Pedro Fernandes Ribeiro Neto
Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1997; Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2001; Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2006; e Pós-Doutorado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID ), em 2022. Desde abril de 1998 é Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotado no Departamento de Informática (DI), da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Campus Central, atuando no Curso de Graduação em Ciência da Computação. As disciplinas de Projeto de Banco de Dados, Modelos Avançados de Banco de Dados, Engenharia de Software, Métodos Formais, Construção de Algoritmos, e Trabalho de Diplomação já foram ou estão sendo ministradas pelo candidato. Durante sua atuação na graduação, já orientou trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de Iniciação Científica, e bolsistas vinculados à projetos aprovados com aporte financeiro de sua autoria das principais agências de fomento do País, tais como FINEP, CNPq, CAPES e FAPERN. Em 2006 criou o Grupo de Engenharia de Software da UERN, no qual executava os projetos aprovados, com dezenas de orientandos, em diferentes níveis de formação. Destacando que tivemos também a participação de alunos do ensino médio, selecionados no programa PIBIC-EM, para além dos orientandos de Conclusão de Curso de Graduação, de Iniciação Científica e de Mestrado. Sistemas embarcados, de tempo-real, computação móvel, ubíqua e pervasiva, além das redes de sensores eram os principais temas estudados e, por conseguinte, os projetos desenvolvidos. Dispositivos como arduíno, FPGA, kit sensores, kit RFID, celulares foram adquiridos e vários projetos tiveram o desenvolvimento teórico e prático para melhor entendimento da tecnologia e propositura de novas.
Em 2007 participou da elaboração do APCN do Mestrado em Ciência da Computação em associação ampla UERN/UFERSA. Em 2008, já iniciou como professor permanente nesse curso, atuando na Linha de Pesquisa Engenharia de Software e Sistemas Computacionais e ministrou disciplinas, bem como orientou dissertações de mestrado nesse programa, pois também teve atuação como coorientador em outros programas, além de algumas participações nas pesquisas de doutorado, culminando como membro das bancas de defesa.
Em 1998 foi orientador do curso de Graduação em Ciência da Computação. Em 2008 assumiu a Chefia de Departamento de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) da UERN. Em outubro de 2009, assumiu a Pró-Reitoria da PROPEG. Durante o cargo de Pró-Reitor, assumiu o cargo de vice coordenador das pró-reitorias do Nordeste e foi eleito para compor a executiva nacional, de 5 membros, das pró-reitorias do Brasil. Durante esse período, a UERN se destacou na aprovação dos projetos CT-INFRA/FINEP, PRÓ-EQUIPAMENTOS/CAPES, bem como nas parcerias de MINTER e DINTER. Em abril de 2013 assumiu a Diretoria de Projetos Especiais da UERN. Em setembro de 2013 tomou posse como Reitor, cargo em que atuou durante duas gestões. Em setembro de 2021 se licenciou do cargo para cursar o pós-doutorado já mencionado. Durante o pós-doutorado também atuou de abril de 2020 à outubro de 2022, em diversos projetos financiados pela Lei de Informática, sendo vinculado ao VIRTUS/UFCG.
Informações coletadas do Lattes em 04/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Elétrica
2002 - 2006
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Gerenciamento de Qualidade de Serviços para Dados e Transações em Tempo-Real
Orientador: D.Sc. Angelo Perkusich
Coorientador: D.Sc. Maria Lígia Barbosa Perkusich. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Real-Time Database; Coloured Petri Nets; Scheduling; Qualidade de Serviços; Sensor Networks.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Engenharia Elétrica
2000 - 2001
Universidade Federal da Paraíba
Título: Análise de Controle de Concorrência e Escalonamento de Transações em Bancos de Dados em Tempo-Real Usando Redes de Petri
Orientador: D.Sc. Angelo Perkusich
, Ano de Obtenção: 2001.Coorientador: D.Sc. Maria Ligia Barbosa Perkusich. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Banco de Dados; Concurrency Control; Scheduling; Tempo_Real.
Pós-doutorado
2020 - 2022
Pós-Doutorado. , INESC-ID ? Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: Investigação, INESC-ID, Portugal. , Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Computabilidade e Modelos de Computação.
Organização de eventos
ALOISE, D. ; ROCHA, C. ; ALOISE, D. J. ; CABRAL, L. A. F. ; ALMEIDA, M. ; Ribeiro Neto, P. F. ; SOUZA, S. X. . Proceedings of the Global Optimization Workshop. 2012. (Outro).
Ribeiro Neto, P. F. . XVI Encontro de Pesquisa e Extensão da UERN - ENCOPE. 2010. (Outro).
Ribeiro Neto, P. F. . Euro American Conference on Telematics & Information Systems - EATIS. 2009. (Congresso).
Ribeiro Neto, P. F. . XV Encontro de Pesquisa e Extensão - ENCOPE. 2008. (Outro).
Ribeiro Neto, P. F. . 6th COLLECTER Iberoamérica Conference. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
58 FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM. 2016. (Outra).
57 FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM. 2015. (Encontro).
FÓRUM PERMANENTE DE ESTUDO E DEBATES PELO CEARÁ.DEBATEDOR: III FÓRUM SOBRE O SERTÃO. 2015. (Encontro).
I ENCONTRO DE PREFEITOS E VEREADORES DO RN. 2015. (Encontro).
PALESTRA - EXECUÇÃO TRABALHISTA. 2015. (Outra).
VI - ENEPEM - ENCONTRO DE ESTUDOS E PALESTRAS EMPRESARIAIS - EMEMPREENDEDORISMO E RESPONSABILIDADE FISCAL: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS. 2015. (Encontro).
VIII COLOQUIO NACIONAL DA AFIRSE.MESA REDONDA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: SUAS ARTICULAÇÕES COM A PESQUISA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2015. (Seminário).
54 FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM. 2014. (Encontro).
53 FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM. 2013. (Encontro).
2 Congresso FAPERN de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do No rte. Projetos Estruturantes. 2012. (Congresso).
Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.2 Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - Regional Nordeste/2012. 2012. (Encontro).
II Seminário Nacional do Ensino Médio.Profissão Docente no Ensino Médio: Currículo e Novas Tecnologias. 2012. (Seminário).
I Seminário de Transferência de Tecnologia do Projeto E-GUIA: Introdução a Programação Android para Computação Móvel Embarcada. 2012. (Seminário).
XXVIII ENPROP.A Pesquisa e a Pós-Graduação para um Brasil sem Fronteiras e sem Miséria. 2012. (Encontro).
1 Reunião de 2011 do FOPROP/Nordeste. 2011. (Outra).
2ª Reunião do Diretório Regional do Nordeste. 2011. (Encontro).
I Congresso FAPERN de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte. Conferência. 2011. (Congresso).
III Workshop CT-INFRA N/NE/CO.Estratégia de Desenvolvimento Regional. 2011. (Outra).
II Jornada de Gestão do Ensino de Graduação da UERN.Autonomia Universitária. 2011. (Outra).
I SENACEM.Políticas e Gestão do Ensino Médio: História, Mobilização e Perspectivas. 2011. (Seminário).
XXVII ENPROP - Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. 2011. (Encontro).
4ª RECOPI. 2010. (Outra).
4ª ReCoPI - Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Área Interdisciplinar. 2010. (Outra).
Reunião do Diretório Nacional do FOPROP em Conjunto com a Regional Nordeste e o Fórum Baiano. 2010. (Encontro).
XXVI ENPROP - Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. 2010. (Encontro).
EATIS 2008 - Euro American Conference on Telematics and Information Systems. QoS management for Real-Time Databases in Embedded Systems. 2008. (Congresso).
EATIS 2008 - Euro American Conference on Telematics and Information Systems. Query Language in Systems with Hard Real-Time Constraints. 2008. (Congresso).
Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - FOPROP. 11 e 12 de setembro de 2008.. 2008. (Encontro).
Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - FOPROP. 16 de maio de 2008.. 2008. (Seminário).
Recopi - Reuniao de Coordenadores de Programas de Pos-Graduacao da Area Interdisciplinar. 2008. (Encontro).
Intertraffic Amsterdam.Intertraffic Amsterdam. 2006. (Outra).
33o Jornadas Argentinas de Informatica e Investigation Operativa - JAIIO.. Real-Time Database. 2004. (Congresso).
6th International Conference on Enterprise Information Systems. Real-Time Databases for Sensor Network. 2004. (Congresso).
Rede Cooperativa de Pesquisa Norte-Nordeste em Instrumentação e Controle.Bancos de Dados em Tempo-Real. 2004. (Seminário).
5th International Conference on Enterprise Information Systems. 2003. (Congresso).
Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. Qualidade de Serviços para Banco de Dados em Tempo-Real. 2003. (Congresso).
Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
PATRICIO ALENCAR;Mendes Neto, F. M.; ARAUJO, W. C.;NETO, PEDRO FERNANDES RIBEIRO. Uma Ontologia para Classificação de Objetos de Aprendizagem Considerando o Domínio Cognitivo da Taxonomia de BLOOM. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
AGUIAR, A. L. O.; VIEIRA, F. B. A.;Ribeiro Neto, P. F.. Romper o Silêncio e falar de mim e do outro: narrativas de pequenas estrelas perdidas no Centro Educacional/Mossoró (CEDUC). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, C. R. M.;Ribeiro Neto, P. F.Mendes Neto, F. M.. SOS Móvel: Sistema para Auxiliar Pessoas na Solicitação de Socorro.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, C. R. M.;Ribeiro Neto, P. F.; LIMA JUNIOR, F. C.. . Sistema de apoio à decisão na realização e acompanhamento do teste da linguinha.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, C. R. M.;Ribeiro Neto, P. F.; ROSA, S. R. F.; LIMA, R. W.. Sistema inteligente fuzzy para auxílio ao diagnóstico de níveis de risco da gestação integrado à plataforma de telemedicina pré-neonatal. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; LEITE, C. R. M.; ROSA, S. R. F.; LIMA JUNIOR, F. C.. Vocalizador digital baseado na computação sensível ao contexto. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; HOLANDA, H. J. A.; ARAUJO, S. R. F.; LOUREIRO, A. A. F.. Sistema para Análise de Dados de Nodo Sensores. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; HOLANDA, H. J. A.; ARAUJO, S. R. F.;Valentim, R. A. M. Implementação do Benchmark Linpack para Avaliação de Desempenho de Nodos Sensores com Diferentes Níveis de Energia. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; HOLANDA, H. J. A.; MARQUES, C. K. M.; Barroso, G. C.. Uso de Queueing Petri Nets na Modelagem e Avaliação de Desempenho de Web Services Orquestrados com BPEL4People. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. ATEP: Um Jogo 3D Persistente Baseado em Navegador para Apoiar a Aprendizagem Baseada em Projetos de Operadores de Sondas de Perfuração de Poços de Petróleo Terrestres. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; RIBEIRO, C. M. F. A.;Andrade, R. M. C.. Processamento de Consultas em Nós Sensores considerando Restrições Lógicas e Temporais. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Andrade, R. M. C.; Danielo Gonçalves Gomes; Antonio Alfredo Ferreira Loureiro;Ribeiro Neto, P. F.. Avaliação de Desempenho de Mecanismos de Segurança Utilizados para Prover os Serviços de Confidencialidade, Integridade e Autenticação em Redes de Sensores sem Fio. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará.
Matias, E. V. O.; LIMA, J. D.; Andrade, A. A.;Ribeiro Neto, P. F.. Modulações para Constelações de Sinais Sobre Variedades Riemannianas: Canal DMC Associado e Medida de Desempenho. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Soares, J. M.; Barroso, G. C.; Danielo Gonçalves Gomes;Ribeiro Neto, P. F.. Repositório Web para compartilhamento, reuso, versionamento e evolução de conteúdos binários: modelagem e análise por Redes de Petri Coloridas. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará.
