de Direito - Nordeste I - Bahia, Sergipe e Alagoas.Terra - Trabalho - Educação - Liberdade. 2005. (Encontro).
Semana do Calouro 2003.2.Universidade - Compr(omisso) Social. 2004. (Outra).
XVII Encontro Regional dos Estudantes de Direito - Regional Nordeste I - Bahia, Sergipe e Alagoas.(Re)construir a Educação Jurídica: do Direito que temos ao Direito que queremos. 2004. (Encontro).
XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Direito.XXV ENED 2004. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, J. B.;SILVA, J. V. M.; JESUS, S. C. S.. O movimento negro unificado e as desigualdades raciais e de gênero no mercado de trabalho em Salvador-BA. 2024. Dissertação (Mestrado em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Federal da Bahia.
HIRSCH, F. P. A.; MELLO, L. E.; ROCHA, J. C. S.;SILVA, J. V. M.. PARADOXOS LEGAIS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO TERCEIRIZADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASOS SOBRE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE DE BANHEIRISTAS DA UFBA. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
MELLO, L. E.; MARTINEZ, L.; ROCHA, J. C. S.;SILVA, J. V. M.. TRABALHO DOS/AS ENTREGADORES/AS PLATAFORMIZADOS/AS: UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO AO TRT DA 5ª REGIÃO PARA JULGAMENTO COM PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
BATISTA, F. R.; SILVA, J. L.;SILVA, J. V. M.. FORMA JURÍDICA & RACISMO: a determinação racial do trabalho abstrato e da forma valor na constituição do capitalismo através do Direito do Trabalho no Brasil.. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.
HIRSCH, F. P. A.; MELLO, L. E.;SILVA, J. V. M.. PARADOXOS LEGAIS NA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO TERCEIRIZADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DO CASO ?ADICIONAL DE INSALUBRIDADE AOS BANHEIRISTAS DA UFBA". 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
MELLO, L. E.; MARTINEZ, L.;SILVA, J. V. M.. O DIREITO DO TRABALHO DIANTE DA JUVENTUDE NEGRA PERFÉRICA: ENTREGADORES/AS DE APLICATIVO NA VISÃO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA E DA MAGISTRATURA DO TRT DA 5ª REGIÃO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
FREITAS, E. O.; CAVALCANTE, F. G.;SILVA, J. V. M.. UBERIZAÇÃO E JUSTIÇA DO TRABALHO: UMA ANÁLISE ACERCA DO STATUS JURÍDICO DO TRABALHADOR UBERIZADO DIANTE DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE FEIRA DE SANTANA-BA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
OLIVEIRA, M. S.; DIAMANTINO, P. T.;SILVA, J. V. M.. O QUE HÁ DE ANÁLOGO NO TRABALHO ESCRAVO? DIVERGÊNCIAS CONCEITUAIS ENTRE AS ESFERAS ADMINISTRATIVA E PENAL NO BRASIL E O APAGAMENTO DO DEBATE RACIAL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, J. V. M.; DUTRA, R. Q.; FIGUEREDO, F. S.. A REFORMA TRABALHISTA DE 2017 E O IMPACTO NAS NEGOCIAÇÕES DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO DF.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Brasília.
