Fernando Vieira Agarez
FERNANDO VIEIRA AGAREZ CONCLUIU O DOUTORADO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 2001. PROFESSOR ADJUNTO APOSENTADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, REALIZOU POS-DOUTORAMENTO NO INRA-PARIS/FRANCA. PUBLICOU 5 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 32 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 2 CAPITULOS DE LIVROS E 7 LIVROS PUBLICADOS. PARTICIPOU DO DESENVOLVIMENTO DE 83 PRODUTOS TECNOLOGICOS. PARTICIPOU DE 43 EVENTOs NO BRASIL E NO EXTERIOR. ORIENTOU 8 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 1 TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE BOTANICA, EDUCACAO, TURISMO, BIOLOGIA GERAL E GEOCIENCIAS. RECEBEU 29 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUALMENTE PARTICIPA COMO CONSULTOR INDEPENDENTE DO NUCLEO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UFRJ. ATUA NA AREA DE BIODIVERSIDADE, COM ENFASE EM GESTAO AMBIENTAL. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 69 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS.
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia
1997 - 2001
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Contribuição para gestão de fragmentos florestais com vista à conservação da biodiversidade em floresta atlântica de tabuleiros
Irene Ester Gonzalez Garay. Palavras-chave: Fragmentação Florestal; Biodiversidade; mata atlântica; Sensoriamento Remoto; índice de vegetação; ndvi. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Plajemaneto e Gestão Ambiental / Especialidade: Biodiversidade. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Planejamento e Gestão Ambiental. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.
Aperfeiçoamento em Curso de Aperfeiçoamento Professores de Biologia
1971 - 1971
Centro de Ciências do Estado da Guanabara
Ano de finalização: 1971;
Pós-doutorado
2004 - 2004
Pós-Doutorado. , Institut National de la Recherche Agronomique. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Plajemaneto e Gestão Ambiental / Especialidade: Biodiversidade. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Relações Homem Natureza. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Planejamento e Gestão Ambiental.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Planejamento Ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada/Especialidade: Gestão Ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Plajemaneto e Gestão Ambiental/Especialidade: Biodiversidade.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada/Especialidade: Sensoriamento Remoto.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal.
Participação em eventos
Symposium Biodiversity: state, stakes and future.Symposium Biodiversity: state, stakes and future. 2004. (Simpósio).
Les deuxièmes journées de l'Institut Français de la Biodiversité.Les Deuxièmes Journées de l'Institut Français de la Biodiversité - IFB . 2004. (Outra).
Múltiplas Visões e Linguagens na Educação em Ciências.I Encontro do Projeto Fundão Biologia. 2003. (Encontro).
VIII Biosemana.VIII Biosemana no contexto das comemorações dos 35 anos do Instituto de Biologia da UFRJ. 2003. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2002. (Congresso).
Simpósio Internacional: Dimensões Humanas da Biodiversidade.Simpósio Internacional: Indicadores Ambientais para a Gestão de Fragmentos Florestais com vista à Conservação da Biodiversidade em Floresta Atlântica de Tabuleiros.. 2002. (Simpósio).
X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2001. (Simpósio).
Seminário de Extensão do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Integrante de mesa redonda sobre Programas de Educação Continuada e à distância.. 1999. (Seminário).
II Workshop Técnico-Científico do Subprojeto do PROBIO "Conservação e e Recuperação da Floresta Atlântica de Tabuleiros, Linhares, ES,Brasil".Participação em encontro técnico-científico no contexto do subprojeto Conservação e Recuperação da Floresta Atlântica de Tabuleiros, Linhares, ES.. 1998. (Encontro).
I Seminário de Arborização Urbana do Rio de Janeiro..Apresentação oral de trabalho em mesa redonda sobre Ensino de arborização urbana nos cursos de Ciências Biológicas.. 1997. (Seminário).
Seminário Técnico-Regional do Projeto Conservação e Recuperação da Floresta Atlântica de Tabuleiros, em Linhares - ES..Participação em seminário técnico regional sobre contribuição para gestão de fragmentos florestais degradados com vista à conservação e preservação da biodiversidade em floresta atlântica de tabuleiros em Linhares, ES.. 1997. (Seminário).
Reunião Técnica Internacional sobre Naturação Ambiental.Participação em encontro internacional sobre naturação ambiental. 1997. (Encontro).
XXXIV Congresso Mundial de Saúde e Terapias Complementares. Conferencista sobre plantas medicinais. 1996. (Congresso).
Avaliação do Projeto Universidade Solidária.Participação como coordenador da Universidade Federal do Rio de Janeiro em seminário nacional para avaliar participação em projeto coordenado pelo Conselho Consultivo do Programa Comunidade Solidária da Presidência da República.. 1996. (Seminário).
Conservação e Recuperação da Floresta Atlântica de Tabuleiros, Linhares - ES, com base na avaliação funcional da biodiversidade..Participante de seminário técnico do subprojeto do Programa de Biodiversidade (MMA) sobre Mata Atlântica. 1995. (Seminário).
Despertar - Mutirão Universitário para Integração Social.Conferencista em seminário sobre meio ambiente e sociedade. 1995. (Seminário).
Panorama sobre Informática na Educação.Participação em seminário sobre interação Informática-Educação.. 1995. (Seminário).
Conservação da Biodiversidade em Ecossistemas Tropicais: avanços conceituais e revisão de metodologias de avaliação e monitoramento..Participação em semináro nacional sobre conservação da biodiversidade em ecossistema tropical.. 1995. (Seminário).
XLV Congresso Nacional de Botânica. Apresentação de painel com proposição de projeto integrado de Educação Ambiental. 1994. (Congresso).