Ribeiro Neto, P. F.. Controle de Concorrência em Sistemas de Tempo Real Utilizando Redes Neurais Artificiais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Arquitetura Reconfigurável Baseada na Metodologia Hadware/Software Codesing. Estudo de Caso - Desenvolvimento de uma Central de Alarme Reconfigurável. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Processo para Extração de Características e Reconhecimento de Simbolos e Imagens - Estudo de Caso: Tradutor de Libras. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Sistema de Hipermídia Adaptativa Acessível com Mecanismo de Adaptação Baseado em Mineração de Dados. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, C. M. F. A.; Nelson Souto Rosa;Ribeiro Neto, P. F.. SEMSUS: Middleware para Redes de Sensores sem Fio Baseado em Serviços Semânticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Silva, L. F.; Roberta de Souza Coelho;Ribeiro Neto, P. F.. Um processo de reuso de requisitos guiado pela ferramenta cognitio. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Mendes Neto, F. M.; Gustavo Augusto Lima de Campos; Jefferson Teixeira de Souza;Ribeiro Neto, P. F.. Uma Arquitetura de Agentes para Suporte à Colaboração na Aprendizagem Baseada em Problemas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Gustavo Augusto Lima de Campos;Mendes Neto, F. M.Ribeiro Neto, P. F.; Mariela Inés Cortés. MAS-COMMONKADS+: UMA EXTENSÃO À METODOLOGIA MAS-COMMONKADS PARA SUPORTE AO PROJETO DETALHADO DE SISTEMAS MULTIAGENTES RACIONAIS. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Ceará.
Andrade, R. M. C.Ribeiro Neto, P. F.; Antonio Alfredo Ferreira Loureiro; Danielo Gonçalves Gomes. PROST: Um Protocolo de Roteamento Sensível ao Tempo para Redes de Sensores sem Fio. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará.
Costa Filho, J. T.; Barroso, G. C.;Ribeiro Neto, P. F.; Soares, J. M.; Varela, A. T.. Modelo de navegação para robôs móveis baseado em redes de petri coloridas. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará.
Barroso, G. C.;Andrade, R. M. C.; Serra, A. B.;Ribeiro Neto, P. F.Mendes Neto, F. M.. Avaliação de Desempenho de Web Services orquestrados com BPEL4People. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará.
Adrião Duarte Dória Neto;Ana Maria Guimarães Guerreiro; Jorge Dantas de Melo; SANTOS, C. A. S.;Ribeiro Neto, P. F.. Método Fuzzy para Auxílio ao Diagnóstico de Câncer de Mama em Ambiente Inteligente de Telediagnóstico Colaborativo para Apoio à Tomada. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Ana Maria Guimarães GuerreiroValentim, R. A. M; Soares, H. B.; Adrião Duarte Dória Neto;Ribeiro Neto, P. F.; Machado, V. P.. Arquitetura Inteligente Fuzzy para Monitoramento de Sinais Vitais de Pacientes: Um Estudo de Caso em UTI. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Barroso, G. C.; Serra, A. B.; Costa, C. M.; Souza, N. J.;Ribeiro Neto, P. F.; André Luís Vasconcelos Coelho. Arquitetura de Reconfiguração Dinâmica de Recursos em Clusters de Servidores Web utilizando Sistemas Multiagentes. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará.
Jorge Dantas de Melo; Adrião Duarte Dória Neto;Ana Maria Guimarães Guerreiro; José Alberto Nicolau de Oliveira; Manoel Eusebio de Lima;Ribeiro Neto, P. F.. Implementação e Avaliação de Máquinas de Comitê em um Ambiente com Múltiplos Processadores Embarcados em um Único Chip. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
ALMEIDA, H. O.;PERKUSICH, AngeloRibeiro Neto, P. F.; GORGONIO, K. C.; SILVA, L. D.; VENANCIO NETO, A. J.. Uma Arquitetura Baseada em Modelos para Testes de Sistemas Médicos Físico-Cibernéticos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande.
Ana Maria Guimarães Guerreiro; Adrião Duarte Dória Neto;Ribeiro Neto, P. F.. UM SISTEMA INTELIGENTE PARA MONITORAMENTO DE PACIENTES EM AMBIENTE HOSPITALAR. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, C. M. F. A.;Andrade, R. M. C.; Barroso, G. C.; Serra, A. B.;Ribeiro Neto, P. F.. Holanda. SOASPE: a Framework for the Performance Analysis of Service Oriented Software. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará.
Ribeiro Neto, P. F.; Barroso, G. C.; Serra, A. B.; Souza, N. J.; Soares, J. M.; Costa, C. M.; Castro, H. S.. Realocação Dinâmica de Recursos em Clusters de Servidores WEB Utilizando Sistemas Multiagentes. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará.
AGUIAR, A. L. O.; ANDRADE, F. A.; ALBUQUERQUE, L. M. B.;NETO, PEDRO FERNANDES RIBEIRO. Romper o siléncio e falar de mim e do outro: narrativas de pequenas estrelas perdidas no Centro Educacional/Mossoró (CEDUC). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, C. R. M.;Ribeiro Neto, P. F.; GUERREIRO, A. M. G.; GONCALVES, M. J.; RYBARCZYK, Y.. Vocalizador Digital baseado na computação sensÌvel ao contexto atravÈs do uso de NFC. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, Cicilia Raquel MaiaRibeiro Neto, P. F.; GUERREIRO, A. M. G.; ROSA, S. R. F.; Soares, H. B.. Ferramenta de Telemedicina para Suporte e Acompanhamento de Profissionais de Saúde na Execução de Protocolos de Assistência Pré-Natal e Neonatal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; LEITE, C. R. M.; SIZILIO, G. R. M. A.; CASTRO, A. F.. Plataforma de telemedicina para suporte e acompanhamento de profissionais de saude na execucao de testes neonatais. 2014.
LEITE, C. R. M.;Ribeiro Neto, P. F.Mendes Neto, F. M.; LIMA, R. W.. SOS Movel: Sistema Veicular para Auxiliar Pessoas na Solicitacao de Socorro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.Mendes Neto, F. M.; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos. . Um Modelo de Agentes para Suporte à Apredizagem Colaboratva Apoiada por Computador. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Fernandes, E. N. R. Q.;Ribeiro Neto, P. F.; Serafim, M. C.. RFID: Uma nova tecnologia no mundo do trabalho. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.LEITE, Cicilia Raquel Maia; LIBERALINO, Carlos Heitor. Análise da Administração de Sistemas de Informação em pequenas e médias empresas: Um estudo de caso na UNIMED/Mossoró. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.LEITE, Cicilia Raquel Maia; Leite, J. N. F.. Uma Nova Metodologia para Administração de Sistemas de Informação para Micro e Pequenas Empresas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, C. R. M.; QUEIROZ, S. S. F.;Ribeiro Neto, P. F.. SISTEMA FUZZY PARA DETECÇÃO DE OBSTRUÇÕES NAS VIAS AÉREAS DURANTE O PROCESSO DE INGESTÃO DE ALIMENTOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, C. R. M.; COSTA, A. V.;Ribeiro Neto, P. F.. .GHOST SWIMMER: TECNOLOGIA APLICADA A NATAÇÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; LIBERALINO, C. H. P.; HOLANDA, H. J. A.;LIMA, C. S.. Abordagens para economia de energia em redes de sensores sem fio: implementação de uma estratégia em nodo sensor Micaz. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.Lenardo Chaves e SilvaLEITE, Cicilia Raquel Maia; Sebastião Emídio Alves Filho. ProCS RFID: Um Protocolo de Comunicação Serial para RFID - Estudo de Caso: SiControlAT 2.0. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.Lenardo Chaves e Silva; OLIVEIRA FILHO, A.; Sebastião Emídio Alves Filho. Sistema de Controle de Equipamentos Elétricos via Bluetooth para Dispositivos Móveis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; LIMA JUNIOR, Francisco das Chagas;FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto. Facilitadores de Pagamento: Um Estudo de Caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos; Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa. SimAB.O.P: Estudo e simulação para prevenção de erupções na prospecção petrolífera. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, Cicilia Raquel Maia; LOPES, M. A. S.;Ribeiro Neto, P. F.. APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM DE SISTEMA WEB PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UERN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LOPES, M. A. S.;LEITE, Cicilia Raquel MaiaRibeiro Neto, P. F.. ELABORAÇÃO DE UM MODELO DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE SIMPLIFICADO: PRODESS.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA, Marcelino Pereira dos Santos;Ribeiro Neto, P. F.LEITE, Cicilia Raquel Maia. Mineração em bases de dados web. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.LEITE, Cicilia Raquel MaiaFERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto. Análise de Técnicas de Escalonamento para Controle de Requisições de Computadores Móveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal PintoLEITE, Cicilia Raquel Maia. .Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento para Automação de SOndas de Petróleo (SAMS). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LEITE, Cicilia Raquel MaiaRibeiro Neto, P. F.. Modelagem do Portal Cultural com ênfase na Interface Homem-Máquina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos; LOPES, M. A. S.. Projeto e Implementação de um Data Mart em Agronegócio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. FieldBus para comunicação de redes de sensores sem fio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Otimização de Rotas para Veículos Terrestres. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Sala de Plantas Medicinais: Projeto Museu Virtual do Semi-Árido. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Análise Relacional e UML: Um confronto de Metodologias. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Utilização da Engenharia de Software no Processo de Informatização do DARE. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. O Museu Virtual do Semi-Árido Norte-Riograndense: Sala Virtual da Fruticultura Irrigada. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. I Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes na Classe Titular. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; Adrião Duarte Dória Neto; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos. Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes na Classe Titular. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; CASTRO, A. F.;LEITE, Cicilia Raquel Maia. Concurso para Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.Mendes Neto, F. M.; CASTRO, A. F.. XV Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes - Área de Linguagem de Programação e Estruturas de Dados. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA, Marcelino Pereira dos Santos; Angélica Félix de Castro;Ribeiro Neto, P. F.. Concuros para Professor Efetivo para disciplina de Sistemas de Banco de Dados II. 2009. Universidade Federal Rural do Semi Árido.
Ribeiro Neto, P. F.; Ricardo Wagner de Araújo; SANTIAGO, J. S.; MUSICANTE, M. A.. Estrutura de Dados e Programação. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Álvaro Francisco de Medeiros; Marcus Salerno de Aquino;Ribeiro Neto, P. F.. Concurso Público de Provas e Títulos na área de Desenvolvimento de Sistemas da UFPB. 2008. Universidade Federal da Paraíba.
Ribeiro Neto, P. F.Mendes Neto, F. M.; Silva, J. P.. Programação Orientada a Objetos, Sistema de Banco de Dados e Arquitetura e Organização de Computadores. 2007. Universidade Federal Rural do Semi Árido.
Ribeiro Neto, P. F.; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos; LIBERALINO, Carlos Heitor. Concurso Público de Nível Superior para Analista de Sistemas.. 2006. Universidade Federal Rural do Semi Árido.
Ribeiro Neto, P. F.; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos; LIBERALINO, Carlos Heitor. Concurso Público para Servidor Técnico Administrativo, cargo de Analista de Tecnologia da Informação. 2006. Universidade Federal Rural do Semi Árido.
Ribeiro Neto, P. F.; RIBEIRO, C. M. F. A.. Engenharia de Software, Banco de Dados e Programação. 2006. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
LIBERALINO, Carlos Heitor; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos;Ribeiro Neto, P. F.. Concurso Público para Servidor Técnico Administrativo, cargo de Analista de Tecnologia da Informação. 2006. Universidade Federal Rural do Semi Árido.
Ribeiro Neto, P. F.; WLADIMIR, Rommel; LIMA JUNIOR, Francisco das Chagas. Matematica Computacional e Computabilidade. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; WLADIMIR, Rommel; KATERINE, Carla. Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. 2004. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; Francisco Barros Barbosa. Comissão Permanente de Pesquisa da UERN. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Comissão de avaliação dos artigos submetidos à III Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações (EPOCA). 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Comissão Permanente de Pesquisa (CPP). 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; Francisco Barros Barbosa; Aécio Cândido de Sousa. Comitê de Bolsa de Produtividade em Pesquisa. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Comissão para Concessão de Bolsa de Capacitação Docente. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Comissão Permanente de Pós-Graduação. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Comissão Editorial do Programa Edições UERN. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Comissão para Concessão de Bolsa de Capacitação Docente. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Vamberto Dias de Melo;Ribeiro Neto, P. F.. Comissão de análise de Programa de Pós-Graduação strcto-sensu em Ciências Ambientais. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Programa de Subvenção Econômica - PRIME. 2009. Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.
