Fernanda Capucho Cezana
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando como professora de Matemática do Ensino Médio Técnico e Tecnológico e nos cursos de Engenharia. Tem trabalhado com Projetos de Pesquisa na área de Modelagem Matemática e Simulação Numérica de Escoamentos Atmosféricos.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Ambiental
2011 - 2015
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Estudo da transferência de massa de poluente no topo de um dossel urbano
Orientador: em University of Reading ( Omduth Coceal)
com , Ano de obtenção: 2015. Neyval Costa Reis Júnior. Coorientador: Elisa Valentim Goulart. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: transferência de massa; velocidade de transferência; dossel urbano; prédios de diferentes alturas.
Mestrado em Engenharia Ambiental
2005 - 2007
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Simulação Numérica da dispersão de poluentes ao redor de um obstáculo isolado sob diferentes condições de estabilidade, Ano de Obtenção: 2007
Neyval Costa Reis Júnior.Coorientador: Jane Meri Santos. Palavras-chave: Poluição do ar; Dispersão de poluentes; Turbulência atmosférica; Prédios; Estabilidade atmosférica.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Organização de eventos
CEZANA, F. C. . Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC. 2022. (Congresso).
CEZANA, F. C. . Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC. 2018. (Congresso).
CEZANA, F. C. . Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC. 2022. (Congresso).
CEZANA, F. C. . Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC. 2018. (Congresso).
Participação em eventos
Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC Comissão Organizadora. 2018. (Encontro).
4th IWA Conference on Odours and VOCs. 2011. (Outra).
I Semana de Matemática de São Mateus. 2004. (Encontro).
Mini-Curso: A Matemática na 5ª série. 2003. (Oficina).
23º Colóquio Brasileiro de Matemática. 2001. (Congresso).
ECEM - Encontro Capixaba de Educação Matemática. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
Cardoso, V.C.;CEZANA, F. C.; Fassarella, L.S.. COMO O PODCAST PODE SER UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GOULART, E. V.; Reis Junior, N. C.; FURIERI, B.;CEZANA, F. C.. ESTUDO DOS MECANISMOS QUE INFLUENCIAM O PADRÃO DE ESCOAMENTO E O TRANSPORTE DE MASSA DO ESCALAR PASSIVO EM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DE MATRIZ. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.
SILVA, J. D.;CEZANA, F. C.; SILVA, J. G. F.. FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COMO CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA SURDA: UM ESTUDO DE CASO. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão Social, Edu. e Desenvovilmento Regional) - CENTRO UNIVERSITARIO VALE DO CRICARE.
SILVA, J. D.; SILVA, J. G. F.;CEZANA, F. C.. O uso do software Geogebra como recurso metodológico para o ensino de geometria no ensino médio.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré.
SILVA, J. D.; OLIVEIRA, L. P. F.;CEZANA, F. C.. Matemática Financeira nas Séries Finais do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré.
Cardoso, V.C.; Fassarella, L.S.;CEZANA, F. C.. A UTILIZAÇÃO DOS PODCASTS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CEZANA, F. C.; Zotelle, A C; Maioli, A G; Siqueira, R N. SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO E DA DISPERSÃO DE MONÓXIDO DE CARBONO NO INTERIOR DE CÂNIONS URBANOS CONSIDERANDO DIFERENTES VELOCIDADES DOS VEÍCULOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal ES.
CEZANA, F. C.; GOULART, E. V.; Maioli, A G. SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO E DA DISPERSÃO DE POLUENTES EM UMA INTERSEÇÃO DE ÁREA URBANA REAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
GOULART, E. V.; FURIERI, B.;CEZANA, F. C.. AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS-OCEÂNICOS LA NIÑA E EL NIÑO NA CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA (RMGV). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CEZANA, F. C.; GOULART, E. V.; FURIERI, B.. A INFLUÊNCIA DA MORFOLOGIA URBANA NO ESCOAMENTO DA ATMOSFERA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal do Espírito Santo.
