Fernanda Rodrigues Ferreira
Possui Mestrado pela ANHEMBI MORUMBI ( 2023) em Design, graduação em Design de Moda pela FACED Divinópolis (2008), técnico em vestuário pelo CEFET-MG ( 2004), pós-graduação em Marketing com ênfase em Moda pela FACED Divinópolis ( 2012). Se inseriu no mercado de moda, trabalhando em algumas empresas como modelista e em seguida estilista. Desenvolveu várias coleções, atuando desde o desenvolvimento do produto até a parte prática da confecção em grande escala. Atuou em várias empresas, de diversos seguimentos, inclusive com a terceirização de oficinas de costura e dando consultoria no setor de pilotagem, ajudando o cliente a otimizar o tempo de produção. Atualmente é Professora no curso de moda do CEFET-MG, e diretora da empresa de confecção feminina MeleLiz.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Design
2021 - 2023
Universidade Anhembi Morumbi
Título: Design de moda como fator de transformação social: um estudo sobre auto-estima e mulheres com câncer de mama, Ano de Obtenção: 2023
Cristiane Mesquita.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Design Social; Design de Moda; Câncer de mama; aparência; Autoestima.Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Confecção de artigos do vestuário e acessórios.
Especialização em gestão estrategica em marketing de moda
2010 - 2012
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - Divinópolis
Título: A busca da felicidade no consumo?
Orientador: Rodrigo Bessa
Graduação em DESIGN DE MODA
2005 - 2008
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - Divinópolis
Título: DANCA E ARTE
Orientador: CLÍCIA MACHADO
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Vestuário
2001 - 2004
Formação complementar
2000 - 2001
Informática avançada. (Carga horária: 200h). , Cemp informática, CEMP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Organização de eventos
FERREIRA, F. R. ; SANTANA, ; LARA, ; BARRETO, ; CAMPOS, A. G. ; VICTER, C. A. G. ; NOGUEIRA, M. L. C. ; BESSA, R. . Semged- Seminário de Moda, Gestão e Design. 2024. (Congresso).
FERREIRA, F. R. ; CAMPOS, A. G. ; BARRETO, ; NOGUEIRA, M. L. C. ; BESSA, R. ; DRUMOND, A. C. ; LARA, H. B. ; SANTANA, . Bazar de vestido de noiva e festa da Acccom. 2019. .
SANTANA, ; LARA, ; BARRETO, ; CAMPOS, A. G. ; FERREIRA, F. R. ; NOGUEIRA, M. L. C. ; BESSA, R. ; DRUMOND, A. C. . Semged. 2019. .
Participação em eventos
CIMODE. DESIGN DE MODA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE AUTO-ESTIMA E MULHERES COM CÂNCER DE MAMA. 2022. (Congresso).
3º Colóquio RETiiNA.Internacional. 2021. (Congresso).
Encontro Cientifico da Universidade Anhembi Morumbi.?O Design de moda como resgate da autoestima no tratamento de pacientes com câncer de mama". 2021. (Encontro).
Encontro em Arte-Design-Ciência-Tecnologia, 1º Ciclo: Poéticas em Arte Digital e Interativa,. 2021. (Encontro).
SENAC MODA E INFOMAÇÃO. 2018. (Seminário).
SENAC MODA E INFOMAÇÃO. 2018. (Seminário).
SENAC MODA E INFOMAÇÃO. 2017. (Seminário).
SENAC MODA E INFOMAÇÃO. 2016. (Seminário).
SENAC MODA E INFOMAÇÃO. 2015. (Seminário).
SENAC MODA E INFOMAÇÃO. 2014. (Congresso).
Inspira +. 2013. (Outra).
Pre a Porter. 2013. (Outra).
SENAC MODA E INFOMAÇÃO. 2013. (Seminário).
senac. 2011. (Congresso).
senac. 2010. (Congresso).
senac. 2009. (Congresso).
MINAS TREND PRIVEW. INVERNO 2009. 2008. (Congresso).
