Rafael Registro Ramos

Mestrando em Música pela Universidade de São Paulo, integra o Laboratório de Musicologia (LAMUS) do Departamento de Música da FFCLRP/USP. Possui experiência em Artes, com ênfase em Musicologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Música, Musicologia Luso-Brasileira, Teoria e Análise Musicais, Música no Brasil Colonial, e Discurso e Recepção Teórico-Musicais. Atuou como contrabaixista da Cauim USP Jazz Band de Ribeirão Preto e professor e cantor da Cia MINAZ. Atuou também como monitor e palestrante pelo Departamento de Música em Ribeirão Preto e pela Cia MINAZ, rendendo palestras sobre ópera no projeto idealizado pelo SESC, "Resumo da Ópera", além de ter participado em eventos acadêmicos, contando com a apresentação de trabalhos em congressos e simpósios de cunho nacional e internacional, destacando participações em colóquios na Universidad de Concepción, Universidad Autónoma de Madrid e Universidade Nova de Lisboa. Desde 2013 integra também o Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, sediado na Universidade Nova de Lisboa.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Musicologia

2012 - Atual

Universidade de São Paulo
Diósnio Machado Neto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Licenciatura em Música

2006 - 2011

Universidade de São Paulo
Orientador: Diósnio Machado Neto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2005

Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Colégio Moura Lacerda

Ensino Fundamental (1º grau)

1995 - 2002

Colégio Moura Lacerda

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 0

Contrabaixo Acústico. , Aulas de contrabaixo acústico com Vinícius Porfírio.

2008 - 0

Canto. , CIA MINAZ.

2002 - 2004

Contrabaixo Elétrico. , Aulas de Contrabaixo Elétrico com Carlito Rodrigues.

2000 - 2001

Violão. , Aulas de Violão Popular com Regina Célia Padovan.

1997 - 2000

Piano. , Aulas de Piano Erudito com Regina Célia Padovan.

1997 - 1997

Teoria Musical. , Conservatório Contraponto.

1991 - 1995

Piano. , Aulas de Piano com Roberto Duarte Ramos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Latim

Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Congreso Chileno de Musicología - Viejas y Nuevas Ortodoxias - Ideas en Movimiento en la Historiografía Musical Actual. André da Silva Gomes en el contexto de la teoría musical portuguesa: un análisis comparativo. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso da ANPPOM. Um estudo comparativo da Arte Explicada de Contraponto, de André da Silva Gomes, com os tratados italianos e portuguesas. 2013. (Congresso).

Congresso Internacional - A Música no Espaço Luso-Brasileiro: um panorama histórico. O ensino de contraponto de André da Silva Gomes: uma visita a Portugal. 2013. (Congresso).

V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto: Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro.Silva Gomes e Gomes da Silva: Regras de Acompanhar num Tratado de Contraponto. 2013. (Encontro).

V Jornadas de Jóvenes Musicólogos y Estudiantes de Musicología. Eric Chafe & Lionel Pike: two models of the relationship between the theory of hexachords and composition. 2012. (Congresso).

IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. 2012. (Encontro).

I Jornada Acadêmica Discente do PPGMUS-ECA/USP.André da Silva Gomes no contexto da teoria musical portuguesa: uma análise comparativa. 2012. (Outra).

13º Congresso Internacional do Répertoire International d'Iconographie Musicale (RIdIM) -. O Acervo Iconográfico do Frei Pedro Sinzig. 2011. (Congresso).

I Simpósio Internacional para a Pedagogia da História da Música. 2010. (Congresso).

III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. 2009. (Congresso).

17 SIICUSP.O sistema musical de acordo com Gioseffo Zarlino e Vincenzo Galilei. 2009. (Simpósio).

8o SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música.Comentários sobre o discurso apologético:polémica musical do Padre Caetano de Melo de Jesus. 2008. (Seminário).

16 SIICUSP.Sistemas Musicais da Grécia Antiga ao Fim da Idade Media. 2008. (Simpósio).

Colóquio Música & Filosofia.Conceito de sistema: da música às ciências e à filosofia. 2007. (Encontro).

Ofício de Compositor com o Prof. Dr. Mário Ficarelli. 2006. (Oficina).

VI Feira de Profissões da USP.Profissão de Músico. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edilson Vicente de Lima

LIMA, Edilson V.. Discurso e conceitos no tratado de contraponto de André da Silva ?Gomes: um estudo de recepção. 2014. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes.

