Marlene de Oliveira
Doutora em Educação pela PUCPR(2020-2024).Realizou doutorado sanduíche em Salamanca, Espanha - USAL (2021-2022) Possui graduação em secretariado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988) e mestrado em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2002).Pós Graduação em Docência da Educação Profissional e Técnica e Tecnológica de Nível Médio (2017), Pós Graduação em Educação a Distância com Habilitação em Tecnologias Educacionais (2017), Pós Graduação em Turismo e Hospitalidade (2014), Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2019).Pós Graduada em Comércio Exterior(1997),Pós Graduada em Ciência Política(1998) Atualmente é professora concursada com dedicação exclusiva no IFPR (2010), coordenadora da Pós Graduação em Gestão e Negócios, foi professora conteudista para o programa E-Tec Brasil, parecerista da Editora Ibpex, parecerista da revista gestão e secretariado,foi parecerista da UEL para projetos na área de secretariado.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em SECRETARIADO, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas secretariais, secretariado, eventos, gestão, cerimonial e protocol, espirtualidade nas organizações, tópicos especiais, ética e relações de trabalho. Co-autora da coleção Manual do Profissional de Secretariado em 4 volumes, Ed. Intersaberes.(2011) Autoria de livros para Ead/IFPR com os temas: Técnicas Secretariais I,II,Introdução, eventos,Cerimonial e Protocolo.Atualmente é docente das disciplinas de técnicas secretariais: Gestão de Escritórios, Técnicas Secretariais: Relação com o Mercado e, Gestão da Qualidade (Secretariado), Espiritualidade nas organizações (Secretariado), Ética e Relações de trabalho (Secretaraido),Gestão de Documentos e Redação Oficial para (Gestão Pública), Gestão de Carreiras e Gestão de Eventos (Pós Gestão e Negócios). Avaliadora do INEP para cursos de graduação em secretariado, RH,Eventos presenciais e a distância.É membro dos seguintes grupos de pesquisa: OLASEC - Observatório Latino-Americano de Pesquisa em Secretariado Executivo da UFPE, GPGO - Grupo de Pesquisa em Gestão de Organizações do IFPR e GPIEB -Grupo de Pesquisa de Instituições Escolares no Brasil da PUCPR
Informações coletadas do Lattes em 29/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
2020 - 2024
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: TRAJETÓRIAS DE MULHERES GESTORAS UNIVERSITÁRIAS DE IBERO-AMÉRICA (2010-2020)
Rosa Lydia Teixeira Correa. Palavras-chave: história da educação; gestoras universitárias; Ibe.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Integração Latino - Americana
2000 - 2002
Universidade Federal de Santa Maria
Título: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA PARANAENSE VIA INTERNACIONALIZAÇÃO"., Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Prof. Dr. Adayr da silva Ilha - (Orientador-Presidente)
Palavras-chave: INTERNACIONALIZAÇÃO.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores.
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCENCIA DA EDUCAÇÃO PROF. TEC E TECNOLOGDE NIVEL MEDIO
2015 - 2016
Instituto Federal do Paraná
Título: RELATÓRIO GESTÃO DE TUTORIA EAD
Orientador: SANDRA THEREZINHA
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TURISMO E HOSPITALIDADE
2013 - 2014
Instituto Federal do Ceará
Título: INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO EGRESSOS CURSOS TECNICOS EM EVENTOS NA MODALIDADE A DIISTANCIA
Orientador: MARLY ALVES
Bolsista do(a): MEC - Ministerio da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EAD COM HABILITAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAISUCAC
2012 - 2016
Instituto Federal do Paraná
Título: A GESTAO DA AFETIVIDADE NA TUTORIA ONLINE DO IFPR PARA CURSOS TÉCNICOS DO PROGRAMA ETEC BRASIL
Orientador: ELTON DAL BEM GALVAO
Especialização em CIENCIA POLITICA
1999 - 2000
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: ESTRATEGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO PEQUENA E MEDIA EMPRESA PARANAENSE
Orientador: JOAO CORREA DEFREITAS
Especialização em Comércio Exterior
1997 - 1997
Faculdade Católica de Administração e Economia
Título: FEIRAS INTERNACIONAIS COMO MECANISMOS DE INTL DA PM EMPRESA PARANAENSE
Orientador: Wagner Godinho
Aperfeiçoamento em APERFEIÇOAMENTO EM EAD
2005 - 2005
Centro Universitario Campos de Andrade
Título: SEM MONOGRAFIA. Ano de finalização: 2005
Graduação em secretariado
1985 - 1988
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: cerimonial e protocolo
Orientador: Lindadir Soares
Formação complementar
2004 - 2004
Extensão universitária em Pos Graduação para EAD. (Carga horária: 180h). , Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Ciencia Política. (Carga horária: 360h). , Instituto Brasileiro de Extensão e Pos Graduação, IBPEX, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: SECRETARIADO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Comercio Exterior.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Eventos.
Organização de eventos
OLIVEIRA, M. . ENCONTRO EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR. 2014. (Outro).
OLIVEIRA, M. . III SEMINARIO ACADEMICO DE SECRETARIADO E I DE EVENTOS. 2012. (Outro).
OLIVEIRA, M. ; MORAZ, Caterine . II Seminário Acadêmico de Secretariado IFPR. 2011. (Outro).
OLIVEIRA, M. . I SEMINÁRIO DE ACADÊMICOS DE SECRETARIADO IFPR. 2010. (Outro).
OLIVEIRA, M. . IV ENCONTRO DE ACADEMICOS DE SECRETARIADO. 2009. (Outro).
OLIVEIRA, M. . II IWORKSHOP DE SECRETARIADO VIA SATELITE. 2009. (Outro).
OLIVEIRA, M. . III ENCONTRO DE ACADEMICOS DE SECRETARIADO. 2008. (Outro).
OLIVEIRA, M. . II WORKSHOP SECRETARIADO VIA SATELITE. 2008. (Outro).
OLIVEIRA, M. . II ENCONTRO DE ACADEMICOS DE SECRETARIADO. 2007. (Outro).
OLIVEIRA, M. . I WORKSHOP DE SECRETARIADO VIA SATELITE. 2007. (Outro).
OLIVEIRA, M. . I ENCONTRO DE ACADEMICOS DE SECRETARIADO. 2006. (Outro).
Participação em eventos
EDUCERE 2019. AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ? UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO. 2019. (Congresso).
EDUCERE 2019.A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS : PERFIL SÓCIO-ECONÕMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO TECNÓLOGO EM SECRETARIADO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (2018-2019). 2019. (Seminário).
