Luciana Fontes Pessôa
Professora Adjunta e Diretora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade do CNPq. Jovem Cientista do Nosso Estado - JNC -FAPERJ. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2018-2020). Membro da diretoria, assumido o cargo de tesoureira, no biênio 2016-2018 da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento Humano. Realizou seu segundo Pós-Doutorado, na área de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro contemplada com a bolsa CAPES/FAPERJ Edital_10, possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Evolucionista, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde, aquisição e desenvolvimento da linguagem inicial, características da fala materna, interação mãe-bebê, trajetórias de socialização, parentalidade, crenças e práticas parentais, desenvolvimento do self e diferentes configurações familiares. É coordenadora do grupo de pesquisa Desenvolvimento: Biologia & Cultura da PUC-Rio (do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). Foi membro e pesquisadora de 1997 até 2013 do grupo de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento, coordenado pela Profa. Dra. Maria Lucia Seidl de Moura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É integrante do Grupo de Trabalho Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos da ANPEPP.
Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia Social
2004 - 2008
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Fala materna em cenários comunicativos específicos e o desenvolvimento da linguagem: um estudo longitudinal
Maria Lucia Seidl de Moura. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: fala materna; cenários comunicativos; desenvolvimento lingüístico.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social
2002 - 2004
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A análise da fala materna em contextos específicos,Ano de Obtenção: 2004
Maria Lucia Seidl de Moura.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fala materna; aquisição de linguagem; desenvolvimento inicial.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Graduação em Psicologia
1996 - 2000
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Um estudo da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento inicial
Orientador: Maria Lucia Seidl de Moura
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2010 - 2012
Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Evolucionista.
2008 - 2010
Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Evolucionista.
Formação complementar
2006 - 2006
Extensão universitária em Missão de Estudos. (Carga horária: 92h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Organização de eventos
PESSÔA, L. F. . II Mostra de Psicologia do Desenvolvimento - Desenvolvimento socioemocional e inclusão: contextos, pertencimentos e desafios. 2018. (Congresso).
PESSÔA, L. F. . I Mostra de Psicologia do Desenvolvimento. 2017. (Congresso).
Yamamoto, Maria Emília ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; OLIVA, A. D. ; Vieira, Mauro Luis ; PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F . Partcipação da Comissão Científica Organizadora do I Simpósio Internacional de Psicologia Evolucionista - Psicologia Evolucionista no Milênio: Plasticidade e Adaptação. 2009. (Congresso).
PESSÔA, L. F. . VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2009. (Congresso).
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PIETROLUONGO, Danielle de P . IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. 2002. (Congresso).
Participação em eventos
II Encontro da Licenciatura em Geografia.Ensino Inclusivo: desafios à Geografia. 2019. (Encontro).
II Mostra de Psicologia Social.Desenvolvimento socioemocional e inclusão: contextos, pertencimentos e desafios. 2018. (Encontro).
II Reunião Anual do INCOG.Inclusão Social e Promoção de Saúde. 2018. (Encontro).
Na rota de Darwin: a evolução do comportamento humano.Aspectos evolutivos do desenvolvimento humano: trajetórias de desenvolvimento e os diferentes arranjos familiares. 2018. (Seminário).
XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico.Crenças materialistas e trajetórias de desenvolvimento. 2018. (Simpósio).
I Mostra de Psicologia do Desenvolvimento.Psicologia do Desenvolvimento e Promoção de Saúde. 2017. (Encontro).
XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Parentalidade e desenvolvimento humano. 2017. (Congresso).
46a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Crenças parentais em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).
XVI Simpósio Científico e Intercâmbio de Pesquisa da ANPEPP.Participação em Grupos de Trabalhos. 2016. (Simpósio).
X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Trajetórias de socialização e o desenvolvimento do self. 2015. (Congresso).
VII Simpósio de Psicologia e Desenvolvimento Humano.Sistemas parentais e trajetórias de desenvolvimento: o discurso de diferentes cuidadores. 2014. (Simpósio).
XV Simpósio Cientifico e Intercâmbio de Pesquisa da ANPEPP.Projeto de Pesquisa. 2014. (Simpósio).
I Encontro em Desenvolvimento Infantil: da neuropsicologia às políticas públicas.O envelope narrativo de diferentes cuidadores tecendo trajetórias de desenvolvimento do self. 2013. (Encontro).
VIII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. O DISCURSO DOS CUIDADORES: SUAS CRENÇAS E TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO DO SELF. 2013. (Congresso).
22th ISSBD Biennal Meeting. Mothers' description of their children and implicit cultural models: a study in two Brazilian cities. 2012. (Congresso).
XIV Simpósio ANPEPP.GT Psicologia Sociocognitiva e da linguagem. 2012. (Simpósio).
VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Trajetórias de socialização e o desenvolvimento do self em diferentes contextos culturais. 2011. (Congresso).
I Reunião Anual do Instituto de Neuropsicologia e Comportamento.Bases filogenéticas e ontogenéticas da comunicação empática entre pais e filhos. 2010. (Encontro).
I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Relacionamento Interpessoal. A comunicação empática entre pais e filhos: um estudo incial. 2009. (Congresso).
I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium.Longitudinal study of maternal speech directed to children in four brazilian dyads. 2009. (Simpósio).
II Seminário Internacional de Habilidades Sociais.As Habilidades sociais e a fala materna em cenários comunicativos específicos. 2009. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Autonomia e Interdependência e trajetórias de desenvolvimento. 2009. (Congresso).
V CONPSI. Características pragmáticas da fala materna em três momentos do desenvolvimento. 2007. (Congresso).
XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico da ANPEPP.Participação no Grupo de Trabalho do XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico da ANPEPP. 2006. (Simpósio).
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A análise da fala materna em contextos específicos e o desenvolvimento da linguagem infantil. 2005. (Congresso).
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Participando da mesa: Interações Iniciais e Apego: Aspectos Ontogenéticos e Filogenéticos, apresentando o trabalho aspectos afetivos nas interações mãe-bebê aos 30 dias e 5 meses de vida. 2005. (Congresso).
V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A psicologia do desenvolvimento no Brasil: temas e perspectivas.. 2005. (Congresso).
XXXIV Sociedade Brasileira de Psicologia. Um estudo observacional em contextos específicos. 2004. (Congresso).
III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Evidências e reflexões sobre o estado inicial no desenvolvimento humano: o conhecimento atual sobre capacidades de bebês recém-nascido. 2003. (Congresso).
III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia.Aquisição de linguagem e o papel do outro: Estudos sobre o input lingüístico. 2003. (Simpósio).
IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A metodologia observacional como opção de método de análise de dados de interações mãe-bebê. 2003. (Congresso).
11a Semana de Iniciação Científica.11a Semana de Iniciação Científica. 2002. (Encontro).
I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Um estudo descritivo da tendência das redes de apoio a mães primíparas. 2002. (Congresso).
IX Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico - ANPEPP. 2002. (Encontro).
9a Semana de iniciação científica.A atribuição de significado às atividades do recém-nascido em duas etapas do desenvolvimento. 2000. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Um sistema dinâmico de auto-regulação dos estados de vigília do recém-nascido. 2000. (Congresso).
XXX Reunião Anual de Psicologia. Uma análise das funções da fala que as mães dirigem a seus bebês em diferentes contextos. 2000. (Congresso).
51a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Contextos iniciais de interação mãe-bebê e suas principais características. 1999. (Congresso).
8a semana de iniciação científica.Contexto de cuidado e a organização das atividades de díades mãe-bebê recém-nascido. 1999. (Encontro).
XXIX Reunião Anual de Psicologia. Relação entre as concepções de mães brasileiras sobre o desenvolvimento infantil inicial e a idade de seus filhos. 1999. (Congresso).
7a Semana de Iniciação Científica.Interação mãe-bebê recém-nascido. 1998. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Atribuição de significado às atividades do recém-nascido na fala das mães. 1998. (Congresso).
XXVIII Reunião Anual de Psicologia. Análise do conteúdo da fala materna em bebês de até trinta e cinco dias. 1998. (Congresso).
6a Semana de Inicição Científica.6a Semana de Inicição Científica. 1997. (Encontro).
Congresso Internacional e Transdisciplinar Gerações e Modernidade. 1996. (Congresso).
Semana de Psicologia da UERJ. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
Pessôa, Luciana FontesVieira, Mauro Luis; Borsa, Juliane Callegaro. Coparentalidade de casais brasileiros: um estudo no contexto da pandemia do COVID-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Pessôa, Luciana Fontes; Vieira, B. S; KLUWE-SCHIAVON, B.. USO DE SUBSTÂNCIAS DURANTE A GESTAÇÃO: IDENTIFICANDO PERFIS DE RISCO. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Mograbi, Daniel Correa;PESSÔA, L. F.; SUDO, F. K.. Crenças disfuncionais sobre emoções negativas e repercussões para a saúde mental. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Landeira Fernandez, J.; Rocinholi, Luciene de Fátima;PESSÔA, L. F.; Fioravanti-Bastos, A. C. M.. Avaliação de um programa de intervenção com leitura em voz alta para crianças de creche. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Campos, Flavia Sollero;PESSÔA, L. F.MENDES, Deise M L F. Trauma Oculto. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
EISENBERG, Z.; Silveira, Carlos Frederico Gurgel Calvet;PESSÔA, L. F.. A motivação de alunos para a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Departamento de Educação) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Vieira, Mauro Luis; Crepaldi, Maria Aparecida; Cruz, Roberto Moraes;PESSÔA, L. F.. Relação entre a personalidade paterna e a abertura ao mundo em pais de crianças de 4 a 6 anos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.; Alvarenga, Patrícia. Compreensão emocional em crianças e crenças maternas sobre a competência emocional. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Borsa, Juliane Callegaro;PESSÔA, L. F.; Dias, Mônica de Vasconcellos. Clima familiar e problemas emocionais e comportamentais em uma amostra de crianças do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Seidl-de-Moura, M. L.; Vasconcellos, Vera Maria Ramos;PESSÔA, L. F.. Crenças de professores e pais sobre o desenvolvimento da criança durante a educação infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENDES, D. M. L. F.; Seidl-de-Moura, M. L.;PESSÔA, L. F.. Metas de socialização e práticas educativas de mães de crianças com câncer: um estudo comparativo com mães de crianças sem diagnóstico de doença. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl de; Koller, Silvia Helena;PESSÔA, L. F.. Estratégias adaptativas de jovens moradores e não-moradores de comunidades do Rio de Janeiro: sua relação com percepção de contexto e experiência de violência. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl de; Nadanovsky, P.;VICENTE, Carla CristinePESSÔA, L. F.. Metas de realização e expectativas de vida de jovens do Rio de Janeiro em contextos distintos. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl de; Rodriguez, Fernanda Travassos;MENDES, Deise M L FPESSÔA, L. F.. Crenças e conhecimento de pais e profissionais de saúde sobre o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down até dois anos de idade. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl dePESSÔA, L. F.; Malagris, Lucia Emmanoel Novaes. Comunicação empática de pais e filhos em situações específicas: bases evolutivas e variáveis associadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVA, A. D.; Vasconcellos, Vera Maria Ramos;MENDES, Deise M L FPESSÔA, L. F.; Falcone, Eliane Mary de Oliveira. Os homens do século XXI no cuidado dos filhos: um papel social em aberto. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl de; OLIVA, A. D.;Vieira, Mauro LuisPESSÔA, L. F.VICENTE, Carla Cristine. Crenças sobre investimento parental. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENDES, D. M. L. F.; Ponciano, Edna Lúcia Tinoco;PESSÔA, L. F.; Mograbi, Daniel Correa; CAMPOS, L. A. M.. Estratégias de regulação emocional de mães e pais em relação a seus filhos. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.VICENTE, Carla CristineSEABRA, Karla da Costa; MOURA, G.. Trocas afetivas em contexto de interação mãe-bebê e metas materna de socialização emocional. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENDES, D. M. L. F.; QUITERIO, P. L.;PESSÔA, L. F.; Ramos, D. O.;Vieira, Mauro Luis. Relação entre empatia e altruísmo em mães e filhos no final da infância. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.; Leme, Vanessa Barbosa Romera; Piccinini, Cesar A.; CARVALHO, A. L. N.. Enfrentamento do câncer e seu tratamento em crianças: uma proposta de programa de intervenção usando práticas de mindfulness. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Campos, Flavia Sollero;PESSÔA, L. F.; Kislanov, Sara Angela; Damous, Issa Leal; Santos, Maria Elizabeth Ribeiro. A relação médico-paciente sob a ótica do apego: pensando caminhos. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Soares, Adriana Benevides;PESSÔA, L. F.; Ponciano, Edna Lúcia Tinoco; Leme, Vanessa Barbosa Romera; Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia. Práticas parentais, habilidades sociais, comportamentos e desempenho acadêmico em estudantes ao longo do ensino fundamental. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.
