Claudemir Belintane
É Professor Livre-docente na Universidade de São Paulo (1997) e pesquisador na área de linguagem, desenvolvendo o eixo temático "linguagem e educação". Seu foco principal se estabelece a partir do tripé oralidade, escrita e memória (incluindo os meios eletrônicos). Possui diversas pesquisas, publicações e experiências em estratégias curriculares, incluindo temas como infância, adolescência, leitura, escrita e oralidade.
Informações coletadas do Lattes em 11/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
1991 - 1997
Universidade de São Paulo
Título: Linguagem: inconsciente e educação
, Ano de obtenção: 1997. Hercília Tavares de Miranda. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Oralidade; Discurso do inconsciente; Letramento; Leitura; Formação de professores; Educação a distância. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Formação complementar
2002 - 2002
Psicanálise e Educação. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Organização de eventos
BELINTANE, C. . X SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Outro).
CORREA, M. C. A. ; LAURITO, A. R. ; LIMA, S. O. ; BELINTANE, C. . Alfabetização e Escrita - Entre a Pesquisa e a Demadna. 2007. (Exposição).
Participação em eventos
REDES SOCIAIS, INTERNET E EDUCAÇÃO.REDES SOCIAIS, INTERNET E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES. 2023. (Encontro).
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUA E LITERATURA.A LEITURA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO: SUBJETIVIDADES INTERVALARES. 2022. (Seminário).
JORNADA PET LETRAS.alfabetização e leitura, a eficiência do trabalho coletivo.. 2022. (Encontro).
I CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA. CONFERÊNCIA. 2016. (Congresso).
III ENCONTRO SOBRE A LINGUAGEM DA CRIANÇA.A Criança na linguagem: interpretações em contrapontos.. 2015. (Encontro).
IX SELISIGNO.Ousadias por detrás das letras. 2014. (Seminário).
IX SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: CONTEXTO E PERSECTIVAS.letramento em língua materna. 2014. (Seminário).
XI Semana Acadêmica.Ensino de Leitura: alfabetização e letramento. 2013. (Encontro).
I COLÓQUIO NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO PSICOLOGIA, PROCESSOS CULTURAIS E SUBJETIVAÇÃO.O lugar do estudo dos fenômenos culturais na educação. 2011. (Simpósio).
X SMELP - SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Resultados de Pesquisa: Alfabetização e leitura. 2011. (Seminário).
I ENCONTRO SOBRE A LINGAUGEM DA CRIANÇA: SENTIDO, CORPO E DISCURSO.Oralidade e Escrita no Brasil: Muito a aproveitar, muito a pesquisar. 2010. (Encontro).
ENCONTRO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.Oralidade e Escrita: (im)possíveis conjunções?. 2009. (Encontro).
IX ENCONTRO DO PROLER-MEC.Leitura e Alfabetização: prioridades em novos contextos". 2009. (Encontro).
VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Currículo: oralidade, leitura e escrita na escola pública. 2009. (Outra).
VIII SEMINÁRIO DE METOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Apresentação de Resultados de Pesquisas: alfabetização e leitura a partir das demandas mais concretas da Escola Publica. 2009. (Seminário).
VII Semana da Educação da FEUSP.Perdas de ganhos da Educação a Distância. 2009. (Outra).
16o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Alfabetização. 2008. (Simpósio).
19o.Congresso Anual do SINPEEN. Conceitos relativos à cultura oral e à escrita. 2008. (Congresso).
56. Seminário do Gel..Aquisição da fala, aquisição da escritas: pequenos e grandes outros na produção textual. 2008. (Seminário).
IV SIMPÓSIO DERDIC-ESCRITA.Alfabetização, a criança e a produção textual. 2008. (Simpósio).
IX SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA.Janelas Virtuais das juventudes: da Ilíada à Internet". 2008. (Simpósio).
I X SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA.Janelas virtuais das juventudes: da Iliada à Internet. 2008. (Encontro).
V CICLO DE CONFERÊNCIAS - AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM.Enlaçamentos moëbianos entre a fala cotidiana e os textos da tradição oral infantil. 2008. (Outra).
VII SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Aquisição da escrita, ensino e avaliação. 2008. (Seminário).
8o. Inernational Congress Of Isapl. Autoria e Produção de texto na escola. 2007. (Congresso).
VI Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.O currículo de Língua Portuguesa entre práticas escolares e orientações oficiais. 2007. (Seminário).
V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA-SELIMEL.Leitura e Alfabetização: prioridades em novos contextos. 2007. (Seminário).
17o. Congresso Anual do SINPEEM. Os desafios da educação atual. 2006. (Congresso).
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO."Prática de leitura de formandos em letras: a ilusão do sentido único". 2006. (Simpósio).
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS ESCRITAS NA ESCOLA:LETRAMENTO E REPRESENTAÇÃO.A oralidade e a escrita: entre a escola e a lan-rouse. 2006. (Simpósio).
Jornadas de Alfabetização e Leitura.Métodos de alfabetização: estado da arte contemporâneo. 2006. (Outra).
Semana de Letras 2006 - A língua e suas diversas manifestações.Leitura e escrita. 2006. (Seminário).
Semana de Lingüistica.Oralidade e poesia, preparando as bases da escrita. 2006. (Outra).
V Encontro de Arte e Cultura, 1o. Encontro de Pólos Paulistas" : Arte na Escola."Espaço e Mediação no Ensino de Arte". 2006. (Encontro).
V Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Bases para um currículo de linguagem para o novo fundamental de nove anos". 2006. (Seminário).
15o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Escritura e Subjetividade. 2005. (Simpósio).
Encontro de Pesquisa.Encontro de Pesquisa: Linguagem e Educação. 2005. (Encontro).