SILVA, J. V. M.; CARVALHO, F. S. E.; MELLO, L. E.. Neoliberalismo Sindical: reforma trabalhista e flexibilização do Direito Coletivo do Trabalho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, J. V. M.. A importância do aperfeiçoamento de conhecimentos jurídicos para escrivães e investigadores de polícia judiciária. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Licenciamento Ambiental: um instrumento de defesa do meio ambiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Estudo sobre a aplicabilidade da legislação do município de Alagoinhas - Ba frente ao princípio da função social da propriedade urbana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. O animal não humano como sujeito de direitos no ordenamento jurídico pátrio: mudança de paradigmas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Atuação do notário e do registrador no combate ao crime de lavagem de dinheiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Princípio do devido processo legal: mitigação das garantias no âmbito no juizado especial cível. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Direitos sucessórios na família mosaico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Obrigação alimentar: responsabilidade subsidiária avoenga. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. A soberania popular e os partidos políticos na construção da democracia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Qualidade de vida do idoso: reflexo acerca da normatização, garantias e impactos sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Síndrome de Sinhazinha: assédio moral, a depreciação do meio ambiente do trabalho doméstico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. A eficiência dos servidores no âmbito do Poder Público. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Consumo consciente e educação ambiental: desafios à luz da realidade de Entre Rios - Ba.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Consumo consciente e educação ambiental: desafios à luz da realidade de Entre Rios - Ba.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Reflexões acerca das medidas socioeducativas para os adolescentes que cometem atos infracionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.. Alienação parental: a busca da proteção da criança e do adolescente com base nas garantias elencadas na Lei 12.318/2010. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
OLIVEIRA, M. S.;SILVA, J. V. M.. Os cultivos transgênicos como ameaça aos direitos fundamentais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SOUZA, M. S. R.;SILVA, J. V. M.. O sistema prisional brasileiro e seus reflexos sobre a ressocialização do apenado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SOUZA, M. S. R.;SILVA, J. V. M.. A inconstitucionalidade da execução provisória da pena por violação ao princípio da presunção de inocência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SOUZA, M. S. R.;SILVA, J. V. M.. Reflexões sobre a adoção da castração química como medida de segurança nos crimes sexuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.; OLIVEIRA, M. S.. Responsabilidade penal ambiental da pessoa jurídica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
OLIVEIRA, M. S.;SILVA, J. V. M.. A responsabilização ambiental no caso do aterro sanitário de Alagoinhas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
SILVA, J. V. M.; OLIVEIRA, M. S.. Entraves e desafios para implantação do aterro sanitário em Alagoinhas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB.
Orientou
Abandono Afetivo Inverso e Responsabilidade Civil: análise jurídica de sua possibilidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
Execução de Alimentos e a Prisão Civil do Alimentante; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
O Requisito da miserabilidade do Benefício de Prestação Continuada da Lei 8; 742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
Alienação Parental e responsabilidade civil: os princípios do Direito das Famílias como parâmetro de atuação da atividade jurisdicional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
Usucapião extraordinária: possibilidade jurídica de herdeiro de posse exclusiva no imóvel com animus domini unici usucapir bem de acervo hereditário; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
A paternidade sob o olhar da mulher chefe de família; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
Alimentos no novo CPC e a prisão civil do devedor; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
Profissionais do sexo e as garantias de direito: aspectos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
A morosidade judicial na efetivação do processo de adoção: uma situação a ser reavaliada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade Regional da Bahia - UNIRB; Orientador: João Victor Marques da Silva;
Produções bibliográficas
-
MARQUES DA SILVA, JOÃO VICTOR . O déficit racial do direito do trabalho no Brasil. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 14, p. 940-966, 2023.
-
MARQUES DA SILVA, JOÃO VICTOR . Educação Jurídica e Direito do Trabalho Crítico. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano , v. 5, p. 01-09, 2022.
-
SILVA, J. V. M. . Forma Jurídica, Dependência e Superexploração da Força de Trabalho: a Reforma Trabalhista de 2017. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO , v. 9, p. 74-98, 2022.
-
MARQUES DA SILVA, JOÃO VICTOR . O FETICHE DOS DIREITOS HUMANOS NO CAPITALISMO: A SEPARAÇÃO ENTRE A ÉTICA E A POLÍTICA NA MODERNIDADE. REVISTA DIREITO EM DEBATE , v. 30, p. 132-142, 2021.
-
CASTRO, MARY GARCIA ; DE SOUZA, MARIA DAS GRAÇAS NEVES ; DA SILVA, JOÃO VICTOR MARQUES . Between Biography and History: Domestic Workers in Contemporary Brazil. THE JOURNAL OF LATINO-LATIN AMERICAN STUDIES , v. 9, p. 19-34, 2018.
-
SILVA, J. V. M. ; SILVA, J. V. M. . As transformações do mundo do trabalho e a lógica destrutiva da era neoliberal. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. XVI, p. 142-152, 2016.
-
SILVA, J. V. M. . Negociação Coletiva, Contrarreforma Trabalhista e Forma Jurídica: crítica materialista à liberdade sindical. 1. ed. Belo Horizonte: Editora RTM, 2023. v. 1. 276p .
