Luzimar Rangel Moreira
Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Trabalhou na Rede Sarah de Hospitais de 1984/2001, e na PUC Minas como professora Assistente IV, de 2001 a 2020. Especialização em Ortopedia e Reabilitação pela Rede Sarah de Hospitais. Especialização em Administração Hospitalar pela FELUMA - Faculdade de Ciências Médicas. Especialista titulada em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia- SBGG. Especialista titulada em Enfermagem Dermatológica - pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, SOBENFeE. Tem experiência profissional e docente na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerontologia, Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas.
Informações coletadas do Lattes em 10/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem
1997 - 1999
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Assistência ao paciente lesado medular hospitalizado e a visão social do enfereiro, Ano de Obtenção: 1999
Lélia Maria Madeira.
Especialização - Residência médica
1985 - 1986
Fundação das Pioneiras Sociais
Residência médica em: RESIDêNCIA EM ENFERMAGEMNúmero do registro: . Bolsista do(a): . Palavras-chave: relações enfermeiro-paciente; traumatismo da medula espinhal/enfermagem; relações hospital-paciente; COMPLICAÇÕES DO TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR.
Especialização em ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA
2017 - 2017
Sociedade Bras, de Enfermagem em Feridas Estética, SOBENFeE
Título: ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA
Especialização em GERONTOLOGIA
2007 - 2007
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Título: Concurso para Especialista em Gerontologia
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO HOSPITALAR E SERVIÇOS ASSISTENCIAIS
1992 - 1992
Fundação Mineira para o Desenvolvimento Hospitalar
Título: A QUALIDADE TOTAL NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM HOSPITALAR
Formação complementar
1992 - 1992
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR. (Carga horária: 360h). , Fundação Educacional Lucas Machado, FELUMA, Brasil.
1984 - 1986
RESIDENCIA EM ENFERMAGEM. (Carga horária: 3641h). , Rede Sarah de Hospitais de Aparelho Locomotor, REDE SARAH, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em ENFERMAGEM. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Domicilar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Domicilar/Especialidade: Enfermagem assistencia ao portador de traumatismo raquimedular.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Domicilar/Especialidade: Enfermagem saúde do idoso.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Organização de eventos
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . X CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2019. (Congresso).
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . COORDENADOR DE CURSO PRÉ-CONGRESSO: OSTOMIAS E INCONTINENCIA NO IDOSO - NOVAS TECNOLOGIAS. 2019. (Congresso).
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . I SIMPÓSIO DA LIGA ACADÊMICA DE DERMATOLOGIA E FERIDAS. 2018. (Outro).
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . IX CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA - CURSO PRÉ CONGRESSO DE FERIDAS. 2017. (Congresso).
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2015. (Congresso).
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2015. (Congresso).
MOREIRA, L. R. ; NUNES, A. ; PEREIRA, L. S. M. ; GUEDES, R. C. ; SANTANA, J. C. B. . I Seminário Universitário de Gerontologia de Belo Horizonte. 2012. (Outro).
MOREIRA, L. R. ; COELHO, A. K. ; FIGUEIREDO, V. F. ; BRITO, A. R. ; FREITAS, A. C. P. ; SANTANA, J. C. B. ; BRITO, R. F. . I Seminário Universitário de Gerontologia de Belo Horizonte (MG). 2012. (Outro).
MOREIRA, L. R. . XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2010. (Congresso).
MOREIRA, L. R. . II Seminário Internacional de Sociedade Inclusiva da PUC-Minas. 2001. (Outro).
MOREIRA, L. R. . Semana da Saúde: Avaliação e Prevenção da Hipertensão Arterial. 2000. (Outro).
MOREIRA, L. R. . 1° Encontro do Curso de Enfermagem da PUC Minas Betim. 1994. (Outro).
Participação em eventos
JORNADA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS E ESTÉTICA.A SEGURANÇA NA ATENÇÃO AOS PACIENTES COM ÚLCERA DE KENNEDY. 2020. (Seminário).
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ALZHEIMER - VII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUPSIQUIATRIA GERIATRICA. QUEDA ENTRE IDOSOS ASSOCIADO AO USO DE FÁRMACO. 2019. (Congresso).
IX ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.ABORDAGEM AMBULATORIAL AO PACIENTE ACOMETIDO POR ULCERA VENOSA: caso clínico. 2019. (Encontro).
IX ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DA PUC-MINAS. 2019. (Encontro).
IX ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.LESÃO POR PRESSÃO COMO EVENTOS ADVERSOS DECORRIDOS DA HOSPITALIZAÇÃO. 2019. (Encontro).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA PUC-MIONAS. ABORDAGEM AO PACIENTE ACOMETIDO POR ULCERA VENOSA: relato de caso. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO ACERCA DA DERMATITE ASSOCIADA À INCONTINÊNCIA. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. CARACTERISTICAS DOS CUIDADORES DE IDOSOS CADASTRADOS NA ASSOCIAÇÃO DE BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. ABORDAGEM AMBULATORIAL DA LESÃO POR PRESSÃO: relato de caso. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. VIOLÊNCIA CONTA A MULHER. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. PRÁTICAS DE ENFERMAGEM PARA REDUZIR A PERDA DE AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DE IDOSOS EM ILPIA. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DA NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. TRATAMENTO DE ULCERA VENOSA DECORRENTE DA SINDROME DE STEVENS-JOHNSON. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. INCIDENCIA DE EVENTOS ADVERSOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM - PUC-MINAS. INCIDÊNCIA DE NEOPLASIS EM PACIENTES EM TRATAMENTO QUIMIOTERAPICO. 2019. (Exposição).
MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE ENFERMAGEM-PUCMINAS. PERFIL SÓCIODEMOGRÁFICO DOS OPERADORES DE MÁQUINA NO SETOR DE MINERAÇÃO. 2019. (Exposição).
V SIMPÓSIO CARIOCA DE FERIDAS/II JORNADA CARIOCA DE QUEIMADURAS/ I ENCONTRO HOME CARE EM FOCO.CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO ACERCA DA DERMATITE ASSOCIADA À INCONTINÊNCIA. 2019. (Simpósio).
X CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. NOVAS TECNOLOGIAS NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO. 2019. (Congresso).
X CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERMAGEM DA PUC-MINAS: projeto de extensão. 2019. (Congresso).
X CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERIAS. JULGADOR DE TRABALHOS CIENTIFICOS. 2019. (Congresso).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DE LESÕES DE PELE. EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE SUSTENTAM A PRÁTICA DOS CUIDADOS DA PELE NA GERIATRIA. 2018. (Congresso).
FORUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PANORAMA DO MERCADO DE TRABALHO: Onde você vai estar amanhã?. 2018. (Outra).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.DELINEAMENTO DO PERFIL SOCIODEMOGRAFICO DOS PACIENTES ADMITIDOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSICA CLINICA. 2018. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PREVALÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS EM UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA. 2018. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.ASPECTOS QUE ENVOLVEM A AUTONOMIA DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA. 2018. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PERFIL DE PACIENTES COM OBESIDADE MORBIDA E INTERCORRÊNCIAS RELACIONADAS A CIRURGIA BARIÁTRICA. 2018. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.ABORDAGEM AMBULATORIAL DE ÚLCERA VENOSA: ESTUDO DE CASO. 2018. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.AUTOPERCEPÇÃO DO PACIENTE EM TRATAMENTO DE HEMODIALISE ACERCA DA SUA QUALIDADE DE VIDA. 2018. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.ANEMIA FALCIFORME: CASO CLINICO. 2018. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.SÍNDROME DE STEVENS-JOHNSON: CASO CLINICO. 2018. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.EVENTOS ADVERSOS OCORRIDOS EM UMA UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS NO AMBIENTE HOSPITALAR. 2018. (Outra).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO ACERCA DAS ORIENTAÇÕES AOS PACIENTES NO PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLANEJADAS. 2018. (Outra).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE PÉ DIABÉTICO. 2018. (Congresso).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. 2018. (Congresso).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. ATENÇÃO BÁSICA NOS CUIDADOS EM FERIDAS: AINDA É UMA INVISIBILIDADE?. 2018. (Congresso).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. LESÃO POR PRESSÃO ADQUIDA NA TERAPIA INTENSIVA: Caso Clínico. 2018. (Congresso).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. PERFIL DE PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DA PUC-MINAS. 2018. (Congresso).
VII ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA DETERMINANDO A SENESCENCIA OU SENILIDADE. 2018. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM: ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.PERCEPÇÃO DO RECÉM-FORMADO EM ENFERMAGEM ACERCA DE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM - ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO ACOLHIMENTO AO PACIENTE EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM - ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.A PRÁTICA DO ENFERMEIRO NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTâneas.INCIDÊNCIA DE OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO NA ENFERMAGEM. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTE COM TCE: CASO CLÍNICO. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.TRANSPORTE AEROMÉDICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.O CONTEXTO DAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVAS NEONATAIS. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.PERCEPÇÃO DE INDIVIDUOS COM DEFICIENCIA AUDITIVA SOBRE A COMUNICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.ABORDAGEM DAS QUEIMADURAS QUÍMICAS: CASO CLINICO. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.ABORDAGEM AMBULATORIAL DE LESÃO CUTÂNEA EM ANEMIA FALCIFORME: CASO CLÍNICO. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM-ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEAS.A PRATICA DO ENFERMEIRO NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. 2017. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM - ABORDAGEM DAS LESÕES CUTÂNEASS.INCIDÊNCIA DE OCORRÊNCIAS NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA. 2017. (Encontro).
