Daniela Sanchotene Vaucher

Atualmente é professora do Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: amplitude de movimento, envelhecimento, fisioterapia e envelhecimento, equilíbrio, fisioterapia, flexibilidade.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana

2013 - 2015

Universidade Federal de Santa Maria
Título: ASSOCIAÇÃO DO EQUILIBRIO E POSTURA DE ESCOLARES COM AS ALTERAÇÕES DE APRENDIZAGEM E DE COMPORTAMENTO,Ano de Obtenção: 2015
Drª Anaelena Bragança de Moraes.Coorientador: Drª Valdete Alves Valentins dos Santos Filha. Palavras-chave: Aprendizagem; Comportamento; Criança; Fotogrametria; Postura.; Equilíbrio Postural.. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Educação.

Especialização em Saude Coletiva

2001 - 2003

Centro Universitário Franciscano
Título: Incidência de Alterações na coluna vertebral emcrianças em idade escolar
Orientador: Mara Regina Caino teixeira Marchiori

Formação complementar

2012 - 2012

Raciocínio Clínico no Manejo Cervical. (Carga horária: 20h). , Clinical Coaching, CC, Brasil.

2006 - 2006

ISOSTRETCHING. (Carga horária: 40h). , Formação em isotretching, ISOSTRETCHING, Brasil.

2005 - 2005

Conceito Mulligan. (Carga horária: 36h). , Concept Mulligan, MULLIGAN, Brasil.

2000 - 2001

Reeducação Postural Global. (Carga horária: 192h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia.

Organização de eventos

VAUCHER, D. S. ; ROMEIRO, C. . V Forum de Fisioterapia. 2014. (Congresso).

VAUCHER, D. S. ; FILIPPIN, N. T. . III Forum de Fisioterapia. 2012. (Outro).

Participação em eventos

SIC Salão de iniciação Científica.Influência da FNP e do Método de Bad Ragaz sobre a flexibilidade, força muscular e equilíbrio de idosas. 2014. (Outra).

VI EIFONO.Desequilíbrio em escolares de oito a 12 anos: Relação comportamento e aprendizagem. 2014. (Simpósio).

XVIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão.EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AÇÕES INTERDISCIPLINARES AO USUÁRIO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS. 2014. (Simpósio).

2º Congresso Internacional em Saúde: Meio Ambiente e Saúde. Doença de Parkinson: Influência da facilitação neuromuscular proprioceptiva na função de membros superiores. 2013. (Congresso).

4º Forum de Fisioterapia. 2013. (Simpósio).

4º Forum de Fisioterapia.Os efeitos do método Isostretching na analgesia e na funcionalidade de pacientes portadores de hérnia de disco lombar. 2013. (Simpósio).

Jornada Interdisciplinar em Saúde. 2013. (Simpósio).

Jornada Interdisciplinar em Saúde.ISOSTRETCHING NA ANALGESIA E NA FUNCIONALIDADE DE PACIENTES PORTADORES DE HÉRNIA DE DISCO LOMBAR. 2013. (Simpósio).

Jornada Interdisciplinar em Saúde.A FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) NA FUNÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES NA DOENÇA DE PARKINSON. 2013. (Oficina).

3º Fórum de Fisioterapia. 2012. (Outra).

6º Congresso Internacional de Fisioterapia. Relação da Perda de Equilíbrio em Idosas com Osteoartrose de Joelho Inativas Fisicamente. 2012. (Congresso).

Introdução da Kinesio Taping e suas Aplicações. 2012. (Outra).

XVII Semana Acadêmica do curso de fisioterapia da UFSM e II Encontro Nacional de Egressos do curso de Fisioterapia.Gestão da Atenção Fisioterapêutica em município do interior do estado do Rio Grande do Sul. 2012. (Outra).

XVII Semana Acadêmica do curso de fisioterapia da UFSM e II Encontro Nacional de Egressos do curso de Fisioterapia.Efeitos do método pilates na reabilitação funcional de mulheres mastectomizadas. 2012. (Outra).

XVI - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Simpósio).

XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.Organização Fisioterapêutica no Sistema Público de Saúde em um Município do Interior do Estado do Rio Grande do Sul. 2012. (Outra).

XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.Educação em Saúde: uma opção interdisciplinar. 2011. (Simpósio).

3ª Jornada Interdisciplinas em Saúde - Ppromovendo Saúde na Contemporaneidade: desafios de pesquisa, ensino e extensão.Ambulatório Integrado em usuários Portadores de Diabetes Mellitus. 2010. (Outra).

XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.Impacto da Abordagem Interdisciplinar no Cuidado do usuário Portador de Diabetes Mellitus. 2010. (Simpósio).

4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul. Visitas Domiciliares: ações interdisciplinares voltadas ao cuidado do usuário portador de Diabetes Mellitus. 2009. (Congresso).

XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.Método Pilates: Uma Opção de Tratamento para Algias em Gestantes. 2009. (Simpósio).

XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.Visitas Domiciliares: ações interdisciplinares voltadas ao cuidado do usuário portador de Diabetes Mellitus. 2009. (Simpósio).

XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.Avaliação Postural e das Algias Musculoesqueléticas em Região Cervical e Membros Superiores de professores de Ensino Superior. 2009. (Simpósio).

XIII Simpósio de Ensino. Pesquisa e Extensão. 2009. (Simpósio).

jornada interdisciplinar em saude. 2008. (Outra).

Simpóso de pesquisa e extensão. 2008. (Simpósio).

Jornada Interdisciplinar de saude. 2007. (Outra).

Jornada Interdisciplinar de saúde. 2007. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, II Congresso Gaúcho de Fisioterapia e I Encontro de Fisioterapia do Mercosul. Fisioterapia na Reabilitação Pós-Ligamentoplastia de Ligamento Cruzado anterior Técnica de Kenneth Jones. 1995. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia, II Congresso Gaúcho de Fisioterapia e I Encontro de Fisioterapia do Mercosul. Reabilitação de Paciente Pós-Enxertia de Fíbula na Porção Distal da Diáfase Fêmural após a Remoção de Tumor Ósseo. 1995. (Congresso).

Semana Acadêmica de Fisioterapia.Hidrocinesioterapia:um achado para o alívio da dor. 1993. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Leonardo Fernandes de Souza

DARONCO, L. S. E.;VAUCHER, D. S.. ?Efeito Agudo do Treinamento contra Resistência nos Perímetros Corporais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bruno Moro Dal Bem

VAUCHER, D. S.; VENDRUSCULO, A. P.. Utilização do método Pliates pelo Fisioterapeuta: uma revisaõ integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Diego Pereira Gargaro

ROMEIRO, C.;VAUCHER, D. S.. AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E CAPACIDADE FUNIONAL EM MULHERES COM DOR LOMBAR SUBMETIDAS A FISIOTERAPIA MANIPILATUVA E MACHENZIE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Gabriela Ilha Barcelos

BAJJOTO, A.;VAUCHER, D. S.. AVALIAÇÃO DAQUALIDADE DE VIDA E EQUILÍBRIO EM IDOSOS ARTICIPANTES DE UM GRUPO SOCIOTERÁPICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Carolina Brum Tatsch

VAUCHER, D. S.; NEDEL, S. S.. IMPACTO DA DOR NA QUALIDADE DE VIDA EM PESSOAS COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Carla Furtado da Costa E Daniele Barin Facin

VAUCHER, D. S.; FACIN, D. B.; COSTA, C. F.. ANÁLISE COMPARATIVA DO MÉTODO PILATES E DA CINESIOTERAPIA APLICADO NAS ALGIAS EM PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR. 2009.

Aluno: Daniela Sanchotene Vaucher

VAUCHER, D. S.; Elaine Cristina Menegassi Wojciechowski. INCIDÊNCIA DE LESÕES DESPORTIVAS EM PACIENTES ATENDIDOS NO SERVIÇO MUNICIPAL CEDAS- CENTRO DE DIAGNÓSTICO E ATENÇÃO SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA- RS.. 2008 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Daniela Sanchotene Vaucher

VAUCHER, D. S.; Elaine Cristina Menegassi Wojciechowski. INCIDÊNCIA DE LESÕES DESPORTIVAS EM USUÁRIOS ATENDIDOS EM UM SERVIÇO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA MARIA- RS.*. 2008 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Daniela Sanchotene Vaucher

