Maria da Glória Gonçalves Santos

Graduada em Psicologia nas habilitações: Bacharelado, Licenciatura e Psicologia Clinica pelo Instituto Universitário Paulista ? Faculdades Objetivo (1977). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEduC-UNEB(2009) como Bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES (2008/2009). Aluna especial do Doutorado na Universidade Federal da Bahia, em 2011.2, na disciplina: Arte, Ludicidade e Formação do(a) Educador(a). Tem experiência em Consultoria na área de Educação e Psicologia e na área de Desenvolvimento de Pessoal em empresas. Atua no Núcleo de Pesquisa em Práticas Docentes ( NPPD) do Centro Universitário Jorge Amado( UNIJORGE) como formadora de docentes e revisora de textos da Revista OLHARES. Professora orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) de Psicologia de 2012.2 até a atualidade. Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia, nas disciplinas: Estudos Filosóficos e Educação; Psicologia da Educação e Psicologia da Aprendizagem. Docente do curso de Psicologia, nas disciplinas Teorias e Técnicas Psicanalíticas I,II, Práticas Psicológicas em Instituições Educativas; Projeto de Pesquisa e Processos Psicológicos Básicos I e II; docente da disciplina Psicologia e Saúde Mental. Membro do Núcleo Docente Esturante(NDE) e Membro do Colegiado do Curso de Psicologia. Docente do curso de Pós Graduação em Formação Continuada Docente em Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa, do NPPD-Unijorge. Autora do e-book Quaren-temas Di-versos - coletânea de poemas(2020) Revisão do livro: Consumir e ser Consumido, eis a questão, de Tom Valença, em 2021, pela Editora Devires. Ministrou Oficina Pedagógica na Semana de Planejamento do Colégio Maria Elza, de Feira de Santana, em 2022. Prefácio do livro Bordados da Memória, de autoria de Luciana Nascimento dos Santos, publicado pela Editora Cogito, em 2022. Texto selecionado pela curadoria indicada pela editora para compor a coletânea do Prêmio Off Flip de Literatura (2022) no gênero POESIA e no Gênero CONTOS. Revisão do texto da Tese de Dotorado em Artes Visuais de SANTOS, Victor Hugo Carvalho. O devir do lugar na (des)montagem de espaços. xf. .2021. Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

Informações coletadas do Lattes em 13/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação e Contemporaneidade

2008 - 2009

Universidade do Estado da Bahia
Título: Transferência: afeto que enlaça o sujeito do desejo no ato de aprender
Orientador: Profª Doutora Maria de Lourdes Soares Ornellas
, Ano de Obtenção: 2009.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Afetos; transferência; sujeito do desejo; ensino aprendizagem.

Graduação em Psicologia: Bacharelado/Licenciatura/Psic.clinica

1972 - 1977

Instituto Universitário Paulista ?Faculdades Objetivo

Formação complementar

2022 -

Extensão universitária em Inteligência Emocional. , Universidade Veiga Filho, UVA, Brasil.

2010 -

Arte, Ludicidade e Formação do(a) Educador(a). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2022 - 2022

Comunicação não violeta. (Carga horária: 6h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em MINDFULNESS & Introdução a teoria da aceitação e Compromisso. (Carga horária: 8h). , Cláudio Seal, CS, Brasil.

2016 - 2016

MÚSICA: o grande poder transformador. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.

2010 - 2010

Lev.S. Vigotski. (Carga horária: 8h). , Sementes do Saber/ Gregor Mendel, SS/GM, Brasil.

2007 - 2007

Métodos qualitativos em Educ.: análise do discurso. (Carga horária: 6h). , FORPRED-Norte/Nordeste, FORPRED, Brasil.

2007 - 2007

Aprender de modos diferentes: inclusão e exclusão. , Associação de Psicanálise da Bahia, ASSC PSIC. BA, Brasil.

2007 - 2007

Mestrado em Educação e Contemporaneidade na UNEB. , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2006 - 2006

Cuidador de Idosos. , Clínica de Gerontologia Dr. Adriano Gordilho, C.G.A.G., Brasil.

1988 - 1988

Zen Shiatzu. , Yoga Vidya, YOGA VIDYA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ciências da Saúde.

Organização de eventos

DANON, C.A. ; SANTOS, M. G. G. . COLÓQUIO DOCENTE: COM A PALAVRA O PROFESSOR. 2017. (Outro).

Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; SANTOS, M. G. G. . Inauguração do Centro de Estudos de Afetividade e Representação Social (CEARS). 2008. (Outro).

Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; SANTOS, M. G. G. . Mesa Redonda: Sinto Corpo, logo Penso. 2008. (Outro).

Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; SANTOS, M. G. G. . I SIMPÓSIO ESTADUAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2007. (Outro).

Participação em eventos

MOSTRA DE PROJETOS.GLOSSÁRIO DE PSICANÁLISE ILUSTRADO. 2024. (Encontro).

17ª INTERCULTE.EFEITOS DA GAMIFICAÇÃO NO INVESTIDOR DE VAREJO. 2022. (Encontro).

17ª INTERCULTE.INTERVENÇÃO RELACIONADAS AO PROCESSO DE AUTOMUTILAÇÃP NA ADOLESCÊNCIA. 2022. (Encontro).

FÓRUM DE PSICANÁLISE: URGÊNCIAS SUBJETIVAS. 2018. (Outra).

SEMINÁRIOS LIVRES.CORPOS NOVOS OU REINVENTADOS: GÊNERO E SEXUALIDADE NA AFIRMAÇÃO TRANS. 2018. (Seminário).

SEMINÁRIO SOBRE A OBRA DE WINNICOTT. 2018. (Seminário).

VII Colóquio de Formação Docente: Saberes e Práticas em Pauta.AS NARRATIVAS DO SER PROFESSOR. 2018. (Oficina).