ENFOC 2019.AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS DO IFPR PARA A APRENDIZAGEM E ATUAÇÃO DOS DISCENTES.. 2019. (Seminário).
XI CONGRESSO EDUCERE DE EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).
7º CONGRESSO DE SECRETARIAS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. COMPETENCIAS PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL. 2012. (Congresso).
VII CONSUB - CONGRESSO DE SECRETÁRIOS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL. 2012. (Congresso).
CONGRESSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. 2011. (Congresso).
IV SIMPOSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE.GT DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA. 2011. (Simpósio).
X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO - O USO DO MYSPACE E ORKUT COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2011. (Congresso).
1º SEMINARIO ACADEMICO DE SECRETARIADO IFPR.Palabras de abertura do Evento e Painel de Profissionais. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.. Desafios da mulher como gestora em tempos de covid 19: um estudo de caso do conselho da mulher empresária da aciap sjp. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.. O COMPROMETIMENTO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM TEMPOS DE COVID-19: O ESTUDO DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
MEDEIROS, P. C.;OLIVEIRA, M.; BERTO, V. Z.. Sustentabilidade na construção civil: os impactos do setor e estratégias capazes de amenizar os danos ao meio ambiente. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.; STADLER, A.. Aprendizagem a partir de fatores críticos de insucessos em startups curitibanas: estudo multicasos.. 2019.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.; STADLER, A.. Desafios da transformação digital na administração pública: estudo de caso da polícia militar do Paraná. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.; STADLER, A.. A importância da educação financeira para a população de Curitiba.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.; STADLER, A.. Influência da gestão financeira, para microempreendedores individuais e em micro empresas, para a sobrevivência do negócio na região metropolitana de Curitiba.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.; STADLER, A.. O empreendedorismo e a influência das aceleradoras no crescimento startups brasileiras.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.; STADLER, A.. A gestão da marca e o desempenho do comunicador institucional: um estudo de caso da instituição Elo.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MUNARETTI, R. T.; SILVA, C. A.. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES DO DTIC TJPR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; FERNANDES, S. S. E. S.; SILVA, C. A.. GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO PUBLICA FEDERAL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; MAIOLI, M. R.; OLIVEIRA, P. M.. GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS DE TRABALHO NO CARTORIO DA 1ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE PONTA GROSSA, ENTRE OS ANOS DE 2009 A 2013. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; OLIVEIRA, P. M.; GARDOLINSKI, M. T. A.. COMPORTAMENTO PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Y NO AMBITO DO DEPARTAMENTO DE POLICIA RODOVIARIA FEDERAL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; LIMA, J. H. R.; SILVA, C. A.. CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; GOMES, D. H. R.; SILVA, C. A.. ANALISE DA METODOLOGIA DE COLABORAÇÃO DE CURSOS POR COMPETENCIAS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; MATOS, D. P. P.; SILVA, C. A.. COMUNICAÇÃO VISUAL: UMA PROPOSTA DE MELHORIA PARA EQUIPE DE ATENDIMENTO DOS JURIDICIONADOS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; MENEZES, M. V. M.; SILVA, C. A.. PADROES DE DESEMPENHO DOS NOVOS SERVIDORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO PARANA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; VEDAM, E. A.; SILVA, C. A.. A INFLUENCIA DA GINASTICA LABORAL NOS EDUCADORES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; GARDOLINSKI, M. T. A.; SILVA, C. A.. AVALIAÇÃO DE COMPETENCIAS E O CAPITAL INTELECTUAL NO NUCLEO DE RECURSOS HUMANOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; HERCULANO, V. A.; OLIVEIRA, P. M.. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA MODALIDADE 360 GRAUS E A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO APLICADA NA UTFPR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; MENEZES, M. V. M.; OLIVEIRA, P. M.. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA SECRETARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; SANDESKI, A.. AVALIAÇÃO CURSO TECNICO EM SECRETARIADO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; AYROSA, C.; BACHTOLD, C.. INCLUSAO NO MUNDO DO TRABALHO; O CASO DOS EGRESSOS 2012 DO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM MECÂNICA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO ARNULPHO MATTOS -ESPIRITO SANTO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; SANDESKI, A.. PROJETO POLITICO PEDAGOGICO DO CETEP - MEDIO RIO DAS CONTAS: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; URBANETZ, S.; RODRIGUES, A.. EDUCACAO PROFISSIONAL COMO POLITICA DE INCLUSAO AO MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA VASCO COUTINHO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; URBANETZ, S.; SILVA, F. F.. O PAPEL DO GESTOR NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA REVISAO CONCEITUAL DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2012.
OLIVEIRA, M.; PEREIRA, M. F. R.; SILVA, F. F.. TRAJETORIA HISTORICA DA ED.PROFISSIONAL TECNOLOGICA NO BRASIL, ENTRE O SECULO XX E O INICIO DO SECULO XXI. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; URBANETZ, S.; SILVA, F. F.. A ESCOLA ESTADUAL EPICARO DE SOUZA MOREIRA E OS DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA DE GESTAO TESE (TECNOLOGIA EMPRESARIAL SOCIO EDUCACIONAL). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, C. P.; MORGADO, H.. dos Santos Simone S.Transgênero x dificuldades enfrentadas.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.. Como utilizar a inteligência social para alcançar cargos de gerência?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, C. P.; MORGADO, H.. Modelo de Projeto de pesquisa: implantação de cooperativa para profissionais de secretariado.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.. M. de Andrade Vieira Maria Luiza P. de Paiva.A desconstrução da imagem do profissional de secretariado.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.. Avaliação de desempenho do profissional de secretariado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.. O profissional de secretariado como interface nas relações públicas.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.. A importância da gestão do tempo nas organizações enfatizando o profissional de secretariado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
MACHADO MARCELO CAMPASSI; OLIVEIRA, Carlos Roberto; CARLOS, Rui;OLIVEIRA, M.. ETICA E MORAL DA ADM PUBLICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - IFPR.