VAUCHER, D. S.; Morgana Lucena de Oliveira. PERFIL POSTURAL DE PRATICANTES DO BALLET CLÁSSICO1. 2008 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Daniela Sanchotene Vaucher

VAUCHER, D. S.; Juliana Grossi. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PORTADOR DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EM PERÍODO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO. 2008 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Jaqueline M

VAUCHER, D. S.. Dalla Favera.Análise da distribuição de pressão plantar estática através da baropodometria em indivíduos assintomáticos. 2007 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Ricardo Gonçalves Schroder; Tobias Pigatto

VAUCHER, D. S.. A introdução da fisioterapia preventiva em uma equipe de esporte coletivo. 2007 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Felipe Maffi; Guilherme Carli

VAUCHER, D. S.. Validação do dispositivo cinético rotatório do joelho. 2007 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Juliano Pissutti

VAUCHER, D. S.. Pilates nos trabalhadores braçais da construção civil. 2007 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Aline Bohnen; Meirianne Zambon

VAUCHER, D. S.. A intervenção dos métodos pilates e iso stretching nas alterações posturais de crianças em idade escolar. 2007 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Amithis Karina Luconi de Morais

VAUCHER, D. S.. Análise da postura laboral em um serviço municipal de saúde. 2007 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Gabriel Nadalon Picoli; Lucas Hartmann

VAUCHER, D. S.. Análise fisioterapêutica em Cirurgiões-Dentistas que apresentam sinais e sintomas sugestivos de Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. 2007 - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Taize Aparecida Spolaor Fantinel

VAUCHER, D. S.. Taize Aparecida Spolaor Fantinel - Título de seu trabalho: Perfil dos candidatos ao tratamento cirúrgico da obesidade através do Sistema Único de SaúdeTaize Aparecida Spolaor Fantinel - Título de seu trabalho: Perfil dos candidatos ao tratamento cirúrgico da obesidade através do Sistema Único de Saúde. 2007 - Centro Universitário Franciscano.

Orientou

Cintia Bisognin Rosso

Bolsista de Monitoria - Fisioterapia no Cuidado ao Envelhecimento; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Franciscano; (Orientador);

Camila Amaro Corrêa

Bolsista de Monitoria - Fisioterapia no Cuidado ao Envelhecimento; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Franciscano; (Orientador);

Isadora de Alburquerque Rosso

Bolsista de Monitoria - Fisioterapia no Cuidado ao Envelhecimento; Início: 2010; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Franciscano; (Orientador);

Suélly Flores Menezes

Bolsista de Monitoria - Fisioterapia no Cuidado ao Envelhecimento; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Franciscano; (Orientador);

Itamone Malacarne

Bolsista de Monitoria - Fisioterapia no Cuidado ao Envelhecimento; Início: 2008; Orientação de outra natureza; Centro Universitário Franciscano; (Orientador);

Rafael Padoin de Andrade

O controle postural em indivíduos com deficiência auditiva: revisão de literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Fladimir de Oliveira

EFEITO DO THRESHOLD E DO FNP NAS VARIAVEIS RESPIRATORIAS APÓS AVE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Rafael Padoin de Andrade

ANALISE DA MARCHA E ESTABILIDADE POSTURAL EM INDIVÍDUOS COM DEFICIENCIA AUDITIVA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Victória Possebon Sgária

INFLUÊNCIA DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA NA FLEXIBILIDADE, FUNCIONALIDADE E NO EQUILÍBRIO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Daiâni Santos Santini

EFEITOS DA TERAPIA MANUAL EM MULHERES COM CEFALEIA TENSIONAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Léo Marques Fialho

INFLUÊNCIA DO ISOSTRETCHING NO EQUILÍBRIO EFLEXIBILIDADE DE IDOSAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Fernanda Fernandes de Oliveira

Efeito do exercício físico e intervenção fisioterapêutica na flexibilidade de idosos: revisão de literatura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

FERNANDA FERNADES DE OLIVEIRA

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA FLEXIBILIDADE DE IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Paola Krieger