11 INTERCULTE.MÚSICA: O GRANDE PODER TRANSFORMADOR. 2016. (Encontro).

11 Interculte: artes híbridas: por uma estética da contemporaneidade. 2016. (Encontro).

Café Psicanalítico: Mal estar na contemporaneidade. 2014. (Outra).

Café Psicanalítico: O interior de uma rede totalmente exterior. 2014. (Exposição).

Encontro de Nutrição.Oficina de construção de questões problematizadoras no curso de nutrição. 2014. (Oficina).

8 Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologia e Educação -INTERCULTE.Pesquisa em Psicologia. 2013. (Encontro).

Aula Inaugural do Curso de Direito na UNIJORGE.Desafios do Curso de Direito na Contemporaneidade. 2013. (Encontro).

De Frente com a Ética.De frente com a Ética. 2013. (Encontro).

Forum de Psicanálise: Amor e/ou Sexo, não necessariamente nesta ordem.O infantil entre Amor e/ou Sexo. 2013. (Outra).

II Colóquio de Formação Docente.O trabalho de conclusão de curso na graduação: (des)afiando as tramas do conhecimento. 2013. (Oficina).

Oficina Pedagógica: avaliação periódica discente e plano de intervenção didática.interligando o plano de intervenção didática à avaliação periódica discente através de oficina de ideias e de questões avaliativas. 2013. (Oficina).

Semana Pedagógica do Colégio Maria Elza.O papel do Educador na Contemporaneidade: limites, possibilidades, desafios. 2013. (Encontro).

Seminário Novas Letras.Novas Letras-Rede Produtiva do Livro. 2012. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular. 2011. (Congresso).

Jornada Pedagógica do Colégio Maria Elza dos Santos.O lugar do afeto e do sujeito do desejo np processo de ensino e aprendizagem. 2011. (Encontro).

13ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE CULTURA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO-INTERCULTE.PERCEPÇÃO, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: O QUE PODE A ARTE?. 2010. (Encontro).

5 ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE CULTURA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO-INTERCULTE.COMO FAZER TCC SEM STRESS. 2010. (Encontro).

Conferencia Aula Inaugural do Curso de Especialização em Inovação, Sustentabilidade e Gestão das Organizações, com a Profª Maria da Glória Gohn: O Associativismo Civil no Brasil Contemporâneo. 2010. (Encontro).

IX ENCONTRO INSTITUCIONAL UNIJORGE - COLÓQUIO: COM A PALAVRA O PROFESSOR.ENSINO SUPERIOR NA CONTEMPORANEIDADE: A ESPETACULLARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM FOCO. 2010. (Encontro).

Lev S. Vigotski: vida e obra, com Zoia Prestes-Curso. 2010. (Outra).

VI ENELUD- ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E LUDICIDIDADE-MÚLTIPLOS CAMPOS DO SABER. 2010. (Encontro).

Aula Inaugural do PPGEduC 2009.2 com Fernando Juan Garcia Masip: Introdução ao pensamento de Jacques Derrida. 2009. (Encontro).

Ciclo de Formação: discutindo os clássicos: Michel Foucault e Educação. 2009. (Encontro).

I Coloquio Estadual de psicanalise e educação.Transferência na relação professor aluno. 2009. (Outra).

Politicas e programas para a Educação de Jovens e Adultos.Plíticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos: relato de experiencia docente no MOBRAL. 2009. (Encontro).

Universidade, Democracia e Psicanálise com Fernando Juan Garcia Masip. 2009. (Encontro).

A Análise do Discurso por Dominique Mainguenau. 2008. (Outra).

A Construção Metodológica da Pesquisa em Educação com a Profª Drª Bernadete Angelina Gatti. 2008. (Encontro).

Enfermagem Escuta os Afetos.Enfermagem escuta os afetos: esquiva, punição, extinção. 2008. (Encontro).

I Coloquio de Psicanalise e Educaão. 2008. (Outra).

I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior. 2008. (Outra).

I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior.Transferência: afeto que enlaça o sujeito do desejo no ato de aprender. 2008. (Outra).

II Seminário Tirocínio Docente.Dimensões Formadoras e Experiências do Tirocínio Docente na UNEB. 2008. (Seminário).

II Simpósio Memória, (Auto)biografia e Formação. 2008. (Simpósio).

II Simpósio Memória, (Auto)biografia e Formação.(Auto)biografia, Representações Sociais e Histórias de Formação. 2008. (Simpósio).

Jornada Pedagógica : o fazer pedagógico: pensar e agir.Professor e aluno: sujeitos do afeto e do desejo. 2008. (Encontro).

Mesa Redonda: Sinto corpo, logo penso. 2008. (Outra).

Mini-curso: Análise do Discurso: Conceitos Básicos. 2008. (Outra).

Planejamento: uma utopia possível ?. 2008. (Encontro).

Semana de Estudos Integradores.Passeando pela Psicologia: teorias e pressupostos. 2008. (Outra).

Semana Integrada de Pesquisa, Ensino e extensão- SIEPEX.NEARS- Núcleo de estudos em afeto e representação social. 2008. (Encontro).

Seminário Efeitos do Discurso Capitalista sobre a Prática Analítica-José Zuberman. 2008. (Seminário).

Seminário Pré Colóquio do LEPSI IP/FE _ USP Acompanhamento clínico em Educação. 2008. (Outra).

Simpósio de Educação Básica.As Representações Sociais de Professor e Aluno sobre Afeto no processo ensino aprendizagem. 2008. (Simpósio).

Simpósio de Educação Básica-Reunião de Intercâmbio GTS-ANPED.As Representações Sociais de Professor e Aluno sobre Afeto no processo Ensino Aprendizagem. 2008. (Simpósio).

VII colóquio internacional do LEPSI/ I congresso da RUEPSY. Psicanálise e Formação Docente VIII. 2008. (Congresso).

