Fernanda Garcia Gomes
Executiva com mais de 20 anos de experiência em liderança de estratégias de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e ESG em empresas multinacionais e de grande porte dos setores de óleo e gás, energia, petroquímica e alimentos. Forte atuação na estruturação e gestão de Sistemas Integrados (ISO 14001, ISO 45001, ISO 9001), com foco em mitigação de riscos, conformidade legal e excelência operacional.Especialista em gestão de crises, liderança de equipes multidisciplinares de alta performance, gerenciamento de projetos e otimização de recursos. Histórico na condução de programas de segurança e saúde ocupacional, licenciamento ambiental, relacionamento com órgãos reguladores, gestão de emergências, segurança patrimonial e facilities. Experiência sólida na implementação de iniciativas ESG e projetos de sustentabilidade com impacto mensurável.
Informações coletadas do Lattes em 13/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação das condições de segurança do trabalho em uma usina termoelétrica
Orientador: Erick Braga Ferrão Galante
Especialização em Elaboracao,Analise e Avaliacao de Projetos
2009 - 2011
Fundação Getúlio Vargas
Título: Implantando a gestão de planejamento em projetos de ergonomia e arquitetura para o segmento de óleo & gás
Orientador: Edmarson Bacelar Mota
Graduação em Engenharia de Produção
2005 - 2009
Universidade Veiga de Almeida
Título: Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos Estudo de Caso: Empresa para a 2ª Geração do COMPERJ
Orientador: Pedro Sérgio Landim de Carvalho
Curso técnico/profissionalizante
2000 - 2002
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Formação complementar
2020 -
Reaprendizagem Criativa. , Keep Learning School, KLS, Brasil.
2020 -
Técnicas de criatividade. , Keep Learning School, KLS, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação em Design Circular de Produto / Economia Circular. , Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, FIRJAN, Brasil.
2014 - 2014
Transporte de Produtos e Resíduos Perigosos. , Sindicato das Indústrias Químicas do Rio de Janeiro, SIQUIRJ, Brasil.
2013 - 2013
Prevenção e Controle da Poluição do Solo e das Águas Subterrâneas. , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
2012 - 2012
Tecnologia de Controle da Poluição do Ar para Material Particulado, Gases,. , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
2012 - 2012
Estimativa de Emissões de Poluentes Atmosféricos. , Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, CETESB, Brasil.
2012 - 2012
GRI Certified Training Course on GRI Sustainability Reporting Process. , Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, COPPETEC, Brasil.
2012 - 2012
Intensive English. , Kaplan International Colleges, KIC, Estados Unidos.
2008 - 2008
Extensão universitária em GHS - Produtos Químicos. , Associação Brasileira de Indústria Química, ABIQUIM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em ISO 9001 / ISO 14001 / OHSAS 18001. , QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e AL, QSP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de extensão Técnicas de Remediação de Solos. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Engenharia Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético/Especialidade: Uso Eficiente de Energia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.
Participação em eventos
Conferência BiodieselBR. 2019. (Congresso).
Congresso AIGLP (Associação Ibero Americana de GLP). 2017. (Congresso).
Encontros CNI Sustentabilidade. 2016. (Seminário).
Encontros CNI Sustentabilidade. 2015. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Petroquímica. 2008. (Congresso).
Congresso da Indústria Química do Mercosul. 2008. (Congresso).
Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Gestão Ambiental. 2008. (Encontro).
Prêmios
2017
Troféu Bronze ? ?Conversão de uma usina de asfalto?, Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia.
2016
Troféu Ouro ? ?Impactos Ambientais: Comparação entre o Gás LP e outros Combustíveis e os Possíveis Impactos nas Mudanças Climáticas?, Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
BOSCH HOME CONFORT DO BRASILVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de EHS e Facilities, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Liderança das estratégias de EHS, Facilities e Sustentabilidade, com foco em conformidade legal, eficiência operacional emitigação de riscos. Gestão de infraestrutura predial, contratos e fornecedores, assegurando performance, segurança e compliance. Implementação de projetos de sustentabilidade e eficiência energética, alinhados às metas corporativas. Condução de processos regulatórios e relacionamento com órgãos públicos.
