Anna Friedericka Schwarzelmüller

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1974) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professora adjunta IV do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia onde coordenou o curso de Licenciatura em Computação de 2010 até 2017. Colaboradora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL (UFBA). Tem realizado trabalhos principalmente nos seguintes temas: Inclusão Sociodigital, Informática & Computação na Educação e Computação & Sociedade, Educação à Distância, E-learning, TV Escola, Ambiente de Aprendizagem e Redes Cooperativas de Aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Informação

2002 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Título: TV Escola e Internet: integração de mídias e disseminação de informação,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Katia de Carvalho
Palavras-chave: disseminação da informação; TV Escola; multimídia.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Ciência da Computação

1978 - 1979

Universidade Estadual de Campinas

Aperfeiçoamento em Redes de Computadores

1993 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de finalização: 1994;

Graduação em Engenharia Química

1970 - 1974

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2000 - 2000

Cursos da SEMINFO 2000. (Carga horária: 8h). , Centro de Processamento de Dados da UFBA, CPD-UFBA, Brasil.

1999 - 1999

Instalação e Administração doAmbiente AULANET. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1999 - 1999

Qualidade de Cursos da Área de Computação. , Departamento de C. da Computação/UFRJ, DCC/UFRJ, Brasil.

1998 - 1998

Redes de computadores na prática. (Carga horária: 20h). , Centro de Processamento de Dados da UFBA, CPD-UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática e Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: e-Learning.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Disseminação da Informação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Pensando as Licenciaturas na UFBA: Desafios, Perspectivas e Articulações na Formação de Professore s.. 2013. (Seminário).

Seminário de Educação e Tecnologia: mobilidade e mídias digitais na escola. 2013. (Seminário).

VI Cinform - Encontro Nacional de C. da Informação. VI Cinform - Encontro Nacional de C. da Informação. 2005. (Congresso).

Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe.IV ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe. 2004. (Outra).

V Cinform - Encontro Nacional de C. da Informação. V Cinform - Encontro Nacional de C. da Informação. 2004. (Congresso).

IV Cinform - Encontro Nacional de C. da Informação. IV Cinform - Encontro Nacional de C. da Informação. 2003. (Congresso).

VI Semana de Mobilização Científica - SEMOC.VI Semana de Mobilização Científica - SEMOC. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Glauber Felix de Mello

MATOS, E. S.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; SANTOS, D. A.. ESTUDO SOBRE TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO METODOLOGIA DE INCENTIVO AO APRENDIZADO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marconi Edson Mascena Pires Filho

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; MATOS, E. S.; PAIVA, L. F.. Um editor online para mapas conceituais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Lucio Carneiro

SANTOS, D. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; MATOS, E. S.. Identificação da Arquitetura da Informação do Programa Onda Digital Utilizando Métodos da Engenharia de Requisitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Lucio Carneiro

SANTOS, D. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; MATOS, E. S.. Identificação da Arquitetura da Informação do Programa Onda Digital Utilizando Métodos da Engenharia de Requisitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniel Rios Couto

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; SALVADOR, L. N.; SANTOS, D. A.. Aplicação do auxílio ao uso de serviço de transporte público baseada em serviços de informações geográficas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucas Lima Silva

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; SANTOS, D. A.; SALVADOR, L. N.. A construção do conhecimento escolar na era digital: uma reflexão para a inserção da ciência da computação no ensino básico brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bruno Oliveira Lopes

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; SALVADOR, L. N.; SANTOS, D. A.. Construindo objetos de aprendizagem utilizando Scorm. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thiago santana santos

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; SANTOS, D. A.; SALVADOR, L. N.. GEDUC - um guia móbile de ferramentas educacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: VÍTOR RODRIGUES ANDRADE CAMPOS

CHAVEZ, C. V. F. G.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Uso de Ferramentas SIG na Web como Apoio à Educação e ao Turismo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mônica de Sá Dantas Paz

SANTOS, D. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. POD CASTING NA RÁDIO WEB DA FACED/UFBA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Orivaldo Vieira de Santana Júnior

SANTOS, D. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. MECATEAN FRAMEWORK: UMA INFRA-ESTRUTURA PARA DESENVOLVIMENTO DE AGENTE DE FUTEBOL DE RÔBOS SIMULADO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Victor Padre Medeiros

SANTOS, D. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. OBJETOS DE APRENDIZAGEM;REPOSITÓRIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E AUDIOVISUAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eduardo de Pedreira Loureiro Maior

SANTOS, D. A.; ANDRADE, Aline M. S.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Desenvolvimento da Ontologia do Currículo do Curso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Castelo Branco Caldas Neto

Gorender, S.; CHAVEZ, C. V. F. G.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Uma ferramenta de modelagem e simulação de aplicações interativas. Estudo de caso: Call Center. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniel Silva Leite da Costa

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; CHAVEZ, C. V. F. G.. O Padrão Scorm 2004 - um objeto para calcular o raio da Terra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bruno Leonardo Pereira Gonçalves

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Objetos de Aprendizagem: matemática dos intervalos musicais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Frderico Gil Moreira Santiago

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; COSTA, A. C. L.; BEZERRA, R. M. S.. ADAPTEPG: um guia eletrônico de programação adaptativa para TV digital. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

MATOS, E. S.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; RIOS, T. N.. Professor Substituto Sistemas de Informação e Empreendedorismo. 2014. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, D. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; LIMA, G. M. A.. Seleção para professor substituto das disciplinas MAT051 - Projeto de Circuitos Lógicos, MAT045 - Programação Científica e MAT115 - Introdução ao Processamento de Dados. 2006. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, D. A.; CHAVEZ, C. V. F. G.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Seleção para professor substituto das disciplinas MAT163 - Análise e Projeto de Sistemas de Informação II e MAT045 - Programação Cientifica. 2005. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, D. A.; MACEDO, R. J. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Banca Examinadora de Seleção de Professor Substituto no DCC/UFBA para a disciplina MAT150 - Introdução aos Sistemas de Computação.. 2002. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, D. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Banca Examinadora de Seleção para Professor Substituto no DCC/UFBA para disciplina MAT051 - Projeto de Circuito Lógicos. 2002. Universidade Federal da Bahia.

