Emílio Ernesto Garbim Júnior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Camilo Castelo Branco (2013). Pós-graduado em Saúde da Família pelo Centro Goiano de Ensino (2018). Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (2020). Atuou como Médico e Responsável Clínico por duas Unidades Básicas de Saúde no Município de Santa Rita do Araguaia-GO (2013 a 2017). Possui ampla experiência na assistência médica de urgência e emergência, atuando como médico plantonista na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Mineiros/GO) e médico intervencionista no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-Mineiros/GO). Além da atuação clínica, exerce atividades docentes no Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), sendo responsável pelo internato de Urgências e Emergências e preceptor de disciplinas específicas para habilidades médicas e atendimento emergencial. Na Faculdade Morgana Potrich (FAMP), é líder do internato de Urgências e Emergências, professor da disciplina de Fundamentos de Urgência e Emergência II, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina e orientador da Liga Acadêmica de Trauma, Urgência e Emergência (LATUE-FAMP) . Possui experiência na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), contribuindo para a formação científica e prática dos acadêmicos de Medicina.

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Nutrição e Alimentos

2018 - 2020

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: IMPACTO DA SUPLEMENTAÇÃO DE PROBIÓTICO SOBRE PERFIL LIPÍDICO EM PACIENTES COM DIABETES MELITTUS TIPO 2, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Tanise Gemelli
Palavras-chave: Diabetes; Bacillus clausii; Probióticos.

Especialização em Saúde da Família

2018 - 2018

CENTRO GOIANO DE ENSINO
Título: Programa saúde da família: uma revisão da literatura
Orientador: Priscila França

Graduação em Medicina

2008 - 2013

Universidade Brasil

Formação complementar

2024 - 2024

Programa de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC). (Carga horária: 10h). , Centro de Treinamento em Urgencia e Emergencia e Editora LTDA., CUREM, Brasil.

2021 - 2021

USEM® - Ultrassonografia na Emergência. (Carga horária: 10h). , Centro de Treinamento em Urgência e Emergência, CUREM, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Cefaléia. (Carga horária: 2h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Antibióticos. (Carga horária: 2h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Dor Torácica.. (Carga horária: 2h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Hematologia e Oncologia. (Carga horária: 4h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2013 - 2013

Aula Time de Resposta Rápida. (Carga horária: 2h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Insuficiência adrenal e Cetoacidose. (Carga horária: 2h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Dor abdominal. (Carga horária: 2h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Primeiros Socorros. (Carga horária: 2h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Hemorragia Digestiva Alta. (Carga horária: 2h). , Hospital Santa Casa de São José dos Campos, HSCSJC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Membro Efetivo da Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia. (Carga horária: 150h). , Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Fisiologia Geral. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Membro Efetivo Liga Acadêmica de Fisiologia do Exercício. (Carga horária: 200h). , Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.

2009 - 2010

ENGLISH PROGRAM - ELEMENTARY. (Carga horária: 180h). , CENTRO CULTURAL AMERICA, CCA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Organização de eventos

CRISPIM, L. F. ; SOUZA, R. M. ; DIAS, J. O. ; PRADO NETO, S. C. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. . I CONGRESSO DE MEDICINA DA FAMP. 2025. (Congresso).

TAVARES, R. S. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. . Mulheres de expressão.. 2018. (Outro).

TAVARES, R. S. ; GONCALVES, B. R. ; TEIXEIRA, B. R. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. . Assistência e cuidado a terceira idade. 2018. (Outro).

GARBIM JÚNIOR, E. E. . Bem-estar: Da ciência a vida prática. 2018. (Outro).

Participação em eventos

I CONGRESSO DE MEDICINA DA FAMP. ECG: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DO INTERNATO. 2024. (Congresso).

PLANO DE ENSINO. 2024. (Oficina).

SEMANA DE PLANEJAMENTO DOCENTE FAMP Tema: Avançar para Inovar. 2024. (Encontro).

