Ronaldo Coutinho de Miranda

Possui graduação em Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), graduação em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor doutor ms-3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, criação musical brasileira, criação musical contemporânea, análise musical e música sinfônica.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

1992 - 1996

Universidade de São Paulo
Título: Dom Casmurro, uma ópera / A música no processo de teatralização do romance machadiano
Orientador: Eudinyr Fraga
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: teatro música ópera romance literatura teatralizaç.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera / Especialidade: Literatura. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera / Especialidade: Dramatização de Um Romance.

Mestrado em Música

1982 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Aproveitamento das Formas Tradicionais em Linguagem Musical Contemporânea na Composição de um Concerto para Piano e Orquestra,Ano de Obtenção: 1987
Orientador: Saul Herz Morelenbaum
Palavras-chave: música forma linguagem composição piano orquestra; análise musical; criação musical contemporânea.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Interpretação Musical. Setores de atividade: Outros; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outro.

Graduação em Composição

1968 - 1976

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Jornalismo

1971 - 1973

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Piano

1966 - 1970

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Orquestração.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Ópera.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Jornalismo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Administração Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MIRANDA, R. C. ; Jardim, G. ; Corigliano, John ; REZENDE, M. ; RIPPER, J. G. ; Menezes, Florivaldo ; Câmara, Marcos . Encontros com John Corigliano. 2007. (Outro).

MIRANDA, R. C. ; KRIEGER, E. . VIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 1989. (Festival).

MIRANDA, R. C. ; KRIEGER, E. . VII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 1987. (Festival).

Tippet, Michael ; MIRANDA, R. C. ; Bosísio, Paulo . Conversazione - mesa redonda com o compositor inglês Michael Tippet. 1985. (Outro).

MIRANDA, R. C. ; KRIEGER, E. . VI Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 1985. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Transfigurações (para flauta e orquestra). 2017. (Outra).

III Festival de Música Contemporânea Brasileira.compositor homenageado ao lado de Paulo Costa Lima. 2016. (Outra).

XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea.apresentação da obra Réplicas, para clarineta e fagote. 2015. (Outra).

XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Apresentação da obra Jogos, para violoncelo e orquestra. 2013. (Outra).

XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Mobile - para quarteto de saxofones (composição musical). 2011. (Outra).

I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Uma visão atual da ópera no Brasil : procedimentos cênico-musicais em Dom Casmurro e A Tempestade. 2010. (Simpósio).

Villa-Lobos e o Piano : Cencepções e Abordagem crítica.Mesa-redonda. 2009. (Outra).

XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Texturas - quarteto de cordas - obra musical. 2009. (Outra).

Klang der Welt - Brasilien.Trajetória (poara soprano e conjunto instrumental). 2008. (Outra).

Painel da Música Coral Brasileira.Música Coral Brasileira, de Villa-Lobos aos nossos dias. 2007. (Simpósio).

XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.Festspielmusik 9para dois pianos e percussão). 2007. (Outra).

XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea.XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2005. (Outra).

Amazônia Deslendada (Entzaubertes Amazonien).Amazônia Deslendada (Entzaubertes Amazonien). 2003. (Outra).

XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea.XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2003. (Outra).

4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos de Belo Horizonte.4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos de Belo Horizonte. 2002. (Outra).

Brasil 500 Anos / Festival de Música Brasileira : Do cravo à Música Eletrônica.Brasil 500 Anos / Festival de Música Brasileira : Do Cravo à Música Eletrônica.. 2000. (Outra).

16º festival de Música de Londrina.16º Festival de Música de Londrina. 1996. (Outra).

Sonidos de las Americas / Brasil.Sonidos de las Americas / Brasil - festival de música brasileira, realizado em Nova Iorque, com concertos, work-shops, etc.. 1996. (Outra).

I Reunião Interamericana sobre Cooperação Solidária para o Desenvolvimento Musical.. I Reunião Interamericana sobre Cooperação Solidária para o Desenvolvimento Musical.. 1994. (Congresso).

VIII Oficina de Música de Curitiba.VIII Oficina de Música de Curitiba. 1990. (Oficina).

Encontro de Compositores de Música Contemporânea : Brasil / França.Encontro de Compositores de Música Contemporânea : Brasil / França. 1989. (Encontro).

II Encontro Anual da ANPPOM.II Encopntro Anual da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 1989. (Encontro).

Simpósio de Música Latino-Americana Contemporânea.Simpósio de Música Latino-americana Contemporânea - XX Festival de Inverno de Campos do Jordão. 1989. (Simpósio).

Budapest Spring Festival.Budapest Spring Festival - festival de música de vários estilos, com real importância para a música contemporânea. 1987. (Outra).

V Oficina de Criação Musical.V Oficina de Criação Musical. 1986. (Oficina).

World Music Days. World Music Days - festival anual da Sociedade Internacional de Música Contemporânea. 1986. (Congresso).

Conversazione - Mesa-redonda com o compositor Michael Tippet.Conversazione - mesa-redonda com o compositor Michael Tippet. 1985. (Outra).

World Music Days. World Music Days - Festival anual da Sociedade Internacional de Música Contemporânea. 1983. (Congresso).

Curso Internacional de Férias.Curso Internacional de Férias - Pro-Arte -Teresópolis. 1981. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Denise Mayumi Ogata

MOREIRA, A. L. C.; Pascoal, Maria Lúcia;MIRANDA, R. C.. Análise musical e processos harmônicos em Concert à quatre, de Olivier Messiaen. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Ferraz Simões Hammerer

MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; Sergl, M.J.. Análise Interpretativa de cinco obras corais sacras do compositor Ernani Aguiar. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ronaldo Alves Penteado

MIRANDA, R. C.; MOREIRA, A. L. C.; Gubernikoff, C.. O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eder Pessoa Giareta

MIRANDA, R. C.; Marun, Nahim; Picchi, A. G.. As peculiaridades na escrita pianística de Ronaldo Miranda: sugestões interpretativas e técnico-musicais. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Laura Moraes Umbelino

MIRANDA, R. C.; Antunes de Oliveira, G.; Oliveira, F.; Cunha, E. M.. Festspielmusik de Ronaldo Miranda para Dois Pianos e Percussão : uma abordagem interpretativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Potiguara Curione Meneses

MIRANDA, R. C.; Costa, R.L.M.; Rezende, M.B.. Processos composicionais, usos e concepções de elementos da cultura brasileira em três peças do final do século XX : uma abordagem analítico-comparativa. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Márlou Peruzzolo Vieira