CARVALHO, Alzira Barbosa; SATIM, Marisa Geralda Mulatti de; FREDERICO, Sonia Aparecida;OLIVEIRA, M.. ETIQUETA NO SERVIÇO PÚBLICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
CRUZ, Alzeni da Silva; SANTOS,Maria Rosa dos; PERISSUTTI,Terezinha da Luz;OLIVEIRA, M.. ETICA PROFISSIONAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
ALVES, Nilson;OLIVEIRA, M.. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL DE CURITIBA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
FERREIRA, Cintia; OGLIARI,Valdair José; TERLAMP,Valdernir José;OLIVEIRA, M.. ETICA PROFISSIONAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
SANTOS,Rogério A.; NESTÓRIO,Alencar Santana; GALDINO,José Antonio;OLIVEIRA, M.. .A ÉTICA COMO FERRAMENTA NO COTIDIANO DO SERVIDOR PÚBLICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
SILVA, Kleber Antonio;OLIVEIRA, M.. A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PARA O SERVIDOR PÚBLICO NO SETOR DE SAÚDE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
BORSATI,Ana Paula;OLIVEIRA, M.. ÉTICA FOCANDO A QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
WRUBEL, Regina; MARQUES,Lucinéia; ARAUJO,Zélia Souza;OLIVEIRA, M.. UM ESTUDO SOBRE O ESTRESSE EM AGENTES PENITENCIÁRIOS DE UMA UNIDADE DO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DO PARANÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
BASSEGGIO,Glaucio; RATAICZIK,Mauro Luis; ROSA,Sonia Mari Miuk;OLIVEIRA, M.. ÉTICA FOCANDO A QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
SILVA,Francisca Maria da Costa; SANTOS, Junivar Dastch dos; ABREU,Neile Ferreira;OLIVEIRA, M.. ETICA PROFISSIONAL EM RECURSOS HUMANOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
TAURA,Arli Shigueru; SILVA,Enoque Elias; GARCIA,Natal Medeiros;OLIVEIRA, M.. ETICA NO SERVIÇO PUBLICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
GANZERT,Lais Aparecida; BILL,Maria Madalena Schuster; SKIBA,Terezinha de Fátima Lechinhosk;OLIVEIRA, M.. ETICA E RESPONSABILDIADE SOCIAL NO SERVIÇO PUBLICO MUNICIPAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
LUCIETTO,Luciana Emilia Faquini; SCHMIDT, Marcia Gerondina Teixeira;OLIVEIRA, M.. MOTIVAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
PALMA, Rose Mari Di;OLIVEIRA, M.. ETIQUETA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
LIEDMANN,Darci Sebastião;OLIVEIRA, M.. GESTAO E MECANISMO OPERACIONAL DO ARQUIVO DOCUMENTAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PUBLICAS DE CURITIBA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
DAROLT,Dulce Maria;OLIVEIRA, M.. POSTURA ÉTCIA DA PESSOA PÚBLICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
ZAVADNIAK,nevialinda Maria;OLIVEIRA, M.. ETICA:O DESAFIO DA VIDA PROFISSIONAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
PRUDENCIO,Alexandre N; LEITE,JOELMA C.; BECKER,Giselena;OLIVEIRA, M.. .ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS NOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL DE CLINICAS DA UFPR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
RIBEIRO,José Odair Alaiko; LEVANDOSKI,Rosilda; LUCIO, Sandra Nadia;OLIVEIRA, M.. AMBIENTE ESCOLAR, ÉTCIA E COMPROMETIMENTO DO SERVIDOR PUBLICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
CORREA,Eliane Gonçalves; SILVA,OZANI GOMES;OLIVEIRA, M.. COMUNICAÇÃO OFICIAL E SEU PROCESSO ARQUIVISTICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
SOARES,JUSSARA M.; BRAZILIANO,Pedro N.; SCHEFFER,Elizete;OLIVEIRA, M.. .ETICA NO SETOR PROFISSIONAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
LEITES,Monia Cristina Tercal; CASTRO,Antonio Barbosa; FREITAS,Marcelo Almeida de;OLIVEIRA, M.. ETICA DO SERVIDORES PÚBLICOS NO SISTEMA PENINTECIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
SOUZA,Adilson Barbosa; CAMINOTO,Jaqueline; PASCO,Sonia Maria Vasconcelos;OLIVEIRA, M.. PARADGMAS ÉTICOS NO ATENDIMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
LEMES,Kátia da Silva; BRITTO, Marlene Aparecida Rocha; SILVA,Marli Crizante da;OLIVEIRA, M.. COMPORTAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
CRUZ, Dalva Maria da; NOGUEIRA, Maria da Penha;OLIVEIRA, M.. A MELHORA DA QUALIDADE DE ATENDIMENTO NO SERVIÇO PRESTADO POR UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
MORAES,Maria Esther Aguirra de; PAULIN, Marisa; CAVALLARI,Neiva Bernardim;OLIVEIRA, M.. A GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS NO TJPR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA,Joacir de; SCHIMANKO,Maria Aparecida Norina de Oliveira; MEDEIRA, Sara Alves;OLIVEIRA, M.. CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
OLIVEIRA, M.. Plano de Negócios da Empresa Kaje Assessoria Secretariado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Barne, Edi Marise; Alemida, Maria Suely. Plano de negócios da Empresa Arquivum ? Automação de Arquivos Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Barne, Edi Marise; Soares, Lindadir. . Plano de Negócios empresa Personal Secretary Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Barne, Edi Marise; Soares, Lindadir. Nivacir.Plano de Negócios empresa Connexion Language Center. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Soares, Lindadir; Barne, Edi Marise. Plano de Negócios empresa A Priori Eventos Empresariais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Barne, Edi Marise; Soares, Lindadir. Souza, Eliana Mendes da Silva.Plano de Negócios empresa Personal Organizer Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Alemida, Maria Suely; Soares, Lindadir. Lopes, Milena Michelon Pazello. Si.Plano de Negócios empresa Exatas Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Soares, Lindadir; Alemida, Maria Suely. Grazielle, Priscila.Plano de Negócios empresa Cia Executiva Assessoria Secretarial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Barne, Edi Marise; Soares, Lindadir. Caggiano, Melissa. Rocha, Lyslaine..Plano de Negócios da Empresa Organiza Especializada em Arquivos Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Barne, Edi Marise; Alemida, Maria Suely. Pernicini, Gabriela.Plano de Negócios emprea Quality Line Secretary Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Soares, Lindadir; Alemida, Maria Suely. Plano de Negócios empresa Athena Assessoria Secretarial Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Soares, Lindadir; Barne, Edi Marise. Aguida, Lucimara.Plano de negócios da Empresa People Eventos Empresarias Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Soares, Lindadir; Barne, Edi Marise. Ferreira, Joselita.Ernesto, Rosemara.Plano de Negócios da Empresa R&S Ltda ? Etiqueta Empresarial. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Soares, Lindadir; Barne, Edi Marise. Guy.Plano de Negócios Empresa Prontus Organização de Cerimonial Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; Barne, Edi Marise; Alemida, Maria Suely. Aguida, Lucimara..Plano de negócios da Empresa People Eventos Empresarias Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; STADLER, A.. Planejamento estratégico no ambiente empresarial: a importância do planejamento estratégico dentro de uma organização. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.. : Incluindo pessoas com necessidades especiais no meio corporativo. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORGADO, H.; STADLER, A.. Como a ação e o perfil empreendedor interferem na carreira profissional. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; STADLER, A.; MORGADO, H.. Proposta de planejamento estratégico para a empresa móveis. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, C. P.; MORGADO, H.. O trabalho em home office na pandemia: estudo de caso da empresa ramo ticket. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, C. P.. Planejamento estratégico como aliado no alcance dos objetivos organizacionais: um estudo de caso em uma média empresa de Curitiba. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, Caterine. : Reeducação financeira pessoal para qualidade de vida mesmo diante de uma crise. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; GUINDANI, R. A.. Finanças pessoais: a relação entre o perfil financeiro e o planejamento para a aposentadoria dos alunos dos cursos de especialização do ensino superior. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, Caterine. Pequenos varejos de instrumentos musicais no estado do paraná e a sua atuação nas mídias digitais. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, Caterine. : Retenção de talentos nas pequenas empresas na cidade de Curitiba. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, C. P.. O profissional de secretariado como gestor de eventos. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; STADLER, A.. A relação existente entre gestão de negócios e o processo de desenvolvimento de startup?s. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.. Projetos de inclusão de raças e etnias dentro das empresas.. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, C. P.. Empreendedorismo social: a importância do profissional de secretariado em atuar como empreendedor social. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, Caterine; PEGORINI, D. G.. O secretariado cogestor de documento eletrônico em órgão público. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, Caterine. Técnicas secretariais: a habilidade comunicativa do profissional de secretariado em debate. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, C. P.. Impactos do home office em período de pandemia e a dupla jornada para o profissional de secretariado.. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; PEGORINI, D. G.; MORAZ, C. P.. O profissional de secretariado antenado ao mundo da tecnologia.. 2020. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEGORINI, D. G.. BANCA SELEÇÃO CANDIDATOS DA PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGOCIOS. 2018. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.. BANCA SELEÇÃO CANDIDATOS DA PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO E NEGOCIOS. 2017.
OLIVEIRA, M.; MORAZ, C. P.; PEREIRA, J. C.. BANCA PROFESSOR SUBSTITUTO PARA TECNÓLOGO EM SECRETARIADO. 2017. IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA.
OLIVEIRA, M.; MEDEIROS, P.. EDITAL 069/2014 DE SELEÇÃO PROFESSORES PESQUISADORES. 2014. INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.
Orientou
Gestão e liderança feminina empresarial; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA; (Orientador);
A gestão da excelência através das ferramentas da qualidade na indústria Nilko tecnologia; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA; (Orientador);
S; Reis, Patricia S; S; Magalhães, Sonia W; Macedo; ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE A INTENÇÃO EMPREENDEDORA E O PERFIL COMPORTAMENTAL EM ESTUDANTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS DO IFPR CAMPUS CURITIBA; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA; (Orientador);
Desafios de Educação a Distância, analisando o caso do IF Sudeste de MG; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
CEET Vasco Coutinho: Mudanças e Transformações em sua trajetória de educação profissional; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
A Prática Educativa no Centro Territorial de Educação Profissional do Semiário Nelii no Contexto do Decreto 5; 154/2004; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
Acompanhamento Sistemático da Implantação de Novos Currículos da Educação Profissional de Nível Técnico; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
Formação Profissional e egressos: O caso da Escola Estadual de ensino Médio Arnulpho Mattos; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
A Educação Profissional no Contexto das Políticas Públicas de Educação do Rio Grande do Sul; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
Educação Profissional e Desenvolvimento do Território de Identidade do Sertão Produtivo: Um convite a reflexão sobre este desafio; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
Projeto Político Pedagógico do Médio Cetep Médio Rio das Contas: Uma Importante Ferramenta para a Educação Profissional; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
Sociedade, Política e Educação Profissional no Brasil:Panorama Históricos e Rumos Incertos; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
PROEP - Programa de Expansão da Educação Profissional em Mato Grosso do Sul (1997-2011); Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestores de Redes) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; (Orientador);
Gestão de eventos: a evolução das técnicas de secretariado na era tecnológica; ; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA; (Orientador);
; O profissional de secretariado e o domínio das inovações tecnológicas; ; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA; (Orientador);
DESAFIOS DA MULHER COMO GESTORA EM TEMPOS DE COVID 19: UM ESTUDO DE CASO DO CONSELHO DA MULHER EMPRESÁRIA DA ACIAP SJP; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
O COMPROMETIMENTO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM TEMPOS DE COVID-19: O ESTUDO DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUA INFLUÊNCIA NO CLIMA ORGANIZACIONAL,EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO SETOR DE COSMÉTICOS NA CIDADE DE CURITIBA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA; Orientador: Marlene de Oliveira;
AVALIAÇÃO DO CURSO TECNICO EM SECRETARIADO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
INCLUSAO NO MUNDO DO TRABALHO; O CASO DOS EGRESSOS 2012 DO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM MECÂNICA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO ARNULPHO MATTOS -ESPIRITO SANTO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO POLITICO PEDAGOGICO DO CETEP - MEDIO RIO DAS CONTAS: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores Sistemas Estaduais) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
A IMPORTÂNCIA DA MATRIZ DE GERENCIAMENTO DO TEMPO NAS ORGANIZAÇÕES COM ÊNFASE NO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TECNÓLOGO EM SECRETARIADO) - IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBA; Orientador: Marlene de Oliveira;
GESTÃO DE DOCUMENTOS: COLETA, ORGANIZAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR EM ESCOLA PÚBLICA DE NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
ROSSETI, Maria Gore; O PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO PÚBLICA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
GESTÃO DE DOCUMENTOS: A SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E AS UNIDADES ESCOLARES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
FEEDBACK COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE REGIONAL DA SANEPAR EM TELÊMACO BORBA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
GESTÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES - Estudo de Caso em uma Escola Municipal ?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
COMUNICAÇÃO OFICIAL: ESTUDO DE CASO DE UM EDUCANDÁRIO PÚBLICO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
ARQUIVO MÉDICO E PRONTUÁRIOS - o desafio da organização de documentos num hospital público e de ensino; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
A FALTA DE CLAREZA E OBJETIVIDADE EM DOCUMENTOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
GESTÃO DE DOCUMENTOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
ORGANIZAÇÃO E TECNOLOGIA EM ARQUIVOS PÚBLICOS MUNICIPAIS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
CONTROLE JUDICIAL DOS ATOS ADMINISTRATIVOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
PÉRICO, Carlos Alberto; ; A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS E DA GESTÃO DOCUMENTAL NA INSTITUIÇÃO PÚBLICA E PRIVADA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROPOSTA DE READEQUAÇÃO DO ARQUIVO DA SECRETARIA ACADÊMICA DA UNIOESTE ? CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
; ANÁLISE DA GESTÃO DE ARQUIVOS NO COLÉGIO ESTADUAL SOL DE MAIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO PERMANENTE DA CPA - COLONIA PENAL AGROINDUSTRIAL DO PARANÁ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO FÍSICO DA ESCOLA MUNICIPAL MADRE TERESA DE CALCUTÁ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
GESTÃO PREVENTIVA À FAVELIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MAGRO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
1 SANTOS, Willian Batista da Silv; A GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
Farias; Lima, Mária Ap; Gonçalves; A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NOS HOSPITAIS PÚBLICOS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA; Orientador: Marlene de Oliveira;
Lucia; PROJETO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
PROJETO ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
; PROJETO ESTAGIO SUPERVISIONADO; 2005; Orientação de outra natureza; (BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO) - Centro Universitário Campos de Andrade; Orientador: Marlene de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
DE PAULA BORDINHÃO, KEOMA YOSHIO ; OLIVEIRA, MARLENE DE ; TEIXEIRA CORRÊA, ROSA LYDIA . Estado da arte - estudo sobre mulheres gestoras na educação: o que dizem as produções. DIALOGIA , v. jan-ab, p. e20488-13, 2022.
-
BALDOMERO SPINA BARRIO, ÁNGEL ; OLIVEIRA, MARLENE DE . Trajetória de mulheres gestoras universitárias de Iberoamérica: um ensaio sobre a Espanha. Teias (Rio de Janeiro) , v. 23, p. 129-138, 2022.
-
OLIVEIRA, M. . Gestão de Documentos e Arquivística. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2016. v. 1.
-
OLIVEIRA, M. . Introdução a Secretaria Escolar. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2016. v. 1.
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas de Secretaria Escolar. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2016. v. 1.
-
OLIVEIRA, M. . CERIMONIAL, PROTOCOLO E EVENTOS. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2013. v. 1.
-
OLIVEIRA, M. . Introdução a Eventos. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2013.
-
OLIVEIRA, M. . Organização e Execução de Eventos. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2013. v. 1.
-
OLIVEIRA, M. . CONTRIBUÇOES DA EDUCAÇAO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO SECRETARIADO IN: EXCELENCIA NO SECRETARIADO. 1A. ed. SAO PAULO(SP): EDITORA SER MAIS, 2013. v. 1. 409p .
-
OLIVEIRA, M. ; BOND, M. T. . MANUAL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO - CONHECENDO AS TÉCNICAS SECRETARIAIS - 2ª ed.. 2ª. ed. CURITIBA(PR): EDITORA IBPEX, 2011. v. 4. 158p .
-
OLIVEIRA, M. ; BOND, M. T. . MANUAL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO - ORGANIZANDO EVENTOS. 2ª. ed. CURITIBA(PR): IBPEX, 2011. v. 4. 126p .
-
OLIVEIRA, M. . CERIMONIAL E PROTOCOLO E ETIQUETA. 1A. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2011. v. 01.
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretariais III. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2011. v. 1.
-
OLIVEIRA, M. ; BOND, M. T. . MANUAL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO - CONHECENDO A PROFISSÃO. 1a. ed. Curitiba:: IBPEX, 2010. v. 4. 130p .
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretariais I. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2010. v. 1.
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretariais II. 1a. ed. CURITIBA(PR): IFPR, 2010. v. 1.
-
OLIVEIRA, M. . MANUAL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO. 1a. ed. CURITIBA(PR): EDITORA IBPEX, 2009. v. 04. 112p .
-
OLIVEIRA, M. . MANUALl DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO. 1a. ed. CURITIBA PARANA: IBPEX, 2009. v. 4. 95p .
-
OLIVEIRA, M. ; BOND, M. T. . MANUAL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO V.I 2a ed.. 2ª. ed. CURITIBA(PR): IBPEX, 2009. v. 4. 130p .
-
BOND MARIA THEREZA E MARLENE DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, M. . MANUAL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO. 1a. ed. CURITIBA: EDITORA IBEPEX, 2008. v. 04. 134p .
-
PETROSKI, F. R. ; OLIVEIRA, M. . O MEMORIAL DESCRITIVO COMO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO CURSO PROFUNCIONÁRIO TURMA 2015 DO IFPR - EAD. In: Joao Victor Teodoro. (Org.). VIVÊNCIAS NA DOCÊNCIA: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR. 1aed.CAMPO GRANDE MT: INOVAR, 2020, v. 1, p. 10-499.
-
OLIVEIRA, M. . COMPETENCIAS MAIS VALORIZADAS NA CONTRATAÇÃO DO SECRETARIO. REVISTA EXCELENCIA.
-
OLIVEIRA, MARLENE DE . A FORMAÇÃO SUPERIOR DAS GESTORAS UNIVERSITÁRIAS EM IBERO-AMÉRICA. In: IV Congresso Humanitas: interseções digitais: diálogos interdisciplinares entre inteligência artigicial e novos humanismos, 2024, CURITIBA. Anais do IV Congresso Humanitas: interseções digitais: diálogos interdisciplinares entre inteligência artigicial e novos humanismos. CURITIBA: PUCPR, 2024. p. 476-482.
-
OLIVEIRA, MARLENE DE . A FEMINIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM IBERO-AMÉRICA. In: XVI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, do VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e do IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), 2023, CURITIBA. Anais do XVI Congresso Nacional de Educação - Educere: esperançar:. CURITIBA: PUCPR, 2023. p. 9899-9910.
-
OLIVEIRA, M. . A CONTRIBUIÇÃO DOS IMIGRANTES PARA A FORMAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. In: EDUCERE 2021, 2021, CURITIBA PR. A CONTRIBUIÇÃO DOS IMIGRANTES PARA A FORMAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. CURITIBA PR: PUCPR, 2021. p. 9049-9057.
-
OLIVEIRA, M. ; PEGORINI, D. G. ; Vilas Boas, M.C. ; MORAZ, C. P. . GESTÃO EDUCACIONAL: A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS NO IFPR NO PERÍODO DA PANDEMIA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO PARA A OFERTA DE AULAS REMOTAS. In: EDUCERE2021, 2021, CURITIBA PR. GESTÃO EDUCACIONAL: A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS NO IFPR NO PERÍODO DA PANDEMIA NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO PARA A OFERTA DE AULAS REMOTAS... CURITIBA PR: PUCPR, 2021. p. 11032-11041.
-
OLIVEIRA, M. ; BORDINHÃO, Keoma Yoshio de Paula . MULHERES INTELECTUAIS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. In: EDUCERE 2021, 2021, CURITIBA(PR). ANAIS INSPIRAÇÕES, ESPAÇOS E TEMPOS DA EDUCAÇÃO. CURITIBA(PR): PUCPR, 2021. v. XV. p. 5664.
-
OLIVEIRA, M. . PARADIGMAS EDUCACIONAIS E A PRA´TICA PEDAGÓGICA COM UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: XII CONGRESSO NACIONAL EDUCERE E III SEMINARIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 2015, CURITIBA. CONGRESSO EDUCERE. CURITIBA: PUCPPR, 2015.
-
OLIVEIRA, M. . O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE NA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSIARIO. In: XII CONGRESSO NACIONAL EDUCERE III SEMINARIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 2015, CURITIBA. CONGRESSO nEDUCERE. CURITIBA: PUCPPR, 2015.
-
OLIVEIRA, M. ; MORAZ, Caterine . A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS : PERFIL SÓCIO-ECONÕMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO TECNÓLOGO EM SECRETARIADO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. In: EDUCERE 2019, 2019, CURITIBA(PR). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS : PERFIL SÓCIO-ECONÕMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO TECNÓLOGO EM SECRETARIADO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. CURITIBA(PR): PUCPR, 2019.
-
OLIVEIRA, M. . AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ? UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO. In: EDUCERE 2019, 2019, CURITIBA(PR). AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ? UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO. CURITIBA(PR): PUCPR, 2019.
-
OLIVEIRA, M. ; MORAZ, Caterine . AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS DO IFPR PARA A APRENDIZAGEM E ATUAÇÃO DOS DISCENTES. In: ENFOC 2019, 2019, CURITIBA(PR). AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS DO IFPR PARA A APRENDIZAGEM E ATUAÇÃO DOS DISCENTES. CURITIBA(PR): UNINTER, 2019.
-
OLIVEIRA, M. . COMO CONQUISTAR SEU ESPAÇO NO MUNDO SECRETARIAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO EGRESSOS CURSOS TECNICOS EM EVENTOS NA MODALIDADE A DIISTANCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . CURSO QUALIFICAÇÃO NA ÁREA SECRETARIADO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, M. . COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, M. . COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. ; Marisilvia dos Santos ; VALUGA, E. ; Patricia Lupion Torres . Myspace e orkut: redes sociais na educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. ; DIONISIO, E. M. ; Eliane Navroski . A análise do discurso curricular e a presença de novas tecnologias na EaD:uma perspectiva do curso técnico de secretariado e a disciplina de língua inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. ; Eliane Navroski . ?PERFIL E INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO ATRAVÉS DO PROGRAMA E‐TEC BRASIL DO IFPR‐ INSTITUO FEDERAL DO PARANÁ ‐ UMA ABORDAGEM COM OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, M. . COMPETENCIAS PARA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, M. ; PACHECO, MARINEZ MENONCIN . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, M. ; Marisilvia dos Santos ; VALUGA, E. ; Patricia Lupion Torres . Mesa Redonda: O Uso Pedagógico das Redes Sociais - Redes Sociais e Educação: O Uso do Myspace e Orkut como ferramenta de produção de conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, M. . O SECRETARIARO COMO COGESTOR - junho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . O SECRETARIO COMO COGESTOR agosto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . O SECRETARIO COMO COGESTOR outubro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . HABILIDADES POTENCIALIZANDO AS COMPETENCIAS 5/agosto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . MARKETING PESSOAL agosto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . O SECRETARIO COMO COGESTOR 21/julho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, M. . O SECRETARIO COMO COGESTOR - outubro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREA, R. L. T. ; OLIVEIRA, MARLENE DE . MULHERES GESTORAS UNIVERSITÁRIAS: PERFIL E ENFRENTAMENTOS (2010?2020). CAMPINAS: caderno cedes, 2024 (ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA).
-
OLIVEIRA, MARLENE DE . Trajetórias de mulheres gestoras universitárias de Ibero-América (2010-2020) / 2024 Marlene de Oliveira ; orientadora: Rosa Lydia Teixeira Corrêa. ? 2024. 173 f. ; il. : 30 cm. CURITIBA: PUCPR, 2024 (Tese de Doutorado).
-
OLIVEIRA, M. . O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. SAO PAULO(SP): POISSON, 2019 (capitulo de livro).
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretariais II. Curitiba: IFPR, 2011 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . INTRODUÇÃO AO CURSO DE EVENTOS. CURITIBA: IFPR, 2011 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretariais I. Curitiba: IFPR, 2010 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Gestão de Documentos e Arquivística. CURITI A: IFPR, 2010 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Gestão Secretarial 2009 (Aulas ao vivo visa satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretariais Protocolares 2009 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Gestão em Eventos 2009 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Tecnicas Secretariais Administração Escritório 2008 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretariais Relacionamento Interpessoal 2008 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Pesquisa Aplicada ao Secretariado 2008 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Gestão em eventos 2008 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Gestão Secretarial 2007 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretarias Protocolares 2007 (Aulas ao vivo via satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Tecnicas Secretariais Administração de Escritorio 2006 (Aulas ao Vivo via Satélite).
-
OLIVEIRA, M. . Técnicas Secretariais Relacionamento Interpessoal 2006 (Aulas ao Vivo Via Satélite).
Outras produções
OLIVEIRA, M. . AVALIAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO. 2011.
OLIVEIRA, M. . ESCRITORIO MODELO DE SECRETARIADO UNIANDRADE. 2003.
BAHIA, C. ; PRADOS, D. ; ARAUJO, E. ; OLIVEIRA, M. . O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, M. . CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS PUBLICOS. 2012.
OLIVEIRA, M. . CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS PUBLICOS. 2012.
OLIVEIRA, M. . CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS PUBLICOS. 2012.
OLIVEIRA, M. . PROGRAMA DE TUTORIA VIA RADIO WEB(COORDENAÇÃO). 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, M. . PROGRAMA SECRETARIADO EM PAUTA. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, M. . INTRODUÇÃO AO SECRETARIADO ESCOLAR. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIADEESTUDO).
OLIVEIRA, M. . GESTÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVISTICA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIADEESTUDO).
OLIVEIRA, M. . TÉCNICAS DE SECRETARIADO ESCOLAR. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIADEESTUDO).
OLIVEIRA, M. . SECRETRIADO EXECUTIVO - 2a PARTE. 2013. .
OLIVEIRA, M. . SECRETRIADO EXECUTIVO - 1a PARTE. 2013. .
OLIVEIRA, M. . MANUAL DE CERIMONIAL DE EVENTOS DOS ESTUDIOS DO EAD. 2013. (Relatório de pesquisa).
OLIVEIRA, M. . MANUAL DE ATENDIMENTO DO IFPR/EAD E CAPACITAÇÃO CONTINUADA. 2013. (Relatório de pesquisa).
OLIVEIRA, M. . Técnicas Comportamentais e gerenciais de atendimento. 2011. .
OLIVEIRA, M. . Como trabalhar em eventos. 2011. .
OLIVEIRA, M. . TÉCNICAS SECRETARIAIS II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE ESTUDO).
OLIVEIRA, M. ; FREIBERGER,Zélia . TÉCNICAS SECRETARIAIS III. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE ESTUDO).
OLIVEIRA, M. ; FREIBERGER,Zélia . CERIMONIAL,PROTOCOLO E ETIQUETA. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE ESTUDO).
OLIVEIRA, M. ; FREIBERGER,Zélia . GESTÃO DE EVENTOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE ESTUDO).
OLIVEIRA, M. . CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE ESTUDO).
OLIVEIRA, M. . INTRODUÇÃO A EVENTOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE ESTUDO).
OLIVEIRA, M. . TécnicasComportamentais e gerenciais para secretariado - junho. 2010. .
Oliveira, Marlene ; OLIVEIRA, M. . Técnicas Comportamentais e Gerenciais de Secretariado - março. 2010. .
OLIVEIRA, M. . Técnicas Comportamentais e Gerenciais para Secretariado - agosto. 2010. .
OLIVEIRA, M. . TÉCNICAS SECRETARIAS I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE ESTUDO).
OLIVEIRA, M. . GESTÃO EM EVENTOS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - GUIA DE ESTUDO).
OLIVEIRA, M. . CURSO PARA ATENDENTE DE POLO. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CURSO DE EXTENSÃO).
OLIVEIRA, M. . PROGRAMA SECRETARIADO EM PAUTA. 2009.
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2024
Trajetoria de Mulheres Gestoras Universitárias de Ibero-América, Descrição: Historicamente, as mulheres vêm conquistando espaço na sociedade como um todo, cujas trajetórias podem ser demarcadas por lutas contra investidas conservadoras de distintas ordens. No avanço sobre diferentes obstáculos, elas têm construído identidades que buscam romper com o paradigma de subalternidade, repressão e dominação do sexo oposto. Inúmeras foram as lutas travadas pelo chamado sexo frágil para assegurar maior visibilidade no espaço público. Neste universo, temos visto mulheres ocupando cargos que, até pouco tempo, eram limitados aos homens. Contudo, ainda existe uma brecha nas questões de gênero em alguns aspectos no que se refere à educação superior na Ibero-América, mesmo havendo a implementação de políticas públicas e programas pelas instituições que atuam para a igualdade de gênero, podemos verificar, por exemplo, que estudantes e egressos, em sua maioria, são mulheres na região ibero-americana. Portanto, este estudo tem como problema de pesquisa conhecer: Como tem sido a trajetória de mulheres gestoras universitárias de instituições de ensino superior de cinco países em Ibero-América no período de 2010 a 2020? O objetivo geral é conhecer aspectos da trajetória de mulheres gestoras universitárias de instituições de ensino superior em Ibero-América em cinco países: Brasil, Argentina, Espanha, México e Peru. Como objetivos específicos: a) Analisar o perfil profissiográfico das mulheres gestoras, sujeitos da pesquisa na comunidade ibero-americana; b) Analisar como se constituem as relações de poder no campo científico de atuação juntamente com a apropriação da cultura institucional do habitus pela mulher gestora por meio da atuação nas instituições universitárias de Ibero-América; c) Analisar, através de dados contidos nas narrativas orais das mulheres gestoras, aspectos de suas trajetórias, êxitos e fracassos nas instituições universitárias de Ibero-América e como se dão as estratégias recebidas e as táticas desenvolvidas no cumprimento das funções do cargo de gestoras nas instituições universitárias de Ibero-América. Este estudo mobiliza uma metodologia interdisciplinar na perspectiva da interface com a nova História Cultural que encontra âncora na antropologia devido aos sentidos, significados e particularidades, contidos nos conteúdos das narrativas. Neste sentido, a antropologia cultural contribui na perspectiva engajada. Este estudo também se situa na história do tempo presente no universo da História da Educação. A base teórica está alinhada com o objetivo e a metodologia pelas categorias definidas, considerando conceitos mobilizados no estudo de: campo científico, habitus, trajetória de vida (Bourdieu, 1963; 1972; 1989; 1998; 2000; 2002; 2004; 2011) e estratégias e táticas (Certeau,1994; 1995; 1998). A abordagem adotada é a da pesquisa qualitativa, que tem o pressuposto de explorar o entendimento do significado que o indivíduo ou grupo atribui a um problema social ou humano. Na narrativa oral, optou-se pela seleção de categorias segundo Bardin (2016). Para o tratamento dos dados orais, utilizou-se o programa informático IRAMUTEQ que viabiliza diferentes tipos de análise de dados textuais. Foram entrevistadas 13 mulheres gestoras de língua espanhola e 29 gestoras brasileiras. A tese que norteia este estudo é a seguinte: As mulheres gestoras de Instituições de Ensino Superior, embora tenham titulação e experiência adequada à gestão e obtido conquistas importantes, não conseguiram acessar altos cargos de gestão nessas instituições devido a predominância da cultura institucional favorável ao sexo masculino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador / Rosa Lydia Teixeira Corrêa - Integrante.