VII colóquio internacional do LEPSI/ I congresso da RUEPSY. O brincar na constituição do sujeito: enlaces possíveis entre o cognitivo e o afetivo. 2008. (Congresso).

VII colóquio internacional do LEPSI/ I congresso da RUEPSY. 2008. (Seminário).

18 EPENN -Minicurso: Métodos qualitativos em Educação: análise do discurso na pesquisa educacional. 2007. (Encontro).

2 Encontro de leitura e literatura da UNEB. 2007. (Encontro).

Conferência: A Educação frente á nova ordem social. 2007. (Outra).

Curso: Aprender de modos diferentes: inclusão e exclusão. 2007. (Outra).

I Seminário sobre a Formação do Pedagogo em busca da Identidade Profissional,. 2007. (Seminário).

I Simpósio Estadual de Representações Sociais.Escuta Imagética- Painel de imagens e sons em representação social. 2007. (Simpósio).

Memória,(auto) biografia e diversidade. 2007. (Simpósio).

Mini curso : Lendo Clarice Lispector. 2007. (Encontro).

Palestra Educacional pela Tempo Consultoria.As emoções e o equilíbrio do professor. 2007. (Outra).

Palestra em empresas para Bom Brasil.Relações interpessoais. 2007. (Outra).

Simpósio Memória,(auto)biografia e diversidade. 2007. (Simpósio).

XXVII Jornada de Psicanálise- A Transferência: de Freud a Lacan-Instituto Freudiano de Psicanálise. 2007. (Outra).

I Simpósio Mídia - Educação. 2006. (Outra).

Semana de Prevenção de Acidentes.Motivos Inconscientes no Acidente de Trabalho. 1980. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria da Glória Gonçalves Santos

SANTOS, M. G. G.; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; LAJONQUIERE, L.; LIMA JUNIOR, A. S.; FIALHO, N. H.. Transferencia: afeto que enlaça o sujeito do desejo no ato de aprender. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Júlia Medeiros Moreno; Karin Almeida Weh de Medeiros

MORENO, A. J. M.; MEDEIROS, K. A. W.; ALMEIDA, E.;SANTOS, M. G. G.. A TEORIA DA SINCRONICIDADE E A RELAÇÃO ENTRE A DIMENSÃO INDIVIDUAL E A DIMENSÃO SOCIAL: Uma ilustração a partir da História do Fazedor de Chuva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Elizabeth de Jesus Santos

SANTOS, E. J.; BERNARDO, K. J. C.; ORNELLAS, L. S.;SANTOS, M. G. G.. Dizendo o Indizível: A Escrita Ficcional como uma Possibilidade de Sublimação?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Victor Hugo Carvalho Santos

SANTOS, V. H. C.; JACINTHO, P.; SOUZA, A. C. O.;SANTOS, M. G. G.. ESQUIZOFRENIA OU FRAGMENTAÇÃO CULTURAL? A experiência de internação de Aby Warburg no hospital psiquiátrico e a montagem como saída. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Fernanda Medrado Pugad

BERNARDO, K. J. C.; KRUSCHESKY, J.;SANTOS, M. G. G.. A relevância do processo de orientação profissional na vida dos jovens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Ana Paula Reis Ribeiro & Jocássia Alcântara de Souza

LIMA, P.;SANTOS, M. G. G.. Transtorno alimentar:fatores sociais que influenciam no desenvolvimento da bulimia em adolescentes do sexo feminino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: DANIELE SANTOS DE PAULA

SANTOS, M. G. G.; GOULART, M. C.. REFLEXÕES SOBRE O ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: CAROLINA BASTOS SANTOS SOUZA

SANTOS, M. G. G.; GOULART, M. C.. O CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA E OS LAÇOS AFETIVOS FAMILIARES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Graziela Alves Santos Santana

SANTOS, M. G. G.; GOULART, M. C.. AS PRESSÕES EXCESSIVAS QUE AS CRIANÇAS SOFREM DOS PAIS PARA SEREM BEM SUCEDIDAS NA SOCIEDADE COMPETITIVA CONTEMPORÂNEA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: NÍVEA DOS SANTOS MOURA

SANTOS, M. G. G.; LIMA, P.. AJUSTAMENTOS CRIATIVOS NO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: DÉBORA AÍDA SILVA SANDES e ZILDA SANTOS NASCIMENTO

SANTOS, M. G. G.; CHAVES, S. M.. O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Samuel da Silva Santos

SANTOS, M. G. G.; CHAVES, S. M.. SAÚDE MENTAL E SOFRIMENTO PSÍQUICO DE POLICIAIS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Adenilma Maria Alves Barros e Simone Santos Machado

SANTOS, M. G. G.; LIMA, P.. ALZHEIMER: OS FATORES QUE IMPACTAM A VIDA DO FAMILIAR CUIDADOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Mônica Hanhoerster Silva

SANTOS, M. G. G.; LIMA, P.. CÂNCER DE MAMA FEMININO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE ENFRENTAMENTOS OBSERVADOS DURANTE O TRATAMENTO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Magali de Castro Santos

SANTOS, M. G. G.; PEREIRA, A. C. M.. Estudo comparativo da psicoafetividade dos idosos institucionalizados e não institucionalizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Íris Rocha Ferreira

SANTOS, M. G. G.; VOLKMER, V. P.. Desenvolvimento moral e ético na infância: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Douglas Andrade

SANTOS, M. G. G.; PESSOA, R. C.. A Transferência no atendimento psicológico na UTI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Amanda Magalhães Souza

SANTOS, M. G. G.; CHAVES, S. M.. Compreensões psicológicas sobre a dependência química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Antonio Garrido Moreira Junior

SANTOS, M. G. G.; LIMA, J.. Do mito do amor romântico às práticas sexuais na modernidade: aceitação de um novo olhar sobre as transformações nas relações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Ariane dos Santos Silva