IX CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. IDOSOS HOSPITALIZADOS EM UNIDADES DE CUIDADOS PROLONGADOS: Perfil e tratamento das Lesões por pressão. 2017. (Congresso).
IX CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PRESIDENTE DA MESA REDONDA: NOVAS TECNOLOGIAS. 2017. (Congresso).
IX CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2017. (Congresso).
IX CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. 2017. (Congresso).
IX CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. CUIDADOS PALIATIVOS: Percepções dos profissionais de enfermagem. 2017. (Congresso).
VII ENCONTRO DE ENFERMAGEM - Atuação do Enfermeiro como agente transformador de saúde.Assistência e Segurança do paciente: Um direito de cidadania. 2017. (Encontro).
X SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DA SANTA CASA BH.PACIENTES HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS: Capacitação da equipe de tecnicos de enfermagem para tratamento das lesões por pressão. 2017. (Seminário).
X SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DA SANTA CASA DE BH.PREDIÇÃO DE RISCOS DE LESÃO E QUEDAS CALCULADOS PELAS ESCALAS DE BRADEN E MORSE EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS. 2017. (Seminário).
ENFERMAGEM BRASIL. SEGURANÇA DO PACIENTE, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS E TERAPIA INTENSIVA. 2016. (Congresso).
ENFERMAGEM BRASIL - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. ABORDAGEM PALIATIVA DE LESÃO ONCOLÓGICA. 2016. (Congresso).
ENFERMAGEM BRASIL - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. ABORDAGE DE LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTE COM TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR: Estudo de caso. 2016. (Congresso).
FÓRUM DA PUC-MINAS.CAUSAS DE HOSPITALIZAÇÃO DE IDOSOS NA ALTA COMPLEXIDADE NO BRASIL. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.LESÃO POR PRESSÃO COMO EVENTO ADVERSO DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO ELETIVO: Estudo de caso. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.CUIDADOS PALIATIVOS: percepções dos profissionais de enfermagem. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS:. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.IDENTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.PERFIL DE DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES SUBMETIDOS A INTERVENÇÕES CARDÍACAS. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.PERFIL DE RISCO DOS PACIENTES HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.ABORDAGEM DE LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTE COM TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.AUTO PERCEPÇÃO DA AUTONOMIA DOS IDOSOS. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.ABORDAGEM PALIATIVA DE LESÃO ONCOLÓGICA: ESTUDO DE CASO. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.PERFIL DE RISCO DOS PACIENTES HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÕES NA ENFERMAGEM.TRATAMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO SACRAL EM PACIENTE COM ALZHEIMER: Estudo de caso. 2016. (Encontro).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.AUTONOMIA DOS IDOSOS: CAMINHO PARA UM ENVELHECIMENTO ATIVO. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.SENTIMENTOS DOS IDOSOS ACERCA DA INTERNAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS ATIVOS. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.ÚLCERA VENOSA EM PACIENTE COM OBESIDADE E HIPERTENSÃO ARTERIAL: ESTUDO DE CASO. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.CAUSAS DE HOSPITALIZAÇÃO DE IDOSOS NA ALTA COMPLEXIDADE NO BRASIL. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.DIFICULDADES PARA PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.ASSISTÊNCIA A PESSOA IDOSA EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.ATENÇÃO AO IDOSO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.CAPACIATAÇÃO DA FAMILIA PARA AS PRÁTICAS DO CUIDADOS DOMICILIAR APÓS A ALTA HOSPITALAR DE CIRURGIAS CAEDÍACAS. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA PRÁTICA DE ENFERMAGEM - CIPE - DIAGNOSTICOS DE RISCO EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDIACA. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PERFIL DE IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO DOMICILIAR: EXPERIÊNCIA DA ATENÇÃO PRIVADA. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NOS DADOS OFICIAIS DA DELEGACIA DO IDOSO DE BELO HORIZONTE. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.ANALISE DAS INTERCORRENCIAS NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO: ABORDAGEM DA ENFERMAGEM. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PERCEPÇÃO DE HOMENS IDOSOS ACERCA DA AUTONOMIA NA VELHICE. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PERFIL DE PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DA PUC-MINAS. 2016. (Simpósio).
FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.INFRA ESTRUTURA DE INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. 2016. (Simpósio).
I SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO EM SAÚDE: o O ensino e o desenvolvimento de competências teórico práticas para atuação em geriatriao.TRATAMENTO DE LESÕES POR PRESSÃO NO IDOSO. 2016. (Simpósio).
IV SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE.SENTIMENTOS DOS IDOSOS ACERCA DA INTERNAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. 2016. (Seminário).
IV SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE.CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA PRÁTICA DE ENFERMAGEM: CIPE: Diagnósticos de risco em pacientes submetidos à cirurgia cardiaca. 2016. (Seminário).
IV SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE.PERCEPÇÃO DAS PUÉRPERAS ACERCA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. 2016. (Seminário).
IV SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE.LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: Revisão narrativa. 2016. (Seminário).
V ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DO TRABALHO NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO. 2015. (Encontro).
V ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.TRATAMENTO DE DEISCÊNCIA DE FERIDA TRAUMÁTICA EM IDOSO: Estudo de Caso. 2015. (Encontro).
V ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.PERFIL DE CUIDADORES DE IDOSOS EM ILPI E CAPACITAÇÃO: Atividade de Extensão. 2015. (Encontro).
V ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: Atividade de Extensão. 2015. (Encontro).
V ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.CONDUTAS ADOTADAS PELO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE RECURSOS NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇAO. 2015. (Encontro).
V ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.TRATAMENTO DE DEISCENCIA DE FERIDA OPERATÓRIA PÓS SAFENECTOMIA EM IDOSO: Estudo de Caso. 2015. (Encontro).
V ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PORTADORES DE INSUFICIENCIA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO. 2015. (Encontro).
V ENCONTRO DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS.TRATAMENTO DE DEISCÊNCIA DE FERIDA TRAUMÁTICA EM IDOSO: Estudo de Caso. 2015. (Encontro).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA E EXECUTIVA. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PERFIL DOS CUIDADORES DE IDOSOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS E CAPACITAÇÃO: Atividade de Extensão. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PERFIL DE IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE BELO HORIZONTE. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. REVISÃO DE TEMAS DE GERONTOLOGIA: ENFERMAGEM. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. CAPACITAÇÃO DE IDOSOS E FAMILIARES PARA AS PRÁTICAS DO CUIDADO NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS CARDÍACAS. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. DESAFIOS NAS MODALIDADES DE ASSISTÊNCIA: Para onde caminhamos?. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. ABORDAGEM DE FERIDAS. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PERCEPÇÃO DA FAMILIA DOS IDOSOS ACERCA DO PROGRAMA MAIOR CUIDADO DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PERFIL DOS CUIDADORES DE IDOSOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS E CAPACITAÇÃO: Atividade de Extensão. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. IATROGENIAS. 2015. (Congresso).
GERENCIAMENTO DE FERIDAS - NIVEL III.GERENCIAMENTO DE FERIDAS - NÍVEL III. 2014. (Oficina).
21º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A ESCASSEZ DE MATERIAL PARA TRABALHO. 2013. (Seminário).
21º SEMINARIO INICIAÇÃO CIENTIFICA 2013.QUALIFICAÇÃO DO CUIDADOR FORMAL NA ASSISTENCIA AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO. 2013. (Seminário).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. NOVAS ABORDAGENS NA PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. QUALIFICAÇÃO DO CUIDADOR FORMAL NA ASSISTENCIA AO IDOSO HOSPITALIZADO. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. CUSTOS DA PREVENÇÃO DE PACIENTES COM ULCERAS POR PRESSÃO EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS E PALIATIVOS. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE À ESCASSEZ DE MATERIAL PARA O TRABALHO. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PERFIL DE IDOSOS VITIMAS DE TRAUMA ATENDIDOS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. GASTROSTOMIAS: PAPEL DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA O CUIDADO DOMICILIAR. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM ACERCA DOS CUIDADOS PALIATIVOS AO IDOSO HOSPITALIZADO. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. EDUCAÇÃO EM SAÚDE - PRESIDENTE DA MESA REDONDA. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. AVALIAÇÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE ULCERAS POR PRESSÃO. 2013. (Congresso).
VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. CUSTOS DO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ULCERAS POR PRESSÃO EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS. 2013. (Congresso).
3º Fórum Científico da FHEMIG - "Integração Ensino e Pesquisa".Qualidade de vidae capacidade funcional do idoso portador de insuficiência renal crônica no momento pré-dialítico. 2012. (Outra).
3º Fórum Científico da FHEMIG - "Integração Ensino e Pesquisa".Pneumonia associada a ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva: O conhecimento dos enfermeiros sobre os fatores de risco e prevenção. 2012. (Outra).
3º Fórum Científico da FHEMIG - "Integração Ensino e Pesquisa".Cuidadores familiares no ambiente hospitalar: Perfil e necessidade da capacitação para alta. 2012. (Outra).
3º Fórum Científico da FHEMIG - "Integração Ensino e Pesquisa".Perfil de cuidadores familiares no ambiente hospitalar e a rede de suporte para assistência domiciliar. 2012. (Outra).
3º Fórum Científico da FHEMIG - "Integração Ensino e Pesquisa".Percepção dos usuários da atenção básica acerca da consulta de enfermagem. 2012. (Outra).
