Yuko Takano

Possui graduação em Relações Internacionais - Universidade de Brasília UnB (1999), graduação em Pedagogia- Administração Educacional - UnB (1989), graduação em Pedagogia- Tecnologia Educacional - UnB (1988), graduação em Letras - UnB (1985), mestrado em Linguística Aplicada - UnB (2002) e doutorado em Linguística - USP (2013). Professora do departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - Área de Japonês da Universidade de Brasília desde 2002. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e ensino de Línguas, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia, Dialetometria e Geolinguística. Doutorado em Sociogeolinguística (2013) e Pós-doutorado em Dialetometria (Universidade de Lisboa e Universidade de São Paulo, 2018). Desde setembro de 2018 assumiu a coordenação da graduação em Letras-Japonês da UnB.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2008 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Esboço do Atlas linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: aspecto semântico-lexical
Irenilde Pereira dos Santos. Palavras-chave: Sociolinguística; geolingüística; Dialetologia; Contato de Línguas; Bilinguismo; Mudança de código. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Lingüística Aplicada

2000 - 2002

UnB
Título: Tensão Diglóssica na Aquisição de Língua: um estudo de bilíngües nipo-brasilienses,Ano de Obtenção: 2002
Maria Jandyra da Cunha.Palavras-chave: diglossia clássica, diglossia de conflito,; manutenção, substituição, variante colônia,; variante padrão, tensão na aquisição,; identidade cultural e lingüístico.

Graduação em Relações Internacionais

1995 - 1999

UnB
Título: não tem
Orientador: não tem

Graduação em Pedagogia- Administração Educacional

1985 - 1989

UnB
Título: não tem
Orientador: não tem

Graduação em Pedagogia- Tecnologia Educacional

1985 - 1988

UnB
Título: não tem
Orientador: não tem

Graduação em Letras

1982 - 1985

UnB
Título: não tem
Orientador: não tem

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, CLUL, Portugal. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Treinamento de Professores de Língua Japonesa. , Fundação Japão, FJ, Japão.

2001 - 2001

Treinamento de professores de Língua Japonesa. , Fundação Japão, FJ, Japão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociogeolinguística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TAKANO, Y. . IX Fórum de Estudos Japoneses. 2018. (Outro).

TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. . Visita ao Centro Interescolar de Ceilândia. 2018. (Outro).

TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. . Concurso de Oratória da língua japonesa. 2018. (Outro).

TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; JOKO, A. T. . II SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOCIOGEOLINGUÍSTICOS As Variações e o Bilinguismo em Línguas Naturais: convergências e confluências VIII FÓRUM DE ESTUDOS JAPONESES NO CENTRO-OESTE Realizações, Tendências, Perspectivas e Formação Continuada. 2017. (Outro).

TAKANO, Y. . 20 anos do curso de Letras Licenciatura Língua e Literatura Japonesa. 2017. (Outro).

TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. . VIII Fórum de Estudos Japoneses no Centro Oeste. 2016. (Outro).

TAKANO, Y. ; UCHIGASAKI, K. . 120 anos de amizade Japão-Brasil: UnB Idiomas do curso de Japonês comemorando os laços interculturais. 2015. (Outro).

TAKANO, Y. . Reflexões sobre o uso do material didático. 2015. (Outro).

SOARES, R. C. S. ; TAKANO, Y. . Sociogeolinguística e Projeto Tesouro do Léxico: convergências e contribuições. 2015. (Congresso).

TAKANO, Y. . II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras. 2015. (Outro).

SANTOS, I. P. ; CRISTIANINI, A. C. ; SOARES, R. C. S. ; GUIMARAES, S. S. S. ; CARVALHO, M. T. N. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; GONCALVES, C. R. ; TAKANO, Y. . Seminário Geolinguístico e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas. 2013. (Outro).

TAKANO, Y. ; UCHIGASAKI, K. . VI Fórum de estudos japoneses no Centro-Oeste. 2013. (Outro).

TAKANO, Y. ; JOKO, A. T. ; MORONI, G. . Japonês Online Ensino de Lingua japonesa no Sistema Online. 2008. (Outro).

TAKANO, Y. . Oficina de Japonês Online. 2008. (Outro).