Borsa, Juliane Callegaro;PESSÔA, L. F.; Féres Carneiro, Terezinha; Banaco, Roberto Alves. Concepções de famílias para crianças: contribuições da análise do comportamento. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Seidl-de-Moura, M. L.; MENDES, D. M. L. F.; Rodrigues, Maura Calixto Cecherelli; MIRANDA, N. G. M.;PESSÔA, L. F.; Stobaus, L.. Desenvolvimento neuropsicológico no primeiro ano em bebês nascidos a termo e pré-termo: uma análise longitudinal comparativa. 2017. Tese (Doutorado em Pós-doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Seidl-de-Moura, M. L.; MENDES, D. M. L. F.; PEDROSA, M. I. P. C.;PESSÔA, L. F.; Fioravanti-Bastos, A. C. M.. Fatores associados à sensibilidade materna em grupos de primíparas cariocas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Seidl-de-Moura, M. L.; MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.; Ramos, D. O.; Koller, Silvia Helena. Orientação de futuro de jovens moradores de uma comunidade na cidade do Rio de Janeiro submetida a políticas públicas de segurança: relação com variáveis psicológicas e socioculturais. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl de; MENDES, D. M. L. F.; Magalhães, Andrea Seixas; Ponciano, Edna Lúcia Tinoco;PESSÔA, L. F.. Trajetórias de coconstrução da autonomia em três gerações familiares de mulheres do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Landeira Fernandez, J.; Mograbi, Daniel Correa;PESSÔA, L. F.; Rocinholi, Luciene de Fátima; OLIVA, A. D.. Bases neurais da memória de trabalho fonológica: testando modelos teóricos usando meta-análise de RMf. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Seidl-de-Moura, M. L.; MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.Vieira, Mauro Luis; Rodriguez, Fernanda Travassos. Construção da maternidade contemporânea e a participação em um grupo de suporte online no Facebook. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Seidl-de-Moura, M. L.; Falcone, Eliane Mary de Oliveira;Vieira, Mauro Luis; Motta, Danielle da Cunha;PESSÔA, L. F.. Empatia e trajetórias de desenvolvimento em famílias de jovens do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vieira, Mauro Luis; Faraco, Ana Maria Xavier; Nuernberg, Adriano Henrique; Crepaldi, Maria Aparecida; FREITAS, L. B. L.;PESSÔA, L. F.. Crenças e metas de socialização de pais de dois contextos urbanos brasileiros: uma análise do modelo de orientação de self. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.; Stobaus, L.. Relações entre empatia e altruísmo em mães e filhos no final da infância. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.; Ponciano, Edna Lúcia Tinoco. Estratégias de regulação emocional de pais em relação a seus filhos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vieira, Mauro Luis; Crepaldi, Maria Aparecida; Bousfield, Andréa Barbará da Silva;PESSÔA, L. F.. Relações entre crenças parentais e metas de socialização para meninos e meninas em dois contextos urbanos de Moçambique. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Centro de Fundamentos e Humanidades - UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PESSÔA, L. F.; MENDES, D. M. L. F.; Mograbi, Daniel Correa. Socialização da emoção e desenvolvimento socioemocional infantil: uma análise no contexto de favela. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Zamora, M. H. R. N.; Oliveira, M. C. S. L.; Julião, E. F;PESSÔA, L. F.. Adolescentes em conflito com a lei, políticas públicas e seus territórios. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Soares, Adriana Benevides;PESSÔA, L. F.; Leme, Vanessa Barbosa Romera. Práticas parentais, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em estudantes do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.
Seidl-de-Moura, M. L.; MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.; PEDROSA, M. I. P. C.. Preditores biopsicossociais da responsividade materna em primíparas cariocas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Seidl-de-Moura, M. L.;PESSÔA, L. F.Vieira, Mauro Luis. Estratégias adaptativos de jovens moradores da Rocinha, antes e depois do Processo de Pacificação e Implementação das Unidades de Polícia Pacificadora: variáveis psicológicas e socioculturais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Seidl-de-Moura, M. L.; MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.; MIRANDA, N. G. M.. Desenvolvimento neuropsicológico no primeiro ano e bebês a termo e pré-termo: uma análise longitudinal comparativa. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Nadanovsky, P.; Moraes, C. L.; Luiz, R. R.;PESSÔA, L. F.. Efeito da exposição à violência urbana sobre a expectativa subjetiva de vida de jovens brasileiros. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Instituto de Medicina Social/UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.MOURA, Maria Lucia Seidl de; Landeira Fernandez, J.. Reabilitação dos distúrbios mistos e específicos de linguagem e memória de trabalho. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Borsa, Juliane Callegaro;PESSÔA, L. F.. OS PROCESSOS PROXIMAIS DOS CUIDADORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Borsa, Juliane Callegaro;PESSÔA, L. F.. COPARENTALIDADE DE CASAIS BRASILEIROS: UM ESTUDO DE GÊNERO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Vieira, B. S;PESSÔA, L. F.. AS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS DO SEXTING NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA COMPARAÇÃO COM O ABUSO SEXUAL INFANTIL. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; MENDES, D. M. L. F.; Alvarenga, Patrícia. A compreensão emocional em crianças e a sua relação com crenças maternas sobre a competência emocional infantil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl dePESSÔA, L. F.; MENDES, D. M. L. F.. Metas de socialização e práticas educativas de mães de crianças com câncer: um estudo comparativo com mães de criança sem o diagnóstico de doença. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Pessoa, Luciana Fontes. PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS: FÉ COMPARADA À EMOÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Mograbi, Daniel Correa;PESSÔA, L. F.. AUTO-CONHECIMENTO EMOCIONAL: ALINHANDO ASPECTOS NEUROPSICOLOGICOS, DESENVOLVIMENTO E A CLÍNICA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, M.;PESSÔA, L. F.. A Mediação Escolar, o Professor, a Inclusão, seus lugares na escola: questionamentos sobre a escola do século XXI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, M.;PESSÔA, L. F.. RELAÇÕES DE AMIZADE COM ALUNOS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO COMPREENDER O COLEGA DE CLASSE COM TEA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
MONTEIRO, M.;PESSÔA, L. F.. Aquisição da leitura e escrita: reflexões através do olhar da Psicologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.. A deficiência e os desafios da família como primeiro grupo social de inclusão.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; STINGEL, A.. F. de M. Morgado.O modelo de intervenção precoce de Denver para crianças com TEA: técnicas, evidências de validade e democratização do conhecimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; MONTEIRO, M.. A disciplinarização do corpo, a importância do movimento nos processos educativos e a potencialidade da dança nas escolas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; SALOMAO, S.. Promoção de autonomia em Gestalt-Terapia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; Souza, A. B. M.. Discussão teórica sobre o papel dos pais na regulação emocional dos filhos: crenças e práticas parentais voltadas para regulação da emoção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.. Metas de realização de jovens do Rio de Janeiro: processos de adultez emergente e o papel da autonomia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.. Estratégias e Metas Reprodutivas em adolescentes do município do Rio de Janeiro: um estudo exploratório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MENDES, Deise M L FPESSÔA, L. F.MOURA, Maria Lucia Seidl de. Emoção e trajetórias de socialização em etapas iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
De Sá, Maria Luiza Bustamante Pereira;PESSÔA, L. F.. A culpa é dos pais? As influências da família no desenvolvimento da personalidade infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.MOURA, Maria Lucia Seidl de; Nadanovsky, P.. Modelos de futuro e expectativas de vida em jovens de diferentes contextos: Uma abordagem evolucionista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.MOURA, Maria Lucia Seidl de; Nadanovsky, P.. Desconto do futuro: variáveis psicológicas e do contexto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl dePESSÔA, L. F.; SANTORO, P.. RECUSA ALIMENTAR EM CRIANÇAS: UM ESTUDO SOBRE A SELETIVIDADE ALIMENTAR E A HIPERSENSIBILIDADE ORAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.MOURA, Maria Lucia Seidl deSEABRA, Karla da Costa. Ser ou Não Ser: Metas de Socialização e Desenvolvimento Infantil (A análise de uma revista dedicada a pais). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Pessoa, Luciana Fontes; GOMES, V. C.; KRAHE, T. E.. Banca de Seleção Pública para Professor na Área Processos Psicológicos Básicos, com ênfase em Sensação e Percepção, Motivação e Emoção e Aprendizagem e Memória. 2021. Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Pessoa, Luciana Fontes; GOMES, V. C.; KRAHE, T. E.; Mograbi, Daniel Correa. Banca de Seleção Pública na Área de Processos Psicológicos Básicos, com ênfase em Avaliação Neuropsicológica. 2021. Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Landeira Fernandez, J.;PESSÔA, L. F.; Paula, Cristiane Silvestre; Laks, Jerson; Féres Carneiro, Terezinha. Banca de Seleção para Professor na Área de Psicopatologia e Saúde. 2019. Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
MENDES, D. M. L. F.;PESSÔA, L. F.VICENTE, Carla Cristine. Banca de Professor Adjunto 40h na área de Psicologia do Desenvolvimento. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Landeira Fernandez, J.; Baptista, Makilim Nunes; Borsa, Juliane Callegaro;PESSÔA, L. F.; Féres Carneiro, Terezinha. Banca de Seleção Pública na área de Saúde e Desenvolvimento Humano. 2019. Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; SUDO, F. K.; Vieira, B. S. Banca de Seleção para Professor na Área de Psicopatologia com ênfase em Farmacologia Clínica. 2019. Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; Soares, Adriana Benevides. Participação na banca de Concurso Público para Professor 40 h de Processos Psicológicos Básicos. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; Landeira Fernandez, J.; Borsa, Juliane Callegaro. Participação na banca de seleção pública para o cargo de professor na área de Psicologia do Desenvolvimento. 2017. Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; Landeira Fernandez, J.. Participação da banca de seleção Pública para o cargo de Professor na área de Métodos Qualitativos. 2016. Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
PESSÔA, L. F.; Picanço. Ana Rosa Costa; Queiroz, Sávio Silveira. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Efetivo na Área de conhecimento Básico. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.