62º Congresso Brasileiro de Enfermagem - "Organização e Visibilidade Profissional. Vivência dos acadêmicos de enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência. 2012. (Congresso).
II Encontro de Enfermagem - Enfermagem: Compromisso Social, Participação e luta.Cuidadores familiares no ambiente hospitalar: Perfil e necessidade da capacitação para alta. 2012. (Seminário).
II Encontro de Enfermagem - Enfermagem: Compromisso Social, Participação e luta.Perfil de cuidadores familiares presentes no ambiente hospitalar e rede de suporte para assistência domiciliar. 2012. (Encontro).
II Encontro de Enfermagem - Enfermagem: Compromisso Social, Participação e luta.II Encontrode Enfermagem - Enfermagem: Compromisso Social, Participação e luta. 2012. (Encontro).
I SEMINARIO UNIVERSITARIO DE GERONTOLOGIA DE BELO HORIZONTE.Instrumento gerontológico de enfermagem para o atendimento ao idoso na atenção primária à saúde. 2012. (Seminário).
I Seminário Universitário de Gerontologia de Belo Horizonte (MG).Avanços na pesquisa em gerontologia em Minas Gerais. 2012. (Seminário).
I Seminário Universitário de Gerontologia de Belo Horizonte (MG).Envelhecimento populacional brasileiro, desafio na formação e atuação profissional. 2012. (Seminário).
VI Seminário Sociedade Inclusiva: Os discursos sobre o outro e as práticas sociaias.Relato e experiência: Vivência dos acadêmicos de Enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência de Belo Horizonte - MG. 2012. (Seminário).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Qualidade de vida e capacidade funcional do idoso portador de insuficiência renal crônica no momento pré-dialítico. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Mesa redonda: Interdisciplinar O idoso frágil hospitalizado: Novos recursos para tratamento das úlceras por pressão. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. O cuidador idoso: Limitações para os cuidados domiciliares. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2012. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Perfil dos idosos atendidos no centro mais vida - Programa mais vida em casa - SES/MG - SMSA/BH - HC/UFMG. 2012. (Congresso).
10º Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 2011. (Simpósio).
II Fórum de Nutrição Geriátrica de Minas Gerais.Avaliação do Enfermeiro. 2011. (Simpósio).
II Fórum de Nutrição Geriátrica de Minas Gerais.Prática multidimensional e interdisciplinar na assistência ao idoso I - Avaliação pelo Enfermeiro. 2011. (Outra).
II Jornada de Enfermagem. Enfermagem: Ciência, caminho e novas perspectivas.Enfermagem em Geriatria. 2011. (Outra).
I Semana de Integração do ICBS: Saúde, meio ambiente e educação.Avaliador dos trabalhos apresentados. 2011. (Oficina).
I Seminário dos acadêmicos de Enfermagem do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. 2011. (Seminário).
Programa de Integração e sustentabilidade do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.Convidado. 2011. (Simpósio).
VI Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. Perfil diagnóstico dos idosos portadores de úlceras por pressão internados em uma unidade hospitalar de Cuidados Prolongados. 2011. (Congresso).
VI Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. Perfil de idosos residentes em Instituição de Longa Permanência em Belo Horizonte. 2011. (Congresso).
VI Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. 2011. (Congresso).
VI Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. O Cuidador idoso: Limitações do cotidiano. 2011. (Congresso).
VI CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2011. (Congresso).
VI CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO: evidências atuais. 2011. (Congresso).
VI Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Geras. Mesa redonda: Aparelho Tegumentar: Atualização terapêutica. Tratamento de úlceras por pressão: evidências atuais. 2011. (Congresso).
XII Congresso Acadêmico de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Mesa redonda: Reabilitação do paciente com sequelas de AVE. 2011. (Congresso).
1º Colóquio Internacional Quotidiano e Saúde. 2010. (Outra).
Fórum Integrado de saúde - Cuidados paliativos: Um debate necessário. 2010. (Outra).
I Fórum de Gerontologia da PUC Minas: Práticas e pesquisas atuais.Gerontologia. 2010. (Simpósio).
IV Jornada da ABRAz - Sub regional Itajubá - MG.Prevenção e Tratamento de Úlceras de pressão. 2010. (Outra).
Jornada de Geriatria e Gerontologia Baseadas m Evidêcias.Tratamento de úlceras por pressão. 2010. (Seminário).
VI Seminário Sociedade Inclusiva: os discursos sobre o outro e as práticas sociais.Orientação para o autocuidado das idosas em Instituição de Longa Permanência. 2010. (Seminário).
VI Seminário Sociedade Inclusiva: os discursos sobre o outro e as práticas sociais. 2010. (Seminário).
VI Seminário Sociedade Inclusiva os discursos sobre o outro e as práticas sociais.Instituição de Longa Permanência em área de abrangência de Unidade básica de saúde: Delineamento do perfil,epidemiologia e proposta de plano de cuidados de enfermagem. 2010. (Seminário).
XIII Jornada de Enfermagem: Mulher: Ser e estar no mundo pós-moderno.Contexto atual da formação do Enfermeiro no Brasil. 2010. (Outra).
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Avanços no cuidado nas úlceras: prevenção. 2010. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Vivência dos acadêmicos de enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência de Belo Horizonte - MG: Relato de experiência. 2010. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Orientação para auto-cuidado das idosas em Instituição de Longa Permanência: Relato de experiência. 2010. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Instituição de Longa Permanência em área de abrangência de unidade básica de saúde: Delineamento de perfil epidemiológico e proposta de plano de cuidados de enfermagem. 2010. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Avanços no cuidado nas úlceras: Prevenção. 2010. (Congresso).
Especialização em Nutrição Geíátrica - CIAPE.Úlcera por pressão - prevenção e tratamento. 2009. (Outra).
II Jornada de Enfermagem em Geriatria e Gerontologia - Envelhecimento com Saúde e qualidade de vida: o desafio da interdisciplinaridade.Assistência domiciliar ao idoso: desafios para enfermagem. 2009. (Outra).
Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde - PRÓ-SAÚDE II.Neurologia aplicada ao processo de ensino-aprendizagem. 2009. (Encontro).
V CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. Prevenção de úlceras por pressão: superfícies aliviadoras. 2009. (Congresso).
V CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2009. (Congresso).
60° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2008. (Congresso).
VI Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia & IV Fórum Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da PUC Minas.O cuidar e o cuidado - práticas interdisciplinares com o idoso acamado. 2008. (Simpósio).
XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Abordagem Terapêutica 6 - Úlcera de Pressão. 2008. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Debate interativo 7 - Nutrição enteral em pacientes com demência grave. 2008. (Congresso).
IV Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. 2007. (Congresso).
IV Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais: A conquista do envelhecimento ativo. Desnutrição e úlceras de pressão em Instituição de Longa Permanência. 2007. (Congresso).
Simpósio de Reabilitação em Geriatria e Gerontologia.Atualização e prevenção de úlceras de pressão. 2007. (Simpósio).
X Congresso Mineiro e VII Congresso Sudeste de Terapia Intensiva. Tempo de permanência de dispositivos invasivos: Condutas baseadas em evidência - Sonda Vesical de Demora. 2007. (Congresso).
X Congresso Mineiro e VII Congresso Sudeste de Terapia Intensiva. 2007. (Congresso).
FÓRUM INTERNACIONAL DE PSICOGERIATRIA CLINICA.Fórum Internacional de psicogeriatria clínica. 2006. (Simpósio).
IX Jornada de Enfermagem: Cuidar na integralidade e o papel do enfermeiro nos diversos níveis de atenção à saúde.Atenção do enfermeiro na atenção terciária: Assistência domiciliar integral. 2006. (Seminário).
IX Jornada de Enfermagem "Cuidar na integralidade".Estratégias para o atendimento primário em Geriatria. 2006. (Simpósio).
IX Jornada de Enfermagem "Cuidar na integralidade".Estratégias para o atendimento primário em Geriatria. 2006. (Simpósio).
XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Instituição de longa permanência x assistência domiciliar ao idoso. 2006. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2006. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Terapia nutricional enteral. 2006. (Congresso).
5ª Jornada de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica da Universidade Federal de Santa Catarina.Assistência domiciliária de enfermagem a pacientes idosos: Home Care e o empreendedorismo na. 2004. (Seminário).
ESTÁGIOS CURRICULARES - SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 2004. (Seminário).
I Fórum de nutrição geriátrica de Minas Gerais.Complicações de dieta enteral no idoso. 2004. (Simpósio).
13ª Semana de Enfermagem do HC/UFMG.Assistência de enfermagem ao idoso. 2003. (Simpósio).
III Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. Funções, capacidades e recursos em geriatria. 2003. (Congresso).
II Semana do Curso de Enfermagem da PUC-Minas.Fratura patológica no idoso: prevenção e tratamento. 2003. (Encontro).
VI Jornada de Enfermagem PUC-MINAS.Estratégias para o atendimento em geriatria. 2003. (Seminário).
I Jornada Acadêmica de Fisioterapia do UNI-BH.Saúde e Envelhecimento. 2002. (Encontro).
V Jornada de Enfermagem PUC-MINAS.O enfermeiro no cuidado domiciliar. 2002. (Encontro).
XV Jornada Mineira de Enfermagem.Enfermagem, seus trabalhos, o processo de trabalho e a tecnologia na saúde. 2002. (Encontro).
II Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. GeraisAssistência domiciliar ao idoso. 2001. (Congresso).
II Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. AVC e úlceras de pressão. 2001. (Congresso).
II CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. II Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. 2001. (Congresso).
II Seminário Internacional de Sociedade Inclusiva.Saúde e Inclusão. 2001. (Seminário).
IV JORNADA DE ENFERMAGEM, CIENCIA E COMPROMISSO SOCIAL.DISCUSSÃO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO. 2001. (Simpósio).
IV JORNADA DE ENFERMAGEM, CIÊNCIA E COMPROMISSO SOCIAL.MINI-CURSO- ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR. 2001. (Simpósio).
I Jornada Reabilitação do Politraumatizado.TRM - Reeducação vesical. 2000. (Encontro).
I Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. Distúrbios de eliminação - constipação intestinal e incontinência fecal. 1999. (Congresso).
I CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. I Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. 1999. (Congresso).
IX SEMANA DE ENFERMAGEM DO CAMPOS SAÚDE.9ª Semana de Enfermagem do Campos Saúde. 1999. (Encontro).
VIII Semana de Iniciação Científica.Assistência ao paciente lesado medular hospitalizado e a visão social do enfermeiro. 1999. (Seminário).
49° Congresso Brasileiro de Enfermagem. O enfermeiro diante da necessidade do paciente crônico hospitalizado. 1997. (Congresso).
49° CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. 49° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1997. (Congresso).
5° ENFTEC.5° ENFTEC. 1996. (Encontro).
5° ENFTEC.Informação para qualidade na assistência de enfermagem. 1996. (Encontro).
ENCONTRO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM DA REGIÃO DAS AMÉRICAS.Encontro Internacional de enfermagem da região das Américas. 1995. (Encontro).
IV Simpósio de Enfermagem do Hospital Mater Dei.Informação para qualidade na assistência de enfermagem. 1994. (Seminário).
Participação em bancas
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL; SANTANA, J. C. B.. BANCA EXAMINADORA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL; ANDRADE, S. C. M.. LINHARES.BANCA EXAMINADORA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL; SANTANA, J. C. B.. BANCA EXAMINADORA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL; RIBEIRO, M. R. M.; ASSUNCAO, P. C. P.. M.R; PAULA C.P.A..SENTIMENTOS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGENCIA NA ASSISTENCIA PEDIATRICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
NASCIMENTO, D.;MOREIRA, LUZIMAR RANGEL. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE LITERACIA EM SAÚDE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
NASCIMENTO, D.;MOREIRA, LUZIMAR RANGEL; VIANA, M. B. O.. A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO ESCOLAR NO PREPARO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; NASCIMENTO, D.; FORTES, N. M.. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTETRA NA ASSISTENCIA A MULHER NO PRÉ-NATAL, PARTO E PÓS-PARTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS.
MOREIRA, L. R.; MANZO, B. F.; SANTIAGO, P. S. N.. S. A, Hiris C. S, Juliana B. M, Tatiana S. R.Eventos adversos em pós-operatório de cirurgia cardíaca: Enfoque nas infecções hospitalares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; BRITO, R. F.; TEIXEIRA, M. C.. S. C, Arieli S. A. S, Heloize M. C.O, Carla A.M.M.Percepção do contato familiar acerca da internação do idoso em instituição de longa permanência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; CARDOSO, P. R.; COUTO, H. R. M.. S, Aurea C. S. Q, Isabela C. P.S, Michelle S.N.Perfil dos pacientes dependentes hospitalizados e cuidadores familiares: conhecimento e preparo para as práticas do cuidado familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; TEIXEIRA, M. C.; COUTO, H. R. M.. Quedas em idosos em uma instituição de longa permanência em Belo Horizonte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; MEDEIROS, V. A.; MANZO, B. F.. O, Regianni M.A.C.T, Jordânia J.O.Vivências dos portadores de trauma raquimedular na fase crônica da lesão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MASSIMO, E. A. L.;MOREIRA, L. R.; FORTES, N. M.. Análise do perfil do idoso em uma instituição de Longa Permanência institucionalizada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; FREITAS, A. C. P.; TEIXEIRA, M. C.. Percepção do enfermeiro docente na assistência à saúde aos deficientes auditivos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; CARDOSO, P. R.; SOUZA, M. C. M. R.. Trajetória de paciente vítima de acidente vascular encefálico pelo Sistema Único de Saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; CARDOSO, P. R.; SOUZA, M. C. M. R.. Percepção do contato familiar acerca do Técnico de Enfermagem no ambiente domiciliar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; RIBEIRO, M. R.; NUNES, A.. Perfil dos pacientes atendidos no Centro Mais Vida - Programa mais vida - SES-MG/SES/MGSMSA/BH-HC/UFMG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; FREITAS, A. C. P.; NASCIMENTO, D.. Cuidadores familiares no ambiente hospitalar: Perfil e necessidade da capacitação para alta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.; CARDOSO, P. R.; COUTO, H. R. M.. Cuidados paliativos em pacientes terminais: Desafios e a participação da equipe de enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.. Membro da Comissão Examinadora do Processo de seleção externa de Estágio Supervisionado I. 2002. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.. Membro da Comissão Examinadoa do processo de seleção externa de Problemas de saúde do adulto e do idoso em situações clínicas. 2002. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.. Membro da Comissão examinadora do processo de seleção externa de problemas de saúde do adulto e do idoso em situações cirurgicas. 2002. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.. Membro da Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno Disciplinas do Curso de Fisioterapia. 2001. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.. Membro da Comissão Examinadora do Proceso de Provimento Interno Disciplina Microbiologia e Epidemiologia Hospitalar. 2001. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL. MEMBRO DA COMISSÃO CIENTIFICA - CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. 2019. SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA - MG.
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL. MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS CIENTIFICOS. 2017. SOCIEDADE MINEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA.
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL. IX CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS - MEMBRO DA COMISSÃO CIENTIFICA. 2017. SOCIEDADE MINEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA.
MOREIRA, L. R.. Revisor dos trabalhos apresentados na Sessão de Pôster. 2008. Associação Brasileira de Enfermagem.
MOREIRA, L. R.. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Minas. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
MOREIRA, L. R.. Membro efetivo da Comissão Executiva do Encontro Internacional de Enfermagem das Américas. 1995. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.
Orientou
F; R; Silva, A; P; C;Bastos, B; G; Leroyi; ; UNIFORME PRIVATIVO: Uso indevido fora do ambiente hospitalar; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; (Orientador);
A; Batista, L; G; F; Rodrigues, N; H; Mendes, P; L; S; Manuseio de dispositivos de assistencia no ambiente domiciliar; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; (Orientador);
A; C; Morais, I; C,M; Oliveira, M; V; F; PERFIL DIAGNÓSTICO DE PACIENTES EM REABILITAÇÃO HOSPITALAR A PARTIR DA TAXONOMIA DA NANDA - i; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; (Orientador);
Percepção do enfermeiro docente na assistência à saúde dos portadores de necessidades auditivas; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; (Orientador);
N; R; TAVARES, K; V; CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AS PESSOAS QUE PROCURAM OS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA USUARIAS DAS REDES SOCIAIS DE BELO HORIZONTE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
PERCEPÇÃO DO PACIENTE COM INSUFICIENCIA RENAL EM TRATAMENTO HEMODIALITICO ACERCA DE SUA QUALIDADE DE VIDA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
PÉ DIABÉTICO: PERFIL SOCIODEMOGRAFICO E CLINICO DE INDIVIDUOS ATENDIDOS NO CENTRO DE REFERÊNCIA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
C; N; DANIELLY F; A; C; MARCELLE DA C; R; NELMA M; C; S; ; PERFIL DE PACIENTES COM OBESIDADE MÓRBIDA E COMPLICAÇÕES RELACIONADAS A CIRURGIA BARIÁTRICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
INCIDENCIA E PREVALENCIA DE LESÃO POR PRESSÃO NA TERAPIA INTENSIVA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
N; FERNANDA D; C; MARIANA V; G; THIAGO R; P; ASPECTOS QUE ENVOLVEM A AUTONOMIA DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Cuidadores familiares no ambiente hospitalar: Perfil e necessidade da capacitação para alta; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Admissão do paciente oncológico adult na unidade de terapia intensiva; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva para Enferm) - Faculdade de Ciências Médicas e Minas Gerais, Reanimação; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Prevenção de queimaduras na infância; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva para Enferm) - Faculdade de Ciências Médicas e Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Fatores de risco para o surgimento da úlcera por pressão na Unidade de Terapia Intensiva; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva para Enferm) - Faculdade de Ciências Médicas e Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Intoxicação e tentativa de auto-extermínio por carbamato; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva para Enferm) - Faculdade de Ciências Médicas Dr; Antônio Garcia Coutinho; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Quedas acidentais em idosos: contribuições para a prevenção; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva para Enferm) - Faculdade de Ciências Médicas e Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Perfil epidemiológico das vítimas de acidente vascular cerebral: discussão com base em fonte do DATASUS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Trauma, Emergências e Terapia In) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Cuidados de enfermagem prestados ao paciente vítima de trauma raquimedular; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaão em Trauma, Emergências e Terapia Int) - Faculdade de Ciências Médicas e Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Interação e intoxicação medicamentosa no idoso: subsídios para a melhoria da assistência; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Trauma, Emergências e Terapia In) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