TAKANO, Y. ; Kyoko Sekino . Lingua e Cultura Japonesa. 2008. (Outro).

TAKANO, Y. . 2o Fórum de Estudos Japoneses do Centro-Oeste. 2006. (Outro).

JOKO, A. T. ; TAKANO, Y. . III Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil- XVI ENPULLCJ. 2005. (Congresso).

TAKANO, Y. . 1o Fórum de Estudos Japoneses do Centro-Oeste. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

66 Seminário do GEL.VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL: contribuições para o resgate linguístico em comunidades de fala do português paulista. 2018. (Seminário).

Atividade na Pós graduação- USP.UM ENCONTRO DE ÁREAS DO CONHECIMENTO: o aspecto multidisciplinar dos estudos do ?Falar nipo-brasileiro? do Distrito Federal. 2018. (Outra).

V CIDS (Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinlinguística. O FALAR NIPO-BRASILEIRO DO DISTRITO FEDERAL: PERSPECTIVA DA DIALETOMETRIA. 2018. (Congresso).

IVCILH. ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Congresso).

VI SIMELP.Estudo do falar dos nipo-brasileiros: língua de herança?. 2017. (Seminário).

II Seminário de Estudos Sociogeolinguístico - As variações e o bilinguismo em línguas naturais.Línguas naturais em movimento: uma proposta de estudo semântico-lexical. 2016. (Seminário).

IV Congrès International de Dialectologie et de Sociolinguistique - CIDS. Criatividade linguística no Atlas semântico-lexical: uma abordagem sociogeolinguística. 2016. (Congresso).

IV Congrès International de Dialectologie et de Sociolinguistique - CIDS. Contato de Línguas em Foco: uma proposta metodológica para estudo do falar. 2016. (Congresso).

I ENFOCO UnB-Idiomas.Reflexões sobre o uso do material didático. 2015. (Encontro).

III Congresso Internacional de Línguística Histórica. Atlas linguístico e a herança linguística da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal: múltiplos olhares. 2015. (Congresso).

II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras.Formação de professores da língua japonesa: desafios e perspectivas. 2015. (Seminário).

II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras ? II Senalille.O ensino de língua japonesa em questão: reflexões no campo aplicado. 2015. (Seminário).

Simpósio Internacional de Língua Japonesa.Ensino de língua japonesa e contato de línguas. 2015. (Simpósio).

V SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa).O Esboço de Atlas do Falar Nipo-Brasileiro do Distrito Federal: contribuição para o ensino de línguas. 2015. (Simpósio).

13º International Conference on the History of the Language Sciences. A variação histórica e linguística em questão: a variedade nipo-brasileira do Distrito Federal ? Brasil. 2014. (Congresso).

VI Fórum de Estudos japoneses no Centro-Oeste.A língua japonesa em movimento: encontro e desencontro das línguas em contato. 2014. (Outra).

19o Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada e do 5o Seminário Internacional de Línguística.A contribuição do atlas linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal para ensino de língua portuguesa a imigrantes japoneses e nipo-brasileiros. 2013. (Simpósio).

61 Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos).A interface lexical de dois códigos linguísticos: estudo preliminar do falar dos nipo-brasileiros. 2013. (Seminário).

Colóquio Internacional "Contato de línguas: mobilidades. fronteiras e urbanização".O estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: uma proposta de análise sociogeolinguístico. 2013. (Outra).

Seminário Geolinguística e estudos lexicais: realizações, tendências e perspectivas.Contato de línguas sob perspectiva sociogeolinguística: estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal. 2013. (Seminário).

VI Fórum de estudos japoneses do Centro-Oeste.A língua japonesa em movimento: encontro e desencontro das línguas em contato. 2013. (Outra).

XVI Simpósio Nacional de Letras e Linguística - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.O ensino de línguas sob a perspectiva sociogeolinguístico em questão: a interface do atlas linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal. 2013. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Estudos do Léxico. O Intercâmbio Lexical: uma proposta de estudo do aspecto semântico-lexical dos falantes nipo-brasileiros do Distrito Federal. 2011. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa 4 Congresso Internacional de Lusofonia. 2010. (Oficina).

3 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - 4 Congresso Internacional de Lusofonia. Mapeamento sociogeolinguístico do aspecto semântico-lexical da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal: levantamento lexical para a composição do Atlas Linguístico dos nipo-brasileiros do Brasil. 2010. (Congresso).