-
2018 - Atual
TENDENCIAS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR DE SECRETARIADO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador / Diana Gurgel Pegorini - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2007 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA SECRETARIADO PRESENCIAL, Descrição: elaboração, implantação e acompanhamento do PPC. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA EM SECRETRIADO EAD, Descrição: ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PPP para ead, implantação e acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2003 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, Descrição: elaboração de projeto para autorização curso tecnologia em secretariado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, Descrição: ATUALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PARA RECONHECMENTO DO CURSO DE BACHARELADO PELO MEC EM 26/9/2005. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2007 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA SECRETARIADO PRESENCIAL, Descrição: elaboração, implantação e acompanhamento do PPC. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA EM SECRETRIADO EAD, Descrição: ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PPP para ead, implantação e acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2003 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, Descrição: elaboração de projeto para autorização curso tecnologia em secretariado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, Descrição: ATUALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PARA RECONHECMENTO DO CURSO DE BACHARELADO PELO MEC EM 26/9/2005. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2007 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA SECRETARIADO PRESENCIAL, Descrição: elaboração, implantação e acompanhamento do PPC. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA EM SECRETRIADO EAD, Descrição: ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PPP para ead, implantação e acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2003 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, Descrição: elaboração de projeto para autorização curso tecnologia em secretariado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, Descrição: ATUALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PARA RECONHECMENTO DO CURSO DE BACHARELADO PELO MEC EM 26/9/2005. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2007 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA SECRETARIADO PRESENCIAL, Descrição: elaboração, implantação e acompanhamento do PPC. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA EM SECRETRIADO EAD, Descrição: ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PPP para ead, implantação e acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2003 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, Descrição: elaboração de projeto para autorização curso tecnologia em secretariado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, Descrição: ATUALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PARA RECONHECMENTO DO CURSO DE BACHARELADO PELO MEC EM 26/9/2005. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2007 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA SECRETARIADO PRESENCIAL, Descrição: elaboração, implantação e acompanhamento do PPC. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA EM SECRETRIADO EAD, Descrição: ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PPP para ead, implantação e acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2003 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, Descrição: elaboração de projeto para autorização curso tecnologia em secretariado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, Descrição: ATUALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PARA RECONHECMENTO DO CURSO DE BACHARELADO PELO MEC EM 26/9/2005. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2007 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA SECRETARIADO PRESENCIAL, Descrição: elaboração, implantação e acompanhamento do PPC. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA EM SECRETRIADO EAD, Descrição: ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PPP para ead, implantação e acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2003 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, Descrição: elaboração de projeto para autorização curso tecnologia em secretariado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, Descrição: ATUALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PARA RECONHECMENTO DO CURSO DE BACHARELADO PELO MEC EM 26/9/2005. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2007 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA SECRETARIADO PRESENCIAL, Descrição: elaboração, implantação e acompanhamento do PPC. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA EM SECRETRIADO EAD, Descrição: ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PPP para ead, implantação e acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2003 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, Descrição: elaboração de projeto para autorização curso tecnologia em secretariado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, Descrição: ATUALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PARA RECONHECMENTO DO CURSO DE BACHARELADO PELO MEC EM 26/9/2005. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2007 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA SECRETARIADO PRESENCIAL, Descrição: elaboração, implantação e acompanhamento do PPC. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2006 - 2009
PROJETO PEDAGOGICO CURSO TECNOLOGIA EM SECRETRIADO EAD, Descrição: ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PPP para ead, implantação e acompanhamento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2003 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, Descrição: elaboração de projeto para autorização curso tecnologia em secretariado. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
-
2002 - 2005
PROJETO PEDAGOGICO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, Descrição: ATUALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO PARA RECONHECMENTO DO CURSO DE BACHARELADO PELO MEC EM 26/9/2005. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marlene de Oliveira - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA, CAMPUS EAD. , Rua João Negrão, 1285, Centro, 80230150 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 35958986, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Instituto Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: D 402 PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
COORDENADOR TECNÓLOGO EM SECRETARIADO
COORDENADOR PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS
DOCENTE DO CURSO TECNÓLOGO EM SECRETARIADO(gestão secretarial, técnicas secretarias e relações com o mercado, técnicas secretarias e gestão de escritório, gestão da qualidade)
DOCENTE CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA ( disciplina de gestão de documentos e arquivística)
2015 - Atual
Instituto Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente D-403, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - Atual
Instituto Federal do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: 702001 D 302, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2019
Pesquisa e desenvolvimento, CAMPUS CURITIBA.Linhas de pesquisa
-
03/2018
Direção e administração, CAMPUS CURITIBA.Cargo ou função, Coordenadora da Pós Graduação em Gestão e Negócios.
-
03/2018
Ensino, Pós Graduação em Gestão e Negócios, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Carreira, Gestão de Eventos Estratégicos
-
03/2015
Ensino, Tecnólogo em Gestão Pública, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Redação Oficial e Arquivística
-
02/2015
Ensino, Tecnólogo em Secretariado, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, I Introdução ao Secretariado: Gestão de escritórios, Tecnicas Secretariais e Relações com o Mecado, Gestão da Qualidade, Gestão Seretarial, PPO - Prática Profissional Orientada I e II, PIM - Projeto Integrado Mutidisciplinar I e II
-
03/2017 - 10/2019
Direção e administração, CAMPUS CURITIBA.Cargo ou função, Coordenadora do Tecnólogo em Secretariado.
2010 - Atual
IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS CURTIIBAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTATUTARIO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2009
FATEC INTERNACIONAL FACULDADE TECNOLOGICAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenador secretariado ead e presencial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
coordenação e implantou o PPP curso de graduação e pos graduação em secretariado.
Implantou jornal eletrônico e programa de TV para o curso.
Atividades
-
03/2018
Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.Linhas de pesquisa
-
03/2008 - 10/2009
Ensino, Pós GraduAção em Secretariado EAd, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Eventos
-
03/2006 - 10/2009
Direção e administração, FATEC INTERNACIONAL.Cargo ou função, Coordenadora Curso Tecnólogo em Secretariado Ead.
-
03/2006 - 10/2009
Ensino, TECNOLOGO EM SECRETARIADO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, tecnicas secretariais Adm Escrtiórios , Técnicas Secretariais Relaçionamento com o Cliente eõTécnicas Secretariais protocloares,
2002 - 2006
Centro Universitario Campos de AndradeVínculo: Coordenador Bac Secretariado, Enquadramento Funcional: coordenador de curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Implantou e coordenou o curso de bacharelado e tecnologia em secretariado.
1991 - 2003
Associação Comercial do ParanáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: secretaria executiva bilingue, Carga horária: 40
2001 - 2003
cenect centro integrado educação ciencia e tecnologiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
2000 - 2002
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES POSITIVOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 8
1986 - 1990
Iguaçu - Celulose, Papel S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: SECRETARIA EXECUTIVA BILINGUE, Carga horária: 40
1983 - 1985
LABRA IND BRAS DE LAPIS S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: SECRETARIA BILINGUE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Secretária Executiva Bilingue da Presidência
1985 - 1986
TROX DO BRASIL DIF ACUSTICA FILTRAGEMVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Secretária Bilingue, Carga horária: 240, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Secretária Bilingue da Diretoria Administrativa e Financeira, empresa multinacional alemã
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marlene de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?