COLINVAUX, D.;PESSÔA, L. F.; DUARTE, R.; LEME, V.; EISENBERG, Z.. Participação na banca do Concurso para Seleção de Professor Doutor do Departamento de Educação da PUC-Rio. 2015. Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.
Comissão julgadora das bancas
SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia; FALCONE, Eliane Mary;SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. Fala materna em contextos específicos e o desenvolvimento da linguagem infantil. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SEIDL-DE-MOURA, Maria LuciaOLIVA, Ângela Donato; MARTINS, Claudia Cardoso. Desenvolvimento inicial: o papel da fala materna no processo de aquisição de linguagem e sua relação com a intersubjetividade. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia. A análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SEIDL DE MOURA, M. L; MARTINS, Claúdia Cardoso Martins; OLIVA, Ângela Donato; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira; MENDES, Francisco Dyonisio Cardoso;FIGUEREDO, P. M. V.; VICENTE, Carla Cristine. Fala Materna em Cenários Comunicativos Específicos e o Desenvolvimento da Linguagem: Um Estudo Longitudinal. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, Maria Lucia Seidl de; Martins, C.C.; OLIVIA, Angela Donato; Falcone, E.M.O;MENDES, F. D. C.. Fala materna em cenários comunicativos específicos e o desenvolvimento da linguagem: um estudo longitudinal. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FALCONE, E. M. O.. Fala materna em contextos específicos e o desenvolvimento da linguagem infantil. 2004 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, M. L. S.; MARTINS, C. C.; OLIVA, A. D.;FALCONE, E. M. O.; MENDES, F. D. C.. Fala materna em cenários comunicativos específicos e o desenvolvimento da linguagem: um estudo longitudinal. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RIBAS, A. F. P.. A análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Profissional em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, M. L. S.OLIVA, A. D.; MARTINS, C.; Dyonisio, F.; Falcone, E.. Fala materna em cenários comunicativos específicos e o desenvolvimento da linguagem: um estudo longitudinal.. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MOURA, M. L. S.OLIVA, A. D.; MARTINS, C.. O papel da fala materna no processo de aquisição de linguagem e sua relação com a intersubjetividade. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVA, A. D.; MARTINS, C.;MOURA, M. L. S.. Desenvolvimento inicial: o papel da fala materna no processo de aquisição de linguagem e sua relação com a intersubjetividade.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
VICENTE, Carla Cristine; Martins, Cláudia Cardoso; DONATO, A. O.; Falcone, Eliane Mary de Oliveira; Mendes, Francisco Dyonisio Cardoso; Figueiredo, Patrícia da Motta Vieira. Fala materna emcenários comunicativos específicos e o desenvolvimentoe da linguagem : Um estudo longitudinal. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE JOVENS A PARTIR DAS INTERAÇÕES NAS REDES SOCIAIS NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Práticas, crenças parentais e metas de socialização da emoção: uma investigação através da arte; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Desenvolvimento Infantil no TEA e Promoção de Saúde; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Famílias negras e interraciais: trajetórias de socialização dos filhos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Sistemas e Práticas Parentais Compartilhadas com babás: um estudo transcultural; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Suporte Social, Stress e Resiliência das famílias das comunidades afetadas pelos desastres naturais em Moçambique: Caso da cidade Xai-Xai na província de Gaza, distrito de Mocuba na província da Zambézia e cidade da Beira, província de Sofala; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Trajetória de socialização: estudo comparativo de crenças e valores materialista e religiosos em jovens brasileiros e portugueses; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; (Orientador);
Escolas sensíveis ao trauma: um modelo de intervenção e prevenção na primeira infância; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Perda perinatal: um estudo sobre luto e vínculo; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Sistemas de cuidado de mães e babás na família contemporânea; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Pais e Filhos: Trajetórias de desenvolvimento de crenças e valores materialistas; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
O papel da fala materna no processo de desenvolvimento da linguagem infantil; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A relevância da afetividade nos processos de aprendizagem; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Avaliação neuropsicológica da linguagem e das funções executivas de pré-escolares; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Estilos parentais e trajetórias de socialização: um estudo com diferentes configurações familiares da cidade do Rio de Janeiro; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Etnoteorias parentais: a parentalidade de casais homoafetivos masculino; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Um olhar bioecológico sobre a prática docente de ensino superior e a Síndrome de Burnout; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Música, adultos com deficiências e a expressão de conteúdos internos; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Estratégias adaptativas de jovens moradores e não-moradores de comunidades do Rio de Janeiro: sua relação com percepção de contexto e experiência de violência; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luciana Fontes Pessôa;
Metas de realização e expectativas de vida de jovens do Rio de Janeiro em contextos distintos; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luciana Fontes Pessôa;
Comunicação empática de pais e filhos em situações específicas: bases evolutivas e variáveis associadas; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luciana Fontes Pessôa;
Parentalidade em Contextos Distintos: Crenças parentais e regulação emocional infantil; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Como nossos pais: o aprendizado das práticas educativas parentais entre gerações de homens; 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Práticas educativas parentais e o comportamento das crianças no contexto da Educação Infantil; 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Desenvolvimento socioemocinal no brincar da criança; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Luto e elaboração parental face à individualidade de seu filho; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL O PAPEL DO CONTEXTO NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS DE JARDIM GRAMACHO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Os impactos da COVID-19 na pandemia: implicações biopsicossociais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
O sofrimento das mães de dependentes químicos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
FAMÍLIAS INTERRACIAIS E O LUGAR DO MESTIÇO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O CONTEXTO FAMILIAR E O ENVOLVIMENTO EM SITUAÇÕES DE BULLYING COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A CRIANÇA AUTISTA E O DESENVOLVIMENTO NO AMBIENTE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
LINGUAGEM E COGNIÇÃO EM DEFICIENTES AUDITIVOS E OS ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Herkenhoff; Teoria do apego e meditação da (auto)compaixão: De que forma a prática afeta na forma do indivíduo se relacionar com o outro; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO: CONCEPÇÕES DE WINNICOTT E VYGOTSKY; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Envelhecimento e sexualidade: Uma perspectiva biopsicossocial; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
O AUTISTA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS AO INGRESSAR NO ENSINO REGULAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
AS DIMENSÕES DA SAÚDE INTEGRAL E A SAÚDE PSIQUÍCA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A CHEGADA DE UM IRMÃO ADOTIVO: EXPECTATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DA RELAÇÃO FRATERNA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A deficiência e os desafios da família como primeiro grupo social de inclusão; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A figura paterna como agente no desenvolvimento infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
O papel do brincar no desenvolvimento socioemocional infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: interações e cuidados possíveis entre pais e filhos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Avanços da tecnologia e o desenvolvimento infantil: qual a senha para essa conversa?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Bandeira; A importância da meditação no âmbito educacional: redução da ansiedade e melhora na qualidade de vida para alunos da educação básica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A importância da inclusão visando uma educação para todos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
de S; Cunha; Transformações cotidianas de famílias com crianças diagnosticadas com a Síndrome de Williams; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Parentalidade: Uma abordagem cultural e vocal na etapa da maioridade religiosa judaíca; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
INVESTIGANDO A INCLUSÃO: construção ética e moral ao longo do desenvolvimento infantil; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A MEDIAÇÃO ESCOLAR COM ÊNFASE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Educação Inclusiva: Desafios da mediação no ambiente escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Reflexões sobre o processo de socialização das emoções; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
FROZEN, UM PASSEIO PELOS ESTILOS DE APEGO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Mercado de trabalho: desafios e expectativas da inclusão de pessoas com deficiência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
O impacto do lúpus Eritematoso Sistêmico na infância; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Os novos arranjos familiares e suas implicações nas crenças parentais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Os tipos de apego e suas consequências no início da vida; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Sobre os pais e sua importância no desenvolvimento de seus filhos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Câncer e desenvolvimento infantil: uma análise biopsicossocial da patologia em crianças; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
O papel dos mecanismos de legitimação na manutenção de comportamentos discriminatórios contra imigrantes no Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A influência que o brincar tem na aprendizagem e as suas consequências na era moderna; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A parte que me cabe deste latifúndio: Uma observação sobre demandas familiares no contexto da dependência química; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Linguagem e desenvolvimento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A teoria piagetiana e o desenvolvimento da inteligência em pré-escolares na contemporaneidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A influência dos aparelhos tecnológicos no desenvolvimento da linguagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Implicações emocionais do primogênio frente a chegada do segundo filho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
A Maternidade e o Retorno ao Mercado de Trabalho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Comportamento Agressivo na Infância Pró-ativo e Reativo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Modelos de Futuro e expectativa de vida em jovens de diferentes contextos: Uma abordagem evolucionista; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Desconto do Futuro: Variáveis psicológicas e do contexto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
ADAPTAÇÃO DA COPING WITH CHILDREN?S NEGATIVE EMOTIONS SCALE; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Adaptação da Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES); 2019; Iniciação Científica - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Trajetórias de socialização da emoção: concepções, crenças e metas parentais em diferentes famílias do Rio de Janeiro; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Trajetórias de socialização da emoção; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Trajetórias de socialização da emoção; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
INTERAÇÕES MÃE-BEBÊ E SUAS TRANSFORMAÇÕES NA ÚLTIMA DÉCADA: A INSERÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Trajetórias de socialização da emoção; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Trajetórias de socialização da emoção; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Adaptação da Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Parentalidade e desenvolvimento moral e socioemocional em crianças; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Trajetórias de Desenvolvimento: Metas e Práticas de Cuidados em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Adaptação da Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Adaptação da Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES); 2015; Iniciação Científica - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Trajetórias de desenvolvimento: metas e práticas de cuidados em diferentes tipos de família do Rio de Janeiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Autonomia e interdependência em famílias do Rio de Janeiro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Autonomia e interdependência em famílias do Rio de Janeiro; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Autonomia e interdependência em famílias do Rio de Janeiro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Autonomia e interdependência em famílias do Rio de Janeiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luciana Fontes Pessôa;
Foi orientado por
Fala Materna em contextos específicos e o desenvolvimento da linguagem infantil; 2004; 94 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura;
Fala materna em cenários comunicativos específicos e o desenvolvimento da linguagem: um estudo longitudinal; 2008; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura;
Autonomia e interdependência em famílias do Rio de Janeiro; 2013; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CAPES - FAPERJ; Maria Lucia Seidl-de-Moura;
Um olhar sobre o input materno em contextos comunicativos específicos e o desenvolvimento do self da criança; 2008; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Maria Lucia Seidl-de-Moura;
Análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura;
As atribuições de significados às atividades do bebê recém-nascido em duas etapas do desenvolvimento infantil; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura;
A análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura;
Contexto de cuidado e a organização das atividades de díades mãe-bebê recém-nascido; ; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura;
Interação mãe-bebê recém-nacido: A relação entre atribuição de significado e o estado de vigília do bebê; ; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura;
Produções bibliográficas
-
TRINDADE, T. O. ; PESSÔA, L. F. . Crenças de professores e pais sobre o desenvolvimento da criança durante a pré-escola. PSICOLOGIA EM PESQUISA (UFJF) , v. 15, p. 1-20, 2021.