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2024. (Encontro).

VISITA GUIADA: CONHECIMENTO DOS EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS (LABORATÓRIO DE PESQUISA/INOVAÇÃO FAMP). 2024. (Encontro).

XV MOSTRA CIENTÍFICA DA FAMP. ADESÃO MEDICAMENTOSA E NÃO MEDICAMENTOSA DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. 2024. (Exposição).

"COMO SER LÍDER DE VOCÊ MESMO. 2023. (Outra).

"I WORKSHOP INTERLIGAS DA SEMIOLOGIA A PATALOGIA TORACOPULMONAR.SEMIOLOGIA PATOLOGICA. 2023. (Outra).

FAMP DE PORTAS ABERTAS. 2023. (Encontro).

XIV Mostra Científica da FAMP. membro da Comissão Científica, na função AVALIADOR(A). 2023. (Exposição).

"I WORKSHOP LAHEM - UM OLHAR DIFERENTE DA MEDICINA.Primeiros socorros - atendimento emergencial. 2022. (Simpósio).

ATENDIMENTO PRIMEIRA COPA CICLOMINEIROS MTB XCO.ATENDIMENTO PRIMEIRA COPA CICLOMINEIROS MTB XCO. 2022. (Outra).

FAMP DE PORTAS ABERTAS. 2022. (Encontro).

GRUPO DE ESTUDOS.ABORDAGEM TERAPÊUTICA DAS PRINCIPAIS ENFERMIDADES EM MEDICINA. 2022. (Encontro).

I SIMPÓSIO DE DIAGNÓSTICO MÉDICO E ANÁLISES CLÍNICAS.HEMOGRAMA. 2022. (Simpósio).

XIII Mostra Científica da FAMP.membro da Comissão Científica, na função AVALIADOR. 2022. (Encontro).

XVII Semana Universitária, XVI Encontro de Iniciação Científica e IX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação.uporte básico de vida, atendimento pré-hospitalar e prevenção de eventos adversos no politrauma? (Turma 2). 2022. (Oficina).

XVII Semana Universitária, XVI Encontro de Iniciação Científica e IX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação.uporte básico de vida, atendimento pré-hospitalar e prevenção de eventos adversos no politrauma? (Turma 1). 2022. (Oficina).

XVII Semana Universitária, XVI Encontro de Iniciação Científica e IX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação.Anatomia da laringe e intubação orotraqueal. 2022. (Encontro).

PROGRAMA SOU + CEDRO. 2021. (Outra).

Curso Para Abordagem Intensiva ao Fumante. 2015. (Encontro).

III Conferência Municipal de Saúde. Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro. 2015. (Exposição).

Capacitação de Profilaxia da Raiva Humana. 2014. (Encontro).

Aula de Time de Resposta Rápida. 2013. (Outra).

Congresso de Infectologia do Noroeste Paulista. 2013. (Congresso).

Curso Pré Congresso: Princípios em Antibioticoterapia e Resistencia Bacteriana. 2013. (Congresso).

Prevenindo Lombalgia.Prevenindo Lombalgia. 2012. (Encontro).

Reunião anatomo-clínica ? Acidente Vascular Encefálico. 2012. (Outra).

Reunião anatomo-clínica ? Incompetência Istmo Cervical. 2012. (Outra).

Simpósio das Ligas de Endocrinologia e de Anestesiologia Dor e Terapia Intensiva. 2012. (Simpósio).

III Simpósio da LIFE. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia. 2011. (Simpósio).

IV Simpósio Médico de Fernandópolis. 2011. (Simpósio).

III Simpósio Médico de Fernandópolis. 2010. (Simpósio).

Bases Fisiológicas e Metodológicas da Hipertrofia e da Resistência Muscular. 2009. (Encontro).

Curso Anatomia Funcional Neuromuscular do Membro Inferior. 2009. (Encontro).

Curso de Anabolizantes. 2009. (Encontro).

