Ronaldo Alves Penteado

Atualmente trabalha na Secretária da Cultura do Estado de São Paulo, na equipe da Unidade de Formação Cultural como gestor dos Contratos de Gestão com a Abaçaí Cultura e Arte pelo Conservatório de Tatuí e com a Associação de Cultura, Educação e Assistência Social Santa Marcelina pela Emes-Tom Jobim. Possui especialização em Gestão Cultural pelo Centro de Formação do Sesc São Paulo, é mestre pelo Programa de Pós Graduação em Música, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMUS-ECA-USP). Área de concentração: Processos de Criação Musical. Linha de Pesquisa: Técnicas Composicionais e Questões Interpretativas. Título da Dissertação: O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n.3, de Mahler, defendida em novembro de 2014, sob a orientação da Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira. É graduado em música com habilitação em composição pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM).

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2012 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n.3, de Mahler,Ano de Obtenção: 2014
Adriana Lopes da Cunha Moreira.Palavras-chave: Gustav Mahler; Sinfonia n. 3; Primeiro Movimento; Análise Musical; Forma como Processo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em música

2005 - 2008

Faculdade de Artes Alcantara Machado
Título: O Neoclassicismo em Igor Stravinsky: Questões composicionais no balé Orpheus
Orientador: Roberto Antonio Saltini

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 -

Curso de Piano Popular. , Escola de Música e Tecnologia, EM&T, Brasil.

2016 - 2017

Extensão universitária em Gestão Cultural. (Carga horária: 480h). , Centro de Formação do Sesc São Paulo, CPF, Brasil.

2015 - 2015

Metodologia de gestão e planejamento de projetos Scrum e notação BPMN. (Carga horária: 8h). , Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, SEC, Brasil.

2014 - 2014

O arquivo como fonte estratégica de informação. (Carga horária: 3h). , Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, SEC, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Aluno Especial PPGMUS. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2011

Piano. , Rogério Zaghi, RZ, Brasil.

2008 - 2008

Monitoria Harmonia (março a dezembro 2008). , FIAM-FAAM - Centro Universitário, FAAM, Brasil.

2007 - 2007

Monitoria Contraponto (agosto a dezembro de 2007). , FIAM-FAAM - Centro Universitário, FAAM, Brasil.

2007 - 2007

Monitoria em Harmonia (março a junho de 2007). , FIAM-FAAM - Centro Universitário, FAAM, Brasil.

2005 - 2007

Piano. , Regina Schlochauer, RS, Brasil.

2004 - 2004

LEM - Linguagem e estrutura musical. , Escola de Música e Tecnologia, EM&T, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso: Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE) ECA-USP. Etapa de Preparação Pedagógica: conjunto de 6 conferências de 3 horas de duração cada, com especialistas em educação na área de comunicação e artes. Março 2012.. 2012. (Outra).

Apresentação Musical: Atuação como percussionista da orquestra do recital de graduação da pianista Lúcia Campanhã, apresentando o Concerto para Piano nº 3, em Dó menor, de Beethoven. Universidade São Judas. 03 de Agosto de 2011.. 2011. (Outra).

Apresentação Musical: Encontro musical do Conservatório Arte Musical. Atuação como regente dos grupos de música de câmara e arranjador com a apresentação pela orquestra dos professores do arranjo da música Emoções. 22 de Novembro de 2011.. 2011. (Outra).

Curso: ?Gustav Mahler: Sinfonia nº 8 em Mi bemol maior, Sinfonia dos Mil?. Curso de 4 aulas com 2 horas de duração cada, ministrada pelo Prof. Ms. Sérgio Molina, no espaço cultural ?É Realizações?. Setembro e outubro de 2011.. 2011. (Outra).

Palestra: ?Encontro com o compositor Felipe Lara, da New York University?. Palestra de 3 horas de duração ministrada no centro de música da ECA-USP. 16 de maio de 2011. Enfoque em seus procedimentos pré-composicionais e técnicas compocionais.. 2011. (Outra).

Palestra: ?Música na Cabeça?, com o Prof. Dr. Jorge de Almeida. Palestra de 2 horas de duração com enfoque sobre a Oitava Sinfonia de Gustav Mahler, ministrada na Sala São Paulo. 29 de setembro de 2011.. 2011. (Outra).

Apresentação Musical: Atuação como regente dos grupos de música de câmara e arranjador com a apresentação pela orquestra dos professores do arranjo das músicas Naquela Mesa e Tico Tico no Fubá. Dezembro de 2010.. 2010. (Outra).