-
SILVA, J. V. M. . Direito do Trabalho Antirracista? Breves notas sobre classe e raça no capitalismo dependente brasileiro. In: DUTRA, Renata Queiroz (coord.); LIMA, Renata Santana; BORGES, Caio Afonso (orgs.).. (Org.). Informais: trabalho, interseccionalidades e direitos. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2024, v. 1, p. 175-188.
-
SILVA, J. V. M. . Dívida Pública, Direitos Sociais e Forma Jurídica: ensaio de uma crítica materialista. In: MELLO, Lawrence Estivalet de; MARCHANT, Karla Varas; GEDIEL, José Antônio Peres; VEIGA, Alexandra Maciel.. (Org.). Constitucionalismo Intermitente e Lutas Sociais no Brasil e no Chile. 1ed.Marília - São Paulo: Lutas Anticapital, 2023, v. 1, p. 199-239.
-
CARVALHO, F. S. E. ; SILVA, J. V. M. . Direito do trabalho em crise estrutural: discursos e práticas desregulatórias em tempos de austeridade neoliberal. In: MELLO, Lawrence Estivalet de; OLIVEIRA, Murilo Carvalho Sampaio; LOPES, João Gabriel Pimentel; OLIVEIRA, Isabela Fadul de; VASCONCELOS. Jonnas Esmeraldo Marques de; CARVALHO, Felipe Santos Estrela de; FREITAS, Carlos Eduardo Soares de.. (Org.). Pandemia, Trabalho e Educação: ensaios jurídicos críticos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2023, v. 1, p. 42-80.
-
SILVA, J. V. M. . Direito do trabalho, pandemia estrutural e crítica materialista: a covid-19 no Brasil. In: MELLO, Lawrence Estivalet de; OLIVEIRA, Murilo Carvalho Sampaio; LOPES, João Gabriel Pimentel; OLIVEIRA, Isabela Fadul de; VASCONCELOS. Jonnas Esmeraldo Marques de; CARVALHO, Felipe Santos Estrela de; FREITAS, Carlos Eduardo Soares de.. (Org.). Pandemia, Trabalho e Educação: ensaios jurídicos críticos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2023, v. 1, p. 265-298.
-
MELLO, L. E. ; VEIGA, A. M. ; SILVA, J. V. M. . Trabalho livre e espoliativo no Brasil contemporâneo. In: BOSCHETTI, Ivanete; GRANEMANN, Sara; KILDUFF, Fernanda; SILVA, Mossicleia Mendes da.. (Org.). Os Direitos não cabem no Estado: trabalho e política social no capitalismo. 1ed.São Paulo: Usina Editorial, 2023, v. 1, p. 149-177.
-
SILVA, J. V. M. . Tecnologia, Barbárie e Uberização: o Direito do Trabalho e as esperanças civilizatórias. In: ROCHA, Andréa Pressas; LEAL, Érica Ribeiro Sakaki; OLIVEIRA, Murilo Carvalho Sampaio. (Org.). Direito do Trabalho e Tecnologia: aspectos materiais e processuais. 1ed.Salvador: Escola Judicial TRT5, 2022, v. , p. 157-186.
-
SILVA, J. V. M. ; SOARES NETO, M. . Crítica à Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017): uma análise das contradições de raça, classe e gênero. In: GRILLO, Sayonara; GUIMARÃES, Denise de Almeida; TRIANI, Veronica de Araujo; FREITAS, Bruno Moreno Carneiro. (Org.). Estudos Críticos sobre o Mundo do Trabalho. 1ed.Belo Horizonte: RTM, 2022, v. II, p. 187-206.
-
SILVA, J. V. M. . CNI, Reforma Trabalhista e Lobby: discursos e práticas de regulação social do trabalho. In: ROSENTHAL, Bianca; SERAU JR, Marco Aurélio. (Org.). Direito do Trabalho: impactos da Pandemia, a Reforma Trabalhista e outras atualidades. 1ed.Salvador: Studio Sala de Aula, 2021, v. , p. 63-75.