XLV Congresso Nacional de Botânica. Apresentação de painel exibindo resultados de pesquisa sobre a flórula do arquipélago de Abrolhos (BA).. 1994. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Zoologia.. Coordenador de mesa redonda:Educação Ambiental.. 1994. (Congresso).
I Seminário Nacional de Biólogos.Coordenador de mesa redonda: Perspectivas de trabalho no campo da Biologia.. 1994. (Seminário).
I Seminário de Avaliação dos Problemas Ambientais da UFRJ..Conferência sobre questões ambientais da UFRJ no campus da ilha do Fundão (RJ).. 1994. (Seminário).
I Encontro com a Ciência.Encontro com professores do ensino fundamental e médio objetivando a implementação de projeto de Educação Ambiental na Reserva de Jcarepiá, Saquarema, RJ.. 1994. (Encontro).
II Encontro com a Ciência.Encontro com professores do ensino fundamental e médio objetivando a implementação de projeto de Educação Ambiental na Reserva de Jcarepiá, Saquarema, RJ.. 1994. (Encontro).
Sociedade e Energia Nuclear.Participação em workshop: Sociedade e Energia Nuclear.. 1994. (Outra).
XLIV Congresso Nacional de Botânica. Apresentação de painel sobre flora da restinga de Maricá, RJ.. 1993. (Congresso).
Seminário de Ciências Ambientais..Coordenador de mesa redonda: Filosofia da Natureza, Educação Ambiental e a busca da Interdisciplinaridade.. 1992. (Seminário).
XLII Congresso Nacional de Botânica.Apresentação de painel com resultados finais de pesquisa fitossociológica na várzea do rio Mucuri, BA. 1992. (Simpósio).
Simpósio sobre Estrutura, Funcionamento e Manejo de Ecossistemas.Presidente da seção sobre Manejo de Ecossistemas (setor 2) durante Simpósio sobre Estrutura, funcionamento e Manejo de Ecossistemas.. 1992. (Simpósio).
II Semana de Paisagismo da Escola de Belas Artes.Integrante de mesa redonda: teoria ecológica - degradação ambiental e paisagismo.. 1992. (Encontro).
II Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro..Coordenador de mesa redonda: A questão da Educação Ambiental nos Municípios (RJ). 1992. (Encontro).
II Semana de Paisagismo da Escola de Belas Artes.Palestrante sobre identificação de plantas utilizadas em Paisagismo. 1992. (Outra).
Simpósio sobre Estrutura, Funcionamento e Manejo de Ecossistemas. Apresentação de painel sobre caracterização vegetacional das morrarias de São Domingos e Santa Cruz (MS) sob influência de atividade mineradora.. 1991. (Congresso).
Encontro Edução Ambiental.Reuniões técnicas(2) com vista à elaboração de proposta para estabelecimento pelo CNPq de linhas de ação em Educação Ambiental no Brasil.. 1991. (Encontro).
II Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro.Coordenador de mesa redonda sobre Educação Ambiental. 1991. (Encontro).
Relações vegetação-solo em ecossistemas de Floresta Costeira Intertropical..Participante da mesa redonda sobre perspectivas de pesquisa em encontro sobre relações vegetação-solo.. 1991. (Encontro).
I Semana de Paisagismo da Escola de Belas Artes.Palestrante sobre relações Botânica e Arquitetura em encontro de paisagistas.. 1991. (Outra).
XLI Congresso Nacional de Botânica. Apresentação de painel com os primeiros resultados de pesquisa fitossociológica na várzea do rio Mucuri, BA.. 1990. (Congresso).
XL Congresso Nacional de Botânica. Apresentação de painel sobre pesquisa da flora da restinga de Maricá, versando sobre duas famílias: Bignoniaceae e Loranthaceae.. 1989. (Congresso).
XL Congresso Nacional de Botânica. Apresentação oral sobre resultados de pesquisa sobre antropização na restinga de Maricá, RJ.. 1989. (Congresso).
XLI Congresso Nacional de Botânica. Coordenador da seção sobre o Ensino da Botânicano Brasil.. 1989. (Congresso).
I Seminário de BoTanica do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Santa Úrsula..Integrante de mesa redonda sobre Ensino de Botânica na Graduação.. 1989. (Seminário).
Sessão Científica da Sociedade Botânica do Brasil.Professor ministrante de mini-curso sobre Botânica Econômica durante Sessão Científica da Sociedade Botânica do Brasil.. 1989. (Outra).
XXXIX Congresso Nacional de Botânica.. Apresentação de painel Flora da Ilha de Santana, Macaé,RJ.. 1988. (Congresso).