Apresentação Musical: Encontro musical do Conservatório Arte Musical. Atuação como arranjador com a apresentação pela orquestra dos professores do arranjo das músicas Hino à Escola e Pout Pourri de Músicas Italianas. 25 de Janeiro de 2010. 2010. (Outra).

Apresentação Musical ?Cantador, só sei Cantar: Coro Luther King convida Collegium Musicum de São Paulo?. Foyer do Auditório Ibirapuera. Collegium Musicum de São Paulo. 20 de Fevereiro de 2010.. 2010. (Outra).

Curso: ?Gustav Mahler: Sinfonia nº 4?. Curso de 4 aulas com 2 horas de duração cada, ministrada pelo Prof. Ms. Sérgio Molina no espaço cultural ?É Realizações?. Fevereiro e Março de 2010.. 2010. (Outra).

Curso: ?Richard Wagner: Análise da ópera Tristão e Isolda?. Curso com uma aula de 4 horas de duração, ministrada pelo Prof. Ms. Sérgio Molina no espaço cultural ?É Realizações?. 18 de Dezembro de 2010.. 2010. (Outra).

Palestra: ?Música na Cabeça?, com o Prof. Dr. Jorge de Almeida. Palestra de 2 horas de duração intitulada Os Mundos de Mahler, com enfoque sobre a Quarta Sinfonia do compositor. Ministrada na Sala São Paulo. 24 de março de 2010.. 2010. (Outra).

Apresentação Musical. Participação no 3º encontro de Coros Camargo Guarnieri, temporada 2009, realizado no Teatro Municipal de São Paulo. Collegium Musicum de São Paulo. 20 de Junho de 2009.. 2009. (Outra).

Apresentação Musical. Participação no Festival Atibaia de Cultura, realizado no teatro municipal de Atibaia. Collegium Musicum de São Paulo. 06 de Junho de 2009.. 2009. (Outra).

Apresentação musical. Participação no XXII Festival de Música Sacra, realizado na Catedral Evangélica de São Paulo. Collegium Musicum de São Paulo. 04 de Outubro de 2009.. 2009. (Outra).

Curso: Aperfeiçoamento em Análise Musical, com Marisa Ramires Rosa de Lima. Aulas particulares. Ano letivo de 2009. Análises da Forma Sonata, com enfoque nas Sonatas para piano de Beethoven; procedimentos cromáticos comum tone diminuto e omnibus.. 2009. (Outra).

Apresentação de Trabalho: III Jornada de Pesquisa Científica do Curso de Música da FIAM-FAAM. 2008. (Outra).

Curso: ?1º Curso de aperfeiçoamento dos Oficineiros Musicais atuantes no programa São Paulo é uma Escola?. Tema: educação musical infantil, ministrado por Márcia Visconti no teatro do CEU Aricanduva, com duração total de 3 horas. 28 de janeiro de 2006.. 2006. (Outra).

Curso: ?2º Curso de aperfeiçoamento dos Oficineiros Musicais atuantes no programa São Paulo é uma Escola?. Tema: educação musical infantil, ministrado por Márcia Visconti no teatro do CEU Pêra Marmelo, com duração total de 4 horas.Março de 2006.. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Augusto Molina

MOLINA, S. A.; MOLINA JR., S. J.. O NEO CLASSICISMO EM IGOR STRAVINSKY. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Uni FIam Faam.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

MOREIRA, A. L.; GUBERNIKOFF, C.; MIRANDA, R. C.; LACERDA, M. B.; BORTZ, G.;SALLES, P. T.. O Processo Formal no primeiro movimento da Sinfonia n3 de Mahler. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Ronaldo Coutinho de Miranda

MIRANDA, R. C.; MOREIRA, A. L. C.; Gubernikoff, C.. O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; GUBERNIKOFF, Carole; MIRANDA, Ronaldo. O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler. São Paulo, PPGMUS-USP, 6 nov. 2014 2014. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; LACERDA, Marcos B.; NOGUEIRA, Marcos Pupo. Sinfonia n. 3 de Mahler: forma, estrutura, textura, orquestração e relações temáticas no primeiro movimento. São Paulo, PPGMUS-ECA-USP, 2 out. 2013. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adriana Lopes da Cunha Moreira

O processo formal do primeiro movimento da Sinfonia n; 3 de Mahler; Bolsa PAE-USP (2012, 2013); 2012; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira;

Adriana Lopes da Cunha Moreira

Supervisão de estágio junto à disciplina Análise Musical III, durante o 1s/2013, com bolsa PAE-PRPG-USP; 2013; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade de São Paulo, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da PRPG-USP; Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira;

Adriana Lopes da Cunha Moreira

Supervisão de estágio junto à disciplina Percepção Musical IV, durante o 2s/2012, com bolsa PAE-PRPG-USP; 2012; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade de São Paulo, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da PRPG-USP; Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PENTEADO, R. A. . Formalização trabalhista na área cultural: o modelo OS e o caso do Conservatório de Tatuí. Revista do Centro de Pesquisa e Formação , v. 01, p. 157-175, 2018.

  • PENTEADO, R. A. . A adoção do modelo 'OS' como alternativa viável para a formalização do trabalho na área da cultura: o caso do Conservatório de Tatuí. In: XIII Enecult: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2017, Salvador. EDIÇÃO 2017 ? XIII ENECULT, 2017. v. 1.

  • PENTEADO, R. A. ; MOREIRA, A. L. C. . Fundamentos para a análise musical do potencial projetivo rítmico de obras musicais. In: MOREIRA, Adriana Lopes (Coord. Painel). Análise musical do potencial projetivo rítmico como elemento constitutivo de obras musicais: fundamentação teórica e exemplos de aplicação em obras de Stravinsky e Messiaen.. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. São Paulo: Unesp, 2014. v. 1. p. 1-12.

  • PENTEADO, R. A. ; MOREIRA, A. L. C. . Direcionamento musical através da textura na transição do Desenvolvimento à Reexposição do primeiro movimento da Sinfonia n. 3, de Mahler.. In: III ETAM - Encontro internacional de teoria e análise musical, 2013, São Paulo. III Encontro internacional de teoria e análise musical - Dimensão temporal na análise musical, 2013. p. 308-319.

  • PENTEADO, R. A. . Direcionamento musical através da textura na transição do Desenvolvimento à Reexposição do primeiro movimento da Sinfonia n. 3, de Mahler.. In: II jornada acadêmica do programa de pós-graduação em música da Escola de comunicação e Artes da USP, 2013, São Paulo. Anais II Jornada Discente PPGMUS, 2013.

  • PENTEADO, R. A. . SIMETRIA NA FORMA E NO MATERIAL HARMÔNICO DA CIRANDA N. 4 DE VILLA-LOBOS. In: SIMPOM - II simpósio brasileiro de pós-graduandos em música, 2012, Rio de Janeiro. Anais, 2012.

  • PENTEADO, R. A. . Estrutura formal e relações temáticas no primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler. In: I Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS ECA/USP, 2012, São Paulo. Anais I Jornada Discente PPGMUS, 2012.

  • PENTEADO, R. A. . Estrutura formal e relações temáticas no primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler. In: XXII congresso da ANPPOM - João Pessoa - PB, 2012, João Pessoa. Anais, 2012.

  • PENTEADO, R. A. . O processo do devir formal e as funções formais da Exposição do primeiro movimento da Sinfonia n. 3, de Mahler. In: 38o festival internacional de música Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça - UFG, 2013, Goiânia. Caderno de Resumos Expandidos - 2013 - 38a edição, 2013. p. 46-48.

  • PENTEADO, R. A. . Palestrante da 2a Aula Aberta de Apreciação Musical, apresentando a Sinfonia n. 2 - Lobgesang, de Mendelssohn. Palestra de 4 horas de duração ministrada no Conservatório Arte Musical. 2 de fevereiro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PENTEADO, R. A. ; MOREIRA, A. L. C. . Direcionamento musical através da textura na transição do Desenvolvimento à Reexposição do primeiro movimento da Sinfonia n. 3, de Mahler.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENTEADO, R. A. . O processo do devir formal e as funções formais da Exposição do primeiro movimento da Sinfonia n. 3, de Mahler. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENTEADO, R. A. . Direcionamento musical através da textura na transição do Desenvolvimento à Reexposição do primeiro movimento da Sinfonia n. 3, de Mahler.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENTEADO, R. A. . Estrutura formal e relações temáticas no primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PENTEADO, R. A. . Estrutura formal e relações temáticas no primeiro movimento da Sinfonia n. 3 de Mahler. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENTEADO, R. A. . SIMETRIA NA FORMA E NO MATERIAL HARMÔNICO DA CIRANDA N. 4 DE VILLA-LOBOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENTEADO, R. A. . Palestrante da 1ª Aula Aberta de Apreciação Musical, apresentando a 5ª Sinfonia de Beethoven. Palestra de 3 horas de duração ministrada no Conservatório Arte Musical. 1º de Outubro de 2011.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PENTEADO, R. A. . III Jornada de Pesquisa Científica do Curso de Música da FIAM-FAAM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PENTEADO, R. A. . Recital de Graduação da Turma de Composição da FAAM. Apresentação do Quarteto de Cordas e Piano nº 1. 12 de Dezembro de 2008.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PENTEADO, R. A. . TCC: O Neoclassicismo de Igor Stravinsky: questões composicionais no balé Orpheus 2008 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • PENTEADO, R. A. . IC: CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL DE SÃO PAULO: seu passado, sua luz; seu presente, sua escuridão 2006 (Iniciação Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PENTEADO, R. A. . Os Dez Mandamentos (para dois pianos). 2011. Arranjo.