Diósnio Machado Neto

MACHADO NETO, Diósnio; Souza, Rodolfo Coelho de; Lima, Edílson. Discurso e Conceitos no Tratado de Contraponto de André da Silva Gomes: Um Estudo de Recepção. 2014. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Diósnio Machado Neto

MACHADO NETO, Diósnio; RUSSOMANO, Rubens Ricciardi; Souza, Rodolfo Coelho de. Os estudos do sistema hexacordal. 2011 - Universidade de São Paulo.

Silvia Maria Pires Cabrera Berg

MACHADO NETO, D.; SOUZA, R. C.;Berg, S. M. P. Cabrera. A Complexidade Histórica da Teoria Musical: a questão do sistema hexacordal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Departamento de Música da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

COELHO de SOUZA, Rodolfo; MACHADO NETO, Diosnio; LIMA, Edilson Vicente. Discurso e conceitos no tratado de contraponto de André da Silva Gomes. 2014. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

COELHO de SOUZA, Rodolfo; MACHADO NETO, Diosnio; NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes. Discurso e conceitos no tratado de contraponto de André da Silva Gomes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

MACHADO NETO, D.;NOGUEIRA, Lenita W. M.; Souza, R. N. C.. Discursos e conceitos no Tratado de Contraponto de André da Silva Gomes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Diósnio Machado Neto

Discurso e Conceitos no Tratado de Contraponto de André da Silva Gomes: Um Estudo de Recepção; 2011; Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes,; Orientador: Diósnio Machado Neto;

Diósnio Machado Neto

A teoria do sistema hexacordal e suas implicações na composição; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RP; Orientador: Diósnio Machado Neto;

Rubens Russomano Ricciardi

Conceito de Sistema desde Aristóxeno; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Escola de Comunicações e Artes da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rubens Russomanno Ricciardi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . Comentários sobre o discurso apologético:polémica musical do Padre Caetano de Melo de Jesus. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2008, Goiânia. Anais do 8º SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Músico. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2008. p. 91-100.

  • RAMOS, R. R. ; MACHADO NETO, Diósnio . André da Silva Gomes en el contexto de la teoría musical portuguesa: un análisis comparativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, R. R. . Silva Gomes e Gomes da Silva: Regras de Acompanhar num Tratado de Contraponto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, R. R. ; MACHADO NETO, Diósnio . Um estudo comparativo da Arte Explicada de Contraponto, de André da Silva Gomes, com os tratados italianos e portuguesas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, R. R. ; MACHADO NETO, Diósnio . O ensino de contraponto de André da Silva Gomes: uma visita a Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, R. R. . Eric Chafe & Lionel Pike: two models of the relationship between the theory of hexachords and composition. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, R. R. ; MACHADO NETO, Diósnio . André da Silva Gomes no contexto da teoria musical portuguesa: uma análise comparativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DACOL, M. G. ; RAMOS, R. R. . O Acervo Iconográfico do Frei Pedro Sinzig. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, R. R. . O sistema musical de acordo com Gioseffo Zarlino e Vincenzo Galilei. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, R. R. . Sistemas Musicais da Grécia Antiga ao Fim da Idade Media. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . Comentários sobre o discurso apologético:polémica musical do Padre Caetano de Melo de Jesus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, R. R. ; RICCIARDI, R. R. . Conceito de sistema: da música às ciências e à filosofia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, R. R. . Programa de Concerto: Claude Debussy - Sonata para Violino e Piano. Ribeirão Preto: OSRP, 2010 ((Programa de Concerto)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RAMOS, R. R. . Resumo da Ópera: Don Giovanni. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, R. R. . Resumo da Ópera: Tristan und Isolde. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DACOL, M. G. ; RAMOS, R. R. . Mosaico - Madrigal MINAZ. 2011. (Gravação de CD).

RAMOS, R. R. . Resumo da Ópera: Giuseppe Verdi & Il Risorgimento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, R. R. . Resumo da Ópera: Richard Wagner & Das Gesamtkunstwerk (A Obra de Arte Total). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, R. R. . História da Música para Vestibular. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, R. R. . O sistema musical de acordo com Gioseffo Zarlino e Vincenzo Galilei. 2009. (Relatório de pesquisa).

RAMOS, R. R. . História da Música para Vestibular. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, R. R. . Sistemas Musicais da Grécia Antiga ao Fim da Idade Média. 2008. (Relatório de pesquisa).

RAMOS, R. R. . História da Música para Vestibular. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RAMOS, R. R. . Madrigal MINAZ - Dido & Aeneas. 2013. Interpretação.

RAMOS, R. R. . SESC - MISTURA BOA - FLOR DE CAFÉ. 2013. Interpretação.

RAMOS, R. R. . I Festival de Ópera de Ribeirão Preto - Dido & Aeneas. 2013. Interpretação.