Meirinhos, E.;MIRANDA, R. C.; Aguiar, W.; Dias, A.. Appassionata para violão de Ronaldo Miranda : o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: John Kennedy Pereira de Castro

MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; Santos, Jane B. O.. Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza : uma abordagem analítico-interpretativa. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ederson José Urias Fernandes da Silva

MIRANDA, R. C.; COSTA, R.; Marun, Nahim. Três Sonatas Contemporâneas Brasileiras para piano : estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victorio. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Michele Botelho da Silva Salgado

MIRANDA, R. C.; LACERDA, Marcos Branda; HERR, Martha. Canções de Amor de Cláudio Santoro : análise e contextualização da obra. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andréia Anhezini da silva

RAMOS, M. A. S.; Cortez, C. Z.;MIRANDA, R. C.. A relação poesia e música nas obras corais de Osvaldo Lacerda sobre poemas de Carlos Drummond de Andrade : uma abordagem analítico-interpretativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Klaus Wernet

Toni, F. C.;MIRANDA, R. C.; Castagna, P. A.. Camargo Guarnieri : memórias e reflexões sobre a música no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daria Iarovaia

MIRANDA, R. C.; WISNICK, J. M.; CAVALIERE, A. O.. Alfred Schnittke e a Síntese dos Tempos. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Victor Castellano

MIRANDA, R. C.; Gloeden, E.; Bartoloni, G.. Guitare pour orchestre de Frank Martin : uma análise a partir do original para violão. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudio Horacio Vitale

MIRANDA, R. C.; Caznok, Yara B.; Costa, R.L.M.. Dez peças para quinteto de sopros de György Ligeti : a gradação como uma ferramenta para a construção do discurso musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Eduardo de Mello Rydlewski

MIRANDA, R. C.; SETTI, K.; FICARELLI, M.. Uma abordagem do processo composicional de Mário Ficarelli a partir da análise de. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Greenhalgh Thys

Gandelman, S.;MIRANDA, R. C.; Gubernikoff, C.. A prática do piano a quatro mãos : problemas, soluções e sua aplicação a peças de Almeida Prado e Ronaldo Miranda. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gesiane Leone Castro

MIRANDA, R. C.; RAYMUNDO, H. E.; FREIRE, V. B.. Diálogo crítico entre italianismo e brasilidade na obra vocal de Francisco Mignone : considerações sobre a ópera. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Randolf Miguel

MIRANDA, R. C.; TACUCHIAN, R.; Serrão, R.. A Estilização do Folclore na Composição de Guerra Peixe. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Armando Lôbo de Azevêdo Mello Neto

MIRANDA, R. C.; RIPPER, J. G.; NOGUEIRA, M. V.. A estética de feira em "Petrushka", de Igor Stravinsky. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mário Jacinto Ferraro Junior

MIRANDA, R. C.; REZENDE, M.; VELOSO, R. C.. Noite ou um manifesto ao desejo - cenas musicais em um ato. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Edson Sekeff Zampronha

ZAMPRONHA, E. S.;MIRANDA, R. C.; RESENDE, M. B.; FICARELLI, M.. Princípios de Organização Sonora na Música Estruturalista da Atualidade. 1991. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior

RAMOS, M. A. S.;MIRANDA, R. C.; Fonterrada, M.; Vilela, Ivan; NASCIMENTO, H. G.. Os elementos composicionais do Clube da Esquina como alimentadores de processos criativos de arranjos vocais de cancções populares brasileiras. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Teresa Madeira

MIRANDA, R. C.; Barrenechea, L.S.; Silveira, R.X.; Vetromilla, C.D.; Aragão, P.M.. Carolina Cardoso de Menezes, a pianeira. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Cecília de Oliveira

MIRANDA, R. C.; Pascoal, Maria Lúcia; ZANI NETO, A.; GUIMARAES, M. A. B.; Miguel, Fabio. O despertar para uma nova vocalidade. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Rachid José Pedro Jr

TACUCHIAN, R.; Aquino, J.L.;MIRANDA, R. C.. . A Interação Arte de Registrar-Orquestração na Elaboração de um Concerto para Órgão e Orquestra. 2012. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Fernandes Pereira

Gloeden, E.; Cascapera, Sergio; Rodrigues, L.;MIRANDA, R. C.; Bartoloni, G.. A contribuição de Camargo Guarnieri para o repertório violonístico brasileiro. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabio Cury

MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; BORTZ, Graziela; AFONSO, Luís Antônio Eugênio; Rodrigues, L.. Choro para fagote e orquestra de câmara : aspectos da obra de Camargo Guarnieri. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marli Batista Ávila

RAMOS, M. A. S.;MIRANDA, R. C.; Sergl, M.J.; BERG, S.M.P.C.; FIGUEIREDO, S. L. F.. A obra pedagógica de Heitor Villa-Lobos : uma leitura atual de sua contribuição para a educação musical no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudio Dauelsberg

TACUCHIAN, R.;MIRANDA, R. C.; Sampaio, L. P.; NOGUEIRA, M. V.; LUCAS, M.V.. Concerto nº 2 para Piano e Orquestra de Claudio Santoro : Análise dos três movimentos, contexto histórico e seu processo de edição. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música Brasileira) - Universidade do rio de Janeiro.

Aluno: Claudio Dauelsberg

MIRANDA, R. C.; TACUCHIAN, R.; Sampaio, L. P.; LUCAS, M.V.; NOGUEIRA, M. V.. Concerto nº 2 para Piano e Orquestra, de Claudio Santoro : análise dos três movimentos, contexto histórico e seu processo de edição. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música Brasileira) - Universidade do rio de Janeiro.