SANTOS, M. G. G.; LIMA, J.. Representações da aposentadoria: um estudo sobre o impacto em homens de baixa renda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Elvira Amélia Pinto Sampaio

SANTOS, M. G. G.; CHAVES, S. M.. Possíveis contribuições da orientação profissional para uma escolha profissional acertada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Lara Gomes Simões

SANTOS, M. G. G.; VOLKMER, V. P.. O brincar como instrumento de linguagem da criança: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Karla Marcelle de Almeida

SANTOS, M. G. G.; VOLKMER, V. P.. A escolha profissional de surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Maeli D

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. G. Santos.Sexualidade na escola: a importância do trabalho sobre sexualidade na sala de aula do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Jefferson de J

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. Mota.A importancia da utilizaçãpo das TICs como instrumento de ensino e aprendizagem na escola. 2009 - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Bárbara Maria dos S

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. Portela e Itana S. de Melo.A indisciplina na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Michelle D

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. A. de Oliveira e Sandra B.N.Teixeira.O lúdico na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Bruna Soares dos Reis e Marluce Afonso da Silva

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. Afetividade e processos educacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Luciete Silva M

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. de Souza.A importancia dos jogos na aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Paula Santos Silva e Irleide Brito do Amor Divino

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. O Jogo: instrumento lúdico facilitador da aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Samantha Teixeira dos Santos

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. A importancia da ludicidade para a aprendizagem na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Patrícia O

ABREU, Lenir S.; MOURA, J. S.;SANTOS, M. G. G.. Aleluia e Ellen Jessica C. de Barros.Possíveis causas das dificuldades dos professores no ensino da matemática na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado.

BERNARDO, K. J. C.;SANTOS, M. G. G.. Banca de Seleção Docente da disciplina Teorias Cognitivas e Existencial Fenomenológicas do Curso de Psicologia. 2010. Centro Universitário Jorge Amado.

Silva, Karine Koch; Alfonso, Mariana B.;SANTOS, M. G. G.. Conforto Ambiental Térmico. 2010. Centro Universitário Jorge Amado.

SANTOS, M. G. G.; Silva, Karine Koch. BANCA DE SELEÇÃO DOCENTE NO CURSO DE ARQUITETURA- conforto ambiental e iluminação. 2010. Centro Universitário Jorge Amado.

Silva, Karine Koch; Leite Lima, I.M.;SANTOS, M. G. G.. Conforto Ambiental Térmico. 2010. Centro Universitário Jorge Amado.

Orientou

Lívia Liberato de Matos Reis e Maria Coceição Cedraz Paraiso

JUNTANDO HISTÓRIA, RESSIGNIFICANDO VIDAS; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

A INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA COM AS VÍTIMAS DE BULLINGNO CONTEXTO ESCOLAR PÚBLICO DE SALVADOR; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Èmerson Luís Vieira da S

Franca Hilma Lúcia Oliveira Santo; ?SER MÃE É PADECER NO PARAÍSO? ?: Os Meios de Acesso das Gestantes ao Pré-Natal Psicológico; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Carine de Santana Pereira e Jade Santos Delgado da Silva

A SOMBRA CONTEMPORÂNEA: PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE A CULTURA DO CANCELAMENTO; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Monique Emmanuelle Sales de Oliveira e Zulmira Soares Rocha

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DO USUÁRIO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Edilene Ribeiro Barbosa e Giovana França Machado

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO LUTO: Contribuições da Terapia de Aceitação e Compromisso; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Laís de Souza Correia E Lorena da Silva Cerqueira

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA OU MORAL COMETIDA CONTRA MULHERES POR PARCEIROS ÍNTIMOS; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Isnaelle Silva Cruz e Larissa Araujo de Freitas

O IMPACTO DA PANDEMIA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E OS DESAFIOS DO PSICÓLOGO: uma análise diante das novas configurações; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Andreza Miranda da Cruz Maciel e Lorena Menezes Porto Maciel

ADOÇÃO: os impactos da institucionalização da infância e da adolescência; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

ANGÉLICA DE SOUZA DO AMOR DIVINO

O CUIDADO COM QUEM CUIDA: UM OLHAR PARA OS CUIDADORES DE CRIANÇAS AUTISTAS; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

André Luiz Raposo Ramos e Maria Izabela Pedroso Valotto

DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: Impactos e consequências; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Elizabeth de Jesus Santos

escrita ficional como possibilidade de sublimação; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Alex Rodrigues Nery

Contribuições do psicólogo para o alivio do sofrimento psíquico de pacientes internados em UTI; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Zilca Martins Silva

Atuação do psicólogo na preparação da criança para adoção tardia internacional; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Angela MAria de S

M; Melo; A nova face de Eva: a constituição de mulheres em policiais militares na Bahia; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Roseni Alcantara de Souza

Roseni Alcantara de Souza; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Jairan Ferreira

Inclusão de crianças autistas na escola pública; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Jeane Menezes e Cláudia Vage

Reflexos de ações educativas junto a crianças em situação de risco; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; (Orientador);

Carlos Romeu Jacobina Mesquita Junior

Israel: Judaismo, Estado e Relações Internacionais com o Brasil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior: saberes e práticas) - Pós Graduação UNIJORGE; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Elizabeth de Jesus Santos

?Dizendo o Indizível: A Escrita Ficcional como uma Possibilidade de Sublimação; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Carlos Eduardo dos Santos Bonfim

A importância da atenção psicossocial ao cuidador familiar de idoso com doença de Alzheimer; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Alex Rodrigues Nery

As contribuições do psicólogo para o alívio do sofrimento psíquico de pacientes internados em unidade de terapia intensiva; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Tacia Andrade de Brito fagundes

O terapeuta cognitivo no contexto hospitalar: processo de internação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Adaiane Késsila Mota nascimento

Adaiane Késsila Mota Nascimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Angela MAria de S

M; Melo; A Nova Face de Eva: a constituição de mulheres em policiais militares na Bahia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Zilca Martins Silva

