Mauro Silva Florentino

Doutorando em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México - (UNINI-MX); Mestre em Ciências Contábeis - UERJ; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio; Professor Adjunto, do Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé - ICM da Universidade Federal Fluminense em Macaé, Estado do Rio de Janeiro; de 2011 a 2013 atuei como Chefe do Departamento de Administração e Contabilidade de Macaé - MAC; de 2013 a 2016, atuei como Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé - ICM; de outubro de 2017 até outubro de 2019 atuei como Chefe do Departamento de Contabilidade de Macaé - MCT; desde de agosto de 2019 atuo como Coordenador do curso de Ciências Contábeis à Distância (EaD), junto ao CEDERJ; atuei como Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Custos nas Operações Logisticas na Sociedade Unificada de Ensino Superior - SUESC; possuo cursos de especialização em Mercado de Capitais, Cargos e Salários, Auditoria de Pessoal, Auditoria em Logística, Gerência de Custos Logísticos (COPEAD-UFRJ), Consultor Financeiro há mais de 30 anos prestando assessoria, consultoria e serviços na área financeira, fiscal, contábil e Logística. Assistente técnico em perícias judiciais, extrajudiciais nas áreas contábil, tributária, trabalhista e logística, equiparação salarial, desvio de função, enquadramento, imunidade e isenção tributária (ISS e IPTU), sistemas de financiamento PRICE, SAC, SAM, SACRE, PES, cálculos trabalhistas em geral, gerência de recursos humanos e departamento de pessoal, gerenciamento financeiro, atuou como Coordenador de Tráfego, na logística de transporte, controle de frota, roteirização, controle de estoque, PCP, participante da Comissão Própria de Avaliação-UNIGRANRIO.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

2019 - Atual

Universidad Internacional Iberoamericana
Título: O ENSINO DA CONTABILIDADE E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: um estudo comparado de experiências de cursos de graduação de Ciências Contábeis em EAD nas universidades federais e a criação de uma graduação deste tipo na UFF em Macaé,
Orientador: Sem definição
Palavras-chave: Educação; Educação à Distãncia; Novas Tecnologias na Educação; Tecnologia da Informação e Comnicação - TICs.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.

Mestrado em Ciências Contábeis

2008 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: GESTÃO DE CUSTOS NO TRANSPORTE MARITIMO DE CARGAS NO BRASIL,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: GILCINA GUIMARAES MACHADO
Palavras-chave: Transporte Marítimo; Logistica; Cabotagem.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Logística Empresarial.

Especialização interrompida em 2008 em AUDITORIA E CONTROLADORIA

2007 - Interrompido

AVM EDUCACIONAL LTDA.
Título: ANALISE DE CUSTOS EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS
Orientador: Prof. DSc Jorge Tadeu
Ano de interrupção: 2008

Graduação em Ciências Contábeis

2003 - 2007

Universidade do Grande Rio
Título: CUSTOS NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
Orientador: ANTONIO AUGUSTO GOINÇALVES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Gerencia de Custos Logísticos. (Carga horária: 16h). , Instituto Coppead de Administração/UFRJ, Coppead, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FLORENTINO, M. S. . AÇÃO SOCIAL DO IMPOSTO DE RENDA PARA PESSOA FÍSICA. 2011. (Outro).

FLORENTINO, M. S. . I SIMPÓSIO EM ADMINISTRAÇÃO, CIENCIAS CONTÁBEIS E DIREITO. 2010. (Outro).

FLORENTINO, M. S. . X ENCONTRO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CONTABILIDADE DE GESTÃO. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II COLÓQUIO - DILEMAS E PERSPECTIVAS SOBRE OS ROYALTIES DO PETRÓLEO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ SOB A ÓTICA FISCAL, TRIBUTÁRIA, ECONÔMICA E SOCIAL.DILEMAS E PERSPECTIVAS SOBRE OS ROYALTIES DO PETRÓLEO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ SOB A ÓTICA FISCAL, TRIBUTÁRIA, ECONÔMICA E SOCIAL. 2012. (Outra).

I COLÓQUIO - DILEMAS E PERSPECTIVAS SOBRE OS ROYALTIES DO PETRÓLEO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ SOB A ÓTICA FISCAL, TRIBUTÁRIA, ECONÔMICA E SOCIAL.PERSPECTIVAS SOBRE OS ROYALTIES DO PETRÓLEO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ SOB A ÓTICA FISCAL, TRIBUTÁRIA, ECONÔMICA E SOCIAL. 2011. (Outra).

I SIMPÓSIO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DIREITO.AUDIRORIA E CONTROLADORIA COMO SUPORTE GERENCIAL EM EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO. 2010. (Simpósio).

VII SEMINÁRIO PIB DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UFRJ. 2008. (Seminário).

X ENCONTRO DO MESTRADO DE CONTABILIDADE I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CONTABILIDADE DE GESTÃO. 2008. (Congresso).