-
OZORIO, C. D. ; Pessoa, Luciana Fontes . Projetos educativos, crianças negras e socialização: quais diálogos são possíveis?. DIGNIDADE RE-VISTA , v. 8, p. 61-72, 2021.
-
HERKENHOFF, ALICE BRUZZI ; Pessôa, Luciana Fontes . TEORIA DO APEGO E MEDITAÇÃO DA (AUTO)COMPAIXÃO: COMO A SUA PRÁTICA PODE AFETAR A FORMA DE SE RELACIONAR COM O OUTRO?. Revista Polêmica , v. 21, p. 025-052, 2021.
-
KRAMER, S. ; MENDES, D. M. L. F. ; OLIVEIRA, E. A. ; PESSÔA, L. F. . Moral and Conventional Violations in Childhood: Brazilians Tolerate Less but Expect More Punishment than U.S. Americans. Journal of Cognition and Culture , v. 2, p. 283-304, 2020.
-
TRINDADE, T. O. ; PESSÔA, L. F. . Práticas educativas parentais e o comportamento das crianças no contexto da educação infantil. PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA , v. XXIV, p. 40-57, 2020.
-
PESSÔA, L. F. ; Ramos, D. O. ; Vivas, Lenise . Profiles and Developmental Goals in Different Families of Rio de Janeiro. PAIDÉIA (USP. ONLINE) , v. 29, p. 1-9, 2019.
-
Rosa, Jessica Moraes ; PESSÔA, L. F. . Homoparentalidade masculina e os sistemas de cuidados parentais. INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 23, p. 157-166, 2019.
-
Andrade, Lenise Vivas da Silva ; LINS, S. L. B. ; Pereira, Cícero Roberto ; PESSÔA, L. F. . Mecanismos de legitimación en la manutención de discriminaciones contra inmigrantes en Brasil. REVISTA MEXICANA DE PSICOLOGIA , v. 36, p. 93-105, 2019.
-
De Oliveira, Maria Clara Veloso ; PESSÔA, L. F. ; Alves, Heloísa Veiga Dias . Linguagem, Funções Executivas e Técnicas de Mapeamento Cerebral nos Primeiros Anos de Vida: Uma Revisão. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 18, p. 341-360, 2018.
-
PESSÔA, L. F. ; Ramos, D. O. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; Oliveira, Letícia . Valorização de metas de socialização da obediência infantil em diferentes configurações familiares. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso) , v. 30, p. 147-163, 2018.
-
SILVA, L. O. ; PESSÔA, L. F. . Metas de socialização de pais e mães de diferentes configurações do Rio de Janeiro. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 18, p. 831-849, 2018.
-
Santos, Rafael Lima ; PESSÔA, L. F. . Rousseau e a linguagem musical: o Ensaio sobre a origem das línguas.. Revista Polêmica , v. 18, p. 104-120, 2018.
-
Seidl-de-Moura, M. L. ; PESSÔA, L. F. ; MENDES, D. M. L. F. ; Ramos, D. O. ; Victor, T. A. S. ; Fioravanti-Bastos, A. C. M. ; Dias, L. B. T . Concepções sobre autonomia em faixas etárias diversas.. Estudos de Psicologia (Campinas) , v. 34, p. 293-303, 2017.
-
Seidl-de-Moura, M. L. ; PESSÔA, L. F. ; MENDES, D. M. L. F. ; Ramos, D. O. ; Carvalho, Rafael Vera Cruz ; Victor, T. A. S. . Autonomia-Relacionada como Tendência do Desenvolvimento do Self: Novas Evidências em um Contexto Brasileiro. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE) , v. 33, p. 1-9, 2017.
-
Alvarenga, Patrícia ; Lins, Taiane ; MENDES, D. M. L. F. ; PESSÔA, L. F. . Adaptação brasileira da Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES). AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA , v. 16, p. 196-204, 2017.
-
MENDES, D. M. L. F. ; PESSÔA, L. F. ; CAVALCANTE, L. . Metas parentais de socialização da emoção e modelos de self: uma articulação conceitual. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (UERJ. IMPRESSO) , v. 16, p. 450-468, 2016.
-
PESSÔA, L. F. ; Seidl-de-Moura, M. L. ; Ramos, D. O. ; MENDES, Deise M L F . Sistemas de cuidados e o discurso de diferentes cuidadores do Rio de Janeiro: evidências de trajetória de desenvolvimento.. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso) , v. 33, p. 71-82, 2016.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, D. M. L. F. ; Carvalho, Rafael Vera Cruz ; Stobaus, L. . Cooperação e altruísmo no segundo ano de vida de crenças e práticas maternas: Um estudo exploratório. Psico (PUCRS. Impresso) , v. 46, p. 217-225, 2015.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. ; Ramos, D. O. ; MENDES, D. M. L. F. ; Fioravanti-Bastos, A. C. M. ; Dias, L. B. T . Beliefs of mothers, nannies, grandmothers and daycare providers concerning childcare. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso) , v. 24, p. 249-255, 2014.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; Vieira, Mauro Luis ; Kobarg, Ana Paula Ribeiro ; PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F ; BANDEIRA, Tatiana Targino Alves . Brazilan mothers' description of their children and implicit cultural models. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso) , v. 29, p. 63-70, 2013.
-
Ramos, D. O. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. . Achievement Goals of Youngsters in Rio de Janeiro in Different Contexts. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso) , v. 23, p. 321-328, 2013.
-
Ramos, D. O. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. . Jovens e Metas para o futuro: Uma revisão crítica da literatura.. Estudos de Psicologia (UFRN) , v. 18, p. 467-475, 2013.
-
MENDES, Deise M L F ; PESSÔA, L. F. . Comunicação afetiva nos cuidados parentais. Psicologia em Estudo (Impresso) , v. 18, p. 15-25, 2013.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; BANDEIRA, Tatiana Targino Alves ; De Marca, R. ; PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F ; Vieira, Mauro Luis ; Kobarg, Ana Paula Ribeiro . Self-recognition and self-regulation: the relationship with socialization trajectories and children?s sex.. The Spanish Journal of Psychology , v. 15, p. 604-612, 2012.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. ; MENDES, D. M. L. F. ; Carvalho, Rafael Vera Cruz . Social Interaction and Development Lab: Parenting and trajectories of self development in Brazil. ISSBD Bulletin (Print) , v. 2, p. 33-36, 2012.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F ; De Marca, R. . A participação materna na regulação de estados do bebê em dois momentos do desenvolvimento inicial. Psicologia em pesquisa (UFJF) , v. 5, p. 51-60, 2011.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Fala materna dirigida à criança em cenários comunicativos específicos: Um estudo longitudinal.. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso) , v. 27, p. 439-447, 2011.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes ; SEABRA, Karla da Costa ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F ; ROCHA, Simone Biangolino ; VICENTE, Carla Cristine . Interações mãe-bebê de um e cinco meses de díades urbanas: aspectos afetivos, comportamentos, complexidade e sistemas parentais predominantes. Psicologia. Reflexão e Crítica , v. 21, p. 66-73, 2008.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Características pragmáticas da fala materna em díades mãe-bebê (aos cinco e vinte meses). Arquivos Brasileiros de Psicologia , v. 60, p. 82-95, 2008.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . A análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento.. Psicologia em pesquisa (UFJF) , v. 2, p. 74-86, 2008.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes ; SEABRA, Karla da Costa ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; RIBAS JR, Rodolfo de Castro . Interações iniciais mãe-bebê. Psicologia. Reflexão e Crítica , v. 17, n.3, p. 295-302, 2004.
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, D. M. L. F. (Org.) ; MOURA, Maria Lucia Seidl de (Org.) . Parentalidade: diferentes perspectivas, evidências e experiências. 1. ed. Curitiba/Paraná: Appris, 2018. 207p .
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de (Org.) ; PESSÔA, L. F. (Org.) ; MENDES, Deise M L F (Org.) . Interação social e desenvolvimento. 1. ed. Curitiba: CRV Editora, 2009. v. 1. 253p .
-
Parente, Flavia ; Pessoa, Luciana Fontes . Special Education in Brazil. Advances in Early Childhood and K-12 Education. 1ed.: IGI Global, 2021, v. , p. 126-142.
-
PESSÔA, L. F. ; Rosa, Jessica Moraes . Reflexões sobre a parentalidade e as transformações das configurações familiares. In: Luciana Fontes Pessôa; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Maria Lucia Seidl de Moura. (Org.). Parentalidade: diferentes perspectivas, evidências e experiências. 1ed.Curitiba/Paraná: Appris, 2018, v. , p. 103-119.
-
Rosa, Jessica Moraes ; PESSÔA, L. F. . Parentalidade Masculina: Do cuidado à homoparentalidade. In: Luciana Fontes Pessôa; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Maria Lucia Seidl de Moura. (Org.). Parentalidade: diferentes perspectivas, evidências e experiências. 1ed.Curitiba/Paraná: Appris, 2018, v. , p. 119-130.
-
AGUIAR, A. M. ; Stobaus, L. ; PESSÔA, L. F. ; Dias, L. B. T . Entendendo a comunicação verbal e não verbal de bebês até 24 meses. In: César Augusto Piccinini; Karla da Costa Seabra; Vera M. R. Vasconcellos. (Org.). Bebês na creche: contribuições da Psicologia do Desenvolvimento - em edição. 1ed.Curitiba: Juruá, 2017, v. 1, p. 121-132.
-
PESSÔA, L. F. . Um convite para pensar as trajetórias de socialização e as diferentes configurações familiares. In: Cesar Augusto Piccinini; Karla da Costa Seabra; Vera M. R. Vasconcellos. (Org.). Bebês na creche: contribuições da Psicologia do Desenvolvimento - em edição. 1ed.Curitiba: Juruá, 2017, v. 1, p. 149-160.