EFEITOS DO BANHO DE PARAFINA E DO BANHO DE CONTRASTE ASSOCIADOS À CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE OSTEOARTROSE DE MÃOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Patrícia Garlet

Comparação da Qualidade de Vida, Flexibilidade, e Equilíbrio entre Idosas Sedentárias e Idosas Praticantes de Exercício Físico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Pietro Pascotini Sackis

OCORRÊNCIA DE LESÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS EM PRATICANTES DE TREINAMENTO RESISTIDO EM UMA ACADEMIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Aline dos Santos Loreto

INFLUÊNCIA O MÉTODO PILATES SOLO NA FLEXIBILIDADE E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Matheus Almeida Trindade

Independência funcional de idosas institucionalizadas em casa de longa permanência; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Léo Marques Fialho

INFLUÊNCIA DO MÉTODO ISOSTRECHING NO EQUILÍBRIO E FLEXIBILIDADE DE IDOSAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Raquel Schmidt Dewes

INFLUÊNCIA DO PILATES SOLO EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Camila Severo Rossato

INFLUÊNCIA DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) NA FUNÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES DE PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Priscila Machado dos Santos

Efeitos da Ginástica Abdominal Hipopressiva em Mulheres com Constipação Intestinal: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Anyelle Fabres Alvares da Cunha

OS EFEITOS DO MÉTODO ISOSTRETCHING NA ANALGESIA E NA FUNCIONALIDADE DE PACIENTES PORTADORES DE HÉRNIA DE DISCO LOMBAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

[Nome removido após solicitação do usuário]

INFLUÊNCIA DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) NA FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO PARA A PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSAS SEDENTÁRIAS E ATIVAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Aline Faccin

Relação da Perda de Equilíbrio na Incidência de Quedas em Idosas não Sedentárias com e sem Osteoartrose de Joelho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Diossane Lorenzet

Relação da Perda de Equilíbrio na Incidência de Quedas em Idosas não Sedentárias com e sem Osteoartrose de Joelho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Angela Sarturi Timm

Efeitos do Método Pilates na Reabilitação Funcional de Mulheres Mastectomizadas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Gabriele Groehs Guerreiro

Efeitos do Método Pilates na Reabilitação Funcional de Mulheres Mastectomizadas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Daniele Barin Facin

Análise Comparativa de Método Pilates e da Cinesioterapia Aplicado nas Algias Musculoesqueléticas em Professores de Ensino Superior; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Carla Furtado da Costa

Análise Comparativa de Método Pilates e da Cinesioterapia Aplicado nas Algias Musculoesqueléticas em Professores de Ensino Superior; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Cibele Gazola Oliveira

A Influência do Nível de Atividade Física e do Índice de Massa Corporal na Força Muscular Respiratória de um Grupo de Idosos de Santa Maria; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Laura Fagundes Centene

A Influência do Nível de Atividade Física e do Índice de Massa Corporal na Força Muscular Respiratória de um Grupo de Idosos de Santa Maria; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Luisele Kener Dornelles

Método Pilates - Uma Opção de Tratamento para Algias em Gestantes: relatos de experiência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Elaine Cristina Menegassi Wojciechowski

Incidência de Lesões Desportivas em usuários Atendidos em um Serviço Municipal de Saúde de Santa Maria; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Juliana Grossi

Observar o Tempo de Duração de Dreno de Tórax em Pós-Operatório de Cirurgias e as Complicações Respiratórias causadas pelo Dreno de Tórax; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Morgana Lucena de Oliveira

Análise do Padrão Postural de Bailarinas Clássicas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Elaine Cristina Menegassi Wojciechowski

A Atuação da Fisioterapia nas Disfunções de Joelho em Atletas Adultos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Meirianne Zambon

A Intervenção dos Métodos Pilates e Isso Streching nas Alterações Posturais de Crianças em Idade Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Aline Bohnen

A Intervenção dos Métodos Pilates e Isso Streching nas Alterações Posturais de Crianças em Idade Escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Amithis Karina Luconi de Morais

Análise da Postura Laboral em um Serviço Municipal de Saúde; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Lucas Hartmann

Análise Fisioterapêutica em Cirurgiões-Dentistas que apresentam Sinais e Sintomas Sugestivos de Lesões por Esforços Repetitivos/Doença Osteomusculares relacionadas ao Trabalho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Marcele Melgarejo Antunes