PENTEADO, R. A. . Tico-Tico no Fubá. 2010. Arranjo.

PENTEADO, R. A. . Naquela Mesa (Samba Canção). 2010. Arranjo.

PENTEADO, R. A. . Pout Pourri de Musicas Italianas. 2009. Arranjo.

PENTEADO, R. A. . Chacone (sobre uma sequencia harmônica Simples). 2009.

PENTEADO, R. A. . Variações sobre o Minueto em Sol Maior. 2009.

PENTEADO, R. A. . Quarteto de Cordas - Cabeça de Cuia. 2008.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico IV, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atua na equipe de gestão dos Contratos de Gestão da Unidade de Formação Cultural com as Organizações Sociais de Cultura Abaçaí Cultura e Arte pelo Conservatório de Tatuí; e Associação de Cultura, Educação e Assistência Social Santa Marcelina pela Emes-Tom Jobim. Atuou de 2014 a 2016 com a gestão dos Contratos de Gestão da Unidade de Difusão Cultural com as Organizações Sociais Fundação Osesp e Instituto Pensarte, este último, responsável pela gestão dos equipamentos culturais Theatro São Pedro e sua Orquestra, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

  • 2007 - 2016

    Conservatório Arte Musical

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor de Regência, Teoria Musical, Harmonia, Apreciação Musical, Organologia, Análise Musical, Preparação para o vestibular de Música e Música de Câmara.

  • 2013 - 2015

    OPUS - Revista da ANPPOM

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Editoração, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio na editoração das publicações da OPUS.

  • 2013 - 2013

    Serviço Social do Comercio - SP

    Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cadastramento dos DVDs Selo Sesc junto a Ancine. Editor Web da conteudoteca do Web Site do Sesc SP e redes sociais do Selo Sesc (Facebook e Twiter). Rotinas administrativas como pagamento de notas fiscais e confecção de contratos.

  • 2010 - 2010

    Serviço Social do Comercio - SP

    Vínculo: Trabalho Temporário, Enquadramento Funcional: Produtor Musical, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Redação de programas de estreias, acompanhamento desde a pré produção até a venda do produto final dos projetos do Selo SESC, incluindo as fases de gravação, prensagem e encarte do produto final.

  • 2006 - 2007

    Serviço Social do Comercio - SP

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estágio na programação do teatro da unidade SESC Vila Mariana.

  • 2013 - 2013

    Escola de Comunicação e Artes - USP

    Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Estágio Supervisionado em Docência. Disciplina: Análise Musical III. Departamento: CMU-ECA. Supervisora: Adriana Lopes da Cunha Moreira

  • 2012 - 2012

    Escola de Comunicação e Artes - USP

    Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Estágio Supervisionado em Docência. Disciplina: Percepção IV. Departamento: CMU-ECA. Supervisora: Adriana Lopes da Cunha Moreira

  • 2009 - 2010

    Collegium Musicum de São Paulo

    Vínculo: Cantor, Enquadramento Funcional: Tenor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Atuação como coralista (tenor), junto ao Collegium Musicum de São Paulo, sob regência do Maestro Abel Rocha.

  • 2008 - 2010

    Escola de Musica de Ribeirão Pires

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor de Teoria, Percepção, Apreciação Musical e História da Música.

  • 2005 - 2006

    associação cultural vitta

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Atuação como professor de Canto Coral no CEU Perus, dentro do projeto São Paulo é uma escola.