Edna Aparecida Rodrigues da Silva
Possui graduação em Letras - português e espanhol pela Universidade de Franca (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2016) e mestrado em Lingüística pela Universidade de Franca (2013). Atualmente é professor - Etec Dr. Júlio Cardoso, professora de língua esp. e língua port. - Etec Dr. Júlio Cardoso e Coordenadora do Ensino Médio da Escola Pestalozzi. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Lingüística
2011 - 2013
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Entre clausura e medo: uma análise semiótica de "Casa tomada", de Julio Cortázar
, Ano de Obtenção: 2013.Matheus Nogueira Schwartzmann.
Especialização em Neuropsicopedagogia
2018 - 2021
Faculdades Metropolitanas de São Paulo
Título: Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia
Orientador: Mestra Karla Janaine de Moraes Borges
Especialização em Língua Espanhola e Literatura
2007 - 2007
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: La presencia de los verbos transitivos en textos de estudiantes brasileños: un paseo por la transitividad.
Orientador: Maria Sílvia Pereira Rodrigues Alves Barbosa
Aperfeiçoamento em Curso de Español como segunda lengua
2016 - 2016
Universitat de Barcelona
Título: Enseñanza de Español como lengua extranjera. Ano de finalização: 2016
Orientador: Dr. Miquel Robert
Bolsista do(a): Centro Paula Souza, CPS, Brasil.
Graduação em Pedagogia
2014 - 2017
Universidade de Uberaba
Título: A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Orientador: Prof. Elenice Israel da Silva
Formação complementar
2017 - 2017
Curso de Língua Espanhola. (Carga horária: 30h). , Metrocultura - Barcelona, METROCULTURA, Espanha.
2015 - 2015
DESTREZAS COMUNICATIVAS Y LA EXPLOTACIÓN DIDÁCTICA DE MATERIALES AUTÉNTICOS. (Carga horária: 40h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2008 - 2008
Redação. (Carga horária: 80h). , Escola Criar, CRIAR, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Actualización para profesores de Español. (Carga horária: 15h). , Consejería de Educación en Brasil, CONSEJERÍA DE ED, Espanha.
2006 - 2006
Curso de Actualización para profesores de Español. (Carga horária: 15h). , Consejería de Educación en Brasil, CONSEJERÍA DE ED, Espanha.
2002 - 2005
Espanhol. (Carga horária: 360h). , Escola Plenitud, PLENITUD, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Gramática Luiz Cruz. (Carga horária: 80h). , Curso de Gramática Luiz Cruz, CGLC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Participação em eventos
CBTECLE. 2016. (Congresso).
60º Seminário do GEL.A loucura na clausura: uma análise semiótica de "Casa tomada". 2012. (Seminário).
III Selinfran.Da clausura à loucura: análise semiótica do conto ?Casa tomada?, de Julio Cortázar. 2012. (Seminário).
VIII Selisigno.Entre realidade e loucura: formas de identidade em ´Casa tomada´. 2012. (Seminário).
A pesquisa em Linguística: caminhos do pesquisador. 2011. (Outra).
II SELIFRAN.O mar não está pra polvo: figurativizações do PT na capa de Veja. 2011. (Seminário).
IX MiniEnapol de Semiótica.O mar não está pra polvo: análise semiótica de duas capas da Revista Veja. 2010. (Outra).
Jornada de Espanhol: formação de professores e práticas pedagógicas. 2007. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, E. A. R.; NOCHUER, M. M.; Tridico, I.. Banca de processo Seletivo de Docentes. 2017. Etec Dr. Júlio Cardoso.
SILVA, E. A. R.; Tridico, I.. Banca de Processo Seletivo de Docentes. 2014. Etec Dr. Júlio Cardoso.
Produções bibliográficas
-
SILVA, E. A. R. . A clausura na loucura: análise semiótica do conto 'Casa tomada'. In: 60ºSeminário do GEL, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos do 60º Seminário do GEL, 2012.
-
SILVA, E. A. R. . Entre realidade e loucura: formas de identidade em ´Casa tomada´. In: VIII Selisigno, 2012, Londrina. Caderno de Resumos do VIII Selisigno, 2012.
-
SILVA, E. A. R. . Da clausura à loucura: análise semiótica do conto ?Casa tomada?, de Julio Cortázar. In: VIII Selisigno, 2012, Franca. Caderno de Resumos do VIII Selisigno, 2012.
-
SILVA, E. A. R. ; SCHWARTZMANN, M. N. . Entre a clausura e a loucura: análise semiótica de ?Casa tomada? , de Julio Cortázar. In: I SILTED - Simpósio de Linguística e Tecnologia Educativa -, 2011, Franca. Linguagens, tecnologias, práticas de leitura e escrita: convergências, 2011. v. 1. p. 30-30.