Aluno: MARCOS CAMARA DE CASTRO

MIRANDA, R. C.; FICARELLI, M.; Ricciardi, R.; CORREA, S. V.; LUCAS, M.. O original evidente em Fructuoso Vianna : as canções. 2007. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Walter Pellici Rodrigues

RAMOS, M. A. S.; Santos, Jane B. O.;MIRANDA, R. C.. Processos de desenvolvimento do ouvido harmônico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hanon Guy Lima Rossi

FERRAZ, S.; COSTA, R.;MIRANDA, R. C.. Análise de obras de Béla Bartók com ênfase em processos contrapontísticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Raphael Augusto Pinto

IGAYARA, S. C.;MIRANDA, R. C.; Campos, Francisco. A composição vocal a partir da análise técnica e do repertório de canções brasileiras (Cláudio Santoro, Ronaldo Miranda e Edmundo Villani-Cortes). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manoel Augusto Oliveira Sanchez

MIRANDA, R. C.; VIDEIRA, M. R.; ZANGHERI, G. A.. Quartetos nº 1 e nº 2 de César Guerra-Peixe : do dodecafonismo ao nacionalismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edson José Sant'anna

MIRANDA, R. C.; FERRAZ, S.; COSTA, R.. A Improvisação como Ferramenta para a Composição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denis Massao Ito

MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; Gloeden, E.. Aspectos Musicais das Marchas Rítmicas do Método Jacques Dalcroze. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Luís Duarte

MIRANDA, R. C.; Gloeden, E.; Souza, Rodolfo Coelho. La Valse de Maurice Ravel : contextualização e estrutura formal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denise Mayumi Ogata

MIRANDA, R. C.; MOREIRA, A. L. C.; BARROS, D. P.. Choros nº 7 de Heitor Villa-Lobos : análise musical e aspectos composicionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Paulo da Silva Lozano

MIRANDA, R. C.; SETTI, K.; Gloeden, E.. Propostas Didáticas para Piano na Composição Brasileira Contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Diego Scarpino Pacioni

MIRANDA, R. C.; Gloeden, E.; Aquino, J.L.. Oitava Sinfonia de Dmitri Shostakovich - uma visão analítica do primeiro movimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isaac Terceros Montaño

RAMOS, M. A. S.; Aquino, J.L.;MIRANDA, R. C.. A Criação Musical da Bolívia na Época Contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música Com Habilitação em Regência) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Reginato

MIRANDA, R. C.; IGAYARA, S. C.; Fernandes, Angelo. Escrita moderna e contemporânea para coro juvenil : os Concursos do Jornal do Brasil como estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato Antonio da Silva

MIRANDA, R. C.; SALLES, Pedro Paulo; VIEIRA, Denis. O Choro e seus Chorões (origem e desenvolvimento). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Aris Valle Koutoumdjian

Gloeden, E.;MIRANDA, R. C.; Aquino, J.L.. Elaboração da transcrição para violão da Sonata II Bwv 1003 em lá menor para violino solo de J.S. Bach e descrição de seu processo de criação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Potiguara Curione Menezes

MIRANDA, R. C.; RAMOS, M. A. S.; COSTA, R.. Reflexões - Análise e Contextualização da Obra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vitor Kisil Miskalo

MIRANDA, R. C.; ESCOBAR, A.; FICARELLI, M.. Experiência Composicional dentro do Coral-Escola Comunicantus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

MIRANDA, R. C.; Jardim, G.; KERR, D. M.; Fonterrada, M.; Moura, P.. Concurso para Professor Doutor em Repertório Coral. 2015. Universidade de São Paulo.

Pascoal, Maria Lúcia; Santiago, Diana;MIRANDA, R. C.. Concurso Público para Professor Assistente de Literatura e Estruturação Musical - UFBA. 2011. Universidade Federal da Bahia.

MIRANDA, R. C.; Rezende, M.B.; NOGUEIRA, M. V.; Costa, R.L.M.; Dudeque, N.E.. Concurso para Professor Doutor de Harmonia, Contraponto e Análise. 2008. Universidade de São Paulo.

MIRANDA, R. C.; PEREIRA, M.. Concurso para Professor Assistente de Composição da Escola de Música da UFRJ. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MIRANDA, R. C.; RIPPER, J. G.; FREITAS, C.. Concurso Tinta Fresca. 2017. Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

MIRANDA, R. C.; RIPPER, J. G.; LANNA, O.. Concurso Tinta Fresca. 2015. Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

MIRANDA, R. C.; Casoy, S.; Fischer, H; Esteve, B.; Sampaio, J. L.. XV Prêmio Carlos Gomes. 2012. Algol Editora.

MIRANDA, R. C.; VELOSO, R. C.; Menezes, Florivaldo; Gomes, W.. Comissão de Seleção para a XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2013). 2012. Fundação Nacional de Arte.

MIRANDA, R. C.; FICARELLI, M.; NOBRE, M.. Concurso Tinta Fresca. 2012. Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

MIRANDA, R. C.; Casoy, S.. XIV Prêmio Carlos Gomes. 2011. Algol Editora.

MIRANDA, R. C.; PRADO, J. A. A.; Casoy, S.. XIII Prêmio Carlos Gomes. 2010. Algol Editora.

MIRANDA, R. C.; PRADO, J. A. A.; Casoy, S.. XII Prêmio Carlos Gomes. 2009. Algol Editora.

MIRANDA, R. C.; Morozowicz, N.; CAESAR, R.; LEITE, V. D.; Chueke, Isaac; Vasconcelos, Eric. Comissão de Seleção da XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2009. Fundação Nacional de Arte.

MIRANDA, R. C.; Gomes, W.; OLIVEIRA, F.; Morozowicz, N.; Rodrigues, L.; CAESAR, R.; Mannis, J.A.. Comissão de seleção da XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2007. Fundação Nacional de Arte.

MIRANDA, R. C.; MADEIRA, M. T.; MARQUES, E.; PROENCA, M.. 12º Concurso de Piano "Prof.. Abrão Calil Neto". 2005. Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba.

MIRANDA, R. C.; MAHLE, E.; BOTELHO, J.; JUSTI, L. C.. Banca Julgadora do XVI Concurso Jovens Instrumentistas de Piracicaba. 2003.

MIRANDA, R. C.; KRIEGER, E.; RESENDE, M. B.; DUARTE, R.; AGUIAR, E.. Comissão de Seleção e Programação da XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2003.

MIRANDA, R. C.; REZENDE, M.; KRIEGER, E.. Banca de Seleção do Curso de Especialização em Música do Instituto de Artes da UERJ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MIRANDA, R. C.; PRADO, J. A. A.; ESCOBAR, A.. I Concurso Nacional de Composição Gilberto Mendes. 2002. Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.

MIRANDA, R. C.; PAIVA, L. C. P.; CALDI, E.. II Concurso Nacional Maria Teresa Madeira - Piano e Música de Câmera. 2001. Centro de Cultura Musical de Campos.

MIRANDA, R. C.; LOUREIRO, M.. Bolsa Virtuose - área musical. 2001. Ministério da Cultura.

MIRANDA, R. C.; HUE, J.; NONNO, I.; TACUCHIAN, R.; DUARTE, R.. Concurso Nacional de Canto Amália Conde. 2001. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

MIRANDA, R. C.; REZENDE, M.; DUARTE, R.. III Premio Guerra Peixe de Composição. 2001. Escola de Música Villa Lobos.