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, D. M. L. F. ; MOURA, M. L. S. . Aspectos sociocognitivos no desenvolvimento inicial da linguagem: input linguistico, interação social, atenção conjunta e emoção. In: Antônio Toazzi; Tania Mara Sperb. (Org.). O desenvolvimento de competências sociocognitivas: novas perspectivas. 1ed.São Paulo: Vetor, 2013, v. 1, p. 13-36.
-
MENDES, D. M. L. F. ; PESSÔA, L. F. . Emotion, affection, and maternal speech in parental care. In: Maria Lucia Seidl de Moura. (Org.). Parenting in South American and African Contexts. 1ed.Rijeka: InTech, 2013, v. 1, p. 20-.
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Interações linguísticas mãe-bebê e o desenvolvimento da linguagem inicial.. In: Marisa Cosenza Rodrigues; Tânia Mara Sperb. (Org.). Contextos de Desenvolvimento da Linguagem. 1ed.São Paulo: Vetor, 2010, v. 1, p. 13-23.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Input e o desenvolvimento da linguagem.. In: Zena Eisenberg; Maria Alice Pimenta Parente. (Org.). Psicologia da linguagem:: da construção da fala às primeiras narrativas. 1ed.São Paulo: Vetor, 2010, v. 2, p. 35-56.
-
PESSÔA, L. F. . A fala materna e o desenvolvimento da linguagem inicial. In: Maria Lucia Seidl de Moura; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Luciana Fontes Pessôa. (Org.). Interação social e desenvolvimento. 1ed.Curitiba: CRV Editora, 2009, v. 1, p. 115-128.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, Deise M L F ; PESSÔA, L. F. ; De Marca, R. . O desenvolvimento do self com o outro. In: Maria Lucia Seidl de Moura; Deise Maria Leal Fernandes Mendes; Luciana Fontes Pessôa. (Org.). Interação Social e Desenvolvimento. 1ed.Curitiba: CRV Editora, 2009, v. 1, p. 129-144.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Aquisição de linguagem e o papel do outro: a questão do input lingüístico materno. In: Maria Regina Maluf; Sandra Regina Kirchner Guimarães. (Org.). Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita. 22ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2008, v. 1, p. 15-29.
-
PESSÔA, L. F. . Parentalidade e desenvolvimento humano. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017, Aracajú. Online, 2017.
-
PESSÔA, L. F. ; Rosa, Jessica Moraes . Homoparentalidade masculina e os sistemas parentais: a valorização dos sistemas de cuidado. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017, Aracajú. Online, 2017.
-
Ramos, D. O. ; Victor, T. A. S. ; PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . A relação entre percepção de contexto e modelos de futuro em dois grupos de jovens do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - publicado em CD-ROM, 2009.
-
Victor, T. A. S. ; Ramos, D. O. ; PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Desconto do futuro: variáveis psicológicas e do contexto. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - publicado em CD-ROM, 2009.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Fala Materna dirigida a crianças em cenários comunicativos específicos e o desenvolvimento da linguagem infantil: Um estudo de quatro díades. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - publicado em CD-ROM, 2009.
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F . Autonomia e Interdependência e trajetórias de desenvolvimento. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento - publicado em CD-ROM, 2009.
-
PESSÔA, L. F. ; Will. Emilie Alice . As transformações nas interações mãe-bebê: A influência tecnológica das últimas décadas. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2017, Aracajú. Online, 2017.
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, D. M. L. F. . Affective and cognitive aspects in the maternal speech and the development of child language in Brazilian dyads. In: 22th ISSBD Biennal Meeting, 2012, Edmonton. 2012 Conference Program, 2012. p. 54-54.
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, D. M. L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; Vieira, Mauro Luis ; Kobarg, Ana Paula Ribeiro . Mother`s description of their children and implicit cultural models: a study in two Brazilian cities. In: 22th ISSBD Biennal Meeting, 2012, Edmonton. 2012 Conference Program, 2012. p. 157-157.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, D. M. L. F. ; PESSÔA, L. F. ; Vieira, Mauro Luis ; Kobarg, Ana Paula Ribeiro . Self-recognition and self-regulation: the relationship with socialization trajectories and children`s sex. In: 22th ISSBD Biennal Meeting, 2012, Edmonton. 2012 Conference Program, 2012. p. 157-157.
-
Ramos, D. O. ; Victor, T. A. S. ; PESSÔA, L. F. . Jovens e suas expectativas de futuro em contextos distintos do Rio de Janeiro. In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. site do VII CONPSI, 2011.
-
Victor, T. A. S. ; Ramos, D. O. ; PESSÔA, L. F. . O futuro em contextos de vulnerabilidade; um estudo sobre jovens do RJ. In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. site do VII CONPSI, 2011.
-
Carvalho, R. C. ; PESSÔA, L. F. . Investimento parental: crenças e engajamento no cuidado. In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. site do VII CONPSI, 2011.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Emoção e comunicação afetiva nos cuidados parentais. In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. site do VII CONPSI, 2011.
-
PESSÔA, L. F. . Trajetórias de socialização e o desenvolvimento do self em diferentes contextos culturais. In: VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. site do VII CONPSI, 2011.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, Deise M L F . Trajectories of self development in four Brazilian dyads: a study of the narrative envelope. In: 21th ISSBD, 2010, Lusaka. ISSBD 2010 Abstracts Publicado em CD-Rom, 2010.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, Deise M L F ; PESSÔA, L. F. . The narrative envelope in mother-infant interactions and self development. In: 21th ISSBD, 2010, Lusaka. ISSBD 2010 Abstracts, 2010.
-
Carvalho, R. C. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. . Bases filogenéticas e ontogenéticas da comunicação empática entre pais e filhos. In: I Reunião Anual do Instituto de Neuropsicologia e Comportamento, 2010, Rio de Janeiro. CD Rom, 2010.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, Deise M L F ; Carvalho, R. C. . Longitudinal study of maternal speech directed to children in four brazilian dyads. In: I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009, Natal. CD de resumos do I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009.
-
MENDES, Deise M L F ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. ; De Marca, R. ; Aguiar, A.M. . A longitudinal study of babies smiling in two Brazilian dyads. In: I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009, Natal. CD de resumos do I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009.
-
Victor, T. A. S. ; Ramos, D. O. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. . Discounting the future: Psychological and context variables. In: I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009, Natal. CD de resumos do I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009.
-
BANDEIRA, Tatiana Targino Alves ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; Cruz, E. M ; MENDES, Deise M L F ; PESSÔA, L. F. . Beliefs about parental investment and practices of childcare. In: I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009, Natal. CD de resumos do I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009.
-
Ramos, D. O. ; Victor, T. A. S. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. . Context and models of future in two groups of Rio de Janeiro. In: I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009, Natal. Cd de resumos do I Evolutionary Psychology in the Milenium Plasticity and Adaptation International Symposium, 2009.
-
PESSÔA, L. F. . As habilidades sociais e a fala materna em cenários comunicativos específicos. In: II Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2009, Rio de Janeiro. CD de resumos do II Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2009.
-
Carvalho, R. C. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. ; Ortiz, Alexandre Feitosa . A comunicação empática entre pais e filhos: Um estudo inicial. In: I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Relacionamento Interpessoal, 2009, Vitória. Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal - publicado em CD-ROM, 2009.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; PESSÔA, L. F. . Maternal speech directed to children and transitions to symbolic communication frames in two Brazilan Dyads: A longitudinal study. In: 20th Biennal ISSBD Meeting (Publicado em CD Rom), 2008, Würzberg. 20th Biennal ISSBD Meeting, 2008.
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes ; SEABRA, Karla da Costa ; PESSÔA, L. F. ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; MENDES, Deise M L F ; ROCHA, Simone Biangolino ; VICENTE, Carla Cristine ; OLIVA, A. D. . Mother-infant interactions in urban brazilian dyads: affective aspects, behaviors, complexity and predominant parental systems. In: XIX Biennial Conference of the International Society for Human Ethology, 2008, Bolonha. ISHE 08. Bolonha, 2008. p. 87-88.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Características pragmáticas da fala materna em três momentos do desenvolvimento. In: V CONPSI, 2007, Maceió. Publicado no site do evento, 2007.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, Deise M L F . Aspectos afetivos nas interações mãe-bebê aos 30 dias e 5 meses de vida. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador, 2005.
-
PESSÔA, L. F. . A análise da fala materna em contextos específicos e o desenvolvimento da linguagem infantil. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, Deise M L F . A psicologia do desenvolvimento no Brasil: temas e perspectivas. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2005, São Paulo.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; MONCORVO, Maria Cecília Ribeiro ; SANTANA, Livia da Silva de ; MIRANDA, Renata Eichin ; BANDEIRA, Tatiana Targino Alves . Interação mãe-bebê - Um estudo observacional em contextos específicos. In: XXXIV Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto., 2004.
-
PESSÔA, L. F. ; RIBAS, Adriana Paes ; LOPES, Clarissa G S ; PIETROLUONGO, Danielle de P ; MENDES, Deise M L F ; OLIVEIRA, Leandra S ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; AZEVEDO, Paloma N da S de ; RUELA, Sanya Franco . A metodologia observacional como opção de método de coleta e de análise de dados de interações mãe-bebê. In: IV Congresso Brasileiro de psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa, 2003.
-
PESSÔA, L. F. ; RIBAS, Adriana Paes ; LOPES, Clarissa G S ; PIETROLUONGO, D. P. ; MENDES, Deise M L F ; OLIVEIRA, Leandra S ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; AZEVEDO, Paloma N da S de ; RUELA, Sanya Franco . Metodologia observaciona: método de coleta e de análise de dados de interações mãe-bebê. In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2003, João Pessoa, 2003.
-
PESSÔA, L. F. . Aquisição de linguagem e o papel do outro: Estudos sobre o input lingüístico.. In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2003, João Pessoa, 2003.
-
PESSÔA, L. F. . Estudo Comparativo da Autopercepção do Papel Parental em Duas Etapas do Desenvolvimento Infantil. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. virtual, 2002.
-
PESSÔA, L. F. . Conhecimento de mães acerca das competências dos bebês em dois momentos do desenvolvimento. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. virtual, 2002.
-
PESSÔA, L. F. . Um estudo descritivo da tendência das redes de apoio a mães primíparas. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. virtual, 2002.
-
PESSÔA, L. F. ; PIETROLUONGO, D. P. ; MOURA, M. L. S. . Estudo comparativo das funções da fala materna em contextos específicos em duas etapas do desenvolvimento. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. virtual, 2002.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, M. L. S. ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; SILVA, I. V. ; MARTINS, M. ; LUZ, F. G. . Um sistema dinâmico de auto-regulação dos estados de vigília do recém-nascido. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2000, Niterói. Anais do III Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2000.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; MARTINS, M. ; LUZ, F. G. ; SILVA, I. V. . A dynamic system of regulation of babie's states of consciousness. In: 16th Biennial Meeting of International Society for the Study of Behavior Development, 2000, Pequim. Proceedings of 16th Biennial Meeting of International Society for the Study of Behavior Development, 2000.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; OLIVA, A. D. ; CARVALHO, G. ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes . Uma análise das funções da fala que as mães dirigem a seus bebês em diferentes contextos. In: XXX Reunião Anual de Psicologia, 2000, Brasília. Resumos de Comunicação Científica da XXX Reunião Anual de Psicologia, 2000.
