Luciana Martins Arruda

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Já ministrou aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira para os Ensinos Fundamental e Médio e de Técnicas de Dissertação Escrita para a Pós-Graduação. Trabalhou como instrutora voluntária do CIPMOI, curso de capacitação oferecido pela Faculdade de Engenharia da UFMG (2009-2010), e como tutora/bolsista de Educação a Distância na UFMG (2009-2011). Foi professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/BH) e ministrou cursos de capacitação para ferroviários da Vale e da FCA através da Rede de Ensino Doctum. Atualmente é professora efetiva da Faculdade Santa Marcelina em Muriaé, pesquisadora institucional, revisora de textos e professora do UNIFAMINAS. Ministra cursos sobre avaliação. Tem experiência na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Medicina e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: português instrumental, revisão de textos/itens, avaliação, metodologia de pesquisa, ensino de língua portuguesa, ensino de literatura e estágio docência.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Lingüísticos

2009 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Traços identitários e representações da memória em discursos jornalísticos e biográficos sobre a formação ferroviária e outros ofícios afins
Ida Lúcia Machado. Coorientador: Cláudio Humberto Lessa. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Formação profissional; Ofício ferroviário; Discurso jornalístico; Discurso biográfico; memória; Identidades. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

2004 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Formas de endereçamento e de auto-referenciação na negociação de identidades situadas no PROCON,Ano de Obtenção: 2006
Profa. Dra. Sonia Bittencourt Silveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: auto-referenciação; endereçamento; negociação; PROCON.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Outro.

Graduação em Licenciatura Plena em Letras

1999 - 2003

Universidade Federal de Juiz de Fora

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Metodologia de Busca na Internet para pesquisadores: estratégias e ferramen. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação em Metodologias Ativas para a Educação Médica. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário UNIFAMINAS, UNIFAMINAS, Brasil.

2014 - 2014

Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CESPE, Brasil.

2012 - 2012

Da língua ao discurso: competências, parâmetros de. (Carga horária: 15h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Problemáticas emergentes da Análise do Discurso. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em I Jornadas Luso-Brasileiras Trabalho e Educação. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em O sujeito do discurso. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Introdução à análise ergonômica do trabalho. (Carga horária: 8h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

2010 - 2010

Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Introdução à Semiótica Tensiva. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Didática de Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora, FES/JF, Brasil.

2008 - 2008

O poder da comunicação no mundo dos negócios. (Carga horária: 20h). , Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora, FES/JF, Brasil.

2008 - 2008

Disciplina isolada de Comunicação Empresarial. (Carga horária: 80h). , Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora, FES/JF, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Atualização em Análise Gramatical. (Carga horária: 40h). , Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES/JF, Brasil.

2007 - 2007

I Programa de Preparação de Educadores para Identi. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Francês Instrumental. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2000 - 2000

Síndrome da 5a. série: uma abordagem psicopedagógi. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2000 - 2000

A língua portuguesa e a variação no eixo do tempo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARRUDA, L. M. . I Simpósio Regional de Letras. 2016. (Outro).

ARRUDA, L. M. ; et al . Membro da Comissão Organizadora da Semana de Letras: comunicação e seus múltiplos olhares. 2013. (Outro).

ARRUDA, L. M. ; et al . Membro da Comissão Organizadora do IV SETED - Seminário de Teses e Dissertações. 2011. (Outro).

ARRUDA, L. M. ; et al . Monitora do IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades. 2011. (Congresso).

ARRUDA, L. M. . Membro da Comissão Organizadora do "Dia da Cultura Livre". 2010. (Outro).

ARRUDA, L. M. . Membro da Comissão Organizadora do "Dia da Cultura Livre". 2009. (Outro).

ARRUDA, L. M. . Membro da Comissão Organizadora da I Feira do livro do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF. 2008. (Outro).

ARRUDA, L. M. . Integrante da Equipe da Comissão de Apoio da "III International Conference on Discourse, Communication e The Enterprise - DICOEN". 2005. (Congresso).

ARRUDA, L. M. . Integrante da Equipe de Comissão Organizadora da "II Conferência Lingüística e Cognição". 2004. (Outro).

ARRUDA, L. M. . Integrante da Equipe de Comissão Organizadora da "I Mostra de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação da UFJF". 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Nacional e IV Seminário Internacional Argumentação na Escola.Nuances argumentativas em diferentes gêneros textuais. 2018. (Seminário).

I Congresso Nacional e IV Seminário Internacional Argumentação na Escola.O poder da resenha como um texto argumentativo e influenciador de opiniões. 2018. (Seminário).

I Congresso Nacional e IV Seminário Internacional Argumentação na Escola.O poder argumentativo dos anúncios publicitários: o "despertar" da leitura crítica no ensino superior. 2018. (Seminário).

Programa de Desenvolvimento Acadêmico 2018. 2018. (Encontro).

III Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação.Análise de relatos que comprovam a necessidade da inclusão de uma disciplina voltada para EJA nos cursos de graduação em licenciatura. 2017. (Seminário).

IV Colóquio de Letramentos, Linguagem e Ensino - 'Formação e trabalho docente'..Análise de relatos sobre o trabalho docente na EJA revelam a necessidade de uma mudança curricular. 2017. (Outra).

IV CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. A linguagem como prática social: as contribuições da Linguística Aplicada para a produção textual de trabalhadores da construção civil. 2017. (Congresso).

IV CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. 2017. (Congresso).

IV CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. A análise do discurso de docentes da EJA revela a necessidade de uma revisão na estrutura curricular dos cursos de licenciatura. 2017. (Congresso).

I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. A identificação das marcas de oralidade em publicidades por alunos da EJA. 2015. (Congresso).

II Congresso Municipal de Educação - Muriaé 2015 - "Discutir saberew, despertar emoções, enfrentar desafios". 2015. (Congresso).

Simpósio docente 2015/2.Elaboração de questão de formação geral. 2015. (Simpósio).

II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções.O resgate da memória ferroviária sob o olhar da Vale: uma análise dos traços identitários projetados nos relatos biográficos produzidos sobre trabalhadores ferroviários. 2014. (Simpósio).

XVII Congresso Internacional da ALFAL. O anúncio publicitário como um reflexo das mudanças sociais: uma análise das identidades femininas construídas pelos anunciantes. 2014. (Congresso).

I Jornada de Estudos (Auto)Biográficos e de Narrativas de Vida: a Escrita de Si e do Outro.O "modelo de herói": relatos biográficos publicados pela Vale sobre trabalhadores ferroviários. 2013. (Outra).

Semana Acadêmica de Letras 2013 - Letras: comunicação e seus múltiplos olhares.Representações da memória coletiva em discursos biográficos sobre o ser e o fazer ferroviário. 2013. (Outra).

V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.Análise de relatos biográficos sobre trabalhadores ferroviários: onde a memória individual e a coletiva se fundem. 2013. (Encontro).

XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Leitura, ensino e produção de textos instrucionais: compartilhando experiências com trabalhadores da construção civil. 2013. (Simpósio).

Colóquio internacional em homenagem a Jean Peytard: um precursor no campo da linguística discursiva.A presença do "tiers-parlant" em um anúncio publicitário como gênero transgredido. 2012. (Outra).

Encontro internacional sobre novos letramentos.O letramento acadêmico no curso de engenharia mecânica: um estudo de caso. 2012. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Retórica. Do desacordo conversacional ao desacordo argumentativo: as estratégias retóricas utilizadas pelos participantes de uma audiência de conciliação do PROCON para defender os seus pontos de vista. 2012. (Congresso).

II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Práticas de leitura pelo viés do hibridismo presente no gênero publicitário. 2012. (Simpósio).

18o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Marcas de subjetividade em textos instrucionais produzidos por trabalhadores da construção civil. 2011. (Outra).

ALED - IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - Discurso da América Latina: vozes, sentidos e identidades. Informar ou seduzir?As estratégias argumentativas utilizadas por um discurso jornalístico sobre formação profissional. 2011. (Congresso).

IV SETED - Seminário de Teses e Dissertações.Análise de uma reportagem e de depoimentos sobre formação profissional ferroviária: o discurso de valorização das novas tecnologias e da memória. 2011. (Seminário).

I Colóquio Interinstitucional do NAD. 2010. (Outra).

I Coloquio Nacional de Retórica ?Retórica y Política? e I Jornadas Latinoamericanas de Investigación em Estudios Retóricos.Retórica e interação: as estratégias linguísticas discursivas utilizadas pelos consumidores brasileiros para defender os seus direitos no Procon. 2010. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Retórica. O "jogo retórico" utilizado pelos mediadores do PROCON para amenizar os conflitos e bucar um acordo entre as partes. / A construção do ethos de Getúlio Vargas na cartilha escolar: Getúlio Vargas para crianças.. 2010. (Congresso).

II Colóquio Interinstitucional do NAD. 2010. (Outra).

II Dia da Cultura Livre. 2010. (Outra).

II Fórum Internacional de Análise do Discurso: Discurso, Texto e Enunciação.A seleção lexical e outras semioses para a construção identitária em anúncios publicitários. 2010. (Outra).