Participação em bancas
AGAREZ, F. V.; MARQUES, J. S.; ARGENTO, M. S. F.; CRUZ, C. M.; FARIA, A. P.. Abordagem geoecológica aplicada às bacias fluviais de tabuleiros costeiros do norte do Espírito Santo: uma contribuição para avaliação e gestão dos recursos hídricos.. 2003. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GARAY, Irene;AGAREZ, F. V.; COELHO, A. L.; ARAUJO, G.; FERNANDES, N.. Valor Indicador de fauna de macroartrópodes edáficos em fragmentos primários e secundários do ecossistema de floresta atlântica de tabuleiros - ES.. 2002. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.; BECKER, B. K.; EGLER, C.. A Proteção da Natureza no Brasil: das (Geo) Políticas Nacionais às demandas Locais pelo Desenvolvimento Sustentável. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.; NUNES, M.F.; LOUZADA, M.A.P.. Proposta de Recuperação de Area Degradada em Uma Região Caracterizada pela Atividade de Pastagem Localizada em Macaé-RJ.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.RIZZINI, C. M.; LOUZADA, M. A.. Reabilitação vegetal acelerada em área degradada localizada na Serra de Madureira, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.; ALMEIDA, J. R.; AGUIAR, L. A.. Requerimento de Licença Prévia (LP) junto à FEEMA para licenciamento de uma estrutura de apoio à embarcações de pequeno e médio porte (PEA). 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.; PEIXOTO, M.; MEDEIROS, R.. Proposta metodológica e instrumentos de avaliação para construção de uma comunidade rural sustentável na APA Petrópolis, RJ.. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
RIZZINI, C. M.AGAREZ, F. V.; ZAMITH, L. C.. Recuperação de Áreas Degradadas - Revegetação de uma jazida de extração mineral no Município de São Sebastião do alto, RJ. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.RIZZINI, C. M.; PEREIRA, T. S.. Ecologia de Populações de pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam.) no Estado do Rio de Janeiro.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.; MARQUETE, N.;RIZZINI, C. M.. Leandra Raddi Seções Leandraria DC. e Niangae (DC) Cogn. (Melastomataceae) na Reserva Ecológica de Macaé de Cima, mun. Nova Friburgo, RJ, Brasil.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
RIZZINI, C. M.AGAREZ, F. V.; HENRIQUES, A. B.. Do fazer ao ensinar ciência na Botânica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.; ALMEIDA, J. R.; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus. Análise Crítica do Licenciamento Ambiental de postos de Combustível. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.; PEIXOTO, A. L.;RIZZINI, C. M.. A Percepção Infantil sobre os Resíduos Produzidos por suas Atividades Diárias - Um estudo na Classe de Progressão na Escola Municipal Capistrano de Abreu - RJ.. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.MEDEIROS, R. J.; VASCONCELOS, M. M. N.. Ordenação do Turismo Ecológico em Vargem Grande e Implementação do Centro de Cultura Ecológica como Alternativa de Desenvolvimento Sustentável.. 2002. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MEDEIROS, Rodrigo de Jesus;AGAREZ, F. V.; PEIXOTO, M.. Proposta Metodológica e Instrumentos de Avaliação para Construção de uma Comunidade Rural Sustentável na APA Petrópolis/RJ. 2002. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MEDEIROS, Rodrigo de Jesus;AGAREZ, F. V.; VASCONCELOS, M. M. N.. Uma experiência de Educação ambiental utilizando o lixo como tema interdisciplinar.. 2002. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.RIZZINI, C. M.; WENDT, T.. Presidente de banca para provimento de vaga para Professor Substituto na área de Vegetais Superiores do Departamento de Botânica do instituto de Biologia da UFRJ. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
AGAREZ, F. V.; ESTEVES, A. M.. Integrante da banca de seleção de candidatos para ingresso no Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais.. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
O uso de abelhas nativas como alternativa para o desenvolvimento sustentável; Início: 2003; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Caracterização do status do manguezal da APA de Guapimirim (RJ) com vista a subsidiar proposta de conservação; ; Início: 2002; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Formação Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Do Fazer ao Ensinar Ciência na Botânica; ; Início: 2002; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Projeto Integrado Flora-Fauna; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Projeto Jovens Talentos) - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);
Projeto Integrado Flora-Fauna; Início: 2003; Iniciação científica (Graduando em Projeto Jovens Talentos) - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);
Projeto Integrado para Planejamento, Gerenciamento e Avaliação de Atividades de Extensão na área de Ciências Ambientais; ; Início: 2003; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Projeto Integrado para Planejamento, Gerenciamento e Avaliação de Atividades de Extensão na Área de Ciências Ambientais; ; Início: 2003; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Bio-Rio; (Orientador);
Projeto Integrado para Planejamento, Gerenciamento e Avaliação de Atividades de Extensão na Área de Ciências Ambientais; ; Início: 2003; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Bio-Rio; (Orientador);
Projeto Integrado para Planejamento, Gerenciamento e Avaliação de Atividades de Extensão na área de Ciências Ambientais; Início: 2002; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Projeto Integrado para Planejamento, Gerenciamento e Avaliação de Atividades de Extensão na Área de Ciências Ambientais; ; Início: 2002; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Projeto Integrado para Planejamento, Gerenciamento e Avaliação de Atividades de Extensão na Área de Ciências Ambientais; Início: 2002; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Bio-Rio; (Orientador);
Manguezal: subsídio para um projeto de Educação Ambiental; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Jardim Didático, um espaço para Ensino, Pesquisa e extensão; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Jardim Didático, um espaço para Ensino, Pesquisa e Extensão; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Controle Biológico de capim colonião, Panicum maximum, L; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Controle Biológico de Panicum maximum, L; ; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Clube de Ciências; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Guias Universitários em Unidades de Conservação; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Guias Universitários em Unidades de Conservação; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Guias Universitários em Unidades de Conservação; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Fernando Vieira Agarez;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, R. D. ; AGAREZ, F. V. ; NORONHA, F. . Projeto Parque Frei Veloso: Levantamento detalhado dos solos do campus da ilha do Fundão-UFRJ. Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa , Rio de Janeiro, p. 01-69, 2000.
-
RIZZINI, C. M. ; AGAREZ, F. V. ; ANDRADE, L. H. C. ; AZEVEDO, A. P. . A família Bignoniaceae da APA de Maricá, Rio de Janeiro, Brasil. Acta Botanica Brasilica , São Paulo, v. 12, n.2, p. 153-163, 1997.
-
RIZZINI, C. M. ; PEREIRA, C. ; OCCHIONI, E. M. L. ; AGAREZ, F. V. . Considerações sobre a ocorrência de Cactaceae na APA de Maricá, Rio de Janeiro, Brasil.. Acta Botanica Brasilica , Brasília, v. 4, n.2, p. 171-182, 1990.
-
PEREIRA, C. ; AGAREZ, F. V. . Estudo das Plantas Ruderais do Estado do Rio de Janeiro. Leandra (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. VI-VII, p. 77-93, 1977.