-
PESSÔA, L. F. . A atribuição de significado às atividades do recém-nascido em duas etapas do desenvolvimento. In: 9a Semana de iniciação Científica, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 9a Semana de iniciação Científica. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2000.
-
PESSÔA, L. F. . Atribuição de significado às atividades do recém-nascido em duas etapas do desenvolvimento. In: 9a Semana de Iniciação Científica UERJ, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 9a Semana de Iniciação Científica UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2000.
-
PESSÔA, L. F. . Contexto de cuidado e a organização das atividades de díades mãe-bebê recém-nascido. In: 8a Semana de iniciação Científica, 1999, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 8a Semana de iniciação Científica. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999. p. 483-463.
-
PESSÔA, L. F. ; MARTINS, M. ; LUZ, F. G. ; SILVA, I. V. ; NOGUEIRA, Susana Engelhard . Contexto de Cuidado e a organização de díades mãe-bebê recém-nascido.. In: XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicação da XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999. p. 129.
-
PESSÔA, L. F. ; SILVA, I. V. ; MARTINS, M. ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes . Relação entre concepções de mães brasileiras sobre o desenvolvimento infantil inicial e a idade de seus filhos. In: XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Comunicação da XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999. p. 130.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, M. L. S. ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; SILVA, I. V. ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes . As atividades mediadas e as interações precoces mãe-bebê. In: 51a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999, Porto Alegre. Resumos da 51a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999. p. 109-109.
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; NOGUEIRA, Susana Engelhard ; SILVA, I. V. ; MARTINS, M. ; RIBAS, Adriana Ferreira Paes . Contextos iniciais de interação mãe-bebê e sua principais características. In: 51a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999, Porto Alegre. Resumos da 51a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1999. p. 109-109.
-
PESSÔA, L. F. ; OLIVA, A. D. ; ALBERNAZ, G. G. ; ROLOFF, T. ; MOURA, M. L. S. . Atribuição de significado às atividades do recém-nascido na fala das mães. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998, Gramado. Anais do II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998. v. II. p. 106-106.
-
PESSÔA, L. F. ; OLIVA, A. D. ; CARVALHO, G. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Análise do conteúdo da fala da mãe com bebês de até trinta e cinco dias. In: XXVIII Reunião Anual de Psicologia, 1998, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas da XXVIII Reunião Anual de Psicologia, 1998. p. 122-123.
-
PESSÔA, L. F. . Interação mãe-bebê recém-nascido: A relação entre a atribuição de significado e o estado de vigília do bebê. In: 7a Semana de Iniciação Científica, 1998, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 7a Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998. p. 425.
-
PESSÔA, L. F. . Ensino Inclusivo: desafios à Geografia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSÔA, L. F. . Sistemas parentais e trajetórias de desenvolvimento: o discurso de diferentes cuidadores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PESSÔA, L. F. . O DISCURSO DOS CUIDADORES: SUAS CRENÇAS E TRAJETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO DO SELF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Ramos, D. O. ; PESSÔA, L. F. . A Relação Entre a Autonomia Paterna e a Perspectiva de Futuro dos Filhos na transição para a Idade Adulta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESSÔA, L. F. . O envelope narrativo de diferentes cuidadores tecendo trajetórias de desenvolvimento do self. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Ramos, D. O. ; PESSÔA, L. F. . Mesa Redonda: Desenvolvimento em Contextos de Risco e Vulnerabilidade Social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F . Affective and cognitive aspects in the maternal speech and the development of child language in Brazilian dyads. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F ; MOURA, Maria Lucia Seidl de ; Vieira, Mauro Luis ; Kobarg, Ana Paula Ribeiro . Mothers' description of their children and implicit cultural models: a study in two Brazilian cities. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOURA, Maria Lucia Seidl de ; MENDES, Deise M L F ; PESSÔA, L. F. ; Vieira, Mauro Luis ; Kobarg, Ana Paula Ribeiro . Self-recognition and self-regulation: the relationship with socialization trajectories and children's sex. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Emoção e comunicação afetiva nos cuidados parentais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSÔA, L. F. . Trajetórias de socialização e o desenvolvimento do self em diferentes contextos culturais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSÔA, L. F. . As habilidades sociais e a fala materna em cenários comunicativos específicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSÔA, L. F. ; MENDES, Deise M L F . Autonomia e Interdependência e trajetórias de desenvolvimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Fala materna dirigida a crianças em cenários comunicativos específicos e o desenvolvimento da linguagem infantil: um estudo de quatro díades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Ramos, D. O. ; Victor, T. A. S. ; PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . A relação entre percepção de contexto e modelos de futuro em dois grupos de jovens do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Victor, T. A. S. ; Ramos, D. O. ; PESSÔA, L. F. ; MOURA, Maria Lucia Seidl de . Desconto do futuro: variáveis psicológicas e do contexto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSÔA, L. F. . Interação Social e Desenvolvimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSÔA, L. F. . Desenvolvimento Infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
PESSÔA, L. F. . Consultor ad-hoc do VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2009.
PESSÔA, L. F. . Coordenador administrativo do Curso de Extensão TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO ? I. 2014.
PESSÔA, L. F. . Preditores biopsicossociais da responsividade materna em mães primíparas cariocas. 2014.
PESSÔA, L. F. . Estratégias adaptativas de jovens moradores da Rocinha, antes e depois do processo de pacificação e implantação das Unidades de Polícia Pacificadora: variáveis psicológicas e socioculturais. 2014.
PESSÔA, L. F. . Desenvolvimento neuropsicológico inicial em bebês a termo e pré-termo: uma análise comparativa. 2014.
PESSÔA, L. F. . Parecerista Ad-hoc da FAPERJ. 2009.
PESSÔA, L. F. . Coordenador do Grupo de Trabalho que compôs a programação do seminário "Que psicólogos queremos formar" de abertura da comemoração dos 45 anos do Curso de Psicologia da UERJ. 2009.
PESSÔA, L. F. . Coordenador do Centro de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano. 2000.
PESSÔA, L. F. . A violência que assola a sociedade atual, a justiça com as próprias mãos e o porquê de hábitos bárbaros. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PESSÔA, L. F. . Superexposição dos jovens na internet. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PESSÔA, L. F. ; Lampreia, C . TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO ? I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PESSÔA, L. F. . Relatório final das atividades realizadas. 2013. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório de acompanhamento de atividades do pós-doutoramento. 2012. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório de acompanhamento de atividades do pós-doutoramento. 2011. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório final das atividades realizadas - APQ1. 2011. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório de acompanhamento de atividades de pós-doutorado. 2010. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório final das atividades realizadas. 2010. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório de acompanhamento de atividades e solicitação de renovação de bolsista de pos-doutorado recém-doutor. 2009. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório de acompanhamento de atividades de bolsista de doutorado. 2008. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório de acompanhamento de atividades de bolsista de doutorado. 2007. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório de acompanhamento de atividades de bolsista de doutorado. 2006. (Relatório de pesquisa).
PESSÔA, L. F. . Relatório de acompanhamento de atividades de bolsista de doutorado. 2005. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
O exercício da parentalidade em diferentes configurações familiares do Rio de Janeiro., Descrição: O foco desta pesquisa é a investigação das metas e práticas de cuidado de mães e pais de diferentes tipos de famílias em função das crenças desses cuidadores sobre a prática de criação de seus filhos. Acredita-se que esse estudo possa ter implicações para programas de promoção de saúde na psicologia e na educação. Os resultados de estudos científicos vêm demonstrando o quanto que as transformações decorrentes de processos de urbanização em sociedades pós-industriais têm levado a valorização de trajetórias de socialização específicas com impactos significativos do meio/grupo sociais em que os sujeitos estão inseridos. Com isso, propõe o estudo das crenças e metas parentais nas possíveis tendências trajetórias de socialização assumidas pelos cuidadores (pai e mãe) em diferentes configurações familiares residentes no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram a grande variedade de formas que o ?desenvolvimento sadio? pode assumir em diferentes culturas, envolvendo um equilíbrio entre a aquisição da autonomia e a capacidade de relação. Um estudo empírico está sendo proposto, além do seguimento de estudos teóricos. Participarão da pesquisa 40 famílias da cidade do Rio de Janeiro (10 nucleares, 10 recasadas, 10 monoparentais, 10 homoafetivas), com pelo menos um filho(a) de até seis anos de idade. No estudo empírico, o desafio será identificar as trajetórias de desenvolvimento que prevalecem nos diferentes arranjos familiares da contemporaneidade. Nos estudos teóricos, buscar-se-á tomar contato com a literatura sobre transformações nas configurações familiares contemporâneas, crenças parentais, metas parentais de desenvolvimento, a importância do pai no desenvolvimento dos filhos, relacionando essa literatura aos estudos sobre trajetórias de socialização. Espera-se com este estudo a ampliação da compreensão teórica de temas referentes a parentalidade, principalmente, o forjar de trajetórias de socialização em função de crenças parentais específicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Coordenador.