SANTOS, D. A.; MACEDO, R. J. A.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Concurso para Professor Substituto da disciplina MAT150 - Introdução aos Sistemas de Computação do Departamento de Ciência da Computação. 2002.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Membro da Banca Examinadora do Concurso para Professor Auxiliar da Matéria Introdução à Informática da UNEB.. 1997. Universidade do Estado da Bahia.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Membro da Banca Examinadora de Concurso para Professor Auxiliar da Matéria Linguagens de Programação do Departamento de Ciência da Computação da UFBA. 1989. Universidade Federal da Bahia.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Comissão Verificadora para reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados ministrado pela Federação de Faculdades Celso Lisboa, na cidade do Rio de Janeiro.. 1991. Federação de Faculdades Celso Lisboa.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Comissão Verificadora para reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense. 1990. Universidade Federal Fluminense.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Comissão Verificadora para reconhecimento do Curso de Bacharelado em Computação da Universidade Federal do Ceará.. 1989. Universidade Federal do Ceará.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Comissão Verificadora para autorização de funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados da Faculdade Alagoana de Processamento de Dados em Maceió - AL. 1989. Faculdade Alagoana de Processamento de Dados.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; OLIVEIRA, M. D.; SANTOS, E. C. F.. Banca de avaliação de professor em estágio probatório. 2012. Instituto de Matemática.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; CHAVEZ, C. V. F. G.; GREVE, Fabíola. Banca de avaliação para seleção de professor substituto. 2012. Depto de C. da Computação.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; CHAVEZ, C. V. F. G.; BRAGA, J. N. P. E.. Banca de avaliação para seleção de professor substituto. 2012.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; SANTOS, D. A.; LIMA, G. M. A.. Banca de seleção de professor substituto para as disciplinas MAT051,MAT045 e MAT115, do Depto de C. da Computação da UFBA, de acordo com a Portaria 01/2006 da chefia do depto.. 2006. Universidade Federal da Bahia.

POSSA, C. M. M.; MATOS, J. A. L.;SCHWARZELMÜLLER, Anna F.. Banca de seleção de professor substituto para as disciplinas Programação Científica e Cálculo Numérico I, do Depto de C. da Computação da UFBA, de acordo com Portaria 09/2006 da chefia do depto.. 2006. Universidade Federal da Bahia.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; CHAVEZ, C. V. F. G.; SANTOS, D. A.. Banca de seleção de professor substituto para a disciplina MAT045, do Depto de C. da Computação da UFBA, de acordo com o Edital 04/2005. 2005.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; CHAVEZ, C. V. F. G.; SANTOS, D. A.. Banca de seleção de professor substituto para as disciplinas MAT163 e MAT045, do Depto de C. da Computação da UFBA, de acordo com Portaria 02/2005 da chefia do depto.. 2005. Universidade Federal da Bahia.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; COSTA, A. C. P. L.; LIMA, G. M. A.. Banca de seleção de professor substituto para as disciplinas MAT147 e MAT045, do Depto de C. da Computação da UFBA, de acordo com a Portaria 03/2005 da chefia do depto.. 2005. Universidade Federal da Bahia.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; SANTOS, D. A.; CHAVEZ, C. V. F. G.. Banca de seleção de professor substituto para a disciplina Análise e Projeto de Sistemas de Informação II, do Depto de C. da Computação da UFBA, de acordo com o Edital 04/2005. 2005.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; GAMA, Claudia A.; ANDRADE, Aline M. S.. Banca de seleção de professor substituto para as disciplinas MAT161 e MAT165, do Depto de C. da Computação da UFBA, de acordo com o Edital 17/2003.. 2003. Universidade Federal da Bahia.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F.; ANDRADE, Aline M. S.; SIQUEIRA, Luiz Eduardo de O.. Banca de seleção de professor substituto para a disciplina MAT045, do Depto de C. da Computação da UFBA, de acordo com o Edital 19/2003.. 2003. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aida Varela Varela

VARELA, Aida Varela. Pré-Banca de defesa de Dissertação de Mestrado. TV Escola e Internet: Integração de midias e disseminação de informação. 2004. Outra participação, Universidade Federal da Bahia.

Débora Abdalla Santos

ABDALLA, Débora; CARVALHO, Katia de; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha. TV Escola e Internet. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves

Identificando os Desafios para a Permanência no Curso; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Computação) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; (Orientador);

Dalilene da Silva Ferreira

Desenvolvendo atividades com vídeos da TV Escola; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; (Orientador);

Jeane Santos da Cruz

Planejando Projetos Interdisciplinares; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; (Orientador);

Marconi Edson Mascena Pires Filho

Um editor online para mapas conceituais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Luis Carlos Magalhães Pinto Filho

UMA ANÁLISE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TECCIENCIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Thiago santana santos

GEDUC - um guia móbile de ferramentas educacionais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Bruno Oliveira Lopes

Construindo objetos de aprendizagem utilizando SCORM; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Alexandre Araújo e Silva

UM APLICATIVO ANDROID PARA O WIKI DISCIPLINAS DO DCC/UFBA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Tiago Ferreira de Miranda

SCORM, AVALIAÇÃO E MOODLE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Victor Rafael da Paixão Lopes

REUTILIZAÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL NO AMBIENTE MOODLE UFBA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Luiz Carlos Barreto da Silva Filho

; MODELAGEM DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO O MODELO SCORM; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

MARCONI COUTO DE JESUS

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO HIPERMÍDIA EDUCACIONAL PARA O PROJETO EDUCANDOW; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

VÍTOR RODRIGUES ANDRADE CAMPOS

Uso de ferramentas SIG na web como apoio à educação e ao turismo na Chapada Diamantina; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Josias Pereira Costa Junior

A reutilização de conteúdos educativos contidos em repositórios onlune pelo Moodle; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Daniel Silva Leite da Costa