I Jornadas de Estudos - Alfabetização e Leitura..Coordenação da I Jornadas de Estudos - Alfabetização. 2005. (Outra).
IV SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA.Coordenação do IV Seminário de Metodologia de Língua Portuguesa. 2005. (Seminário).
Programa de Pós-Graduação da UFAL - CEDUC.Curso de Pós-graduação: Oralidade que se (ins)escreve. 2005. (Outra).
Programa de Pós-Graduação em Educação.Alfabetização e Ensino de Leitura: Conflitos e demandas contemporâneas. 2005. (Seminário).
Seminário de Aquisição da Linguagem.Os precursores corporais e comportamentais do acesso à linguagem verbal: da voz da mãe como ópera para o bebê, à narratividade. 2005. (Outra).
VIII SEMANA DE LETRAS E EDUCAÇÃO E I SIMPÓSIO DE PESQUISA.Oralidade e Escrita: Confrontos e Reconcialições. 2005. (Simpósio).
FALE - FORUM ACADÊMICO DE LETRAS.Pesquisa sobre ensino de linguagem em redes eletrôncias. 2003. (Oficina).
III Congresso Internacional da ABRALIN. Ambiências de autorias, subjetividades em rede. 2003. (Congresso).
II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Mesa-redonda: O Ensino da Língua Portuguesa: a formação e atuação do profissional. 2003. (Seminário).
II Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2003. (Seminário).
II SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.ORGANIZAÇÃO DO II SEMINÁRIO DE METOLODOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA FEUSP. 2003. (Seminário).
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO.LITERATURA POPULAR: CULTURA ORAL E LETRAMENTO. 2003. (Oficina).
V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2003. (Encontro).
Educar na Sociedade da Informação.Formação Contínua, linguagens e redes. 2002. (Simpósio).
Fórum Acadêmico de Letras.Mesa redondoda: formação em letras. 2002. (Outra).
I Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Comissão Organizadora do I Seminário de Medologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2002. (Seminário).
OT - ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO.Ensino de Leitura e Escrita diante das demandas contemporâneas. 2002. (Oficina).
Teleconferência do PEC - FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA.Teleconferência: Variação Lingüística e Preconceito. 2002. (Outra).
Vídeo Conferência do PEC-FOR PROF.Vídeo Conferência: Concepções de Linguagem: 20 horas. 2002. (Outra).
Cidade do Conhecimento.Linguagem e redes. 2001. (Seminário).
Construção do Projeto Pedagógico da Fundação Bradesco.Curso de Formação Contínua de Supervisores da Rede Escolar da Fundação Bradesco. 2001. (Outra).
III Colóquio do LEPSE.III Colóquio do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre a Infância. 2001. (Seminário).
II Semana da Educação.Recriações da Cultura Popular. 2001. (Oficina).
Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de São Paulo.Curso de Formação Contínua. 2000. (Outra).
12 COLE. 12o. Congresso de Leitura do Brasil. 1999. (Congresso).
Linguagem ou processo de subjetivaçaõ.Desenvolvimento ou processo de subjetivação. 1999. (Seminário).
Palestra na Universidade de Coimbra.O Ensino da Língua e da Literatura Portuguesa no Brasil. 1999. (Outra).
Projeto Escola de Verão/99.Oralidade e Ensino de Linguagem. 1999. (Oficina).
15a. Bienal Internacional do Livro.A progressão semântica na leitura. 1998. (Seminário).
Ciclo de Palestras sobre cidadania e tecnologia.A drogadição no cotidiano escolar. 1998. (Outra).
IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Oralidade e desejo. 1998. (Encontro).
Oficina Pedagógica.Oficina Pedagógica de Língua Portuguesa e Alfabetização. 1998. (Oficina).
Participação em bancas
BELINTANE, C.. ALFABETIZAÇÃO E PSICOLOGIA : UM ESTUDO DA PROPOSTA DE REFORMULÇÃO CURRICULAR. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; PEREIRA, A. C.; SOUZA, E. M. F.. Novas e velhas inclusões: discursos de uma educação inclusiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BELINTANE, C.; SILVA, E. R.. OUVIDOS ABERTOS: A ORALIDADE, A ESCRITA E A CANÇÃO. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; FERNANDES, A. C. F.. O RAP E O LETRAMENTO. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; FAVARETTO, S. A. C.. Um discurso sobre a escolarização da língua materna.... 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; Arilla, K.. Narrativas que evocam memórias e subjetividades: o reposicionamento do trabalho com a literatura de origem oral na alfabetização. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; Otero, L. A. P.. O que (não) está escrito: oralidade, poética e leitura nos processos de alfabetização e letramento. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Oralidade, Psicanálise e Ensino de Língua Materna: experiência com alunos de ambientes desfavorecidos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; VOLTOLINI, Rinaldo; Souza, Regina Maria de. "Deficiência mental e discurso pedagógico contemporâneo". 2008. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; Del Ré, A.; Semeghini-Siqueira, I. O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. ´"É possível a inclusão? Um estudo sobre as dificuldades da relação do sujeito com a diferença. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação do IP-USP) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Caminhos da educação de adultos no Municipio de São Paulo: o livro didático e a abordagem do texto literário. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; ANDRADE, M. L. A.. A singularidade do sujeito e da clínica lacaniana. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicaná) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; Melo, L. E.. Aspectos descritivos e Interpretativosda narrativa do sonho da criança. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Lingüística) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
BELINTANE, C.. A palavra criativa: reflexões sobre a linguagem oral na educação infantil à luz de pressupostos psicanalíticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Letramento e alfabetização de meninos e meninas em uma perspectiva psicanalítica. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. O sujeito e o outro e suas relações com o texto na revisão escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Leitura e leitor: uma análise de proposta avaliativa. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Entre a cruz e a espada: erotismo, linguagem obscena, literatura e religião. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Diálogos entre crianças na educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; VIEIRA, Alice; COSTA, Maria Luiza Andreozzi da. Do sintoma da escrita à escrita como ato de criação: uma reflexão sobre a dificuldade de pós-graduandos no acontecimento de sua escrita. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. O discurso de escolarização do RPG. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Preferências de leitura de meninos e meninas na escola implicam o papel da mulher professora. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Preferências de leituras de meninos e meninas na escola implicam o papel da mulher professora-leitora. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Teatro-educação no Brasil: uma contribuição historiográfica. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
FORTUNATO, M. V.;BELINTANE, C.. A autoria na sala de aula. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Através da vidraça da escola: uma reflexão sobre a importância da leitura em voz alta de obras literárias na educaçao. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
GRANDE, E. M. T.;BELINTANE, C.. O desenvolvimento da Consciência Metalingüística e o processo de aquisição da escrita. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CAPPI, M. T.;BELINTANE, C.. Do simbólico ao real. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
SALGADO, L. S.;BELINTANE, C.. Fruto do Lácio: A literatura na sala de aula. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; SAMPAIO, M.L.P.; FAIRCHILD, T. M.; RODRIGUES, L. A. D.; OLIVEIRA, G. R.. DA VIVÊNCIA À ELABORAÇÃO: UMA PROPOSTA DE PLANO DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; PRIOSTE, C.. O adolescente e a Internet: laços e embaraços no mundo virtual.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; CHIARETTI, P.. Subjetividades em discursos de autoajuda. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO.