-
SILVA, E. A. R. . A loucura na clausura: uma análise semiótica de. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. A. R. . Entre realidade e loucura: formas de identidade em ´Casa tomada´. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. A. R. . Da clausura à loucura: análise semiótica do conto ?Casa tomada?, de Julio Cortázar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. A. R. ; SCHWARTZMANN, M. N. . O mar não está pra polvo: figurativizações do PT na capa da Revista Veja. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, E. A. R. . A importância das funções executivas no processo ensino-aprendizagem 2016 (Artigo).
-
SILVA, E. A. R. . La presencia de verbos transitivos en textos d estudiantes brasileños. Franca: UNIFRAN, 2007 (Artigo).
Prêmios
2016
Aprovação em Intercâmbio à Espanha (Curso de Español como segunda lengua), Centro Tecnológico Centro Paula Souza.
2014
Aprovação em concurso público professor Língua Espanhola (1º lugar nas Diretorias de Franca e Ribeirão Preto), Secretaria de Estado da Educação de São Paulo..
2008
Aprovação em concurso público professor titular de Língua Espanhola, Centro Tecnológico Centro Paula Souza.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Etec. Dr. Júlio Cardoso. , Rua General Carneiro, 1675, Centro, 14400500 - Franca, SP - Brasil, Telefone: (16) 37218133, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Fundação Educandário PestalozziVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Carga horária: 42
Outras informações:
Orientação a professores e alunos no que se refere à rotina do Ensino Médio.
2018 - 2020
Fundação Educandário PestalozziVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional do Ensino Médio, Carga horária: 27
Outras informações:
Atividades voltadas para alunos que no toca à Orientação de Estudos e orientações relacionadas a vestibulares
2007 - 2017
Fundação Educandário PestalozziVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do E.F. e E.M., Carga horária: 31
Outras informações:
Professora de Gramática (EF) e Espanhol (EF e EM)
Atividades
-
01/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas respectivas literaturas
2023 - Atual
Etec Dr. Júlio CardosoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora técnica e de texto - CPS, Carga horária: 10
Outras informações:
Sobre os títulos a serem recebidos para correção, estes são conhecidos na medida que cada correção é feita. O que é comum entre eles, é que se trata de temas voltados para a área da saúde.
2017 - Atual
Etec Dr. Júlio CardosoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 17
Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola e suas respectivas literaturas para alunos do EM e Ensino Técnico.
2021 - 2021
Etec Dr. Júlio CardosoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e revisora técnica e de texto, Carga horária: 10
Outras informações:
O Orientador Educacional zela pela formação dos alunos como cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos das estudantes e cuida das relações com a comunidade. Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de aprendizagem e formação dos estudantes por meio do auxílio ao docente na compreensão dos comportamentos dos estudantes. Por tratar diretamente das relações humanas, o orientador educacional pode ter suas funções confundidas com as de um psicológico. Essa confusão, no entanto, deve ser evitada, porque, embora também lide com problemas de convivência e com dificuldades de aprendizagem dos estudantes, a função do orientador se aproxima mais do aspecto pedagógico e não da dimensão terapêutica do atendimento. Portanto, esse profissional viveu experiência com os estudantes tendo um bom desfecho ou não no final de cada acompanhamento, escrever as boas práticas sobre essa função será muito importante para que os próximos Orientadores Educacionais possam se basear nas experiências apresentadas. Essa vivência, no entanto, para ser compartilhada precisa ser ser apresentada de forma clara, coesa e ética. Daí os professores serem capacitados/formados para tal produção. O projeto aqui apresentado está vinculado ao da Professora Rosemeire de Fátima Ferraz, Coordenadora de Projetos do Centro Paula Souza.
2017 - 2017
Etec Dr. Júlio CardosoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coord. Curso - Contabilidade. e Secretariado, Carga horária: 15
Outras informações:
Acompanhar o trabalho do professor assistindo o docente para o desenvolvimento pleno de suas atividades.Orientar os alunos quanto às questões voltadas para o processo ensino-aprendizagem.
2006 - 2009
Escola Estadual Torquato CaleiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora de Espanhol do Projeto CEL (Centro Estudos Linguísticos)
2010 - 2014
Escola Estadual Helena Cury de TaccaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora de Gramática e Espanhol (EF e EM)
2018 - 2018
Centro Universitário de FrancaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Língua Espanhola, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edna Aparecida Rodrigues da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?