MIRANDA, R. C.; MORELENBAUM, H.; DUARTE, R.; TIBIRICA, R.; CESAR, E.. I Concurso Nacional para Jovens Regentes de Orquestra Eleazar de Carvalho. 2001. Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró-Música.

MIRANDA, R. C.; MORELENBAUM, H.; MICCOLIS, I.; STAERKE, R.. Concurso de Canto Francisco Mignone. 2000. Centro Cultural Francisco Mignone.

MIRANDA, R. C.. Prêmio Nacional da Música. 1994. Fundação Nacional de Arte.

MIRANDA, R. C.; POLLEI, P.; TRUE, N.. Concurso Nacional de Piano de Goiânia - seletivo ao Gina Bachauer Internactional Competition. 1993. Universidade Federal de Goiás.

MIRANDA, R. C.; TRINDADE, I.; PENHA, M.; LOPES, F.; MASTROGIOVANI, A.. Concurso Nacional de Piano Centenário F. Essenfelder. 1990. Banco Nacional de Desenvolvimento Social.

MIRANDA, R. C.; SZRVINSK, C.. I Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos. 1990. Escola de Música Villa Lobos.

MIRANDA, R. C.. III Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos. 1988. Museu Villa Lobos.

MIRANDA, R. C.. II Concurso Nacional Jovens Intérpretes da Música Brasileira. 1986. Fundação Nacional de Arte.

MIRANDA, R. C.. 10º Concurso de Corais do Rio de Janeiro. 1986. Jornal do Brasil.

MIRANDA, R. C.. Prêmio Eldorado de Música. 1985. Sociedade de Cultura Artística.

MIRANDA, R. C.. Bolsa da Fullbright - Comitê de Seleção. 1975. Comissão Fullbright.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Branda Lacerda

LACERDA, Marcos Branda; FRAGA, E.; COLI, J.; SEKEFF, M. L.; MENDES, G.. Dom Casmurro, Uma Ópera - A Música no Processo de Teatralização do Romance Machadiano. 1997. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Jorge Coli

COLI, Jorge. Dom Casmurro - uma ópera - a música no processo de teatralização do romance machadiano. 1997. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Potiguara Curione Menezes

Processos composicionais, usos e concepções da cultura brasileira em três peças do final do século XX : uma abordagem analítico-comparativa; 2011; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Michele Botelho da Silva Salgado

Cações de Amor de Cláudio Santoro : análise e contextualização da obra; 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Claudio Horacio Vitale

Dez peças para quinteto de sopros de György Ligeti : a gradação como uma ferramenta para a construção do discurso musical; 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Marcos Paulo da Silva Lozano

Propostas Diáticas para Piano na Composição Brasileira Contemporânea; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Marcos Luís Duarte

La Valse de Maurice Ravel : contextualização e estrutura formal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Denis Massao Ito

Aspectos musicais das Marchas Rítmicas do Método Jacques Dalcroze; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Diego Scarpino Pacioni

Oitava Sinfonia de Dmitri Shostakovich - uma visão analítica do primeiro movimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música Com Habilitação em Composição) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Anselmo Mancini do Nascimento

Uma experiência composicional com a linguagem coral para vozes iguais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Potiguara Curione Menezes

Reflexões - análise e contextualização da obra; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

João Aris Valle Kouyoumdjan

Transcrição da Sonata Bwv 1003 para Violino Solo de J; S; Bach para violão através da versão para cravo Bwv 964; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ronaldo Coutinho de Miranda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MIRANDA, R. C. . Uma biografia singular para um compositor plural. Revista Brasileira (Rio de Janeiro. 1941) , v. 81, p. 155-161, 2014.

  • MIRANDA, R. C. . Música e palavra : uma trajetória de quatro décadas. Poesia Sempre , v. 20, p. 197-206, 2008.

  • MIRANDA, R. C. . A obra de Krieger para o teclado : um belo retrato sonoro. Brasiliana (Rio de Janeiro) , v. 23, p. 30-31, 2006.

  • PALERMO, M. A. ; KUTNER, A. S. ; ZUCCOLO, R. M. ; MIRANDA, R. C. ; ANDRADE, M. . Tríptico do Tietê. In: Marco Antonio Palermo; Arnaldo Sérgio Kutner; Renato Mattos Zuccolo. (Org.). Águas do Alto Tietê. 627ed.São Paulo: Marco Antonio Palermo, 2015, v. 1, p. 127-150.

  • MIRANDA, R. C. ; VOLPE, M. A. ; Carvalho, Mário V. ; Gossett, P. ; NOGUEIRA, M. V. ; Nogueira, Ilza ; MOURA, E. ; Souza, Rodolfo Coelho ; Neto, Diósnio M. . Uma visão atual da ópera no Brasil : procedimentos cênico-musicais em Dom Casmurro e A Tempestade. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Atualidade da Ópera. 883ed.Rio de Janeiro: Universidade Federal do RIo de Janeiro, 2012, v. 1, p. 95-109.

  • MIRANDA, R. C. . Henrique Oswald e Alberto Nepomuceno - Coro Calíope. Diapason, São Paulo, p. 77 - 77, 01 mar. 2006.

  • MIRANDA, R. C. . Sonidos de las Americas: Brasil / Nova York celebra a criação musical brasileira. VivaMúsica! (revista mensal), Rio de Janeiro, p. Pg.19, 01 jun. 1996.

  • MIRANDA, R. C. . I Musici / Paisagens de sonho. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.5, 21 out. 1994.

  • MIRANDA, R. C. . Les Arts Florissants / espetáculo inesquecível. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.4, 12 set. 1994.

  • MIRANDA, R. C. . Irresistível sedução sonora. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.4, 09 maio 1994.

  • MIRANDA, R. C. . Filarmônica de São Petersburgo / A música em estado de graça. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.5, 09 abr. 1994.

  • MIRANDA, R. C. . A dança do fauno etéreo / Michael Tilson revela o esplendor tímbrico da obra de Debussy. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.6, 18 jan. 1994.

  • MIRANDA, R. C. . Na capital inglesa, a programação mais intensa do cenário musical europeu. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. Pg.3, 29 nov. 1984.

  • MIRANDA, R. C. . Léon Biriotti / As múltiplas faces de um músico do século XX. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.1, 17 nov. 1984.

  • MIRANDA, R. C. . Um encontro com a beleza da forma suite. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 out. 1984.