O PADRÃO SCORM 2004 - Um objeto para calcular o raio da Terra; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Viviane Queiroz Silva

Hipermídia Adaptativa: conceitos e aplicações; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Wanderley Ferreira da Silva Júnior

Tomada de decisão com recursos computacionais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Alexandre Mendonça Lima

Integrando a TV-escola com as Tecnologias de Informação Internet; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Saulo Brandão de Aquino

Enfoque Gerencial em Tecnologias da Informação transformando Dados em Conhecimento; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Sérgio Luiz de Souza Luz

Definição de Parâmetros para Ambientes Computacionais Colaborativos; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Lívia Baqueiro do Santos

PESQUISA OPERACIONAL EM SISTEMAS DE APOIO LOGÍSTICO; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Alberto Mattos da Silva Filho

Videoconferência e o ATM; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Harley Alves Ferreira

Perfil da Informática Educativa nas Escolas de Salvador; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Renée Valverde Costa

Voz sobre IP: Aplicações e Tecnologias; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Ana Júlia Freitas Pinheiro

Videoconferência com Protocolo TCP/IP; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Fábio Meireles Fernandes Valbuena

Adaptação de arquiteturas paralelas em um micro didático a nível lógico; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Neila dos Santos Azevedo

SISAPOIO - Sistema de apoio às disciplinas de massa do DCC; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves

Construindo Materiais Digitais na Escola; 2016; Orientação de outra natureza; (Computação) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Luciano Paiva Tanner de Oliveira

Divulgando Uso de Tecnologias Digitais na Escola; 2016; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Jeane Santos da Cruz

Desenvolvendo Atividades com Vídeos da TV Escola; 2016; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Jeane Santos da Cruz

Desenvolvendo Atividades com Vídeos da TV Escola; 2015; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Luis Fernando Lima Silva

Desenvolvendo Objetos Digitais de Aprendizagem; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Leonardo Sousa Fagundes

Planejando Projetos Interdisciplinares; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Eliezer carlos ramos dos santos

Divulgando uso de tecnologias digitais na escola; 2014; Orientação de outra natureza; (Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão; Orientador: Anna Friedericka Schwarzelmüller;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Katia Maria Coelho de Carvalho Custódio - Katia de Carvalho

Tv Escola e Internet: integração de mídias e disseminação da informação; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto Ciência da Informação/UFBA,; Orientador: Katia Maria Coelho de Carvalho Custódio - Katia de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, A. L. ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; SANTOS, Débora Adballa . TecCiencia: uma Rede Social para Educação Básica. REVISTA DE INFORMÀTICA APLICADA , v. I, p. 15-20, 2014.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; SANTOS, A. L. ; SANTOS, D. A. . UMA PERSPECTIVA DIDATICO-PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REDE SOCIAL PARA EDUCAÇÃO TECCIENCIA. Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação , v. 1, p. 3763-3781, 2012.

  • CARVALHO, K. de ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . O humano e o tecnológico nas organizações: tecnologia multimídia um novo instrumento de conhecimento. Tempo Brasileiro , v. 165, p. 159-181, 2006.

  • CARVALHO, K. de (Org.) ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. (Org.) . O ideal de disseminar: novas perspectivas, novas percepções. EDUFBA, 2007.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Multimídia: um novo instrumento de conhecimento. In: Katia de Carvalho; Anna Friedericka Schwarzelmüller. (Org.). O ideal de disseminar: novas perspectivas, outras percepções. Salvador, BA: EDUFBA, 2007, v. , p. -.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; CARVALHO, K. de . Disseminação de Informação no Trabalho Colaborativo. In: Helena Pereira da Silva ; Othon Jambeiro. (Org.). Socializando Informações: Reduzindo Distâncias. Salvador: EDUFBA, 2003, v. , p. 31-49.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; OLIVER, Wilton M. A. M. . i-Mat: um ambiente de autoria e aprendizagem colaborativa da matemática. In: Othon Jambeiro e Fernando Ramos. (Org.). Internet e educação a distância. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2002, v. 1, p. 373-388.

  • PAIVA, L. F. ; BOMPET, P. ; CORLETT, E. F. ; MATOS, E. S. ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . A formação, o trabalho e a identidade profissional do Professor de Computação: um mapeamento sobre a Licenciatura em Computação. In: III Workshop da Licenciatura em Computação, 2017, Recife. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. v. VI. p. 893-901.

  • ROSA, J. C. S. ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; MATOS, E. S. . Avaliação heurística da rede social educacional TecCiencia. In: XIII Workshop de Educação e Informática da Escola Regional de Computação, 2015, Salvador. XV Escola Regional de Computação Bahia. Porto Alegre, 2015. p. 20-29.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Uma alternativa de design de materiais educativos para uma rede social de aprendizagem. In: III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online - Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; SANTOS, D. A. ; SANTOS, A. L. . UMA PERSPECTIVA DIDATICO-PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REDE SOCIAL PARA EDUCAÇÃO TECCIENCIA. In: II Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA 2012, 2012, Lisboa. Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; Ornellas, Bárbara . Os Objetos Digitais e suas Utilizacoes no Processo de Ensino-Aprendizagem. In: 1era Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje, 2006, Guayaquil/Equador. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje, 2006.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . ACC TV Escola: agregando valor social à tecnologia. In: XII Congreso de Informática Educativa "InforEdu 2007", 2006, Havana. XII Congreso de Informática Educativa "InforEdu 2007", 2006.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; Ornellas, Bárbara . Objetos Digitais e o Processo de Ensino-Aprendizagem. In: XII Congreso de Informática Educativa "InforEdu 2007", 2006, Havana. Anais do InforEdu 2007, 2007.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . INCLUSÃO DIGITAL: uma abordagem alternativa. In: VI Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2005, Salvador. Anais do VI CINFORM, 2005.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; LEITE JUNIOR, J. C. . INTER-TV: um ambiente de suporte à disseminação da TV Escola na Internet. In: ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe, 2004, Feira de Santana. IV ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe, 2004.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; CARVALHO, K. de ; GESTEIRA, I. A. L. ; BULCAO, M. . Políticas Públicas de Informação no Brasil: Norte, Nordeste e Centro-oeste. In: V CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2004, Salvador. Anais do V CINFORM, 2004.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Sistemas Hipermídia facilitando a assimilação da informação. In: CINFORM, Encontro Nacional de Ciência da Informação, 2003, Salvador. Salvador: EDUFBA, 2003. v. 1. p. 83-95.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; SANTOS, D. A. ; SANTOS, A. L. . Projeto Educandow: experimentando uso de rede social como apoio ao ensino fundamental. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . TV Escola e Internet: integração de mídias e disseminação de informação. IP. Informação pública , Belo Horizonte, v. 7, n.2, 2005.

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; SANTOS, D. A. ; SANTOS, A. L. . UMA PERSPECTIVA DIDATICO-PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REDE SOCIAL PARA EDUCAÇÃO TECCIENCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Sistemas hipermídia como recurso para o desenvolvimento da cognição humana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . ACC: Integrando a TV Escola com a Internet. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; OLIVER, W. M. A. M. . Experiências do LED Laboratório de Educação à Distancia na formação de professores a distância. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Ufb@net uma proposta inovadora para a graduação da UFBA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . TV Escola e Internet: integração de mídias e disseminação de informação 2004 (dissertação de mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; LEITE JUNIOR, J. C. . INTER-TV: ambiente colaborativo de suporte à disseminação da TV Escola na Internet. 2004.

OLIVER, W. M. A. M. ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; BRANDÃO, B. C. ; REBOUÇAS, A. G. ; OLIVEIRA, C. R. M. ; BEZERRA, R. M. S. . i-Mat, versão 02. 2002.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; FREITAS, A. E. S. ; COSTA, A. C. P. L. . Plano de Estruturação do Laboratório de Hardware para o Curso de C. da Computação. 2003.

OLIVER, W. M. A. M. ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; BAHIANO, C. E. ; COSTA, G. M. F. ; ARLEGO, J. S. ; AMORIM, L. M. ; MENEZES, M. B. ; MENEZES, M. C. M. . Projeto de Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (Projeto institucional da UFBA). 2002.

OLIVER, W. M. A. M. ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; SOUZA, M. L. L. ; LACERDA, R. ; BRANDÃO, B. C. ; REBOUÇAS, A. G. ; MATTOS, L. B. . Ufb@anet (Projeto institucional da UFBA). 2000.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; OLIVER, W. M. A. M. ; RAMOS, F. M. S. . Modelos e Estratégias de aplicação do e-learning no Ensino Superior (Projeto institucional da UFBA). 2000.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; OLIVER, W. M. A. M. ; SOUZA, M. L. L. ; BRANDÃO, B. C. ; BEZERRA, R. M. S. . Pró - Licenciar. (Projeto institucional da UFBA). 1999.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; OLIVER, W. M. A. M. ; SOUZA, M. L. L., ; DIAS, J. ; INÊS, M. ; AZEVEDO, F. G. . Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias de Informação para a Aprendizagem e Educação à Distância (Projeto institucional da UFBA). 1999.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Projeto e implementação da home page do Instituto de Matemática da UFBA. 1998.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Coordenação do laboratório geral de informática do IM, Portaria n 04/97 da Direção do IM de 21/05/97. 1997.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Membro do Comitê de Programa da V Semana de Informática da UFBA.. 1994.

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . HIPERMÍDIA E EDUCAÇÃO. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . WEI'2018, XXVI Workshop sobre Educação em Computação. (Membro de Comitê de Programa).. 2018. (Comitê de programa).

BOMPET, P. ; PAIVA, L. F. ; DIAS, J. ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Ensinando Computação com Sala de Aula nas Nuvens e Metodologias Ativas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . WEI'2017, XXV Workshop sobre Educação em Computação. (Membro de Comitê de Programa). ação (XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação).. 2017. (Comitê de programa).

ALVES, P. M. B. F. ; SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; AZEVEDO, L. R. ; CRUZ, J. S. . Produzindo Conteúdos Digitais no TecCiencia.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Membro do Comitê de Programa do XXIII Workshop sobre Educação em Computação.. 2015. (Comitê de programa).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . WEI'2014, XXII Workshop sobre Educação em Computação.. 2014. (Comitê de programa).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . WEI'2016, XXIV Workshop sobre Educação em Computação. 2016. (Comitê de Programa).. 2014. (Comitê de programa).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . SBSI Technical Track. 2013. (Comitê de programa).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . XXIII CTIC - Concursos de Trabalhos de Iniciação Científicas. 2004. (Comitê de programa).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; OLIVER, W. M. A. M. . LED - Laboratório de Educação a Distância.. 2002. (Relatório de pesquisa).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . O Curso de Computação da UFBA. 1999. (Palestra).

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; COSTA, A. C. P. L. ; FREITAS, A. E. S. . Plano de estruturação do Laboratório de Hardware para o curso de C. da Computação da UFBA. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Participação na Comissão de Reformulação Curricular do Curso de C. da Computação da UFBA. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. ; SANTOS, Tereza N. L. dos ; JOHNSON, Peter M. . Participação na Comissão de Reestruturação da página web do Instituto de Matemática. 2003 (ferramenta web) .

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Ambiente web de apoio à disciplina Informática e Educação. 2000 (ferramenta web) .

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Ambiente web de apoio à disciplina Computadores e Sociedade. 1999 (ferramenta web) .

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Projeto do Laboratório para Especialização em Informática da UFBA. 1995 (Demais trabalhos relevantes) .

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . O Curso de Computação da UFBA. 1994 (Palestra) .

SCHWARZELMÜLLER, Anna F. . Projeto de Laboratório UNIX. 1994 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Saberes Docentes e Formação Profissional do Professor de Computação da UFBA, Descrição: A Computação na Educação Básica pode contribuir no processo educativo proporcionando uma formação crítica e reflexiva pertinentes às exigências e necessidades de nossa realidade atual. Para que a Computação faça parte da Educação Básica sob essas condições, é necessário um profissional que compreenda quais os elementos, conceitos, fundamentos e raciocínios computacionais que estão envolvidos no processo educativo, papel que pertence ao Professor de Computação (Licenciado em Computação), profissional capaz de compreender a escolarização e todos os seus aspectos teóricos e práticos, o processo de aprendizagem, as metodologias e métodos de ensino, o processo avaliativo e o sistema educacional, considerando os fatores políticos e pedagógicos de acordo o contexto histórico e social. Além de considerar as especificidades da área e as necessidades de interlocução entre a Computação e a Educação, o profissional docente (licenciado) em Computação deve ser um educador capacitado para exercer o magistério nos mais diversos níveis de ensino, desde a Educação Básica à Técnica e Profissional. Para isso, sua formação acadêmica deve desenvolver competências pedagógicas, além da formação técnica e científica dialeticamente articuladas. Mas a formação deste profissional e sua identidade docente ficam comprometidas pela falta de experiência prática e pouca vivência em projetos multidisciplinares em sua formação. Logo, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os saberes docentes e a construção da identidade profissional docente do professor de Computação nas práticas didáticas dos componentes e estágios supervisionados curriculares no curso de licenciatura em Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tendo como problema de pesquisa: Quais são as possíveis contribuições dos saberes docentes para a construção da identidade profissional docente do professor de Computação nas práticas pedagógicas dos componentes e estágios supervisionados curriculares?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves - Integrante.

  • 2018 - Atual

    A Formação da Identidade Docente, as Desistências e os Desafios de Permanência dos Estudantes no curso de Licenciatura em Computação da UFBA, Descrição: O Curso de Licenciatura em Computação foi implantado na UFBA a partir de 2010, com o oferecimento de 45 vagas anuais, no turno noturno. O seu projeto pedagógico procurou responder às necessidades de formação e qualificação profissional de professores para atuarem no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atendendo às exigências das atuais transformações científicas e tecnológicas, como também às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica em Nível Superior. Os cursos de Licenciatura em Computação são essencialmente voltados à formação de educadores para os ambientes escolar e corporativo. Mas existem dificuldades na compreensão do perfil dos egressos desses cursos e esse entendimento ainda não está claro para o cidadão comum, nem para a população ansiosa por vagas na universidade. De acordo com CASTRO e VILARIM (2013) os desafios da Licenciatura em Computação no Brasil não são poucos, o que envolve desde questões de identidade do curso e adequação pedagógica até aspectos mercadológicos e reconhecimento de suas potencialidades. O objetivo geral dessa pesquisa é de analisar o ingresso, as desistências e os desafios de permanência dos estudantes no curso de Licenciatura em Computação da UFBA, para busca-se responder 03 perguntas básicas: - Por que os estudantes escolhem o curso de Licenciatura em Computação" - Quais são os principais motivos de desistência desses estudantes" - Quais são os desafios para permanência dos estudantes no curso de Licenciatura de Computação na UFBA? Esse trabalho usará duas técnicas em duas etapas: survey e entrevistas, decorrente da natureza do objeto de investigação, essencialmente descritivo-analítico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Os desafios da permanência de estudantes no curso de graduação em Licenciatura em Computação da UFBA, Descrição: O Curso de Licenciatura em Computação foi implantado na UFBA a partir de 2010, com o oferecimento de 45 vagas anuais, no turno noturno. O seu projeto pedagógico procurou responder às necessidades de formação e qualificação profissional de professores para atuarem no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atendendo às exigências das atuais transformações científicas e tecnológicas, como também às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica em Nível Superior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves - Integrante., Financiador(es): Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2014 - Atual

