Samara Peres Dornelles Almeida

Graduada em Serviço Social pela Universidade Franciscana de Santa Maria, RS. Aluna especial do Doutorado do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2018) . Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria, RS- UFSM. Especialista em Residência Agrária: Agricultura Família Camponesa e Educação do Campo pela UFSM e especialista em Direito de Família e Mediação de Conflitos pela Faculdade Palotina de Santa Maria/ RS- FAPAS. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior EAD, na Faculdade Maurício de Nassau- UNINASSAU do Cabo de Santo Agostinho- PE. Curso preparatório em Previdência Social, por Salomão Boanerges; Perita Social, por Curso de Pericia Social Expert. Atualmente, Cursa Graduação de Licenciatura em Sociologia e possui curso avançado em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. Referente à atuação profissional, as experiências entre 2013 e 2025 são em: Assistente social no Centro de Referência de Assistência Social, no CRAS de Camargo-RS; Fundação de Proteção Especial- FPE com ênfase no serviço de proteção de crianças e adolescentes, em Taquari- RS; Centro de Atenção Psicossocial- CAPS Saúde Mental, em São Luiz Gonzaga-RS; Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, em Cabo de Santo Agostinho e Sirinhaém- PE; Secretaria de Habitação, em Bento Gonçalves- RS; Ministração de Aulas no Curso de Serviço Social, na Faculdade Pitágoras, em Recife- PE; Centro Especializado da Assistência Social- CREAS, com ênfase no atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, em Santa Maria- RS; Casa de Passagem com adultos em situação de rua, em Santa Maria- RS; Organização Não Governamental- ONG, com ênfase no atendimento a crianças em comunidade, bem como elaboração de projetos sociais a fim de angariar recursos, em Santa Maria- RS; Fazenda Terapêutica, com ênfase no atendimento a toxicômanos, em Ivorá- RS.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Sociais

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria
Título: A Construção do Indígena como Sujeito Político: A luta dos Kaingang por terra e por reconhecimento em Faxinalzinho, RS
, Ano de Obtenção: 2016.Everton Lazzareti Picolotto.Coorientador: Letícia Machado Spinelli.

Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior

2020 - Atual

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Escola Urbana para educandos de assentamentos rurais: quem responde às necessidades desses atores do campo?
Orientador: Liziany Muller

Especialização em Direito de Família e Mediação de Conflitos

2013 - 2015

Faculdade Palotina de Santa Maria
Título: Uma Relação Possivel? Mediação de Conflitos entre Índios Kaingang e Agricultores Familiares no Norte do Estado do RS, Brasil
Orientador: Manuela Pereira Savio

Graduação em Serviço Social

2009 - 2013

Universidade Franciscana
Título: O Processo de Trabalho dos Assistentes Sociais vinculados à Rede de Proteção Social de Santa Maria-RS
Orientador: Rosilaine Coradini Guilherme

Graduação interrompida em 2010 em LETRAS-ESPANHOL

2007 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Ano de interrupção: 2010

Formação complementar

2017 -

Serviço Social. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 -

NECON- Núcleo de Estudos Contemporâneos. , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2013 - 2013

Programa de Grupo de Apoiode Amor Exigente. (Carga horária: 12h). , Federação De Amor Exigente, FEAE, Brasil.

2011 - 2011

Disseminadores de Educação Fiscal - RS-RFB - 006/2. (Carga horária: 160h). , Escola de Administração Fiscal, ESAF, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Planejamento e Capacitação de Recursos em Política. (Carga horária: 51h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2010 - 2010

Atendimento de Grupos Vulneráveis: Violência e DST. (Carga horária: 20h). , Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, ACADEPOL/RS, Brasil.

2009 - 2009

V Formação de Gestores e Educadores em Educação In. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Município de Educação, SME, Brasil.

2008 - 2008

Aprendendo Libras no Campus. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Participação em eventos

Cine debate em alusão à semana do meio ambiente com a exibição do filme: Martírio.. 2017. (Exposição).

VIII Conferência Municipal De Assistência Social. VIII Conferência Municipal De Assistência Social. 2017. (Exposição).

VIII Conferência Municipal De Assistência Social do município de Sirinhaém. 2017. (Outra).

Feira do Livro de Porto alegre- RS. 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. 2016. (Feira).

VI Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os Desafios Éticos na Sociedade Pós- Moderna. A EDUCAÇÃO EM TEMPOS PÓS-MODERNOS: O DESAFIO DA ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2015. (Congresso).