VIII Simpósio de Biologia. 2009. (Simpósio).

Curso Antibióticoterapia. 2008. (Simpósio).

I Simpósio Medico de Fernandópolis. 2008. (Simpósio).

Mini-curso Anatomia Clínica dos Sopros Cardíacos. 2008. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Alaex Yukio Nishiyama

GARBIM JÚNIOR, E. E.. Síndrome Complexa da Dor Regional (SCDR): Relato de Caso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Mineiros.

Aluno: Gabrielle Lorraini Pereira Longhi

GARBIM JÚNIOR, E. E.. A interferência de transtornos mentais comuns (TCM) no controle da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Mineiros.

Aluno: Mariana Fernandes Silva e Victória Millena Barbosa Parreira

GOMES, E. V.; SOUZA, R. M.;JÚNIOR, EMÍLIO ERNESTO GARBIM. Câncer De Mama: Uma Revisão de Bibliografia Atualizada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Amanda Pimenta Soares e Raissa Araújo Porto Fernandes

JÚNIOR, EMÍLIO ERNESTO GARBIM; DANZINGER, L. R.; PRADO NETO, S. C.. Diabetes autoimune latente no adulto (LADA): Uma revisão de literatura I. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Larissa Martins Silva e Mariany de Oliveira Reis

JÚNIOR, EMÍLIO ERNESTO GARBIM; GOUVEIA, L. C.; ROSSI., R.. Síndrome de Sweet como a primeira manifestação clínica no diagnóstico da Hanseníase Virchowiana: Relato de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Maria Eduarda Fonseca Vilela e Ana Luísa Caselli Parassulo

JÚNIOR, EMÍLIO ERNESTO GARBIM; GOMES, E. V.; SOUZA, D. M.. Associação do Microbioma Intestinal Com a Endometriose: Uma Revisão da Literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Kelly Cristina Ferreira de Moraes e Nivia Rezio Costa

GARBIM JÚNIOR, E. E.; FERES, D. D. S.; SOUZA, D. M.. Esteatose Pancreática: Uma Nova e Desafiadora Entidade Clínica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Aléxia Victória Tosta Araujo Silva, Ana Flávia Martins Gonti

GARBIM JÚNIOR, E. E.; SOUZA, D. M.; FERES, D. D. S.. Uma Revisão da Eficácia da Ivermectina Contra O SARS-COV-2 In Vitro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: ANNA LAURA RODRIGUES ALVES, BRENDA CRISTINY DA SILVA CABRAL

SILVA, P. R. T.;JÚNIOR, EMÍLIO ERNESTO GARBIM; SOUZA, D. M.. Hemólise aguda em paciente com anemia hemolítica: Relato de caso e revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: GABRIELA OLIVEIRA RODRIGUES, GUILHERME FRAGA REZENDE e REBE

GARBIM JÚNIOR, E. E.; NUNES, R. F.; DAZINGER, L. R.. O papel da semaglutida no tratamento da obesidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: AMANDHA PIMENTA SOARES e RAÍSSA ARAÚJO PORTO FERNANDES

GARBIM JÚNIOR, E. E.; CAMLOFSKI, F. B.; GOUVEIA, N. M.. Diabetes Autoimune Latente no Adulto (Lada), A Importância de um Diagnóstico Precoce: Uma Revisão Literária II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: VITÓRIA PERES SOUSA SANTOS

GARBIM JÚNIOR, E. E.; FRANCA, G. L. M.; ARAUJO, W. A. F.. Aplicabilidade Clínica do Protocolo Spikes Nos Pacientes Diagnosticados Com Vírus da Himunodeficiência Humana (HIV): Uma Revisão Descritiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: ANA BEATTRIZ BUENO, LYVIA RODRIGUES BRAGA e RENATA BORGES

GARBIM JÚNIOR, E. E.; ARAUJO, W. A. F.; MONTEIRO, A. C. F.. Sutura mecânica: uma evolução tecnológica na cirurgia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Guilherme Nascimento Garcia Aleve

GARBIM JÚNIOR, E. E.; MELLO JUNIOR, M. V. R.; SILVA, C. A. T.. Incidência de câncer de pulmão em tabagista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Mineiros.