Atuação do psicólogo na preparação da criança para adoção tardia internacional; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Patrícia Carneiro Barbosa

A contribuição do psicólogo na saúde psíquica do trabalhador nas organizações; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Daniela Souza Matos de Andrade

Expressão artísitica na construção da autonomia das crianças baianas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Tamires Deiro

O educador frente ao erro no processo de ensino e aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Clarice Ribeiro de Santana e Simone Jaqueline Hurst do Valle

Arte na educação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Naiara Ferreira Santos

Como a indisciplina influencia o processo de aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Ana Paula Gonçalves

Como alfabetizar de maneira prazerosa? uma questão a se pensar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Marileide Santos Bento

Uma investigação sobre a atuação do pedagogo no espaço extra-escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Maria Auxiliadoira Neiva e Wilma Marques

A contribuição da música na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Daniela Sousa e Joseane Cristina Gois

Histórico da educação de jovens e adultos no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Géssica Sebastião e Lais Matos

A importância da afetividade na relação professor aluno; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Edna Coutinho

A imoortância da familia no contexto escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Perla reis

A importancia das atividades e brincadeiras no desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos no espaço escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Elisabete Franco

a importancia dos jogos no processo de aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Chiara Varjão

Formação Docente: lacuna entre o mundo acadêmico e a prática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Maria da Glória Gonçalves Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. G. G. . DE-CIFRANDO ATRAVESSAMENTOS PARA PRODUZIR VIDÊNCIAS E EVIDÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE. REVISTA OLHARES , v. V.1, p. 7-12, 2023.

  • SANTOS, M. G. G. . AS POTÊNCIAS DO REAL VERSO, HOLOGRAMAS, METAVERSO. REVISTA OLHARES , v. v1, p. 57-64, 2022.

  • SANTOS, M. G. G. . Espaços urbanos como locus de expressão de subjetividades. Espaços urbanos como locus de expressão de subjetividades , v. 04, p. 03-06, 2021.

  • SANTOS, M. G. G. ; ARAUJO, F. S. . A infância marcada pela biopolítica da patologização e da medicalização. A Infância marcada pela biopolítica da patolização e da medicalização , v. 03, p. 05-12, 2020.

  • SANTOS, M. G. G. ; SILVA, G. P. P. ; SANTOS, L. M. . Uma análise das adaptações fílmicas de Peter Pan sob a ótica da psicologia analítica. Uma análise de adaptações fílmicas de Peter Pan sob a ótica da psicologia analítica , v. 03, p. 18-26, 2020.

  • SANTOS, M. G. G. ; MARCHESINI, I. B. ; CRUZ, K. F. . Reflexões sobre o arquétipo da bruxa: o mito de Hécate e o processo de demonização feminina. Reflexões sobre o arquétipo da Bruxa: o mito de Hécate e o processo de demonização feminina , v. 03, p. 12-20, 2020.

  • DANON, C.A. ; SANTOS, M. G. G. . Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem: quebra cabeça ou enigma?. OLHARES , v. 4, p. 34-41, 2012.

  • SANTOS, M. G. G. . O trabalho de Conclusão de Curso(TCC) na Graduação: (des)-a-fiando as tramas do conhecimento. OLHARES , v. 4, p. 61-66, 2012.

  • SANTOS, M. G. G. . O LUGAR DO ENSINO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE , v. 2, p. 78-85, 2012.

  • DANON, C.A. ; SANTOS, M. G. G. ; TURENKO, A. S. ; SOUSA, S. S. ; FARIAS, T. F. J. . Em busca da construção significativa do conhecimento: o desafio de formar docentes comprometidos ética e politicamente com o fazer pedagógico. Olhares , v. 03, p. 10, 2011.

  • SANTOS, M. G. G. . Argonautas do saber: reflexões sobre a docência no ensino superior. OLHARES , v. 2, p. 24-28, 2010.

  • SANTOS, M. G. G. . QUARE-TEMAS DI- VERSOS. 01. ed. , 2020. 88p .

  • Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; SANTOS, M. G. G. ; BITTENCOURT, D. C. R. . Ficar na escola: um furo no afeto. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2008. v. 600. 180p .

  • SANTOS, M. G. G. . Colcha de retalhos. São Paulo: Edição independente, 1977.

  • SANTOS, L. N. ; SANTOS, M. G. G. . Prefácio. Bordados da Memória. 01ed.Salvador: Cogito Editora, 2022, v. 01, p. 02-03.

  • SANTOS, M. G. G. ; SANTOS, C. S. . Enlaçando a afetividade nas abordagens processual e estrutural das representações sociais. In: Maria de Lourdes S. Ornellas; Maria Olívia m.Oliveira. (Org.). Educação, Tecnologias e representações Sociais. 1ed.Salvador: Quarteto editora, 2007, v. 1, p. 237-254.

  • SANTOS, M. G. G. . As Representações Sociais de Professor e Aluno sobre afeto no processo ensino aprendizagem. In: Simpósio de Educação Básica-Reunião de Intercâmbio GTS ANPED, 2008, Salvador. Anais do Simpósio de Educação Básica -Reunião de Intercâmbio GTS-ANPED, 2008.

  • SANTOS, M. G. G. . As Representações Sociais de Professor e Aluno sobre Afetos no processo Ensino Aprendizagem. In: Simpósio de Educação Básica-Reunião de Intercâmbio GTS-ANPED, 2008. Anais do Simpósio de Educação Básica -Reunião de Intercâmbio GTS-ANPED, 2008.

  • SANTOS, M. G. G. . As Representações Sociais de Professor e Aluno sobre afeto bo processo ensino aprendizagem. In: Simpósio de Educação Básica, 2008. Simpósio de Educação Básica -Reunião de Intercâmbio GTS-ANPED, 2008.

