Laerte Nogueira Fernandes

-Graduação em pedagogia pela faculdade de administração e pedagogia (2008). - Professor do Centro Universo de Educação e Desenvolvimento. - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFES

Informações coletadas do Lattes em 13/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em pedagogia

2005 - 2008

faculdade de administração e pedagogia
Título: O Perfil dos Profissionais Formados pela Instituições de Ensino da Grande Vitoria
Orientador: Sylvana Torres

Curso técnico/profissionalizante

1975 - 1979

Escola Técnica Federal do Espírito Santo

Ensino Fundamental (1º grau)

1972 - 1973

SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo

Formação complementar

2008 - 2008

Projetos Pedagógicos. (Carga horária: 40h). , Centro Educacional.

1988 - 1989

FAE. (Carga horária: 160h). , SENAI - Curso Ormação e Aperfeiçoamento de Instrutores.

Participação em eventos

FEIMAFE 2013. 2013. (Exposição).

ROMI - Curso de Programação e Operação Centro de Usinagem. 2012. (Oficina).

Conhecer. 2008. (Congresso).

Conhecer. 2007. (Congresso).

SEMINÁRIO DE MANUTENÇÃO. 1998. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2011

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Espirito Santo

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Esino Básico, Técnico e Tecnológ, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: Professor das disciplinas: - Fabricação Mecânica I e II ( Ajustagem, Tornearia Fresagem e Desenho Mecânico)

2008 - Atual

Centro Universo de Educação e Desenvolvimento

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Atividades: - Professor nas disciplinas teóricas e prática na área de manutenção:. Elementos de Máquinas, manutenção mecânica,fabricação mecânica, Tecnologia mecânica,alinhamento de máquinas rotativas, metrologia e desenho técnico.

2006 - 2007

Centro Universo de Educação e Desenvolvimento

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professoroodenador/, Carga horária: 40

2001 - 2006

Tecvix- Planejamento e Serviços Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Manutenção Industrial, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: - Responsável pela manutenção e inspeção da caldeiras da Aracruz Celulose - Manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos -Operador de ponte rolante e empilhadeira.

1987 - 2001

SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutor de Ensino - Mecânico Geral, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: - Desenvolvimento de atividades teóricas e práticas nas áreas de tornearia, ajustagem, retífica,metrologia, desenho mecânico. - Professor de manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos. - Treinamento de manutenção para operadores de área - Treinamento para certificação CST/SENAI - Avaliador para certificação CEQUAL/ABRAMAN de mecânico de manutenção nível "I"

1981 - 1988

Companhia Espirito Santense de Saneamento

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Mecânico de Manutenção, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades: - Verificação de causas prováveis de falhas em bombas, redutores, válvulas, cilindros hidráulicos e pneumáticos. - Manutenção e instalação de máquinas e equipamentos. - Confecção de peças em torno mecânico, frsadoras e plainas limadoras. - Controle de materiais empregados a fim de evitar a não conformidades.