BELINTANE, C.; BATTAGLIA, L.. DAS MEMÓRIAS NARRATIVAS AS REPRESENTAÇÕES MÍTICAS: ARTE E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; VOLTOLINI, Rinaldo. Alfabestização: perspectivas da articulaçao sujeito e escrita. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Leitura em voz alta e apropriação da linguagem escrita pela criança. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. O processo de escolarização da viola caipira. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Contingência do trabalho docente em educação: ensinar a ler e a escrever num contexto de mudanças. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Narrativas Orais Infantis: da tarefa solicitada às saídas criativas. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Noel Rosa: O Humor na Canção. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. A leitura e a escrita no silêncio das mulheres - uma intersecção entre psicanálise e cultura. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; Pietri, E; Possenti, S.; OLIVEIRA, E. C.; Gregolin, M. R. de F. V.. Modos de ler e dizer do sujeito: paráfrase, gestos de interpretação e autoria nas licenciaturas em letras e pedagogia. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Escrita e Angústia: investigação sobre perspectiva psicanalítica do impedimento de escritura como fenômeno da ordem do sujeito. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Os movimentos de sentido nas adivinhas: um estudo enunciativo. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.
BELINTANE, C.. Leitura e oralidade: as inscrições do desejo no percurso de formação do leitor. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Atendimento Pedagógico Domiciliar. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. O surdo e a escrita na clínica fonoaudiológica. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
BELINTANE, C.. O falar de si como (des)construção de identidades e subjetividades no processo de formação do sujeito-professor. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
OLIVEIRA, U. F.;BELINTANE, C.. A peça didática de Bertold Brecht e a construção de textos dissertativos. 2001. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Lacan e as ciências da linguagem. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - FFCL USP RIBEIRÃO PRETO.
BELINTANE, C.; PRIOSTE, C.; RODRIGUES, L. A. D.. O LETRAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: O PAPEL DAS NARRATIVAS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; COSTA, M. C.. Uma proposta de plano de ensino de lingua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental: da vivência à elaboração. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; BARZOTTO, Valdir Heitor. Mobilização da Escrita e Construção do Sentido para o pesquisador / educador. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Sintomas na escrita. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Mito e autoria nas práticas letradas. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
BELINTANE, C.. Leitura em voz alta, produção da subjetividade e entrada da criança na escrita. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. A escrita e o escrito no silêncio das mulheres. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. A Língua Escrita e Seu Papel Mediador no desenvolvimento do pensamento histórico em adolescentes. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. A contituição da autoria em processos de leitura e escrita no ensino superior. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
LAURITO, A. R. S.;BELINTANE, C.. Escrita e Angústia: ponderações sobre a inibição para a produção textual, considerada a partir de viés psicanalítico. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Linguagem e Inconsciente: da fala à escrita'. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; BARZOTTO, Valdir Heitor; VOLTOLINI, Rinaldo. Linguagem e inconsciente: da fala à escrita. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
MIDENA, M. C. M.;BELINTANE, C.. Notas sobre a questão da linguagem na educação e na clínica fonoaudiológica. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
OLIVEIRA, U. F.;BELINTANE, C.. Veredas do Estranhamento. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; LIMA, Sheila. FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.
BELINTANE, C.. A criança entre o verso e a voz e a letra do sentido: a poesia no processo de alfabetização. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Alfabetização e os primeiros traços de autoria. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; Pereira, A. de C.; SOUZA, E. M. F.. Novas e Velhas Exclusões: discursos de uma educação inclusiva. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BELINTANE, C.; MORAES, D. M. A.. ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.