-
SILVA, J. V. M. . A pandemia do direito do trabalho no Brasil: a Covid-19 e a crítica materialista. In: TEODORO, Maria Cecília Máximo; VIANA, Márcio Túlio; DELGADO, Gabriela Neves; BEVIAN, Elsa Cristine; MACHADO, Maíra Morato Araújo; VIANA, Gabriel Januzzi. (Org.). COVID-19 e o mundo do trabalho: 2020 em retrospectiva e perspectivas. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2021, v. 1, p. 386-413.
-
CASTRO, M. G. ; SILVA, J. V. M. ; SOUZA, M. G. N. . Entre mudanças e persistências na história: trabalhadoras domésticas no Brasil contemporâneo. In: Márcia Esteves de Calazans; Mary Garcia Castro; Emilia Piñeiro. (Org.). América Latina: corpos, trânsitos e resistências.. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 2, p. 153-184.
-
SILVA, J. V. M. . Reforma Trabalhista e seus impactos jurídicos na liberdade sindical: um estudo de caso do Sindvigilantes-Ba. In: XI Congresso Internacional da ABraSD - Sociologia jurídica hoje: cidades inteligentes, crise sanitária e desigualdade social, 2020, Porto Alegre. Anais do XI Congresso Internacional da ABraSD: trabalhos completos SOCIOLOGIA JURÍDICA HOJE: cidades inteligentes, crise sanitária e desigualdade social, 2020. p. 1553-1562.
-
SILVA, J. V. M. ; CRUZ, L. S. . Mundo do Trabalho, Acesso à Justiça e Sucumbência Recíproca: críticas à Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). In: XVI Encontro Nacional da ABET, 2019, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional da ABET, 2019.
-
SILVA, J. V. M. . Trabalhadoras domésticas e luta por reconhecimento: novos e velhos impasses para além da igualação de direitos. In: VI Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais, 2017, Vitória da Conquista - BA. VI Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais, 2016. p. 973-987.
-
SILVA, J. V. M. . TRABALHADORAS DOMÉSTICAS E LUTA POR RECONHECIMENTO: NOVOS E VELHOS IMPASSES PARA ALÉM DA IGUALAÇÃO DE DIREITOS. In: IX Encontro da ANDHEP - Direitos Humanos, Sustentabilidade, Circulação Global e Povos Indígenas, 2016, Vitória - ES. 9º Encontro da ANDHEP Direitos Humanos, Sustentabilidade, Circulação Global e Povos Indígenas, 2016. p. 138-155.
-
SILVA, J. V. M. . Cidadania e Emancipação Social no Capitalismo: análise de sua possibilidade. In: XVIII SEMOC, 2015, Salvador. XVIII SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA ? SEMOC: Direitos Humanos, Ética e Dignidade, 2015.
-
VASCONCELOS, J. E. M. ; LOPES, J. G. P. ; COELHO, I. B. ; OLIVEIRA, I. F. ; SILVA, J. V. M. ; DUTRA, R. Q. . Crise, Trabalho e Educação Jurídica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. V. M. . REFORMA TRABALHISTA E SEUS IMPACTOS JURÍDICOS NA LIBERDADE SINDICAL: um estudo de caso do Sindvigilantes/Ba.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. V. M. . A PANDEMIA DO DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL: A COVID-19 E A CRÍTICA MATERIALISTA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. V. M. . A REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/2017) E AS CONTRADIÇÕES DE RAÇA, CLASSE E GÊNERO: UMA CRÍTICA À FORMA JURÍDICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. V. M. . AS CONTRARREFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA: a desconstrução da proteção social no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. V. M. . CRÍTICA À REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/2017): UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES DE RAÇA, CLASSE E GÊNERO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. V. M. ; CRUZ, L. S. . MUNDO DO TRABALHO, ACESSO À JUSTIÇA E SUCUMBÊNCIA RECÍPROCA: CRÍTICAS À REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/2017). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. V. M. . Trabalhadoras Domésticas: novos e velhos impasses na luta por reconhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. V. M. . Trabalhadoras domésticas e luta por reconhecimento: novos e velhos impasses para além da igualação de direitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. V. M. . Cidadania e Emancipação Social no Capitalismo - análise de sua possibilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Direito do Trabalho e Legislação Social da Faculdade de Direito do Recife (Centro de Ciências Jurídicas), em regime de Dedicação Exclusiva (40 horas), com posse e entrada em exercício na data de 11 de fevereiro de 2025.