Atenção Fisioterapêutica no Pré e Pós-Operatório de Mulher Mastectomizada: um estudo de caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Eveline Mangini

Atenção Fisioterapêutica no Pré e Pós-Operatório de Mulher Mastectomizada: um estudo de caso; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Juliana Lopes da Luz

A Atenção Fisioterapêutica no Ciclo Medo - Tensão - Dor no Trabalho de Parto; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Cintia Bisognin Rosso

Bolsista de Monitoria - Probex - Abordagem interdisciplinar no cuidado do usuário portador de DIABETES MELLITUS; 2009; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Daniela Sanchotene Vaucher;

Produções bibliográficas

  • FRIGO, L. H. ; MACHADO, P. ; VAUCHER, D. S. . Efeitos da ginástica abdominal hipopressiva em mulheres com constipação intestinal ? estudo de caso. CINERGIS , v. 15, p. 148-151-151, 2014.

  • VAUCHER, D. S. . Método Pilates - uma opção de tratamento para algias em gestantes: relatos de experiência. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 87, p. 10, 2012.

  • FERNADES, A. C. V. ; VAUCHER, D. S. ; RUBIN, N. ; SANTOS, T. S. . AVALIAÇÃO POSTURAL. AVALIAÇÃO POSTURAL. 01ed.SANTA MARIA: INOV9 GRÁFICA E EDITORA, 2015, v. 01, p. 410-423.

  • VAUCHER, D. S. . Gestão mais Sadia e Tranquila com o Programa de Fisioterapia Obstétrica. Saúde Interativa, Santa Maria - RS, p. 20 - 21.

  • VAUCHER, D. S. . Fisioterapia Gineco - Obstétrica. Saúde Interativa, Santa Maria - RS, p. 21 - 22.

  • VAUCHER, D. S. . Isostretching: a ginástica contra dores nas costas. Feedback, Rio Grande do Sul, p. 39 - 39.

  • BAMBERG, M. L. ; VAUCHER, D. S. . EFEITO DO ISOSTRETCHING NA FLEXIBILIDADEE ATIVAÇÃO DOS MUSCULOS TRANSVERSOS DO ABDOME EM UNIVERSITARIAS SEDENTÁRIAS. In: SIMPÓSIO DE ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO, 2016, SANTA MARIA. SIMPÓSIO DE ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO, 2016.

  • CASTANHO, C. P. ; VAUCHER, D. S. ; MARTINS, J. S. . INFLUENCIA DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) E DO MÉTODO DE BAD RAGAZ SOBRE A FLEXIBILDADE, FORÇA MUSCULAR E EQUILIBRIO DE IDOSAS. In: SIC SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2014, SANTA MARIA. SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA UNIFRA, 2014.

  • VAUCHER, D. S. ; COLOME, J. S. ; BLUMKE, A. C. ; PIVETTA, H. M. F. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AÇÕES INTERDIDCIPLINARES AO USUÁRIO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS. In: SIMPÓSIO DE ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO, 2014, SANTA MARIA. SIMPÓSIO DE ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO, 2014.

  • VAUCHER, D. S. ; ROSSATO, C. S. ; FILIPPIN, N. T. . Doença de Parkinson: Influência da facilitação neuromuscular proprioceptiva na função de membros superiores. In: 2º Congresso Internacional em Saúde: Meio Ambiente e Saúde, 2013, Ijuí - RS. 2º Congresso Internacional em Saúde, 2013.

  • DONATO, A. P. ; VAUCHER, D. S. ; QUATRIN, L. B. . AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE E APOIO SOCIAL DE IDOSAS EM TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO. In: XXV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e II Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia, 2015, SÃO PAULO. Anais do XXV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e II Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia, 2015. v. 2.