BELINTANE, C.; BORTOLACI, N.. A Alfabetização de Crianças de Seis anos no ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; FERNANDES, A. C. F.. O RAP COMO POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.; ALMEIDA, R. L.. representações simbólicas na educação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
BELINTANE, C.; FAVARETTO, S. A. C.. ENSINO DE LÍNGUA E LINGUAGEM COMO ESPAÇO DE DIZER DE SI. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Letramento e alfabetização de meninos e meninas em uma perspectiva analítica. 2006. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Novas Tecnologias, processos de escolarização e cultura escolar: alterações, reorganizações, desfios. 2006. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. O discurso de escolarização do RPG. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Olhares sobre a leitura. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. O sujeito, o outro e suas relações com o texto. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Ampiando os limites da aula de Inglês/LE: Virtual English Tur. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Do erótico ao pedagógico: quando o prazer conduz ao saber. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. A oralidade na primeira infância. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
AGUIAR, E. A.;BELINTANE, C.. A palavra que escapa nas entrelinhas dos relatos. 2003. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
LAURITO, A. R. S.;BELINTANE, C.. A imagem do corpo posta em jogo na sociedade e a importância da iconografia corporal: ponderações sob viés psicanalítico. 2003. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
GIANNELLI, M. I. D. V.;BELINTANE, C.. Classe Domiciliar: uma inclusão para portadores de câncer. 2003. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BRENMAN, I.;BELINTANE, C.. Contar, ler e escrever: a formação do leitor através da leitura em voz alta. 2002. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
GÓMEZ, L. V.;BELINTANE, C.. O jogo das Identificações do sujeito leitor. 2000. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Concurso para professor de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2003. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Concurso para professor de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Lingüística. 2003. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. CIBERCULTURA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: PRÓTESES TELEVISUAIS E APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2022. universidade estadual paulista.
BELINTANE, C.. Processo seletivo para contratação de professor de metodologia de ensino. 2016. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Processo Seletivo do Doutorado da Feusp. 2005. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Presidência da Comissão Julgadora do Processo Seletivo para a contração de Professor Doutor. 2001. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Banca do processo seletivo para as vagas do mestrado do programa de pós-graduação da feusp, área de linguagem. 2001. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Banca para seleção de candidados ao mestrado do programa de Pós-graduação da FEUSP, área de linguagem e educação. 2000. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Comissão de Seleção de Candidados às vagas do Mestrado. 1999. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BELINTANE, C.. Avaliação de Livros Didátidos de 1a. a 4a séries. 1998. Ministério da Educação e do Desporto.
Orientou
A CRIANÇA ENTRE O VERSO DA VOZ E A LETRA DO SENTIDO: A POESIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudemir Belintane;
AUTORIA ESCOLAR: LEITURA E ESCRITA COMO POSSIBILIDADES DE CONSTITUIÇAO DO SUJEITO NA LINGAUGEM; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudemir Belintane;
Alfabetização no ensino fundamental: novas bases curriculares; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Ouvidos abertos: a oralidade, a escrita e a canção; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
O discurso sobre a escolarização da língua materna: língua, linguagem; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação-Didática) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
CURRICULO DE ALFABETIZAÇÃO PARA O FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Narrativas que evocam memórias e subjetividades; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudemir Belintane;
contexto do não texto: campos relacionais de pais e escolas; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudemir Belintane;
Oralidade , Psicanálise e Alfabetização: experiência com crianças oriundas de famílias pobres; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Alfabetização e leitura em ambientes economicamente desfavorecidos; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Escrita e inconsciente: aquisição da escrita na infância; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
"O ensino infantil: o papel dos textos lúdicos no processo de aprendizagem da leitura e da escrita"; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Diálogos entre crianças na educação infantil: uma reflexão sobre a gênese do psiquismo; 2005; 144 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Entre a cruz e a espada: erotismo, linguagem obscena, literatura e religião; 2005; 142 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Teatro-Educação no Brasil: uma constribuição historiográfica; 2004; 132 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Preferências de leitura de meninos e meninas na escola implicam o papel da mulher professora e leitora?; 2004; 2001 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Escrita no corpo: ponderações por um viés psicanalítico; 2003; 215 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Através da viddraça da escola; 2003; 165 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Autoria sob a materialidade do discurso; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
A RELEVÂNCIA DA ORALIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO TIMOR-LESTE; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
O papel da linguagem poética no letramento contínuo: uma perspectiva metodológica; 2020; Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudemir Belintane;
A corporalidade e o diagnóstico escolar; 2015; Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudemir Belintane;
Da vivência à elaboração: uma proposta de plano de ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
O LETRAMENTO NA CONTEMPORANEIDADE: O PAPEL DAS NARRATIVAS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA E SUA RELAÇÃO COM AS MIDIAS CONTEMPORANEAS; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudemir Belintane;
Relações entre oralidade e escrita; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Pós-graduação em educação) - Faculdade de Educa~ção da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudemir Belintane;
A leitura e a escrita no silêncio das mulheres: uma intersecção entre psicanálise e cultura; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Das memórais narrativas às representações míticas: arte e desafios na alfabetização; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudemir Belintane;
Letramento e oralidade; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Escrita e Angústia: ponderações por um viés psicanalítico; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Modos de ler e dizer do sujeito: paráfrase, gestos de interpretação e autoria nas licenciaturas em letras e pedagogia; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação da Feusp) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, ; Orientador: Claudemir Belintane;
Produções bibliográficas
-
BELINTANE, CLAUDEMIR . Quando o Mundo Some: reflexões sobre o futuro da(s) leitura(s). EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 1, p. 1-11, 2017.
-
BELINTANE, C. ; GIORGION, M. C. P. . A ESCUTA ANALÍTICA DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA COMO SUPORTE À ALFABETIZAÇÃO. REVISTA MOINHOS , p. 20-39, 2017.
-
BELINTANE, C. . O DESAFIO DE ENSINAR A LEITURA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 11, p. 2446-8606, 2016.
-
BELINTANE, C. ; Ferreira-LIma, M. N. ; FAIRCHILD, T. M. . Desafios para o ensino de leitura e escrita no Brasil: heterogeneidade e contato linguístico. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM , v. 14, p. 173-193, 2012.