A (p)Arte que te cabe deste latifúndio. CAFÉ LITERÁRIO: Oficina de Leitura como Instrumento de Cidadania no Processo de Trabalho de Trabalho do Assistente Social. 2013. (Congresso).

V Congresso Internacional de Educação. V Congresso de Educação. 2013. (Congresso).

27º jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria. 2012. (Encontro).

6° Encontro gaúcho de assistentes Sociais. 2012. (Encontro).

FORMAÇÃO DE MOBILIZADORES: CRIANÇA SEGURA.Oficina de formação de mobilizadores: criança segura.. 2012. (Oficina).

II Fórum da Questão Social e suas implicações no Serviço Social. 2012. (Outra).

IV Seminário de Serviço Social: Ética e direitos humanos.Um retrato dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes em Santa Maria-RS. 2012. (Seminário).

Olho Vivo no Dinheiro Público. 2012. (Outra).

II Aula inaugural do serviço social com palestra sobre o tema: Incubadora Social, proferida pelo doutorando Pedro Isaac/ UNB. 2011. (Outra).

VII Conferência Municipal Dos Direitos Da Criança e do Adolescente. 2011. (Outra).

XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão- Educação e Ciência na Era Digital.Um retrato das Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Santa Maria-RS. 2011. (Simpósio).

4° Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais.4° Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais. 2010. (Encontro).

I Semana Acadêmica Integradadas Ciências Sociais e da Sociologia 'Democracia: Diferentes Interfaces'. 2010. (Encontro).

XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão- Responsabilidade Socioambiental. 2010. (Simpósio).

Audiência Pública Sobre Drogadição e Comunidades Terapêuticas/ FAMES. 2009. (Seminário).

Jornada De Pesquisa Sobre Infância e Família.Jornada de Pesquisa Sobre Infância e Família. 2009. (Encontro).

Participação na compilação dos dados para a construção do perfil socioeconômico das famílias beneficiadas pelo Programa de Aceleração de Crescimento- Santa Maria/RS, no setor do trabalho técnico do PAC.Participação na compilação dos dados para o construção do perfil socioeconômico das famílias ben. 2009. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da UFSM: POBREZA: As Alternativas ao Campo e à Cidade. 2009. (Outra).

Trincheiras Artísticas: Guerra Civil Espanhola. 2009. (Encontro).

Fórum Mundial de Santa Maria: Educação, economia solidária e ética planetária. 2008. (Outra).

I Seminário Escola, Conflitos e Violências. 2008. (Seminário).

Semana acadêmica de Letras: A construção da Identidade e da Brasilidade do Sujeito de Letras. 2007. (Outra).

Ciclo Érico Verissímo 100 anos-Autor e Obra. 2005. (Outra).

Oficina de Iniciação Teatral. 2003. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Salete Barbosa

RACHELE, M. H. T.;ALMEIDA, S. P. D.. O Serviço Social e a Regulamentação Fundiária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul.

Orientou

Rosilaine Coradini Guilherme

O PROCESSO DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS VINCULADOS À REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Franciscana; Orientador: Samara Peres Dornelles Almeida;

Maria José Noêmia Plínio Da Silva

Orientação de supervisão de campo; 2019; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Pitágoras Unopar; Orientador: Samara Peres Dornelles Almeida;

Elidiane Machado

Supervisão de campo de Estágio Acadêmico/ graduação; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE; Orientador: Samara Peres Dornelles Almeida;

Maria Alvani Barbosa

Supervisão de campo de Estágio Acadêmico/ graduação; 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - UNIVERSIDADE PITÁGORAS DE SANTO AGOSTINHO; Orientador: Samara Peres Dornelles Almeida;

Joseane Michele Da Silva

Orientação de supervisão de campo; 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Pitágoras Unopar; Orientador: Samara Peres Dornelles Almeida;

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, S. P. D. ; PICOLOTTO, L. Everton ; SPINELLI, M. Letícia . Remoções e lutas dos kaingang no norte do Rio Grande do sul: a emancipação política indígena compreendida a partir da teoria do Reconhecimento. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 22, p. 2017, 2017.

  • ALMEIDA, S. P. D. . A EDUCAÇÃO EM TEMPOS PÓS-MODERNOS: O DESAFIO DA ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: VI Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os Desafios Éticos na Sociedade Pós- Moderna., 2015, Santa Maria-RS. 2015: VI Anais do Congresso Internacional de Educação Educação humanizadora e os desafios éticos na sociedade pós-moderna. Santa Maria-RS: Palloti, 2015. v. VI.