  • BAMBERG, M. L. ; VAUCHER, D. S. . EFEITO DO ISOSTRETCHING NA FLEXIBILIDADEE ATIVAÇÃO DOS MUSCULOS TRANSVERSOS DO ABDOME EM UNIVERSITARIAS SEDENTÁRIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DONATO, A. P. ; VAUCHER, D. S. ; QUATRIN, L. B. . AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE E APOIO SOCIAL DE IDOSAS EM TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTANHO, C. P. ; VAUCHER, D. S. ; MARTINS, J. S. . INFLUENCIA DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA E DO METDOS BAD RAGAZ SOBRE A FLEXILBILDADE, FORÇA MUSCULAR E EQUILIBRIO DE IDOSAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VAUCHER, D. S. ; COLOME, J. S. ; BLUMKE, A. C. ; PIVETTA, H. M. F. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AÇÕES INTERDIDCIPLINARES AO USUÁRIO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROSSATO, C. S. ; FILIPPIN, N. T. ; VAUCHER, D. S. . Doença de Parkinson: influencia da Failitação Neuromuscular proprioceptiva na função de membros superioes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSSATO, C. S. ; FILIPPIN, N. T. ; VAUCHER, D. S. . A FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA MA FUNÇÃO DE MEMBROS SUPERIORE NA DOENÇA DE PARKINSON. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VAUCHER, D. S. ; PIVETTA, H. M. F. ; ZANON, D. S. . Organização Fisioterapêutica no Sistema Público de Saúde em um Município do Interior do Estado do Rio Grande do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VAUCHER, D. S. ; NEVES, F. B. . Relação da Perda de Equilíbrio em Idosas com Osteoartrose de Joelho Inativas Fisicamente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VAUCHER, D. S. ; ZANON, D. S. ; PIVETTA, H. M. F. . Gestão da Atenção Fisioterapêutica em município do interior do estado do Rio Grande do Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VAUCHER, D. S. . Efeitos do método pilates na reabilitação funcional de mulheres mastectomizadas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FACCIN, A. ; VAUCHER, D. S. ; LORENZET, D. ; NEVES, F. B. . RELAÇÃO DA PERDA DE QUILIBRIO EM IDOSAS COM OSTEOARTROSE DE JOELHO INATIVAS FISICAMENTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAUCHER, D. S. ; PIVETTA, H. M. F. ; COLOME, J. S. ; CIPOLAT, S. ; MORAIS, S. C. V. ; BLUMKE, A. C. ; DIAS, M. M. ; MATTOS, K. M. . Educação em Saúde: uma opção interdisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VAUCHER, D. S. ; PEREIRA, B.B. ; MARCUZZO, L. ; LIMA, F. S. T. . Fisioterapia da UNIFRA e a Cantoria no HCS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VAUCHER, D. S. ; PIVETTA, H. M. F. ; COLOME, J. S. ; DIAS, M. M. ; MORAIS, S. C. V. ; CIPOLAT, S. ; HOFART, F. ; FREITAS, P. H. . Ambulatório Integrado em usuários Portadores de Diabetes Mellitus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VAUCHER, D. S. ; DIAS, M. M. ; MORAIS, S. C. V. ; PIVETTA, H. M. F. ; COLOME, J. S. . Impacto da Abordagem Interdisciplinar no Cuidado do usuário Portador de Diabetes Mellitus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VAUCHER, D. S. ; FREIRE, B. B. ; PAVANI, R. M. ; DORNELLES, L. K. . Método Pilates: Uma Opção de Tratamento para Algias em Gestantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VAUCHER, D. S. ; FACIN, D. B. ; COSTA, C. F. . Avaliação Postural e das Algias Musculoesqueléticas em Região Cervical e Membros Superiores de professores de Ensino Superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VAUCHER, D. S. ; PIVETTA, H. M. F. ; COLOME, J. S. ; SANTOS, M. E. L. S. ; CIPOLAT, S. ; REICHERT, F. . Visitas Domiciliares: ações interdisciplinares voltadas ao cuidado do usuário portador de Diabetes Mellitus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VAUCHER, D. S. ; MORAIS, S. C. V. ; PIVETTA, H. M. F. ; CIPOLAT, S. ; COLOME, J. S. ; HOFFMANN, L. S. . Visitas Domiciliares: ações interdisciplinares voltadas ao cuidado do usuário portador de Diabetes Mellitus. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VAUCHER, D. S. . Fisioterapia na Reabilitação Pós-Ligamentoplastia de Ligamento Cruzado anterior Técnica de Kenneth Jones. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VAUCHER, D. S. . Reabilitação de Paciente Pós-Enxertia de Fíbula na Porção Distal da Diáfase Fêmural após a Remoção de Tumor Ósseo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VAUCHER, D. S. . Hidrocinesioterapia:um achado para o alívio da dor. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

VAUCHER, D. S. . Intervenção neurológica pelo método BOBATH. 2012. (Coordenador de Palestra).