58 Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).apeamento sociolinguístico Mapeamento sociogeolinguístico da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal: uma proposta metodológica. 2010. (Seminário).

I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. O estudo para elaboração do Atlas Linguístico do "falar" dos nipo-brasileiros do Distrito Federal. 2010. (Congresso).

I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. 2010. (Oficina).

XXI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. O Retrato Linguístico da Comunidade Nikkei do Distrito Federal: uma proposta de pesquisa dos docentes e discentes da àrea de Japonês da UnB. 2010. (Congresso).

4o Forum de Estudos Japoneses no Centro-Oeste.Perspectiva de Pesquisa na area de japones. 2009. (Encontro).

57 Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).O Estudo Preliminar do Aspecto Semântico-Lexical do Lexema Corno e suas Variações do Atlas Linguístico da Paraíba. 2009. (Seminário).

III Seminário Internacional de Linguistica da Universidade Cruzeiro do Sul.As faces do 'Falar Paraibano': uma proposta de análise semântico-lexical". 2009. (Seminário).

III Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul. 2009. (Oficina).

XX Encontro Nacional de Professores Universitarios de Lingua, Literatura e Cultura Japonesa. Estudo Preliminar do Repertorio Linguistico dos Nipo-Brasilienses. 2009. (Congresso).

II Seminário Internacional de Linguística do Cruzeiro do Sul. 2008. (Seminário).

VIII Semana de Extensão da Universidade de Brasília. 2008. (Encontro).

XIX Encontro de Professores Universitarios de Lingua, Literatura e Cultura Japonesa. 2008. (Congresso).

Primeira Semana de Linguagem.Cinqüentenário da Migração Japonesa no Distrito Federal. 2007. (Seminário).

XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura japonesa.O papel da Autonomia de Aprendizagem no ensino de língua japonesa. 2007. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. O Ensino de Língua Estrangeira sob perspectiva da Ecologia Lingüística. 2006. (Congresso).

53 Seminário do GEL. 2005. (Seminário).

1o Fórum do Mestrado em Lingüística Aplicada.Tensão diglóssica na aquisição de língua japonesa pelos alunos nikkeis. 2004. (Seminário).

I Encontro Nacional de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste.Mesa redonda- Bilingüismo/Biculturalismo. 2003. (Simpósio).

X Encontro Nacional de Professores Universitários de Ling, Liter. e Cultura Japonesa. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline Fernandes da Silva Renó

TAKANO, Y.; MUKAI, Y.; FILHO., A. M.. Manos a la obra: o uso do enfoque por tarefas para a promoção de motivação e de autonomia em um curso de Letras-Espanhol. 2015.

Aluno: JENNIFER YUI MAEKAWA

TAKANO, Y.; UCHIGASAKI, K.; NATILI, D.. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO CONTO YAMANBA NO BISHŌ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Naiara Ferreira Martins

TAKANO, Y.; MUKAI, Y.; LIMA, R. M. S.. Análise do aspecto paragmático da voz passiva na língua japonesa: compreendendo os domínios da topicalidade, impessoalidade e de transitividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ítalo Silva Bernardes

TAKANO, Y.; SA, M. E. B.; BERNARDES, G. O.. A estética do tempo verbal em Rashoumon: relações entre a estética e a estruturação da língua japonesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: João Paulo Santos Francisco

TAKANO, Y.; MUKAI, Y.; OLIVEIRA, V. L.. Videogames e ensino de japonês: aplicabilidade e possibilidade de uso para o desenvolvimento da estratégia de leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Diego da Silva Machado

PEREIRA, F. P;TAKANO, Y.; LIMA, M. F.. Estudo da tradução de gitaigo nos quadrinhos japoneses através da teoria de Escopo.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leandro Kazuo Okita

TAKANO, Y.; PEREIRA, F. P; UCHIGASAKI, K.. Nettoyougo: uma nova forma de escrever japonês.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: REBECA SATIE TAKECHI

TAKANO, Y.; MUKAI, Y.; FERNANDES, G. O.. Crenças e ações dos alunos de língua japonesa como língua estrangeira a cerca das estratégias de aprendizagem utilizadas em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Flávia dos Santos