Aluno: Matheus de Moraes Cestari

GARBIM JÚNIOR, E. E.; AGOSTINHO, F.; ABREU, M. C. M.. Associação de fatores epidemiológicos entre dengue e COVID-19 no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Mineiros.

Aluno: Amanda Rodrigues, Gustavo Tavares, Rafaela Ramos

DANZIGER, L. R.; CAMARGO, M. R.;GARBIM JÚNIOR, E. E.. Perfil Epidemiológico Dos Pacientes Hipertensos E Diabéticos Infectados Pela Covid-19 Em Uma Cidade Do Sudoeste Goiano (TCCI). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Ana Paula Mainardes e Maria Luiza Wilson

GOUVEIA, N. M.; GOMES, E. V.;GARBIM JÚNIOR, E. E.. Perfil Epidemiológico Dos Pacientes Pós-Infecção Por Covid-19 Atendidos Na Rede Pública De Saúde Em Um Município Do Sudoeste Goiano (TCCI). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Anna Laura Vilela De Oliveira Assis e Juliane Zanina

SOUZA, R. M.;GARBIM JÚNIOR, E. E.; NUNES, R. F.. Transplante De Córnea Em Ceratocone: Relato De Caso (TCCI). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Mateus Rodrigues, Lucas André Costa e Abiud Ponciano

ROMEIRO, C. A. P.; FERNANDES, R. J.;GARBIM JÚNIOR, E. E.. Incidência de lesões no joelho em jogadores de futebol (TCCII). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: João Gabriel Silva, Felipe Zanella, Pedro Henrique Canedo

ROMEIRO, C. A. P.;GARBIM JÚNIOR, E. E.; SILVA, D. G.. Estudo morfológico de uma variação anatômica das vias broncopulmonares em humanos (TCCII)ANO (TCCII). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Victor Bandeira Pinheiro e Gustavo Hideki Aoki

ROMEIRO, C. A. P.; SOUSA, M. F.;GARBIM JÚNIOR, E. E.. Levantamento conteudista de provas de residência do estado de Goiás (TCCI). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Gabriella Rabaioli, Isabela Bianca Rodrigues, Carla Moreira

GOMES, E. V.; FERES, D. D. S.;GARBIM JÚNIOR, E. E.. Terapia de reposição hormonal masculina (TCCI). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Fabricia Nunes Dos Santos e Kalinkia Suzy Silva Carriijo

REIS, S. S.;GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO; MORAES, J.. Avaliação Da Função Pulmonar Em Pacientes Pós Covid19 (TCCII). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Lusca Guasca, Thales Augusto e Wagner Stéphano Mendes

DANZIGER, L. R.; GOMES, E. V.;GARBIM JÚNIOR, E. E.. Fatores Desencadeadores Da Relação Dos Distúrbios De Sono Com A Doença De Alzheimer (TCCI). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Camilla Correa Alves e Ilghenner Carvalho

DANZIGER, L. R.; NUNES, R. F.;GARBIM JÚNIOR, E. E.. Aspiração de corpo estranho em criança do sexo feminino de 9 meses de idade: relato de caso (TCCII). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Paulo Henrique F de Oliveira; Portinari S Mendes; Matheus D

GARBIM JÚNIOR, E. E.; CAMARGO, M. R.; DANZIGER, L. R.. Síndrome de Lewis Sumner: uma revisão sistemática sobre os efeitos dos imunossupressores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Bárbara R Gonçalves; Breno O de Assis; Ricardo S Tavares

GARBIM JÚNIOR, E. E.; SILVA, V. C. C.; OLIVEIRA, D. H.. Avaliação de microrganismos presentes em aparelhos celulares de acadêmicos e profissionais da área de saúde em uma faculdade localizada no sudoeste goiano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Chrislayne de Campos, Eliane de Sousa, Jussilene de Cassia