2024 - 2025
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Substituto de Direito e Processo do Trabalho no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com início no Semestre Letivo 2024.1, lecionando as disciplinas: a) Direito Civil e Comercial (Ciências Contábeis); b) Tópicos Especiais de Direito do Trabalho (Direito); c) Direito Trabalhista e Previdenciário (Administração).No semestre letivo 2024.2, leciono as disciplinas: a) Direito Sindical (Direito); b) Mediação, Conciliação e Arbitragem (Direito); c) Direito Civil e Comercial (Ciências Contábeis); d) Direito Trabalhista e Previdenciário (Administração).No Período Letivo Extraordinário (Curso de Férias), lecionei, durante o mês de janeiro/2025, a disciplina Direito do Trabalho II (Direito Coletivo do Trabalho), para os discentes do Curso de Direito.
2021 - 2022
Centro Universitário Maria MilzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Direito, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Curso de Graduação em Direito, lecionando no Semestre 2021.1 as disciplinas Teoria Geral do Processo, Direito Civil IV (Direito das Coisas) e Direito do Trabalho I.No Semestre 2021.2, lecionei as disciplinas Direito do Trabalho I, Direito Civil IV (Direito das Coisas) e Direito Civil VI (Sucessões)No Semestre 2022.1, lecionei as disciplinas Direito do Trabalho I, Direito Civil II (Obrigações e Teoria Geral dos Contratos), Contratos em Espécie e Direito Processual Civil I.No Semestre 2022.2, lecionei as disciplinas Direito Constitucional II, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa I e Seminário Interdisciplinar de Pesquisa II.Atuei como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Curso de Direito (janeiro a dezembro/2022) . Fui Coordenador do Curso de Direito do UNIMAM, no período de maio a dezembro/2022, tendo atuando como integrante do Conselho Universitário.
2019 - 2019
Universidade Federal da BahiaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Substituto da Faculdade de Direito da UFBA - Departamento de Direito Privado -, lecionando as disciplinas Legislação Social e Direito do Trabalho (DIR 164) e Legislação Social (DIR 175), no semestre 2019.2.
2017 - 2018
Faculdade Regional da Bahia - UNIRBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26
Atividades
-
08/2018 - 09/2018
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil I, Direito da Seguridade Social, Direito do Trabalho I, Prática Jurídica I - Trabalhista, Prática Jurídica V - Constitucional e Administrativa, Processo do Trabalho
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil II - Obrigações, Direito Civil VI - Sucessões, Direito do Trabalho I, Processo do Trabalho, Teoria Geral do Processo, Processo Civil II, Prática Jurídica II (Empresarial)
-
09/2017 - 12/2017
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil V - Família, Direito do Trabalho II, Prática Jurídica I - Trabalhista, Prática Jurídica III - Civil, Processo Civil III
2017 - 2018
Câmara Municipal de SalvadorVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Parlamentar
Outras informações:
Assessor Parlamentar (Jurídico) no Gabinete do Vereador Sílvio Humberto (PSB).
2015 - 2016
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado
Outras informações:
Bolsa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da UCSAL - Universidade Católica do Salvador, com vigência de 01/06/2015 à 28/02/2017, encerrando-se na data de 13.12.2016.
2011 - 2014
Participar - Desenvolvimento e Avaliação do Projetos LtdaVínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico, Carga horária: 44
2006 - 2008
SINDPECVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio no Setor Jurídico do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia.
2007 - 2007
Defensória Pública do Estado da BahiaVínculo: Convênio Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Outras informações:
Estágio celebrado por meio de Convênio Acadêmico entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia e a Faculdade de Direito da UFBA, no curso da disciplina Prática Jurídica Cível I, no posto localizado na Faculdade.
2005 - 2006
Serviço de Apoio JurídicoVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 3
Outras informações:
Associado do Núcleo de Assistência do SAJU - Serviço de Apoio Jurídico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Victor Marques da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?