CALIMAN, M. C. S. F.; FURIERI, B.; BORGES, R. M.;CEZANA, F. C.. Quantificação da taxa de deposição de partículas sedimentáveis próximo a vias de grande circulação e unidades industriais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
SANTOS, I. P.; AZEVEDO, R. Z. S.;CEZANA, F. C.. Modelagem Matemática e Simulação Numérica do Problema de Dispersão de Poluentes ao redor de um Prédio Cúbico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Orientou
Estudo do padrão da dispersão de poluentes em uma área urbana do centro de Vitória/ES considerando os carros como fontes pontuais de poluição; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal ES; (Orientador);
Estudo do padrão do escoamento e da dispersão de poluentes em uma área urbana do centro de Vitória/ES considerando diferentes direções do vento; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal ES; (Orientador);
Tem dendê aqui: percepções de estudantes do ensino técnico integrado do Ifes Campus São Mateus; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Práticas Educacionais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO E DA DISPERSÃO DE MONÓXIDO DE CARBONO NO INTERIOR DE CÂNIONS URBANOS CONSIDERANDO DIFERENTES VELOCIDADES DOS VEÍCULOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO ESCOAMENTO E DA DISPERSÃO DE POLUENTES EM UMA INTERSEÇÃO DE ÁREA URBANA REAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Investigação do escoamento e da influência de diferentes localizações de fontes pontuais em uma área urbana real; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal ES; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Investigação da influência de diferentes espaçamentos e localizações de fontes para o problema do escoamento e da dispersão de poluentes ao redor de um conjunto de obstáculos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Simulação numérica do escoamento e da dispersão de monóxido de carbono no interior de cânions urbanos considerando diferentes velocidades dos veículos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal ES; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Estudo da Dispersão de Poluentes oriundos de Veículos Automotores em Áreas Urbanas; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal ES; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Simulação Numérica da Dispersão de Monóxido de Carbono em um Cânion Urbano; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal ES; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Avaliação do desempenho de diferentes modelos de turbulência baseados na metodologia RANS para o problema da dispersão de poluentes ao redor de um conjunto de obstáculos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal ES; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Simulação numérica do escoamento e da dispersão de poluentes em interiores usando dinâmica dos fluidos computacional; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Ferramentas midiáticas e ambientes investigativos de aprendizagem em aulas de matemática: utilização de mídias e ambientes interativos em aulas de cálculo diferencial e integral; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduando em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Fernanda Capucho Cezana;
Produções bibliográficas
-
CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. ; Reis Junior, N. C. ; COCEAL, O. . Analysis of Pollutant Entrainment from Localized Sources in a Street Network. BOUNDARY-LAYER METEOROLOGY , p. 104524, 2021.
-
CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. ; STOCCO, J. F. ; BURGO, A. ; FOEGER, L. B. ; PAULA, R. R. C. ; SOUZA, B. H. . Study of the Interference Effect of Surrounding Buildings on Wind Flow in Urban Street Canyons With Kappa Epsilon Turbulence Model. Ciência e Natura , v. VIII, p. 288-292, 2013.
-
ZUCOLOTO, S. C. ; QUEIROZ, J. C. ; PAULA, R. R. C. ; CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. ; GOMES, M. S. P. . VISUALIZATION STUDIES OF THE VORTEX SYSTEM AROUND 3-D RECTANGULAR BUILDINGS. Ciência e Natura , v. VIII, p. 476-480, 2013.
-
PAULA, R. R. C. ; STOCCO, J. F. ; FOEGER, L. B. ; CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. ; GOMES, M. S. P. . EXPERIMENTAL STUDIES OF THE FLOW PATTERNS IN URBAN STREETCANYONS ? PART I: TALL BUILDINGS. Ciência e Natura , v. VIII, p. 441-445, 2013.
-
Zechinelli, S R ; CEZANA, F. C. . COMPUTATIONAL FLUID DYNAMICS FOR STUDYING THE DISPERSION OF POLLUTANTS FROM MOTOR VEHICLES IN URBAN CANYONS. In: 20th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2024, 2024, Foz do Iguaçu. 20th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT 2024, 2024.
-
Silva, T.A.L. ; CEZANA, F. C. . Numerical simulation of flow and pollutant dispersion in an urban intersection using k-ϵ turbulence model. In: 27th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2023, Florianópolis. Proceedings COBEM 2023: 27th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2023.
-
ALMEIDA, G. G. ; CEZANA, F. C. . EFFECT OF MOVING VEHICLES ON THE FLOW AND DISPERSION OF CARBON MONOXIDE IN AN URBAN CANYON. In: 27th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2023, Florianópolis. Proceedings COBEM 2023: 27th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2023.
-
ALMEIDA, G. G. ; Silva, T.A.L. ; CEZANA, F. C. . NUMERICAL STUDY OF DISPERSION OF CARBON MONOXIDE IN A STREET CANYON. In: 19th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2022, Bento Gonçalves. Encit 2022, 2022.
-
ALMEIDA, G. G. ; CEZANA, F. C. . INFLUÊNCIA DA MORFOLOGIA URBANA NA DISPERSÃO DE POLUENTES EM UM DOSSEL URBANO. In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC, 2022, São Mateus. Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC, 2022.
-
ALMEIDA, G. G. ; CEZANA, F. C. . A COMPARATIVE STUDY OF RANS TURBULENCE MODELS AND INFLUENCE OF WIND DIRECTION IN A BUILDING ARRAY. In: 26° International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2021, 2021, VIRTUAL CONFERENCE. 26° International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2021, 2021.
-
ALMEIDA, G. G. ; CEZANA, F. C. . The influence of wind direction and source location in the flow pattern and concentration field over an urban canopy. In: XLII Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE-2021) | 3rd Pan American Congress on Computational Mechanics, 2021, Rio de Janeiro. XLII Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE-2021) | 3rd Pan American Congress on Computational Mechanics, 2021.
-
COUTINHO, L. S. ; CEZANA, F. C. ; SANTOS, I. P. . Modelagem Matemática e Simulação Numérica do problema de dispersão de poluentes ao redor de um prédio cúbico. In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional - ERMAC e Semana da Matemática, 2018, São Mateus. Anais do Encontro Regional de Matemáca Aplicada e Computacional e da Semana da Matemáca, 2018. v. 1.
-
FURIERI, B. ; LOVATTE, E. ; CALIMAN, M. C. S. F. ; CEZANA, F. C. ; MELO , M. ; COSTA, I. B. . Utilização de software de Dinâmica dos Fluidos Computacional em disciplinas dos ciclos basico e especifico de Engenharia Sanitaria e Ambiental. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.
-
PAGANOTO, P. G. ; PAULA, R. R. C. ; CEZANA, F. C. ; GOMES, M. S. P. . Aplicações de Modelos RANS nas Predições do Escoamento Atmosférico em Áreas Urbanas com Diferentes Geometrias de Telhados. In: IV Congreso Argentino de Ingenería Mecánica, CAIM2014, 2014, 2014, Resistência, Chaco. IV Congreso Argentino de Ingenería Mecánica. Resistência: Editorial Facultad de Ingenieria Universidad Nacional Del Nordeste, 2014. v. 1. p. 203.
-
BURGO, A. ; FOEGER, L. B. ; PAULA, R. R. C. ; CEZANA, F. C. ; GOMES, M. S. P. . EXPERIMENTAL AND NUMERICAL STUDIES OF THE FLOW FIELD IN AN URBAN STREET CANYON. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013.
-
SOUZA, B. H. ; CEZANA, F. C. ; PAULA, R. R. C. ; BRITO, M. P. ; GOMES, M. S. P. . THE INTERFERENCE OF ROOF PROFILE ON WIND FIELDS OF INDUSTRIAL BUILDINGS. In: 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013, Ribeirão Preto. 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013.
-
MATTA, D. Z. ; BURGO, A. ; PAULA, R. R. C. ; CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. ; GOMES, M. S. P. . EXPERIMENTAL STUDIES OF THE VORTEX SYSTEMS IN URBAN STREET CANYONS ? PART II: LOW BUILDINGS. In: VIII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2013, Santa Maria. VIII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2013.
-
SOUZA, B. H. ; QUEIROZ, J. C. ; PAULA, R. R. C. ; PAULO, C. T. ; ZUCOLOTO, S. C. ; CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. . EFFECT OF THE CUBIC BUILDING ON THE TURBULENCE FLOW IN AN ATMOSPHERIC BOUNDARY LAYER. In: VIII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2013, Santa Maria. VIII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2013.