DANZIGER, L. R.;GARBIM JÚNIOR, E. E.; CARNEIRO, N.. Perfil epidemiológico de Mal de Hansen em Mineiros (TCCI). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Siandra C Alves; Osmair A da Silva; Luciana R Dias

GARBIM JÚNIOR, E. E.; PARTATA, K. S. S.; DANZIGER, L. R.. A importância da Anamnese na formação do acadêmico de medicina (TCCI). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Aluno: Danniela S C Vieira; Jade H T de Carvalho; Kassandra T de So

GARBIM JÚNIOR, E. E.; DANZIGER, L. R.; CARVALHO, S. R.. Prevalência de pacientes diabéticos tipo 2 com hipotireoidismo na UBS Ubaldina Rezende Carvalho em Mineiros - GO noos anos de 2016 à 2018 (TCCI). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich.

Orientou

Thalilhia Souza Lima

Taquiarritmias e seus desfechos: uma revisão sistemática (TCCII); Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; (Orientador);

Guilherme Nascimento Garcia Aleve

Incidência de câncer de pulmão em tabagista; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Mineiros; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Bruna Rojo, Pâmela Gomes e Victor Cunha

Análise Do Perfil Epidemiológico Dos Usuários Do Centro De Testagem E Aconselhamento (Cta) De Mineiros - Go Com Sorologia Positiva Para Hiv De 2017 A 2020 (TCCI); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Bruna Rojo, Pâmela Gomes e Victor Cunha

Análise do perfil epidemiológico dos usuários do centro de testagem e aconselhamento (CTA) de Mineiros - GO com sorologia positiva para Hiv de 2017 a 2020 (TCCII); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Thalilhia Souza Lima

Taquiarritmias e seus desfechos: uma revisão sistemática (TCCI); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Bruno Neves e Renzo Rodrigues

Avaliação bacteriana em aparelhos celulares de acadêmicos e profissionais da área de saúde de uma faculdade localizada no sudoeste goiano (TCCI); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Luciana Regina, Siandra Cordeiro, Osmair Alves

A importância da anamnese na formação do acadêmico de medicina (TCCII); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Bárbara Rocha, Breno Oliveira, Ricardo Silva

Avaliação de microrganismos presentes em aparelhos celulares de acadêmicos e profissionais da área de saúde de uma faculdade no sudoeste goiano (TCCII); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Gabriel Vale, Caio Cesar e Waldemar Amaral

O uso de antiplaquetários na prevenção de eventos cardiovasculares (TCC I); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Isabella Barros, Kamilla Mota, Rafaella Fônseca

Prevalência da Tuberculose na Cidade de Mineiros (TCCI); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Portinari Mendes, Paulo Henrique F Oliveira, Matheus Delane

Síndrome de Lewis Sumner: uma revisão sistemática sobre os efeitos dos imunossupressores (TCCII); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Gabriel Vale, Caio Cesar e Waldemar Amaral

O uso de antiagregantes plaquetários na prevenção de eventos cardiovasculares em hipertensos e diabéticos (TCCI); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Isabella Barros, Kamilla Mota, Rafaella Fônseca

Tuberculose pulmonar relacionada à resistência medicamentosa na população: uma revisão sistemática (TCCII); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Portinari Mendes, Paulo Henrique F Oliveira, Matheus Delane

Síndrome de Lewis Sumner: uma revisão sistemática sobre os efeitos de imunossupressores (TCCI); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Emílio Ernesto Garbim Júnior;

Produções bibliográficas

  • BRITO, B. R. ; OLIVEIRA, P. G. ; BATISTA, V. C. ; OLIVEIRA, C. L. ; DANZIGER, L. R. ; GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO . Análise do Perfil Epidemiológico dos Usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Mineiros-GO com Sorologia Positiva para HIV. REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR , v. 12, p. 12-12, 2022.