    Semio-Participatory Approach for Multicultural Interaction (Re)Design, Descrição: Cultural aspects are important when considering educational software because the interface signs may have multiple interpretations in face of cultural diversity of the students and teachers who use it. This is because the school is a multicultural environment, due to the characteristic of bringing together different cultures heterogeneously (Banks; Banks, 2010; Hall, 2000). This characteristic influences the interaction with educational technologies, especially with educational software. It was noted that this network's interaction mechanisms need to be reviewed for effective adaptation of pedagogical needs, the multicultural reality of school environments and interaction quality. When dealing with interaction design, we should be aware of the context in which systems are used. This is because the context can influence the interaction: people are embedded in a particular culture, society and organization which can vary among them, and in their interaction with the system. In fact, culture is important and makes a difference when dealing with educational software. This Project aims to concept a new semio-participatory method of interaction (re) design based on Semiotic Engineering, and research strategies for applying it in development of educational softwares and platforms.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Integrante / Ecivaldo de Souza Matos - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvendo atividades digitais de aprendizagem, Descrição: Projeto de Pesquisa elaborado para atender ao Edital Permanecer UFBA/2013. O Projeto foi aprovado com 2 bolsas para alunos de graduação. Os objetivos do projeto visam a pesquisa e o desenvolvimento de atividades digitais de aprendizagem utilizando três estratégias iniciais devem ser adotadas: a primeira que usará os programas da TV Escola como materiais informativos iniciadores do processo de ensino-aprendizagem; a segunda que buscará a capacitação e desenvolvimento nas tecnologias de objetos digitais de aprendizagem, com o desenvolvimento de objetos adequados ao ensino médio de acordo com a política do Projeto RIVED (MEC) e com ampliação para outros padrões abertos, e a terceira através de um trabalho de experimentação de metodologias para construção de projetos interdisciplinares de aprendizagem com o objetivo de facilitar o planejamento dos professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    Inclusão Pré-Digital: Aplicação e Avaliação de uma Abordagem Lúdica de Introdução à Ciência da Computação em Escolas Públicas do Estado da Bahia, Descrição: Nosso entendimento e a base desse projeto têm por objetivo demonstrar a viabilidade de repassar os conceitos essenciais da área de computação para alunos do ensino fundamental, sem a necessidade da existência de computadores ou laboratórios de informática. Dessa forma, este projeto visa capacitar alunos e professores da rede estadual de ensino em formação básica de informática, mediante o desenvolvimento de atividades lúdicas e eficientes que promovam a absorção dos conceitos fundamentais da computação através de elementos didáticos que dispensem o computador. Um dos alicerces desse projeto será a tradução, adaptação de conteúdo e realizações de atividades propostas no livro Computer Science Unplugged [BEL 2007] dos professores Tim Bell, Ian Whitten, Matt Fellows da Universidade de Canterbury, Nova Zelândia. Os autores foram contactados pelo coordenador proponente desse projeto a respeito e informaram o seu apoio a feitura de versão em língua portuguesa e disponibilização de seu conteúdo de forma livre, acessível e de baixo custo para a comunidade. Por isso, a realização do presente projeto permitiria a disseminação desse conteúdo e atividades em âmbito nacional. Além disso, até o nosso conhecimento, desconhecemos relatos anteriores da aplicação das atividades pedagógicas propostas nesse livro em escolas brasileiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / Aline Maria Santos Andrade - Integrante / Débora Abdalla Santos - Integrante / Luciano Porto Barreto - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Implantação do L@DA - Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem, Descrição: Projeto elaborado para atender ao Edital Permanecer UFBA/2007. O Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem (L@DA) é associado ao grupo de pesquisa Ambientes Digitais de Aprendizagem (@DA) que realiza estudos para o desenvolvimento de tecnologias como suportes para atividades de aprendizagem em ambientes digitais para educação presencial ou a distância, enfatizando características construtivistas, colaborativas e interativas. Com este projeto busca-se recursos humanos para a implantação de uma infra-estrutura básica para o laboratório, que deverá apoiar a realização de pesquisa e difusão tecnológica no âmbito da informática na educação. Além da implantação básica de software e hardware do laboratório, os bolsistas deverão iniciar a produção de atividades e objetos de aprendizagem com a utilização de recursos da internet e da TV Escola que contribuam para o uso simplificado das tecnologias digitais no campo da educação, facilitando sua apropriação significativa. Estes produtos deverão estar disponíveis na web. Para iniciar as atividades do laboratório, busca-se a construção de atividades digitais de aprendizagem que possam ser disseminadas pela internet para serem utilizadas em salas de aula do ensino médio. Para a construção dessas atividades, duas estratégias iniciais devem ser adotadas: a primeira que usará os programas da TV Escola como materiais informativos iniciadores do processo de ensino-aprendizagem; e a segunda que buscará a capacitação e desenvolvimento nas tecnologias de objetos digitais de aprendizagem, com o desenvolvimento de objetos adequados ao ensino médio de acordo com a política do Projeto RIVED do MEC. Maiores informações podem ser obtidas em http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/projetolada.pdf.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador.

  • 2006 - Atual

    ODA ? em busca da convergência de metadados para uma abordagem construtivista, Descrição: O projeto visa estudar as tecnologias de padrões abertos para objetos e atividades de aprendizagem com o objetivo de classificar e escolher um padrão adequado para uma abordagem construtivista utilizando os princípios epistemológicos da cibercultura. Este estudo vai fornecer subsídios para a construção de objetos de aprendizagem que deverão estar catalogados e armazenados em um repositório.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador.

  • 1999 - 2003

    LED - Laboratório de Ensino a Distância, Descrição: Projeto apresentado ao CNPQ/PROTEM, em dezembro de 1998, em co-autoria com os professores Maria Luiza Lapa de Souza e Wilton Moacyr de Andrade Moniz Oliver, intitulado LED - Laboratório de Ensino à Distância aprovado em 15/02/1999. Principais objetivos do projeto: 1 - Desenvolvimento de um ambiente de autoria e editoração de cursos a distância de Matemática 2 - Desenvolvimento de um ambiente de disponibilização de cursos a distância de matemática e áreas afins denominado i-Mat. Que possibilite o ensino cooperativo na WEB. 3 ? Desenvolvimento de ferramentas que possibilitam a comunicação e interação de objetos matemáticos de e para sotwares e banco de dados. II - Principais etapas executadas: 1 ? Projeto do ambiente: concebido de forma modular e com uma arquitetura para WEB utilizando as linguagens PHP e Java, e para suportar diversas plataformas, prioritariamente LINUX. 2 ? Desenvolvimento de um protótipo piloto do ambiente. 3 ? Validação e avaliação do piloto através do curso de atualização, Pró-Ciências: "Projetos Pedagógicos Interdisciplinares em Matemática Apoiados por Tecnologias de Informação" Edital 1999, CADCT/CAPES. 4? Desenvolvimento de ferramentas que permite a criação de ambientes de aprendizagem interativos de matemática ou práticas laboratoriais on-line, através de scripts de software de resolução matemática, Maple. 5 ? Desenvolvimento do ambiente numa arquitetura baseada na construção de módulos independentes para a representação dos diversos elementos responsáveis pela realização das tarefas no ambiente, bem como a intercomunicação entre os módulos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / OLIVER, W. M. A. M. - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2

  • 1999 - 2000

    ADSW - Implantação de um Ambiente de Desenvolvimento de Software, Descrição: Projeto, apresentado ao MEC, no Programa de Informatização das IFES, em agosto de 1998. Com este projeto, intitulado ?ADSW - Implantação de um Ambiente de Desenvolvimento de Software? foram conseguidos recursos para compra de equipamentos, software e 02 bolsas de trabalho, no valor de R$ 30.000,00 para a implantação do laboratório ADSW no Departamento de C, da Computação da UFBa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / BEZERRA, R. M. S. - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - Atual