VAUCHER, D. S. . 3º Fórum de Fisioterapia. 2012. (Coordenadora do Evento).

VAUCHER, D. S. . XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - Aprender e Empreender na Educação e na Ciência. 2012. (Comissão Avaliadora de Trabalhos Científicos).

VAUCHER, D. S. . XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Comissão Avaliadora dos Trabalhos Científicos).

VAUCHER, D. S. . Workshop sobre Isostretching. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VAUCHER, D. S. . Avaliação postural, goniometria e exercício físico. 2009. (Palestra).

VAUCHER, D. S. . Reeducação Postural Global. 2004. (Palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    INFLUÊNCIA DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) E DO MÉTODO DOS ANÉIS DE BAD RAGAZ SOBRE A FLEXIBILIDADE, FORÇA MUSCULAR E EQUILÍBRIO DE IDOSAS, Descrição: Para a intervenção no solo inicialmente foram realizados alongamentos específicos do método Kabat, para os músculos isquiotibiais e para os músculos extensores de joelho, através da técnica manter e relaxar para o ganho de flexibilidade. As diagonais utilizadas foram: Flexão-adução-rotação externa e extensão-abdução-rotação interna - (D1) e Flexão-abdução-rotação interna e extensão-adução-rotação externa - (D2). As diagonais foram realizadas inicialmente com uma série de 5 a 10 repetições, e posteriormente, de acordo com a continuidade das sessões passaram para duas a três séries de acordo com o desempenho físico das participantes. Para a realização da técnica de FNP para fortalecimento foram realizadas 5 a 10 repetições e a resistência imposta de forma manual pelo próprio terapeuta. Os sinais vitais foram avaliados no inicio e no fim das sessões. Já para a intervenção no meio líquido foram realizados também os alongamentos para os músculos isquiotibiais e os extensores de joelho. Os exercícios através do Método dos Anéis de Bad Ragaz que foram utilizados são os mais próximos possíveis das diagonais do FNP, para que houvesse uma boa comparação e para que não ocorresse discrepância significante devido ao método ser diferenciado. Os exercícios do método dos Anéis de Bad Ragaz foram realizadas inicialmente com uma série de 5 a 10 repetições, a resistência imposta de forma manual pelo próprio terapeuta, e posteriormente, de acordo com a continuidade das sessões passaram para duas a três séries de acordo com o desempenho físico das participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Daniela Sanchotene Vaucher - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Avaliação Postural, Aptidão Física e Avaliação da Imagem Corporal de Alunos que praticam dança no Instituto São José da cidade de Santa Maria - RS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Sanchotene Vaucher - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Avaliação Postural e Aptidão Física de Adolescentes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial da cidade de Santa Maria - RS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Sanchotene Vaucher - Coordenador.

Prêmios

2012

Professora Homenageada da 12ª Turma de Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano.

2012

Paraninfa da 13ª Turma de Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano.

2011

Professora Homenageada da 10ª Turma de Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano.

2011

Professora Homenageada da 11ª Turma de Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano.

2010

Professora Homenageada da 8ª Turma de Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano.

2009

Professora Homenageada da 6ª Turma de Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano.

2009

Patronesse da 7ª Turma de Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano.

2008

Paraninfa da 5ª Turma de Fisioterapia, Centro Universitário Franciscano.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário Franciscano, Conselho de Áreas. , Rua dos Andradas,1614, Centro, 97010032 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32201200, Ramal: 1291, Fax: (55) 32201200

Experiência profissional

2006 - Atual

Centro Universitário Franciscano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40

2002 - 2010

Clínica de Fisioterapia Vaucher Ltda

Vínculo: Proprietária e Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta

1997 - 2002

Centro Integrado de Fisioterapia e Reabilitação

Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta