Renato Dias Viana

Renato possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo UNICENP - PR e graduação em Ciência da Computação - Enfase em SI pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atualmente é Diretor na empresa Sunland Entertainment Studios e professor titular no curso de Jogos Digitais na PUC Minas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes, Computação Gráfica e Jogos Digitais.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Computação

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Utilização de arte conceitual para geração de modelos em 3D,Ano de Obtenção: 2014
Renato Antonio Celso Ferreira.Coorientador: Erickson Rangel Nascimento. Palavras-chave: Sketching, arte conceitual, modelos 3D, visual hul.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Desenvolvimento de Jogos para Computador

2005 - 2006

Universidade Positivo
Título: Arquitetura de Engines
Orientador: Fábio Vinícius Binder

Graduação em Ciencia da Compucao - Enfase em SI

2000 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Modelagem 3D de Objetos e Animação de Personagens
Orientador: Rosilane Mota

Curso técnico/profissionalizante em Informatica Gerencial

1998 - 1999

Cotemig

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

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Participação em eventos

SBGames. 2004. (Congresso).

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Comissão julgadora das bancas

Ricardo Poley Martins Ferreira

FERREIRA, R. P. M.; Guimarães, S. J. F.; Mota, R. R.. Modelagem 3D de Objetos e Animação de Personagens. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Silvio Jamil Ferzoli Guimarães

GUIMARÃES, S. J. F.; MOTA, Rosilane Ribeiro da; POLEY, Ricardo. Modelagem 3D de Objetos e Aninação de Personagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Rosilane Ribeiro da Mota

MOTA, R. R.; FERREIRA, R. P. M.; GUIMARAES, S. J. F.. Modelagem 3D de Objetos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Erickson Rangel do Nascimento

FERREIRA, R. A. C.NASCIMENTO, E. R.CHAIMOWICZ, L.; MARINHO, F. C. C.. Utilização de Arte Conceitual para Geração de Modelos 3D. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Chaimowicz

FERREIRA, Renato;NASCIMENTO, E. R.; MARINHO, F. C. O.;Chaimowicz, Luiz. Utilização de Arte Conceitual para Geração de Modelos 3D. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

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Foi orientado por

Renato Antonio Celso Ferreira

Utilização de Arte Conceitual para Geração de Modelos 3D; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renato Antonio Celso Ferreira;

Renato Antonio Celso Ferreira

Extração Automática de Modelos 3d a partir de Rascunhos; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Renato Antonio Celso Ferreira;

Rosilane Ribeiro da Mota

Modelagem 3D de Objetos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Rosilane Ribeiro da Mota;

Erickson Rangel do Nascimento

Utilização de Arte Conceitual para Geração de Modelos 3D; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Erickson Rangel do Nascimento;

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Produções bibliográficas

  • VIANA, R. D. ; Ferreira, R. A. C. ; Nascimento, E. R. . Utilização de arte conceitual para geração de modelos em 3D. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital , v. 1, p. 1, 2013.

  • VIANA, R. D. ; Ferreira, R. A. C. ; Nascimento, E. R. . On the Development of a Fully Automatic Methodology to Create Smooth Mesh for 3D Models from Concept Arts. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.

  • VIANA, R. D. ; Ferreira, R. A. C. ; Nascimento, E. R. . A Fully Automatic Methodology to Create 3D Models from Concept Arts. In: SIBGRAPI - Workshop of Theses and Dissertations (WTD), 2014, Rio de Janeiro. SIBGRAPI - Workshop of Theses and Dissertations (WTD), 2014.

  • VIANA, R. D. . MMO - Arquitetura de um jogo totalmente online. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANA, R. D. . Jogos Eletrônicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANA, R. D. . Mercado Brasileiro de Jogos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

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Outras produções

VIANA, R. D. ; MURADAS, H. V. ; SOUZA, C. A. . BASF PUZZLE. 2018.

VIANA, R. D. ; CAVALCANTE, E. ; BALENA, G. ; LACERDA, F. ; FONSECA, B. . Nymgo. 2009.

VIANA, R. D. ; FONSECA, B. ; CAVALCANTE, E. ; BALENA, G. ; LACERDA, F. . Lig. 2004.

VIANA, R. D. ; MURADAS, H. V. ; SOUZA, C. A. ; LEAO, E. ; COSTA, E. ; ISSA, E. ; GODINHO, A. ; ROCHA, Y. ; SOUZA, J. D. . Addle Earth. 2018.

ADRIANO, J. C. S. O. ; SILVA, M. A. E. ; CARVALHO, J. A. B. ; FANTINI, E. P. C. ; VIANA, R. D. ; OLIVEIRA, T. R. ; FELIZBERTO, R. P. ; PORCARO, D. A. A. . Generic Robot Shooter. 2018.

MOL, A. M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; NERY, M. S. ; MOTA, R. R. ; REIS, A. C. ; MEDEIROS, C. B. S. ; NOVAES, D. A. M. ; OLIVEIRA, G. S. ; SILVA, I. E. L. ; SOARES, P. A. A. . War Portal. 2018.

MOL, A. M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; NERY, M. S. ; MOTA, R. R. ; LOPES, C. R. D. ; SOUSA NETO, H. G. ; SILVA, J. V. R. ; SILVA, L. S. ; MELO, Y. G. . Metallic Insanity. 2018.

MOL, A. M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; NERY, M. S. ; ISSA, E. ; NUNES, J. P. M. ; CARDOSO, V. A. M. ; BARBOZA, I. R. . Grimore. 2017.

MOL, A. M. ; ALMEIDA, S. J. ; VIANA, R. D. ; GUIMARÃ ; NERY, M. S. ; MIRANDA, A. L. ; BRAGA, B. S. C. ; BADARO, M. . Arisen. 2017.

ADRIANO, J. C. S. O. ; LIMA, D. P. ; CARVALHO, J. A. B. ; FANTINI, E. P. C. ; VIANA, R. D. ; HABRAN, G. A. M. ; OLIVEIRA, I. C. J. ; ROCHA, M. R. . Sweet Runaway. 2017.

VIANA, R. D. ; MURADAS, H. V. ; SOUZA, C. A. ; ANDERSON, R. ; LEAO, E. ; CACIQUE, R. ; ARAUJO, L. ; COSTA, E. ; SORAGGE, N. . Sheep Master. 2016.

VIANA, R. D. ; MURADAS, H. V. . Mimicados. 2015.

VIANA, R. D. ; LAGES, W. ; SOUZA, C. ; RIGHI, E. ; SILVA, A. . Game Jett Taifin Racers. 2012.

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Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Cute3D, Descrição: Desenvolvimento de motor de games baseado na plataforma Qt Página: http://www.sunlandstudios.com/cute3d/. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Renato Dias Viana - Coordenador / Roque Anderson - Integrante / Rafael Cacique - Integrante / Nathalia Soragge - Integrante.

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Prêmios

2000

Olimpiada Brasileira da Computacao, Sociedade Brasileira da Computacao.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Sunland Entertainment Studios. , Rua Itaquera - 1109, Graça, 31140120 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 996121829, URL da Homepage:

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Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Sunland Entertainment Studios

    Vínculo: Co Fundador, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2013

    Ilusis Interactive Graphics

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    ComunIP Comunicacao e Comercio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolvimento de tecnologia de VoIP, protocolos de rede, audio em tempo real. Desenvolvimento de aplicações de Instant Messaging.

    Atividades

    • 01/2004 - 12/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2003 - 12/2003

      Estágios , Setor de Pesquisa e Desenvolvimento, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de Sistemas em Rede de Computadores.

  • 2016 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

  • 2008 - 2008

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituo, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atuação durante dois semestre como professor substituo no curso de Jogos Digitais da PUC Minas.

  • 2000 - 2001

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvendo monitoria nas disciplinas de ATPI e Computacao Grafica

    Atividades

    • 06/2000 - 06/2001

      Estágios .,Estágio realizado, Monitoria em Algoritmos I ; Computacao Grafica e Processamento de Imagens.

  • 1999 - 1999

    Cotemig

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Monitoria na Disciplinas de C++ e Visual Basica

    Atividades

    • 02/1999 - 07/1999

      Estágios .,Estágio realizado, Monitoria de Programacao em C++ e Visual Basic.

  • 2005 - 2010

    DVSOFT SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA LTDA.

    Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolvimento de tecnologia de VoIP, protocolos de rede, audio em tempo real. Desenvolvimento de aplicações de Instant Messaging. Essa atividade era feita através de prestação de serviço para a empresa ComunIP Soluções e Comércio Ltda.