    L@DA - Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem, Descrição: O Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem (L@DA) é associado ao grupo de pesquisa Ambientes Digitais de Aprendizagem (@DA) que realiza estudos para o desenvolvimento de tecnologias como suportes para atividades de aprendizagem em ambientes digitais para educação presencial ou a distância, enfatizando características construtivistas, colaborativas e interativas. Além da realização de pesquisa e difusão tecnológica no âmbito da informática na educação com a produção de atividades e objetos de aprendizagem utilizando recursos da internet e da TV Escola que contribuam para o uso simplificado das tecnologias digitais no campo da educação, facilitando sua apropriação significativa. Estes produtos deverão estar disponíveis na web. Para iniciar as atividades do laboratório, busca-se a construção de atividades digitais de aprendizagem que possam ser disseminadas pela internet para serem utilizadas em salas de aula do ensino médio. Para a construção dessas atividades, duas estratégias iniciais devem ser adotadas: a primeira que usará os programas da TV Escola como materiais informativos iniciadores do processo de ensino-aprendizagem; e a segunda que buscará a capacitação e desenvolvimento nas tecnologias de objetos digitais de aprendizagem, com o desenvolvimento de objetos adequados ao ensino médio de acordo com a política do Projeto RIVED do MEC. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Projeto do Curso de Licenciatura Plena em Matemática a Distância., Descrição: Proposta de curso de graduação a distância para a UFBA que enfatiza a necessidade de apropriação das tecnologias e articulação teoria/prática, como uma proposta inovadora de formar professores com um perfil contemporâneo capaz de atuar como um arquiteto cognitivo, ou seja, um profissional capaz de traçar estratégias e mapas de navegação que permitem ao aluno empreender de forma autônoma e integrada os próprios caminhos de construção do (hiper)conhecimento em rede, assumindo, para isso, uma postura de reflexão-na-ação e fazendo um uso crítico das tecnologias como novos ambientes de aprendizagem. Este novo professor será um dinamizador da inteligência coletiva sendo responsável pelo gerenciamento de processos de construção cooperativa do saber, convertendo grupos escolares heterogêneos em comunidades inteligentes, flexíveis, autônomas e felizes, integrando as múltiplas competências dos estudantes com base em diagnósticos permanentes, convidando ao diálogo interdisciplinar e intercultural nas pesquisas realizadas, promovendo a abertura dos espaços e dos tempos de aprendizagem para além da sala de aula e estimulando a comunicação interpessoal através da pluralidade de linguagens e expressões. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Integrante / OLIVER, W. M. A. M. - Coordenador / BAHIANO, Carlos Eduardo Nogueira - Integrante / COSTA, G. M. F. - Integrante / ARLEGO, Jodália dos Santos - Integrante / AMORIM, L. M. - Integrante / MENEZES, M. B. - Integrante / MENEZES, M. C. M. - Integrante.

  • 2007 - Atual

    L@DA - Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem, Descrição: O Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem (L@DA) é associado ao grupo de pesquisa Ambientes Digitais de Aprendizagem (@DA) que realiza estudos para o desenvolvimento de tecnologias como suportes para atividades de aprendizagem em ambientes digitais para educação presencial ou a distância, enfatizando características construtivistas, colaborativas e interativas. Além da realização de pesquisa e difusão tecnológica no âmbito da informática na educação com a produção de atividades e objetos de aprendizagem utilizando recursos da internet e da TV Escola que contribuam para o uso simplificado das tecnologias digitais no campo da educação, facilitando sua apropriação significativa. Estes produtos deverão estar disponíveis na web. Para iniciar as atividades do laboratório, busca-se a construção de atividades digitais de aprendizagem que possam ser disseminadas pela internet para serem utilizadas em salas de aula do ensino médio. Para a construção dessas atividades, duas estratégias iniciais devem ser adotadas: a primeira que usará os programas da TV Escola como materiais informativos iniciadores do processo de ensino-aprendizagem; e a segunda que buscará a capacitação e desenvolvimento nas tecnologias de objetos digitais de aprendizagem, com o desenvolvimento de objetos adequados ao ensino médio de acordo com a política do Projeto RIVED do MEC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Projeto do Curso de Licenciatura Plena em Matemática a Distância., Descrição: Proposta de curso de graduação a distância para a UFBA que enfatiza a necessidade de apropriação das tecnologias e articulação teoria/prática, como uma proposta inovadora de formar professores com um perfil contemporâneo capaz de atuar como um arquiteto cognitivo, ou seja, um profissional capaz de traçar estratégias e mapas de navegação que permitem ao aluno empreender de forma autônoma e integrada os próprios caminhos de construção do (hiper)conhecimento em rede, assumindo, para isso, uma postura de reflexão-na-ação e fazendo um uso crítico das tecnologias como novos ambientes de aprendizagem. Este novo professor será um dinamizador da inteligência coletiva sendo responsável pelo gerenciamento de processos de construção cooperativa do saber, convertendo grupos escolares heterogêneos em comunidades inteligentes, flexíveis, autônomas e felizes, integrando as múltiplas competências dos estudantes com base em diagnósticos permanentes, convidando ao diálogo interdisciplinar e intercultural nas pesquisas realizadas, promovendo a abertura dos espaços e dos tempos de aprendizagem para além da sala de aula e estimulando a comunicação interpessoal através da pluralidade de linguagens e expressões.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Integrante / OLIVER, W. M. A. M. - Coordenador / BAHIANO, Carlos Eduardo Nogueira - Integrante / COSTA, G. M. F. - Integrante / ARLEGO, Jodália dos Santos - Integrante / AMORIM, L. M. - Integrante / MENEZES, M. B. - Integrante / MENEZES, M. C. M. - Integrante.

  • 2007 - Atual

    L@DA - Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem, Descrição: O Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem (L@DA) é associado ao grupo de pesquisa Ambientes Digitais de Aprendizagem (@DA) que realiza estudos para o desenvolvimento de tecnologias como suportes para atividades de aprendizagem em ambientes digitais para educação presencial ou a distância, enfatizando características construtivistas, colaborativas e interativas. Além da realização de pesquisa e difusão tecnológica no âmbito da informática na educação com a produção de atividades e objetos de aprendizagem utilizando recursos da internet e da TV Escola que contribuam para o uso simplificado das tecnologias digitais no campo da educação, facilitando sua apropriação significativa. Estes produtos deverão estar disponíveis na web. Para iniciar as atividades do laboratório, busca-se a construção de atividades digitais de aprendizagem que possam ser disseminadas pela internet para serem utilizadas em salas de aula do ensino médio. Para a construção dessas atividades, duas estratégias iniciais devem ser adotadas: a primeira que usará os programas da TV Escola como materiais informativos iniciadores do processo de ensino-aprendizagem; e a segunda que buscará a capacitação e desenvolvimento nas tecnologias de objetos digitais de aprendizagem, com o desenvolvimento de objetos adequados ao ensino médio de acordo com a política do Projeto RIVED do MEC.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador.