TAKANO, Y.; UCHIGASAKI, K.; MUKAI, Y.. Um estudo sobre as crenças e ações dos professores de língua japonesa com o uso da abordagem comunicativa no PPE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gabriel Mota da Câmara

TAKANO, Y.; MUKAI, Y.; NISHIHATA, S.. O ensino da língua japonesa escrita para surdos que têm libras como língua materna.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Solange Yumi Aoto

TAKANO, Y.; MUKAI, Y.; PEREIRA, F. P. Shisei: a metamorfose através da tatuagem (tradução e análise). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: André Sueda

TAKANO, Y.; PEREIRA, F. P; MUKAI, Y.. Em busca do ELO perdido: um estudo sobre o Projeto Elo e Plataforma online de ensino de língua japonesa, vantagens, problemas e uma visão do futuro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rafaella Kazue Gitirana Umetsu

TAKANO, Y.; MUKAI, Y.; FERREIRA, M. L.. As influências das crenças dos alunos acerca do corpo docente em relação à aprendizagem de japonês como LE: estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tábata Quintana Yonaha

PEREIRA, R. A.; SA, M. E. B.;TAKANO, Y.. Educação de crianças e jovens brasileiros no Japão: características sociológicas do fenômeno decasségui e seus reflexos na educação infanto-juvenil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília.

QUEVEDO, G.; ALMEIDA, V. B.;TAKANO, Y.. Professor adjunto PGLA. 2018. Universidade de Brasília.

TAKANO, Y.; JOKO, A. T.; LIRA, M.. Seleção simplificada - Professor substituto Área de Japonês. 2018. Universidade de Brasília.

TAKANO, Y.; SA, M. E. B.; MUKAI, Y.. Seleção para professor do PPE- UnB Idiomas. 2016.

TAKANO, Y.; MUKAI, Y.; FERREIRA, M. L.. Banca de seleção para professor do Programa PPE UnB-Idiomas. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Maria Marques Camargo Marangoni

SANTOS, I. P.;MARANGONI, A. M. M. C.; CRISTIANINI, A. C.; ALMEIDA, M. M. S.; SHIODA, C. K. J.. Esboço do Atlas do Falar dos Nipo-brasileiros do Distrito Federal: aspecto semântico lexical ). 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

Elza Taeko Doi

DOI, E. T.. (Exame de Qualificação) Tensão Diglóssica na Aquisição de Língua: um Estudo de Bilíngües Nipo-Brasiliense. 2002. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

Cecilia Kimie Jo Shioda

SANTOS, I. P.; CRISTIANINI, A. C.; ALMEIDA, M. M. S.;JO, Cecilia Kimie; MARANGONI, A. M. M. C.. Esboço do atlas do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: aspecto semântico-lexical. 2013. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas..

Cecilia Kimie Jo Shioda

SANTOS, I. P.; DICK, M. V. P. A;JO, Cecilia Kimie. Banca examinadora do exame de qualificação. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Gustavo Lins Ribeiro

RIBEIRO, G. L.. Bilingüismo Social. Tensão diglóssica na Aquisição de Línguas: um Estudo de Bilíngües Nipo-brasilienses.. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada-UnB-DF.

Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

SANTIAGO-ALMEIDA, M. M.; SANTOS, I. P.; CRISTIANINI, A. C.; SHIODA, C. K. J.; MARANGONI, A. M. M. C.. Esboço do atlas do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: aspectos semântico-lexical. 2013. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Irenilde Pereira dos Santos

SANTOS, Irenilde Pereira dos; DICK, Maria Vicentina de Paula Do Amaral; SHIODA, C. K. J.. Mapeamento geolinguístico da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal: estudo lexical com vistas à composição do Atlas Linguístico dos Nipo-Brasileiros residente no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

Adriana Cristina Cristianini

SANTOS, Irenilde Pereira dos; ALMEIDA, M. M. S.; MARANGONI, A. M. M. C.; SHIODA, C. K. J.;CRISTIANINI, Adriana Cristina. Esboço do atlas do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: aspecto semântico-lexical. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (SP).