  • SANTOS, M. G. G. ; KNOPP. M. Célia Malheiros ; SILVA Maria de Fátima Mendonça da . Stress-um olhar do cotidiano do professor. In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2007, maceió. 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 1997.

  • SANTOS, M. G. G. . Escuta Imagética. In: I Simpósio Estadual de Representações Sociais, 2007. I Simpósio Estadual de Representações Sociais. Salvador: UNEB, 2007.

  • SANTOS, M. G. G. . AS POTÊNCIAS DO REAL: verso, hologramas, metaverso. REVISTA OLHARES , 2023.

  • SANTOS, M. G. G. . AS POTÊNCIAS DO rEAL: VERSO, HOLOGRAMA E METAVERSO. REVISTA OLHARES , 2023.

  • SANTOS, M. G. G. . PERCEPÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS COMO LOCUS DE EXPRESSÃO DE SUBJETIVIDADES. REVISTA OLHARES , 2021.

  • SANTOS, M. G. G. ; CARVALHO, J. . Sintomas associados ao sujeito na contemporaneidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. ; CARVALHO, J. . SINTOMAS ASSOCIADOS AOS DESAFIOS DO SUJEITO NA CONTEEMPORANEIDADE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . Sintomas associados aos desafios do sujeito na Contemporaneidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . Bem me quer, mal me quer: dinâmica das relações com o objeto primário. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . Percepção,Memória e Esquecimento: o que pode a arte?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . AS NARRATIVAS DE SER PROFESSOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. . VIVÊNCIAS DE SENSAÇÃO E PÉRCEPÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . TECO TECO TECO NA BOLA DE GUDE: INFÂNCIA, VIVÊNCIA E BRINCADEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . A PSICOPATOLOGIA DA VIDA COTIDIANA NA (DES)CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. G. G. . O percurso da pesquisa em Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. . A arte na teia conceitual contemporânea como via de acesso para uma aprendizagem significativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . Introdução à Teoria de Melanie Klein. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . Como construir um Projeto de Pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . O papel do Educador na Contemporaneidade: limites, possibilidades, desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . Desafios do Curso de Direito na Contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANON, C.A. ; SANTOS, M. G. G. . CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . Cuidar de si, Cuidar da formação, Cuidar do outro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . O lugar do sujeito do desejo no processo de ensino e aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. . A espetacularização do conhecimento em foco. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . COMO FAZER TCC SEM STRESS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. G. G. . Transferencia na relação Professor Aluno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. ; Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; BITTENCOURT, D. C. R. . o brincar na constituição do sujeito: enlaces possíveis entre o cognitivo e o afetivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. ; Ornellas, Maria de Lourdes Soares . Professor-sujeito: um vaga...lume?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. . Transferência: afeto que enlaça o sujeito do desejo no ato de aprender. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. ; Ornellas, Maria de Lourdes Soares . NEARS- Núcleo de estudos em afeto e representação social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. ; KNOPP. M. Célia Malheiros ; SILVA Maria de Fátima Mendonça da . STRESS ? UM OLHAR DO COTIDIANO DO PROFESSOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. G. G. . Imagens e Sons em representação social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, M. G. G. . Sombra de um enigma. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, L. N. ; SANTOS, M. G. G. . BORDADOS DA MEMÓRIA. Feira de Santana, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SANTOS, M. G. G. . Apresentação N 4. Salvador, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . Revista Olhares n2. SALVADOR, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SANTOS, M. G. G. ; BITTENCOURT, D. C. R. . Ficar: um furo no afeto. Salvador, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SANTOS, M. G. G. . Praxis que canta e (des)encanta o saber e o sabor de ser professor 2008 (Relatório de irocínio Docente).

  • Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; SANTOS, M. G. G. ; BITTENCOURT, D. C. R. . Uma estreia no ficar. Salvador: EDUFBA, 2008 (Apresentação de livro).

  • SANTOS, M. G. G. . As emoções, as relações afetivas e a busca do equilíbrio do professor 2007 (Artigo para o site da Tempo consultoria pedagógica).

Outras produções

SANTOS, V. H. C. ; SANTOS, M. G. G. . O devir do lugar na (des)montagem de espaços. 2022.

SANTOS, M. G. G. . Reflexões sobre Metodologias Ativas. 2022.

VALENCA, T. ; SANTOS, M. G. G. . Consumir e ser Consumido, eis a questão. 2021.

SANTOS, M. G. G. . Seman Pedagógica Colégio Maria Elza. 2013.

BASTOS, P. C. ; SANTOS, M. G. G. . seminários Interdisciplinares de letras: Ensino, Pesquisa e Extebsão Integrados, (des)construindo Práticas no Campus II. 2012.

GARRIDO, E. N. ; SANTOS, M. G. G. . Assistência estudantil: sua importância, atores envolvidos e panorama atual. 2012.

CAMPOS, H. J. B. C. ; SANTOS, M. G. G. . Uma vida na capoeira regional: os seguidores da escola de Mestre Bimba. 2012.

SANTOS, M. G. G. . Praxis que canta e (des)encanta o saber e o sabor de ser professor. 2008.

SANTOS, M. G. G. . Timbres e Ritmos da modernidade à Contemporaneidade. 2008.

SANTOS, M. G. G. ; MATTOS, R. L. . O PERCURSO DA PESQUISA EM PSICOLOGIA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, M. G. G. ; PESSOA, R. C. . Pesquisa em Psicologia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, M. G. G. ; LIMA, J. . Pesquisa em Psicologia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, M. G. G. . I Simpósio Estadual de Representações Sociais. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, M. G. G. . ENLAÇANDO SABERES. 2023. .

SANTOS, M. G. G. . METODOLOGIAS ATIVAS. 2022. .

SANTOS, M. G. G. . Reflexões sobre Metodologias Ativas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçãodeslides).

SANTOS, M. G. G. . Metodologias Ativas: da formação à prática no cotidiano da sala de aula. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçãodetextoeslidesparacursodeformaçãodocente).