  • 1999 - 2001

    Projeto do Curso de Licenciatura Plena em Matemática a Distância., Descrição: Proposta de curso de graduação a distância para a UFBA que enfatiza a necessidade de apropriação das tecnologias e articulação teoria/prática, como uma proposta inovadora de formar professores com um perfil contemporâneo capaz de atuar como um arquiteto cognitivo, ou seja, um profissional capaz de traçar estratégias e mapas de navegação que permitem ao aluno empreender de forma autônoma e integrada os próprios caminhos de construção do (hiper)conhecimento em rede, assumindo, para isso, uma postura de reflexão-na-ação e fazendo um uso crítico das tecnologias como novos ambientes de aprendizagem. Este novo professor será um dinamizador da inteligência coletiva sendo responsável pelo gerenciamento de processos de construção cooperativa do saber, convertendo grupos escolares heterogêneos em comunidades inteligentes, flexíveis, autônomas e felizes, integrando as múltiplas competências dos estudantes com base em diagnósticos permanentes, convidando ao diálogo interdisciplinar e intercultural nas pesquisas realizadas, promovendo a abertura dos espaços e dos tempos de aprendizagem para além da sala de aula e estimulando a comunicação interpessoal através da pluralidade de linguagens e expressões.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Anna Friedericka Schwarzelmüller - Integrante / OLIVER, W. M. A. M. - Coordenador / BAHIANO, Carlos Eduardo Nogueira - Integrante / COSTA, G. M. F. - Integrante / ARLEGO, Jodália dos Santos - Integrante / AMORIM, L. M. - Integrante / MENEZES, M. B. - Integrante / MENEZES, M. C. M. - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Professora Homenageada, Formandos em C. da Computação da UFBA de 2010.2.

2009

Professora Homenageada, Formandos de C. da Computação da UFBA de 2009.2.

2009

Paraninfa da Turma de 2008.2, Formandos em C. da Computação da UFBA de 2008.2.

2008

Paraninfa da turma de 2007.2, Formandos de 2007.2 de Ciência da Computação da UFBA.

2008

Reconhecimento em Sustentabilidade na Área Educacional, Forum Dow de Sustentatibilidade América Latina / Dow Brasil.

2003

Amiga da Turma, Formandos de 2003.2 de Ciência da Computação da UFBA.

2003

Patrona da Turma, Formandos de 2003.1 de Ciência da Computação da UFBA.

2002

Nome da Turma, Formandos de 2002.2 de Ciência da Computação da UFBA.

2001

Amiga da Turma, Formandos de 2001.2 de Ciência da Computação da UFBA.

2001

Professora Homenageada, Formandos de 2000.2 de Ciência da Computação da UFBA.

2000

Amiga da Turma, Formandos de 2000.1 de Ciência da Computação da UFBA.

1999

Amiga da Turma, Formandos de 1999.2 de Ciência da Computação da UFBA.

1999

Amiga da Turma, Formandos de 1998.2 de Ciência da Computação da UFBA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Matemática, Departamento de Ciências da Computação. , Av. Adhemar de Barros, s/n Campus de Ondina, Ondina, 40170-110 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836264, Fax: (71) 32836276, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1979 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2010

      Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MATB22 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO , MATA41 - INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO , MATB21 AMBIENTES INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM , MATC70 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III , MATC77 PRÁTICA DE ENSINO DE COMPUTAÇÃO II , MATC79 PROJETOS INTERDISCIPLINARES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA

    • 10/2009

      Direção e administração, Colegiado pró-tempore do Curso de Licenciatura em Computação, .,Cargo ou função, coordenador.

    • 04/2006

      Direção e administração, Colegiado de Curso de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 03/1979

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MAT456 - ACC TV-escola, MAT057 - Projeto Final, MAT061 - Informática e Educação, MAT159 - Computadores e Sociedade, MAT157 - Linguagens Formais e Teoria da Compilação, MAT151 - Organização de Computadores, MAT150 - Introdução aos Sistemas de Computação

    • 06/2001 - 06/2003

      Direção e administração, Colegiado de Curso de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 03/1999 - 06/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , LED - Laboratório de educação a Distância, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2001 - 11/2001

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Pró-Ciências: Projetos interdisciplinares apoiados por Tecnologias de Informação e Comunicação.

    • 07/2000 - 09/2001

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização de Professores á Distância, Pró-Ciencias.

    • 10/1999 - 11/1999

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Oficinas Matemáticas apoiadas por Tecnologias de Informação.

    • 12/1998 - 12/1998

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do curso Construa sua Home Page.

    • 12/1998 - 12/1998

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do curso Internet Básico.

    • 10/1998 - 10/1998

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do curso Unix Básico.

    • 09/1998 - 09/1998

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do curso Unix Básico.

    • 12/1997 - 12/1997

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do curso Internet Básico.

    • 12/1997 - 12/1997

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do curso Construa sua Homepage.

    • 12/1997 - 12/1997

      Extensão universitária , Departamento de Ciência da Computação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do curso Unix Básico.

    • 01/1995 - 01/1997

      Direção e administração, Departamento de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/1993 - 01/1995

      Direção e administração, Departamento de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/1991 - 01/1993

      Direção e administração, Colegiado de Curso de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 10/1991 - 03/1992

      Direção e administração, Departamento de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/1989 - 01/1991

      Direção e administração, Departamento de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 05/1985 - 05/1987

      Direção e administração, Colegiado de Curso de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 04/1983 - 04/1985

      Direção e administração, Colegiado de Curso de Ciência da Computação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.