-
PEREIRA, C. ; AGAREZ, F. V. . Estudos das Plantas Ruderais do Estado do Rio de Janeiro. Leandra (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. 5, p. 67-98, 1974.
-
AGAREZ, F. V. ; RIZZINI, C. M. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; BASTOS, R. N. . Glossário dos Vegetais com Flores. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Aquarius, 2003. v. único. 144p .
-
AGAREZ, F. V. (Org.) . Micologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural Edições ltda, 1996. v. 1. 332p .
-
AGAREZ, F. V. ; RIZZINI, C. M. ; PEREIRA, C. . Angiospermae.Taxonomia, Morfologia, Reprodução, Chaves para Determinação de Famílias.. 2. ed. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural Edições ltda, 1994. v. 1. 243p .
-
AGAREZ, F. V. ; PEREIRA, C. . Botânica - Taxonomia e Organografia de Angiospermae. Chaves para Identificasção de Famílias. (edição esgotada). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980. v. 1. 190p .
-
AGAREZ, F. V. ; PEREIRA, C. . Botânica - Taxonomia de Angiospermae. Rio de Janeiro: CHA, 1977. v. 1. 185p .
-
AGAREZ, F. V. (Org.) . Dicionário das Plantas Úteis do Brsil e das Exóticas Cultivadas. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, 1976. v. 1. 777p .
-
AGAREZ, F. V. (Org.) . Dicionário das Plantas Úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas. Vols VI (Colaborador Científico). Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, 1975. v. 1. 687p .
-
VINCENS, R.S. ; AGAREZ, F. V. ; GARAY, Irene . A região da REBIO Sooretama e da Reserva de Linhares e seu entorno: das características físico-geográficas ao uso da terra. In: Irene Garay; Cecília Rizzini. (Org.). A Floresta Atlântica de Tabuleiros: diversidade funcional da cobertura arbórea. 1ed.Brasília: PROBIO-MMA, 2003, v. 1, p. 07-15.
-
AGAREZ, F. V. ; GARAY, Irene . A floresta em pé: heterogeneidade de fragmentos e conservação. In: Irene Garay; Cecilia Rizzini. (Org.). A Floresta Atlântica de Tabuleiros: diversidade funcional da cobertura arbórea. 1ed.Brasília: PROBIO-MMA, 2003, v. 1, p. 17-34.
-
MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; GUIMARÃES, C. V. N. ; BASTOS, R. N. ; AGAREZ, F. V. . Núcleo de Atividades Didático-Científicas: uma proposta para o desenvolvimento da extensão universitária na UFRJ. In: I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2003, João Pessoa/PB. Anais do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. João Pessoa: Editora da UFPB, 2002. v. único. p. 444-444.
-
MEDEIROS, R. J. ; MENDES, R. R. L. ; AGAREZ, F. V. . Formação Continuada em Educação Ambiental: uma experiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro.. In: First Environmental Education Congress, 2003, Espinho. First Environmental Education Congress - Abstract Book, 2003. v. único. p. 99-99.
-
VINCENS, R. S. ; AGAREZ, F. V. ; CRUZ, C. B. M. ; NOGUEIRA, C. R. ; GARAY, I. E. G. . As variações temporais do NDVI e a dinâmica do funcionamento hídrico em paisagens de tabuleiros costeiros no norte do Espírito Santo. In: X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2001, Foz do Iguaçu. X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2001. p. 1-9.
-
AGAREZ, F. V. ; VINCENS, R. S. ; CRUZ, C. B. M. ; NOGUEIRA, C. R. ; GARAY, I. E. G. . Utilização de índice de vegetação na classificação integrada de fragmentos florestais em Mata Atlântica de Tabuleiros no município de Sooretama, ES. In: X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2001, Foz do Iguaçu, 2001.
-
NOGUEIRA, C. R. ; CRUZ, C. B. M. ; AGAREZ, F. V. ; VINCENS, R. S. . Classificação de Bacias Hidrográficas em Tabuleiros Costeiros através de Indicadores provenientes do Sensoriamento Remoto. In: X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2001, Foz do Iguaçu, 2001.
-
AGAREZ, F. V. . O Ensino da Arborização Urbana nos Cursos de Biologia. In: I Seminário de Arborização Urbana do Rio de Janeiro, 1997, Rio de Janeiro. Coleção \paisagismo/EBA/CLA/UFRJ, 1997. p. 167-168.
-
MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. ; VINCENS, Raul Sanches ; RIZZINI, Cecilia Maria ; GARAY, Irene . Plant diversity in forest fragments in the Atlantic rainforest, Brazil: bases for biodiversity protection and menagement. In: Biodiversity: state, stakes and future, 2004, Louvain-la-Neuve. Biodiversity: state, stakes and future. Louvain-la-Neuve: UCL, 2004. v. unico. p. 11-11.
-
AGAREZ, F. V. ; GUIMARÃES, C. V. N. ; BASTOS, R. N. ; RIZZINI, C. M. . Núcleo de Atividades Didático-Científicas: uma proposta integrada para implementação de programas de Educação Ambiental. In: First Environmental Education Congress, 2003, Espinho. First Environmental Education Congress - Abstract Book, 2003. v. único. p. 82-82.
-
MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; PANNO, M. ; NUNES, M. F. S. Q. C. ; GUIMARÃES, C. V. N. ; AGAREZ, F. V. . Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais da UFRJ. In: I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2003, João Pessoa/PB. I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - Resumos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2002. v. único. p. 204-204.
-
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. ; PEREIRA, J. B. M. . Análise da Legislação Ambiental no Brasil com enfoque no Bioma Mata Atlântica. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. Livrode Programas da XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002. p. LIX-LIX.