AÇÃO SOCIAL IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA.MONITORIA. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Andrezza de Souza Nunes

Souza, G. A. de; da Silva, Ubiratan Nunes;FLORENTINO, M. S.. Reserva de Lucros em Empresas do Setor de Tecnologia: Um estudo Comparativo sobrea a forma de constituição antes e após a Lei 11.638/2007. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Welton Cavalaro Damasceno

da Silva, Ubiratan Nunes; Souza, G. A. de;FLORENTINO, M. S.. Praticas de Compliance no Atual Cenpario Offshore: Um Estudo sobre a Política de Integridade em Empresas do Muncícipio de Macaé - RJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Erick Pereira da Costa Torres

Souza, G. A. de;FLORENTINO, M. S.; da Silva, Ubiratan Nunes. O Diagnóstico quanto ao Estudo de Fraudes Corporativas nos cursos de Ciências Contábeis com melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thayná Ribeiro Simeão

Souza, G. A. de;FLORENTINO, M. S.; da Silva, Ubiratan Nunes. Disclosure por perdas por imparment em empresas listadas no novo mercado: Uma análise da evolução do nível de evidenciação e suas relaçoes com os relatórios de auditoria independente.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dayana Paola Ortriz Vallejo

Souza, G. A. de;FLORENTINO, M. S.; da Silva, Ubiratan Nunes. Combinação de Negócios: uma análise da empresa Suzano S.A. à luz do CPC 15. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Alvarenga Santos

FLORENTINO, M. S.; Souza, G. A. de; da Silva, Ubiratan Nunes. Contabilidade Forense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Izabella Telles de Carvalho

VELOZZO, E. J.;FLORENTINO, M. S.; SILVA, J. C. Q.. Projeção do Fim do Subsídio do Depósito do Intercâmbio: um estudo de caso com os três maiores bancos privados do país. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Franklin Lima VAsconcellos Fontes

VELOZZO, E. J.;FLORENTINO, M. S.; SILVA, J. C. Q.. Fraude Contábil no Sistema Bancário: Estudo de CAso sobre o Banco Panamericano S.A.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sidnei Santos da Silva

FLORENTINO, M. S.; da Silva, Ubiratan Nunes;Dario Bezerra de Andrade. Auditoria Interna aplicada a uma Instituição Financeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francisco Amaral Souto Junior

FLORENTINO, M. S.; VELOZZO, E. J.; da Silva, Ubiratan Nunes. O Impacto da Mão Invisível no processod e privatização da Eletrobras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maiara Porto de Souza

FLORENTINO, M. S.; Souza, G. A. de; da Silva, Ubiratan Nunes. Sistemas de Controle Interno no âmbito das administrações públicas municipais do Estado do Rio de Janeiro, uma valiação quanto à adequação ao modelo proposto pelo TCE/RJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: LUANA DINIZ DUVAL

FLORENTINO, M. S.; Souza, G. A. de; SILVA, J. C. Q.. Um Estudo sobre o perfil dos docentes que lecionam perícia contábil nas instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raphaela Cunha Matos

FLORENTINO, M. S.; da Silva, Ubiratan Nunes; Souza, G. A. de. Avaliação por múltiplis: um estudo de caso da Kroton Educacional S.A.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Júlia Souza França da Silva

FLORENTINO, M. S.; da Silva, Ubiratan Nunes; Souza, G. A. de. Análise Fundamentalista das Empresas que compõe o índice de materiais basicos da B#. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Henrique Borges Couro

FLORENTINO, M. S.; da Silva, Ubiratan Nunes; Souza, G. A. de. Letras de Crédito Agrícola e sua efetividade no fomento do agronegócio brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leilane de Sá Cezário

Lewandowiski, O.; Oliveira, L. J. de;FLORENTINO, M. S.. Educação Financeira e sua importância em face a propensão a consumir e a poupar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriela Batista Aguiar de Azevedo Fernandes

Rosa, Maycon Peter; Souza, G. A. de;FLORENTINO, M. S.. CONTROLES INTERNOS: INSTRUMENTO RELEVANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA DE MICRO EMPRESAS E EMPRESA DE PEQUENO PORTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo de Sá Dutra

FLORENTINO, M. S.; Lewandowiski, O.; VELOZZO, E. J.. Estudo sobre a simplificação dos perfis dos investidores e seus investimentos no mercado brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Marcelçino Santucci

SARAIVA, E. V.;FLORENTINO, M. S.; Lewandowiski, O.. GEOFINANÇAS: Uma abordagem global financeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leticia Pedroza Rodrigues

FLORENTINO, M. S.; VELOZZO, E. J.; Lewandowiski, O.. Agencias Certificadopras de Respónsabilidade Sócio Ambiental e os valores intrinsecos das empresas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: BERNARDO MEYAS FIGUEROA

NASCIMENTO, D. C. O.FLORENTINO, M. S.; RIANI-COSTA, A. J.. UM ESTUDO SOBRE EMPREENDEDORISMO, AS CARACTERISTICAS DO EMPREENDEDOR E SEU COMPORTAMENTO NA CIDADE DE MACAÉ E VIZINHAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karina da Silva Vieira Mendes

FLORENTINO, M. S.; Souza, G. A. de;Dario Bezerra de Andrade. PARÂMETROS DE COTNROLADORIA AMBIENTAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS OCASIONADOS PELA TROCA DE OLEO EM UMA OFICINA MECANICA DE MOTOCICLETAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristina Valadão Macahado