  • DE CARVALHO, LUCAS AZEVEDO NOGUEIRA ; CRUZ, MATHEUS DELANE MEDEIROS ; DOS SANTOS, JOÃO PAULO LACERDA CAMPOS ; DE OLIVEIRA, PAULO HENRIQUE FERREIRA ; DE CARVALHO, NATHALIA OLIVEIRA ; MENDES, PORTINARI SOARES ; JÚNIOR, EMÍLIO ERNESTO GARBIM ; FRANCO, FABIANA SANTOS . Síndrome de lewis sumner: uma revisão sistemática sobre os efeitos dos imunossupressores / Lewis sumner syndrome: a systematic review on the effects of immunosupressors. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 61485-61495, 2021.

  • TAVARES, R. S. ; GONCALVES, B. R. ; ASSIS, B. O. ; GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO ; MIGUEL, C. B. ; RODRIGUES, W. F. . Prevalência de tuberculose no município de Mineiros-GO. Brazilian Applied Science Review , v. 4, p. 1765-1771, 2020.

  • GONÇALVE, BÁRBARA ROCHA ; TAVARES, RICARDO SILVA ; ASSIS, BRENO OLIVEIRA DE ; GARBIM JÚNIOR, EMÍLIO ERNESTO ; SILVA, VINÍCIUS CARLOS COSTA . Avaliação bacteriana em aparelhos celulares de acadêmicos e profissionais da área de saúde de uma faculdade localizada no sudoeste goiano. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e79985380, 2020.

  • MORAES, K. M. ; BARROS, I. F. ; TOBIAS, R. F. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. . Tuberculose pulmonar relacionada à resistência medicamentosa na população: uma revisão sistemática. REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR , v. 7, p. 01-10, 2020.

  • DIAS, LUCIANA REGINA ; SILVA, OSMAIR ALVES DA ; ALARCÃO SOARES, SIANDRA CORDEIRO ALVES DE ; GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO ; DANZIGER, LEILA RODRIGUES . A importância da anamnese na formação do acadêmico de medicina. Revista Eletrônica Acervo Científico , v. 5, p. e1094, 2019.

  • TAVARES, R. S. ; GONCALVES, B. R. ; AMARAL, W. N. ; FRANCESCANTONIO, I. C. M. ; DANZIGER, L. R. ; GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO ; RODRIGUES, W. F. . PREVALÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS EM MULHERES COM SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO - REVISÃO SISTEMÁTICA. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 11, p. e250, 2019.

  • GONCALVES, B. R. ; TAVARES, R. S. ; GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO ; OLIVEIRA, C. L. ; RODRIGUES, W. F. . RELAÇÃO DO HORMÔNIO GONADOTRÓFICO HUMANO, UREIA E CREATININA NO LÍQUIDO VAGINAL NA DETECÇÃO DA RUPTURA PREMATURA DE MEMBRANAS. REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR , v. 5, p. 15-19, 2019.

  • GONCALVES, B. R. ; TAVARES, R. S. ; GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO ; FERREIRA, R. C. ; RODRIGUES, W. F. . O IMPACTO DO USO DE PROGESTERONA EM AMEAÇA DE ABORTO ? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR , v. 5, p. 77-80, 2019.

  • TAVARES, R. S. ; GONCALVES, B. R. ; ASSIS, B. O. ; COSTA, J. E. P. ; MIGUEL, C. B. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. ; RODRIGUES, W. F. . MAGNESIUM SUPPLEMENTATION IN CARDIOVASCULAR DISEASES : A SYSTEMATIC REVIEW.. Advance Research Journal of Multidisciplinary Discoveries , v. 27, p. 23-27, 2018.

  • DIAS, L. R. ; SILVA, O. A. ; SOARES, S. C. A. A. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. ; DANZIGER, L. R. . A importância da anamnese na formação do acadêmico de medicina. In: Benedito Rodrigues da Silva Neto. (Org.). Medicina: esforço comum da promoção da saúde e prevenção e tratamento das doenças. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. , p. 195-.