III Colóquio / ALED Brasil - Discurso e práticas sociais. Um tributo a Luiz Antonio Marcuschi..Efeitos de sentido em anúncios publicitários direcionados ao público feminino. 2010. (Outra).

III Seminário de Teses e Dissertações (SETED).Análise linguística de discursos sobre educação profissional ferroviária. 2010. (Seminário).

III SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de trabalho, Educação e Identidade.Ensino profissional e cultura, no caso ferroviário: análise de um discurso jornalístico. 2010. (Simpósio).

I Jornadas Luso-Brasileiras Trabalho e Educação. 2010. (Outra).

PRESERVE 2010: XI Seminário Nacional de Preservação e Revitalização Ferroviária.Dois discursos jornalísticos sobre educação profissional ferroviária. 2010. (Seminário).

XIII Encontro de Extensão.Teste de diagnóstico de português. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Didática e prática de ensino: análise de discursos jornalísticos sobre educação profissional ferroviária. 2010. (Encontro).

III Encontro Mineiro de Análise do Discurso - III EMAD.A construção de identidades discursivas em um discurso jornalístico sobre educação profissional. 2009. (Encontro).

IX SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG e I Colóquio do Núcleo de Análise do Discurso - NAD - FALE/UFMG.Análise linguística de discursos jornalísticos sobre educação profissional ferroviária no Brasil. 2009. (Outra).

XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - XII SILEL e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Estratégias linguísticas de persuasão em um discurso jornalístico sobre educação profissional. 2009. (Simpósio).

XIV Seminário Interno do Colégio de Aplicação João XXIII. 2008. (Seminário).

I Congresso de Letras do CES/JF: Memória, Literatura e Linguagem. 2007. (Congresso).

XIII Seminário Interno: ?Avaliação das Reformas do Ensino Fundamental e Médio?. 2007. (Seminário).

XII Seminário Interno: ?Avaliação das Reformas do Ensino Fundamental e Médio?. 2007. (Seminário).

Congresso Internacional Linguagem e Interação - III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. Congresso Internacional Linguagem e Interação - III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

I Encontro Mineiro de Análise do Discurso ? Análise do Discurso: gênero, comunicação e sociedade.O emprego estratégico de enquadres/alinhamentos na construção/defesa de pontos de vista. 2005. (Encontro).

III International Conference on Discourse, Commnication and The Enterprise (DICOEN). 2005. (Outra).

VII Jornada Científica e VI Encontro de Iniciação Científica da Universo Juiz de Fora.A co-construção/negociação de identidades em audiências de conciliação no PROCON. 2005. (Outra).

II Conferência em Língüística e Cognição. 2004. (Outra).

I Mostra de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação da UFJF.O papel das implicaturas conversacionais em acareações no Procon. 2004. (Outra).

X Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.Implicaturas conversacionais em uma audiência de conciliação no Procon. 2004. (Simpósio).

I Seminário de Treinamento Profissional e Monitoria.A argumentatividade no uso da linguagem: operadores argumentativos e índices de avaliação. 2003. (Seminário).

I Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora. 2003. (Simpósio).

Simpósio Literatura, Lingüística e Filosofia: questões de Linguagem e Estética. 2003. (Simpósio).

X Seminário de Iniciação Científica da UFJF.A função dos desacordos em audiências de conciliação no Procon. 2003. (Seminário).

A Lingüística e o Ensino de Língua Materna. 2002. (Simpósio).

Curso de capacitação e aperfeiçoamento de professores da Associação Mineira Sul. 2002. (Outra).

III Semana do Professor. 2002. (Outra).

X Seminário de Iniciação Científica da UFOP.As sobreposições de vozes em acareações no Procon. 2002. (Seminário).

Colóquio I: Linguagem e sociedade. 2001. (Outra).

Curso de capacitação e aperfeiçoamento de professores da Associação Mineira Sul. 2001. (Outra).

V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2001. (Congresso).

II Semana do Professor / Projeto: ''Ações de formação continuada - formação permanente de professor''. 2000. (Outra).

I Semana de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de juiz de Fora. 2000. (Oficina).

VII Semana de Letras. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Frederico Gomes Autran

ARRUDA, L. M.; LARA, G. M. P.. As imagens da leitura e da escrita em textos de alunos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: Ensino de Lei) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: GOMES, Lívia Soares e LEITE, Júlia Maria Ferreira

ARRUDA, L. M.. Tirinhas: uma abordagem pragmática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Matheus Nunes Lacerda

ARRUDA, L. M.; SANTOS, M. M. E.; LAMIM, P. C. N.. O crime de corrupção política no cenário nacional no século XXI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Lorrana Aguiar de Oliveira

ARRUDA, L. M.; SANTOS, M. M. E.; SOARES, W. S. R.. A pluralidade das entidades familiares: as novas concepções de família e o preconceito. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Wdeivison de Freitas Fialho

ARRUDA, L. M.; SANTOS, M. M. E.; SOARES, W. S. R.. O direito ao esquecimento: uma leitura civil-constitucional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Sabrina Keller Campos

ARRUDA, L. M.; SANTOS, M. M. E.; SOARES, W. S. R.. Omissão médica na atenção à saúde pública como um dos elementos geradores da mistanásia e responsabilidade civil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Janice de Souza Napoleão

ARRUDA, L. M.; SANTOS, M. M. E.; SOARES, W. S. R.. Alimentos gravídicos: insegurança jurídica para o suposto pai. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Gabriel Teixeira Faustino da Silva

ARRUDA, L. M.; SASSO, S. M. D.; LOURES, S. L. C. S.. O conhecimento do profissional enfermeiro(a) das UBS da cidade de Muriaé em relação aos cuidados paliativos domiciliar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Marly Cristina Fernandes

ARRUDA, L. M.; SASSO, S. M. D.; LOURES, S. L. C. S.. Visão e discernimento da enfermagem frente ao erro de medicação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Alice da Silva

ARRUDA, L. M.; SASSO, S. M. D.; LOURES, S. L. C. S.. Avaliação da implantação do protocolo de delirium dentro da unidade de terapia intensiva da Fundação Cristiano Varella/Hospital do Câncer de Muriaé. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Lindyana Rodrigues

ARRUDA, L. M.; SASSO, S. M. D.. Avaliação do nível de estresse dos profissionais de enfermagem com dupla jornada de trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Rayssa Sousa da Silva; Sheila de Oliveira Ferreira

ARRUDA, L. M.; SASSO, S. M. D.. Perfil epidemiológico de infecção de sítio cirúrgico em hospital oncológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Phaolla Wishlly Dornellas Cabral Pereira da Silva

ARRUDA, L. M.; SASSO, S. M. D.. Possíveis elementos de resistência e aceitação dos usuários de um hospital geral quanto à doação de órgãos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Jéssica Regina de Oliveira Rocha

ARRUDA, L. M.; SASSO, S. M. D.. A importância da assistência prestada pelos profissionais de saúde frente ao planejamento familiar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Luiz Gustavo Camilo de Souza

ARRUDA, L. M.; SANTOS, M. M. E.; FRAGA, P. H. B.. A responsabilidade civil decorrente de dano moral reflexo e a legitimidade ativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Ângela Cláudia dos Santos Spirito

ARRUDA, L. M.; SANTOS, M. M. E.; FRAGA, P. H. B.. Eutanásia: princípio da dignidade humana e o direito à morte digna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Jaqueline Rodrigues Pereira

ARRUDA, L. M.; LAMIM, P. C. N.; PINHEIRO, E. A.. Fim do abono de permanência no serviço público. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Aline Rodrigues Sigilião

ARRUDA, L. M.; PAIVA, R. M. O.. O atendimento da mulher vítima de violência doméstica na delegacia especializada da mulher de Muriaé/MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Bruna da Cruz Santos

ARRUDA, L. M.; PAIVA, R. M. O.. Crise no sistema prisional brasileiro: eficácia da aplicação imediata da audiência de custódia como meio alternativo à superlotação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Jairo Jabor Rezende

ARRUDA, L. M.; OLIVEIRA, T. M.; SILVA, E. O. E.. Uma análise do instituto da prescrição à luz do princípio da proteção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Lays Vieira Silva

ARRUDA, L. M.; OLIVEIRA, T. M.; SILVA, E. O. E.. O posicionamento jurisprudencial acerca da regra contra o Artigo 45 da Lei 8213/91 para outras aposentadorias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Cínthia Soares Bittencourt

ARRUDA, L. M.; OLIVEIRA, T. M.; SILVA, E. O. E.. O incidente da resolução de demanda repetitiva enquanto mecanismo de promoção da duração razoável do processo e da segurança jurídica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Nathália Christina Rosa da Silva

ARRUDA, L. M.; LOURENCO, A. K. R.; SANTOS, M. M. E.. Medida de internação: a ineficiência estatal quanto ao cumprimento da medida imposta ao menor infrator. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Jonatan de Souza

ARRUDA, L. M.; LOURENCO, A. K. R.; SANTOS, M. M. E.. A relativização da presunção absoluta de vulnerabilidade no delito de estupro de vulnerável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Luíza Felizarda de Paula Félix

ARRUDA, L. M.; SANTOS, M. M. E.. Adoção de crianças e adolescentes por casais homoafetivos: como ocorre na prática e o ponto de vista social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Déborah Luiza Alves Paulino

ARRUDA, L. M.; SASSO, S. M. D.; MATOS, R. A.. HPV: Importância frente ao público alvo da vacinação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Nathália Christina Rosa da Silva

ARRUDA, L. M.; LOURENCO, A. K. R.; SANTOS, M. M. E.. Aplicação do Novo Código de Processo Civil no Âmbito Recursal com Enfoque nos Embargos Infringentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Jairo Jabor Rezende

ARRUDA, L. M.; OLIVEIRA, T. M.; LAMIM, P. C. N.. A capacidade do município na fiscalização e arrecadação do imposto sobre a propriedade territorial rural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário UNIFAMINAS.

Aluno: Ana Paula de Souza Veggi

ARRUDA, L. M.; SCHETTINI, F. G.; PINHEIRO, E. A.. Acesso à justiça e à Defensoria Pública de Muriaé-MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Minas - Muriaé.

Aluno: Sthefany Barroca de Almeida

ARRUDA, L. M.; SCHETTINI, F. G.; PINHEIRO, E. A.. Mulheres invisíveis: a atual condição carcerária dos presídios femininos face à Constituição Federal de 1988 e à Lei de Execução Penal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Minas - Muriaé.

Aluno: Daniela Dias Campos

ARRUDA, L. M.; SCHETTINI, F. G.; PINHEIRO, E. A.. A proteção legal dispensada aos animais: seres sencientes ou meras espécies da fauna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Minas - Muriaé.

Aluno: Camile Helena de Sousa Silva

ARRUDA, L. M.; OLIVEIRA, T. M.; SILVA, E. O. E.. A Defensoria Pública como a principal instituição provedora do direito humano de acesso à justiça. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Minas - Muriaé.

Aluno: Elizângela Alcântara Cruz

ARRUDA, L. M.; OLIVEIRA, T. M.; SILVA, E. O. E.. Reconhecimento da união homoafetiva para fins de concessão de pensão por morte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Minas - Muriaé.

Aluno: André de Oliveira Matos Lima

ARRUDA, L. M.; OLIVEIRA, T. M.; SILVA, E. O. E.. A aposentadoria por idade: um paralelo entre os trabalhadores rurais e urbanos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Minas - Muriaé.

ARRUDA, L. M.. Elaboração da prova de Comunicação e Relações Humanas dos cursos da área de Construção Civil (Capacitação e Encarregado Geral de Obras) do CIPMOI - Faculdade de Engenharia da UFMG. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

ARRUDA, L. M.. Banca de correção das provas de redação da segunda etapa do vestibular UFMG/2010. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

ARRUDA, L. M.. Seleção de bolsista do curso de pedagogia para o EJA. 2008. Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF.

ARRUDA, L. M.; et al. Membro da banca de correção das provas de 2a. etapa de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Concurso Vestibular de 2012 da UFMG. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

ARRUDA, L. M.; et al. Seleção para tutor da disciplina "Oficina de Leitura e Produção de Textos". 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

ARRUDA, L. M.; et al. Seleção para monitor da disciplina "Oficina de Leitura e Produção de Textos". 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

ARRUDA, L. M.. Banca de correção das provas de Comunicação e Relações Humanas do CIPMOI. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

ARRUDA, L. M.. Seleção para instrutora da disciplina Comunicação e Relações Humanas do CIPMOI. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mario Roberto Lobuglio Zagari

Silveira, S. B.;ZÁGARI, M. R. L.; OLIVEIRA, M. C. L.. Formas de endereçamento e de auto-referenciação na negociação de identidades situadas no PROCON. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

William Augusto Menezes

MACHADO, I. L.; LESSA, Cláudio Humberto;MENEZES, W. A.; Melo, Mónica Santos de Souza; PINTO, R. G.; SOUZA, W. E.. Traços identitários e representações da memória em discursos jornalísticos e biográficos sobre a formação ferroviária e outros ofícios afins. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - UFMG - FACULDADE DE LETRAS.

William Augusto Menezes

MACHADO, I. L.; LESSA, Cláudio Humberto; Lara, G.M.P.;MENEZES, W. A.. Análise linguística de discursos sobre formação profissional: o caso metroferroviário. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - UFMG - FACULDADE DE LETRAS.

Ida Lúcia Machado

MACHADO, I. L.; LESSA, C. H.; PALMERSTON, V.; MENEZES, William Augusto; PINTO, R. G.; SOUZA, Wander Emediato de. Traços identitários e representações da memória em discursos jornalísticos e biográficos sobre a formação ferroviária e outros ofícios afins. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Wander Emediato de Souza

EMEDIATO, W.; MENEZES, W.; MOREIRA, A. A.; PINTO, R. G.; LESSA, C. H.; MACHADO, I. L.; PALMERSTON, V. B.. Traços identitários e representações da memória em discursos jornalísticos e biográficos sobre a formação ferroviária e outros ofícios afins. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Mônica Santos de Souza Melo

MELO, Mônica Santos de SouzaMACHADO, I. L.; Emediato, Wander; LESSA, Cláudio Humberto; Palmerston, V.B.; MENEZES, W. A.. Traços identitários e representações da memória em discursos jornalísticos e biográficos sobre a formação ferroviária e otros ofícios afins. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Gilmar Bueno Santos

LESSA, C. H.;MACHADO, I. L.; PALMERSTON, V. B.; MENEZES, W. A.; SOUZA, W. E.; PINTO, R. G.;SANTOS, G. B.. Traços Identitários e Representações da Memória em Discursos Jornalísticos e Biográficos sobre a Formação Ferroviária e outros Ofícios Afins. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Glaucia Muniz Proença Lara

MACHADO, Ida Lúcia; LESSA, C. H.; MENEZES, W. A.;LARA, G. M. P.; MELO, M. S. S.. Análise linguística de discursos sobre formação profissional: o caso metroferroviário. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daiane Souza Socorro

Variações linguísticas identificadas em diferentes gêneros textuais postados no Facebook; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Ana Luísa Oliveira de Assis

Educação de Jovens e Adultos: reflexões acerca do método de Paulo Freire; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Victor Martins Galvão da Silva

A escola e os multiletramentos: o uso do Rap como elemento incentivador da leitura e da escrita; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Lucas Rangel de Araújo Almeida

Tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta de ensino-aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Laynara Cássia Mariano Rocha

Leitura e interpretação de imagens nos livros didáticos de História; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Vanderleia Dias

A contação de histórias com um olhar sobre a sala de recursos e suas funcionalidades; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letrss) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Marinalva Aparecida dos Santos

A influência da resenha sobre o leitor; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letrss) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Deisiane Aparecida da Silva Santos

A leitura de textos imagéticos na sala de aula; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letrss) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Thamires Cerqueira de Barros

O gênero textual publicitário: uma breve análise sobre recursos linguísticos de persuasão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letrss) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Aline Procópio de Paula Couto

Relatos de professores indicam a necessidade da inclusão de uma disciplina voltada para a EJA nos cursos de licenciatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Fabiana da Silva Melo

Análise das variedades linguísticas identificadas nas questões de exames/concursos públicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letrss) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Sarah Cruz Santana

O letramento digital e suas influências na escrita; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Carine Calais Laia

Uma análise dos adjetivos utilizados nas letras de Funk para fazer referência à mulher; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Karen Henrique de Castro

Análise das gírias identificadas na revista Turma da Mônica Jovem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Vinícius Martins Galvão

Análise de "casos" coletados na região de Muriaé - MG: repetições e perguntas como estratégias de processamento discursivo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letrss) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

João Paulo Rodrigues Vargas

O emprego da ambiguidade na publicidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Santa Marcelina - Muriaé; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Felipe Aguiar Raymundo

A implantação do Software Livre GCompris nas escolas municipais de Muriaé; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdades Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Ilvelane Carla de Paulo Aleixo

Uma proposta de leitura e interpretação do gênero textual charge na sala de aula; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Cíntia Simão Martins

Uma proposta de ensino contextualizado das conjunções coordenativas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Camila Helena da Silva Mendes

Uma proposta de estudo da identificação das marcas de oralidade em anúncios publicitários impressos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Aline Aparecida de Oliveira Paula

Da teoria à prática: um estudo sobre a Refroma Ortográfica da Língua Portuguesa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Aline Melo Câmara

A avaliação digital como uma ferramenta pedagógica visando à melhoria da aprendizagem e da qualidade de ensino; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Janice das Graças Fontes Nascif

Uma proposta de estudo do gênero crônica na escola; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Maria Aparecida Fernandes Marcelino

O uso do texto publicitário como uma estratégia de ensino; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Carla da Silva Vieira

A publicidade e o discurso sustentável; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Nilton José de Souza

Um estudo da intertextualidade na poesia e na música; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Renata Dias Batista

50 anos de Mafalda: o uso do gênero textual tira como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Iasmin Ferreira da Silva

Uma proposta didática de análise da ausência dos mecanismos de coesão no fragmento da música "Boa Sorte", de Vanessa da Mata; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Leonídia Aparecida de Abreu

O humano e o social: uma análise das crônicas de Fernando Sabino; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Lorrayne Moreira Pedrosa

A importância da literatura infantil para a formação do leitor crítico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Renata Medeiros Dala Paula

Quando o privado se torna público: uma análise da obra "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Luana Oliveira da Cruz

Existe preconceito linguístico na sala de aula? Entrevista com um aluno nordestino em "terras mineiras"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Marlene Neiri Pereira

De onde eu conheço esta imagem: a presença da intertextualidade em anúncios publicitários das "Havaianas"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Juliana de Matos dos Santos

Gramática normativa versus gramática reflexiva: um estudo de caso sobre o emprego da vírgula; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Hélida Gonçalves Brasiliano

Identidades em jogo: as estratégias argumentativas utilizadas durante a negociação de um carro zero; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Letícia de Oliveira Carvalho

Uma proposta de estudo das variedades linguísticas na sala de aula; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Thais Julia Camargos Pedrosa

O uso do gênero textual chat como uma ferramenta pedagógica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Daiane Santos Leite

Variação linguística na sala de aula: sugestões de metodologias que podem ser utilizadas pelos professores; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Myrella de Cássia Pinho de Souza

A leitura de gêneros textuais variados: sugestões de trabalho com textos usando a perspectiva dos gêneros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Taís Lopes da Silva

Um estudo sobre a história em quadrinhos usada como recurso pedagógico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Marcela Moraes Pinheiro

A importância do texto jornalístico e da variedade de gêneros textuais na formação do leitor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Rosangela Maria da Silva

O gênero textual piada como ferramenta pedagógica no ensino das variedades linguísticas na escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina; Orientador: Luciana Martins Arruda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sônia Bittencourt silveira

Formas de endereçamento e de auto-referenciação na negociação de identidades situadas no PROCON; 2006; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Sonia Bittencourt Silveira;

Cláudio Humberto Lessa

Traços identitários e representações da memória em discursos jornalísticos e biográficos sobre a formação ferroviária e outros ofícios afins; 2013; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Cláudio Humberto Lessa;

Cláudio Humberto Lessa

Análise linguística de discursos sobre educação profissional ferroviária; 2011; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Cláudio Humberto Lessa;

Ida Lúcia Machado

Traços identitários e representações da memória em discursos jornalísticos e biográficos sobre a formação ferroviária e outros ofícios afins; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos) - Faculdade de Letras da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ida Lucia Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARRUDA, L. M. . O uso da Linguística Aplicada na análise de textos instrucionais. DUC IN ALTUM , v. 16, p. 127-135, 2017.

  • ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. ; MACHADO, J. C. T. . A análise de relatos de docentes da EJA sinaliza para mudanças nos cursos de licenciatura. DUC IN ALTUM , v. 16, p. 114-126, 2017.

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. . Estratégias linguístico-discursivas para a construção da argumentação em editoriais. DUC IN ALTUM (MURIAÉ) , v. 15, p. 123-136, 2016.

  • ARRUDA, L. M. ; MENDES, C. H. S. . A utilização das marcas de oralidade como recurso persuasivo em anúncios publicitários impressos. DUC IN ALTUM (MURIAÉ) , v. 15, p. 109-122, 2016.

  • ARRUDA, L. M. ; MENDES, C. H. S. . A identificação das marcas de oralidade em publicidades por alunos da EJA. Linkscienceplace , v. 2, p. 119-131, 2015.

  • ARRUDA, L. M. . Credibilidade e captação: visadas de um discurso jornalístico sobre o ofício ferroviário. Duc in Altum (Muriaé) , v. 12, p. 275-288, 2013.

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . O anúncio publicitário sob a ótica dos planos discursivos enuncivo e enunciativo. Duc in Altum (Muriaé) , v. 10, p. 143-152, 2010.

  • ARRUDA, L. M. ; AOKI, R. L. A. . Linguagem e persuasão: o jogo argumentativo presente no gênero textual crônica. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 6, p. 01, 2009.

  • ARRUDA, L. M. . A relevância dos papéis para a negociação de identidades em discursos institucionais. Duc in Altum (Muriaé) , v. 9, p. 177-190, 2009.

  • ARRUDA, L. M. ; DIVAN, L. M. F. . Estratégias discursivo-interacionais de gerenciamento de conflito no PROCON. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades , v. 5, p. 19, 2006.

  • ARRUDA, L. M. ; DIVAN, L. M. F. . O emprego estratégico de enquadres/alinhamentos em audiências de conciliação no PROCON. Revista Gatilho (PPGL/ UFJF. Online) , v. 1, n.2, p. 2, 2005.

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. (Org.) ; PINTO, R. G. (Org.) . Poemas sobre trabalhadores. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. v. 1. 180p .

  • ARRUDA, L. M. . A voz e a vez da mulher: um resgate da memória ferroviária em discursos biográficos. In: Wander Emediato; Gláucia Muniz Proença Lara; Ida Lucia Machado; André William Alves de Assis. (Org.). Anais do IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais. 1aed.Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2016, v. único, p. 01-16.

  • ARRUDA, L. M. . O anúncio publicitário como um reflexo das mudanças sociais: uma análise das identidades femininas construídas pelos anunciantes. In: HORA, Dermeval da; PEDROSA, Juliene Lopes R.; LUCENA, Rubens M.. (Org.). ALFAL 50 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E FILOLÓGICOS. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2015, v. 1, p. 1818-1852.

  • RETES, Lucas Morais ; ARRUDA, L. M. . Tomás Antônio Gonzaga - Lira III. Cartas chilenas: III e IV.. In: FARIA, Antônio Augusto Moreira de; PINTO, Rosalvo Gonçalves.. (Org.). Poemas sobre trabalhadores. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, v. Único, p. 31-56.

  • ARRUDA, L. M. ; BORGES, Luiz Paixão de Lima . Fagundes Varela - O escravo. Mauro, o escravo (A sentença; O suplício; A vingança; Visão).. In: FARIA, Antônio Augusto Moreira de; PINTO, Rosalvo Gonçalves.. (Org.). Poemas sobre trabalhadores. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, v. único, p. 91-120.

  • ARRUDA, L. M. ; BORGES, Luiz Paixão de Lima . Augusto dos Anjos - Numa forja. In: FARIA, Antônio Augusto Moreira de; PINTO, Rosalvo Gonçalves.. (Org.). Poemas sobre trabalhadores. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, v. único, p. 171-174.

  • ARRUDA, L. M. ; RETES, Lucas Morais . Tomás Antônio Gonzaga. In: Antônio Augusto Moreira de Faria; Rosalvo Gonçalves Pinto. (Org.). Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio público. 1ed.Belo Horizonte: Viva Voz - Laboratório de Edição FALE/UFMG, 2011, v. único, p. 31-50.

  • ARRUDA, L. M. ; BORGES, Luiz Paixão de Lima . Augusto dos Anjos. In: Antônio Augusto Moreira de Faria; Rosalvo Gonçalves Pinto. (Org.). Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio público. 1ed.Belo Horizonte: Viva Voz - Laboratório de edição FALE/UFMG, 2011, v. único, p. 157-160.

  • ARRUDA, L. M. ; BORGES, Luiz Paixão de Lima . Vinícius de Moraes. In: Antônio Augusto Moreira de Faria; Rosalvo Gonçalves Pinto. (Org.). Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio público. 1ed.Belo Horizonte: Viva Voz - Laboratório de edição FALE/UFMG, 2011, v. único, p. 161-173.

  • ARRUDA, L. M. ; BORGES, Luiz Paixão de Lima . Fagundes Varela. In: Antônio Augusto Moreira de Faria; Rosalvo Gonçalves Pinto. (Org.). Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio público. 1ed.Belo Horizonte: Viva Voz - Laboratório de edição FALE/UFMG, 2011, v. único, p. 85-110.

  • ARRUDA, L. M. . O uso da dêixis social como um recurso de categorização/identificação. In: SILVEIRA, Sonia Bittencourt; MAGALHÃES, Tânia Guedes.. (Org.). A fala-em-interação em situação de conflito: recursos linguísticos e práticas comunicativas. 1ed.São Carlos: Claraluz, 2008, v. único, p. 59-71.

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. ; SANTOS, M. A. . O poder da resenha como um texto argumentativo e influenciador de opiniões. In: I Congresso Nacional e IV Seminário Internacional - Argumentação na Escola, 2018, Recife. Anais do I Congresso Nacional e IV Seminário Internacional - Argumentação na Escola, 2018. v. único. p. 125-134.

  • ARRUDA, L. M. . O anúncio publicitário como um reflexo das mudanças sociais: uma análise das identidades femininas construídas pelos anunciantes. In: XVII Congresso Internacional Associación de Linguística y Filologia de América Latina (ALFAL), 2014, João Pessoa. Anais do XVII Congresso Internacional Associación de Linguística y Filologia de Am. João Pessoa: Ideia, 2014. p. 3548-3564.

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . Práticas de leitura pelo viés do hibridismo presente no gênero publicitário. In: II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. v. 2. p. 01-13.

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . Didática e prática de ensino: análise de discursos jornalísticos sobre educação profissional ferroviária. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino / Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010. v. único.

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . Estratégias linguísticas de persuasão em um discurso jornalístico sobre educação profissional (no prelo). In: XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - XII SILEL e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2010, Uberlândia. Anais do XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - XII SILEL e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Uberlândia: EDUFU, 2009. v. único.

  • ARRUDA, L. M. . Retórica e interação: as estratégias linguísticas discursivas utilizadas pelos consumidores brasileiros para defender os seus direitos no Procon. In: I Coloquio Nacional de Retórica, 2010, Buenos Aires. Anais do I Coloquio Nacional de Retórica. Buenos Aires: Editora da Facultad de Derecho, 2010. v. único.

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . Ensino profissional e cultura, no caso ferroviário: Análise de um discurso jornalístico. In: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010, Belo Horizonte. Anais do Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Belo Horizonte, 2010. v. único.

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . Dois discursos jornalísticos sobre educação profissional ferroviária. In: PRESERVE 2010: XI Seminário Nacional de Preservação e Revitalização Ferroviária, 2010, Rio de Janeiro. PRESERVE 2010: XI Seminário Nacional de Preservação e Revitalização Ferroviária. Rio de Janeiro: Publicação em Cd, 2010. v. único. p. 01-07.

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. . A seleção lexical e outras semioses para a construção identitária em anúncios publicitários. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso: Discurso, Texto e Enunciação homenagem a Patrick Charaudeau, 2010, Rio de Janeiro. Anais do II Fórum Internacional de Análise do Discurso: Discurso, Texto e Enunciação homenagem a Patrick Charaudeau. Rio de Janeiro, 2010. v. 1. p. 268-277.

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . Educação profissional metroferroviária: uma análise contrastiva de dois discursos jornalísticos. In: SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2010, Belo Horizonte. Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - SENEPT. Belo Horizonte, 2010. v. único. p. 01-15.

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . Efeitos de sentido em anúncios publicitários direcionados ao público feminino. In: Colóquio ALED Brasil: Discurso e práticas sociais, 2010, Recife. Colóquio ALED Brasil: Discurso e práticas sociais. Recife, 2010. v. único. p. 1249-1267.

  • ARRUDA, L. M. . Os processos de co-construção e de negociação identificados no discurso institucional. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso:emoções, ethos e argumentação, 2008, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

  • ARRUDA, L. M. ; AQUINO, V. A. de O. . As contribuições dêiticas para a organização de categorias no discurso. In: IV Seminário da Análise do Discurso da UCSAL, 2007, Salvador. IV Seminário da Análise do Discurso da UCSAL. Salvador: Bahia: Publicação em Cd-rom, 2007.

  • ARRUDA, L. M. ; AQUINO, V. A. de O. . Inter-relacionando os gêneros textuais: notícia, poema e propaganda combinam?. In: I Congresso de Letras do CES, 2007, Juiz de Fora. I Congresso de Letras do CES. Juiz de Fora: Minas Gerais: CES / JF, 2007.

  • ARRUDA, L. M. ; DIVAN, L. M. F. . Implicaturas conversacionais em uma audiência de conciliação no Procon. In: 10o. Simpósio Nacional de Letras e Lingüística da UFU, 2006, Uberlândia. Lingüística: caminhos e descaminhos em perspectiva. Uberlândia: Minas Gerais: EDUFU/ILEEL.

  • ARRUDA, L. M. . Análise de uma reportagem e de depoimentos sobre formação profissional ferroviária: o discurso de valorização das novas tecnologias e da memória. In: IV SETED - Seminário de Teses e Dissertações, 2011, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Programação do IV Seminário de Teses e Dissertações. Belo Horizonte: POSLIN/FALE/UFMG, 2011. v. único. p. 144-146.

  • ARRUDA, L. M. . Análise linguística de discursos sobre educação profissional ferroviária. In: III Seminário de Teses e Dissertações, 2010, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Programação do III Seminário de Teses e Dissertações (SETED). Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. v. único. p. 18-21.

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . A construção de identidades discursivas em um discurso jornalístico sobre educação profissional. In: III Encontro Mineiro de Análise do Discurso - III EMAD, 2009, Viçosa. Caderno de resumos do III EMAD. Viçosa: Gráfica Tribuna, 2009. p. 16-17.

  • ARRUDA, L. M. . Estratégias linguísticas de persuasão em um discurso jornalístico sobre educação profissional. In: XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - XII SILEL e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2009, Uberlândia. Página do site: Resumo das comunicações, 2009.

  • ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. . Análise de relatos sobre o trabalho docente na EJA revelam a necessidade de uma mudança curricular. In: IV Colóquio de Letramentos, Linguagem e Ensino - 'Formação e trabalho docente'., 2017, Juiz de Fora. Caderno de resumos [do] IV Colóquio de Letramentos, Linguagem e Ensino -. Juiz de Fora: UFJF, 2017. v. Único. p. 63-63.

  • ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. ; MACHADO, J. C. T. . Análise de relatos que comprovam a necessidade da inclusão de uma disciplina voltada para EJA nos cursos de graduação em licenciatura. In: III Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação: as políticas educacionais hoje, 2017, Juiz de Fora. Caderno de Resumos do III Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação: as políticas educacionais hoje. Juiz de Fora, 2017. v. Único. p. 97-97.

  • ARRUDA, L. M. . A voz e a vez da mulher: um resgate da memória ferroviária em discursos biográficos. In: IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discurso e Desigualdade Sociais, 2016, Belo Horizonte. Programação e Caderno de Resumos do IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discurso e Desigualdade Sociais. Belo Horizonte: NAD, PosLin, Faculdade de Letras - UFMG, 2016. p. 122-122.

  • ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. ; MACHADO, J. C. T. . Narrativas de si e do outro: uma análise de depoimentos sobre os 'prazeres' e 'desprazeres' de se trabalhar na EJA. In: XIV Semana de Letras da UFOP / I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2016, Mariana. Caderno de Resumos e Programação da XIV Semana de Letras da UFOP / I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, 2016. v. único. p. 175-175.

  • ARRUDA, L. M. . O resgate da memória ferroviária sob o olhar da Vale: uma análise dos traços identitários projetados nos relatos biográficos produzidos sobre trabalhadores ferroviários. In: II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, 2014, Belo Horizonte. II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções - Universidade e Educação Básica: ações e omissões. Belo Horizonte: PUC/MG, 2014. v. 1. p. 78-79.

  • ARRUDA, L. M. . O 'modelo de herói': relatos biográficos publicados pela Vale sobre trabalhadores ferroviários. In: I Jornada de Estudos (Auto)Biográficos e de Narrativas de Vida: a Escrita de Si e do Outro, 2013, São João del-Rei. Programação e Caderno de resumos da I Jornada de Estudos (Auto)Biográficos e de Narrativas de Vida: a Escrita de Si e do Outro, 2013. v. único. p. 42-42.

  • ARRUDA, L. M. . Análise de relatos biográficos sobre trabalhadores ferroviários: onde a memória individual e a coletiva se fundem. In: V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2013, Pouso Alegre. Caderno de Resumos do ENELIN 2013 - Linguagem, Sociedade, Políticas: V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem. Pouso Alegre, 2013. p. 85-85.

  • ARRUDA, L. M. . Leitura, ensino e produção de textos instrucionais: compartilhando experiências com trabalhadores da construção civil. In: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Resumo das comunicações aprovadas (Linguística), 2013.

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. . A presença do "tiers-parlant" em um anúncio publicitário como gênero transgredido. In: Colóquio internacional em homenagem a Jean Peytard: um precursor no campo da linguística discursiva, 2012, Belo Horizonte/Mariana. Caderno de resumos do Colóquio internacional em homenagem a Jean Peytard: um precursor no campo da linguística discursiva, 2012. v. único. p. 58-58.

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . Práticas de leitura pelo viés do hibridismo presente no gênero publicitário. In: II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Caderno de Resumos do II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Uberlândia: Digra - Divisão Gráfica, 2012. v. único. p. 161-161.

  • AOKI, R. L. A. ; ARRUDA, L. M. . O letramento acadêmico no curso de engenharia mecânica: um estudo de caso. In: Encontro internacional sobre novos letramentos, 2012, Belo Horizonte. Caderno de programação e resumos do Encontro internacional sobre novos letramentos. Belo Horizonte: FALE / UFMG, 2012. v. único. p. 49-50.

  • ARRUDA, L. M. . Do desacordo conversacional ao desacordo argumentativo: as estratégias retóricas utilizadas pelos participantes de um audiência de conciliação do PROCON para defender os seus pontos de vista. In: II Congresso Brasileira de Retórica, 2012, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do II Congresso Brasileiro de Retórica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012. v. único. p. 77-77.

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. ; AOKI, R. L. A. . Marcas de subjetividade em textos instrucionais produzidos por trabalhadores da construção civil. In: 18o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos do 18o. INPLA: Linguística Aplicada, Linguagens, Discursos, 2011. v. único. p. 66-67.

  • AOKI, R. L. A. ; ARRUDA, L. M. . Análise contrastiva de discursos educacionais nos editoriais dos mensários: Nova Escola e Carta Fundamental. In: 18o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos do 18o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada: Linguística Aplicada, Linguagens, Discursos, 2011. v. Único.

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . O jogo discursivo para a construção da argumentação em editoriais. In: 18o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos do18o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada: Linguística Aplicada, Linguagens, Discursos, 2011. v. Único. p. 172-172.

  • ARRUDA, L. M. . Informar ou seduzir?As estratégias argumentativas utilizadas por um discurso jornalístico sobre formação profissional. In: ALED - IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - Discurso da América Latina: vozes, sentidos e identidades, 2011, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - Discurso da América Latina: vozes, sentidos e identidades. Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Letras da UFMG, 2011. v. Único. p. 127-127.

  • ARRUDA, L. M. . Retórica e interação: as estratégias linguísticas discursivas utilizadas pelos consumidores brasileiros para defender os seus direitos no Procon. In: I Coloquio Nacional de Retórica ?Retórica y Política? e I Jornadas Latinoamericanas de Investigación em Estudios Retóricos, 2010, Buenos Aires. Libro de resúmenes. Buenos Aires: Docuprint S. A., 2010. v. único. p. 44-44.

  • AOKI, R. L. A. ; ARRUDA, L. M. . A construção do ethos de Getúlio Vargas na cartilha escolar: Getúlio Vargas para crinaças. In: I Congresso Brasileiro de Retórica, 2010, Ouro Preto. Caderno de Resumos do I Congresso Brasileiro de Retórica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. v. único. p. 31-31.

  • ARRUDA, L. M. ; AOKI, R. L. A. . O "jogo retórico" utilizado pelos mediadores do PROCON para amenizar os conflitos e buuscar um acordo entre as partes. In: I Congresso Brasileiro de Retórica, 2010, Ouro Preto. Caderno de Resumos do I Congresso Brasileiro de Retórica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. v. único. p. 32-32.

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . Efeitos de sentido em anúncios publicitários direcionados ao público feminino. In: III Colóquio / ALD Brasil - Discurso e práticas sociais. Um tributo a Luiz Antonio Marcuschi., 2010, Recife. Caderno de Resumos do III Colóquio / ALED Brasil - Discurso e práticas sociais. Um tributo a Luiz Antonio Marcuschi.. Recife: Editora da UFPE, 2010. v. único. p. 368-369.

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. . A seleção lexical e outras semioses para a construção identitária em anúncios publicitários. In: II Fórum Internacional de Análise do Discurso: Discurso, Texto e Enunciação, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II Fórum Internacional de Análise do Discurso: Discurso, Texto e Enunciação. Rio de Janeiro: Setor de Publicações/FL, 2010. v. Único.

  • ARRUDA, L. M. . Do individual ao social: as categorias que emergem no discurso. In: IV Jornadas de Estudos de Linguagem (JEL), 2008, Rio de Janeiro. Caderno de resumos: Jornada de Estudos de Linguagem - JEL. Rio de Janeiro: Gráfica da UERJ (DGRAFI), 2008. p. 47-48.

  • ARRUDA, L. M. . Os processos de co-construção e de negociação identificados no discurso institucional. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação, 2008, Belo Horizonte. Livro de resumos do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos Faculdade de Letras, 2008. v. único. p. 191-191.

  • ARRUDA, L. M. ; Aquino . Inter-relacionando os gêneros textuais: notícia, poema e propaganda combinam?. In: I Congresso de Letras do CES, 2007, Juiz de Fora. Caderno de resumos do I Congresso de Letras do CES/JF. Juiz de Fora: Editora do CES, 2007. p. 38-38.

  • ARRUDA, L. M. . Processos de categorização como recursos para a construção de identidades situadas no PROCON. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação - III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo - RS. CD-ROM, 2005.

  • ARRUDA, L. M. . O emprego estratégico de enquadres/alinhamentos na construção/defesa de pontos de vista. In: I Encontro Mineiro de Análise do Discurso -, 2005, Belo Horizonte - MG. Caderno de Resumos e Programação do I Encontro Mineiro de Análise do Discurso -. Belo Horizonte: UFMG, 2005. v. Único. p. 99.

  • ARRUDA, L. M. ; DIVAN, L. M. F. . O papel das implicaturas conversacionais em acareações no Procon. In: I Mostra de Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação da UFJF, 2004, Juiz de Fora. CD-ROM. Juiz de Fora, 2004.

  • ARRUDA, L. M. . Implicaturas conversacionais em uma audiência de conciliação no Procon. In: 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística da UFU, 2004, Uberlândia - MG. Caderno de Resumos do 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística da UFU. Uberlândia: EDUFU / ILEEL, 2004. v. Único. p. 146-147.

  • ARRUDA, L. M. . Critérios avaliativos do UNIFAMINAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, L. M. . O poder argumentativo dos anúncios publicitários: o 'despertar' da leitura crítica no ensino superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. . Nuances argumentativas em diferentes gêneros textuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. ; SANTOS, M. A. . O poder da resenha como um texto argumentativo e influenciador de opiniões. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. ; MACHADO, J. C. T. . Análise de relatos que comprovam a necessidade da inclusão de uma disciplina voltada para a EJA nos cursos de graduação em licenciatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; SILVA, J. A. ; SOUZA, T. S. . Gramática tradicional ou escolar: as regras normativas da língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, L. M. ; MOUTINHO, F. S. ; FARIAS, S. S. . Gramática histórico-comparativa: o surgimento das famílias linguísticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. ; MACHADO, J. C. T. ; AITKEN, M. S. V. . Gramática estrutural: a origem dos estudos linguísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, L. M. ; PINHEIRO, G. A. ; ROSA, M. S. P. ; QUINTILIANO, R. . Gramática gerativa: competência x desempenho linguístico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, L. M. ; PEDROSA, D. F. S. ; SANTOS, M. A. . Gramática cognitivo-funcional: a construção dos significados na interação comunicativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, L. M. ; SANTOS, D. A. S. ; PAIVA, E. L. S. ; FERNANDES, G. J. ; RAMOS, I. B. . Gramática reflexiva: uma nova visão sob a gramática tradicional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARRUDA, L. M. ; GALVAO, V. M. . Um estudo sobre a ocorrência de repetições e perguntas como estratégias de processamento discursivo na contação de casos mineiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. ; MACHADO, J. C. T. . Uma análise discursiva dos relatos escritos por professores sobre os ?prazeres? e ?desprazeres? de se trabalhar na EJA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . A voz e a vez da mulher: um resgate da memória ferroviária em discursos biográficos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. ; MACHADO, J. C. T. . Narrativas de si e do outro: uma análise de depoimentos sobre os 'prazeres' e 'desprazeres' de se trabalhar na EJA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; MENDES, C. H. S. . A identificação das marcas de oralidade em publicidades por alunos da EJA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . O resgate da memória ferroviária sob o olhar da Vale: uma análise dos traços identitários projetados nos relatos biográficos produzidos sobre trabalhadores ferroviários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . O anúncio publicitário como um reflexo das mudanças sociais: uma análise das identidades femininas construídas pelos anunciantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, L. M. . O que é ser um pesquisador no ensino superior?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, L. M. . O 'modelo de herói': relatos biográficos publicados pela Vale sobre trabalhadores ferroviários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARRUDA, L. M. . Análise de relatos biográficos sobre trabalhadores ferroviários: onde a memória individual e a coletiva se fundem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Representações da memória coletiva em discursos biográficos sobre o ser e o fazer ferroviário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, L. M. . Leitura, ensino e produção de textos instrucionais: compartilhando experiências com trabalhadores da construção civil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. . A presença do tiers parlant' em um anúncio publicitário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . Práticas de leitura pelo viés do hibridismo presente no gênero publicitário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AOKI, R. L. A. ; ARRUDA, L. M. . O letramento acadêmico no curso de engenharia mecânica: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Do desacordo conversacional ao desacordo argumentativo: as estratégias retóricas utilizadas pelos participantes de uma audiência de conciliação do PROCON para defender os seus pontos de vista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. ; AOKI, R. L. A. . Marcas de subjetividade em textos instrucionais produzidos por trabalhadores da construção civil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AOKI, R. L. A. ; ARRUDA, L. M. . Análise contrastiva de discursos educacionais nos editoriais dos mensários: Nova Escola e Carta Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . O jogo discursivo para a construção da argumentação em editoriais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Análise de uma reportagem e de depoimentos sobre formação profissional ferroviária: o discurso de valorização das novas tecnologias e da memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Informar ou seduzir?As estratégias argumentativas utilizadas por um discurso jornalístico sobre formação profissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARRUDA, L. M. . Retórica e interação: as estratégias linguísticas discursivas utilizadas pelos consumidores brasileiros para defender os seus direitos no Procon. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . Didática e prática de ensino: análise de discursos jornalísticos sobre educação profissional ferroviária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . Ensino profissional e cultura, no caso ferroviário: análise de um discurso jornalístico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. . A seleção lexical e outras semioses para a construção identitária em anúncios publicitários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . Dois discursos jornalísticos sobre educação profissional ferroviária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AOKI, R. L. A. ; ARRUDA, L. M. . A construção do ethos de Getúlio Vargas na cartilha escolar: Getúlio Vargas para crinaças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; AOKI, R. L. A. . O "jogo retórico" utilizado pelos mediadores do PROCON para amenizar os conflitos e buscar um acordo entre as partes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Análise linguística de discursos sobre educação profissional ferroviária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAZARINI, D. D. ; ARRUDA, L. M. . Efeitos de sentido em anúncios publicitários direcionados ao público feminino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; et al . Teste de diagnóstico de português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARRUDA, L. M. ; et al . Curso Transtextual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARRUDA, L. M. ; FARIA, A. A. M. . A construção de identidades discursivas em um discurso jornalístico sobre educação profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Análise linguística de discursos jornalísticos sobre educação ferroviária no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Estratégias linguísticas de persuasão em um discurso jornalístico sobre educação profissional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Os processos de co-construção e de negociação identificados no discurso institucional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Do individual ao social: as categorias que emergem no discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . A Odisséia: uma proposta de estudo da mitologia à atualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Praticando a inter-relação de gêneros textuais em sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; Aquino . A inclusão de gêneros virtuais na sala de aula: discutindo a ética na Internet. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARRUDA, L. M. ; Aquino . As contribuições dêiticas para a organização de categorias no discurso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Inter-relacionando os gêneros textuais: notícia, poema e propaganda combinam?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . O emprego estratégico de enquadres/alinhamentos na construção/defesa de pontos de vista. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . Processos de categorização como recursos para a construção de identidades situadas no PROCON. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . A co-construção/negociação de identidades em audiências de conciliação no PROCON. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARRUDA, L. M. . Implicaturas conversacionais em uma audiência de conciliação no Procon. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; DIVAN, L. M. F. . O papel das implicaturas conversacionais em acareações no Procon. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . A argumentatividade no uso da linguagem: operadores argumentativos e índices de avaliação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; et al . A função dos desacordos em audiências de conciliação no Procon. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. ; COELHO, L. B. . As sobreposições de vozes em acareações no Procon. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARRUDA, L. M. . A Elaboração da Face - Uma análise dos elementos rituais na interação social 2005 (Resenha).