-
MEDEIROS, R. ; AGAREZ, F. V. ; GARAY, I. E. G. ; BECKER, B. K. . Estratégias de Proteção da Natureza e Conflitos Locais Decorrentes de sua Gestão. In: Seminário Inclusão Social, Participação Popular e Meio Ambiente, 2002, São Gonçalo/RJ. Anais do Seminário Inclusão Social, Participação Popular e Meio Ambiente. São Gonçalo/RJ: UERJ, 2002.
-
RAMALHO, E. E. ; GUIMARÃES, C. V. N. ; CARVALHO, V. S. ; SOUZA, A. P. ; AGAREZ, F. V. . Jardim Didático, um espaço para Ensino, Pesquisa e Extensão. In: II Congresso de Extensão da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. II Congresso de Extensão da UFRJ, 2001. v. único.
-
GUIMARÃES, C. V. N. ; BASTOS, R. N. ; SANTOS, V. C. ; MEDEIROS, R. J. ; AGAREZ, F. V. . O desenvolvimento de uma tecnologia para controle biológico do capim colonião (Panicum maximum Jacq. var. maximum). In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001. v. único. p. 75-75.
-
BASTOS, R. N. ; AGUIAR, A. V. ; VILARDO, C. ; SANTOS, V. ; MEDEIROS, R. J. ; BORGES, A. ; AGAREZ, F. V. . Controle Biológico do capim colonião (Panicum maximum Jacq) no campus da UFRJ. In: LI Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília. Anais do LI Congresso Nacional de Botânica, 2000. p. 74-75.
-
MEDEIROS, R. J. ; BONECKER, R. N. B. S. ; JARDIM, F. ; BOBECKER, S. ; BORGES, A. ; AGAREZ, F. V. . Projeto Sala de Ciências: Meio Ambiente - condições para vida.. In: I Congresso de Extensão da UFRJ, 1999, Rio de Jnaeiro. Anais do I Congresso de Extensão da UFRJ, 1999. v. único. p. 165-165.
-
VILARDO, C. ; MEDEIROS, R. J. ; BASTOS, R. N. ; AGAREZ, F. V. . Programa de Capacitação e Atualização Profissional/PCAP. In: I Congresso de Extensão da UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso de Extensão da UFRJ, 1999. p. 165-165.
-
MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; MENDES, R. R. L. ; HAGLER, A. N. ; AGAREZ, F. V. . A microbiologia ambiental como ferramente em atividades de Educação Ambiental. In: XVIII Jornada Interna de Iniciação Científica da UFRJ, 1996, Rio de Janeiro. Anais da XVIII Jornada Interna de Iniciação Científica da UFRJ, 1996. v. único. p. 340-340.
-
GARCEZ, D. S. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; MENDES, R. R. L. ; AGAREZ, F. V. . Educação Ambiental em Escolas para preservação dos manguezais da Baía da Guanabara.. In: XVIII Jornada Interna de Iniciação Científica da UFRJ, 1996, Rio de Janeiro. Anais da XVIII Jornada Interna de Iniciação Científica da UFRJ, 1996. v. único. p. 405-405.
-
MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; GARCEZ, D. S. ; MENDES, R. R. L. ; AGAREZ, F. V. . A Educação Ambiental em Escolas que atendem comunidades carentes no Rio de Janeiro.. In: VIII Seminário Regional de Ecologia, 1996, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VIII Seminário Regional de Ecologia, 1996. v. único. p. 357-357.
-
CORRÊA, A. M. ; AGAREZ, F. V. . Jardim Didático da UFRJ - Uma proposta de otimização e melhoria das atividadesde Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Botânica.. In: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995, Ribeirão Preto. Resumos do XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995. p. 283-283.
-
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; MENDES, R. R. L. ; GARCEZ, D. S. . A Educação Ambiental como instrumento na melhoria da qualidade de vida na Vila Residencial dos Funcionários.. In: III Jornada de Licenciatura da UFRJ, 1995, Rio de Janeiro. Anais da III Jornada de Licenciatura da UFRJ, 1995. v. único. p. 31-31.
-
AGAREZ, F. V. . Projeto Flora Insular: Flórula do Arquipélago dos Abrolhos, BA.. In: XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994, São Leopoldo. Resumos do XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994. p. 277-277.
-
CORRÊA, A. M. ; AGAREZ, F. V. . Núcleo de Atividades Didático-Científicas - Uma proposta de Educação Ambiental. In: XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994, São Leopoldo. Resumos do XLV Congresso Nacional de Botânica, 1994. p. 569-569.
-
RIZZINI, C. M. ; AGAREZ, F. V. ; ANDRADE, L. H. C. ; AZEVEDO, A. P. ; TAVARES, P. O. . Flórula da restinga de Maricá - Bignoniaceae. In: XLIV Congresso Nacional de Botânica, 1993, São Luís. Resumos do XLIV Congresso Nacional de Botânica, 1993. v. II. p. 441-441.
-
VERISSIMO, E. W. ; AGAREZ, F. V. ; VALCARCEL, R. ; RIZZINI, C. M. . Recuperação de áreas degradadas por atividades de mineração de manganês: resultados preliminares.. In: Simpósio sobre Estrutura, Funcionamento e Manejo de Ecossistemas, 1992, Rio de Janeiro. Resumos do Simpósio sobre Estrutura, Funcionamento e Manejo de Ecossistemas, 1992. p. 147-147.
-
VERISSIMO, E. W. ; AGAREZ, F. V. ; VALCARCEL, R. ; RIZZINI, C. M. . Fitofisionomia das Morrarias de São Domingos e Santa Cruz, MS sob influência de atividades de mineração.. In: Simpósio sobre Estrutura, Funcionamento e Manejo de Ecossistemas, 1992, Rio de Janeiro. Resumos do Simpósio sobre Estrutura, Funcionamento e Manejo de Ecossistemas, 1992. p. 146-146.
-
RIZZINI, Cecilia Maria ; AGAREZ, F. V. . Cactaceas de la restinga de Maricá, RJ, Brasil. In: III Congreso Internacional de Conocimiento y Aprovechamiento del Nopal, 1992, Chapingo. Memoria de resumenes del III Congreso Internacional de Conocimiento y Aprovechamiento del Nopal, 1992. p. 6-6.
-
PEREIRA, C. ; AGAREZ, F. V. ; OCCHIONI, E. M. L. ; OCCHIONI, C. M. . Levantamento fitossociológico da várzea do Rio Mucuri (II), BA.. In: XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991, Goiânia, 1992. p. 431-431.
-
AGAREZ, F. V. ; RIZZINI, C. M. ; LAMARE, E. M. ; PEREIRA, C. . Fitossociologia da Prainha de Mambucaba, Parati - RJ.. In: XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991, Goiânia. Resumos do XLII Congresso Nacional de Botânica, 1991. p. 430-430.
-
AGAREZ, F. V. ; PEREIRA, C. ; ENNES, M. P. M. . Levantamento fitossociológico da várzea do Rio Mucuri (I) BA.. In: XLI Congresso Nacional de Botânica, 1990, Fortaleza. Resumos do XLI Congresso Nacional de Botânica, 1990. p. 83-83.
-
AGAREZ, F. V. ; RIZZINI, C. M. . Notas sobre a flora de Maricá (RJ) - famílias Bignoniaceae e Loranthaceae.. In: XL Congresso Nacional de Botânica, 1989, Cuiabá. Resumos do XL Congresso Nacional de Botânica, 1989. p. 118-118.
-
AGAREZ, F. V. ; PEREIRA, C. ; RIZZINI, C. M. ; OCCHIONI, E. M. D. . Aspectos fitofisionômicos e a interferência antrórpica na restinga de Maricá (RJ). In: XL Congresso Nacional de Botânica, 1989, Cuiabá. Resumos do XL Congresso Nacional de Botânica, 1989. p. 122-122.
-
AGAREZ, F. V. ; PEREIRA, C. . Aspectos fitofisionômicos da ilha de Santana, Macaé (RJ). In: XXXIX Congresso Nacional de Botânica, 1988, Belém. Resumos do XXXIX Congresso Nacional de Botânica, 1988. p. 255-255.
-
AGAREZ, F. V. ; GUIMARÃES, C. V. N. ; MEDEIROS, R. J. . Programa de Capacitação e Atualização Profissional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AGAREZ, F. V. ; VINCENS, R. ; MADUREIRA, C. ; ROMANELLI, C. ; GARAY, I. E. G. . Utilização de índice de vegetação na classificação integrada de fragmentos florestais em Mata Atlântica da Tabuleiros no Município de Sooretama, ES.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
AGAREZ, F. V. . Semana de Meio Ambiente de Maricá. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, V. S. ; SOARES, A. B. A. ; COUTO, G. S. ; RIBEIRO, A. B. B. ; EFE, M. A. ; AGAREZ, F. V. . As aves do arquipélago de Abrolhos, Bahia, Brasil. Brasília: Ed. IBAMA, 2000 (livrete).
-
RIZZINI, C. M. ; AGAREZ, F. V. . A Paisagem: Mata Atlântica de Tabuleiros & Fragmentos Florestais. Rio de Jnaeiro: NADC, 1999 (Módulo Instrucional).
Outras produções
AGAREZ, F. V. . Revista Floresta. 2005.
AGAREZ, F. V. . Um pé de quê ?. 2001.
AGAREZ, F. V. ; RIZZINI, C. M. . Reserva Biológica de Duas Bocas, ES. 1995.
RIZZINI, C. M. ; AGAREZ, F. V. . The Economy of Nature. 1994.
AGAREZ, F. V. . Santana de Macaé. 1991.
RIZZINI, C. M. ; PEREIRA, C. ; OCCHIONI, E. M. L. ; AGAREZ, F. V. . Caracterização Vegetacional do Morro do Urucum (MS) sob influência de atividades de mineração. 1991.
AGAREZ, F. V. ; PEREIRA, C. . Projeto BAHIASUL. 1988.
PEREITA, C. ; AGAREZ, F. V. . Diagnóstico ambiental da Fazenda Cedro. 1988.
CANIATO, R. ; FIORENZANO, P. ; AGAREZ, F. V. . Projeto Integrado de Ensino de Ciências. 1986.
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; JUNQUEIRA, M. ; BASTOS, R. . Módulo de Naturação Ambiental. 2003.
AGAREZ, F. V. . Módulo de Multiuso do Jardim Didático do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. 1998.
AGAREZ, F. V. ; RIZZINI, C. M. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus . Projeto de recuperação ambiental do Sítio Papagaio. 1998.
AGAREZ, F. V. . Universidade Solidária. 1997.
AGAREZ, F. V. . Universidade Solidária. 1996.