  • RODRIGUES, I. G. M. ; OLIVEIRA, L. F. ; GOMES, L. F. P. ; BORGES, M. V. P. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. . ADESÃO MEDICAMENTOSA E NÃO MEDICAMENTOSA DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. In: XV MOSTRA CIENTÍFICA DA FAMP, 2025, Mineiros. ANAIS DA MOSTRA CIENTÍFICA DA FAMP, 2024. p. 1-1.

  • NASCIMENTO, A. P. A. ; LUCIANO, D. F. ; DANZIGER, L. R. ; GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO . Influencia da pandemia no transtorno de bordeline. In: XIII Mostra Científica da FAMP, 2022, Mineiros. Anais da XIII Mostra Científica da FAMP, 2022.

  • BORGES, G. A. C. ; BORGES, K. C. S. ; BERSAN, F. P. ; BELCHIOR, E. P. ; SILVEIRA, J. A. ; MOREIRA, G. O. ; GARBIM JUNIOR, EMÍLIO ERNESTO . Análise comparativa do número de internações e mortalidade por sepse utilizando o Sepse-2 e Sepse-3. In: XI Mostra Científica da FAMP, 2020, Mineiros. Anais da XI Mostra Cientifica da FAMP, 2020.

  • GONCALVES, B. R. ; TAVARES, R. S. ; TEIXEIRA, B. R. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. ; FERREIRA, R. C. ; OLIVEIRA, C. L. . Relação do hormônio gonadotrófico, ureia, creatinina no liquido vaginal na detecção da ruptura prematura de membrana. In: III Congresso Nacional Multidisciplinar da Saúde, 2018, Goiânia-GO. CONMSAÚDE, 2018.

  • MCD, F. ; TAVARES, R. S. ; ASSIS, B. O. ; GONCALVES, B. R. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. ; LOPEZ, M. L. . Avaliação de dados antropométricos, glicêmicos e pressóricos em um evento de extensão universitária na cidade de Mineiros-GO. In: XII FAMP Falando de Saúde, 2018, Mineiros-GO. XI Mostra Científica FAMP, 2018.

  • TAVARES, R. S. ; SALES, C. F. R. ; GONCALVES, B. R. ; ASSIS, B. O. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. ; LOPEZ, M. L. . Avaliação da eficácia das estatinas em portadores de insuficiência renal crônica: uma revisão sistemática.. In: XII FAMP Falando de Saúde, 2018, Mineiros-GO. Mostra Científica FAMP, 2018.

  • SALES, C. F. R. ; TAVARES, R. S. ; GONCALVES, B. R. ; ASSIS, B. O. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. ; FLEURY, R. C. B. . Paraparesia espástica tropical: um relato de caso.. In: XII FAMP Falando de Saúde, 2018, Mineiros. XI Mostra Científica FAMP, 2018.

  • ASSIS, B. O. ; TAVARES, R. S. ; GONCALVES, B. R. ; SALES, C. F. R. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. ; FLEURY, R. C. B. . Desafios do manejo do suícidio na emergência clínica. In: XII FAMP Falando de Saúde, 2018, Mineiros-GO. XI Mostra Científica FAMP, 2018.

  • TAVARES, R. S. ; COSTA, J. E. P. ; ASSIS, B. O. ; FERREIRA, R. C. ; BRAGA, R. R. S. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. . Avaliação de microrganismos presente em aparelhos de celulares de acadêmicos e profissionais da área de saúde de uma Faculdade localizada em Mineiros-GO. In: XI Famp Falando em Saúde, 2017, Mineiros-GO. VIII Mostra científica, 2017.

  • RODRIGUES, K. L. A. ; NETTO, A. ; GARBIM JÚNIOR, E. E. ; CRUZ JUNIOR, M. F. . Mesa Redonda Interdisciplinar: Saúde Mental e Políticas Públicas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GARBIM JÚNIOR, E. E. . Projeto Amigos da Comunidade Santa Cruz. 2013.