  • ARRUDA, L. M. . Emergência do futuro perifrástico no português carioca: o princípio da marcação 2005 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARRUDA, L. M. . Parecer emitido para a revista DUC IN ALTUM sobre artigo publicado.. 2018.

ARRUDA, L. M. . Membro da Comissão Avaliadora dos trabalhos orais do XV Encontro Regional de Iniciação Científica e Pós-graduação do Unifaminas - ENIC. 2018.

ARRUDA, L. M. . Avaliadora dos trabalhos apresentados no XV ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2017.

ARRUDA, L. M. . Membro do Comitê Avaliador dos Anais do Encontro de Iniciação Científica - XV ENIC. 2017.

ARRUDA, L. M. . Professora Avaliadora do XIII ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2015.

ARRUDA, L. M. . Parecer emitido para a revista Texto Livre sobre artigo publicado. 2013.

ARRUDA, L. M. . Parecer emitido para a revista Caletroscópio sobre artigo publicado. 2013.

ARRUDA, L. M. ; et al . Membro da Comissão Organizadora do n. 6 da ReVeLe (Revista Virtual do Estudantes de Letras) - Especial Seted (2013). 2013.

ARRUDA, L. M. . Parecer emitido para a revista Veredas sobre artigo. 2013.

ARRUDA, L. M. . Parecer emitido para a revista Veredas sobre artigo. 2013.

ARRUDA, L. M. . Parecer emitido para a revista Texto Livre sobre artigo publicado. 2012.

ARRUDA, L. M. . Membro da Comissão Editorial da Revista Gatilho. 2005.

ARRUDA, L. M. . Revisora de textos da VEREDAS - Revista de Estudos Lingüísticos. 2005.

CRESPO, M. S. ; ARRUDA, L. M. . Revisão do livro 'Preparo de florais em consultório'. 2019. (Editoração/Livro).

ARRUDA, L. M. . Minicurso: Técnicas e normas para a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, L. M. ; SILVA, A. M. C. ; RIBEIRO, K. F. ; ROCHA, L. C. M. ; RUFINO, T. A. . Leitura e interpretação de textos imagéticos no livro didático de História. 2018. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, L. M. ; LAZARINI, D. D. ; SILVA, V. M. G. . A construção da leitura por meio do Rap: a aprendizagem para além dos muros escolares em Muriaé-MG. 2018. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, L. M. ; SASSO, S. M. D. . Elaboração de itens conhecimentos gerais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARRUDA, L. M. ; SASSO, S. M. D. . Elaboração de itens: uma proposta contextualizada para construção de enunciados e comandos para as avaliações institucionais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARRUDA, L. M. . A construção do processo avaliativo em sala de aula. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARRUDA, L. M. . A importância da boa comunicação para o mercado de trabalho: instruções para vencer o medo de falar em público. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, L. M. ; SILVA, E. N. F. ; SANTOS, M. A. . Será que a resenha influencia o leitor a ler ou a comprar a obra resenhada?. 2016. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, L. M. ; COUTO, A. P. P. ; MACHADO, J. C. T. . A relevância da inclusão de uma disciplina voltada para a EJA nos cursos de graduação em licenciatura. 2016. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, L. M. . Oficina de Elaboração de questões de formação geral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, L. M. . Oficina A prática avaliativa como instrumento na geração do conhecimento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, L. M. ; THOMAZ, L. M. R. M. ; ROCHA, F. C. A. . Elaboração e revisão de itens. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARRUDA, L. M. . Leitura e análise de questões do ENADE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, L. M. . Leitura e interpretação de questões do ENADE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARRUDA, L. M. ; et al . Manual para elaboração de itens de avaliação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional).

ARRUDA, L. M. ; MENDES, C. H. S. ; SERENARIO, G. D. P. G. ; SILVA, R. A. . Você conhece quem está por trás do balcão? Traços identitários e representações da memória em narrativas autobiográficas produzidas por vendedoras da Central da Pronta Entrega e do Shopping das Confecções de Muriaé. 2014. (Relatório de pesquisa).

ARRUDA, L. M. . Técnicas para a preparação de seminários no contexto acadêmico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARRUDA, L. M. . Técnicas de dissertação escrita. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ARRUDA, L. M. . Elaboração de apostilas para a disciplina Comunicação e Relações Humanas do CIPMOI. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação da Faculdade de Engenharia da UFMG).

ARRUDA, L. M. . Trabalhadores personagens do discurso. 2009. (Coordenadora de comunicação coordenada).

ARRUDA, L. M. . Coordenadora da dramatização da obra: O visitante do tempo. 2008. (Coordenadora de comunicação coordenada).

ARRUDA, L. M. . Entrevista "Revistas eletrônicas: A publicação de revistas eletrônicas é um dos principais recursos de pesquisa de estudantes e professores". 2005 (Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Leitura e interpretação de textos imagéticos no livro didático de História, Descrição: Temos observado que a comunicação por imagens é bastante estimulada nos primeiros anos da educação escolar. No entanto, as imagens e a sua valorização como instrumento de representação de sentidos parecem perder gradativamente o status no decorrer dos anos escolares. Quando os alunos chegam ao Ensino Médio, o texto escrito ocupa a maior parte dos livros didáticos e os imagéticos, na maioria das vezes, são esquecidos ou tornam-se meramente ilustrativos. Por esse motivo, esta pesquisa tem como objetivo acompanhar algumas aulas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Muriaé, a fim de verificar se os professores leem os textos imagéticos presentes no livro didático e o modo como é feita essa leitura, caso ela ocorra. A fundamentação teórica utilizada para a análise e interpretação dos dados se dará a partir das contribuições da Linguística Textual, em especial de Marcuschi (2008) e Bazerman (2007), sobre o estudo e classificação dos gêneros textuais, e da Semiótica, focalizando as pesquisas realizadas por Santaella (2012).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Alessandra Maria Custódio da Silva - Integrante / Karina de Fátima Ribeiro - Integrante / Laynara Cassia Mariano Rocha - Integrante / Thalia Alves Rufino - Integrante.

  • 2018 - Atual

    A oralidade como método de ensino-aprendizagem nas escolas, Descrição: Tendo em vista que existem duas modalidades de uso da língua: a falada ou oral e a escrita, focalizaremos a oralidade como método de ensino-aprendizagem. Para Meihy (2005), a fonte oral é a base primária para a obtenção de qualquer forma de conhecimento, seja ele científico ou não, o que vai dar legitimidade científica serão os critérios adotados na busca desse conhecimento. As narrativas ganham caráter científico quando os argumentos foram sistematizados, arranjados metodologicamente, equiparados uns aos outros em diálogo continuado e cumulativo assumidos profissionalmente. Seno assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar o método da oralidade como forma de produção do conhecimento e de enriquecimento cultural para alunos que frequentam o ensino regular. Para isso, utilizaremos as contribuições teóricas da Linguística Textual, destacando as pesquisas de Marcuschi (2002, 2010), e da História Oral, dando destaque para os estudos de Ferreira e Amado (2006).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Eduardo Nogueira Nazaré - Integrante / Marcos Otávio de Oliveira Silva - Integrante / Dileuza Maria Cerqueira de Souza - Integrante / Sérgio Antônio de Paula Almeida - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Norma-padrão versus variação linguística: uma análise dos gêneros textuais utilizados pelos usuários do Facebook como instrumento para o ensino da Língua Portuguesa, Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar a variação linguística presente nos diferentes gêneros textuais postados por dez usuários do Facebook durante dois meses. Ao fazer isso, fazer uma análise qualitativa e quantitativa dos gêneros textuais postados; mostrar que o Facebook pode ser usado como um valioso instrumento para o ensino da norma-padrão e das variações linguísticas em sala de aula; e mostrar que é possível tornar o ensino de língua materna mais prático e contextualizado. Para fundamentar esta pesquisa, utilizaremos as contribuições teóricas sobre o estudo dos gêneros textuais (BAZERMAN, 2007; MARCUSCHI, 2008), da norma-padrão versus variação linguística (BAGNO, 2011, 2013; COELHO et al, 2015; PRETI, 2003) e Multiletramentos (BULZATO, 2010; ROJO, 2009).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Dalcylene Dutra Lazarini - Integrante / Daiane Souza Socorro - Integrante / Marcos Otávio de Oliveira Silva - Integrante.