  • ALMEIDA, S. P. D. . VII Jornada de Estudos sobre etnicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, S. P. D. . A EDUCAÇÃO EM TEMPOS PÓS-MODERNOS: O DESAFIO DA ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, S. P. D. . A Indiferença como violência: A comunidade surda e direitos humanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, S. P. D. . Um retrato dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes em Santa Maria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, S. P. D. ; AMARO, S. T. A. . Aprender e Empreender na Educação e na Ciência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, S. P. D. . O trabalho como forma de ressocialização dentro do presídio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, S. P. D. . Um Retrato das Instituições de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Santa Maria-RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, S. P. D. . Um retrato dos abrigos para crianças e adolescentes de Santa Maria - RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, S. P. D. . Jornada de Pesquisa Sobre Infância e Família. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARO, S. T. ; KRMPOTIC, C. S. ; ALMEIDA, S. P. D. . Livro: Dicionário Internacional de Serviço Social no Campo Sócio- Jurídico. Rio de Janeiro: Autografia, 2016 (Artigo intitulado: Fábrica de Memórias:divórcio e alienação parental).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Serviço Social na Educação, Descrição: Linhas de Pesquisa: Educação, Direitos Humanos e Cidadania; Serviço Social na educação, identidade, representações e processos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samara Peres Dornelles Almeida - Integrante / Sarita Teresinha Alves Amaro - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Dicionário Crítico de Serviço Social: Construção de Categorias e Conceitos Fundamentais ao Serviço Social Brasileiro Contemporâneo usando ambiente virtual de aprendizagem (MOODLE), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samara Peres Dornelles Almeida - Coordenador / Sarita Teresinha Alves Amaro - Integrante.

  • 2012 - 2013

    DICIONÁRIO CRÍTICO DE SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS E CONCEITOS FUNDAMENTAIS AO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samara Peres Dornelles Almeida - Integrante / Sarita Teresinha Alves Amaro - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    O processo de trabalho dos Assistentes Sociais vinculados aos serviços da Rede de Proteção Social da zona Oeste de Santa Maria - RS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samara Peres Dornelles Almeida - Coordenador / Roselaine Coradini Guilherme - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Um retrato dos abrigos para crianças e adolescentes de Santa Maria, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samara Peres Dornelles Almeida - Integrante / Rosane Janczura - Coordenador., Financiador(es): Programa de Bolsa de Iniciação Científica - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Bento Gonçalve

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

2019 - 2021

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenação de CRAS em zona rural, Cabo- PE., Carga horária: 40

2017 - 2019

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

Vínculo: Seleção, Enquadramento Funcional: Assistente Social no CRAS de Sirinhaém, PE., Carga horária: 40

2017 - 2017

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assistente Social Penitenciária feminina, SC, Carga horária: 30

Outras informações:
Aprovação em Processo Simplificado Temporário para atuar como Assistente Social na Penitenciária de Florianópolis- SC. Porém não assumiu.

2017 - 2019

CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assistente Social - CRAS de Sirinhaém- PE, Carga horária: 30

Outras informações:
Vinculo temporário por um ano em processo seletivo simplificado para atuar como assistente social no CRAS de Sirinhaém- PE.

2011 - 2012

Centro de Referência de Assistência Social - OESTE

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8

2011 - 2012

Centro de Referência de Assistência Social - OESTE

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

2011 - 2012

Centro Universitário Fransciscano

Vínculo: Intérprete, Enquadramento Funcional: Intérprete de Língua de LIBRAS, Carga horária: 16

2011 - 2012

Centro Universitário Fransciscano

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Extracurricular, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2012

    Ensino, Monitoria Curso Serviço Social Bacharelado, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processo de Trabalho I

  • 01/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas.Cargo ou função, Representantes do Colegiado do Curso de Graduação em Serviço Social.

  • 08/2011 - 01/2012

    Estágios , CIEE.Estágio realizado, Interprete de LIBRAS.

2012 - 2012

Movimento dos Trabalhadores sem Terras

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 65, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4

2011 - 2013

Projeto Nações em Ação

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente, Carga horária: 4

2010 - 2012

Projeto Nações em Ação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Oficineiro de LIBRAS, Carga horária: 1

Atividades

  • 03/2011

    Direção e administração, Diretoria.Cargo ou função, Vice-Presidente.

2010 - 2010

Secretaria de Saúde de Santa Maria

Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: VISITADORA, Carga horária: 360

2012 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Grupo de pesquisa em tradução- traducere

Atividades

  • 04/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Bolsista Iniciação Cintífica Voluntário - Dicionário Crítico do Serviço Social.

2017 - 2019

Centro de Referência de Assistência Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente social, Carga horária: 30

2019 - 2021

Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente social, Carga horária: 30