  • MIRANDA, R. C. . Festival de Aarhus, Dinamarca / Numa cidade milenar, a vanguarda musical do século XX. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.6, 11 nov. 1983.

  • MIRANDA, R. C. . O exato equilíbrio entre a tradição e a vanguarda. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 dez. 1981.

  • MIRANDA, R. C. . A Bienal termina e propõe reflexões. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.6, 03 nov. 1981.

  • MIRANDA, R. C. . Tristão e Isolda / Luzes e sombras envolvem o melhor Wagner. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.6, 18 ago. 1981.

  • MIRANDA, R. C. . Uma exuberante integral de Prokofieff. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 fev. 1981.

  • MIRANDA, R. C. . Um Brahms além do virtuosismo. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 jan. 1981.

  • MIRANDA, R. C. . O exuberante e robusto piano de Bela Davidovich. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 out. 1980.

  • MIRANDA, R. C. . Uma brasileira que o Brasil mal conhece. Som Três (revista mensal), São Paulo, 01 ago. 1980.

  • MIRANDA, R. C. . Rostropovich chega para uma única récita em São Paulo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.9, 29 jul. 1980.

  • MIRANDA, R. C. . Orquestra Gewandhaus de Leipzig / A vitalidade de um hábito secular. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.9, 29 abr. 1980.

  • MIRANDA, R. C. . Sombras e luzes de Messiaen. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.9, 08 ago. 1979.

  • MIRANDA, R. C. . A volta da ópera, entre glórias e crises. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.10, 27 dez. 1978.

  • MIRANDA, R. C. . Brahms em suspense, Mahler com coragem. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 5, 21 jun. 1978.

  • MIRANDA, R. C. . Insubstituível Esther. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.10, 22 mar. 1978.

  • MIRANDA, R. C. . Alicia de Larrocha / Transfiguração ao piano. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 2, 29 set. 1976.

  • MIRANDA, R. C. . Vigor e Poesia no Piano de Yara Bernette. Jornal do brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. P.10, 17 set. 1976.

  • MIRANDA, R. C. . Schubert e Bernstein em interpretações luminosas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 2, 26 maio 1976.

  • MIRANDA, R. C. . Cocarelli / Crescendo con Moto. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 2, 17 maio 1976.

  • MIRANDA, R. C. . O melhor Fauré com o Quatuor de France. Jornal do brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 4, 11 maio 1976.

  • MIRANDA, R. C. . Klein e a Forma Sonata. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg. 2, 07 maio 1976.

  • MIRANDA, R. C. . O impulso poético de Moreira Lima. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.2, 21 abr. 1976.

  • MIRANDA, R. C. . Aurora em primeira audição / Almeida Prado descreve à noite o amanhecer. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.1, 02 abr. 1976.

  • MIRANDA, R. C. . A Música nos Estados Unidos / da escola primária à sala de concerto. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.8, 26 nov. 1975.

  • MIRANDA, R. C. . A criativa simplicidade de Ashkenazy. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.2, 11 jun. 1975.

  • MIRANDA, R. C. . Maurice Ravel / 100 Anos / Um mestre do Impressionismo entre a tradição e a vanguarda. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.1, 06 mar. 1975.

  • MIRANDA, R. C. . Kagel: conceitos sem música. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. cad.B, p. Pg.2, 12 set. 1974.

  • MIRANDA, R. C. . A genialidade de Bartók, com Karabtchevsky e a OSB. jornal do Brasil, Rio de Janeiro, , v. Cad.B, p. Pg.2, 26 jun. 1974.

  • MIRANDA, R. C. . Uma visão atual da ópera no Brasil : procedimentos cênico-musicais em Dom Casmurro e A Tempestade. In: I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ - A Atualidade da Ópera, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I SImpósio de Musicologia da UFRJ - A atualidade da ópera. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010.

  • MIRANDA, R. C. . Transfigurações (para flauta e orquestra). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Réplicas (para clarineta e fagote). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Jogos (para violoncelo e orquestra). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Mobile. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Uma visão atual da ópera no Brasil : procedimentos cênico-musicais em Dom Casmurro e A Tempestade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MIRANDA, R. C. . Texturas para quarteto de cordas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Trajetória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Festspielmusik. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Concerto for four guitars and orchestra. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, R. C. ; HESSE, H. . Unterwegs. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Trajetória para soprano e conjunto de câmera. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Prólogo, Discurso e Reflexão para piano solo. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Três Momentos para Violoncelo Solo. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. . Imagens para clarineta e percussão. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, R. C. . Oriens III para trio de flautas. 1983. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MIRANDA, R. C. . recitativo, Variações e Fuga. 1981. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Canticum Itineris. 1979. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Trajetória (soprano e conjunto de câmera). 1977. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIRANDA, R. C. ; LORCA, F. G. . Seis Cantos de Lorca. São Paulo: OSESP (antiga Criadores do Brasil), 2017. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Episódio Sinfônico, 2016. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Suite Lírica, 2016. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Diálogos, 2016. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Transfigurações, 2016. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. ; ANDRADE, M. . Tríptico do Tietê, 2015. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Variações Temporais (Beethoven Revisitado). São Paulo: Criadores do Brasil - OSESP, 2014. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Alumbramentos, 2014. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Réplicas, 2014. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Duas Danças Latino-Americanas, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. ; Coli, Jorge ; Bomfin, Paulo . O Menino e a Liberdade, 2013. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Seis Fragmentos de um Inverno Solar, 2013. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. ; Cavalcanti, Inês . Três Canções de Inês. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2012. (Partitura Musical/Canto).

  • MIRANDA, R. C. . Moderato Cantabile. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2012. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Três Invenções para Duas Flautas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2012. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Jogos, 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . O Universo da Orquestra (obra didática sobre a formação orquestral). São Paulo: Criadores do Brasil - OSESP, 2011. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Mobile. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2011. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . A Celebration of Joy, 2011. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Concerto para Violino e Orquestra. São Paulo: Editora Criadores do Brasil - OSESP, 2009. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Missa Brevis - o sagrado e o profano em celebração da Capela Real. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2008. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Concertino para Piano e Orquestra de Cordas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2006. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Texturas, 2006. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Celebrare - uma abertura festiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2005. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Concerto para Quatro Violões e Orquestra. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2004. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Horizontes. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2004. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Suite Nordestina. Corvallis - Oregon, USA: Earthsongs Music, 2003. (Partitura Musical/Coral).