SARAIVA, E. V.; Lewandowiski, O.;FLORENTINO, M. S.. Uma visão dos custos com enfoque no Método ABC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael dos Ramos Cunha

Rosa, Maycon Peter;Dario Bezerra de AndradeFLORENTINO, M. S.. DECLARAÇÃO IRPF DEDUTIBILIDADE DAS DESPESAS NA BASE DE CALCULO - INSTRUÇÕES SRF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alessandra Dall'Agnol Gonzales

FLORENTINO, M. S.Dario Bezerra de Andrade; Rosa, Maycon Peter. Micro Empreendedor Individual (MEI) Do Surgimento aos Dias Atuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thais Pereira dos Santos

FLORENTINO, M. S.Dario Bezerra de Andrade; Soares Junior, Roberto Pires. REGIME ADUANEIRO DE DRAW BACK COMO INSTRUMENTO DE COMPETITIVIDADE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Ferreira Quintanilha de Souza

Dario Bezerra de AndradeFLORENTINO, M. S.; Soares Junior, Roberto Pires. Planejamento Tributário - Um estudo de caso do PIS e da COFINS, apurados pela aliquota concentrada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lilian de Oliveira Hardoin de Aguiar

Dario Bezerra de AndradeFLORENTINO, M. S.; Soares Junior, Roberto Pires. APLICAÇÃO DO ICMS-ST EM EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2016 - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: MARIA NICACIA AZEVEDO JARDIM LOPES

PESSANHA, A. M. P.Dario Bezerra de AndradeFLORENTINO, M. S.. BALANÇO SOCIAL UMA PERCEPÇÃO DO GRAU DE RELEVÂNCIA DA ANÁLISE DO BALANÇO SOCIAL DA PETROBRAS DE 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carolina Ferreira Quintanilha de Souza

FLORENTINO, M. S.Dario Bezerra de Andrade. Planejamento Tributário Um estudo de caso do PIS e COFINS, apurados pela aliquota concentrada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lilian Oliveira Hardoim de Aguiar

Dario Bezerra de AndradeFLORENTINO, M. S.. Aplicação do ICMS-ST em empresas do Simples Nacional no Estado do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thais Pereira dos Santos

Dario Bezerra de AndradeFLORENTINO, M. S.. Regime Aduaneiro de Drawback como instrumento de competitividade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dayanna Gomes Marques Leal

ANTUNES, L. R.Ailton da Silva FerreiraFLORENTINO, M. S.. CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA E SUA APLICAÇÃO NAS EMPRESAS DE ÓLEO E GAS - MACAÉ - RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: PATRICIA COELHO GARCIA

ANTUNES, L. R.Ailton da Silva FerreiraFLORENTINO, M. S.. ATUAÇÕES SOCIAIS DO TERCEIRO SETOR: O PROJETO SHELL, INICIATIVA EMPREENDEDORA NO MUNICÍPIO DE MACAÉ - RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: VERIDIANA SASS VEIGA ROQUE

ANTUNES, L. R.Ailton da Silva FerreiraFLORENTINO, M. S.. RESPONSABILDIADE SOCIAL EM MACAÉ: TERRITÓRIA, MERCADO E ATORES SOCIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

FLORENTINO, M. S.; SARTORELLI, I. C.. Concurso Publico para Magistério do Ensino Suoerior - Auditoria e Pericia. 2016. Universidade Federal Fluminense.

FLORENTINO, M. S.; SARTORELLI, I. C.; CRUZ, C. F.. Concurso Publico para Magistério do Ensino Suoerior - Auditoria e Pericia. 2015. Universidade Federal Fluminense.

FLORENTINO, M. S.; SARTORELLI, I. C.; CRUZ, C. F.. Magistério do ensino Superior - Contabilidade Financeira e Societária. 2015. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Álvaro Vieira Lima

LIMA, Á. V.. Gestão de Custos no Transporte Marítimo de Cargas no Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gustavo Henrique Wanderley de Azevedo

AZEVEDO, Gustavo Henrique W. de; MACHADO, G. G.; LIMA, A. V.. Gestão de custos no transporte marítimo de cargas no Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ormildo Barbosa Toledo

A RESISTÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS À INFORMATIZAÇÃO CONTÁBIL SENDO MOTIVO PELA ALTA TAXA DE MORTALIDADE DAS MESMAS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

TAYNAN DO NASCIMENTO MELO

SUPERAVALIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE ATIVOS IMOBILIZADOS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Caio Henrique Da Silva Prisco

GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI): UM ESTUDO DOCUMENTAL E BIBLIOMÉTRICO DO CAPITAL INTELECTUAL NO VALOR DAS EMPRESAS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Larissa Silva de Azevedo

A GUERRA FISCAL DO COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRIBUTAÇÃO DO ICMS NO E-COMMERCE BRASILEIRO; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Gabriela Batista Aguiar de Azevedo Fernandes

Controles Internos: Instrumento Relevante para a sobrevivencia de Micro Empresas e Empresas de pequeno Porte; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

BERNARDO MEYAS FIGUEROA

Um Estudo sobre o Em,preendedorismo, as características do empreendedor e seu comportamento na cidade de macaé e vizinhas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Karina da Silva Vieira Mendes