-
BELINTANE, C. . Oralidade, alfabetização e leitura: enfrentando diferenças e complexidades na escola pública. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 36, p. 685-703, 2010.
-
BELINTANE, CLAUDEMIR . Vozes da escrita - em tempos de crianças e menestréis. ESTILOS DA CLÍNICA , v. 13, p. 36, 2008.
-
BELINTANE, C. . Leitura e alfabetização no Brasil: uma busca para além da polarização. Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 32, p. 261-277, 2006.
-
BELINTANE, C. . O instante complexo da vacilação na sala de aula. Revista MELP , v. 01, p. 09-21, 2006.
-
BELINTANE, C. . Matizes e matrizes do oral no ensino da escrita. DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO , Araraquara-SP, v. 9, n.1, p. 23-45, 2005.
-
BELINTANE, C. . Por uma ambiência de formação contínua de professores. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO) , São Paulo, v. 1, n.117, p. 177-193, 2002.
-
BELINTANE, C. . Linguagem oral na escola em tempos de redes. Educação e Pesquisa Revista da Faculdade de Educação da Usp, São Paulo - SP, v. 26, n.1, p. 54-65, 2000.
-
BELINTANE, C. . O poder de fogo da relação educativa na mira de novos e velhos prometeus. CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , Campinas-SP, v. 19, p. 20-35, 1998.
-
BELINTANE, C. . DA CORPORALIDADE LÚDICA À LEITURA SIGNIFICATIVA: SUBSÍDIOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1. ed. SÃO PAULO: SCORTECCI, 2017. v. 1. 199p .
-
BELINTANE, C. . ORALIDADE E ALFABETIZAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO. 1. ed. SÃO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2013. v. 1. 223p .
-
BELINTANE, C. ; Toldo, C. ; VALERIO, P. . A leitura no mundo contemporâneo: subjetividades intervalares. In: Claudio Toldo; Patrícia Valério. (Org.). Língua e Literatura: intersecções - O incomum das diferenças. 1ed.São Paulo: Pádepalavra, 2023, v. 01, p. 29-46.
-
ARAUJO, L. C. ; BELINTANE, C. . ENTRE ORALIDADE E LEITURA: TRADIÇÃO ORAL NA ALFABETIZAÇÃO. In: NOGUEIRA, GABRIELA MEDEIROS. (Org.). PRÁTICAS DE LEITURA: UM MOSAICO DE EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES PAÍSES. 1ed.CURITIBA: CRV, 2022, v. 1, p. 97-114.
-
BELINTANE, C. . Discursos e conceitos de infância: por um conceito de infância específico para a educação. In: Cristovão, E; Bubnov, T; Richards, T.. (Org.). Corpo, tempo e espaço. 1ed.FRANCA - SÃO PAULO: UNIFRAN, 2020, v. 1, p. 157-172.
-
BELINTANE, C. . Oralidade e Escrita: uma perspectiva para a alfabetização em Timor-leste. In: Araújo, B. S. I.; Baptista, M do C; Dias, C. S. B. D; Paulino, V.. (Org.). Leituras atuais sobre língua, ensino e didática em Timor Leste. 1ed.DILI, TIMOR-LESTE: UPDCPPGP,, 2019, v. 1, p. 149-166.
-
BELINTANE, C. . Por um ponto-de-giro na alfabetização e no ensino da leitura. In: B Tfouni, L. V. , Pereira, C. A., Milanez, N.. (Org.). O paradigma indiciário e as modalidades de decifração nas Ciências Humandas. 1ed.São Carlos: EduFSCAR, 2018, v. 01, p. 199-214.
-
BELINTANE, C. . Por um conceito de infância. In: Costa e Silva, C. L.; Del Ré, A. ; Cavalcante, M.. (Org.). A criança na/com a linguagem: saberes em contraponto. 1ed.Porto Alegre-RS: Instituto de Letras-UFRGS, 2017, v. 1, p. 117-128.
-
BELINTANE, C. . Alienação e a separação na paródia: estratégia para a produção de texto com alunos de nove anos. In: Calil, Eduardo; Boré, Catherine. (Org.). Criação Textual na sala de aula. 1ed.Alagoas: EDUFAL, 2015, v. 01, p. 57-80.
-
BELINTANE, C. . POR UMA POÉTICA DA ALFABETIZAÇÃO: RELER JAKOBSON. In: Tfouni, Leda Verdiane; Martha, Diana Junkes Bueno. (Org.). O (in)esperado de Jakobson. 1ed.CAMPINAS: MERCADO DE LETRAS, 2014, v. 1, p. 219-238.
-
BELINTANE, C. ; BORE, C. ; OLIVEIRA, E. C. . Alienationet séparation das la parodie: une estratégie destinée à des élèves de 9 ans por la prodution de textes. In: Catherine Borè, Eduardo Calil. (Org.). L' ecole, l' écriture et la creation: études françaisess et bresilennes. 1ed.Louvain-la-Neuve: Editions Academie, 2013, v. 1, p. 82-102.
-
BELINTANE, C. ; Del Ré, A. ; ROMERO, M. . Oralidade e Escrita: Muito a pesquisa e a integrar no campo do ensino. In: Del Ré, A; Romero, M.. (Org.). Na língua do Outro: Estudos Interdisciplinares em Aquisição de Linguagem. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 01, p. 235-256.
-
BELINTANE, C. ; MRECH, L. M. ; PEREIRA, M. R. . Polifonia, alteridade e autoria na produção de textos. In: Leny Magalhães Mrech, Marcelo Ricardo Pereira. (Org.). Psicanálise, transmissão e formação de professores. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2011, v. 1, p. 75-90.