Ribeiro Neto, P. F.; Ana Lúcia Dantas; Thomas Dumelow. Comissão Permanente de Pós-Graduação. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; Wogelsanger Oliveira Pereira. Comissão Institucional do Programa de Iniciação Científica - PIBIC. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Olga de Oliveira Freire; Meyre Éster Barbosa de Oliveira;Ribeiro Neto, P. F.; Vinicius Claudino de Sá; Sebastião Emídio Alves Filho; Maria Relita Dantas Cirino. Comissão para Elaboração do Projeto Pedagógico Institucional - PPI/UERN. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. Comissão Permanente de Pós-Graduação. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.. CollECTeR Iberoamérica. 2008. Universidade Politecnica de Madrid.
Ribeiro Neto, P. F.. X Simpósio de Pesquisa e Extensão. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos; Silva, J. P.;Mendes Neto, F. M.. Comissão do Mestrado em Ciência da Computação UERN-UFERSA. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Viana, F. A.;Ribeiro Neto, P. F.; SILVA, Marcelino Pereira dos Santos; Maria Railma de Oliveira. Subcomissão de Avaliação do estágio Probatório de Docentes do Departamento de Informática da FANAT. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
SILVA, Marcelino Pereira dos Santos;Ribeiro Neto, P. F.; RIBEIRO, C. M. F. A.; Fernandes, E. N. R. Q.; LIMA, J. D.; Silva, L. F.. Comissão Pró-Mestrado na área de Informática. 2006. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Ribeiro Neto, P. F.; Viana, F. A.; Vamberto Dias de Melo; Flávio José de Lima Silva. Comissão de análise de Programa de Pós-Graduação strcto-sensu em Física. 2006. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Comissão julgadora das bancas
VIEIRA, M. F. Q.. Analise de Controle de concorrencia e Escalonamento de Transaçoes em Bancos de Dados em Tempo Real. 2001 - Universidade Federal da Paraíba.
VIEIRA, M. F. Q.. Mecanismos de Qualidade de Serviços para o Gerenciamento de Dados e Transações em Tempo Real. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.
VIEIRA, M. F. Q.; PERKUSIC, Angelo. .Gerenciamento da Qualidade de Serviço em Bancos de Dados em Tempo-Real.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica) .
BRAYNER, A.; SOUZA, Fernando Fonseca de; ROCHA NETO, José Sérgio da; TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira. Mecanismos de Qualidade de Serviços para o Gerenciamento de Dados e Transações em Tempo-Real. 2006. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.
BRAYNER, A.; PERKUSICH, Angelo; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa; SOUZA, Fernando Fonseca de; TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira; ROCHA NETO, José Sérgio da. Gerenciamento de Qualidade de Serviços para Banco de Dados em Tempo-Real. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.
ROCHA NETO, J. S.;SOUZA, F. F.; BRYNNER, A.; TURNELL, M. F. Q. V.; PERKUSICH, M. L. B.. Qualidade de Serviços para o Gerenciamento de Dados e Transações em Tempo-Real. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.
SOUZA, F. F.; TURNELL, M. F. Q. V.; PERKUSICH, M. L. B.; BRYNNER, A.. Gerenciamento de Qualidade de serviços para Banco de Dados em tempo Real. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.
ROCHA NETO, J. S.; SOUZA, Fernando da Fonseca de; BRAYNER, Angelo Roncalli; TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira;PERKUSICH, Angelo; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa. Mecanismo de Qualidade de Serviços para o Gereênciamento de Dados e Transações em Tempo-Real. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrica) - Universidade Federal de Campina Grande.
PERKUSICH, AngeloROCHA NETO, J. S.; SOUZA, Fernando da Fonseca de; BRAYNER, Angelo Roncalli; TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa. Gerenciamento de Qualidade de Serviços para bancos de dados em Tempo Real. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande.
FIGUEIREDO, J. C. A.PERKUSICH, Angelo; TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira;PERKUSICH, M. L. B.. Análise de Controle de Concorrência e Escalonamento de Transações em Banco de Dados em Tempo Real Usando Redes de Petri. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Paraíba.
FIGUEIREDO, J. C. A.PERKUSICH, Angelo; TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira. Escalonamento de Transações para Banco de Dados Tempo-Real Usando Redes de Petri Coloridas. 2001. Outra participação, Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
Funções com Estado para Processamento de Fluxo; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);
Uma Ontologia para Classificação de Objetos de Aprendizagem COnsiderando o Domínio Cognitivo da Taxonomia de Bloom; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Implementação do Benchmark Linpack para Avaliação de Desempenho de Nodos Sensores com Diferentes Níveis de Energia; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Uso de Queueing Petri Nets na Modelagem e Avaliação de Desempenho de Web Services Orquestrados com BPEL4People; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistema de apoio à decisão na realização e acompanhamento do teste da linguinha; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
SOS MÓVEL: SISTEMA PARA AUXILIAR PESSOAS NA SOLICITAÇÃO DE SOCORRO; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistema para Análise de Dados de Nodo Sensores; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Vocalizador digital baseado na computação sensível ao contexto; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistema inteligente fuzzy para auxílio ao diagnóstico de níveis de risco da gestação integrado à plataforma de telemedicina pré-neonatal; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Processamento de Consultas em Nós Sensores considerando Restrições Lógicas e Temporais; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Uma Arquitetura Parametrizável para Sistemas Embarcados: um Estudo de Caso; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Processo para Extração de Características e Reconhecimento de Símbolos em Imagens; Estudo de Caso: Tradutor de LIBRAS; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistema de Hipermídia Adaptativa Acessível com Mecanismo de Adaptação Baseado em Mineração de Dados; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Lopes; Controle de Concorrência em Sistemas de Tempo Real Utilizando Redes Neurais Artificiais; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
PROST: Um Protocolo de Roteamento Sensível ao Tempo para Redes de Sensores sem Fio; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Desenvolvimento de Sistemas Industriais com Agentes: uma Proposta de Extensão para a Metodologia de Prometheus; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação - Uern - Ufersa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Um dispositivo Braille eletromecânico para o sistema TRANSITUS-V; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Abordagens para Economia de Energia em Redes de Sensores sem Fio: Implementação de uma Estratégia em Nodo Sensor Micaz; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
ProCS RFID: Um Protocolo de Comunicação Serial para RFID - Estudo de Caso: SiControlAT 2; 0; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistema de Controle de Equipamentos via Bluetooth para Dispositivos Móveis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Processamento de Imagens; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistema de Envio de SMS com Restrições de Tempo; Estudo de Caso: SMS Server; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Java Binding FirmSYS - Uma API Java para o RFID Starter kit: Estudo de Caso: SiCrontrolAT; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
UM ESTUDO SOBRE A COMPUTAÇÃO MÓVEL: ESTUDO DE CASO - SISTEMA DE VIGILÂNCIA MÓVEL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Algoritmo de Balanceamento de Carga para Redes de Sensores sem Fio Hierárquicas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Um modelo de processo para desenvolvimento de sistemas embarcados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Estudo de Implementação dos Níveis de Isolamento em Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para Redes de Sensores sem Fio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Ambientes de Simulação para Redes de Sensores sem Fio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Avaliação de Acessibilidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Técnicas de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para Redes de Sensores sem Fio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Uma Análise do MPS; BR para Sistemas Embarcados; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Estudo do Balanceamento de Carga e Proposta de Uso em Redes de Sensores sem Fio Hierárquicas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
FieldBus para Comunicação de Redes de Sensores Sem-Fio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Análise de Técnicas de Escalonamento para Controle de Computadores Móveis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento para Automação de Sondas de Produção de Petróleo (SAMS); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Política de Escalonamento Cíclico para Microcontroladores com Controle de Inatividade de Tarefa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Mecatrônica Industrial) - Instituto Federal do Ceará; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
PetriNet: Uma Ferramenta para Modelagem e Simulação; 2006; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Avaliação da interface Homem-Computador para sites de ensino à distância baseado na WEB; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
?Um modelo de Ontologia para Objetos de Aprendizagem e Taxonomia de Bloom; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Avaliação do Consumo de Energia em Redes de Sensores sem Fio; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Gestão de Informações do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais (TRANSITUS-V); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Software de Controle de Equipamentos Elétricos via Bluetooth para Dispositivos Móveis; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Tradutor de LIBRAS via Web para Dispositivos Móveis; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Tradutor de LIBRAS via Web para Dipositivos Móveis; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
ProCS RFID: Um Protocolo de Comunicação Serial para RFID; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
ProCS RFID: Um Protocolo de Comunicação Serial para RFID; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Redes de Sensores Sem Fio Aplicadas a Indústria Salineira; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Tradutor de LIBRAS via Web para Dispositivos Móveis; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistemas Embarcados Inteligentes; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Ferramenta Computacional para Apoiar o MPS; BR; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Algoritmo de Escalonamento para redes de sensores hieráquicas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Algoritmo de balanceamento para redes de sensores sem fio hierárquicas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados em Tempo-Real para Redes de Sensores sem Fio; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Estudo de Ferramentas WEB SERVICE; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Análise de Técnicas de Escalonamento para Controle de Requisitos em Computadores Móveis; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Fieldbus para Comunicação de Redes de Sensores sem-fio; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Hardware e Software Brasileiro ? MPHS; BR; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Algoritmo de balanceamento para redes de sensores sem fio hierárquicas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Gestão de Informações do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais (TRANSITUS-V); 2012; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Turismo) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Ambientes Inteligentes utilizando conceitos da Computação Ubíqua; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Gestão de Informações do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais (TRANSITUS-V); 2011; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software - NTES; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernandes Ribeiro Neto;
Foi orientado por
Análise de Controle de Concorrência e Escalonamento de Transações em Bancos de Dados em Tempo-Real Usando Redes de Petri; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Lígia Barbosa Perkusich;
Mecanismos de Qualidade de Serviços para o Gerenciamento de Dados e Transações em Tempo-Real; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Lígia Barbosa Perkusich;
Análise de Controle de Concorrência e Escalonamento de Transações em Bancos de Dados em Tempo-Real Usando Redes de Petri; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angelo Perkusich;
Mecanismos de Qualidade de Serviços para o Gerenciamento de Dados e Transações em Tempo-Real; 2006; 149 f; Tese (Doutorado em Doutorado Em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angelo Perkusich;
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS, HITALO EMANOEL GONDIM BEZERRA DE ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; NETO, PEDRO FERNANDES RIBEIRO ; MARTINELLI, ROBERTA LOPES DE CASTRO ; CAVALCANTI, RENATA VEIGA ANDERSEN . Sistema de apoio à decisão na realização e acompanhamento do teste da linguinha. REVISTA BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO APLICADA , v. 8, p. 10, 2016.
-
QUEIROZ, SUELLEM STEPHANNE FERNANDES ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; NETO, PEDRO FERNANDES RIBEIRO ; MAGALHÃES, DAVI ALVES ; DA SILVA, JOSÉ ERICO GOMES . SOS Móvel: sistema para auxiliar pessoas na solicitação de socorro. REVISTA BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO APLICADA , v. 8, p. 34, 2016.
-
FERNANDES, Y. Y. M. P. ; Ribeiro Neto, P. F. ; MORAIS, A. H. F. ; VALENTIM, R. A. M. . SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS EM TEMPO-REAL NA ÁREA HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO PARA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde , v. 4, p. 26-38, 2014.
-
Costa, C. M. ; Ribeiro Neto, P. F. ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; Valentim, R. A. M ; Ana Maria Guimarães Guerreiro . Monitoramento de Plataformas de Poços de Petróleo através de Dispositivos Móveis. Holos (Natal. Online) , v. 3, p. 60-74, 2012.
-
LIMA, C. S. ; Ribeiro Neto, P. F. . Sistema de hipermídia adaptativa acessível com mecanismo de adaptação baseado em mineração de dados. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Impresso) , v. 27, p. 210-210, 2011.
-
LIMA, G. H. E. L. ; Ribeiro Neto, P. F. . Processo para extração de características e reconhecimento de símbolos em imagens. Estudo de caso: tradutor de libras. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Impresso) , v. 27, p. 211-211, 2011.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; CHAGAS, L. D. . Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para Aplicações em Redes de Sensores (BDSENSOR). Revista FAPERN , v. 18, p. 12-19, 2010.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo . Scheduling Real-Time Transactions for Sensor Networks Applications. Lecture Notes in Computer Science , v. 1, p. 181-200, 2004.