  • MIRANDA, R. C. . Appassionata. Columbus: editions Orphée, Inc., 2002. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Abá-Ubú. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2002. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Alternâncias. Nova Iorque: Ponteio Publishing Inc., 2000. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . Suite Festiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 2000. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Sinfonia 2000. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras, 1999. (Partitura Musical/Orquestra).

  • MIRANDA, R. C. . Dom Casmuro, uma ópera / A música no processo de teatralização do romance machadiano 1997 (Tese de Doutorado).

  • MIRANDA, R. C. ; PESSOA, F. . Três Cânticos Breves. Rio de Janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1997. (Partitura Musical/Coral).

  • MIRANDA, R. C. . Oriens III. São Paulo: Novas Metas, 1988. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. . O aproveitamento das formas tradicionais em linguagem musical contemporânea na composição de um concerto para piano e orquestra 1987 (Dissertação de Mestrado).

  • MIRANDA, R. C. . Trois Moments pour Violoncelle Seul. Budapeste: Editio Musica Budapest, 1987. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. ; PESSOA, F. . Liberdade. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 1986. (Partitura Musical/Coral).

  • MIRANDA, R. C. . Lúdica I. Rio de Janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1984. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. ; BANDEIRA, M. . Canto de Natal. Rio de janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1982. (Partitura Musical/Coral).

  • MIRANDA, R. C. ; BANDEIRA, M. . Belo Belo. Rio de Janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1982. (Partitura Musical/Coral).

  • MIRANDA, R. C. . Recitativo, Variações e Fuga. São Paulo: Irmãos Vitale Editores, 1981. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. ; SAROLDI, L. C. . Borba Gato. Rio de Janeiro: FUNARTE-Fundação Nacional de Arte, 1981. (Partitura Musical/Coral).

  • MIRANDA, R. C. . Suite nº 3. São Paulo: Irmãos Vitale Editores, 1979. (Partitura Musical/Outro).

  • MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Trajetória, 1977. (Partitura Musical/Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Villa-Lobos e os Choros'. 2009.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Marlos Nobre'. 2009.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'De Piazzolla a Nino Rota'. 2009.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Ricardo Tacuchian'. 2009.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Vozes dos Séculos XX e XXI'. 2009.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Concertos de Béla Bartók'. 2009.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Debussy sinfônico'. 2009.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Villa-Lobos e as Bachianas'. 2009.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de George Crumb'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Ràdio USP 'O piano de Maurice Ravel'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Brasil sinfônico'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música orquestral de Debussy'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Quintetos de Mário Ficarelli'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Danças e Choros de Guarnieri e Villa-Lobos'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Serge Prokofieff'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Edino Krieger'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Almeida Prado'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Concertos Brasileiros'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Guerra Peixe'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Henrique de Curitiba'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Retratos de Radamés'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Quartetos de Henryk Gorécki'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Flautistas Brasileiros'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Alban Berg e Wolfgang Rihm'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Villa-Lobos sinfônico'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Klang der Welt / Brasilien'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Violino contemporâneo'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'O piano de Guerra Peixe'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Duas faces de Arnold Schoenberg'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Canções Brasileiras'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Toru Takemitsu'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Obras para violino e piano no século XX'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Obras de James McMillan e Flo Menezes'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Béla Bartók : Concertos para Piano e 2 Pianos'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Obras corais brasileiras contemporâneas'. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP Danças latino-americanas. 2008.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A música de Igor Stravinsky'. 2007.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Béla Bartók : nacional e universal'. 2007.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Camargo Guarnieri Revisitado'. 2007.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Piano Brasileiro Contemporâneo'. 2007.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'Vozes do Séuclo XX - música coral, brasileira e internacional'. 2007.

MIRANDA, R. C. . Programa na Rádio USP 'A Sonata no Século XX'. 2007.

MIRANDA, R. C. . Réplicas. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Variações Temporais (Beethoven Revisitado). 2014. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. ; Coli, Jorge ; Bomfin, Paulo . O Menino e a Liberdade. 2013. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. . Duas Danças LatinoAmericanas. 2013. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. . Seis Fragmentos de um Inverno Solar. 2013. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. . Jogos. 2013. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. ; Cavalcanti, Inês . Três Canções de Inês. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Suite Festiva (obra orquestral apresentada na reinauguração do Teatro Municipal de São Paulo em 2011). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Mobile. 2011. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. . Suite Festiva (obra orquestral apresentada em concerto da OSUSP). 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Concerto para Violino e Orquestra. 2010. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. . Missa Brevis. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; MEIRELES, C. . Noite. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Texturas. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Suite Nordestina. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Missa Brevis. 2008. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. . Plenilúnio - paisagem sonora em três hai-kais. 2008. Composição (estréia).

MIRANDA, R. C. ; MORAES, V. . Soneto da Separação. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Ave Maria. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Regina Coeli. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Texturas. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; PESSOA, F. . Três Cânticos Breves. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; BANDEIRA, M. . Santa Clara, Clareai. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Texturas. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; SHAKESPEARE, W. . A Tempestade. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Concertino para Piano e Orquestra de Cordas. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Celebrare - uma abertura festiva. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Festspielmusik. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; Vilaseca, G. . Cal Vima. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Etius Melos. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Frevo. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Concerto para Quatro Violões e Orquestra. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; HESSE, H. . Unterwegs. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; MEIRELES, C. . Desenho Leve. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Abá-Ubú. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Três Micro-Peças. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Sinfonia 2000. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Horizontes. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Fronteiras. 1999. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Reflexos. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Suite Festiva. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Alternâncias. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; FERNANDEZ, O. L. ; ALVES, C. . Violeiro do Sertão. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Prólogo, Discurso e Reflexão. 1996. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Cantoria. 1994. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Noneto. 1994. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. ; ASSIS, M. . Dom Casmurro. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Variações Sérias. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Tango. 1991. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Suite Tropical. 1990. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Três Momentos para Violoncelo Solo. 1987. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Coração Concreto. 1987. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Imagens. 1986. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Três Canções Simples. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Estrela Brilhante. 1984. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Lúdica I. 1984. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Oriens III. 1983. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Concerto para Piano e Orquestra. 1983. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Variações Sinfônicas. 1982. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Toccata. 1982. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Terras de Manirema. 1981. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Recitativo, Variações e Fuga. 1981. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Prólogo, Discurso e Reflexão. 1980. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; BANDEIRA, M. . Belo Belo. 1979. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Suite nº 3. 1979. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Trajetória. 1977. Apresentação de Obra (para compositores).