  • 2018 - Atual

    A tecnologia em prol do conhecimento: o YouTube e suas contribuições para o ensino-aprendizagem, Descrição: Este projeto tem como objetivo principal mostrar que o YouTube é uma ferramenta não só de entretenimento mas também de ensino. Com isso, pretende-se levar os graduandos a identificarem os aspectos positivos e negativos dessa plataforma digital, verificando se eles o utilizam como uma ferramenta de estudo. Como embasamento teórico, serão utilizadas as contribuições de Chartier (2014), Rojo (2012) e Soares (2003) para tratar dos textos multimodais que ganharam força com o advento da Internet.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Dalcylene Dutra Lazarini - Integrante / Eduardo Nogueira Nazaré - Integrante / Luana de Oliveira Cerqueira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    O RAP e o seu papel como incentivador da leitura na cidade de Muriaé- MG, Descrição: O projeto do RAP consiste em verificar seu papel social como um incentivador da leitura, principalmente, em escolas públicas de Muriaé.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Dalcylene Dutra Lazarini - Integrante / Victor Martins Galvão da Silva - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Um retrato do ensino de inglês na EJA: o que dizem os alunos das escolas públicas de Muriaé, Descrição: Análise como tem sido feito o ensino do Inglês em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em três escolas públicas de Muriaé para, a partir de pressupostos e práticos, dar subsídios aos professores de língua estrangeira a fim de aprimorarem sua prática em sala, tornando esse ensino mais significativo para jovens e adultos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Dalcylene Dutra Lazarini - Integrante / Aline Procópio de Paula Couto - Integrante / Joana Castro Teixeira Machado - Integrante / Marília Soares Vieira Aitken - Integrante.

  • 2016 - 2016

    A relevância da inclusão de uma disciplina voltada para a EJA nos cursos de graduação em licenciatura, Descrição: Projeto de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Maria do Carmo Vegi de Souza - Integrante / Aline Procópio de Paula Couto - Integrante / Joana Castro Teixeira Machado - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Será que a Resenha Influencia o Leitor a Ler ou a Comprar a Obra Resenhada?, Descrição: Projeto de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Eliza Najla Faria Silva - Integrante / Marinalva Aparecida dos Santos - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Você conhece quem está por trás do balcão? Traços identitários e representações da memória em narrativas autobiográficas produzidas por vendedoras da Central da Pronta Entrega e do Shopping das Confecções de Muriaé., Descrição: Projeto de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Camila Helena da Silva Mendes - Integrante / Gabriela Dalla Paula Gusman Serenário - Integrante / Renata Dias Batista - Integrante / Roziane Ávila Silva - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Integrante do Projeto de Pesquisa: Identidade, Linguagem e Interação: a co-construção/negociação de identidades no PROCON, Descrição: Projeto desenvolvido pela UFJF e coordenado pela Professora Doutora Sonia Bittencourt Silveira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Coordenador / Sonia Bittencourt Silveira - Integrante.

  • 2002 - 2003

    Integrante do Projeto de Pesquisa: A produção da fala em situações de conflito, Descrição: Projeto desenvolvido pela UFJF e coordenado pela Professora Doutora Sonia Bittencourt Silveira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Integrante / Sonia Bittencourt Silveira - Coordenador.

  • 2001 - 2002

    Integrante do Projeto de Pesquisa: Estratégias discursivo-interacionais utilizadas para reivindicar as ´faces´ associadas aos papéis institucionais de reclamante e reclamado em acareações, Descrição: Projeto desenvolvido pela UFJF e coordenado pela Professora Doutora Sonia Bittencourt Silveira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Martins Arruda - Integrante / Sonia Bittencourt Silveira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Trabalhos de Iniciação Científica premiados no XVI ENIC, Faculdade Santa Marcelina - Muriaé.

2016

Trabalho de Iniciação Científica premiado no XIV ENIC, Faculdade Santa Marcelina - Muriaé.

2003

Aprovada em primeiro lugar na seleção de Mestrado em Linguística, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade Santa Marcelina - Muriaé. , Praça Annina Bisegna, 40, Centro, 36880000 - Muriaé, MG - Brasil, Telefone: (32) 37211026, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Faculdade Santa Marcelina - Muriaé

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Graduação, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas para o curso de Graduação em Letras: Português I; Português III; Linguística II; Instrumentação para o Ensino de Português; Estágio Supervisionado em Português. Disciplina ministrada para os cursos de História e Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Análise e Produção Textual.

2014 - Atual

Faculdade de Minas - Muriae

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora institucional, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro do Comitê Permanente de Avaliação do Conhecimento (COPAC) da FAMINAS-Muriaé. Função: revisão de provas e de itens de avaliação, elaboração de material didático-institucional, realização de cursos de capacitação e de extensão para professores de EAD e de Graduação.

2014 - 2014

Faculdade de Minas - Muriae

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa do PRONATEC - Curso Técnico em Logística.

2013 - 2014

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Literatura Brasileira I dos seguintes cursos técnicos: Redes; Edificações; Informática; Hospedagem; Mecânica; Mecatrônica.

2013 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Redação dos seguintes cursos técnicos: Eletrônica; Química; Elétrica; Informática; Redes; Estradas. Professora de Português Aplicado para o curso de Turismo.

2013 - 2013

Rede de Ensino/Educação Corporativa Doctum

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Outras informações:
Disciplina ministrada: Português para capacitação de ferroviários da Vale e FCA. Os cursos são de 16 e 40 horas semanais. Já foram ministradas 88 horas de cursos nas cidades de Belo Horizonte, Congonhas e Divinópolis.

2014 - 2014

REDE DE EDUCAÇÃO MARCELINAS - Colégio Santa Marcelina de Muriaé

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Português, Redação e Literatura, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora do 9o. Ano do Ensino Fundamental II.

2013 - 2013

REDE DE EDUCAÇÃO MARCELINAS - Colégio Santa Marcelina de Muriaé

Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora de Redação do Curso Pré-ENEM, Carga horária: 2

Outras informações:
As aulas são ministradas quinzenalmente. A carga horária total do curso é de 15 horas.

2011 - 2011

Colégio MAXIMUS - Palmares

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Redação e de Língua Portuguesa, Carga horária: 14

Outras informações:
Professora do Ensino Fundamental e Médio.

2014 - Atual

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas para o curso de Graduação em Letras: Português I; Português III; Linguística II; Instrumentação para o Ensino de Português; Estágio Supervisionado em Português. Disciplina ministrada para os cursos de História, Geografia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Análise e Produção Textual.

2013 - 2013

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas ministradas para o curso de Graduação em Letras: Português I; Português III; Linguística II; Instrumentação para o Ensino de Português; Estágio Supervisionado em Português.

2010 - 2010

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina

Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora convidada da disciplina "Técnicas de dissertação escrita" ofertada ao curso de Especialização em Estudos de Linguagem. Duração do curso 30hs e sem vínculo empregatício.

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista Capes/Reuni, Enquadramento Funcional: Tutora-bolsista de EAD, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora/tutora da disciplina "Oficina de Leitura e Produção de Textos", ministrada para vários cursos de graduação

2009 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Instrutora voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10

Outras informações:
Instrutora voluntária da disciplina "Comunicação e Relações Humanas" do CIPMOI (Curso Intensivo de Preparação de Mão-de-Obra Industrial) da Faculdade de Engenharia da UFMG. Essa disciplina é coordenada pelo Professor Doutor Antônio Augusto Moreira de Faria. Aulas ministradas para dois cursos da construção civil: CCC (Capacitação para a Construção Civil) e PEGO (Preparação para Encarregado Geral de Obras).

2007 - 2008

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta do CA João XXIII - UFJF, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atuando nos Ensino Fundamental e Médio

2016 - Atual

Centro Universitário UNIFAMINAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Institucional, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro do Comitê Permanente de Avaliação do Conhecimento (COPAC) da UNIFAMINAS-Muriaé. Função: revisão de provas e de itens de avaliação, elaboração de material didático-institucional, realização de cursos de capacitação e de extensão para professores de EAD e de Graduação. A UNIFAMINAS e a FAMINAS são a mesma instituição.