A assistência ao portador de traumatismo raquimedular e o papel da familia no process de reabilitação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaão em Trauma, Emergências e Terapia Int) - Faculdade de Ciências Médicas e Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Atuação do enfermeiro no controle de infecção por sonda vesical de demora na unidade de terapia intensiva; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaão em Trauma, Emergências e Terapia Int) - Faculdade de Ciências Médicas e Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
A influência da úlcera por pressão no processo de reabilitação do portador de traumatismo raquimedular; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaão em Trauma, Emergências e Terapia Int) - Faculdade de Ciências Médicas e Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Complicações decorrentes do tramatismo raquimedular; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Incidência da higiene bucal do idoso hospitalizado; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM) - PUC/MINAS - BETIM; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
PROCESSOS TRABALHISTAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO DOMICILIAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
PERFIL DO PACIENTE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA CLINICA: admissões e desfechos relacionados a tromboembolia venosa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
B; P; ALMEIDA, C; M; A; F; LUSTOSA, G; C; PREVALÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL E PEDIÁTRICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
M; A; Dias,L; M; F;Viana,S; M; M; AUTONOMIA DE IDOSOS: Um caminho para o envelhecimento ativo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
R; T; F; Cesarino, L; G; ; Costa, N; M; CUIDADOS PALIATIVOS: Percepções dos profissionais de Enfermagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
L; Schmidt, C; T; Moreira, J; L; S; EVOLUÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM IDENTIFICADOS EM PACIENTES SUBMETIDOS A INTERVENÇÕES CARDÍACAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
PERFIL DO PACIENTE ADMITIDO EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
LESÕES DE PELE EM RECÉM NASCIDOS E CRIANÇAS HOSPITALIZADAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
VIVER EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: Percepções de idosas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
PERCEPÇÃO DE HOMENS IDOSOS ACERCA DA AUTONOMIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
H; M; P ; SANTOS, W; L; S; S; ; CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA PRÁTICA DE ENFERMAGEM-cipe: Diagnósticos de risco em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: Percepção de puérperas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
O COTIDIANO DO CUIDADOR INFORMAL DE IDOSOS: Uma revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NOS DADOS OFICIAIS DA DELEGACIA DO IDOSOS DE BELO HORIZONTE/MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
; CAUSAS DE HOSPITALIZAÇÕES DE IDOSOS NA ALTA COMPLEXIDADE NO BRASIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
M; MELO, N,S; CERQUEIRA, T,F; AUTOCUIDADO COM ESTOMIAS: Compreensão dos pacientes hospitalizados acerca das orientações recebidas pela equipe; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
; ANÁLISE DAS INTERCORRÊNCIAS NO PÓS OPERATÓRIO IMEDIATO: Abordagem da Enfermagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
C; G; OLIVEIRA, K; S; SARAIVA, F; N; PERFIL DOS CUIDADORES DE IDOSOS CADASTRADOS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO IDOSO FRÁGIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRONICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA DOS IDOSOS ACERCA DO PROGRAMA MAIOR CUIDADO DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
R; RODRIGUES, C; A; PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DO TRABALHO NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
C; CONDUTAS ADOTADAS PELO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE RECURSOS NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTETRA NA ASSISTÊNCIA A MULHER NO PRÉ-NATAL, PARTO E PÓS-PARTO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
L; R; Souza, I; G; Mello, J; A; C; Zapico, L; A; SIGNIFICADO DO ENVELHECIMENTO PARA OS IDOSOS ATIVOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
V; A; Chagas, A; L; Santos, D; E; C Avelino, K; S; A; SENTIMENTOS DO CONTATO FAMILIAR ACERCA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO IDOSO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
M; Cunha, R; C; G; Trigueiro, P; S; PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ACERCA DO MANUSEIO DE DISPOSITIVOS DE ASSISTÊNCIA PELA FAMILIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
R; SANTOS, H,F; QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIÁTRICA: Percepções no pós-operatório tardio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
S; ; Milhorato, L; R, Reis, A; S; ; Percepção do cuidador formal acerca da assistência ao idoso com demência; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
A,; Costa, N; A; ; Leal, R; G; Zambaldi, L; C; C; ; Percepção da Enfermagem acerca dos cuidados paliativos ao idoso hospitalizado; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
W; Jesus, P; D; S; Pinali, T; A; Miranda, R; C; T; S; Percepção da pessoa portadora de doença renal crônica acerca do tratamento hemodialítico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
A; Cardoso, C; M; Alves, C; N; O; Pena, N; R; Qualificação do cuidador formal na assistencia ao idoso institucionalizado; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
F; R; SILVA,A; P; C; ; BASTOS,B; G;LEROY,C; M; S; UNIFORME PRIVATIVO: uso indevido fora do ambiente hospitalar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
A; A; ;MORAIS,I; C; M; ; OLIVEIRA,M; V; F; ; PERFI DIAGNÓSTICO DOS PACIENTES EM REABILITAÇÃO HOSPITALAR SEGUNDO A TAXONOMIA DA NANDA - I; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
SENTIMENTOS DE IDOSAS ACERCA DA INTERNAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANENCIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
G; F; MOREIRA,A; A; ;RODRIGUES,N; H; MENDES,PLS; MANUSEIO DE DISPOSITIVOS DE ASSISTÊNCIA NO AMBIENTE DOMICILIAR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
A; C; T; Jordânia J; O; Vivências dos portadores de trauma raquimedular na fase crônica da lesão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Quedas em idosos em uma instituição de longa permanência em Belo Horizonte; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
S, Aurea C; S; Q, Isabela Cata P; S, Michelle S; N; Perfil dos pacientes dependentes hospitalizados e cuidadores familiares: conhecimento e preparo para as práticas do cuiddo domiciliar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
S; C, Arieli S; A; S, Heloize M; C; O, Carla A; M; M; Percepção do contato familiar acerca da internação do idoso em instituição de longa permanência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Percepção do enfermeiro docente na assistência à saúde aos deficientes auditivos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Trajetória de paciente vítima de acidente vascular encefálico pelo Sistema Único de Saúde; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Percepção do contato familiar acerca do Técnico de Enfermagem no ambiente domiciliar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Perfil dos Enfermeiros com Múltiplos Empregos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
S; A, Hiris C; S, Juliana B; M, Tatiana S; R; ; Eventos adversos em pós-operatório de cirurgia cardíaca: Enfoque nas infecções hospitalares; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Perfil dos pacientes atendidos no Centro mais vida - Programa mais vida - SES/MG-SES/MG/SMSA/BH - HC/UFMG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
A qualidade de vida e a capacidade funcional do idoso portador de insuficiência renal crônica no momento pré-dialítico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Cuidados Paliativos em pacientes terminais: Desafios e a participação da equipe de enfermagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Luzimar Rangel Moreira;
Produções bibliográficas
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; SIQUEIRA, A. T. ; SANTOS, P. T. ; LADISLAU, V. N. . PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO ACERCA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL. ENFERMAGEM REVISTA , v. 21, p. 34-50, 2018.
-
MOREIRA, L. R. ; SOUZA, J. C. ; OLIVEIRA, M. M. ; MELO, N. S. ; CERQUEIRA, T. F. . AUTOCUIDADO COM ESTOMIAS: Compreensão de pacientes hospitalizados acerca das orientações recebidas pela equipe. ENFERMAGEM REVISTA , v. 20, p. 116-134, 2017.
-
ANDRADE, C. C. D. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . Reflections on Palliative Care. Hospice and Palliative Medicine International Journal , v. 1, p. 1, 2017.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; ARAUJO, I. C. . PERCEPÇÃO DE HOMENS IDOSOS ACERCA DA AUTONOMIA. ENFERMAGEM REVISTA , v. 20, p. 50-65, 2017.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; XAVIER, A. P. R. ; MOREIRA, F. N. ; SOUZA, L. C. M. ; ARAUJO, O. C. ; SANTOS, T. M. B. ; COSTA, Y. F. . AVALIAÇÃO DOS MOTIVOS DE CANCELAMENTO DE CIRURGIAS ELETIVAS. ENFERMAGEM REVISTA , v. 19, p. 212-225, 2016.
-
FREITAS, P. R. ; ARAUJO, B. S. ; SILVA, M. S. ; CARVALHO, B. R. ; ARANTES, D. C. ; ARAUJO, B. S. ; PAIVA, A. C. R. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CHECKLIST DE CIRURGIA SEGURA: Análise do preenchimento da ficha de verificação no pré,trans e pós-operatório. Enfermagem Revista , v. 18, p. 62-80, 2015.
-
COSTA, A. M. ; MATOZINHOS, A. C. S. ; TRIGUEIRO, P. S. ; CUNHA, R. C. G. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR DE MINAS GERAIS. ENFERMAGEM REVISTA - PUC-MINAS , v. 18, p. 58, 2015.
-
SOUZA, ISABELA CATA-PRETA ; SILVA, ARIANE GUILHERME ; QUIRINO, AUREA CRISTINA DOS SANTOS ; NEVES, MICHELLE SILVA ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . Profiles of dependent hospitalized patients and their family caregivers: knowledge and preparation for domiciliary care practices. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 18, p. 164-172, 2014.
-
SOUZA, P. A. ; BATISTA, R. C. R. ; LISBOA, S. F. ; COSTA, V. B. ; MOREIRA, L. R. . Percepção dos usuários da atenção básica acerca da consulta de enfermagem. REME - Revista Mineira de Enfermagem , v. 17, p. 12-23, 2013.