-
BELINTANE, C. . ALUNOS REBELDES. In: Costa Pinto, C.. (Org.). Mente Cérebro: Hiperatividade e Epilesia. 1ed.São Paulo: Duetto Editorial, 2010, v. 3, p. 54-61.
-
BELINTANE, C. . Vozes da Escrita: em tempos de crianças e menestréis. In: Antonio Paulino de Sousa; Valdir Heitor Barzotto; Maria Lúcia Sampaio. (Org.). Formação de Professor de Língua Portuguesa: quando a linguagem e o ensino se encontram. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2010, v. 1, p. 73-89.
-
Costa Pinto, G. ; BELINTANE, C. . Mundos virtuais. In: Graziela Costa Pinto. (Org.). O olhar adolescente. 1ed.São Paulo: Duetto, 2008, v. 3, p. 62-71.
-
BELINTANE, C. ; Costa Pinto, G. . Muito além da cegonha: questões sobre sexualidade e ensino. In: Graziela Costa Pinto. (Org.). Sexos: a trama da vida. 1ed.São Paulo: Duetto, 2008, v. 1, p. 50-55.
-
BELINTANE, C. . Psicanálise e Alfabetização. In: Costa, Luiz. (Org.). Psicanálise e Linguagem. 1ed.São Paulo: Segmento, 2008, v. , p. 54-60.
-
BELINTANE, C. ; LIMA, Sheila . "A Polifonia dos Textos Orais Na Infância e as Matrizes Linguageiras da Leitura". In: Dinnucci, S. e Del Re, A.. (Org.). A Linguagem da Criança: Sentido, Corpo de Discurso". 1ed.Araraquara: Cultura Acadêmica, 2008, v. 1, p. 117-134.
-
BELINTANE, C. . Adivinha: leitura e escritura do desejo. In: Eduardo Cali. (Org.). Trilhas da Escrita: autoria, leitura e ensino. 1ed.São Paulo-SP: Cortez Editora, 2007, v. , p. 135-158.
-
BELINTANE, C. . Adultos do Amanhã. In: Graziela da Costa Pinto. (Org.). O Olhar Adolescente - Os incríveis anos de transição para a idade adulta. 1ed.São Paulo: Duetto Editorial, 2007, v. 4, p. 94-98.
-
BELINTANE, C. . As novas tecnologias: o cyberaluno. In: Costa Pinto, Manuel. (Org.). "Memórias da Pedagogia: Perspectivas para o novo milênio". 01ed.Rio de Janeiro: Rulume-Dumar : Ediouro; São Paulo: Segmento-Dueto, 2006, v. 06, p. 85-97.
-
BELINTANE, C. . Subjetividades renitentes entre o oral e o escrito. In: Rezende, N. L.; Riolfi, C. R., Semeghini-Siqueira, I.. (Org.). Linguagem e Educação: Implicações Técnicas, Éticas e Estéticas. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2006, v. 01, p. 73-105.
-
BELINTANE, C. . Vamos Todos Cirandar:. In: Graziela Costa Pinto. (Org.). Aquisição da linguagem, raciocínio e conhecimento. 1ed.São Paulo: Duetto-Editorial, 2006, v. 03, p. 42-51.
-
BELINTANE, C. . Contação e Leitura, através da vidraça da escola. In: Ilan Brenman. (Org.). Através da Vidraça da Escola: formando novos leitores. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, v. , p. 10-13.
-
BELINTANE, C. . A guerra dos métodos. In: Costa Pinto, Manuel. (Org.). Memórias da Pedagogia : Emília Ferreiro. 01ed.Rio de Janeiro/São Paulo: Ediouro/Duetto, 2005, v. 05, p. 62-67.
-
BELINTANE, C. . Vygotsky: um contínuo vai-e-vem. In: Costa Pinto, Manuel. (Org.). Memórias da Pedagogia: Vygotsky. 01ed.Rio de Janeiro/São Paulo: Ediouro/Duetto, 2005, v. 02, p. 50-57.
-
BELINTANE, C. . Piaget e a linguagem: limites de uma teoria. In: Costa Pinto, Manuel. (Org.). Memória da Pedagogia: Piaget. 69ed.Rio de Janeiro/São Paulo: Ediouro/Duetto, 2005, v. 01, p. 68-75.
-
BELINTANE, C. . Formação Contínua na Área de Linguagem. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho; Claudemir Belintane; Katia Maria Abud; Livia De Araujo Domingues Rodrigues; Maria do Carmo Santos Domite; Marcos Neira Garcia; Mauro Gomes de Matos; Sílvia L. Frateschi Trivelato; Sonia Maria Vanzela Castelar. (Org.). Formação contínua na área de Linguagem : continuidades e rupturas. São Paulo: Pioneira Thonson Learningu, 2001, v. , p. 17-38.
-
BELINTANE, C. . Língua-da-mãe versus lingua da mãe: autonomia e autoridades. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Autoridade e Autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo-SP: Summus Editorial Ltda, 1999, v. , p. 215-229.
-
BELINTANE, C. . Por um projeto regional-nacional de leiturização em suportes gráficos e eletrônicos. Jornal da USP, São Paulo, p. 1 - 14, 17 fev. 2023.
-
BELINTANE, C. . Ambiências de ensino pós-covid. Jornal da USP, São Paulo, p. 1 - 5, 20 abr. 2021.
-
BELINTANE, C. . Das fontes populares à literatura moderna. CARTA FUNDAMENTAL, Brasil, p. 14 - 17, 02 out. 2009.
-
BELINTANE, C. ; LIMA, S. O. . A polifonia entre gêneros orais infantis é a base da leitura e da escrita. Direcional Educador, São Paulo, p. 10 - 13, 01 set. 2007.