MIRANDA, R. C. . Mobile (quarteto de saxofones para a XIX Bienal). 2011.

MIRANDA, R. C. . A Celebration of Joy (para o Coral da Cultura Inglesa). 2011.

MIRANDA, R. C. ; Cavalcanti, Inês . Três Canções de Inês. 2010.

MIRANDA, R. C. . Alumbramentos. 2009.

MIRANDA, R. C. . Concerto para Violino e Orquestra. 2009.

MIRANDA, R. C. ; BANDEIRA, M. . Santa Clara, Clareai. 2007.

MIRANDA, R. C. ; Mello, T. . Cantiga quase de roda. 2007.

MIRANDA, R. C. . Missa Brevis. 2007.

MIRANDA, R. C. ; SHAKESPEARE, W. . A Tempestade. 2006.

MIRANDA, R. C. . Texturas. 2006.

MIRANDA, R. C. . Etius Melos. 2005.

MIRANDA, R. C. . Celebrare - uma abertura festiva. 2005.

MIRANDA, R. C. . Concerto para quatro violões e orquestra. 2004.

MIRANDA, R. C. . Frevo. 2004.

MIRANDA, R. C. ; HESSE, H. . Unterwegs. 2003.

MIRANDA, R. C. ; MEIRELES, C. . Desenho leve. 2003.

MIRANDA, R. C. . Festspielmusik. 2003.

MIRANDA, R. C. . Variações Asórovarc. 2002.

MIRANDA, R. C. . Três Micro Peças. 2001.

MIRANDA, R. C. . O Universo da orquestra. 2001.

MIRANDA, R. C. . Sinfonia 2000. 1999.

MIRANDA, R. C. . Fronteiras. 1999.

MIRANDA, R. C. . Reflexos. 1998.

MIRANDA, R. C. . Alternâncias. 1997.

MIRANDA, R. C. ; PESSOA, F. . Três Cânticos Breves. 1997.

MIRANDA, R. C. ; FERNANDEZ, O. L. ; ALVES, C. . Violeiro do Sertão (revisitando Oscar Lorenzo Fernandez). 1997.

MIRANDA, R. C. . Suite Festiva. 1997.

MIRANDA, R. C. . Ave Maria. 1994.

MIRANDA, R. C. . Regina Coeli. 1994.

MIRANDA, R. C. . Cantoria (para violoncelo e orquestra de cordas). 1994.

MIRANDA, R. C. . Tango. 1993.

MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. ; ASSIS, M. . Dom Casmurro. 1992.

MIRANDA, R. C. . Horizontes. 1992.

MIRANDA, R. C. ; MEDEIROS, A. . Variações Sérias (sobre um tema de Anacleto de Medeiros). 1991.

MIRANDA, R. C. . Suite Tropical. 1990.

MIRANDA, R. C. . Três Momentos para violoncelo Solo. 1986.

MIRANDA, R. C. . Concertino para Piano e Orquestra de Cordas. 1986.

MIRANDA, R. C. ; PESSOA, F. . Liberdade. 1986.

MIRANDA, R. C. . Fantasia. 1984.

MIRANDA, R. C. . Estrela Brilhante. 1984.

MIRANDA, R. C. . Appassionata. 1984.

MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Três Canções Simples. 1984.

MIRANDA, R. C. . Concerto para Piano e Orquestra. 1983.

MIRANDA, R. C. . Suite Nordestina. 1983.

MIRANDA, R. C. . Aleluia. 1983.

MIRANDA, R. C. . Lúdica I. 1983.

MIRANDA, R. C. . Imagens. 1982.

MIRANDA, R. C. . Toccata. 1982.

MIRANDA, R. C. . Recitativo, Variações e Fuga. 1980.

MIRANDA, R. C. . Prólogo, Discurso e Reflexão. 1980.

MIRANDA, R. C. ; BANDEIRA, M. . Canto de Natal. 1980.

MIRANDA, R. C. ; SAROLDI, L. C. . Borba Gato. 1979.

MIRANDA, R. C. ; MEIRELES, C. . Noite. 1978.

MIRANDA, R. C. ; BANDEIRA, M. . Belo Belo. 1978.

MIRANDA, R. C. . Oriens III. 1977.

MIRANDA, R. C. ; CODÁ, O. . Trajetória. 1977.

MIRANDA, R. C. . Suite nº 3. 1973.

MIRANDA, R. C. ; ANDRADE, C. D. . Segredo. 1973.

MIRANDA, R. C. ; MORAES, V. . Soneto da Separação. 1969.

MIRANDA, R. C. ; MEIRELES, C. . Retrato. 1969.

MIRANDA, R. C. ; MARIANI, W. . Cantares. 1969.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical, Descrição: O projeto analisa as mutações de determinados padrões formais, no decorrer da História da Música, do período Barroco ao século 21. Atualmente, há uma preocupação primordial em contextualizar a música brasileira e o século 20, em relação ao objeto da pesquisa. O projeto é decorrente de outras abordagens do autor sobre o mesmo tema, desde sua Dissertação de Mestrado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronaldo Coutinho de Miranda - Coordenador., Número de orientações: 3

  • 2004 - 2010

    Texturas : Composição e Análise de um Quarteto de Cordas, Descrição: O principal objetivo deste projeto foi a composição de um quarteto de cordas, gênero fundamental na História da Música. A obra recebeu o título de Texturas e divide-se em quatro movimentos : Prólogo, Scherzo, Entreato e Finale.O projeto inclui ainda uma análise detalhada desta peça, um perfil do compositor (em relação à evolução de sua linguagem) e uma revisão crítica, reportando-se a outros quartetos de cordas, especialmente aqueles escritos por compositores brasileiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronaldo Coutinho de Miranda - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    As relações entre forma e linguagem no desenvolvimento histórico da criação musical, Descrição: O projeto focaliza as transformações dos padrões formais em relação ao desenvolvimento da linguagem musical. Várias estruturas formais foram abordadas, priorizando-se a evolução do Tema com Variações e da Forma Sonata.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronaldo Coutinho de Miranda - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

PRÊMIO APCA - Melhor Obra Vocal - O Menino e a Liberdade, Associação Paulista de Críticos de Arte.

2006

PRÊMIO APCA - Melhor Obra Experimental - A tempestade, Associação Paulistas de Críticos de Arte.

2001

Troféu Carlos Gomes, Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo e Alice Carta Promoções.