Maria Jandyra Cavalcanti Cunha

TAKANO, Y.;CUNHA, M. J. C.; DOI, E.; RIBEIRO, G. L.; STEVENS, C. M. T.. Tensão diglóssica na aquisição de língua: um estudo de bilíngues nipo-brasilienses. 2002. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

DANYELLE CHRISTINE DA SILVA MELO

A educação da mulher no Japão durante o período Meiji: A educação feminina, seus principais influenciadores e suas conquistas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Lucélia Siqueira Fernandes

Ensaio pedagógico: o vídeo didático "Bomba de Hiroshima e Nagasaki" como elemento integrador para o ensino; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Alessandra Mayumi Fukushi

O aspecto motivacional dos alunos do curso de Letras-Japonês; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

MAYARA BARBOSA MATIAS MARQUES

Bloqueio por ansiedade na oralidade em língua estrangeira: estudo de caso de alunos de língua japonesa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Marília Galvão Barbosa

Como o uso de recursos imagéticos pode ajudar no ensino de língua japonesa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Tales Rocha Silva

O papel da imagem no livro didático: leitura e análise de Marugoto à luz da gramática visual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Luiz Vieira

Proposta de análise do livro didático de língua japonesa: o diálogo entre Marugoto e Abordagem Natural; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Rebeca Barbosa dos Santos Kelmer

A situação bilíngue dos estudantes de Letras Japonês da UnB: estudo de caso dos descendentes nipo-brasileiros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Carolina Umebara Lopes

Relato de Pesquisa-ação: Projeto de Inclusão Social Estrutuarte para alunos de 8 a 16 anos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Joyce Rosa Santos

Currículos Integrados: proposta de flexibilização das estruturas disciplinares para o curso de licenciatura em língua e literatura japonesa da Universidade de Brasília; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Hermínio Hideo Suguino

Ensaio terminológico de ervas e plantas de Manual de medicina caseira da era Taishô; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Japonês) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Ligia Dib Carneiro e Suelen Lívia Moreira de Abreu Inatomi

Método de Leitura como facilitador no aprendizado da língua japonesa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - UnB; Orientador: Yuko Takano;

Violeta Duarte Silva Passo

Esquema: Uma proposta para Compreensão de leitura em língua japonesa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - UnB; Orientador: Yuko Takano;

Taygoro Braga Kudo

O uso de Imagens no Ensino de Língua japonesa: a utilização de imagens como material de apoio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - UnB; Orientador: Yuko Takano;

Daniel Machado

A abordagem Comunicativa e o Uso da Internet como Fonte de textos Autenticos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade de Brasília; Orientador: Yuko Takano;

Lu Yen Jen

Perpectiva Metodológica: metodologia audio-lingual e método de sugestão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - UnB; Orientador: Yuko Takano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

2018; Universidade de São Paulo,; Manoel Mourivaldo Santiago Almeida;

Irenilde Pereira dos Santos

Esboço do atlas do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: aspecto semântico-lexical; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Irenilde Pereira dos Santos;

Maria Jandyra Cavalcanti Cunha

Tensão diglóssica na aquisição de língua: um estudo de bilíngues nipo-brasilienses; 2002; 197 f; Dissertação (Mestrado em Lingüistica Aplicada) - Universidade de Brasília,; Orientador: Maria Jandyra Cavalcanti Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAKANO, Y. ; SANTOS, I. P. ; CRISTIANINI, A. C. ; SOARES, R. C. S. ; GUIMARAES, S. S. S. ; GONCALVES, C. R. ; CAVALCANTE, M. C. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; CARVALHO, M. T. N. . Sociolinguística em questão: reflexões e análises. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2012. v. 1. 188p .

  • TAKANO, Y. . Le parler des nippo-brasiliens du District Federal: une estude sous la perspective sociogeolinguistique. In: Sabine Gorovitz. (Org.). Frontieres linguistiques en contextes migratories: citoyennetés en constructions. 1ed.Paris: L' HARMATTAN, 2017, v. 1, p. 278-298.

  • TAKANO, Y. . A study of the speech of japanese-brasilians in the Federal District: a proposed Socio-Geolinguistic analysis. In: Sabine Gorovitz. (Org.). Language Contact: Mobility, Borders and Urbanization. 1ed.Inglaterra: Cambridge Scholars Publishing, 2015, v. 1, p. 108-119.