-
PAULO, C. T. ; MATTA, D. Z. ; PAULA, R. R. C. ; BURGO, A. ; CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. . THE INFLUENCE OF ROOF PROFILES ON WIND FLOW: EXPERIMENTAL STUDIES. In: VIII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2013, Santa Maria. VIII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2013.
-
BURGO, A. ; PAULA, R. R. C. ; CEZANA, F. C. ; SOUZA, B. H. ; GOMES, M. S. P. . Study of Wake Region of a Typical Isolated Buildings. Part I: Flow Visualization. In: 14 th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, ENCIT 2012, 2012, Rio de Janeiro. 14 th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2012.
-
OLIVEIRA, L. S. S. ; DAZZI, J. G. ; MIRANDA, M. G. ; PAULA, R. R. C. ; CEZANA, F. C. ; GOMES, M. S. P. . Study of Wake Region Behind of Isolated Cubic Building. Part II: Numerical Simulations. In: 14 th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, ENCIT 2012, 2012, Rio de Janeiro. 14 th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, ENCIT 2012, 2012.
-
CEZANA, F. C. ; Reis Junior, N. C. ; SANTOS, J. M. . Simulação numérica da dispersão de poluentes ao redor de um obstáculo isolado sob diferentes condições de estabilidade. In: XXIX CILAMCE - Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2008, Maceio. XXIX CILAMCE - Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2008.
-
CEZANA, F. C. ; Reis Junior, N. C. ; SANTOS, J. M. . Simulação numérica do escoamento atmosférico ao redor de uma edificação isolada. In: CMNE/CILAMCE 2007, 2007, Porto. CMNE/CILAMCE 2007, 2007.
-
CEZANA, F. C. ; Reis Junior, N. C. ; SANTOS, J. M. ; GALVAO, E. S. ; GOULART, E. V. . Pollutants Mass Transfer at The Top of Urban Canopy: Ground and Elevated Source. In: AIR POLLUTION CONFERENCE BRAZIL ? 5th CMAS SOUTH AMERICA, 2024, São Paulo. AIR POLLUTION CONFERENCE BRAZIL ? 5th CMAS SOUTH AMERICA, 2024.
-
Cunha, R T ; CEZANA, F. C. . INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES LOCALIZAÇÕES DE FONTES PARA O PROBLEMA DA DISPERSÃO DE POLUENTES AO REDOR DE UM CONJUNTO DE OBSTÁCULOS, 2023.
-
GOULART, E. V. ; CEZANA, F. C. ; Reis Junior, N. C. ; SANTOS, J. M. . PARAMETERİZATİON OF MASS TRANSFER OF POLLUTANT AT THE TOP OF THE URBAN CANOPY. In: Air Quality Conference Brazil: 3RD CMAS SOUTH AMERICA, 2017, Vitória. Proceedings of the 3rd CMAS South America Air Quality Conference Brazil. Vitória: Fundação Espírito Santense de Tecnologia, 2017.
-
PAULA, R. R. C. ; SOUZA, B. H. ; PAULO, C. T. ; CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. . Evaluation of Flow Past an Industrial Building in an Atmospheric Boundary Layer. In: 9th International Conference on Air Quality - Science and Application, 2014., 2014, Garmisch-Partenkirchen. Air Quality 2014, 2014.
-
CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. ; PAULA, R. R. C. ; QUEIROZ, J. C. ; FOEGER, L. B. ; MATTA, D. Z. . A Comparison of Numerical and Experimental Studies of the Wind Flow in Urban Street Canyons. In: 9th International Conference on Air Quality - Science and Application, 2014, Garmisch-Partenkirchen. 9th International Conference on Air Quality - Science and Application, 2014.
-
CALIMAN, M. C. S. F. ; CEZANA, F. C. ; FERONI, R. C. . Parametrização da dispersão vertical em uma atmosfera convectiva utilizando o modelo gaussiano para fontes baixas. In: Congresso de Matemática Aplicada e Computacional - CMAC Nordeste, 2012, Natal - RN. Congresso de Matemática Aplicada e Computacional - CMAC Nordeste, 2012.