-
Amorim, F. M ; MOREIRA, L. R. . Mortalidade por causas externas em idosos residentes em Belo Horizonte, Minas Gerais, nos anos de 2000 e 2010. Enfermagem Revista , v. 16, p. 133-148-148, 2013.
-
SILVA, RFLC ; MOREIRA, L. R. . Fatores de risco para ocorrência de delirium em idosos na terapia intensiva. Enfermagem Revista , v. 15, p. 102-121, 2012.
-
SILVA, A. G. ; SILVA, A. S. A. E. ; SOUZA, I. C. P. ; MACHADO, M. A. F. ; SAMPAIO, M. E. ; SOUZA, N. O. ; ANDRADE, S. R. ; MOREIRA, L. R. ; VIANA, M. B. O. . Perfil de cuidadores familiares no ambiente hospitalar e a rede de suporte para assistência domiciliar. Enfermagem Revista , v. 15, p. 28-46, 2012.
-
MOREIRA, L. R. . O enfermeiro e o paciente crônico hospitalizado: entre o real e o ideal. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 2, p. 22-26, 1998.
-
TEIXEIRA, A. L. S. ; SANTOS, A. C. B. ; LEANDRO, I. R. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; COSTA, I. G. ; MESQUITA, T. T. ; SILVA, V. M. ; SOARES, A. T. C. ; TORRES, D. M. A. . COMUNIDAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA EM MEDICINA. 1ª. ed. PONTA GROSSA: ATENA, 2020. v. 01. 204p .
-
TANNURE, M. C. ; PERES, C. F. L. ; MOREIRA, L. R. . SEMIOLOGIA - BASES CLÍNICAS PARA O PROCESSO DE ENFERMAGEM. 1. ed. RIO DE JANEIRO: GUANABARA KOOGAN, 2017. v. 1. 266p .
-
MOREIRA, L. R. . A inclusão pelo cuidado - Manual teórico-prático para o cuidado de pessoas com deficiência física. 1. ed. Belo Horizonte: Editora PUC/Minas, 2001. v. 1. 111p .
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . A INCLUSÃO PELO CUIDADO - Manual teórico-prático para o cuidado de portadores de deficiência física. 1. ed. BELO HORIZONTE: EDITORA PUC-MINAS, 2001. v. 1. 111p .
-
MOREIRA, L. R. . PREVENÇÃO DE ESCARAS (ÚLCERAS DE PRESSÃO). 1. ed. BELO HORIZONTE: PROEX - Coleção: Quem sabe faz, 1998. v. 1. 26p .
-
DANTAS, R. B. ; MORAIS, D. A. ; SALLES, M. M. ; SOARES, P. M. P. C. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; TEIXEIRA, O. M. . TRAUMA NO IDOSO. In: JÚLIO CESAR BATISTA SANTANA; BIANCA SANTA DUTRA; CLAYTON LIMA MELO. (Org.). ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: Procedimentos básicos e especializados. 1ed.CURITIBA: EDITORA CRV, 2018, v. 1, p. 455-488.
-
MOREIRA, L. R. ; ROSSETTI, M. B. ; ANDRADE, C. C. D. ; LEANDRO, I. R. ; DAMASCENO, M. A. C. . REABILITAÇÃO. In: JÚLIO CÉSAR BATISTA SANTANA; BIANCA SANTA DUTRA; CLEYTON LIMA MELO. (Org.). ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: Procedimentos básicos e especializados. 1ed.CURITIBA: CRV, 2018, v. 1, p. 661-696.
-
MOREIRA, L. R. ; SILVA, K. R. ; OLIVEIRA, R. G. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ATENÇÃO E CUIDADOS DOMICILIARES. In: EDITORA BLACKBOOK. (Org.). ATENÇÃO E CUIDADOS DOMICILIARES. 1ed.BELO HORIZONTE: BLACKBOOK, 2016, v. 1, p. 47-53.
-
OLIVEIRA, R. G. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CUIDADO COM IDOSOS. In: OLIVEIRA RG; MOREIRA LR. (Org.). BLACKBOOK DE ENFERMAGEM. 1ed.BELO HORIZONTE: BLACKBOOK, 2016, v. 1, p. 112-123.
-
OLIVEIRA, R. G. ; MOREIRA, L. R. ; NUNES, A. A. ; OLIVEIRA, C. M. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ACESSO VENOSO PERIFÉRICO. In: OLIVEIRA,RG; MOREIRA, LR; NUNES, AA; OLIVEIRA, CM. (Org.). BLACKBOOK DE ENFERMAGEM. 1ed.BELO HORIZONTE: EDITORA BLACKBOOK, 2016, v. 1, p. 408-413.
-
OLIVEIRA, R. G. ; MOREIRA, L. R. ; OLIVEIRA, C. M. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CATETERISMO VESICAL. In: OLIVEIRA,RG; MOREIRA LR; OLIVEIRA, CM. (Org.). BLACKBOOK DE ENFERMAGEM. 1ed.BELO HORIZONTE: EDITORA BLACKBOOK, 2016, v. 1, p. 414-429.
-
OLIVEIRA, R. G. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; NUNES, A. A. . CONSTIPAÇÃO E CUIDADOS INTESTINAIS. In: OLIVEIRA RG; MOREIRA LR; NUNES AA. (Org.). BLACKBOOK DE ENFERMAGEM. 1ed.BELO HORIZONTE: EDITORA BLACKBOOK, 2016, v. 1, p. 427-431.
-
OLIVEIRA, R. G. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; OLIVEIRA, C. M. . CATETERISMO GÁSTRICO E TRANSPILÓRICO. In: OLIVEIRA,RG; MOREIRA LR; OLIVEIRA CM. (Org.). BLACKBOOK DE ENFERMAGEM. 1ed.BELO HORIZONTE: EDITORA BLACKBOOK, 2016, v. 1, p. 420-426.
-
NUNES, M. R. R. -. A. A. ; MOREIRA, L. R. . Prevenção e controle de infecção na assistência domiciliar. In: Maria Aparecida Martins. (Org.). Manual de Infecção Hospitalar: Epidemiologia e controle. 3ed.Belo Horizonte: Medsi, 2005, v. 1, p. 860-882.
-
MOREIRA, L. R. . Prevenção e controle de infecção na assistência domiciliar. In: Maria Aparecida Martins. (Org.). Manual de Infecção Hospitalar: Epidemiologia, prevenção e controle. 2ed.Belo Horizonte: Medsi, 2001, v. 1, p. 862-874.
-
RIBEIRO, M. R. ; NUNES, A. A. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR. In: MARIA APARECIDA MARTINS. (Org.). MANUAL DE INFECÇÃO HOSPITALAR. 1ed.BELO HORIZONTE: MEDSI, 2001, v. 1, p. 862-874.
-
MOREIRA, L. R. . Lesões tratadas: Projeto de extensão atende pacientes para tratamento de feridas. Revista PUC-MINAS, Pontificia Universidade Castól, p. 60 - 61, 01 jun. 2017.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; MARTINS, S. P. ; SILVA, V. M. . CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE PÉ DIABÉTICO. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS, 2018, RIO DE JANEIRO. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. RIO DE JANEIRO: MCI, 2018. v. SP4.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; TEIXEIRA, A. L. S. ; SANTOS, A. C. B. . LESÃO POR PRESSÃO ADQUIRIDA NA TERAPIA INTENSIVA: caso clinico. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS, 2018, RIO DE JANEIRO. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. RIO DE JANEIRO: MCI, 2018.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; RIBEIRO, N. G. ; VAZ, A. M. A. . PERFIL DE PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DA PUC-MINAS. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS, 2018, RIO DE JANEIRO. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. RIO DE JANEIRO: MCI, 2018.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CAUSAS DE HOSPITALIZAÇÕES DE IDOSOS NA ALTA COMPLEXIDADE NO BRASIL. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . PERCEPÇÃO DE HOMENS IDOSOS ACERCA DA AUTONOMIA NA VELHICE. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . SENTIMENTOS DOS IDOSOS ACERCA DA INTERNAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CAPACITAÇÃO DA FAMILIA PARA AS PRÁTICAS DO CUIDADO DOMICILIAR APÓS A ALTA HOSPITALAR DE CIRURGIAS CARDIACAS. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. PUC-MINAS: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . PERFIL DE PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DA PUC-MINAS. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ÚLCERA VENOSA EM PACIENTES COM OBESIDADE E HIPERTENSÃO ARTERIAL: ESTUDO CASO. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . AUTONOMIA DOS IDOSOS: CAMINHO PARA UM ENVELHECIMENTO ATIVO. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . DIFICULDADES PARA PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NOS DADOS OFICIAIS DA DELEGACIA DO IDOSO DE BELO HORIZONTE. In: FÓRUM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; MELO, A. C. A. ; LEANDRO, I. R. . PERFIL DE IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO DOMICILIAR: EXPERIENCIA DA ATENÇÃO PRIVADA. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ASSISTÊNCIA À PESSOA IDOSA EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA PRÁTICA DE ENFERMAGEM CIPE- DIAGNÓSTICOS DE RISCO DE PACIENTES CARDÍACOS. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ANÁLISE DAS INTERCORRÊNCIAS NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO: ABORDAGEM DA ENFERMAGEM. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ATENÇÃO AO IDOSOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. In: FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS, 2016, BELO HORIZONTE. FÓRUM DE ENFERMAGEM DA PUC-MINAS. BELO HORIZONTE: PUC-MINAS, 2016. v. 19.