SANTOS, M. G. G. . Caminhos para envelhecer bem. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de slides didáticos).

SANTOS, M. G. G. ; CARVALHO, J. . Sintomas associados ao sujeito na contemporaneidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçãodeslidesdidáticos).

SANTOS, M. G. G. . Interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. 2013. .

SANTOS, M. G. G. . Psicologia e Comunicação. 2012. .

SANTOS, M. G. G. . Psicologia e Comunicação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video Educacional).

SANTOS, M. G. G. . Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem: quebra cabeça ou enigma?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Magna).

SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . OLHARES. 2012. (Editoração/Periódico).

SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . Docência no Ensino Superior: abordagens contemporâneas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, M. G. G. . Trabalho de Conclusão de Curso: uma escrita que nos revela. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, M. G. G. . (Inter) Subjetividades. 2011. (Editoração/Periódico).

SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . FORMAÇÃO DOCENTE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração do módulo de textos da disciplina Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade).

SANTOS, M. G. G. . Psicanálise e Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, M. G. G. . Prática Aplicada de Pesquisa I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, M. G. G. . Metologia da Pesquisa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . Formação Docente no Ensino Superior na Contemporaneidade: reinventando caminhos. 2009. .

SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . Concepções sobre o sujeito e formas de subjetivação no processo de construção do conhecimento e saberes. 2009. .

SANTOS, M. G. G. . Prática aplicada da Pesquisa I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de slides didáticos e escolha de textos e organização do módulo da disciplina).

SANTOS, M. G. G. . Metodologia da Pesquisa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração do módulo de textos da disciplina Metodologia da Pesquisa).

SANTOS, M. G. G. ; DANON, C.A. . Concepções sobre o sujeito e formas de subjetivação no processo de construção de conhecimento e saberes. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de texto e slides para curso de formação docente).

Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; SANTOS, M. G. G. . Entrevista. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de slides).

Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; SANTOS, M. G. G. . Corpo brincante, corpo produtivo, corpo afetivo, corpo morto e os dilemas do ser humano. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de slides didáticos).

SANTOS, M. G. G. . As Representações Sociais de Professor e Aluno sobre Aferto no processo ensino Aprendizagem. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de slides para apresentação Simpósio).

Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; ORNELLAS, L. S. ; CORDEIRO, V. M. R. ; SANTOS, M. G. G. . Decifra-me ou Devoro-te: em busca do crescimento pessoal, afetivo e organizacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ORNELLAS, L. S. ; SANTOS, M. G. G. . Sujeito do Desejo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de slides).

SANTOS, M. G. G. . Educação, Tecnologias e Representações Sociais. 2007. (Editoração/Coletânea).

SANTOS, M. G. G. ; PERAZZO. Sérgio . Boletim Informativo da Sociedade de Psicodrama de São Paulo(SOPSP). 1979. (Editoração/Outra).

MONTEIRO. R. Fourneaut ; SANTOS, M. G. G. . JOGOS DRAMÁTICOS. 1979. (Colaboradora na elaboração do livro didático).

SANTOS, M. G. G. ; PERAZZO. Sérgio . Boletim Informativo da Sociedade de Psicodrama de São Paulo(SOPSP). 1978. (Editoração/Outra).

SANTOS, M. G. G. ; Seraidarian. A. M. ; Vera Lúcia Colucci . Jornal de Psicologia da Clínica Psicológica Objetivo(UNIP). 1977. (Editoração/Periódico).

SANTOS, M. G. G. . De Onde vem a poesia das representações sociais. 2007. Composição (estréia).

SANTOS, M. G. G. . De onde vem a poesia das Representações sociais. 2008.

SANTOS, M. G. G. . Sombra de um enigma. 2007.

SANTOS, M. G. G. . I Simpósio Estadual de Representações Sociais. 2007.

VALENCA, T. ; SANTOS, M. G. G. . Consumir e ser consumido-eis a questão. 2021 (Revisão de livro:) .

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2010

    A violência na escola pública estadual: estudo das representações sociais de alunos, professores, gestores, técnicos, pais, comunidade, como alternativa para buscar uma trilha de saída do impasse, Descrição: Este projeto tem como proposta buscar uma saída do impasse da violência, trabalhando a afetividade como alternativa para mudar a realidade, através dos discursos dos alunos, professores , gestores, técnicos, pais e comunidade de escolas públicas sobre a violência , por meio do estudo de seus significados, visando compreender os atores , as formas mais freqüentes de comportamentos violentos na escola, as variáveis determinantes destes comportamentos e o que fazem para resolver esse problema da violência.Objetivando refletir e fazer a passagem da violência para a fetividade,apresentando proposta de capacitação dos professores com relação a esta questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Maria da Glória Gonçalves Santos - Integrante / ornellas,m.l.s. - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Cooperação / Universidade Federal do Pará - Cooperação., Número de produções C, T & A: 5

  • 2007 - 2008

    Brother, hoje quero ficar com você: um nó que ata e desata, revelando a relação de objeto no entorno da escola, Descrição: Pesquisa em andamento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) . , Integrantes: Maria da Glória Gonçalves Santos - Integrante / ornellas,m.l.s. - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

Prêmios

2024

PROJETO DESTAQUE DA MOSTRA DE PROJETOS, UNIJORGE.

2022

coletânea do Prêmio Off Flip de Literatura (2022) Categoria Conto e Poesia, Editora do Prêmio OFF de Literatura de Paraty.

1985

jovens poetas brasileiros, jovens poetas brasileiros.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Universitário Jorge Amado. , Av. Luis Viana Filho 6675, Paralela, 41745130 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32068000, Ramal: 8157

Experiência profissional

2007 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante( mestranda do PPGEduC) Pesquisadora

Outras informações:
mestranda do PPGEduC, estudante pesquisadora do Grupo Educação e Afetividade e Educação e Representações Sociais

2007 - 2007

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Facilitadora, Enquadramento Funcional: colaboradora, Carga horária: 8

Outras informações:
Facilitadora no curso de extensão para funcionários da Uneb: Decifra-me ou Devoro-te: em busca do crescimento pessoal, afetivo e organizacional, nas disciplinas : Afetividade e Vida Cotidiana`( Profª Doutora Maria de Lourdes Ornellas); Sujeito do Desejo( Profª Doutora Larissa Ornellas); Literatura, Leitura, Relação e Sujeito( Profª Doutora Verbena Maria Rocha Cordeiro)

Atividades

  • 07/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação do Estado da Bahia.,Linhas de pesquisa

  • 09/2007 - 12/2007

    Ensino, Decifra-me ou Devoro-te: em busca ..., Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Literatura, leitura, relação e sujeito ; Sujeito do Desejo;Afetividade e Vida Cotidiana

2009 - Atual

Centro Universitário Jorge Amado

Vínculo: Professor Nível II, Enquadramento Funcional: Professor nível II, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente do curso de Psicologia. Ministra s disciplinas: Psicologia e Saúde Mental; Projeto de Pesquisa; Teoria Psicanalítica; Teoria e Técnica Psicanalítica I e II

2009 - Atual

Pós Graduação UNIJORGE

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora das disciplinas: Prática Aplicada da Pesquisa I e Metodologia da Pesquisa, na Pós-Graduação da UNIJORGE, no curso de Docência do Ensino Superior: Saberes e Práticas no Ensino Presencial e EAD.

2007 - 2008

Colégio e Faculdades São Bento

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço

Outras informações:
Consultoria permanente para o Colégio São Bento

Atividades

  • 01/2008 - 03/2009

    Serviços técnicos especializados , Colégio e Faculdades São Bento.,Serviço realizado, Orientação educacional ensino fundamental e médio.

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Colégio e Faculdades São Bento.,Serviço realizado, Relacionamento Interpessoal e Desenvolvimento de Habilidades para formar Equipes Eficazes.

  • 01/2007

    Serviços técnicos especializados , Colégio e Faculdades São Bento.,Serviço realizado, Facilitadora da Jornada de Relacionamento Interpessoal dos funcionários do Colégio e Faculdades São Bento.

2000 - 2004

Tempo Consultoria e Assessoria Pedagógica Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço

Atividades

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Tempo Consultoria e Assessoria Pedagógica Ltda.,Serviço realizado, Atendimento Psicopedagógico a Crianças e Adolescentes com Bloqueios Emocionais prejudiciais ao rendimento escolar.

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Tempo Consultoria e Assessoria Pedagógica Ltda.,Serviço realizado, Programas de Sensibilização para Novos Comportamentos através de Consultoria em Treinamento para Equipes de Apoio em Hotelaria / Hospitais, Clínicas Médicas e Empresas.

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Tempo Consultoria e Assessoria Pedagógica Ltda.,Serviço realizado, Formadora em cursos de formação continuada de professores,atuando no Instituto Anísio Teixeira e escolas da rede pública e privada.

2005 - 2005

Colegio Anchieta

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço

Atividades

  • 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Colégio Anchieta - BA - BRA.,Serviço realizado, Facilitadora de dinâmicas de relaxamento dirigido ao 3° ano do Ensino Médio,com o objetivo de capacitação emocional dos alunos para o vestibular.

2000 - 2007

Bom Brasil - Empresa Boley Òleo de Mamona

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviço

Outras informações:
Prestação de serviços na área de seleção e desenvolvimento de pessoal para a Bom Brasil - Empresa Boley óleo de mamona.

Atividades

  • 01/2001

    Serviços técnicos especializados , Bom Brasil - Empresa Boley Òleo de Mamona.,Serviço realizado, Seleção e desenvolvimento de pessoal para a Bom Brasil.

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Bom Brasil - Empresa Boley Òleo de Mamona.,Serviço realizado, Relacionamento Interpessoal e Desenvolvimento de Habilidades para formar Equipes Eficazes.

1990 - 1994

Yoga Vidya

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço

Outras informações:
Atendimento Psicológico Individual e a Grupos de Crescimento

Atividades

  • 01/1990

    Serviços técnicos especializados , Yoga Vidya - BA - BRA.,Serviço realizado, Atendimento Psicológico Individual e a Grupos de Crescimento.

2009 - Atual

COLÉGIO MARIA ELZA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: VISITANTE

1979 - 1981

FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos das Empresas

Outras informações:
Psicóloga encarregada de Recrutamento / Seleção e Desenvolvimento de Pessoal, com experiência em aplicação de testes psicológicos, elaboração de pareceres e laudos para fins de Seleção.

Atividades

  • 01/2006

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Orientadora de Alunos do Colégio Técnico da Fundação José Carvalho.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, -Avaliação Psicopedagógica, para caracterização do perfil do funcionário.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Organização de Entrevistas Individuais e de Grupo, para fins de seleção.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Elaboração de Descrição e Análise de Função, para Seleção e Avaliação de Desempenho.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Facilitadora de Dinâmicas de Grupo para fins de Seleção e Melhoria da Qualidade de Desempenho.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. - Aplicação de Testes / Elaboração de pareceres e laudos.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Avaliação de Desempenho.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Implantação do Programa de Desenvolvimento de Pessoal, na Área de Produção, com assistência ao Supervisor de Função.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Orientação de Grupos de Trabalhos.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Avaliação Psicopedagógica dos Operadores de Máquinas , para caracterização da mão de obra da área de produção.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Assistência ao Programa de Desenvolvimento do Menor Trabalhador.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Representante da Empresa, na área social, no CIPA.

  • 01/1979

    Serviços técnicos especializados , FERBASA- Cia de Ferro Ligas da Bahia.,Serviço realizado, Avaliação de Currículos e Programação do Processo Seletivo.