-
BELINTANE, C. . Cultura oral: as narrativas populares são importantes objetos de estudo das variações lingüísticas e fontes de produções literárias e artísticas. Carta na Escola, São Paulo - SP, p. 47 - 49, 01 jun. 2007.
-
BELINTANE, C. . Entre Pessoas e máquinas. Mente & Cérebro, São Paulo, p. 98 - 98, 03 out. 2006.
-
BELINTANE, C. . É preciso um novo método para ensinar a ler. Jornal da USP, São Paulo, , v. 754, p. 13 - 13, 13 mar. 2006.
-
BELINTANE, C. . É difícil começar um texto?. Revista Veja na Sala de Aula, São Paulo - SP, , v. 16, p. 2 - 3, 17 maio 2000.
-
BELINTANE, C. . Sensualidade à flor da pele. Revista Veja na Sala de Aula, São Paulo - SP, , v. 1, p. 2 - 3, 02 fev. 2000.
-
BELINTANE, C. . As idades do prazer. Revista Veja na Sala de Aula, São Paulo - SP, , v. 35, p. 4 - 5, 20 out. 1999.
-
BELINTANE, C. . transgressão tem limites. Veja na sala de aula, São Paulo, , v. 16, p. 4 - 5, 21 mar. 1999.
-
BELINTANE, C. ; BIOGOTTO, F. C. . A abominável imagem do espelho. Viver Psicologia, São Paulo, , v. 63, p. 30 - 31.
-
BELINTANE, C. . ABORDAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA ESCOLA A PARTIR DA TESSITURA INTERDISCIPLINAR ENTRE A PSICANÁLISE E A LINGÜÍSTICA,. In: Seminários do LEPSI, 2007, São Paulo. Anais do LEPSI / SCIELO, 2007.
-
BELINTANE, C. . Ambiência e autoria: subjetividades em rede. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro, 2003.
-
BELINTANE, C. . Formação Contínua em redes eletrônicas. In: V Encontro da Região Sudeste, 2002, Lindóia, 2002.
-
BELINTANE, C. . Uma ambiência integradora no campo da formação contínua de professores. In: 13o. Congresso de Leitura - COLE, 2001, Campinas - SP. Anais do 13o. Congresso de Leitura do Brasil, 2001.
-
BELINTANE, C. . A relação pedagógica e seus sujeitos: limites, possibilidades e confrontos. In: Congresso Internacional de Guarulhos, 2000, Guarulhos. Anais do Congresso Internacional de Guarulhos, 2000.
-
BELINTANE, C. . Excerto do projeto Iconicidade: cronistas portugueses e o nascimento da imagem do brasileiro. In: Congresso Luso-brasileiro: Memórias e Imaginários, 1999, Lisboa. Actas do Congresso Luso-Brasileiro Memórias e Imaginários. Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação de Portugal, 1999. v. II. p. 508-517.
-
BELINTANE, C. . O negro quadro do livro didático. In: Congresso de Leitura do Brasil, 1999, Campinas. Anais do COLE, 1999.
-
BELINTANE, C. . Oralidade e desejo. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia. Anais I Olhando a qualidade de ensino a partir da sala de aula, 1998. v. 1. p. 582-583.
-
BELINTANE, C. . O OUTRO EM SUA DISPERSÃO EM DIVERSOS OBJETOS E SUPORTES DURANTE O PROCESSO DE ENTRADA DA CRIANÇA NA LINGUA E NA LINGAUGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BELINTANE, C. . INTERPRETAÇÕES EM CONTRAPONTO SOBRE AS INTERLOCUÇÕES DE GUSTAVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BELINTANE, C. . LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BELINTANE, C. . OUSADIAS POR TRÁS DAS LETRAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BELINTANE, C. . ENSINO DE LEITURA (LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO) NA PERSPECTIVA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, E. C. ; BELINTANE, C. . Na busca das escritas em teias. São Paulo/Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
-
BELINTANE, C. . Resenha do filme de Michel Ocelot, Kiriku e a feiticeira. Salvador: Revista de Educação CEAP - Ano XI, 2003 (resenha).
-
BELINTANE, C. . Resenha do livro de Marcuschi, L. A. Da fala para a escrita. prelo, 2001 (resenha).
-
BELINTANE, C. ; LIMA, S. O. ; ALMEIDA, N. A. . Ambiência Integradora de Leitura. OSASCO: Fundacao Bradesco, 2001 (Material didático).
-
BELINTANE, C. . ISTO NÃO É UM CACHIMBO. SÃO PAULO: COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS-CENP, 2001 (Material didático).
Outras produções
BELINTANE, C. ; LIMA, Sheila ; ARANTES, Maria Celeste ; ALMEIDA, Neide . Memórias de Professores. 2005.
BELINTANE, C. ; LIMA, S. O. ; ALMEIDA, N. A. . Ambiência e Leitura: curso on line de formação de professores. 2002.
BELINTANE, C. . Entrevista Claudemir Belintane. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. . Professor da USP propõe metodologias diferentes para trabalhar alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. . Metodologias propõem olhares diferentes para alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. . Alfabetização para valer. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. . Ouvir histórias e lendas é essencial para o processo de alfabetização. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. ; Arilla, K. . Divulgação do Projeto 'O Desafio de Ensinar a Leitura'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. . Poesia, contos e brincadeiras infantis são ferramentas de aprendizagem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. . Oralidade que faz escrever. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. . ensinando a escrever através da oralidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BELINTANE, C. . Ensinando a Leitura a Partir de Diagnósticos Orais. 2010. (Relatório de pesquisa).
BELINTANE, C. ; LIMA, S. O. ; FELIPETO, C. . Linguagem e subjetividade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BELINTANE, C. ; OLIVEIRA, E. C. . Ensino da Leitura e aquisição de linguagem: duplca implicação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BELINTANE, C. . Avaliação Institucional. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático em DVD).