Parâmetros de Controladoria Ambiental na Gestão de Resíduos ocasionados pela troca de óleo em uma oficina mecânmica de motocicletas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

BERNARDO MEYAS FIGUEROA

Um Estudo sobre o Empreendedorismo, as características do empreendedor e seu comportamento na cidade de Macaé e vizinhas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Karina da Silva Vieira Mendes

Parâmetros de Controladoria Ambiental na GEstão de Resíduos Ocasionados pela troca de Óleo em uma Oficina Mecânica de motocicletas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

DENISE ALVES MAIA

CONTROLE INTERNO - A IMPORTANCIA DO CONTROLE NOS PROESSOS DE GESTÃO DE EMPRESAS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Valeria Regina de Lima Ramalho Severino

Análide de Custos em Laboratório Clinico; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Sara de Almeida Coelho

Contabilidade /ambiental: Evidenciação dos Eventos Economcos-ambientais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Marcelo Freitas Marçal

Valoração de Empresas Através do Fluxo de Caixa Operacional Livre; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gaduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Dilmo Botelho da Cunha e Fernando Rangel Almeida Frias

LOGÍSTICA REVERSA E MEIO AMBIENTE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Gustavo Alvarenga Santos

CONTABILIDADE FORENSE: Conceitos e Inserção na grade curricular de Ciências Contábeis das Universidades Federais do Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Gabriela Batista Aguiar de Azevedo Fernandes

Controles Internos: Instrumento relevante para a sobrevivência de Micro Empresas e Empresa de Pequeno Porte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Geovana Martins Cordeiro

Importancia da Auditoria Interna nas Organizações; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Milena Toledo Tardeli

Microempreendedor Individual como concreditazão do empreendedorismo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Paloma Valente da Costa

Beneficios Socioeconomicos a partir da Implementação do programa Microempreendedor iNDIVIDUAL - mei; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

LETICIA DE PAULA NOVAES

O IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES RELATIVAS Á CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SOBRE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

NATHALIA THAYANE DA SILVA NOGUEIRA

AUDITORIA - RELEVÂNCIA DO APRECER DOS AUDITORES NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Romilda Delatorre Moraes

A Gestão Financeira em uma Secretaria Municipal de Saúde; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Helio Schettino

Planejamento, Gstão e Controle Contábil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

José Luiz Jacomino Lepre Junior

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: O PAPEL DO LÍDER COMO MOTIVADOR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

MARCELO MURY VARGAS

FATORES INFLUENCIADORES NA MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL NUMA EMPRESA DE UMA REDE DE CONCESSIONÁRIAS DA CIDADE DE ITAPERUNA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Juliana Ribeiro Tavares

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL DO MUNICÍPIO DE MACAÉ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

LÍLIAN DE ANDRADE NUNES SOUZA

ADAPTAÇÃO À LEGISLAÇÃO VIGENTE: USO DO EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL DE MICRO E PEQUENO PORTE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

JESSICA DE SOUZA MELLO

A IMPORTÂNCIA DA CORREÇÃO E DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A FIM DE EVITAR DISTORÇÕES NA INFORMAÇÃO CONTÁBIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

CRISTIANO AGUIAR DE MIRANDA

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE - A Contabilidade nos Tempos atuais e Futuros; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mauro Silva Florentino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FLORENTINO, M. S. ; Mirian Picinini Mexas ; Dario Bezerra de Andrade . Capital Intelectual Um Importante Ativo Sem Reconhecimento. CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA , v. 7, p. 309-325, 2014.

  • FLORENTINO, M. S. ; GOMES, Josir Simeone . Controle gerencial em empresas brasileiras internacionalizadas: O Caso da Spoleto. CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA , v. 12, p. 24-34, 2009.

  • PESSANHA, A. M. P. ; FLORENTINO, M. S. . Capital Intelectual - Um Importante Intangivel Sem reconhecimento. In: Izabela Maria Rezende Taveira; Fabianne Manhães Maciel; Roberto Pires Soares Junior; Heron Abdon Souza. (Org.). JUSTIÇA E GESTÃO NA ÁREA DE PETRÓLEO E GAS. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 279-298.

  • PESSANHA, A. M. P. ; FLORENTINO, M. S. ; SIQUEIRA, P. M. T. . AS FORMAS DO CAPITAL NAS ANÁLISES CONTEMPORÂNEAS - UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL. In: Izabela Maria Rezende Taveira; Fabianne Manhães Maciel; Roberto Pires Soares Junior; Heron Abdon Souza. (Org.). JUSTIÇA E GESTÃO NA ÁREA DE PETROLEO E GAS. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 257-277.

  • NASCIMENTO, D. C. O. ; FLORENTINO, M. S. ; Ailton da Silva Ferreira . Governança Corporativa: uma análise de uma empresa familiar da zona da mata mineira. In: IX Congresso Virtual Brasileiro - Administração, 2012, Rio de Janeiro. IX Congresso Virtual Brasileiro - Administração, 2012. v. 9. p. 1-15.