  • TAKANO, Y. . O item lexical "corno" e suas variações no Atlas Linguístico da Paraíba: uma proposta semântico-lexical. In: Irenilde Pereira dos Santos; Adriana Cristina Cristianini. (Org.). Sociolinguística em questão: reflexões e análises. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2012, v. 1, p. 107-128.

  • TAKANO, Y. . O repertório linguístico dos nikkeis do Distrito Federal: estudo de caso do uso da língua japonesa da comunidade nipo-brasiliense. In: FEAMBRA. (Org.). Centenário da imigração japonesa no Brasil - Cinquentenário da presença nikkei em Brasília. 1ed.Brasília: Onix Brasil, 2008, v. 1, p. 289-294.

  • TAKANO, Y. . O retrato linguístico da comunidade nikkei do Distrito Federal. In: VIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil - XXI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa, 2010, Brasília. VIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil - XXI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Brasília: Universidade de Brasília, Prédio da Finatec, 2010. v. 1. p. 178-185.

  • TAKANO, Y. ; TANONAKA, A. ; LIRA, M. ; MORONI, G. . Uma proposta de aprendizagem: o papel da autonomia no ensino de língua japonesa. In: XVIII ENPULLCCJ-V Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, 2008, UNESP- São Paulo. XVIIIENPULLCCJ-V Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. UNESP: Universidade Estadual de São Paulo, 2008.

  • TAKANO, Y. . As faces do bilingüismo nipo-brasiliense:um olhar sob perspectiva da tensão diglóssica. In: X Congresso Internacional de Humanidades, 2008, Brasília. X Congresso Internacional de Humanidades - Palavra e Cultura na América Latina: Heranças e desafios. Chile: Editoração Acadêmica, 2008.

  • TAKANO, Y. . A Interface das Línguas em Contato: língua japonesa versus língua portuguesa. In: XV Encontro Nacional de Professores de Lín.Liter.e Cult.Japonesa, 2004, UFRJ-RJ. XIVEncontro Nacional de Professores de Lín.Liter.e Cult.Japonesa. Rio de janeiro: Universidade de Rio de Janeiro, 2004. v. 1. p. 176-187.

  • TAKANO, Y. . O Mito do Bilingüismo Nipo-Brasileiro: Reflexo da Tensão Diglóssica no Uso da Variedade Nipo-Brasileira. In: XiVEncontro Nacional de Professores de Lín.Liter.e Cult.Japonesa, 2003, UFRJ-Rio de Janeiro. XiV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Rio de janeiro: Anais do Encontro, 2003. v. 1. p. 0-0.

  • TAKANO, Y. . As faces da Interlíngua: Japonês ou Português?. In: II Encontro Nacional do GELCO, 2003, Goiás. II Encontro Nacional do GELCO. Goiás-Goiania: Universidade de Goiás, 2003. v. 1.

  • TAKANO, Y. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; SOARES, R. C. S. ; CAVALCANTE, M. C. . Contato de línguas em foco: uma proposta metodológica para estudo do falar. In: IV CIDS, 2016, Paris. IV CIDS, 2016.

  • TAKANO, Y. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; SOARES, R. C. S. ; CAVALCANTE, M. C. . As contribuições dos estudos da dialetologia e geolinguística para o ensino e a pesquisa de línguas. In: IV CIDS, 2016, Paris. IV CIDS, 2016.

  • TAKANO, Y. . Formação de professores da língua japonesa: desafios e perspectivas. In: II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras - II SENALILLE, 2015, Brasília. II SENALILLE, 2015.

  • TAKANO, Y. . O falar nipo-brasileiro em foco: reflexões sobre os procedimentos metodológicos para a elaboração do Atlas linguístico brasileiro da variedade nipo-brasileira. In: Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global, 2015, São Paulo. EJHIB, 2015.

  • TAKANO, Y. . O esboço do Atlas do falar nipo-brasileiro do Distrito Federal: contribuição para o ensino de línguas. In: V SIMELP, 2015, Itália. V SIMELP, 2015.

  • TAKANO, Y. . Atlas linguístico e a herança linguística da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal: múltiplos olhares. In: III Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2015, Santiago de Compostela. Gallecia IIICILH, 2015.

  • TAKANO, Y. . 13th International Conference on the History of the Language Sciences. In: 13th International Conference on the History of the Language Sciences, 2014, Vila Real - Portugal. 13th International Conference on the History of the Language Sciences, 2014.