AGAREZ, F. V. . Manchete vestibular 1984. 1984. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
AGAREZ, F. V. . Manchete Vestibular 1983. 1983. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
AGAREZ, F. V. . TVE Vestibular 1981. 1981. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
AGAREZ, F. V. . TVE Vestibular 1980. 1980. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, R. J. ; AGAREZ, F. V. . Introdução à Perícia Ambiental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, R. J. ; AGAREZ, F. V. . Riscos Ambientais na Saúde Humana. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Avaliação de Impacto Ambiental e Sistema de Licenciamento Ambiental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Gestão da Qualidade e Produtividade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Recuperação de Áreas Degradadas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Planejamento de Projetos Ambientais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Gerenciamento de Resíduos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; BASTOS, R. N. . Avaliação da Qualidade de Águas Continentais com ênfase em Biomonitoramento. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, R. J. ; AGAREZ, F. V. . Biologia Molecular Aplicada ao estudo da Biodiversidade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; NORONHA, F. ; BASTOS, R. N. ; MEDEIROS, R. J. . Legislação e Responsabilidades Ambientais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, R. J. ; AGAREZ, F. V. . Aplicações da Biologia Molecular na Prática Médica e Biológica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; NORONHA, F. ; BASTOS, R. N. ; MEDEIROS, R. J. . Introdução à Auditoria Ambiental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Gerenciamento Ambiental nas Empresas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; MEDEIROS, R. J. ; AGAREZ, F. V. . Microbiologia Aquática com ênfase em Poluição. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; NORONHA, F. ; BASTOS, R. N. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus . Educação Ambiental: História e Prática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; PEREIRA, G. S. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Sensoriamento Remoto e Análise Ambiental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; PEREIRA, G. S. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Tecnologia de PCR na Rotina Laboratorial: Teoria e Prática.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; PEREIRA, G. S. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Gestão Ambiental para Atividades Offshore de Exploração, Produção e Escoamento de Petróleo e Gás.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BASTOS, R. N. ; NORONHA, F. ; PEREIRA, G. S. ; MEDEIROS, Rodrigo de Jesus ; AGAREZ, F. V. . Educação ambiental em Espaços Formais e Não-Formais.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. ; VILARDO, C. . Legislação Ambiental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. ; VILARDO, C. . Introdução à Microbiologia da Água. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. ; VILARDO, C. . Planejamento de Projetos Ambientais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. ; VILARDO, C. . Sensoriamento Remoto e Análise Ambiental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. ; VILARDO, C. . Conservação de Recursos e Gestão de Unidades de Conservação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Aplicações da Biologia Molecular na Prática Médica e Biológica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Auditoria Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Avaliação Microbiológica da Água. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Avaliação de Impacto Ambiental e Sistema de Licenciamento Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Conceitos Gerais de Sistemas de Garantia de Qualidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Controle da Poluição Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Criação e Edição de Homepages. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; RIZZINI, C. M. . Biodiversidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. ; MITCHEL, G. . Meio Ambiente e Sociedade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Educação Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Gerenciamento Ambiental na Indústria. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Gerenciamento de resíduos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Metodologia de Ensino de Ciências. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Perícia Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Recuperação de Áreas Degradadas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Risco Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Saúde Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; MEDEIROS, R. J. . Temas Transversais no Ensino de Ciências. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. . Arborização e Paisagismo. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. ; RIZZINI, C. M. ; OCCHIONI, E. M. . Curso de Atualização em Mata Atlântica. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
AGAREZ, F. V. . II Curso de Educação Ambiental. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AGAREZ, F. V. . XX Encontro de Educação Ambiental. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AGAREZ, F. V. . XXI Projeto Fundão. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRAGA, I. ; RIZZINI, C. M. ; AGAREZ, F. V. . EBA FLORA. 1992. (Editoração/Outra).
AGAREZ, F. V. . XIX Encontro do Projeto Fundão. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AGAREZ, F. V. . Micologia. 1978. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
1997 - 2001
Resgate e Conservação da Biodiversidade em Mata Atlântica de Tabuleiros, Descrição: Projeto interdisciplinar, envolvendo a elaboração de modelo conceitual para pesquisa direcionada ao regate e conservaçãoda biodiversidade em Mata Atlântica de Tabuleiros, em diversas escalas, como também, a implementação em carater exemplificativo, de praticas conservacionistas o contexto das relações Homem - Natureza.O trabalho ja realizado possibilitou a transferência de tecnologias de RAD com espécies nativas mediante a criação de uma Fundação comunitária (BIONATIVA) devidamente legalizada e com convênio com a UFRJ Este trabalho de pesquisa e extensão possibilitou a implementação de 100 hectares de plantios experimentais com 38 espécies nativas que estão sendo estudadas. Parte desse trabalho de pesquisa, já publicado em parte em dois livros e em revistas nacionais e internacionais, assim como apresentado em Congressos, é igualmente difundido ao nível da região de estudo. Apoia atividades locais de conservação envolvendo várias Prefeituras Municipais. Cinco Doutorados já foram defendidos e outros 2, em andamento, enfocam diversos aspectos incluidos em nosso tema de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Vieira Agarez - Integrante / Cecilia Maria Rizzini - Integrante / Irene Ester Gonzalez Garay - Coordenador / Evaristo de Castro Junior - Integrante / Andreia Kindel - Integrante / Rodrigo Jesus de Medeiros - Integrante / Felipe de Noronha Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Banco Mundial Gef - Auxílio financeiro / Fundação Universitária José Bonifácio - Cooperação., Número de produções C, T & A: 6
Prêmios
2004
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biologicas (Curso Diurno) formados no I semestre de 2004, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2004
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biologicas (Curso Noturno) no I semestre de 2004, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2003
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biológicas (Curso Noturno) formados II semestre de 2002, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2003
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biológicas (Curso Diurno) formados no II semestre de 2002, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2003
Professor Homenageado - Llicenciados em Ciências Biologicas (Curso Noturno) formados no I semestre de 2003, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2003
Professor Homenageado - Bacharelandos em Biologia Vegetal formados no I semestre de 2003, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2002
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biológicas (Curso Nuturno) formados II semestre de 2001, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2002
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biológicas (Curso Diurno) formados no II semestre de 2001, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1991
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biológicas formados no II semestre de 1991, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1990
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biológicas formados no II semestre de 1990, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1990
Professor Paraninfo - Licenciados em Ciências Biológicas formados no I semestre de 1990, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1989
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biológicas formados no II semestre de 1989, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1989
Professor Homenageado - Engenheiros Agrônomos formados no II semestre de 1989, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1988
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Biológicas formados no II semestre de 1988, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1988
Professor Paraninfo - Engenheiros Agrônomos formados no I semestre de 1988, Universidade Federal rural do Rio de Janeiro.