  • FLORENTINO, M. S. ; Ailton da Silva Ferreira ; NASCIMENTO, D. C. O. ; COSTA, D. A. A. . Gerenciamento de projetos no setor petrolífero: Um estudo de caso do gerenciamento de risco financeiro em uma exploração de petróleo. In: Congresso Internacional de Administração, 2011, Ponta Grossa - PR. Gestão Estratégica: Inovação Colaborativa e Competitividade, 2011.

  • Ailton da Silva Ferreira ; FLORENTINO, M. S. ; Moreira, Edison de Oliveira ; NASCIMENTO, D. C. O. . GESTÃO DE QUALIDADE NA MEDIÇÃO DE GÁS NATURAL EM UMA EMPRESA DE PETRÓLEO. In: VIII Congresso Virtual Brasileiro de Administração 2011/2012, 2011, Rio de Janeiro. VIII Congresso Virtual Brasileiro de Administração 2011/2012, 2011.

  • FLORENTINO, M. S. . AVALIANDO SISTEMAS DE CONTABILDIADE GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA ATACADISTA DO RAMO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 2008, CURITIBA. XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 2008.

  • FLORENTINO, M. S. . A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A INTEGRAÇÃO ECONOMICO SOCIAL DO CONTADOR ESPECIAL.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORENTINO, M. S. . Gerenciamento de projetos no setor petrolífero: Um estudo de caso do gerenciamento de risco financeiro em uma exploração de petróleo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORENTINO, M. S. ; Ericson de Oliveira Faria ; CArlos Eduardo Pires FArias ; GOMES, Josir Simeone . Avaliando sistemas de contabilidade gerencial: um estudo de caso em empresa atacadista do ramo de material de construção na Cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORENTINO, M. S. ; GOMES, Josir Simeone . -Controle Gerencial em Empresas Brasileiras Internacionalizadas: Empresas do Setor de Serviços ? O CASO DA SPOLETO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORENTINO, M. S. ; CArlos Eduardo Pires FArias ; Ericson de Oliveira Faria ; GOMES, Josir Simeone . Avaliando sistemas de contabilidade gerencial: Um estudo de caso em empresa atacadista do ramo de material de construção na Cidade do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORENTINO, M. S. ; MACHADO, G G . CENÁRIOS PARA GESTÃO EM TRANSPORTE MARÍTIMO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FLORENTINO, M. S. ; Souza, G. A. de . DEPARTAMENTO DE COTNABILIDADE DE MACAÉ - MCT. 2016. (Site).

FLORENTINO, M. S. . Revista de Contabilidade, Gestão e Governança de Macaé (Recont). 2016; Tema: Revista de Contabilidade, Gestão e Governança de Macaé (Recont). (Site).