-
QUEIROZ, S. S. F. ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; NETO, PEDRO FERNANDES RIBEIRO . SOS Móvel - Sistema para auxiliar pessoas na solicitação de socorro: Aplicativo para detectar situações de risco. 1. ed. , 2018. v. 1. 104p .
-
Santos, J.F. ; LEITE, C. R. M. ; Ribeiro Neto, P. F. . Preneonatal: Plataforma de Telemedicina para Auxílio ao Diagnóstico de Níveis de Risco da Gestação. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 96p .
-
Ribeiro Neto, P. F. ; Mendes Neto, F. M. (Org.) . Designing Solutions-based Ubiquitous and Pervasive Computing: New Issues and Trends. 1. ed. , 2009. v. 1.
-
SILVA, A. G. ; LEITE, C. R. M. ; Ribeiro Neto, P. F. . PRENEONATAL+: A utilização da telemedicina através do sistema para rastreamento, tratamento e monitoramento do diabetes gestacional. In: Cicilia Raquel Maia Leite; Célia Aparecida dos Reis; Pedro Canísio Binsfeld; Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa. (Org.). Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde: Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos - Conceitos, Aplicações e Utilização de Técnicas Inteligentes e Regulação. 1ed.Mossoró: EDUERN, 2019, v. 1, p. 523-542.
-
QUEIROZ, S. S. F. ; PINTO, K. L. N. ; NETO, PEDRO FERNANDES RIBEIRO ; LEITE, Cicilia Raquel Maia . Novas Tecnologias: Internet e Comunicação, mHealth. In: Pedro Fernandes Ribeiro Neto; Suellem Stephanne Fernandes Queiroz; Kayo Luann Nogueira Pinto; Cicilia Raquel Maia Leite. (Org.). Contexto Tecnológico Integrado a Saúde: Experiências fr MHealth e Tecnologias Assistivas. 1ed.: Editora Universitária EDUERN, 2017, v. 1, p. 149-171.
-
LIMA, G. H. E. L. ; Lima, M. A. S. ; VIDAL, R. R ; Ribeiro Neto, P. F. . TRADUTOR DE LIBRAS VIA WEB PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. In: LEITE, C. R. M. ; GUERREIRO, A. M. G. ; VALENTIM, R. A. M.. (Org.). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. 1ed.Mossoró: EDIÇÕES UERN, 2013, v. 1, p. 59-72.
-
Lima, M. A. S. ; VIDAL, R. R ; Oliveira, A. D. S. ; LIMA, G. H. E. L. ; Ribeiro Neto, P. F. . Tradutor de Libras: Extração de Características em Dispositivos Móveis. In: Angélica Félix de Castro et al.. (Org.). Workshop técnico científico de computação: artigos selecionados. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2011, v. , p. -.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; Valentim, R. A. M . Mobile Technologies Applied to Hospital Automation. Mobile Computing. : Adem Karahoca, 2011, v. , p. -.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; ALMEIDA, H. O. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo . A Formal Verification and Validation Approach for Real-Time Databases (republicado). In: Pierre F. Tiako. (Org.). Software Applications: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications. : , 2009, v. 1, p. -.
-
Borges Neto, J. B. ; Andrade, R. M. C. ; Ribeiro Neto, P. F. . Wireless Sensor Networks Advances for Ubiquitous Computing. In: Francisco Milton Mendes Neto, Pedro Fernandes Ribeiro Neto. (Org.). Designing Solutions-Based Ubiquitous and Pervasive Computing: New Issues and Trends. : , 2009, v. , p. -.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo ; ALMEIDA, H. O. . A Formal Verification and Validation Approach for Real-Time Databases (republicado). Selected Readings on Database Technologies and Applications. Neumont University, USA: Terry Halpin, 2008, v. , p. -.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto ; Mendes Neto, F. M. ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; Costa, C. M. . Rede de Sensores: O Estado da Arte. EPOCA - Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. 1ed.: , 2008, v. , p. 22-.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; Costa, C. M. ; Mendes Neto, F. M. . Sistema de Tempo Real. EPOCA - Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. 1ed.: , 2008, v. , p. 12-.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; ALMEIDA, H. O. . A Formal Verification and Validation Approach for Real-Time Database. In: Aristides Dasso and Ana Funes. (Org.). Verificatrion, Validation and Testing in Software Engineering. : IGI Publishing, 2005, v. , p. -.
-
FRANCISCO, JOÃO ; COIMBRA, MIGUEL E. ; NETO, PEDRO FERNANDES RIBEIRO ; FREITAG, FELIX ; VEIGA, LUÍS . Stateful Adaptive Streams with Approximate Computing and Elastic Scaling. In: SAC '23: 38th ACM/SIGAPP Symposium on Applied Computing, 2023, Tallinn Estonia. Proceedings of the 38th ACM/SIGAPP Symposium on Applied Computing. New York: ACM, 2023. p. 174.
-
OLIVEIRA, PABLO ROBERTO FERNANDES DE ; SILVA, PATRÍCIO DE ALENCAR ; RIBEIRO NETO, PEDRO FERNANDES . Ontologia dos Objetivos Educacionais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), 2020. p. 1183.
-
QUEIROZ, S. S. F. ; MAGALHÃES, D. A. ; LEITE, C. R. M. ; PINTO, K. L. N. ; GONCALVES, M. J ; GUERREIRO, A. M. G. ; Ribeiro Neto, P. F. . AC: Vocalizador Digital para Auxílio a Pessoa com Dificuldade de Comunicação. In: XII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2015, Natal. XII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2015.
-
Santos, J.F. ; MEDEIROS, H. E. G. B. ; SIZILIO, G. R. M. A ; Ribeiro Neto, P. F. ; Soares, H. B. ; GUERREIRO, A. M. G. ; DIOGENES, I. C. F. ; LEITE, C. R. M. . Application of Telemedicine to Support in Prenatal Care. In: 36th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC?14), 2014, Chicago. 36th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC?14), 2014.
-
Costa, C. M. ; Ribeiro Neto, P. F. ; LEITE, Cicilia Raquel Maia . Sistema de Monitoramento de Irrigação através de Dispositivos Celulares. In: XIX Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2012), 2012, Campina Grande. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2012). Campina Grande: UFCG, 2012. v. 1.
-
Santos, J.F. ; Ribeiro Neto, P. F. . Redes de Sensores Sem Fio Aplicadas a Indústria Salineira. In: VIII Salão de Iniciação Científica, 2012, Mossoró. Anais do VIII SIC. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 261-267.
-
MAGALHÃES, D. A. ; Lima, M. A. S. ; Ribeiro Neto, P. F. . Software de Controle de Equipamentos Elétricos via Bluetooth para Dispositivos Móveis. In: VIII Salão de Iniciação Científica, 2012, Mossoró. Anais do VIII SIC. Mossoró: Edições UERN, 2012. v. 1. p. 304-311.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; CHAGAS, L. D. ; Santos, J.F. . Redes de Sensores sem Fio aplicadas na Indústria. In: 2 Workshop Técnico-Científico de Computação, 2011, Mossoró. Anais do 2 Workshop Técnico-Científico de Computação, 2011.
-
Lima, M. A. S. ; VIDAL, R. R ; Oliveira, A. D. S. ; LIMA, G. H. E. L. ; Ribeiro Neto, P. F. . Tradutor de Libras: Extração de Características em Dispositivos Móveis. In: 2 Workshop Técnico-Científico de Computação, 2011, Mossoró. Anais do 2 Workshop Técnico-Científico de Computação, 2011.
-
Dantas, C. F. F. ; Oliveira, N. N. ; Lima, D. R. ; Ribeiro Neto, P. F. ; Mendes Neto, F. M. . Desenvolvimento de uma Ferramenta de Suporte para o Processo de Estimativas de Projetos de Software. In: 2 Workshop Técnico-Científico de Computação, 2011, Mossoró. Anais do 2 Workshop Técnico-Científico de Computação, 2011.
-
MACEDO, L. C. A. ; Ribeiro Neto, P. F. ; Mendes Neto, F. M. ; MARINHO, M. J. M ; Lenardo Chaves e Silva . Development of Industrial Systems With Agent: a proposal for extension Methodology PROMETHEUS. In: Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS 2010, 2010, Panama City. Anais do Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS 2010, 2010.
-
LEITE, Cicilia Raquel Maia ; Costa, C. M. ; Ribeiro Neto, P. F. . AMSO: Real-Time System for oil wells onshores using sensorsnetwork. In: Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS 2010, 2010, Panama City. Anais do Euro American Conference on Telematics and Information Systems - EATIS 2010, 2010.
-
Lenardo Chaves e Silva ; LIMA, G. H. E. L. ; Ribeiro Neto, P. F. . WSN as a Tool for Supporting Agriculture in the Precision Irrigation. In: Sixth International Conference on Networking and Services - ICNS 2010, 2010, Cancun. International Journal On Advances in Networks and Services, 2010.
-
CHAGAS, L. D. ; LIMA, E. P. ; Ribeiro Neto, P. F. . Real-Time Databases Techniques in Wireless Sensor Networks. In: Sixth International Conference on Networking and Services - ICNS 2010, 2010, Cancun. International Journal On Advances in Networks and Services, 2010.
-
Costa, C. M. ; SA, I. C. ; Ribeiro Neto, P. F. ; GUERREIRO, A. M. G. . SiMoS: Sistema para Monitoramento de Plataformas de Poços de Petróleo através de Dispositivos Móveis. In: IX INDUSCON - 9th IEEE/IAS International Conference on Industry Applications, 2010, São Paulo. Anais do IX INDUSCON - 9th IEEE/IAS International Conference on Industry Applications, 2010.
-
Brito, C.G. ; Medeiros J.W. ; Lima, R. W. ; Ribeiro Neto, P. F. ; Santos, J.F. . Um Estudo sobre a Otimização do Protocolo de Roteamento para Redes de Sensores Sem Fio PROC. In: Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2010, Mossoró. EPOCA 2010, 2010.
-
SILVA, M. L. R. ; Lenardo Chaves e Silva ; Ribeiro Neto, P. F. . Comunicação Serial em Java ? Uma nálise comparativa entre a Java Communication API e a RXTX Native Library. In: Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2010, Mossoró. Anais da Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2010.
-
Borges Neto, J. B. ; Andrade, R. M. C. ; Ribeiro Neto, P. F. . Um Protocolo de Roteamento Sensível ao Tempo para Redes de Sensores Sem Fio. In: Simposio Brasileiro de Telecomunicações, 2009, Blumenau. Simposio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT, 2009.
-
FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto ; Ribeiro Neto, P. F. ; Mendes Neto, F. M. . Protocolo de Controle de Concorrência para Banco de Dados em Tempo-Real. In: EPOCA 2009, 2009, NATAL. EPOCA 2009, 2009.
-
CHAGAS, L. D. ; LIMA, E. P. ; Ribeiro Neto, P. F. . Técnicas de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para Redes de Sensores sem Fio. In: EPOCA 2009, 2009, NATAL. EPOCA 2009, 2009.
-
LEITE, Cicilia Raquel Maia ; Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo ; Mendes Neto, F. M. ; Paillard, G. A. L. . Linguagem de Consulta para Sistemas com Restrições de Tempo-Real Estrita. In: EATIS 2008 - Euro American Conference on Telematics and Information Systems, 2008, Aracajú. Euro American Conference on Telematics and Information Systems, 2008.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; Paillard, G. A. L. ; Mendes Neto, F. M. . Gerenciamento de QoS para Banco de Dados em Tempo-Real em Sistemas Embarcados. In: EATIS 2008 - Euro American Conference on Telematics and Information Systems, 2008, Aracajú. Euro American Conference on Telematics and Information Systems, 2008.
-
Costa, C. M. ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; Ribeiro Neto, P. F. . Desenvolvimento de um Componente de Software - SAMS: Sistema Automático de Monitoramento em Tempo-Real de Sondas de Produção de Petróleo. In: VIII Conferência Internacional de Aplicações Industriais - INDUSCON, 2008, Poços de Caldas. VIII Conferência Internacional de Aplicações Industriais - INDUSCON, 2008.
-
Mendes Neto, F. M. ; Ribeiro Neto, P. F. . Um Framework para Avaliação de Episódios de Gestão do Conhecimento. In: 11th Workshop on Requirements Engineering WER 2008, 2008, Barcelona. 11th Workshop on Requirements Engineering WER 2008, 2008.