-
2018 - Atual
Socialização dos valores parentais: trajetórias do desenvolvimento de atitudes materialistas, Descrição: Diversos estudos mostram que pessoas muito materialistas são menos satisfeitas, menos felizes, e têm mais problemas psicológicos. Diante desta situação, o que fazer para diminuir os níveis de materialismos das pessoas? Ou melhor, como evitar que as pessoas se tornem tão materialistas? A investigação da dinâmica familiar e de como as crenças parentais são transmitidas na relação pais e filhos mostra-se relevante na compreensão do desenvolvimento de atitudes materialistas. Neste sentido, o objetivo principal deste projeto é investigar como a socialização das crenças e valores parentais pode estar relacionada com o desenvolvimento de atitudes materialistas dos filhos, em dois diferentes momentos do ciclo vital (crianças de 8-11 anos, e jovens adultos de 18-25 anos). O projeto adota uma metodologia quantitativa, e está subdividido em três estudos. O Estudo 1 objetiva adaptar e validar a escala de materialismo de Richins (2004) para o contexto de crianças brasileiras. O Estudo 2 visa verificar se as práticas, atitudes e valores adotados pelos pais têm influenciado no desenvolvimento de atitudes materialistas dos seus filhos (8 -11 anos). E, por fim, o Estudo 3 que tem o objetivo de examinar se as crenças e valores parentais percebidas pelos filhos (jovens adultos de 18-25 anos) podem estar relacionadas com o desenvolvimento de suas atitudes materialistas. Espera-se com este estudo a ampliação da compreensão teórica de alguns aspectos tais como, metas de socialização, crenças, valores, práticas e atitudes parentais e principalmente, a transmissão geracional de tais valores em particular, os valores materialistas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Coordenador / Carolina Camara Bittencourt - Integrante / Ana Thereza Fuenzalida Zinner - Integrante / Adriana Fernandes Vieira de Castro - Integrante / Sara Cristina Oliveira da Silva - Integrante / Augusto Gierkens Toste - Integrante / Alice Bruzzi Nerkenhoff - Integrante / Letícia Oliveira da Silva - Integrante / Bruna Musuneci Soares - Integrante / Giulianna de Azevedo Nasser - Integrante / Marina Correa Balbo Monnerat - Integrante / Isabela Cristina Martins Gonçalves Sena - Integrante / Thais de Oliveira Trindade - Integrante / Samuel Lincoln Bezerra Lins - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Adaptação da Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES), Descrição: O presente estudo tem como objetivo adaptar a Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES) para mães e pais brasileiros de crianças entre três e oito anos de idade. Para tanto, este estudo será dividido em seis etapas: a) tradução da escala; (b) avaliação por especialistas e síntese das versões traduzidas; (c) avaliação da escala por público-alvo através de dois grupos focais; (d) retrotradução; (e) teste piloto; (f) coleta de dados e avaliação das propriedades psicométricas da escala adaptada. Os grupos focais e a coleta de dados serão realizados no Rio de Janeiro e em Salvador. Participarão dos grupos focais, em cada cidade, dois pais e duas mães de crianças entre três e oito anos de idade, enquanto no teste piloto participarão três pais e três mães. A coleta de dados para a avaliação das propriedades psicométricas da CCNES contará com a participação de 50 mães residentes em cada uma das cidades. As participantes, além de responderem à versão adaptada da CCNES, responderão a uma ficha de dados sociodemográficos. Após a coleta dos dados será avaliada a consistência interna das subescalas da CCNES, assim como a dimensionalidade da escala, através da análise fatorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Integrante / Deise Maria Leal Fernandes Mendes - Integrante / Patrícia Alvarenga - Coordenador.
-
2015 - Atual
Parentalidade e desenvolvimento moral e socioemocional em crianças, Descrição: O presente projeto de pesquisa toma como linha conceitual norteadora a teoria diferencial das emoções de C. Izard (1977; 2009) em interface com pesquisas anteriores relacionando estratégias de disciplina parental e desenvolvimento moral (e.g., Grusec, 1994; Hoffman, 1994) e conduta social da criança (e.g., Choe, Olson, & Sameroff, 2013).A pesquisa busca fazer essas distinções e acrescenta uma medida covariável de vocabulário verbal das crianças participantes, que em múltiplas pesquisas tem tido um papel significativo no conhecimento situacional das emoções (e.g., Izard et al., 2001; Schultz et al., 2001). Acrescenta ainda uma medida de externalização, que pode refletir como as crianças reagem emocionalmente a diferentes estratégias disciplinares parentais (Choe et al., 2013). A pesquisa inclui crianças de duas regiões brasileiras e de uma região norte-americana, do que se espera um possível efeito sociocultural especialmente no tocante ao grau de severidade para violações socioconvencionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Integrante / Deise Maria Leal Fernandes Mendes - Integrante / Ebenézer A. de Oliveira - Coordenador / Susana Kramer - Integrante.
-
2013 - Atual
Trajetórias de Desenvolvimento: Metas e Práticas de Cuidados em diferentes tipos de famílias do Rio de Janeiro., Descrição: O foco deste projeto é a investigação das metas e práticas de cuidado de mães e pais de diferentes tipos de famílias e as trajetórias de desenvolvimento para autonomia, interdependência e/ou autonomia relacionada em função das crenças desses cuidadores e o papel da rede de apoio na prática de criação de seus filhos. Com isso, propõe o estudo das crenças parentais e do papel da rede de apoio nas possíveis tendências trajetórias de socialização assumidas pelos cuidadores. Pesquisas mostram a grande variedade de formas que o ?desenvolvimento sadio? pode assumir em diferentes culturas, envolvendo um equilíbrio entre a aquisição da autonomia e a capacidade de relação. Temos concluído que, embora se possam identificar trajetórias de socialização em que um ou outro desses aspectos é privilegiado, ambos são fundamentais na constituição do sujeito e importa estudar a dinâmica entre eles. Um estudo empírico está sendo proposto, além do seguimento de estudos teóricos. Participarão da pesquisa 40 famílias da cidade do Rio de Janeiro (10 nucleares, 10 reconstituídas, 10 monoparentais, 10 com guarda compartilhada), com pelo menos um filho(a) de até dois anos de idade. No estudo empírico, o desafio será identificar as trajetórias de desenvolvimento que prevalecem nos diferentes arranjos familiares da contemporaneidade. Será que a dinâmica de equilíbrio de autonomia e relação que temos encontrada nos estudos brasileiros se apresentaria em famílias que diferem da formação nuclear? Nos estudos teóricos, buscar-se-á tomar contato com a literatura sobre intersubjetividade no laço conjugal, arranjos familiares contemporâneos, relacionando essa literatura aos estudos sobre trajetórias de socialização, autonomia, interdependência e construção do self. No projeto, estão definidas metas teóricas, metodológicas, empíricas, de colaboração e de divulgação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Coordenador.
-
2010 - 2013
Autonomia e interdependência em famílias do Rio de Janeiro, Descrição: O foco da atual proposta candidata à bolsa de produtividade com início em 2011 continua o desenvolvimento do self e as trajetórias de autonomia, interdependência e autonomia relacional. Entretanto, o conjunto de investigações proposto inclui aspectos não contemplados em minhas pesquisas anteriores e busca aprofundar os estudos teóricos sobre as dimensões de autonomia e interdependência e suas relações no desenvolvimento. Venho estudando crenças maternas em trajetórias de socialização e nesta proposta são incluídos sistemas de crenças em famílias, e de outros cuidadores além das mães e pais. Novos instrumentos são adaptados e desenvolvidos. Pesquisas mostram a grande variedade de formas que o ?desenvolvimento sadio? pode assumir em diferentes culturas, envolvendo um equilíbrio entre a aquisição da autonomia e a capacidade de relação. Temos concluído que, embora se possam identificar trajetórias de socialização em que um ou outro desses aspectos é privilegiado, ambos são fundamentais na constituição do sujeito e importa estudar a dinâmica entre eles. São propostos três estudos empíricos, além do seguimento de estudos teóricos. Estudo 1 Autonomia e interdependência em famílias com jovens do Rio de Janeiro: envolve a avaliação das crenças sobre autonomia, interdependência e autonomia relacional de membros de 100 famílias de dois grupos socioeconômicos da cidade do Rio de Janeiro. Estudo 2 Autonomia e interdependência em três perfis de cuidadoras do Rio de Janeiro: envolve a avaliação dessas crenças em 60 duplas constituídas por mães, avós, babás, e cuidadoras de creche. Estudo 3 ? Concepções sobre autonomia e interdependência em faixas etárias diversas: um estudo transversal: envolve a coleta e análise de dados sobre as crenças de crianças de faixas etárias diversas, jovens e adultos sobre autonomia e interdependência. No projeto, estão definidas metas teóricas, metodológicas, empíricas, de colaboração, e de divulgação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2010 - 2011
Um olhar sobre o input linguistico em contextos específicos e o desenvolvimento do self da criança., Descrição: Nos dias atuais diferentes abordagens relacionadas aos estudos dos estilos, das crenças, enfim da parentalidade humana são identificadas. No entanto, a preocupação é em compreender principalmente, a maneira como o apoio social recebido pelas mães e o discurso, a partir do envelope narrativo, pode influenciar na construção do self de suas crianças. No Rio de Janeiro, nos últimos anos, tem-se observado, principalmente nas classes médias e altas da sociedade, um crescente aumento nas redes de apoio social que essas mães têm recebido das babás. Supõe-se que estas babás, que muitas das vezes passam mais tempo com as crianças que seus próprios pais biológicos, influenciam significativamente essas crianças, a partir de seus valores e de suas práticas de cuidados. Contudo, não foram realizados estudos, enfocando essa tendência em ascensão nas classes mais favoráveis economicamente da sociedade carioca. Almeja-se fazer uma comparação entre as metas de socialização das mães que deixam seus filhos em creches e as respectivas cuidadoras e uma comparação entre as práticas de socialização das mães que deixam seus filhos com as avós e o relato das práticas pelas próprias avós. No que tange a linguagem, acredita-se que as suas diferentes formas de uso, possam, de certa forma, conduzir a uma trajetória específica de desenvolvimento do self. Nesse sentido, na ontogênese é possível que seja importante um meio linguístico que mantenha aberto o fluxo comunicacional de interação entre os bebês e seus cuidadores, desde etapas iniciais do desenvolvimento. Assim, é necessário considerar a maneira como o falante utiliza os signos, o uso dos enunciados, considerando o contexto no qual os signos são proferidos, visando finalidades específicas e a pessoa para quem o discurso foi dirigido. Pretende-se analisar o discurso/envelope narrativo dos principais cuidadores além da mãe, através de suas metas e práticas de socialização a partir das tarefas dos inventários de socialização. Será que essas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2009
O moderno e o ancestral: a contribuição da Psicologia Evolucionista para a compreensão dos padrões reprodutivos e de investimento parental humano, Descrição: Projeto geral contemplado no Edital Institutos do Milênio. Coordenação Maria Emilia Yamamoto e sub-coordenação Maria Lucia seidl de Moura. O projeto inclui pesquisadores de nove universidades, uma na região Norte (Universidade Federal do Pará), uma na região Nordeste (Universidade Federal da Bahia), três na região Centro-Oeste (Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Católica de Goiás e Universidade Católica Dom Bosco), três na região Sudeste (Universidade de São Paulo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Espírito Santo) e uma na região Sul (Universidade Federal de Santa Catarina). Envolve 8 estudos e tem como objetivos: (1) investigar as transformações na estrutura familiar e no papel de gênero, considerando os padrões evolutivos de organização social para cuidado e criação dos filhos; (2) explicitar um modelo interacionista de investimento e cuidados parentais, caracterizando valores, crenças e práticas de criação de filhos que são, por um lado, compartilhados, e por outro, que distinguem grupos urbanos e rurais de diferentes ambientes culturais, analisados à luz das condições ecológicas presentes e da história de desenvolvimento da mãe; (3) analisar os tipos de cuidados e maus tratos às crianças e em função das pessoas que fornecem estes cuidados para compreender o papel que pais, parentes e pessoas não aparentadas têm no desenvolvimento das crianças na nossa sociedade e contribuir para a compreensão da evolução do cuidado parental e aloparental no ser humano; (4) realizar estudos comparativos sobre cuidado materno e desenvolvimento de filhotes de espécies de primatas neotropicais, especialmente os macacos-prego, espécie que apresenta convergências adaptativas com os humanos, como grande quociente de encefalização e período de imaturidade estendida, e os bugios, cujo quociente de encefalização e ciclo de vida são menores que os observados em macacos-prego.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Integrante / Maria Lucia Seidl de Moura - Coordenador.