1992

1º lugar no Concurso Nacional de Composição América 500 Anos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

1986

3º lugar no Concurso Internacional de Composição de Budapeste, Association of Hungarian Musicians.

1984

Chevalier dans l'Ordre des Arts et des Lettres, Ministério da Cultura da França.

1983

4º Prêmio no Concurso Nacional de Arranjos Corais, Funarte.

1982

Prêmio APCA - Autor da Melhor Obra Sinfônica, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

1981

Troféu Golfinho de Ouro, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

1981

2º Prêmio no Concurso Vitale de Composição para Duo de Violino e Piano, Editora Irmãos Vitale.

1980

2º Prêmio no Concurso Nacional de Composição "Uma Canção de Natal", Funarte.

1980

2º Prêmio no Concurso Nacional de Composição para Coro Infantil, Funarte.

1977

1º Prêmio no Concurso Nacional de Composição para a II Bienal de Música Brasileira Contemporânea, FUNARTE e FUNTERJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. , Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues 443, Cidade Universitária, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914137, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2000 - 2000

Arizona State University

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profesor Visitante

Outras informações:
Professor Visitante (Composição) da ASU (Arizona State University), a convite do pianista Caio Pagano e do compositor James de Mars, ambos professores da instituição, em janeiro do ano 2000.

2004 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS-3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2018 - 12/2018

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical II, Composição IV, Instrumentação e Oquestração IV

  • 03/2018 - 06/2018

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical I, Composição III, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical II, Composição IV, Instrumentação e Orquestração IV

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical I, Composição III, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Música com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical II, Composição IV, Instrumentação e Orquestração IV

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição III, Instrumentação e Orquestração III, Criação Musical

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição IV, Criação Musical II, Instrumentação e Orquestração IV

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical I, Composição III, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição IV , Criação Musical II, Instrumentação e Orquestração IV

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical I, Composição III, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição II, Ciração Musical II, Criação Musical IV, Instrumentação e Orquestração II, Instrumentação e Orquestração IV

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição I, Criação Musical I, Criação Musical III, Instrumentação e Orquestração I, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical IV, Composição II , Composição IV, Instrumentação e Orquestração IV

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical III, Composição I, Composição III, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Música Com Habilitação em Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição IV - Composição II - Instrumentação e Orquestração IV, Criação Musical II

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações entre forma e linguagem no desenvolvimento da criação musical

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação e Orquestração III, Composição III, Criação Musical I

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição II, Composição IV, Criação Musical IV, Instrumentação e Orquestração IV

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição I, Composição III, Criação Musical III, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação e Orquestração IV, Criação Musical II, Composição IV, Composição II

  • 03/2009 - 06/2009

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical

  • 03/2009 - 06/2009

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição I, Composição III, Criação Musical I, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orquestração e Instrumentação IV, Composição IV, Composição II, Criação Musical IV

  • 03/2008 - 06/2008

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical

  • 03/2008 - 06/2008

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição I, Composição III, Criação Musical III, Instrumentação e Orquestração III

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Musical II, Criação Musical IV, Criação Musical II, Composição II

  • 03/2007 - 06/2007

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical

  • 03/2007 - 06/2007

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical III, Criação Musical I, Composição I

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical IV, Criação Musical II

  • 03/2006 - 06/2006

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação Musical I, Criação Musical III

  • 03/2006 - 06/2006

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações entre Forma e Linguagem no Desenvolvimento da Criação Musical

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Estruturação Musicais IV, Linguagem e Estruturação Musicais II, Criação Musical II, Composição IV

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição III, Criação Musical I, Linguagem e Estruturação Musicais I, Linguagem e estruturação Musicais III

  • 09/2004 - 12/2004

    Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e estruturação Musicais II

1984 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto (ao final), Carga horária: 40

Outras informações:
Até 1989 -- 20 horas A partir de 1990 - 40 horaas DE

Atividades

  • 03/1996 - 12/1997

    Ensino, Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição, Instrumentação e orquestração

  • 03/1988 - 12/1991

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Composição Avançada

  • 06/1974 - 12/1987

    Ensino, Composição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição, Instrumentação e Orquestração

  • 03/1985 - 11/1987

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Setor Artístico Cultural.,Cargo ou função, Coordenador dos Panoramas da Música Brasileira Atual.

  • 02/1986 - 06/1987

    Direção e administração, Escola de Música, Diretor do Setor Artístico Cultural.,Cargo ou função, Diretor do Setor Artístico-Cultural.

1995 - 2004

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretor da Sala Cecília Meireles, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1995 - 03/2004

    Direção e administração, Secretaria de Estado da Cultura, Funarj Sala Cecília Meireles.,Cargo ou função, Diretor da Sala Cecília Meireles.

2003 - 2004

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante (adjunto), Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2003 - 09/2004

    Ensino, Graduação em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição II (no Curso de Especialização em Música), FEA-Música (Formas de Expressão Artística - Música)

1985 - 1989

Fundação Nacional de Arte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profissional Técnico Superior, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1986 - 12/1989

    Serviços técnicos especializados , Instituto Nacional de Música, Coordenadoria de Música Brasileira.,Serviço realizado, Coordenador de Música Brasileira.

  • 06/1985 - 11/1989

    Serviços técnicos especializados , Instituto Nacional de Música, Coordenadoria de Música Brasileira.,Serviço realizado, Coordenador das Bienais de Música Brasileira Contemporânea.

  • 07/1986 - 10/1988

    Direção e administração, Instituto Nacional de Música, Coordenadoria de Música Brasileira.,Cargo ou função, Diretor Substituto do Instituto nacional de Música.

  • 06/1985 - 12/1985

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Nacional de Música, Coordenadoria de Música Brasileira.,Cargo ou função, Secretário Executivo da Comissão Carlos Gomes.

1966 - 1985

Jornal do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Várias funções em 19 anos, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/1984 - 12/1984

    Serviços técnicos especializados , Redação, Caderno B.,Serviço realizado, Editor Literário.

  • 06/1975 - 03/1982

    Direção e administração, Gerência de Relações Públicas, Departamento de Promoções.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Promoções (área cultural de eventos).

  • 02/1974 - 12/1981

    Serviços técnicos especializados , Redação, Caderno B.,Serviço realizado, Crítico Musical.

  • 06/1966 - 05/1975

    Serviços técnicos especializados , Gerência de Relações Públicas, Departamento de Promoções.,Serviço realizado, Assessor de Relações Públicas.