FLORENTINO, M. S. . Custos nas Operações Logisticas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FLORENTINO, M. S. . Custos nas Operações Logisticas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    1 O ENSINO DA CONTABILIDADE E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: um estudo comparado de experiências de cursos de graduação de Ciências Contábeis em EAD nas universidades federais e a criação de uma graduação deste tipo na UFF em Macaé., Descrição: A criação de um Curso de Graduação em Ciências Contábeis na modalidade Ead justifica-se pelo histórico nacional, pelo motivo de que o brasileiro tem o hábito de ler pouco, de estudar pouco e com isso adquire-se pouco conhecimento . É neste panorama que entra a educação a distância, no sentido de contribuir para um crescimento do conhecimento. Esta contribuição pode ser bastante generosa, alterando muitos cenários pelos seguintes motivos ? que por si só já se justificam: 1. inclusiva: A educação a distância é inclusiva por não ter limites geográficos, além de trazer de volta à vida acadêmica as pessoas que ficaram impossibilitadas de dar continuidade em seus estudos, por conta de diversos fatores socioeconômicos, como família e trabalho, e por residirem, em muitos casos, em regiões pouco atendidas pelas instituições presenciais, entre outros aspectos; 2. Acessível Ela pode ser acessível financeiramente, caso os interessados tenham recursos próprios que possam financiar referida graduação. Isto porque não só as mensalidades são relativamente mais baratas do que na educação tradicional, mas também porque possibilita a comodidade de uma pessoa poder conciliar o trabalho ou as atividades cotidianas com os estudos; 3. Resgatadora: Por fim, a educação a distância tem um perfil resgatador, atingindo pessoas que já não pensavam em voltar aos estudos e, ao oferecer esta oportunidade, permite que se volte a crescer enquanto ser humano. Possibilita, a essas pessoas, galgar seus sonhos adormecidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Mauro Silva Florentino - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Economia da Funcionalidade e da Cooperação, Descrição: Atualmente o consumo do bem e serviço não fica somente no nível da necessidade, satisfação e utilidade, ele perpassa pelo simbólico e intangível que constrói uma série de novas identidades à sociedade como ? a importância da racionalidade do consumo a partir da sustentabilidade do meio ambiente, e também da otimização da tecnologia de forma intensa e extrema. Sendo assim, a teoria do valor utilidade diz que o homem é ser racional e toma as decisões motivadas pela própria racionalidade na busca pela maximização do bem-estar. Se esse nível de bem-estar vem através da compra de algo que está na moda, por exemplo; isso significa o máximo da necessidade da simbologia. Mas a economia se importa com a questão da decisão racional para alcançar o máximo de satisfação humana. A economia da funcionalidade é e ruptura de um sistema que funciona plenamente num volume excessivo de consumo baseado num trabalho de divulgação incessante da mídia. Assim a problemática em questão é: em que momento se propõe essa ruptura? Antes do consumo exagerado interferir na tomada de decisão ou após o respectivo consumo. Ou seja, a tentativa é trazer funcionalidade ao consumo extremo, como o aluguel de bens. Da ideia de economia da funcionalidade surgem propostas, dentre elas: mudanças no consumo para desmaterialização da economia, correlação entre como as empresas produtoras tratam a intensidade do trabalho e a dinâmica da criação do valor do produto e identificar condições de emergência de novos dispositivos institucionais que passam pela subjetividade e intersubjetividade da produção e serviços. Seu objetivo é discutir a cooperação e o trabalho como peças centrais para a solução de questões de sustentabilidade trazidas pelos limites do modelo linear de produção, consumo e descarte. Complementarmente à proposta da economia circular, que vende um bem ou um serviço separadamente, este modelo econômico empresarial busca um melhor desempenho de uso; a economia da funcionalidade tem como base a transformação do modelo industrial, uma vez que a sua construção foi baseada na ligação entre valor e volume. A percepção socioambiental está crescendo muito no mundo. Pode demandar algum tempo, mas acontecerá, assim como a economia circular está ligada ao conceito de reciclagem e reuso, pois, desenvolve a ideia de minimizar a geração de resíduos e trazer de volta os materiais descartados para o início da cadeia produtiva. Fazer pesquisa na perspectiva da ação é abordar tanto o projeto quanto suas dificuldades, é perguntar sobre o surgimento de problemas no espaço público, é indagar se o que você produz é relevante para uma certa capacidade de agir. Resumindo, é importante ter em mente que o sistema que descreve um fenômeno não é destacado / desmontável do fenômeno que descreve. Isso se traduz em uma atitude ímpar no projeto, buscando a articulação entre o mundo acadêmico e o mundo real. A postura acadêmica não está em contato com a realidade; o real é apenas uma ilustração através de fatos estilizados, mas em nenhum caso é percebido como o objeto de uma intervenção. Na postura de observação, que caracteriza a relação entre o mundo acadêmico e o mundo real, o objetivo é entender o comportamento de seus atores e buscar a cooperação entre eles dando maior funcionalidade aos meios proporcionando, inclusive, maior sustentabilidade. Ao se escolher uma postura de ingerência que requer a mediação entre os conceitos analíticos de pesquisa acadêmica e a realidade, essa mediação se constituiu de conceitos operacionais que carregam neles uma aptidão de mutação da realidade. Conceitos operacionais não são prerrogativas exclusivas do mundo acadêmico, pois são construídos de acordo com as experiências e problemas a serem resolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mauro Silva Florentino - Coordenador / Gabriel Augusto de Souza - Integrante / Camilla Borges Sampaio - Integrante / Sylvio Merhy de Carvalho - Integrante / Flávio Marcos da Silva Sarandy - Integrante.