SENAC MODA. INVERNO 2009. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
FERREIRA, F. R.; BARRETO, NOGUEIRA, M. L. C.. Cultura Nordestina. 2019. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
BARRETO,FERREIRA, F. R.; NOGUEIRA, M. L. C.. Barroco Mineiro. 2019. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
BARRETO,FERREIRA, F. R.; NOGUEIRA, M. L. C.. Tropicália. 2019. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
BARRETO,FERREIRA, F. R.; NOGUEIRA, M. L. C.. Cultura da Ilha de Marajó. 2019. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
BARRETO,FERREIRA, F. R.; NOGUEIRA, M. L. C.. Cultura da Ilha de Marajó. 2019. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Orientou
DESIGN DE MODA E DESIGN DE MODA SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE AUTO-ESTIMA EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA; 2023; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Rodrigues Ferreira;
estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Produção de moda) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Rodrigues Ferreira;
Estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Produção de moda) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Rodrigues Ferreira;
Estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Produção de moda) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Rodrigues Ferreira;
Estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Produção de moda) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Rodrigues Ferreira;
Estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Produção de moda) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Rodrigues Ferreira;
Estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Produção de moda) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernanda Rodrigues Ferreira;
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, F. R. ; Mesquira, C. . DESIGN DE MODA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE AUTO-ESTIMA E MULHERES COM CÂNCER DE MAMA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, F. R. . ?O Design de moda como resgate da autoestima no tratamento de pacientes com câncer de mama'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, F. R. . A busca da felicidade no consumo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, F. R. . Existe relação entre dança contemporanêa e moda?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, F. R. . Era uma vez. 2013. (Editoração/Catálogo).
-
FERREIRA, F. R. . verão 2012. 2012. (Editoração/Catálogo).
-
FERREIRA, F. R. . conscious. 2012. (Editoração/Catálogo).
-
FERREIRA, F. R. . inverno 2012. 2011. (Editoração/Catálogo).
Outras produções
FERREIRA, F. R. . vitrines. 2012. Instalação.
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
JOGUEDO - CRIAÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS DIDÁTICOS A PARTIR DO USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS 2, Descrição: O uso dos jogos e brinquedos didáticos além de motivador, proporciona aos alunos diversos benefícios entre eles a fixação dos conceitos já aprendidos; introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão; a busca por estratégias de resolução de problemas; a tomada de decisão e sua avaliação; a interdisciplinaridade; a construção do conhecimento pelo próprio aluno; a socialização e o trabalho em equipe. O presente projeto propõe a criação de jogos e brinquedos, para os alunos do ensino fundamental, para portadores de necessidades especiais e para pessoas da terceira idade, a partir do uso de materiais recicláveis e dos resíduos têxteis obtidos no polo confeccionista de Divinópolis. A proposta desta pesquisa vem também de encontro à necessidade de conservação e preservação do meio ambiente ao se reaproveitar os resíduos, especialmente os têxteis, que poderiam ser dispostos inadequadamente no aterro da cidade comprometendo o meio ambiente, bem como, as atuais e futuras gerações. Este projeto pretende ainda introduzir os alunos na estrutura conceitual dos conteúdos trabalhados e integrar os estudantes da área de Moda do CEFET-MG, oportunizando fazer deles, atores de processos de impacto social e transformador. Como resultados, espera se a construção de jogos e brinquedos didáticos recicláveis imbuídos de recursos e linguagens que possibilitem a construção do conhecimento de forma lúdica aprimorando o processo de ensino-aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Rodrigues Ferreira - Coordenador / MARIA DE LOURDES COUTO NOGUEIRA - Integrante / Hemilly Brugnara Lara - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2023
Universidade Anhembi MorumbiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento
2019 - Atual
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2020
Pesquisa e desenvolvimento, campus 5.Linhas de pesquisa
-
06/2020
Pesquisa e desenvolvimento, campus 5.Linhas de pesquisa
-
06/2020
Pesquisa e desenvolvimento, campus 5.Linhas de pesquisa
-
06/2020
Pesquisa e desenvolvimento, campus 5.Linhas de pesquisa
2013 - 2015
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - DivinópolisVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de modelagem, Carga horária: 5
Outras informações:
Muito importante essa experiência profissional. Foi nela que o amor pela docência surgiu. Ter a oportunidade de estar com professores super capacitados, foi engrandecedor.
2012 - Atual
FREE LANCEVínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Designer de moda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desde 2012 trabalho como designer de moda, atendendo várias empresas no ramo de moda, cuidando da produção em grande escala. Tenho um escritório de terceirização, onde pegamos a produção da empresa e executamos de forma terceirizada.
2018 - 2018
Tempo de criança moda infantil ltdaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: supervisor de produção, Carga horária: 40
2011 - 2012
Escola Estadual Sagrado CoraçãoVínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: professora de artes, Carga horária: 2
2005 - 2006
Gaia do Sol moda praia LTDAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Costureira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
Avesso Industria e Comércio LTDAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Modelista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Por se tratar de uma empresa de pequeno porte, desenvolvia funções de modelista e estilista
2012 - 2014
Malhas MartinsVínculo: Designer 1, Enquadramento Funcional: designer de moda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atendia-se na Malhas Martins grandes marcas a nível nacional e internacional, confeccionando o tricô na forma de Privet Label. Lidava diretamente com os maiores estilistas e diretores de grandes marcas.
2015 - 2017
Opção latina confecções LTDA EPP matrizVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Designer de roupas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Rodrigues Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?