1987
Professor Homenageado - Engenheiros Florestais formados no I semestre de 1987, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1986
Professor Homenageado - Engenheiros Agrônomos formados no I semestre de 1986, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1986
Professor Homenageado - Engenheiros Agrônomos formados no II semestre de 1986, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1986
Professor Homenageado - Engenheiros Florestais formados no II semestre de 1986, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1985
Professor Homenageado - Engenheiros Agrônomos formados no I semestre de 1985, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1985
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Agrícolas formados no II semestre de 1985, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1985
Professor Paraninfo - Engenheiros Agrônomos formados no II semestre 1985, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1984
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Agrícolas formados no I semestre de 1984, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1984
Professor Paraninfo - Licenciados em Ciências Biológicas formados no I semestre de 1984, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1984
Professor Homenageado - Engenheiros Agrônomos formados no I semestre de 1984, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1984
Professor Homenageado - Engenheiros Agrônomos formados no II semestre de 1984, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1983
Professor Paraninfo - Engenheiros Agrônomos formados no I semestre de 1983, Universidade Federal Rural do REio de Jnaeiro.
1983
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Agrícolas formados no I semestre 1983, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1983
Professor Homenageado - Licenciados em Ciências Agrícolas formados no II semestre de 1983, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica. , Av.Pau Brasil, s/n - Prédio do CCS / Bloco A / sala A1-084 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária, Ilha do Fundão, 21944970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25626324, Fax: (21) 25626324, URL da Homepage:
Experiência profissional
1987 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2003
Direção e administração, Instituto de Biologia, Núcleo de Ciências Ambientais.,Cargo ou função, Coordenador Geral do Núcleo de Ciências Ambientais (NADC)-Instituto de Biologia-UFRJ.
-
05/2002
Ensino, Licenciatura Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação Ambiental
-
07/2000
Extensão universitária , Instituto de Biologia, .,Atividade de extensão realizada, Docente do Curso de Formação em Ciências Ambientais implementado pelo Núcleo de Atividades Didático-Científicas (NADC) do Instituto de Biologia.
-
11/1991
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Cargo ou função, Coordenador do Jardim Didático CCS-UFRJ.
-
11/1991
Extensão universitária , Instituto de Biologia, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Programa de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (PCAP) implementado pelo Núcleo de Atividades Didático Científicas (NADC) do Instituto de Biologia.
-
03/1990
Ensino, Paisagismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB-500 Botânica Aplicada ao Paisagismo
-
03/1987
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Linhas de pesquisa
-
03/1987
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB-352 Botânica Econômica
-
07/1992 - 03/2003
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Cargo ou função, Coordenador Geral do Núcleo de Atividades Didático-Científicas (NADC)-Instituto de Biologia-UFRJ.
-
04/1996 - 11/1999
Serviços técnicos especializados , Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Serviço realizado, Consultor SABE - CNPq.
-
01/1996 - 12/1996
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Cargo ou função, Representante do Instituto de Biologia da UFRJ para assuntos de Extensão. Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão.
-
03/1989 - 12/1996
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB-471 Taxonomia de Angiospermae - Evolução
-
03/1987 - 12/1995
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB-242 Vegetais Superiores
-
05/1993 - 12/1994
Serviços técnicos especializados , Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Serviço realizado, Consultor Ad-hoc - CNPq.
-
04/1993 - 11/1994
Serviços técnicos especializados , Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Serviço realizado, Assessor Técnico-Científico da FAPERJ.
-
04/1991 - 12/1991
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Acadêmica do Instituto de Biologia.
-
03/1987 - 12/1991
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB-232 Vegetais Inferiores
-
07/1990 - 06/1991
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Cargo ou função, Coordenador de Ensino do Departamento de Botânica.
-
03/1987 - 12/1990
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB-121 Botânica Aplicada à Farmácia
-
06/1988 - 07/1990
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Cargo ou função, Representante dos Professores Assistentes na Congregação do Instituto de Biologia.
-
03/1988 - 08/1989
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Botânica.,Cargo ou função, Chefe Substituto.
-
03/1987 - 12/1987
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB-361 Fisiologia Vegetal
1980 - 1987
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1980 - 03/1987
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.,Linhas de pesquisa
-
03/1980 - 03/1987
Ensino, Agronomia Ciências Biológicas Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IB-201 Anatomia Vegetal, IB-219 Organografia Vegetal, IB-220 Sistemática Vegetal
-
03/1986 - 12/1986
Extensão universitária , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.,Atividade de extensão realizada, Projeto Integrado de Ensino de Ciências - UFRRJ - SEEC - RJ.
-
01/1984 - 01/1984
Extensão universitária , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.,Atividade de extensão realizada, Participação em programas sobre Ensino (2º e 3º graus). Rede Manchete de Televisão.
-
05/1983 - 12/1983
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Biologia Vegetal. Instituto de Biologia. UFRRJ.
-
04/1981 - 05/1983
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.,Cargo ou função, Sub-Chefe do Departamento de Biologia Vegetal. Instituto de Biologia. UFRRJ.
-
01/1983 - 01/1983
Extensão universitária , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.,Atividade de extensão realizada, Participação em programas sobre Ensino (2º e 3º graus). Rede Manchete de Televisão.
-
01/1981 - 01/1981
Extensão universitária , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.,Atividade de extensão realizada, Participação em Programas sobre Ensino (2º e 3º graus). Fundação Centro brasileiro de televisão Educativa - TVE - MEC.
-
01/1980 - 01/1980
Extensão universitária , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Vegetal.,Atividade de extensão realizada, Participação em Programas sobre Ensino (2º e 3º graus). Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa - TVE - MEC.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Vieira Agarez e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?