  • 2016 - Atual

    O uso das tecnologias para a implementação de cursos de graduação à distância, Descrição: A utiizalçao de plataformas educacionais no sentido de desenvolver o senso crítico para a implementação de cursos de graduação na modalidade à distância (EaD), permitindo aos habitantes dos mais distantes rincões a obter educação de qualidade e formação para o trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mauro Silva Florentino - Coordenador / Dario Bezerra de Andrade - Integrante / Angelo Mario do Prado Pessanha - Integrante / Flávio Marcos da Silva Sarandy - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Oficina de Projetos Políticas Públicas, Gestão e Negócios: Uma experiência-piloto de gestão e formação para a região de Macaé, Descrição: UM PROJETO DE EXTENSÃO COM O DESENHO DE OFICINA DE PROJETOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E NEGÓCIOS PARA A REGIÃO DE MACAÉ NO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UFF MACA. EXPRESSA AS NOTÓRIAS NECESSIDADES DE PROMOVER A APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COMO UM CANAL DE CONEXÃO DE PROFISSIONAIS E ENTIDADES GOVERNAMENTAIS PARA TROCA DE CONHECIMENTOS SOBRE PROGRAMAS E PROJETOS NO SETOR PÚBLICO ASSIM COMO JÁ É REALIZADO NOS ESCRITÓRIOS DE PROJETOS E LABORATÓRIOS DE EMPRESAS JR. EM OUTRAS UNIVERSIDADES PRIVADAS DA REGIÃO E NA PRÓPRIA UFF DA REGIÃO NORTE. BUSCA-SE COMPARTILHAR JUNTO À COMUNIDADE ACADÊMICA E AO SEU ENTORNO POR MEIO DAS OFICINAS, OLHARES E PERSPECTIVAS PERMITINDO AOS DOCENTES E DISCENTES CONHECER OS PROJETOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E NEGÓCIOS JÁ EXISTENTES NO MUNICÍPIO DE MACAÉ E MUNICÍPIOS VIZINHOS, ASSIM COMO TOMAR CONTATO COM SEUS DESDOBRAMENTOS E IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS, AFERINDO DESSA FORMA OS DESAFIOS PARA A SUA GESTÃO. DISCUTIR A SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS E PROGRAMAS JÁ EXISTENTES E NOVOS E ASSIM BUSCAR UMA INTERFACE COM OUTROS AGENTES SOCIAIS DA SOCIEDADE/COMUNIDADE MACAENSE NOS SEUS REPRESENTANTES ECONÔMICOS SOCIAIS, CULTURAIS NOS DISTINTOS SETORES-CHAVES. É UM PROJETO-PILOTO, ESFORÇO DE UM GRUPO DE PROFESSORES QUE PRETENDEM SE DEDICAR A MATERIALIZAÇÃO DE UMA CONEXÃO ENTRE OS FUTUROS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO NA UNIVERSIDADE E O QUE É REALIZADO PELA GESTÃO PÚBLICA E PELA GESTÃO DE NEGÓCIOS EM MACAÉ. PELA VARIEDADE E PROFUNDIDADE DOS TEMAS CORRELATOS NAS OFICINAS PREVISTAS, VISA ATENDER ÀQUELES COM INTERESSE ACADÊMICO, PROFISSIONAIS NO SETOR PÚBLICO, PRIVADO E TAMBÉM AO TERCEIRO SETOR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Mauro Silva Florentino - Coordenador / Ludmila Rodrigues Antunes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Pesquisa e atualização das IFRS no Setor Público Municipal, Descrição: Aprimoração dos conhecimentos das conversões contábeis aplicadas ao setor público. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mauro Silva Florentino - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Café com o RH, Descrição: A POPULAÇÃO DA CIDADE DE MACAÉ CRESCEU RECENTEMENTE DE FORMA ACELERADA E DESORDENADA DEVIDO À INSTALAÇÃO DA PETROBRÁS EM 1970 E SUAS RESPECTIVAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS. ALIADO A TAL FATO A DESCOBERTA DO PRÉ-SAL TAMBÉM ATRAIU MILHARES DE PESSOAS EM BUSCA DE BOAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO. A CIDADE POSSUI UMA DAS MAIORES RENDAS PER-CAPTAS DO PAÍS SEGUNDO O IBGE. ENTRETANTO, A FALTA DE PLANEJAMENTO URBANO E AS DEFICIÊNCIAS NOS INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA (QV) RAPIDAMENTE FLORESCERAM CAUSANDO IMPACTOS NO COTIDIANO DOS MORADORES E TRABALHADORES DA CIDADE. O ALTO CUSTO DE VIDA, A BAIXA QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO E PRIVADO DE ATENDIMENTO A SAÚDE, AS LIMITAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, AS CARÊNCIAS NA SEGURANÇA PÚBLICA E O TRÂNSITO DESORDENADO SÃO ALGUNS DOS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM DIARIAMENTE A ROTINA DOS TRABALHADORES QUE NA MAIORIA DAS VEZES OPTAM POR RESIDIR EM OUTRAS CIDADES DEVIDO A TAIS LIMITAÇÕES. DO MESMO MODO VERIFICAM-SE NAS EMPRESAS LOCAIS DIFICULDADES EM GERIR A QUALIDADE DE VIDA DENTRO DO TRABALHO (QVT) PRINCIPALMENTE NAQUELAS ONDE EXISTE O TIPO DE TRABALHO CONFINADO. TAL CONTEXTO TENDE A GERAR REFLEXOS NEGATIVOS NA VIDA SOCIAL, FAMILIAR E CONSEQÜENTEMENTE NA PRODUTIVIDADE DE TAIS TRABALHADORES E NO CONTEXTO URBANO EM GERAL. ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO ENTENDER, ESTUDAR E PROPOR AÇÕES SUSTENTÁVEIS CONJUNTAS NO ÂMBITO PÚBLICO E PRIVADO, POR MEIO DE PALESTRAS E GRUPOS DE ESTUDOS ENVOLVENDO ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR VISANDO FORMAR E ORIENTAR FUTUROS MULTIPLICADORES DE AÇÕES VISANDO A MELHORIA DA QV E DA QVT EM TAL LOCALIDADE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Mauro Silva Florentino - Coordenador / Izabela Rezende Taveira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    UM MODELO PARA O USO RACIONAL DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA RENOVÁVEIS E SUSTENTÁVEIS, OS BIOCOMBUSTÍVEIS., Descrição: PESQUISAS E INVESTIMENTOS EM FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA SE FAZEM NECESSÁRIAS NO NOVO CENÁRIO MUNDIAL. A DISCUSSÃO SOBRE A EXTINÇÃO DAS JAZIDAS DE PETRÓLEO NÃO É MAIS TÃO FREQÜENTE QUANTO ANTERIORMENTE, O QUE MAIS SE DEBATE, NA ATUALIDADE, É A FORMA DE OBTENÇÃO DESTA ENERGIA E O IMPACTO SÓCIO-AMBIENTAL QUE A MESMA PROVOCA. A BUSCA DE FONTES DE ENERGIAS MENOS POLUENTES DEVERÁ SER O PRINCIPAL DESAFIO PARA A COMUNIDADE CIENTIFICA INTERNACIONAL, POIS OS COMBUSTÍVEIS GERADOS A PARTIR DO PETRÓLEO, APESAR DE INÚMERAS PESQUISAS NO SENTIDO DE MINIMIZAR OS EFEITOS ECOLÓGICOS QUE O PROCESSO DE REFINO E A UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS RESULTANTES QUE OS MESMOS PROVOCAM NA ATMOSFERA, CONTINUAM A CONTRIBUIR PARA ESTA POLUIÇÃO. OS BIOCOMBUSTÍVEIS, COMO O BIOETANOL, O BIODIESEL, O BIOGÁS, SÃO FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS QUE PODEM SER EXPLORADAS COM MAIOR CONSTÂNCIA, POR SEREM FONTES DE ALTERNATIVA DE ENERGIA SUSTENTÁVEL. UM SISTEMA DE APOIO A DECISÃO (DSS), POSSIBILITA DEFINIR SUA DIMENSÃO BEM COMO QUAL TIPO DE ENERGIA DEVE SER PRODUZIDA CONSIDERANDO-SE OS ASPECTOS ECONÔMICOS, TÉCNICOS, REGULATÓRIOS E SOCIAIS, AJUDANDO NA DECISÃO DE UM PLANO QUE POSSA GERENCIAR TODA A CADEIA PRODUTIVA DA BIOMASSA. ESPECIFICAMENTE, COM ESTA ABORDAGEM É POSSÍVEL ELABORAR UM PLANO DE EXPLORAÇÃO DA BIOMASSA EM UMA REGIÃO, FAZENDO O DIMENSIONAMENTO DAS PLANTAS E VERIFICAR O DESEMPENHO GERAL DO SISTEMA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mauro Silva Florentino - Coordenador / Ailton da Silva Ferreira - Integrante / Denise Cristina de Oliveira Nascimento - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé, Departamento de Contabilidade de Macaé - MCT. , Rua Aloisio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, 27930360 - Macaé, RJ - Brasil, Telefone: (22) 33991870, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidad Internacional Iberoamericana