GARBIM JÚNIOR, E. E. . SEMIOLOGIA A PATALOGIA TORACOPULMONAR. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARBIM JÚNIOR, E. E. . Primeiros socorros - atendimento emergencial. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GARBIM JÚNIOR, E. E. . Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia. 2012. (Cargo em Liga Universitária).

GARBIM JÚNIOR, E. E. . Liga Acadêmica de Fisiologia do Exercício. 2010. (Cargo em Liga Universitária).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    AVALIAÇÃO DE MICRORGANISMOS PRESENTES EM APARELHOS CELULARES DE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA FACULDADE LOCALIZADA NO SUDOESTE GOIANO, Descrição: INTRODUÇÃO: O uso de dispositivos móveis é frequente em meio a profissionais e acadêmicos da área da saúde, e é visto como uma provável fonte de microrganismos. É com esse intuito, que este estudo visa avaliar a presença de microrganismos em aparelhos celulares e como eles poderão interferir na saúde da população. METODOLOGIA: Em busca da avaliação desses microrganismos, faremos a coleta de material em acadêmicos e profissionais da área da saúde da Instituição de Ensino Morgana Potrich, verificando assim potencial de contaminação para outros. RESULTADO: Identificação de bactérias e fungos patogênicas e não patogênicas presentes em dispositivos dos indivíduos analisados. CONCLUSÃO: O impacto social que os resultados desencadearam ao suscitar discussões em ambientes hospitalares e de ensino, sobre os cuidados que se deve possuir com os aparelhos. E quanto às possibilidades de auto contaminação por microrganismos patogênicos e também o repasse para comunidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Emílio Ernesto Garbim Júnior - Coordenador / Ricardo Silva Tavares - Integrante / Jullyana Egito Peixoto da Costa - Integrante / Breno Oliveira de Assis - Integrante / Ricardo Campos Ferreira - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Morgana Potrich. , Avenida Três, Setor Mundinho, 75832009 - Mineiros, GO - Brasil, Telefone: (64) 36612655, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Faculdade Morgana Potrich

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2025

    Direção e administração, Faculdade Morgana Potrich - FAMP.Cargo ou função, Liderança do internato de Urgências e Emergências campus Mineiros.

  • 01/2025

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Urgências e Emergências 2 (UE II A) - TURMA A, Fundamentos de Urgências e Emergências 2 (UE II B) - TURMA B

  • 01/2025

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Preceptoria em Urgências e Emergências - campus de Mineiros

  • 02/2019

    Direção e administração, Faculdade Morgana Potrich - FAMP.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich - FAMP/GO.

2019 - Atual

Centro Universitário de Mineiros

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2019 - Atual

Centro Universitário de Mineiros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptor em Urgências e Emergências

Atividades

  • 08/2019

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tutoria: UCIV - Funções Biológicas, Tutoria: UCV - Mecanismo de Agressão e Defesa, Tutoria: UCVI - Abrangência das Ações de Saúde

  • 08/2019

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HP2 - Habilidades Médicas

  • 01/2019

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Habilidades Profissionais

  • 07/2022 - 06/2023

    Direção e administração, Faculdade de Medicina UNIFIMES.Cargo ou função, Orientador da Liga Acadêmica de Trauma, Urgência e Emergência - LATUE.

  • 01/2019 - 07/2019

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HP6 - Habilidades Médicas

2019 - Atual

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico intervencionista

2016 - Atual

Unidade de pronto Atendimento de Mineiros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico plantonista

2019 - 2022

Hospital Samaritano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico plantonista

2014 - 2017

PSF Júlio Alves de Oliveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico

Outras informações:
Médico Responsável Técnico pela Unidade

2015 - 2017

PSF Hermelindo Rodrigues Paniago

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40