BELINTANE, C. . Entrevista sobre leitura e alfabetização. 2009.
BELINTANE, C. . Entrevista sobre alfabetização e leitura. 2009.
BELINTANE, C. . Entrevista sobre alfabetização na escola pública. 2008.
BELINTANE, C. . Alfabetização na periferia. 2008.
BELINTANE, C. . OLHAR DA USP - ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. 2006.
BELINTANE, C. . Entrevista sobre aquisição de linguagem. 2006.
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2015
O DESAFIO DE ENSINAR A LEITURA E A ESCRITA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS, Descrição: Articula sua proposta em torno da alfabetização em uma perspectiva interdisciplinar, incluindo a oralidade, a leitura e a escrita e as linguagens dos suportes eletrônicos e dos meios contemporâneos (internet, cinema, televisão) ? focalizando, mais especificamente, as dificuldades de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I (séries iniciais) e o fluxo escolar do Ensino Fundamental I e II, tendo como preocupação a disparidade nível/série, como a que se verifica nas avaliações do SAEB/PROVA BRASIL, nas quartas-séries das escolas brasileiras, em que os percentuais dos níveis 0 e 1, somados, atingem mais de 30% .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Claudemir Belintane - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Ensino da Leitura e da Escrita em situações de exclusão e de conflitos entre o oral e o escrito, Descrição: O objetivo é estudar os conflitos entre o oral e o escrito, tendo como objeto de pesquisa uma comunidade marginalizada, que mantém com a escola pública uma relação conflituosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Claudemir Belintane - Coordenador / Gabriela da Cruz Lara - Integrante / Louise Arosa Prol Otero - Integrante / Juliana Diniz - Integrante.
-
2007 - 2009
ensinando leitura a partir de diagnósticos orais, Descrição: .A preocupação central deste projeto é pesquisar as possibilidades de um modelo de trabalho docente para o campo do ensino da leitura, focalizando a faixa etária em que a escola começa a sistematizar e a consolidar o ensino da leitura e da escrita (de cinco a dez anos), tomando em questão uma demanda oriunda das dificuldades de alfabetização e do ensino da leitura nas escolas públicas brasileiras, qual seja: o renitente percentual de alunos que mesmo após quatro anos de alfabetização ainda não dominam a leitura fluente e significativa (percentual de 55,4%, segundo as avaliações do SAEB, BRASIL, 2003). O objetivo principal é chegar a um diagnóstico que possa fornecer mais informações sobre as correlações entre a oralidade e a escrita durante o processo de aprendizagem do código alfabético e de outras habilidades exigidas para o domínio da leitura fluente e significativa. Tais diagnósticos se centrarão na ?oralidade infantil?, ou seja, a partir do pressuposto de que as crianças que possuem as habilidades linguageiras oriundas dos textos orais da infância (cantigas, brincos, parlendas etc.) reúnem também as condições básicas para o domínio da leitura mesmo em contextos em que a grau de letramento seja considerado baixo. A partir de diagnósticos pautados sobre essa diversidade textual, será organizado um acervo de textos orais, com cada texto categorizado e discriminado segundo seus potenciais estéticos e mnemônicos. Sobre tais textos serão experimentados manejos didáticos e estratégicos que, segundo nossa hipótese, facilitem a entrada da criança na leitura alfabética, de forma fluente e significativo. Inclui-se ainda no projeto um foco sobre as modalidades de uso da língua (oral ou escrita) e os recursos técnicos que as registram, os meios (analógicos e digitais) e os suportes (gráficos, eletrônicos) que hoje estão disponíveis tanto para as crianças como para os educadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Claudemir Belintane - Coordenador / Gabriela da Cruz Lara - Integrante / Louise Arosa Prol Otero - Integrante / Lúcia Angela de Genaro - Integrante / Alcebíades Diniz - Integrante / Patrícia de Cicco Canato - Integrante / Larissa Helena de Pétula Pereira - Integrante / Mariana de Campos Pereira Giorgion - Integrante / Kátia Arilla - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2005 - 2008
Projeto Pró-Sem-Giz - Tecnologias da Informação no ensino, Descrição: Utilizando uma lousa eletrônica, um notebook e diversos handhalds (nas mãos dos alunos), pretende-se explorar as possibilidades de ensino e aprendizagem em um ambiente wireless, espaço de ensino em que os elementos tradicionais de escrita (caderno, caneta, lápis, giz) não serão utilizados. Contando com o dinamismo do suporte eletrônico e com as possibilidades síncronas de interfaces de ensino e aprendizagem, pretendemos investigar um novo ambiente de ensino da lecto-escritura, sobretudo experimentá-lo dentro de um contexto de ensino em que a heterogeneidade é um fato dado (diversos alunos em diversos níveis e situações de aprendizagem constituem a sala de aula complexa das redes públicas brasileiras).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Claudemir Belintane - Coordenador., Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa da Usp - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
Prêmios
2010
Prêmio Informática da Comunidade, Informática da Comunidade.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. , Avenida da Universidade, 308 Bloco B, sala 121, Cidade Universitária, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38183099, Ramal: 257, Fax: (11) 38183148, URL da Homepage:
Experiência profissional
1977 - 2018
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.,Cargo ou função, Editor Assistente da Revista Educação e Pesquisa (Education and Research.
-
03/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.,Linhas de pesquisa
-
03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Informática.
-
08/1998
Ensino, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Alfab, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O discurso do inconsciente na tradição do oral e suas possibilidades pedagógicas, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
-
08/1997
Ensino, O Discurso do Inconsciente na Tradição do Oral e S, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Lingüística
-
08/1977
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Claudemir Belintane e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?