-
Costa, C. M. ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; Ribeiro Neto, P. F. . AMSO: AUTOMATED SYSTEM FOR MONITORING IN REAL-TIME OIL WELLS ON-SHORES USING SENSORS NETWORK. In: ICECE'2009 International Conference on Engineering and Computer Education, 2008, Argentina. ICECE'2009 International Conference on Engineering and Computer Education, 2008.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa . QL-RTDB: Query Language for Real-Time Databases. In: International Conference on Enterprise Information Systems, 2005, Miami. International Conference on Enterprise Information Systems, 2005. p. 420-423.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; LIMA, Antonio Marcos Nogueira de ; SAUSEN, Paulo Sérgio . Modelling, Verification and Validation of the IEEE 802.15.4 for Wireless Networks. In: Modelling, Simulation, Verification and Validation of Enterprise Information Systems - MSVVEIS, 2005, Miami. International Conference on Enterprise Information Systems, 2005. p. 49-57.
-
SAUSEN, Paulo Sérgio ; Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; LIMA, Antonio Marcos Nogueira de ; ROCHA NETO, José Sergio da . Modelagem e Análise do Mecanismo CSMA-CA Aplicado às Redes de Sensores Sem Fio. In: II Workshop da Rede de Instrumentação, 2005, Rio de Janeiro. II Workshop da Rede de Instrumentação, 2005. p. 1-12.
-
LEITE, Cicilia Raquel Maia ; Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo . Processamento de Consultas para Fluxo Contínuos de Dados. In: VII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2005, São Luis. VII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2005. v. 1. p. 201-208.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo . Real-Time Database Modeling for Sensor Networks. In: 6th International Conference on Enterprise Information Systems, 2004, Porto. 6th International Conference on Enterprise Information Systems, 2004. v. 1. p. 599-603.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo . Modelling and Analysis of Real-Time Databases for Sensor Networks Using Coloured Petri Nets. In: 11th IFAC Symposium on Information Control Problems in Manufacturing, 2004, Salvador. 11th IFAC Symposium on Information Control Problems in Manufacturing, 2004. p. 125-130.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto ; PERKUSICH, Angelo ; LEITE, Cicilia Raquel Maia . Uma Aplicação de Bancos de Dados em Tempo-Real para Redes de Sensores. In: V Workshop de Tempo-Real, 2004, Gramado, RS. 22° Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2004. v. 1. p. 211-218.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa . A Model for Real-Time databases. In: Argentine Symposiun in Software Engineerign, 2004, Cordoba. Proceeding of Argentine Symposium on Software Engineering, 2004.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo . Escalonamento de Transações em Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real com Aplicações para Redes de Sensores. In: Workshop - Rede Instrumentação e Controle, 2004, Natal. Workshop - Rede Instrumentação e Controle, 2004.
-
FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto ; Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo . Implementation of Transactions Scheduling for Real-Time Database Management. In: 2004 IEEE Systems, Man and Cybernetics Conference, 2004, Hague. IEEE Systems, Man and Cybernetics Conference, 2004. v. 6. p. 4136-5141.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa . Real-Time Database Modeling Considering Quality of Service. In: 5th International Conference on Enterprise Information Systems, 2003, Angers. 5th International Conference on Enterprise Information Systems, 2003. v. 3. p. 403-410.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa . Scheduling and Semantic Concurrency Control Analysis for Real-Time Databases. In: International Conference on Parallel and Distributed Processing Techniques and Applications, 2003, Las Vegas - Nevada. International Conference on Parallel and Distributed Processing Techniques and Applications, 2003.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa . Modelagem e Análise de Qualidade de Serviços para Bancos de Dados em. In: IV Workshop de Tempo-Real, 2003, Natal. 21 Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2003. v. 1. p. 63-70.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa . Formal Specification of the Epsilon Seriazibility Considering Quality of Service. In: 2003 IEEE International Conference on Systems, Man & Cybernetics, 2003, Washington. IEEE International Conference on Systems, Man & Cybernetics, 2003. v. 4. p. 4027-4032.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; PERKUSICH, Angelo . A Model in Petri Nets to Analyze Quality of Service in Real-Time Databases. In: 2003 IEEE International Conference on Systems, Man & Cybernetics, 2003, Washington. IEEE International Conference on Systems, Man & Cybernetics, 2003. v. 1. p. 300-305.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa . Escalonamento de Transações Periódicas e Esporádicas para Banco de Dados em Tempo-Real baseado em Redes de Petri Coloridas. In: IV Workshop de Tempo-real, 2002, Búzios. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2002. p. 11-18.
-
PERKUSICH, Angelo ; PERKUSICH, Maria Ligia Barbosa ; Ribeiro Neto, P. F. . Escalonamento de Transacoes de Bancos de Dados em Tempo-Real Usando Redes de Petri Coloridas. In: III Workshop de Tempo-Real, 2001, Florianópolis. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. p. 20-27.
-
Borges Neto, J. B. ; Ribeiro Neto, P. F. ; Andrade, R. M. C. ; Mendes Neto, F. M. ; Paillard, G. A. L. . Integração de Protocolos de Roteamento e de Sincronização de Tempo para Redes de Sensores Sem Fio. In: EATIS 2008 - Euro American Conference on Telematics and Information Systems, 2008, Aracajú. Euro American Conference on Telematics and Information Systems, 2008.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; CHAGAS, L. D. . Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para aplicações em redes de sensores (BDSENSOR). In: I Congresso FAPERN de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, 2011, Natal. Anais do I Congresso FAPERN de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, 2011.
-
MACEDO, L. C. A. ; Ribeiro Neto, P. F. ; Mendes Neto, F. M. ; LIMA, G. H. E. L. ; MARINHO, M. J. M . Modelagem de Sistemas Industriais Modernos pelo paradigma dos Agentes: um estudo comparativo das metodologias MASE, PASSI E PROMETHEUS.. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2010.
-
CHAGAS, L. D. ; Ribeiro Neto, P. F. . Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para aplicações em redes de sensores (BDSENSOR). In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2010.
-
CHAGAS, L. D. ; Ribeiro Neto, P. F. . Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para aplicações em redes de sensores (BDSENSOR). In: V Salão de Iniciação Científica da UERN, 2010, Mossoró. Anais do V Salão de Iniciação Científica da UERN, 2010.
-
MACEDO, L. C. A. ; Morais, C.G. B. ; Ribeiro Neto, P. F. ; Mendes Neto, F. M. . A Metodologia PROMETHEUS. In: XVI Encontro de Pesquisa e Extenção da UERN - XVI ENCOPE/UERN, 2010, Mossoró. Anais do XVI Encontro de Pesquisa e Extenção da UERN, 2010.
-
Valdivino, W.C. ; Ribeiro Neto, P. F. ; Soares, J.H.D.L. ; Lenardo Chaves e Silva . Redes Neurais: Uma Implementação em Sistemas Embarcados Multiprocessados. In: VI Salão de Iniciação Científica da UERN, 2010, Mossoró. VI SIC da UERN, 2010.
-
Lenardo Chaves e Silva ; Ribeiro Neto, P. F. . Proposta de Um Framework de Apoio Ao Desenvolvimento de Aplicações Rfid. In: ENCOPE, 2008, Mossoró. ENCOPE, 2008.
-
Welliana Benevides Ramalho ; Ribeiro Neto, P. F. . Ambientes de Simulação Para Redes Sensores Sem Fio. In: ENCOPE, 2008, Mossoró. ENCOPE, 2008.
-
Aislania Alves de Araujo ; Ribeiro Neto, P. F. . Proposta de Um Algoritmo de Balanceamento de Carga Para Redes de Sensores Sem Fio Hierárquicas. In: ENCOPE, 2008, Mossoró. ENCOPE, 2008.
-
Ribeiro Neto, P. F. . Reprodução de Dados em Stream Para Dispositivos Móveis Com J2me e Mmapi. In: ENCOPE, 2008, Mossoró. ENCOPE, 2008.
-
Arieliton Cardoso de Morais ; Ribeiro Neto, P. F. . Criação de Um Ambiente de Desenvolvimento de Software Para Dispositivos Móveis. In: ENCOPE, 2008, Mossoró. ENCOPE, 2008.
-
Alisson Alan Lima da Costa ; Ribeiro Neto, P. F. . Aplicação de Controle de Concorrência em Banco de Dados em Tempo Real Usando Agentes Inteligentes. In: ENCOPE, 2008, Mossoró. ENCOPE, 2008.
-
Ana Cecília Gurgel de Almeida ; Ribeiro Neto, P. F. . Uma Análise do Rup (rational Unified Process) Como Modelo de Processo Para Desenvolvimento de Sistemas Embarcados. In: XV ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO (ENCOPE), 2008, Mossoró. XV ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO (ENCOPE), 2008.
-
LIMA, C. S. ; Ribeiro Neto, P. F. . Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Hardware e Software Brasileiro - MPHS.BR. In: II Encontro de Iniciação Científica de Sistemas de Informação, 2007, Mossoró. II Encontro de Iniciação Científica de Sistemas de Informação. Mater Christi, 2007.
-
LEITE, Cicilia Raquel Maia ; FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto ; Ribeiro Neto, P. F. . Linguagem de Consulta para Banco de Dados em Tempo-Real. In: Encope - Encontro de Pesquisa e Extensão da UERN, 2005, Mossoró. Encope - Encontro de Pesquisa e Extensão da UERN. Mossoró: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2005. p. 605-605.
-
Ribeiro Neto, P. F. ; LEITE, Cicilia Raquel Maia ; FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto . Sistemas Embarcados: Suas Características e Evoluções. In: Encope, 2005, Mossoró. Encope, 2005.
-
FERNANDES, Yáskara Ygara Menescal Pinto ; Ribeiro Neto, P. F. ; LEITE, Cicilia Raquel Maia . Técnica de Controle de Concorrência Semântico para Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real. In: ENCOPE - Encontro de Pesquisa e Extensão da UERN, 2005, Mossoró. ENCOPE - Encontro de Pesquisa e Extensão da UERN. Mossró: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2005. p. 610-610.
-
Ribeiro Neto, P. F. . Um Sistema Ágil para Priorização de Requisitos Utilizando a Metodologia Ágil Scrum. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Ribeiro Neto, P. F. ; CHAGAS, L. D. . Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para Aplicações em Redes de Sensores (BDSensor). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
Ribeiro Neto, P. F. . Uma Especificação Formal de Seriação Epsilon considerando propriedades de QoS. 2003.
Ribeiro Neto, P. F. . Modelagem de Banco de Dados em Tempo-Real considerando QoS para Sistemas Embarcados. 2003.
Ribeiro Neto, P. F. . Qualidade de Serviços em Bancos de Dados em Tempo-Real. 2002.
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Funções com Estado para Processamento de Fluxo, Descrição: O compartilhamento do estado entrefunções, a distribuição de dados que podem causar problemas de consistência e desempenho, aescalabilidade, são propriedades que precisam ser ainda verificadas e validadas. Este trabalho visaapresentar o estado da arte de processamento de fluxos e gráficos e as plataformas utilizadas. Um dosobjetivos é conceber e desenvolver uma arquitetura para alcançar uma maior escalabilidade edesempenho, com uma gestão adaptativa de recursos que permita aos utilizadores equilibrar odesempenho, a precisão dos resultados e os recursos utilizados nas suas aplicações. O objetivo final éavaliar a solução e analisar as diferenças de desempenho e recursos utilizadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Caio Anderson Bezerra Fernandes - Integrante.
-
2022 - 2023
Funções com Estado para Processamento de Fluxo, Descrição: A computação em nuvem, do inglês Cloud Computing, possibilita construir aplicações quepodem escalar e os usuários pagam somente pelos recursos que consomem. Estas plataformas sãoconstituídas por servidores espalhados pelo planeta, o que torna a geolocalização um fator crucial, jáque a distribuição dos dados pode causar problemas de latência e consistência. A computação semservidor, do inglês Serverless Computing, é utilizada para solucionar tais problemas através do controleda comunicação entre servidores. Este modelo é adequado para usar com funções determinísticas quenão precisam obter dados de outras funções.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Caio Anderson Bezerra Fernandes - Integrante.