-
CEZANA, F. C. ; GOULART, E. V. ; COCEAL, O. ; Reis Junior, N. C. . Mass Transfer of Pollutant at the Top of the Urban Canopy. In: 10th International Conference on Urban Climate/14th Symposium on the Urban Environment, 2018, Nova York. 10th International Conference on Urban Climate/14th Symposium on the Urban Environment, 2018.
-
COCEAL, O. ; GOULART, E. V. ; CEZANA, F. C. ; BOHNENSTENGEL, S. ; BELCHER, S. . A numerical study of pollutant entrainment in a street network. In: 9th International Conference on Urban Climate, 2015, Toulouse. 9th International Conference on Urban Climate, 2015.
-
FERONI, R. C. ; ALBUQUERQUE, T. T. A. ; CEZANA, F. C. ; CALIMAN, M. C. S. F. . Aplicação do Método de Laplace e de diferentes formas de cálculo de dissipação de energia média para a avaliação do parâmetro de dispersão vertical. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramado-RS. XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.
-
FARDIM, I. S. ; CEZANA, F. C. . Utilização de mídias e ambientes interativos como ferramentas de integração e desestabilização dos dispositivos de controle postos pelo paradigma do exercício. In: VI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2011, Vitória. VI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2011.
-
CEZANA, F. C. ; Reis Junior, N. C. ; SANTOS, J. M. ; GALVAO, E. S. ; GOULART, E. V. . Pollutants Mass Transfer at The Top of Urban Canopy: Ground and Elevated Source.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CEZANA, F. C. ; SANTOS, I. P. . Álgebra Linear 2010 (Fascículo).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Modelagem Matemática e Simulação Numérica do escoamento e da dispersão de poluentes em áreas urbanas utilizando a metodologia RANS, Descrição: O objetivo desse projeto é estudar o escoamento e a dispersão de poluentes em áreas urbanas. Serão consideradas geometrias idealizadas, ou seja, um conjunto de prédios retangulares e uma área urbana real. Em ambas as configurações serão consideradas diferentes localizações das fontes de poluentes. Na geometria idealizada serão considerados diferentes espaçamentos entre os edifícios. A modelagem matemática é baseada na solução das equações de conservação (massa, momentum e espécie química) e a modelagem da turbulência utiliza as Equações Médias de Reynolds (RANS). O método de Volumes Finitos é utilizado para a simulação numérica, através da utilização do software comercial ANSYS-FLUENT. Os resultados numéricos serão comparados com dados obtidos de experimentos/outras simulações numéricas disponíveis na literatura. Também serão testados diferentes modelos de turbulência com o objetivo de determinar o modelo, baseado nas equações médias de Reynolds, com melhor desempenho para esta classe de problemas. Por fim, serão realizadas análises do escoamento e da dispersão de poluentes nestas áreas urbanas, identificando padrões no seu comportamento para propor melhorias na qualidade do ar destas regiões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda Capucho Cezana - Coordenador / Gabriel Gusmão Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus. , Rodovia BR-101 Norte, Km 58, Litorâneo, 29090000 - São Mateus, ES - Brasil, Telefone: (27) 37677000
Experiência profissional
2004 - 2005
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Lecionadas no Departamento de Matematica:
- Matemática B
- Matemática I
- Matemática II
- Cálculo Diferencial e Integral I
- Cálculo Diferencial e Integral II
- Geometria Analítica.
1999 - 2002
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: aluno, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitoria nas Disciplinas:
- Cálculo Diferencial e Integral I
- Cálculo Diferencial e Integral III
- Matemática Básica I
- Matemática Básica II
2009 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Calculo Diferencial e Integral
Geometria Analítica
Algebra Linear
Matemática para o Ensino Médio
Atividades
-
03/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.Linhas de pesquisa
2006 - 2009
Universidade Vila VelhaVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Atividades
-
02/2007 - 06/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral III, Introdução ao Cálculo
-
02/2007 - 06/2009
Ensino, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral III, Introdução ao Cálculo
-
02/2007 - 06/2009
Ensino, Engenharia de Petróleo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I
-
03/2006 - 12/2006
Ensino, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Calculo Diferencial e Integral II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernanda Capucho Cezana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?