-
MOREIRA, L. R. ; VALERIANO, E. E. ; FERREIRA, A. S. ; REIS, A. S. ; MILHORATO, L. R. . PERCEPÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE DOENÇA RENAL CRÔNICA ACERCA DO TRATAMENTO HEMODIALITICO. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 190-190.
-
PAULO, K. L. ; SOUZA, I. G. ; DIAS, R. B. R. ; MOREIRA, L. R. . CUSTOS DA PREVENÇÃO DE PACIENTES COM ULCERAS POR PRESSÃO EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS E PALIATIVOS. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 95-95.
-
MATOZINHOS, A. C. S. ; COSTA, A. M. ; TRIGUEIRO, P. S. ; CUNHA, R. C. G. ; MOREIRA, L. R. . CUSTOS DO TRATAMENTO DE PACIENTES COM ULCERAS POR PRESSÃO EM UNIDADE DE CUIDADOS PROLONGADOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE BELO HORIZONTE. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 96-96.
-
BATISTA, L. G. F. ; MONTEIRO, B. M. ; MOREIRA, L. R. . PERCEPÇÃODO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE À ESCASSEZ DE MATERIAL PARA O TRABALHO. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 191-191.
-
ALVES, C. N. ; CARDOSO, C. M. ; PENA, N. R. ; ROCHA, F. A. ; MOREIRA, L. R. . QUALIFICAÇÃO DO CUIDADOR FORMAL NA ASSISTÊNCIA AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 124-124.
-
MESSIAS, A. C. R. ; BARBOSA, J. M. ; SANTOS, L. S. ; OLIVEIRA, M. V. F. ; MOREIRA, L. R. . AVALIAÇÃO DOS PACIENTES PORTADORES DE ULCERAS POR PRESSÃO. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 94-94.
-
NOGUEIRA, F. A. ; ZAMBALDI, L. C. C. ; COSTA, N. A. ; LEAL, R. G. ; MOREIRA, L. R. . PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM ACERCA DOS CUIDADOS PALIATIVOS AO IDOSO HOSPITALIZADO. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 98-98.
-
FONSECA, Z. J. ; DUARTE, A. E. C. ; CRUZ, D. P. F. ; SILVA, E. A. ; MOREIRA, L. R. . GASTROSTOMIAS: PAPEL DOS CUIDADORES FAMILIARES PARA O CUIDADO DOMICILIAR. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 188-188.
-
MELO, A. C. A. ; CERQUEIRA, B. M. ; FERNANDES, D. S. ; MOREIRA, L. R. . PERFIL DE IDOSOS VITIMAS DE TRAUMA ATENDIDOS EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. In: VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS, 2013, CAXAMBU. VII CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. BELO HORIZONTE: CD, 2013. v. 1. p. 134-134.
-
MOREIRA, L. R. . CUIDADORES FAMILIARES NO AMBIENTE HOSPITALAR: PERFIL E NECESSIDADE. In: I Seminário Universitário de Gerontologia de Belo Horizonte, 2012, Belo Horizonte. I Seminário Universitário de Gerontologia de Belo Horizonte. Belo Horizonte: PUC Minas, 2012. v. 1. p. 232-233.
-
MOREIRA, L. R. . PERFIL DIAGNÓSTICO DOS PORTADORES DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM. In: I Seminário Universitário de Gerontologia de Belo Horizonte, 2012, Belo Horizonte. I Seminário Universitário de Gerontologia de Belo Horizonte. Belo Horizonte: PUC Minas, 2012. v. 1. p. 244-245.
-
MOREIRA, A. F. C. ; LEITE, C. T. ; FERNANDES, D. S. ; SILVA, J. D. M. E. ; VERSIANI, M. ; FERREIRA, R. S. ; MOREIRA, L. R. . O teatro como estratégia de educação em saúde de crianças: Relato de experiência. In: V Seminário Extensão da PUC Minas, 2010, Belo Horizonte. O teatro como estratégia de educação em saúde de crianças: Relato de experiência. Belo Horizonte: PUC Minas, 2010. v. 1. p. 1-2.
-
ARAUJO, A. P. M. ; Freitas, A.P.B. ; MOREIRA, L. R. . Instituição de Longa Permanência em área de abrangência de inidade básica de saúde: delineamento de perfil epidemiológico e proposta de plano de cuidado de enfermagem. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG), 2010, Belo Horizonte. Geriatria & Gerontologia. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 266-266.
-
Jesus, N.C.M. ; CRISTIANO, T. F. ; MOREIRA, L. R. . Vivência dos acadêmicos de enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência de Belo Horizonte, MG: Relato de experiência. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG), 2010, Belo Horizonte. Geriatria & Gerontologia. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 500-500.
-
CAMPANHA, A. ; FRANCOISE, C. ; FARIA, N. ; FRAGA, G. ; TAMEIRAO, M. ; SILVA, P. ; MOREIRA, L. R. ; ROSA, R. S. . Orientação para o autocuidado das idosas em instituição de longa permanência. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG), 2010, Belo Horizonte. Geriatria & Gerontologia. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2010. v. 4. p. 486-487.
-
MOREIRA, L. R. . Assistência domiciliar ao idoso. In: II Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais, 2001, Belo Horizonte. Anais do II Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais, 2001.
-
MOREIRA, L. R. . II Seminário Internacional de Sociedade Inclusiva. In: II Seminário Internacional de Sociedade Inclusiva, 2001, Belo Horizonte. Anais do II Seminário Internacional de Sociedade Inclusiva, 2001.
-
MOREIRA, L. R. . O enfermeiro diante da necessidade do paciente crônico hospitalizado. In: 49° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1997. O enfermeiro diante da necessidade do paciente crônico hospitalizado, 1997.
-
MOREIRA, L. R. . Informação para qualidade na assistência de enfermagem. In: 5° ENFTEC, 1996, São Paulo. 5° ENFTEC, 1996.
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . VALORIZAÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA PESSOA IDOSA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA COM SERES HUMANOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . VALORIZAÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA PESSOA IDOSA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEANDRO, I. R. ; DUTRA, J. A. C. ; SILVA, B. P. A. R. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CLASSIFICAÇÃO DOS PACIENTES INTERNADOS NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA COM A ESCALA DE BRADEN. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEANDRO, I. R. ; COUTO, M. C. A. ; MOTTA, S. B. S. ; MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . APLICAÇÃO DA ESCALA DE BRADEN NA TERAPIA INTENSIVA COMO NORTEADORA DE PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ATENÇÃO BÁSICA NOS CUIDADOS EM FERIDAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . A INTERDISCIPLINARIDADE E A PREVENÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CUIDADOS DO IDOSO RESTRITO AO LEITO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . DEBATEDORA DA RODA DE CONVERSA: LIMITES DA DEMÊNCIA AVANÇADA - SUSPENSÃO DE CONDUTAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; COELHO, C. H. M. P. ; SANTOS, W. L. S. S. . CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA PRÁTICA DE ENFERMAGEM - CIPE: Dianósticos de risco em pacientes submetidos a cirurgia cardiaca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; MARRA, G. P. P. . LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: Revisão narrativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; COIMBRA, C. C. . PERCEPÇÃO DAS PUÉRPERAS ACERCA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; AMORIM, J. ; OLIVEIRA, M. S. ; XAVIER, M. L. . SENTIMENTOS DOS IDOSOS ACERCA DA INTERNAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA (ILPI). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; CAVALCANTE, D. F. A. ; MIRANDA, D. S. . TRATAMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO SACRAL EM PACIENTE COM ALZHEIMER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; MOREIRA, J. L. ; MARTELETTO, F. R. . ABORDAGEM DE LESÃO POR PRESSÃO EM PACIENTE COM TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR: Estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; VAZ, A. M. A. ; DIAS, L. M. F. ; VIANA, S. M. M. . AUTO PERCEPÇÃO DA AUTONOMIA DOS IDOSOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; VALADARES, A. I. S. M. ; BONTEMPO, J. P. L. . ABORDAGEM PALIATIVA DE LESÃO ONCOLÓGICA: Estudo de Caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . CUIDADOS COM A HIPERTENSÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . PESQUISA E ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . EMPREENDEDORISMO NA ATENÇÃO DOMICILIAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . V ENCONTRO DE ENFERMAGEM: A ENFERMAGEM EM DEFESA DO SUS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . SAÚDE INTEGRAL DO IDOSO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . PREVENÇÃO DE ALZHEIMER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . ABORDAGEM DAS FERIDAS: Prevenção de úlceras por pressão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ULCERAS POR PRESSÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . XXIX SEMANA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL GOVERNADOR ISRAEL PINHEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . DESAFIOS DA HOSPITALIZAÇÃO DO IDOSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . PREVENÇÃO E TRATAMENTO PARA ALTERAÇÃO VASCULAR DE MEMBROS INFERIORES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . DESAFIOS DA DESOSPITALIZAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, L. R. . O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL E AS PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E PARA O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO: ESTAMOS PREPARADOS?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . Envelhecimento populacional - Importância das Políticas Públicas e Formação para a Saúde do Idoso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, L. R. . XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, L. R. . Empreendedorismo: Atuação do Enfermeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . I Seminário Multidisciplinar do Estágio Obrigatório da Santa Casa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, L. R. ; Isa Rossi de Oliveira ; Guilherme Henrique da Cruz Marques ; Janaina Pereira de Souza ; Patrícia Rodrigues Alves Silva . 