-
2014 - 2016
DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMETO MEDICO PORTATIL PARA DIAGNOSTICO DE HANSENIASE, Descrição: sse projeto tem como objetivo desenvolver um instrumento portatil utilizando materiais semicondutores, hardware para geracao de potencia e controle de temperatura no instrumento. O instrumento devera ser a bateria, assim um baixo consumo de potencia sera necessario. Como e um problema de saude publica, o instrumento desenvolvido ajudara na deteccao dos novos casos em estado inicial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Adrião Duarte Dória Neto - Integrante / Heliana Bezerra Soares - Coordenador / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Ana Maria Guimarães Guerreiro - Integrante / Anna G. C. D. Ribeiro - Integrante / Antonio Fernandes da Silva Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
Uma Arquitetura de Jogos Virtuais 3D no Contexto da Aprendizagem Ubíqua, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco Milton Mendes Neto em 14/01/2020., Descrição: PRONEM 003/2012 - FAPERN. O projeto em questão visa o desenvolvimento de um sistema de aprendizagem ubíqua capaz de simular uma universidade virtual para dispositivos móveis, bem como desktops, onde, no caso dos dispositivos móveis, o sistema é capaz de perceber a localização do usuário e identificar em qual ambiente da universidade o usuário se encontra, para posteriormente, indicar jogos relacionados aquela localidade/área de estudo. Já no caso dos desktops, o usuário pode controlar um avatar no ambiente virtual tridimensional (3D) e receber jogos de acordo com a localização de seu avatar no ambiente virtual. Além disso, o sistema é capaz de reconhecer objetos que são apontados através da câmera nos dispositivos móveis e recomendar jogos relacionados a aquele objeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Francisco Milton Mendes Neto - Coordenador / Adrião Duarte Dória Neto - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Ana Maria Guimarães Guerreiro - Integrante / Rommel Waldimir de Lima - Integrante / Francisco Chagas de Lima Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2016
Collaborative work for Hearing Loss Screening through Cell Phones with Brazil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cicilia Raquel Maia Leite em 10/04/2014., Descrição: Desenvolvimento de Nova Tecnologia Assistiva Triagem auditiva através de telefones celulares, cooperação entre as IES UFRN/UERN/UFERSA/MIT/ MISTI Global Seed Funds... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Coordenador / Adrião Duarte Dória Neto - Integrante / Ana Maria Guimarães Guerreiro - Integrante.
-
2012 - 2015
Desenvolvimento de Um Sistema Inteligente de Auxílio a Tomada de Decisão Aplicada Ao Monitoramento e Processamento de Sinais Vitais de Pacientes Internados em Ambiente Hospitalar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cicilia Raquel Maia Leite em 15/08/2012., Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um sistema inteligente de monitoramento e processamento de sinais vitais de pacientes internados em ambiente hospitalar. A arquitetura do sistema baseia-se em técnicas de sistemas inteligentes aplicada na automação hospitalar, mais especificamente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para monitoramento de pacientes. Buscando a transformação dos dados do monitor multiparamétrico em informações, por meio do conhecimento dos especialistas e dos parâmetros de normalidade dos sinais vitais de pacientes, utilizando técnicas inteligentes na extração das informações a respeito do quadro clínico de pacientes internados em UTI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Coordenador / Adrião Duarte Dória Neto - Integrante / Ana Maria Guimarães Guerreiro - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Integrante / Karla Haryana Santos Moura - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2015
PROCESSAMENTO COMPUTACIONAL DE ALTO DESEMPENHO COMPARTILHADO, Descrição: provado pelo EDITAL N° 024/2012 - PRÓ-EQUIPAMENTOS INSTITUCIONAL - CAPES - A presente proposta tem como objetivo a aquisição de um equipamento multiusuário e de uso compartilhado a ser instalado no Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos (LORDI) da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O equipamento a ser adquirido é um CLUSTER. Trata-se de um equipamento voltado para computação de alto desempenho que beneficiará diretamente pesquisadores ligados a quase todos os programas da pós-graduação da UERN. A utilização multiusuário do equipamentos permitirá uma maior interação dos grupos de pesquisa da instituição, estabelecendo laços de cooperação e promovendo intercâmbio de conhecimento, no que diz respeito às técnicas relacionadas com a computação de alto desempenho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Marcelino Pereira dos Santos Silva - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Carla Katarina de Monteiro Marques - Integrante / Rommel Waldimir de Lima - Coordenador / Francisco Chagas de Lima Junior - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
Gestão de Informações do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais (TRANSITUS-V), Descrição: O sistema computacional denominado Gestão de Informações do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais, resumidamente TRANSITUS V, está sendo desenvolvido considerando a utilização de tecnologia assistiva. Para usar o TRANSITUS V, as pessoas cegas poderão utilizar leitores de tela, e/ou navegadores textuais e/ou navegadores com voz. A tecla "tab" poderá ser utilizada para navegar em links e formulários. Ainda poderão utilizar as setas para um maior detalhamento das informações disponíveis na tela. Uma outra vantagem, é o fato de contemplarmos para o desenvolvimento do TRANSITUS V, o processo unificado para o desenvolvimento de software. O processo unificado é composto por fases e disciplinas. As fases são de concepção, elaboração, construção e transição, no qual a concepção define o escopo do projeto, na elaboração são definidos os requisitos e a arquitetura, a construção é a implementação do sistema e a transição é a implantação deste. Como um terceiro ganho, destacamos a utilização de software livre para o desenvolvimento da ferramenta. - Edital n 003/2012?DP/PROPEG/UERN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Davi Alves Magalhães - Integrante / Suellem Stephanne Fernandes Queiroz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2012 - 2013
Avaliação do Consumo de Energia em Redes de Sensores sem Fio, Descrição: Este trabalho visa avaliar o desempenho de uma plataforma de Redes de Sensores sem Fio no tocante ao consumo de energia de seus nós sensores, no contexto de uma aplicação ambiental. - Edital n 003/2012?DP/PROPEG/UERN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Jomar Ferreira dos Santos - Integrante / Hitalo Emanoel Gondim Bezerra de Medeiros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2011 - 2015
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação da UERN - PAPPUERN, Descrição: CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/CT-INFRA - PROINFRA ? 01/2011. O objetivo deste projeto é fornecer a UERN de uma infraestrutura compatível ao estágio atual de desenvolvimento da pesquisa na instituição. Para tal, estão sendo solicitados recursos para ampliar a estrutura contribuindo assim para a consolidação dos Programas de Pós-Graduação em funcionamento na instituição, possibilitando a melhoria dos seus conceitos e a expansão da pós-graduação na universidade como resultado do avanço quantitativo e qualitativo das atividades acadêmico-científicas dos docentes e discentes pesquisadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Marcelino Pereira dos Santos Silva - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Rommel Waldimir de Lima - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
e-Guia - Um Sistema para Prover Autonomia e Acessibilidade aos Deficientes Visuais nos Serviços de Transportes Urbanos, Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um sistema para guiar (facilitar o acesso provendo autonomia) deficientes visuais no sistema de transporte urbano, permitindo que o deficiente visual possa, de forma autônoma através do uso de um aparelho celular, identificar com antecedência a aproximação do transporte coletivo. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Francisco Milton Mendes Neto - Integrante / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Coordenador / Leonardo Ataide Minora - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
OTOLEITOR - Projeto de um Equipamento Médico-Hospitalar para o Testes Auditivo de Emissões Otoacústicas, Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um equipamento médico-hospitalar para medição de emissões otoacústicas. Esse aparelho é aqui tratado como OTO-Leitor. O OTO-Leitor se baseia no mais novo método para a detecção de alterações auditivas da coclear... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Francisco Milton Mendes Neto - Integrante / Ana Maria Guimarães Guerreiro - Coordenador / Leonardo Ataide Minora - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2011 - 2012
Redes de Sensores Sem Fio Aplicadas a Indústria Salineira, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de uma aplicação baseada na tecnologia de RSSF, objetivando a investigação de parâmetros físicos de uma região, tais como: temperatura, umidade, pressão e luminosidade...Edital n° 001/2011-DP/PROPEG/UERN. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Jomar Ferreira dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2011 - 2012
Software de Controle de Equipamentos Elétricos via Bluetooth para Dispositivos Móveis, Descrição: o objetivo desse projeto é desenvolver uma solução de hardware e software que possa monitorar e controlar equipamentos a partir de um dispositivo móvel. A solução possuirá como hardware a tecnologia eletrônica ArduinoBT, capaz de controlar funções como, por exemplo, ligamento e desligamento de equipamentos, via conexão bluetooth; e como software uma API (Application Programming Interface) para prover a comunicação do ArduinoBT com o dispositivo móvel.. Edital n° 001/2011-DP/PROPEG/UERN. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Marlos Antonio dos Santos Lima - Integrante / Davi Alves Magalhães - Integrante.
-
2010 - 2014
Gestão de Informação do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais, Descrição: O sistema computacional denominado Gestão de Informações do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais, resumidamente TRANSITUSV, está sendo desenvolvido considerando a utilização de tecnologia assistiva. Para usar o TRANSITUSV, as pessoas cegas poderão utilizar leitores de tela, e/ou navegadores textuais e/ou navegadores com voz. A tecla "tab" poderá ser utilizada para navegar em links e formulários. Ainda poderão utilizar as setas para um maior detalhamento das informações disponíveis na tela. Uma outra vantagem, é o fato de contemplarmos para o desenvolvimento do TRANSITUSV, o processo unificado para o desenvolvimento de software. O processo unificado é composto por fases e disciplinas. As fases são de concepção, elaboração, construção e transição, no qual a concepção define o escopo do projeto, na elaboração são definidos os requisitos e a arquitetura, a construção é a implementação do sistema e a transição é a implantação deste. Como um terceiro ganho, destacamos a utilização de software livre para o desenvolvimento da ferramenta. Software Livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. O software livre tem seu modelo de desenvolvimento baseado no compartilhamento, ou seja, uma empresa ou desenvolvedor disponibiliza sua solução para a comunidade, que pode usála e aprimorála.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Lenardo Chaves e Silva - Integrante / Welliana Benevides Ramalho - Integrante / Cleone Silva de Lima - Integrante / Gracon Huttemberg Eliatan Leite de Lima - Integrante / Natalyany Nunes de Oliveira - Integrante / Márcia Aratusa da Costa Cruz - Integrante / Anderson de Lima Morais - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2011
ProCS RFID: Um Protocolo de Comunicação Serial para RFID, Descrição: Este trabalho tem como objetivo a implementação e a disponibilização de um protocolo de comunicação baseado no padrão RS-232 para o RFID Starter Kit, permitindo-o realizar a troca de dados com aplicações que utilizem os recursos da tecnologia RFID (acrônimo de Radio Frequency IDentification). O mesmo está vinculado a um Projeto de Pesquisa de Mestrado cujo foco é o desenvolvimento de Ambientes Inteligentes utilizando um processo de desenvolvimento de Hardware-Software Co-design. A Identificação por Rádio Freqüência ou RFID é uma tecnologia de comunicação sem fio que utiliza ondas eletromagnéticas e possibilita a identificação automática de objetos. Tendo em vista o seu potencial, RFID pode ser aplicada nos mais variados ramos, tais como indústria (linha de produção) e comércio (controle de estoque). A arquitetura dos sistemas RFID consiste em três componentes básicos, a saber: o transponder (também conhecido como tag ou etiqueta); o transceptor (comumente conhecido por leitor); e o middleware (camada intermediária de comunicação). Assim, este projeto visa não somente desenvolver um Protocolo de Comunicação RFID, mas também ampliar a capacidade do kit didático em questão no que diz respeito à integração deste com outros equipamentos e dispositivos de hardwares, bem como do próprio computador pessoal. Para comprovar seu real funcionamento utilizando o protocolo proposto, será desenvolvida uma aplicação que utilize os recursos da tecnologia RFID para realizar atividades específicas dentro de um determinado domínio. PIBITI/CNPQ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Lenardo Chaves e Silva - Integrante / Marlon Lamartine Reges Silva - Integrante / João Paulo Jales dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2011
Tradutor de LIBRAS via Web para Dispositivos Móveis, Descrição: O objetivo desse trabalho é desenvolver um Tradutor de LIBRAS via Web para Dispositivos Móveis. A aplicação web que executa em dispositivos móveis possibilita a análise de imagens com a finalidade de identificar gestos do alfabeto LIBRAS (Linguagem Brasileira dos Sinais). Para alcançar esse objetivo, uma técnica de subtração de background será aplicada para dividir os gestos capturadas, na forma de imagens, em dois conjuntos: o fundo (background) e objetos de interesse (foreground). Após essa divisão, será realizada a representação eficiente dos objetos de interesse utilizando uma técnica de descrição de imagens (Momentos Invariantes, transformadas wavelet ou Descritores de Fourier). Em seguida, esses objetos serão analisados e então classificados, no qual uma técnica de inteligência computacional (Rede Neural Artificial ou Árvore de Decisão) será aplicada. Para o desenvolvimento da aplicação web, a linguagem Java será utilizada. O dispositivo móvel adotado deve permitir a captura de imagens e vídeos, além de conectividade com e sem fio. Edital 01/2010 - DP/PROPEG/UERN. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Gracon Huttemberg Eliatan Leite de Lima - Integrante / Ronnison Reges Vidal - Integrante / Jocifran Benigno de Moura Junior - Integrante / Marlos Antonio dos Santos Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2011
Mineração de Imagens de Sensoriamento Remoto Aplicada às Demandas do Semiárido, Descrição: A região do semiárido brasileiro apresenta como características climáticas baixa umidade e pouco volume de chuvas. Essa região corresponde a uma parte significativa do nosso território nacional, abrigando cerca de 30% da população do nosso país. É cada vez mais evidente a necessidade de um processo contínuo de intervenção e monitoramento do semiárido. Tal necessidade pode ser atribuída a fatores como: a fragilidade ecossistêmica dessa área geográfica devido à ação humana, o caráter agrícola da região ameaçado por fenômenos como a desertificação e a vulnerabilidade advinda de atividades petrolíferas. Mineração de dados é o processo não trivial de identificar em dados padrões que sejam válidos, novos (previamente desconhecidos), potencialmente úteis e compreensivos, visando melhorar o entendimento de um problema ou um procedimento de tomada de decisão. O aumento do volume e da complexidade das bases de dados têm motivado a pesquisa de novas técnicas de mineração de dados. Mineração de imagens consiste na extensão e aplicação de técnicas de mineração de dados para extrair padrões estratégicos de repositórios de imagens de diferentes domínios. Neste contexto, diante da notória necessidade de ampliar e aperfeiçoar o monitoramento e sensoriamento do semiárido brasileiro através de novas e poderosas tecnologias, esta proposta visa levantar graves problemas do semiárido, investigar técnicas e ferramentas de mineração de imagens, e propor novos recursos e componentes de software voltados à extração e análise de informações estratégicas a partir de imagens de sensoriamento remoto desta região, utilizando como base recursos científicos e computacionais disponibilizados através do projeto GeoDMA... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Marcelino Pereira dos Santos Silva - Coordenador / Ewerton da Costa Ribeiro - Integrante / Ticiana Cristina Fernandes Diógenes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2009 - 2012
Ampliação de Infra-Estrutura Compartilhada para Implementação de Sistemas Embarcados, Descrição: O objetivo é tornar a região um centro de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de sistemas embarcados e mineração de dados, visando a geração de novas soluções de hardware e software que apóiem os diversos setores definidos como prioridade no Plano Estadual de C, T & I do Estado do Rio Grande do Norte e outras áreas importantes para o desenvolvimento regional e nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Marcelino Pereira dos Santos Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
INEspaço - Instituto Nacional de Ciências do Espaço, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Marcelino Pereira dos Santos Silva - Integrante / Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa - Coordenador.
-
2009 - 2011
Ambientes Inteligentes utilizando conceitos da Computação Ubíqua, Descrição: Concessão de Cotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado. Edital No 70/2008 ? Concessão de Cotas de Bolsas de Mestrado e Doutorado a orientadores credenciados junto aos Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Lenardo Chaves e Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2009 - 2010
Gerenciamento de Dados e Transações em Tempo-Real em Plataformas Multiprocessadas Embarcadas, Descrição: EDITAL N° 001/2009 ? Seleção de orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? PIBIC/UERN/CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Welbb Chaves Valdivino - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2013
APLMIN-RN - Fortalecimento da Estrutura de Apoio à Pesquisa para o Arranjo Produtivo Mineral do RN, Descrição: Este projeto contempla a construção do Núcleo Tecnológico em Engenharia de Software - NTES com sede na UFERSA e na UERN. O núcleo da UERN dará ênfase a soluções de software para sistemas embarcados de tempo-real, incluindo computação móvel, computação pervasiva, computação ubíqua, redes de sensores e mineração de dados, para apoiar o Núcleo Tecnológico em Engenharia de Software - NTES. As soluções de software a serem desenvolvidas são: produtos de software para pequenos dispositivos (microncontroladores, sensores, Radio Frequency Identification - RFID, celulares, Personal Digital Assistant ? PDA, Global Positioning System ? GPS, etc); sensoriamento remoto; modelos formais que permitam a verificação e validação dos sistemas propostos; geração de informações implícitas e potencialmente úteis com a mineração dos dados obtidos com a atuação dos pequenos dispositivos; e de capacitação de recursos humanos, inseridos nos APLs Mineral e Agronegócio, para uso das soluções supracitadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Francisco Milton Mendes Neto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Cooperação / Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Cooperação / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Cooperação.
-
2008 - 2010
Gerenciamento de Dados e Transações em Tempo-Real em Plataformas Multiprocessadas Embarcadas, Descrição: O número de soluções baseadas em sistemas embarcados cresce significativamente a cada ano. Paralelamente, a complexidade dos algoritmos destes sistemas também aumenta, exigindo respostas distintas às consultas e uma maior capacidade de processamento dos processadores dedicados atuais. Como solução para aumentar o poder computacional da plataforma embarcada, a implementação de soluções de sistemas distribuídos e paralelos é proposta. A idéia é explorar a utilização de um conjunto de processadores cooperando entre si para execução, por exemplo, de um algoritmo inteligente. O número de trabalhos existentes nas áreas de processamento paralelo, sistemas inteligentes e sistemas embarcados são grandes. Entretanto trabalhos que unam essas três áreas são reduzidos. O objetivo deste trabalho é disponibilizar serviços para o gerenciamento de dados e transações em tempo-real em plataformas multiprocessadas embarcadas. Plataformas multiprocessadas embarcadas são adotadas por viabilizar alto processamento com pouco poder computacional inerente aos sensores, tags, microprocessadores, telefones móveis e FPGA. As plataformas com múltiplos processadores serão baseadas nas arquiteturas FPGA. Esta proposta surge como solução para auxiliar o desenvolvimento de aplicações que executam em ambientes imprevisíveis e necessitam gerenciar dados e transações com restrições de tempo-real. Mais especificamente, pretende-se assegurar a consistência e o desempenho dos SGBD-TR em ambientes não propícios de predizer quais os recursos e os prazos necessários para a completa execução das transações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Yáskara Ygara Menescal Pinto Fernandes - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Marcelino Pereira dos Santos Silva - Integrante / Francisco Milton Mendes Neto - Integrante / João Batista Borges Neto - Integrante / Danniel Cavalcante Lopes - Integrante / Fabian Luis Vargas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Remuneração.
-
2008 - 2009
Estudo de Ferramentas Web Services, Descrição: PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - BITEC. 8a e 9a EDIÇÕES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador., Financiador(es): Instituto Euvaldo Lodi Nacional - Bolsa.
-
2008 - 2009
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para Aplicações em Redes de Sensores (BDSensor), Descrição: EDITAL N 001/2008 Seleção de orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UERN/CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Yáskara Ygara Menescal Pinto Fernandes - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Maximiliano Araújo da Silva Lopes - Integrante / Francisco Milton Mendes Neto - Integrante / Luana Dantas Chagas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2009
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para Aplicações em Redes de Sensores (BDSensor), Descrição: No contexto do projeto BDSensor, o objetivo geral é investigar métodos, ferramentas e procedimentos para o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de banco de dados em tempo-real no domínio de redes de sensores. No escopo desse projeto, as redes de sensores são utilizadas para aquisição de dados e controle de aplicações complexas utilizando a Internet. Algoritmos de escalonamento, protocolos de controle de concorrência com restrições de tempo-real, linguagem de consulta em tempo-real, tolerância à faltas, segurança, qualidade de serviços, limitações de energia, processamento e armazenamento serão os focos de nossa pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Angelo Perkusich - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2008
Algorítmo de Balanceamento para Redes de Sensores sem Fio Hierárquicas, Descrição: EDITAL N 001/2007 Seleção de orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UERN/CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Welliana Benevides Ramalho - Integrante / Aislania Alves de Araujo - Integrante / André Pedro Fernandes Neto - Integrante / José de Anchieta Gomes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2008
Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Hardware e Software Brasileiro, Descrição: EDITAL N 001/2007 Seleção de orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UERN/CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Maximiliano Araújo da Silva Lopes - Integrante / Cleone Silva de Lima - Integrante / Marcelo de Almeida Barroso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2007
Desenvolvimento de placas de circuito usando componentes SMD, Descrição: O presente instrumento tem como objetivo a exclusiva prestação dos serviços de consultoria em: softwares embarcados; placas de circuito impresso; utilização de componentes SMD (componentes de montagem em superfície), e; capacitação de recur-sos humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Anaxágoras Maia Girão - Coordenador / João Baptista Bezerra Frota - Integrante., Financiador(es): Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2007
Implementação do MPS. BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) na empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda, Descrição: Implementação o MPS. BR na empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda. Definir um processo de desenvolvimento de software embarcado, adequando-o ao MPS.BR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Arnaldo Dias Belchior - Integrante / Nabor das Chagas Mendonça - Coordenador., Financiador(es): Universidade de Fortaleza - Cooperação / Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2007
Infra-Estrutura para Inclusão Digital (Infra-Digital), Descrição: EDITAL N 001/2006 Seleção de orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UERN/CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante / Marcelino Pereira dos Santos Silva - Integrante / Sebastião Emídio Alves Filho - Integrante / Gracon Huttemberg Eliatan Leite de Lima - Integrante / Alysson Mendes de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2006 - 2007
FieldBus para Comunicação de Sensores Sem-Fio, Descrição: EDITAL N 001/2006 Seleção de orientadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UERN/CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Marcelino Pereira dos Santos Silva - Integrante / João Batista Borges Neto - Integrante / Sebastião Emídio Alves Filho - Integrante / Alysson Mendes de Oliveira - Integrante / José de Anchieta Gomes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2006 - 2007
Pesquisa e desenvolvimento de um sistema computacional para lombada eletrônica, Descrição: É objeto deste Projeto a pesquisa e desenvolvimento de um sistema computacional para lombada eletrônica com as especificações definidas a seguir. O hardware do sistema computacional para lombada eletrônica deverá contemplar as seguintes especificações: ? Câmera para aquisição de imagens com especificação industrial; ? Computador de placa única industrial sem ventilação forçada; ? Armazenamento de dados em dispositivo de memória de massa; ? Suporte a conectividade, incluindo acesso configurável por meio de conexão GPRS ou EDGE, WiFi, ou cabeada; ? Interface com detector de velocidade fornecido pela CONTRATANTE; ? Interface com o flash da câmera para aquisição de imagens com garantia de sincronismo; ? Possibilidade de acesso aos dados do sistema computacional através de uma interface no local por conexão cabeada ou sem fio; ? Identificador único de hardware; ? Fonte de alimentação sem ventilação forçada; ? Nobreak; ? Sensor de arrombamento; ? Sensor de temperatura. O software do sistema computacional para lombada eletrônica deverá contemplar as seguintes especificações: ? Configuração dependente da hora; ? Sincronização do relógio de tempo real; ? Status on-line, temperatura, alarme de arrombamento, qualidade da foto, variáveis físicas do equipamento, variáveis do nobreak; ? Status de qualquer equipamento que forneça uma interface (sensor e display); ? Alarmes (variáveis fora das faixas); ? Envio em lotes, ou on-line; ? Assinatura digital e criptografia certificando a imagem, a identificação única, a data e a hora; ? Software livre (disponibilização do código fonte); ? Interface com o servidor de coleta de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Angelo Perkusich - Coordenador / Maria Ligia Barbosa Perkusich - Integrante / Antonio Marcos Nogueira de Lima - Integrante / José Sergio da Rocha Neto - Integrante., Financiador(es): Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda - Remuneração.
-
2006 - 2007
Projeto PIMENTER, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de uma solução que possibilita o processamento distribuído, considerando computadores pessoais (PC). Tais PCs devem permanecer ligados 24 horas, semelhante a sua geladeira, e um agente computacional enviará um processamento, parcial ou total, para ser realizado nele. A pesquisa prosegue com a definição de um ambiente monitorado por sensores ótimo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / ANTONIO MAURO BARBOSA DE OLIVEIRA - Coordenador / Mario Fiallos Aguiar - Integrante., Financiador(es): Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda - Remuneração.
-
2005 - 2007
Bancos de Dados em Tempo-real para Aplicações em Redes de Sensores, Descrição: Uma diversidade de aplicações de redes de sensores de tempo-real atuais, tais como sistemas de detecção de enchentes, controle de processos, sistemas médicos para terapia e monitoração de pacientes, sistemas multimídia, e fábricas automatizadas, precisam acessar grandes volumes de dados, e interagir com o ambiente continuamente para captar ou adquirir dados de sensores e controlar atuadores. Tais dados podem ter um tempo de vida útil limitado, caracterizado por uma restrição temporal dos dados, que podem ser utilizados no processamento de atividades que devem produzir respostas em tempo-real, caracterizadas por restrições temporais das transações. Pesquisas e desenvolvimentos em sistemas de bancos de dados em tempo-real têm sido conduzidas nos últimos anos de modo a determinar métodos, técnicas e soluções para tratar com a situação desafiadora imposta pela necessidade de forçar a integridade dos dados e satisfazer as restrições de temporização das aplicações. Assim, novas técnicas para modelagem conceitual, controle de concorrência, escalonamento, qualidade de serviço, entre outras têm sido investigadas. Por outro lado, no contexto de aplicações embarcadas, outros requisitos, tais como confiabilidade, limitação da utilização de memória e qualidade de serviço, entre outros, precisam ser satisfeitos. Desta forma, há necessidade de investigar como tais aplicações podem ser desenvolvidas. Considerando que há necessidade de diminuir os custos e o tempo de desenvolvimento, bem como aumentar a confiabilidade das aplicações citadas, e considerando ainda a complexidade inerente de qualquer solução de software no contexto descrito, é imperativo investigar diversas soluções de engenharia de software, notadamente no contexto de desenvolvimento baseado em componentes que contribuam para o desenvolvimento de software de tais sistemas. O desenvolvimento baseado em componentes torna-se bastante interessante e promissor no contexto de sistemas embarcados, como os considerados no. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Maria Ligia Barbosa Perkusich - Coordenador / Yáskara Ygara Menescal Pinto Fernandes - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2002 - 2003
Escalonamento e Controle de Concorrência em Bancos de Dados em Tempo-Real, Descrição: Nesse projeto investiga-se a aplicação de redes de Petri Coloridas como suporte para um método para modelagem de bancos de dados em tempo real (BDTR). Neste método, além da definição de um conjunto sistemático de procedimentos para obter o modelo conceitual de um BDTR, considera-se mecanismos para introdução e formalização de restriçõeses lógicas e temporais e a formalização do tratamento da execução concorrente de transações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Angelo Perkusich - Coordenador / Yáskara Ygara Menescal Pinto Fernandes - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
Projetos de desenvolvimento
-
2021 - 2021
Smart Manual, Descrição: Neste projeto pretende-se projetar e prototipar um ambiente para: criação, teste, publicação e distribuição eficiente de conteúdo interativo, em realidade aumentada, específico para os manuais de uso dos produtos da Epson. Dessa forma, os usuários desses produtos poderiam visualizar as instruções com mais clareza, mesmo em momentos de ausência de conexão com a Internet, e demandariam menos suporte pessoal dos funcionários da Epson. Assim, tem-se como objetivo desenvolver uma solução de software para atendimento automatizado no manual de suporte para produtos da Epson, através de realidade aumentada. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Jaidilson Jó da Silva - Integrante.
-
2020 - 2021
Embaixador, Descrição: Execução de atividades de pesquisa e Desenvolvimento de software, automação, incluindo investigação e prototipação de soluções.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Kyller Costa Gorgônio - Coordenador.
-
2020 - 2021
Suporte Automatizado, Descrição: Investigação e Desenvolvimento de software e automação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Kyller Costa Gorgônio - Coordenador.
-
2020 - 2020
MiniPos-Tools, Descrição: Execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento de software e automação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Gutemberg Gonçalves dos Santos Junior - Integrante.
-
2020 - 2020
Multifunctional, Descrição: Investigação e desenvolvimento de software e automação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Gutemberg Gonçalves dos Santos Junior - Integrante.
-
2019 - Atual
Virtual Salesman, Projeto certificado pela empresa EPSON PAULISTA LTDA em 17/09/2021., Descrição: Desenvolvimento e validação de um protótipo de software que seja capaz de utilizar técnicas de aprendizagem de máquina para proporcionar aos clientes de lojas da Epson um atendimento diferenciado através da interação de um vendedor virtual que é capaz de esclarecer dúvidas sobre as principais características dos produtos de forma automatizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Angelo Perkusich - Coordenador.
-
2019 - Atual
Experience Platform, Projeto certificado pela empresa HP BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA em 17/09/2021., Descrição: Plataforma de serviços integrados baseada em aprendizado de máquina e grafos para auxílio nas ações de negócio da empresa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Angelo Perkusich - Coordenador.
-
2021 - 2021
Smart Manual, Descrição: Neste projeto pretende-se projetar e prototipar um ambiente para: criação, teste, publicação e distribuição eficiente de conteúdo interativo, em realidade aumentada, específico para os manuais de uso dos produtos da Epson. Dessa forma, os usuários desses produtos poderiam visualizar as instruções com mais clareza, mesmo em momentos de ausência de conexão com a Internet, e demandariam menos suporte pessoal dos funcionários da Epson. Assim, tem-se como objetivo desenvolver uma solução de software para atendimento automatizado no manual de suporte para produtos da Epson, através de realidade aumentada. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Jaidilson Jó da Silva - Integrante.
-
2020 - 2021
Embaixador, Descrição: Execução de atividades de pesquisa e Desenvolvimento de software, automação, incluindo investigação e prototipação de soluções.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Kyller Costa Gorgônio - Coordenador.
-
2020 - 2021
Suporte Automatizado, Descrição: Investigação e Desenvolvimento de software e automação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Kyller Costa Gorgônio - Coordenador.
-
2020 - 2020
MiniPos-Tools, Descrição: Execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento de software e automação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Gutemberg Gonçalves dos Santos Junior - Integrante.
-
2020 - 2020
Multifunctional, Descrição: Investigação e desenvolvimento de software e automação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Coordenador / Gutemberg Gonçalves dos Santos Junior - Integrante.
-
2019 - Atual
Experience Platform, Projeto certificado pela empresa HP BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA em 17/09/2021., Descrição: Plataforma de serviços integrados baseada em aprendizado de máquina e grafos para auxílio nas ações de negócio da empresa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Angelo Perkusich - Coordenador.
-
2019 - Atual
Virtual Salesman, Projeto certificado pela empresa EPSON PAULISTA LTDA em 17/09/2021., Descrição: Desenvolvimento e validação de um protótipo de software que seja capaz de utilizar técnicas de aprendizagem de máquina para proporcionar aos clientes de lojas da Epson um atendimento diferenciado através da interação de um vendedor virtual que é capaz de esclarecer dúvidas sobre as principais características dos produtos de forma automatizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Angelo Perkusich - Coordenador.
Prêmios
2019
Homenageado pelo dia do Professor, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
2019
Homenageado pelos 51 anos da UERN, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
2019
Homenageado pela Noirte da Cultura, Loja Maçônica Jerônimo Rosado.
2018
Homenageado pelos 15 anos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
2018
Título de Cidadão Assuense, Câmara Municipal de Assu.
2018
Medalha de Mêrito Administrativo Governador Dix-Sept Rosado, Câmara Municipal de Mossoró.
2017
Homenageado pelos 3 anos da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
2016
Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Polícia Militar do RN.
2016
Homenagem Especial, Turma Concluinte do Curso de Medicina da UERN.
2016
Título de Sócio Honorário, Acadêmia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró - ACJUS.
2016
Homenageado como Sócio Honorário, Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS).
2015
Título - Honra ao Mérito - CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA, FÓRUM PERMANENTE DE ESTUDOS E DEBATES PELO CEARÁ.
2015
Título de Honra ao Mérito - Contribuição ao Desenvolvimento da Cultura, Fórum Permanente de Estudos e Debates Pelo Ceará.
2014
Amigo do Museu do Sertão, Museu do Sertão.
2014
Paraninfo Geral das Turmas Concluintes dos Cursos de Graduação de Serviço Social, Direito e Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
2013
Medalha do Mérito Educacional "Professor Solon Moura", Câmara Municipal de Mossoró.
2009
Certificado de Honra ao Mérito, Conselho Federal de Administração e Regional de Administração do RN.
2006
Nome da Turma Pioneira do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Turma concluinte do curso de ciência da computação.
2002
Nome da Turma Pioneira do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
1999
Patrono da Turma de Licenciatura em Matemática 1998.2, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Informática - DI. , Campus Universitário Central BR 110, Km 46 - Rua Professor Antônio Campos, s/n, Presidente Costa e Silva, 59610000 - Mossoró, RN - Brasil, Telefone: (84) 33152132, Fax: (84) 33152177, URL da Homepage:
Experiência profissional
1998 - Atual
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2021
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Reitor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
De Outubro de 2020 à Setembro de 2021 se licenciou do cargo de Reitor para cursar Pós-Doutorado em Lisboa-Portugal.
2013 - 2013
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos Especiais, Carga horária: 20
2009 - 2012
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Pós-Graduação-PROPEG, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
10/2013
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Reitor.
-
04/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduacao - PROPEG/UERN.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pós-Graduação - CPPG.
-
03/2008
Ensino, Ciência da Computação - Uern - Ufersa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Requisitos, Engenharia de Software orientada a Agentes, Engenharia de Software
-
12/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciencias Exatas e Naturais, Mestrado em Ciência da Computação.,Linhas de pesquisa
-
07/2006
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construção de Algoritmo, Métodos Formais, Engenharia de Software, Sistemas de Tempo-Real
-
06/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduacao - PROPEG/UERN.,Cargo ou função, Comissão PIBIC.
-
01/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciencias Exatas e Naturais, Departamento de Informática.,Linhas de pesquisa
-
01/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciencias Exatas e Naturais, Departamento de Informática.,Linhas de pesquisa
-
04/1998
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Calculo Numerico, Engenharia de Software, Informática na Educação, Construção de Algoritmos, Introdução à computação, Linguagem de Programação, Métodos Formais, Modelos Avançados de Banco de Dados, Projeto de Banco de Dados
-
01/2008 - 10/2009
Direção e administração, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduacao - PROPEG/UERN.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/2009 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.,Cargo ou função, Relator da Comissão para Apreciação do APCN de Ciências Ambientais.
-
02/2007 - 02/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão para Apreciação do APCN de Física da Matéria Condensada.
-
01/1998 - 12/1998
Direção e administração, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Ciência da Computação.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
2020 - 2022
INESC-ID ? Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores: InvestigaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contrato a termo resolutivo incerto, Carga horária: 40
Outras informações:
Projeco PTDC/EEI-COM/30644/2017, novaVM - Máquina Virtual Java para Sistemas de Suporte a aplicações com grandes quantidades.
2020 - 2023
Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação,Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
2001 - 2005
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: aluno do curso de pós graduação, Carga horária: 0
2008 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador do PPGETI
1998 - 1998
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
03/1998 - 08/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores, Informática Básica
2005 - 2006
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
1995 - 1996
Banco do Nordeste do BrasilVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Atividades
-
01/1995 - 01/1996
Estágios , BNB.,Estágio realizado, Definição de um ambiente de desenvolvimento de software.
1994 - 1994
Teleceara Telecomunicações do CearáVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Atividades
-
01/1994 - 01/1995
Estágios , Teleceará.,Estágio realizado, Desenvolvimento de sistemas computacionais.
1993 - 1994
Caixa Econômica FederalVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Atividades
-
02/1993 - 10/1994
Estágios , CEF-Fortaleza.,Estágio realizado, Manutenção de sistemas computacionais.
Você é Pedro Fernandes Ribeiro Neto?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pedro Fernandes Ribeiro Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?