-
2005 - 2007
Metas de socialização e práticas de cuidado de mães primíparas, Descrição: Esse projeto dá continuidade aos estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Interação social e desenvolvimento, com o pressuposto de que para estudar desenvolvimento como um processo fruto da interação das linhas natural e cultural é preciso focalizar tanto comportamentos e interações como crenças e representações. No desenvolvimento do projeto transcultural e longitudinal, atualmente em fase de conclusão, uma lacuna se fez evidente: a da investigação das expectativas e metas de pais em relação a seus filhos e suas crenças em como essa metas podem ser atingidas e seu papel nesse processo. Além disso, os estudos sobre cognições parentais ainda parecem pouco integrados em modelos mais amplos e compreensivos, apesar de esforços dignos de mérito. O projeto envolve um módulo teórico e um empírico, visando delinear um modelo de cognições parentais e estudar as metas de socialização de uma amostra de mães primíparas, buscando compreendê-las à luz desse modelo. A pesquisa empírica, nos moldes do que foi feito em trabalho sobre conhecimento materno acerca do desenvolvimento é parte de um projeto que envolve cidades de todas as regiões do país. Objetivos: desenvolver um modelo de cognições parentais; caracterizar alguns aspectos do nicho de desenvolvimento inicial; caracterizar as mães estudadas em termos de diferenças de metas de socialização; caracterizar as mães estudadas em termos de diferenças em valorização de dimensões de práticas parentais; analisar a relação entre grupos de mães com determinadas características sociodemográficas e metas e as dimensões de práticas por elas valorizadas; discutir metas de socialização e práticas à luz do modelo teórico delineado. Pesquisa teórica: a partir de alguns pressupostos socioculturais e evolucionistas, o modelo a ser desenvolvido busca inserir as cognições parentais em um cenário teórico mais amplo, de uma concepção de desenvolvimento. Neste sentido, envolve pensar no papel de cognições parentais no desenvolv. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Integrante / Maria Lucia Seidl de Moura - Coordenador.
-
2004 - 2004
Características de interações mãe-bebê em dois momentos do desenvolvimento: uma análise sociocultural e evolucionista, Descrição: O objetivo geral do trabalho foi estudar a natureza de interações iniciais à luz de uma perspectiva sociocultural e da psicologia evolucionista do desenvolvimento. Visou-se desenvolver metodologia para avaliação da qualidade de interações iniciais e comparar as características de interações mãe-bebê de 30 dias com interações mãe-bebê de 5 meses. Para isso, dados de 30 díades mãe-bebê de 30 dias e 30 díades mãe-bebê de 5 meses do acervo de vídeos do grupo foram analisados. Quinze minutos de observações em ambiente natural foram analisados, identificando-se instâncias de interação, consideradas como seqüências (de mais de 6 segundos) de comportamentos da mãe e do bebê dirigidos um a outro e respondidos com menos de 5 segundos. As interações foram analisadas em termos de linguagem das mães, duração, comportamentos das mães e do bebê, complexidade (número de turnos e variedade de comportamentos) e afetividade (presença de sorriso, toque afetivo da mãe, colocar no colo etc.). Os resultados foram discutidos à luz da articulação das perspectivas e de evidências sobre desenvolvimento inicial. Espera-se oferecer não só um conjunto de evidências interessantes, mas uma contribuição teórica e metodológica aos estudos da área. Projeto contemplado no Edital de Ciências Humanas e Sociais em 2004 do CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Integrante / Maria Lucia Seidl de Moura - Coordenador / Susana Engelhard Nogueira - Integrante / Deise M L F Mendes - Integrante / Simone Biangolino Rocha - Integrante.
-
1998 - 2004
Interação mãe-bebê e o desenvolvimento infantil. um estudo longitudinal e transcultural, Descrição: Esse projeto consistiu, em parte, na participação brasileira em um amplo programa transcultural de pesquisas sobre Interação Mãe-Bebê e Desenvolvimento Infantil, que já vem sendo implementado com grande sucesso em pelo menos sete países (Argentina, Bélgica, Estados Unidos, França, Itália, Israel, Japão) e está sendo desenvolvido no Brasil, e iniciado em outros países. A participação de pesquisadores de diferentes países nesse programa vem sendo coordenada pelo Dr. Marc H. Bornstein, do National Institute of Child Health and Human Development (NICHD; EUA). Os dados, além de serem cedidos aos Estados Unidos para as comparações internacionais, fazem parte do acervo do grupo e poderão ser objeto de posteriores análises. Foram estudadas 60 díades mães-bebê em dois momentos do desenvolvimento do bebê: aos 5 e aos 20 meses. A dupla foi visitada na casa da família. Aos 5 meses foi observada em situação livre durante uma hora. Aos 20 meses o bebê foi observado sozinho e com a mãe, brincando com um conjunto padronizado de brinquedos, em sessões de 10 minutos cada. Em cada uma das visitas a mãe preencheu um conjunto de instrumentos de crenças, conhecimento sobre desenvolvimento, expectativas, atribuições e estilos. Na visita de 20 meses foi aplicado na mãe um instrumento de inteligência verbal e ela preenche um inventário sobre o desenvolvimento da linguagem do bebê. O nível de desenvolvimento da brincadeira e da linguagem do bebê foram as variáveis dependentes e visou-se estudar o efeito de variáveis da mãe e da díade (interação) sobre essas VD. Esse projeto foi apoiado por Auxílio a Projeto Integrado do CNPq, Auxílio Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Bolsas de IC do CNPq e da FAPERJ. Deu origem a 5 monografias, 2 dissertações de mestrado, 2 teses de doutorado, e diversos artigos em periódicos, além de várias apresentações em congressos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Integrante / Maria Lucia Seidl de Moura - Coordenador / Michele Martins - Integrante / Ivoneide Viana da Silva - Integrante / Susana Engelhard Nogueira - Integrante / Adriana Ferreira Paes Ribas - Integrante / Clarissa G S Lopes - Integrante / Danielle de P Pietroluongo - Integrante / Deise M L F Mendes - Integrante / Leandra S Oliveira - Integrante / Paloma N da S de Azevedo - Integrante / Sanya Franco Ruela - Integrante / Karla da Costa Seabra - Integrante / Maria Cecília Ribeiro Moncorvo - Integrante.
-
1997 - 1998
Interação social e desenvolvimento: natureza da interação precoce mãe-bebê e a relação com fatores cognitivos da mãe, Descrição: Esse projeto de pesquisa deu continuidade a investigações acerca do papel da interação social no desenvolvimento cognitivo, que vêm sendo conduzidas pela autora e teve como objetivo geral investigar a natureza e a gênese de Zonas de Construção nas interações adulto-bebê. Em uma fase inicial das investigações foi desenvolvido um instrumento para a avaliação da concepção de adultos acerca das competências do bebê recém-nascido. O instrumento de avaliação desenvolvido foi, em um projeto posterior, utilizado na investigação de variáveis associadas à concepção que os adultos têm dos bebês. Paralelamente, alguns estudos foram conduzidos pelo grupo de pesquisa, com objetivo de desenvolver uma metodologia de observação e análise de interação de díades mãe-bebê. O grupo de pesquisas produziu estudos teóricos com o objetivo promover a integração entre as evidências empíricas produzidas em investigações acerca do desenvolvimento infantil inicial e da interação mãe-bebê, com desenvolvimentos conceituais relativos às noções de Zona de Desenvolvimento Proximal e Zona de Construção. Com a implementação deste projeto, esperou-se consolidar o trabalho realizado pelo grupo de pesquisas e aprofundar novas investigações acerca do papel da interação social no desenvolvimento cognitivo. Considerando que a mãe, ao interagir com o bebê, utiliza um inventário próprio de representações e expectativas acerca do mundo, que incluem representações e expectativas acerca dos próprios bebês, foi investigado em que medida tais concepções que a mãe tem do bebê, em termos de suas competências, podem ser relacionadas às características das interações entre esta díade. Foram estudadas 30 díades mãe bebê de 30 dias. O projeto recebeu apoio do CNPq com Auxílio a Projeto Integrado, Bolsa de Produtividade e Bolsas de IC; da FAPERJ com Bolsas de IC e de Apoio Técnico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luciana Fontes Pessôa - Integrante / Thaís Roloff - Integrante / Guilherme de Carvalho - Integrante / Maria Lucia Seidl de Moura - Coordenador / Susana Engelhard Nogueira - Integrante / Adriana Ferreira Paes Ribas - Integrante / Karla da Costa Seabra - Integrante / Rodolfo de Castro Ribas Jr - Integrante.
Prêmios
2000
Menção Honrosa, Universiade do Estado do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia. , Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271185, Fax: (21) 35271187
Experiência profissional
2013 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
2010 - 2013
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutoramento, Carga horária: 40
2010 - 2013
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrando a disciplina Psicologia da Aprendizagem I _ na graduaçao do Instituto de Psicologia
Ministrando o Workshop de Metodologia de Observação, em parceria com a Profa. Dra. Deise Maria Leal Fernandes Mendes, considerado como um disciplina obrigatória do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social _ UERJ
2008 - 2010
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsa de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutoramento, Carga horária: 40
2004 - 2009
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrando as disciplinas:
Prática de Ensino Específica I
Prática de Ensino Específica II
Psicolinguistica
Psicologia do Desenvolvimento I
Psicologia do Desenvolvimento II
2004 - 2008
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 20
2002 - 2004
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsita de Mestrado, Carga horária: 20
1998 - 2000
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
1997 - 2000
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2002 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social.,Linhas de pesquisa
-
01/2004 - 10/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino II, Prática de Ensino I, Tópicos Especiais em Psicologia: Psicologia Evolucionista, Psicologia do desenvolvimento II, Psicologia do desenvolvimento I
-
01/1998 - 12/2000
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Serviço de Psicologia Aplicada.,Estágio realizado, Clínica Infantil (atendimento individual a crianças e responsáveis) e na área de Psicopedagogia (atendimento a crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem).
-
06/1997 - 12/2000
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Fundamentos de Psicologia.,Estágio realizado, Bolsista de Iniciação Científica.
2001 - 2007
Atendimento Clínico InfantilVínculo: Psicólogo, Enquadramento Funcional: Atendimento Clínico Infantil
Outras informações:
Atendimento Clínico Infantil em consultório particular
2000 - 2001
Centro Psiquiátrico Pedro IIVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio no Centro Comunitário do Hospital na área de Psicologia
Atividades
-
03/2000 - 03/2001
Estágios , Centro Comunitário, Psiquiátrica.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Psicologia no setor.
1999 - 2000
Creche Casa da CriançaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12
Atividades
-
03/1999 - 01/2000
Estágios , Creche, Jardim III.,Estágio realizado, Estágio em Psicologia realizado em sala de aula com alunos do Jardim III.
Você é Luciana Fontes Pessôa?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciana Fontes Pessôa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?