  • TAKANO, Y. . A variação linguística em foco: estudo da variedade nipo-brasileira do Distrito Federal sob perspectiva sociogeolinguística. In: XXIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa - X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, 2014, Rio de Janeiro. XIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa - X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, 2014.

  • TAKANO, Y. . A interface lexical de dois códigos linguísticos: estudo preliminar de falar dos nipo-brasileiros. In: 61 Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos), 2013, Universidade de São Paulo. 61 Seminário do GEL (Grupos de Estudos Linguísticos), 2013.

  • TAKANO, Y. . A contribuição do atlas linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal para ensino de língua portuguesa a imigrantes japoneses e nipo-brasileiros. In: 19 INPLA (Intercâmbio de pesquisa em Linguística Aplicada, 2013, São Paulo. 19 INPLA (Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2013.

  • TAKANO, Y. . O estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: uma proposta de análise sociogeolinguístico. In: Colóquio Internacional - Contatos de Línguas: mobilidades, fronteiras e urbanização, 2013, Brasília. Colóquio Internacional, 2013.

  • TAKANO, Y. . Contato de línguas sob perspectiva sociogeolinguística: estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal. In: Seminário Geolinguística e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas, 2013, São Paulo. Seminário Geolinguística e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas, 2013.

  • TAKANO, Y. . O ensino de línguas sob a perspectiva sociogeolinguístico em questão: a interface do atlas linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal. In: XVI Simpósio Nacional de Letras e Linguística - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. XVI Simpósio Nacional de Letras e Linguística - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013.

  • TAKANO, Y. . A variedade nipo-brasileira do Distrito Federal - Brasil: a variação histórica e linguística em questão. In: 13th International Conference on the History of the Languages Sciences, 2013, Portugal. 13th International Conference on the History of the Language Sciences, 2013.

  • TAKANO, Y. . O intercâmbio lexical: uma proposta de estudo do aspecto semântico-lexical dos falantes nipo-brasileiros do Distrito Federa'. In: Congresso Internacional de Estudos do Léxico, 2011, Salvador - Bahia. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico, 2011.

  • TAKANO, Y. . O ensino de língua estrangeira sob a perspectiva da ecologia lingüística:algumas reflexões. In: XVII ENPULLCJ-IVCongresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, 2006, USP- São Paulo. XVII ENPULLCJ-IVCongresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. São paulo: ~Universidade Estadual de São Paulo, 2006.

  • TAKANO, Y. . Variante de Tóquio (padrão) versus Variante Colônia (nikkei): uma tentativa de análise à luz do conflito diglóssico. In: XII Encontro Nacional de Lingua, literatura e Cultura Japonesa, 2001, Rio Grande do Sul. XII Encontro Nacional de Lingua, literatura e Cultura Japonesa. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001. v. 1.

  • TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. . VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL: contribuições para o resgate linguístico em comunidades de fala do português paulista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . O falar nipo-brasiliense: sob perspectiva da dialetometria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAKANO, Y. . ?UM ENCONTRO DE ÁREAS DO CONHECIMENTO: o aspecto multidisciplinar dos estudos do ?Falar nipo-brasileiro? do Distrito Federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAKANO, Y. . Estudo do falar dos nipo-brasileiros: língua de herança?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. . 'ATLAS SEMÂNTICO-LEXICAL E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. ; CAVALCANTE, M. C. ; SOARES, R. C. S. ; AUGUSTO, V. L. D. S. . Contato de línguas em foco: uma proposta metodológica para estudo do falar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AUGUSTO, V. L. D. S. ; TAKANO, Y. ; SOARES, R. C. S. ; CAVALCANTE, M. C. . As contribuições dos estudos da dialetologia e geolinguística para ensino e a pesquisa de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . Línguas Naturais em movimento: uma proposta de estudo Semântico-Lexical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAKANO, Y. . O ensino de língua japonesa em questão: reflexões no campo aplicado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . O esboço de Atlas do falar nipo-brasileiro do Distrito Federal: contribuição para o ensino de llínguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAKANO, Y. . Atlas Linguístico e a herança linguística da comunidade nipo-brasileira do Distrito Federal: múltiplos olhares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAKANO, Y. . Sociogeolinguística, Discurso e Ensino: perspectivas teóricas e interdisciplinares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAKANO, Y. . A função da variedade nipo-brasileira da comunidade nikkei do Distrito federal: uma proposta de estudo sob perspectiva de aquisição de língua (L2).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . A variedade nipo brasileira do Distrito federal - Brasil: a variação histórica e linguística em questão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . Contribuição do Atlas Linguístico do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal para ensino de língua portuguesa a imigrante japoneses e nipo-brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAKANO, Y. . A língua japonesa em movimento: encontro e desencontro das línguas em contato. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKANO, Y. . O estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: uma proposta de análise sociogeolinguístico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKANO, Y. . O estudo do falar dos nipo-brasileiros do Distrito Federal: uma proposta de análise sociogeolinguístico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAKANO, Y. . A interface lexical de dois códigos linguísticos: estudo preliminar do falar dos nipo-brasilienses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . As Faces do `Falar Paraibano`:uma proposta de Análise Semäntico-Lexical. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAKANO, Y. . O Estudo Preliminar do Aspecto Semäntico-Lexical do Lexema Corno e suas Variações do Atlas Linguístico da Paraíba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAKANO, Y. . Estudo Preliminar do Repertório Linguístico dos Nipo-Brasilienses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, Y. . Estudo Preliminar do Repertorio Linguistico dos Nipo-Brasilienses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, Y. . As faces do bilingüismo nipo-brasiliense: um olhar sob perspectiva da tensão diglósiica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, Y. ; TANONAKA, A. ; MORONI, G. ; LIRA, M. . Uma proposta de aprendizagem: o papel da autonomia no ensino de língua japonesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, Y. . O perfil Lingüístico dos Nikkeis do Distrito Federal: estudo de caso da comunidade nipo-brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TAKANO, Y. . As Faces do bilinguismo nipo-brasiliense: um olhar sob perspectiva da tensão diglóssica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, Y. ; TANONAKA, A. ; LIRA, M. ; MORONI, G. . Uma Proposta de aprendizagem - O Papel da Autonomia no Ensino de Lingua japonesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, Y. . O Ensino de Língua Estrangeira sob a perspectiva da ecologia lingüística: algumas reflexões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAKANO, Y. . A interface das linguas em contato: língua japonesa versus língua portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . O Mito do Bilingüismo nipo-brasileiro:reflexo da tensão diglóssica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . As faces da Interlíngua: Japonês ou Português?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TAKANO, Y. . Variante de Tóquio (padrão) versus Variante Clônia (nikkei): uma tentativa de análise à luz do conflito diglóssico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TAKANO, Y. ; Kyoko Sekino ; UCHIGASAKI, K. ; PEREIRA, F. P . O papel do UnB-Idiomas para formação dos professores: tendências e expectativas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Grupo de Pesquisa Sociogeolinguística da Universidade de Uberlândia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yuko Takano - Integrante / Irenilde Pereira dos Santos - Integrante / Adriana Cristina Cristianini - Coordenador / Rita de Cássia da Silva Soares - Integrante / Selma Sueli Santos Guimarães - Integrante / Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto - Integrante / Marcelo Cesar Cavalcante - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Geolinguística da USP - GPDG-USP, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yuko Takano - Integrante / Irenilde Pereira dos Santos - Coordenador / Adriana Cristina Cristianini - Integrante / Rita de Cássia da Silva Soares - Integrante / Selma Sueli Santos Guimarães - Integrante / Maria Teresa Nastri de Carvalho - Integrante / Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto - Integrante / Clézio Roberto Gonçalves - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

120 anos de amizade Japão-Brasil: UnB-Idiomas do curso de Japonês comemorando os laços interculturais, Embaixada do Japão.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, UnB. , Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70904-000 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (061) 31076697, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2003 - Atual

    UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenadora de Extensão do Instituto de letras e Coordenadora do laboratório de Línguas do Instituto de letras 2/2007 a 1/2008. Afastamento para doutorado no ano de 2008 a 2009 e 2009 a 2010.

    Atividades

    • 04/2000 - 04/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , UnB, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do GPDG (grupo de pesquisa)

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro do grupo GPS

  • 2018 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2017

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do PPE UnB-Idiomas