RAMOS, R. R. . XXVIII FEMAC - Se Essa Rua Fosse Minha. 2013. Arranjo.

RAMOS, R. R. . SESI APRESENTA - FLOR DE CAFÉ. 2013. Interpretação.

RAMOS, R. R. . KHORUS EINSTEIN - JOVEM GUARDA. 2013. Interpretação.

RAMOS, R. R. . OS SALTIMBANCOS. 2013. Interpretação.

RAMOS, R. R. . OS SALTIMBANCOS. 2013. Interpretação.

RAMOS, R. R. . OS SALTIMBANCOS. 2013. Interpretação.

RAMOS, R. R. . Márcio Coelho & Ana Favaretto - 156 Anos de Ribeirão Preto. 2012. Interpretação.

RAMOS, R. R. . XII Feira do Livro - MINAZ ROCK. 2012. Interpretação.

RAMOS, R. R. . SHOW FERNANDA MARX - FLOR DE CAFÉ. 2012. Interpretação.

RAMOS, R. R. . SESC - CAUIM/JAZZ BAND. 2012. Interpretação.

RAMOS, R. R. . KHORUS EINSTEIN - MUSICAIS. 2012. Interpretação.

RAMOS, R. R. . XXVII FEMAC - DINDI. 2012. Arranjo.

RAMOS, R. R. . SESC - CAUIM/JAZZ BAND. 2011. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . Madrigal MINAZ: MOSAICO. 2011. Interpretação.

RAMOS, R. R. . KHORUS EINSTEIN - TROPICÁLIA. 2011. Interpretação.

RAMOS, R. R. . KHORUS EINSTEIN - A ERA DO DISCO. 2011. Interpretação.

RAMOS, R. R. . Requiem de Mozart. 2011. Interpretação.

DACOL, M. G. ; RAMOS, R. R. . MINAZ ARENA ROCK. 2010. Interpretação.

RAMOS, R. R. . SESC - CAUIM/JAZZ BAND. 2010. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . X Feira do Livro - O Barbeiro de Sevilha. 2010. Interpretação.

RAMOS, R. R. . KHORUS EINSTEIN - TROPICÁLIA. 2010. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . Carmina Burana. 2009. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . Carmina Burana. 2008. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . BEATLES. 2007. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . Carmina Burana. 2007. Interpretação.

RAMOS, R. R. . Prélude IV, Livre I - Les Collines d'Anacapri. 2007. Arranjo.

RAMOS, R. R. . Prélude VIII, Livre I - Les Fille aux Cheveux de Lin. 2007. Arranjo.

RAMOS, R. R. . HAIR. 2007. Interpretação.

RAMOS, R. R. . OS SALTIMBANCOS - 151 Anos de Ribeirão Preto. 2007. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . VI Feira do Livro - OS SALTIMBANCOS. 2006. Interpretação.

RAMOS, R. R. . FECOC. 2005. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . HAIR. 2005. Interpretação.

RAMOS, R. R. ; DACOL, M. G. . HAIR. 2004. Interpretação.

RAMOS, R. R. . Judas em Sábado de Aleluia - Scena & Ária do Sr. Pimenta. 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Paraninfo dos formandos do Curso Básico em Música, Escola Musical e Artística Contraponto, EMACRP.

2012

Orador dos formandos em Música de 2011, Universidade de São Paulo.

2011

Paraninfo do Curso Básico em Música, Escola Musical e Artística Contraponto, EMACRP.

2011

Honra ao Mérito - maior média ponderada do curso de música de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FFCLRP/DM.

2010

Paraninfo dos formandos do Curso Técnico em Música, Escola Musical e Artística Contraponto, EMACRP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Música. , Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, 14040-090 - Ribeirao Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 36023631, Fax: (16) 36330980, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2012

    Conservatório Contraponto

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Eventos, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor responsável pelas seguintes disciplinas: Estruturação & Harmonia, Teoria Musical, Percepção Musical, Coral e Contrabaixo Elétrico.

  • 2008 - 2012

    CIA MINAZ

    Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de História da Música e Cantor, Carga horária: 7

  • 2007 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Músico Instrumentista, Carga horária: 2

    Outras informações:
    MOGIANA JAZZ BAND - Projeto de Extensão do Departamento de Música da FFCLRP, USP, coordenado pelo Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi e pelo maestro e compositor José Gustavo Julião de Camargo.

    Atividades

    • 02/2007 - 06/2012

      Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, MOGIANA JAZZ BAND - Projeto de Extensão do Departamento de Música da FFCLRP, USP, coordenado pelo Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi e pelo maestro e compositor José Gustavo Julião de Camargo..