10 Simpóio de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistencia à Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, L. R. . VI CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, L. R. . VI CONGRESSO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, L. R. . FÓRUM DE ENFERMAGEM: ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DO HOMEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, L. R. . V SEMANA DA ENFERMAGEM DA PUC BARREIRO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, L. R. . II JORNADA DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, L. R. . II F´RUM DE NUTRIÇÃO GERIÁTRICA DE MINAS GERAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, L. R. . XII CONGRESSO ACADÊMICO DE MEDICINA DA FCMMG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, L. R. . V Semana de enfermagem da PUC Barreiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, L. R. ; CRISTIANO, T. F. ; Jesus, N.C.M. . Vivência dos acadêmicos de Enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência de Belo Horizonte-MG: Relato de experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, L. R. ; Freitas, A.P.B. ; ARAUJO, A. P. M. . INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA EM ÁREA DE ABRANGÊNCIA DE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: DELINEAMENTO DE PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E PROPOSTA DE PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMPANHA, A. ; FRANCOISE, C. ; FRAGA, G. ; RUELA, H. ; TAMEIRAO, M. ; FARIA, N. ; SILVA, P. ; ROSA, R. S. ; MOREIRA, L. R. . ORIENTAÇÃO PARA O AUTO-CUIDADO DE IDOSAS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: Relato de experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, L. R. ; FARIA, N. ; RUELA, H. ; ROSA, R. S. ; SILVA, P. ; TAMEIRAO, M. ; CAMPANHA, A. . VI Seminário Sociedade Inclusiva: Os discursos sobre o outro e as práticas sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAUJO, A. P. M. ; MOREIRA, L. R. ; Freitas, A.P.B. . VI Seminário de Sociedade Inclusiva: os discursos sobre o outro e as práticas sociais.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, L. R. . I FÓRUM DE GERONTOLOGIA DA PUC MINAS: PRÁTICAS E PESQUISAS ATUAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, L. R. . LINHAS DE PESQUISA E ENFERMAGEM - MATERIALISMO DIALÉTICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . MULHER: Ser e estar no mundo pós-moderno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . CONGRESSO BRASILEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, L. R. . EMPREENDEDORISMO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . IVJORNADA DA ABRAZ- REGIONAL ITAJUBÁ-MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, L. R. . Linhas de Pesquisa e Enfermagem: Materialismo Dialético. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . Gigantes da Geriatria e Gerontologia: discussão de casos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . Controle de infecções na atenção domiciliar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . Tópicos e avanços em medicina Geriátrica - Incontinência Urinária no idoso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, L. R. . Vida sim, drogas não: Alterações fisiológicas que ocorrem com o uso de drogas e entorpecentes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . TRM - Reeducação vesical. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . Traumatis raquimedular - Prevenção e tratamento de úlceras de pressão, reeducação vesico-intestinal. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . O Lesado Medular na Sociedade Inclusiva: de quem é a responsabilidade?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . Reeducação vesical e intestinal do paciente portador de lesão medular. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, L. R. . Assistência ao paciente lesado medular: determinantes da imagem social do enfermeiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA, L. R. . Distúrbios de eliminação - constipação intestinal e incontnência fecal. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, L. R. . Assistência ao paciente lesado medular hospitalizado e a visão social do enfermeiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MOREIRA, L. R. . Apresentação da rotina técnica de preparo de material para cirurgia. 1996.
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . O trabalho multidisciplinar no cuidado das lesões por pressão em idosos institucionalizados. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . PROJETOS COMUNITÁRIOS. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MOREIRA, L. R. . ESTUDIO LANÇAM CARTILHAS QUE ENSINAM A CUIDAR DE IDOSO. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MOREIRA, L. R. . LESÃO POR PRESSÃO: Atualização de conceitos, classificação e tratamento. 2017. .
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL ; LEANDRO, I. R. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM FERIDAS. 2016. .
MOREIRA, LUZIMAR RANGEL . DESBRIDAMENTO DE FERIDAS. 2015. .
MOREIRA, L. R. . Atuação do Enfermeiro, consulta de enfermagem para o idoso, especificidades do cuidado de enfermagem ao idoso, possibilidades de atuação do enfermeiro gerontológico. 2013. (CURSO).
Renata Miranda Maia ; MOREIRA, L. R. . O CUIDADOR IDOSO: limitações do cotidiano. 2011. (Relatório de pesquisa).
MOREIRA, L. R. . IX Jornada de Enfermagem: "Estratégias para o atendimento primário em Geriatria". 2006. .
MOREIRA, L. R. . Assistência de Enfermagem a pacientes portadores de feridas. 2005. .
MOREIRA, L. R. . Traumatismo raquimedular, prevenção e tratamento de úlceras de pressão, reeducação vesical e intestinal. 2000. .
MOREIRA, L. R. . Apresentação da rotina técnica de preparo de material para cirurgia. 1996. .
MOREIRA, L. R. . Envelhecimento saudável. 2006.
MOREIRA, L. R. . O idoso na sociedade atual. 2005.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Cuidados paliativos em pacientes terminais: desafios para equipe de enfermagem, Descrição: Pesquisa qualitativa a ser realizada com profissionais de enfermagem acerca das dificuldades enfrentadas para o cuidado com pacientes terminais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luzimar Rangel Moreira - Coordenador / Pinto, B.R.M. - Integrante / Vieira, M.G. - Integrante / Caldeira, L.A. - Integrante / Santos, V.S. - Integrante.
-
2010 - 2010
Perfil dos pacientes atendidos no programa de atenção domiciliar em uma unidade de pronto atendimento de belo horizonte, Descrição: Pesquisa documental. análise dos prontuários dos pacientes atendidos no programa de atenção domiciliar em uma unidade de pronto atendimento de Belo Horizonte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luzimar Rangel Moreira - Coordenador / Neves,B.C - Integrante / Tamilliys, L.S.S. - Integrante / Campos, M.R. - Integrante / Ramos, R.C.B. - Integrante.
Prêmios
2019
CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO ACADEMICO, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.
2019
PROFESSORA HOMENAGEADA DA TURMA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.
2019
PROFESSORA HOMENAGEADA DA TURMA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.
2018
PROFESSORA HOMENAGEADA DA TURMA, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PUC-MINAS.
2018
PROFESSORA HOMENAGEADA DA TURMA - PARANINFA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.
2007
ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA, SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA.
1997
Prêmio Wanda de Aguiar Horta - 3° lugar trabalho: "O enfermeiro diante da necessidade do paciente crônico hospitalizado., 49° Congresso Brasileiro de Enfermagem.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. , Av. Dom José Gaspar,5000, Coração Eucarístico, 30535-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 33194161
Experiência profissional
2010 - 2010
Escola de Saúde Pública de Minas GeraisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Participação no Curso de Qualificação do Cuidado Domiciliar da Pessoa Idosa Frágil
2007 - 2008
Faculdade de Ciências Médicas de Minas GeraisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor temporário
Outras informações:
Professor temporário do Curso Pós-graduação da Reanimação: Trauma, Urgência e Emergência para Enfermeiros
1999 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor de Estágio Supervisionado II
Professor de Seminário de Monografia I e II
Professor de Práticas em Saúde - Instituição de Longa Permanência para Idosos
1999 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
2002 - 2020
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
Atividades
-
01/2015
Extensão universitária , Instituto de Ciências Biológicas e Saúde da PUC Minas.Atividade de extensão realizada, AMBULATÓRIO DE FERIDAS E EDUCAÇÃO PARA SAÚDE.
-
08/1999
Ensino, enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CUIDAR DO IDOSO, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA, SEMINÁRIO DE MONOGRAFIA
-
08/1999
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas e Saúde da PUC Minas.Estágio realizado, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLINICA MÉDICA, CENTRO CIRURGICO, CUIDADOS PROLONGADOS E PALIATIVOS.
2017 - Atual
ENF-SERVICE - Serviços Especializados de EnfermagemVínculo: SÓCIO-PROPRIETÁRIA, Enquadramento Funcional: GERENTE, Carga horária: 20
Outras informações:
LEANDRO&RANGEL - Assistência domiciliar de Enfermagem Ltda
2002 - Atual
ENF-SERVICE - Serviços Especializados de EnfermagemVínculo: SÓCIA PROPRITÁRIA, Enquadramento Funcional: PROPRIETÁRIA, Carga horária: 10
Outras informações:
ATENÇÃO DOMICILIAR A IDOSOS, PACIENTES ACAMADOS, TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS
2016 - 2016
ENF-SERVICE - Serviços Especializados de EnfermagemVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: REPRESENTANTE TÉCNICO, Carga horária: 10
Outras informações:
Rangel ltda - Empresa de atendimento domiciliar ao idoso
2002 - 2016
ENF-SERVICE - Serviços Especializados de EnfermagemVínculo: proprietário, Enquadramento Funcional: sócio
1999 - 2016
ENF-SERVICE - Serviços Especializados de EnfermagemVínculo: Sócia-proprietária, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20
Outras informações:
Empresa de assistência de enfermagem domiciliar aos idosos
2010 - 2011
Fundação Hospitalar do Estado de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador de pesquisa
2001 - 2001
Prefeitura Municipal de Betim- Secretaria Municipal de Saúde Unidade MistaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ASSESSOR TÉCNICO DE SAÚDE, Carga horária: 20
1986 - 1999
Rede Sarah de Hospitais de Aparelho LocomotorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luzimar Rangel Moreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?