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador do Curso do Graduação em Ciências Contábeis à distância do MCT - Macaé

  • 2017 - 2019

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Chefe do Departamento de Contabilidade de Macaé - MCT.

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Magistério do Ensino Superior - Adjunto I

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Magistério do Ensino Superior - Assistente

  • 2013 - 2016

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé - ICM - Portaria Nr. 49.542 de 29 de maio de 2013.

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Chefe do Departamento de Administração e Contabildade de Macaé - MAC

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Assistente -

    Atividades

    • 03/2017

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controladoria Empresarial - em EaD - Plataforma MOODLE - CEAD/UFF, Sistemas de Informações contábeis - em EaD - Plataforma MOODLE - CEAD/UFF, Práticas Contábeis e Sistemas - em EaD - Plataforma MOODLE - CEAD/UFF

    • 08/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé, .,Cargo ou função, Diretor.

    • 08/2010

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Internacional, Teoria da Contabilidade, Auditoria Contábil, Controladoria, Perícia, Ética Geral e Profissional, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Análise de Custos

    • 10/2017 - 08/2019

      Direção e administração, Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé, Departamento de Contabilidade de Macaé - MCT.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Contabilidade de Macaé - MCT.

    • 06/2013 - 01/2016

      Direção e administração, Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 08/2013 - 11/2013

      Ensino, Gaduação em Ciências Contábeis, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Contabildiade, Auditoria, Controle Interno aplicada ao Setor Público, Controladoria, Contabilidade e Analise de Custos, Contabilidade Gerencial

    • 04/2011 - 06/2013

      Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Administração e Contabilidade de Macaé.

  • 2010 - 2010

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

  • 2008 - 2008

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Economia - Contabilidade - Mercado de Capitais - Contabilidade Comercial, Contabilidade Gerencial, Estudos de caso em Auditoria, Contabilidade Informatizada, Contabilidade Internacional.

  • 2008 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Análise de custos

  • 2008 - 2009

    Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura S/A

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professr Assistente, Carga horária: 14

    Outras informações:
    Ministrando as disciplinas de: Auditoria, Contabildiade das Cooperativas, Contabilidade Internacional, Contabilidade Industrial, Contabilidade de Custos e Gerencial, Tópicos Especiais em Contabildiade, Teoria da Contabilidade

  • 2008 - 2009

    Fundação écnico Educacional Souza Marques

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10

  • 1976 - 1980

    Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ADM Central

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Teletipo, Carga horária: 44

  • 1977 - 1987

    PETROBRAS COMERCIO INTERNACIONAL S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Telex, Carga horária: 44

  • 1987 - 1988

    Sertep S/A Engenharia e Montagem

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 44

  • 1988 - 1989

    Sul America Cia Nacional de Seguros

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Sinistro de Automóveis, Carga horária: 44

  • 1995 - 1997

    BASF - Matriz São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador e Controle da Produção / Faturist, Carga horária: 44

  • 1998 - 1999

    Irmãos Borlenghi Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Trafego, Carga horária: 44

  • 1998 - 1999

    Irmãos Borlenghi Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44

  • 2000 - 2007

    Armazéns Gerais Borlengui Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Tráfego, Carga horária: 44

  • 2009 - 2010

    APPI Tecnologia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Contabil, Carga horária: 40