2024 - 2024
MALTERIES SOUFFLET BRASILVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de QSE, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Líder do Programa de Qualidade e Food Safety Gestão do Sistema de Gestão Integrado de QSE do site Desenvolvimento da Estratégia de QSE alinhada à Estratégia Global, impulsionando a cultura de QSE nas instalações Liderança da Cultura de Segurança, promovendo o desenvolvimento de competências comportamentais e incentivandocomportamentos seguros e proativos entre os colaboradores Governança no processo de licenciamento do site e relacionamento com Órgãos Públicos Gestão de Treinamentos e Conscientização: Análise de dados de QSE, utilizando ferramentas de qualidade para identificação/mapeamento de tendências, padrões ecausas-raízes de eventos, etc. Gestão das diretrizes das normas, procedimentos de QSE e do sistema de gerenciamento de requisitos legais, garantindo aconformidade legal e a padronização das atividades Gestão de auditorias internas e externas com resultados positivos, identificando oportunidades de melhoria e garantindo aimplementação de planos de ação eficazes junto às áreas envolvidas Gestão de mudanças e segurança de processos Gestão de Opex e Capex Governança da gestão de fornecedores, garantindo a conformidade com os requisitos de QSE
2022 - 2023
Masterfoods Brasil Alimentos Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de HSE e Segurança Patrimonial, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo Sistema de Gestão Integrado de HSE (ISO 14.001 e OHSAS 18.001/ISO 45.000) e Security do site comaproximadamente 1200 colaboradores, contemplando Associados e Contratados. Desenvolvimento da estratégia local de HSE e Segurança Patrimonial alinhada à Estratégia Global e demandas operacionaisdiárias. Gestão de equipe com 08 colaboradores (Especialistas de HSE, Técnico de Segurança do Trabalho, Analista de Security,Estagiário e Assistentes Administrativos) e empresas terceiras de Gerenciamento de Resíduos e Segurança Patrimonial do site. Líder da Cultura de Segurança, com foco no desenvolvimento de competências de segurança comportamental ecomportamento seguro e proativo. Governança no processo de licenciamento do site e relacionamento com Órgãos Públicos (secretarias, órgãos ambientais,Corpo de Bombeiros, etc.). Responsável pelo planejamento e implementação de processos, treinamentos e campanhas de conscientização, como SafetySchool, Análise de Risco, BBS, Kaizen, SIPAT, Treinamentos de Segurança Comportamental, etc. Gestão e análises estatísticas dos dados relacionados a acidentes e incidentes de HSE. Gestão das diretrizes das normas, procedimentos de HSE e do sistema de gerenciamento de requisitos legais. Gerenciamento e análise de levantamentos de aspectos, impactos, perigos e riscos (LAIPR). Condução/acompanhamento de auditorias internas e externas (Órgão Públicos, Seguradora, etc.), além da gestão dos planosde ação junto às áreas envolvidas. Gerenciamento dos processos de mudanças e segurança de processos do site através do mapeamento e gestão dos riscos deHSE e institucionais. Acompanhamento de Opex e priorização de investimentos Capex, considerando as avaliações de riscos. Governança dos processos de gestão de fornecedores. Responsável pela gestão direta de Segurança Patrimonial e da identificação e mitigação de seus riscos. Responsável pela gestão de resíduos do site. Gestão de Brig
2015 - 2022
Federação das Indústrias do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Membro do Conselho, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho de Meio Ambiente
2014 - 2022
Supergasbrás EnergiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de Sustentabilidade, Carga horária: 44
Outras informações:
Líder de Sustentabilidade da SHV Energy no Brasil, sendo responsável coordenar e desenvolver as unidades de negócios para a sustentabilidade corporativa. Gestão de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), com a elaboração e implementação de políticas e procedimentos, auditorias de SMS, análises de riscos, mapeamento de processos e gestão de mudanças. Responsável pela implementação das diretrizes do sistema de gestão ambiental na empresa, incluindo a gestão e controle das licenças e autorizações de SMS e a estruturação dos monitoramentos ambientais em todas as Unidades da empresa (emissões atmosféricas, efluentes líquidos, resíduos sólidos, águas subterrâneas e superficiais, entre outros). Relacionamento com Órgãos Públicos (secretarias, órgãos ambientais, etc.). Representação da Supergasbras no Conselho de Meio Ambiente da FIRJAN.
2014 - 2014
Biomerieux S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de HSE, Carga horária: 44
Outras informações:
? Gerenciamento dos requisitos de segurança, saúde e meio ambiente.
? Estruturação do planejamento de HSE para 2014.
? Gestão dos indicadores de segurança, saúde e meio ambiente.
2010 - 2013
Eneva S.AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Gerenciamento dos requisitos de segurança, saúde e meio ambiente; e suporte técnico institucional aos empreendimentos da empresa.
? Licenciamento Ambiental além da gestão e implantação dos planos básicos ambientais (PBA).
? Integrante da equipe responsável pela implementação e desdobramento do sistema de gestão para a sustentabilidade, sendo responsável direto pelos assuntos relacionados a meio ambiente.
? Gestão e monitoramento dos KPI?s (indicadores chaves de desempenho) relacionados à segurança, saúde ocupacional e meio ambiente.
? Implantação do sistema de gerenciamento da conformidade legal e auditorias ambientais.
? Relacionamento com Órgãos Públicos (secretarias, órgãos ambientais, etc.).
? Desenvolvimento de projetos socioambientais em comunidades no interior do Maranhão e no Ceará.
2009 - 2010
Rio PolímerosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2009
Rio PolímerosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2004
Rio PolímerosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Processos Petroquímicos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Garcia Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?