Maria do Socorro Melo Carneiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem (2006), Especialização com caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2007), Especialização em Gestão do SUS (2011) e Especialização em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares (2015). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. É membro do Observatório de Pesquisas para o SUS e coordenadora docente da Liga de Enfermagem em Saúde da Família. Tem experiência na área de Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, Avaliação em saúde e Gestão dos Serviços de Saúde, Rede de Atenção Materno-Infantil.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva - Uece - Ufc

2019 - 2024

Universidade Estadual do Ceará
Título: Rede de Atenção Materno-Infantil na perspectiva sistêmica
Antonio Rodrigues Ferreira Junior.

Mestrado em Saúde Pública

2010 - 2012

Universidade Estadual do Ceará
Título: Avaliação da Atenção Primária à Saúde em Sobra-CE: aplicação do PCATool, Ano de Obtenção: 2012
Marcelo Gurgel Carlos da Silva.

Especialização em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares

2013 - 2015

Escola de Saúde Pública do Ceará
Título: REGIONALIZAÇÃO E O ACESSO À SAÚDE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Orientador: Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior

Especialização em Especialização em Gestão do SUS

2009 - 2011

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE, LONGITUDINALIDADE E COORDENAÇÃO DE CUIDADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VISÃO DOS PROFISSIONAIS
Orientador: Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque

Especialização em Caráter de Residência Multiprofissional em Saúde

2005 - 2007

Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL-CE: OPINIÃO DOS USUÁRIOS DO SERVIÇO

Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem

2004 - 2005

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Graduação em Enfermagem

1999 - 2003

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Formação complementar

2019 - 2019

Educação Interprofissional em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

ANÁLISE QUALITATIVA COM SUPORTE DO SOFTWARE NVIVO,. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2017 - 2017

OFICINA DE TREINAMENTO DO SOFTWARE QGIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2016 - 2016

ORGANIZAÇÃO DE PROJETOS EDUCATIVOS NO MOODLE. (Carga horária: 24h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.

2014 - 2014

Formação de avaliadores para sistemas de gestão da qualidade em OS. (Carga horária: 16h). , IQG - Health Services Accreditation, IQG, Brasil.

2011 - 2011

Introdutório em Saúde da Família. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2010 - 2010

Qualificação de Gestores do SUS. (Carga horária: 180h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.

2009 - 2010

Impactos da Violência na Saúde. (Carga horária: 240h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2009 - 2009

Atualização em Salas de Vacinas. (Carga horária: 24h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2009 - 2009

Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2007 - 2007

Farmacologia Aplicada à Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, COREN-CE, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Enfermagem no Programa de Assistência Dom. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, COREN-CE, Brasil.

2006 - 2006

Aperfeiçoamento em Gestão em Saúde. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2006 - 2006

Regulação em Saúde. (Carga horária: 60h). , Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, EFSFVS, Brasil.

2004 - 2004

Introdutório em Saúde da Família. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2004 - 2004

Capacitação Pedagógica para instrutor/supervisor d. (Carga horária: 44h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Cardiologia. Monitoria.. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Cardiologia. (Carga horária: 320h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2003 - 2003

Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infânc. (Carga horária: 45h). , Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, EFSFVS, Brasil.

2003 - 2003

Básico de Vigilância Sanitária. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Estágio na Rede Integral de Saúde Mental. (Carga horária: 44h). , Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde de Sobral-CE, SDSS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Obstetrícia. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Obstetrícia. Monitoria. (Carga horária: 144h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Projeto de Extensão na Área de Saúde. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Organização de eventos

CARNEIRO, M. S. M. . II Congresso Internacional Saúde e Sociedade. 2019. (Congresso).

CARNEIRO, M. S. M. . IV Jornada Regional em Saúde da Família. 2018. (Outro).

CARNEIRO, M. S. M. . Congresso Internacional Saúde e Sociedade. 2017. (Congresso).

CARNEIRO, M. S. M. . III Jornada Regional em Saúde da Família. 2017. (Outro).

MELO, M. S. S. . IV Congresso Cearense de Enfermagem, IV Mostra de Enfermagem, Talento e Arte e 19a. Convenção Interiorana de Enfermagem. 2007. (Congresso).

MELO, M. S. S. . Seminário de Integração Estratégia Saúde da Família e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. 2007. (Outro).

MELO, M. S. S. . II Jornada Teórico-Prática de Trauma. 2003. (Outro).

MELO, M. S. S. . Workshop em Saúde Pública. 2002. (Outro).

MELO, M. S. S. . I Jornada teórico-Prática de Trauma. 2001. (Outro).

Participação em eventos

III Jornada Regional em Saúde da Família.Nova Política da Atenção Básica à Saúde e os Desafios do E-SUS. 2017. (Outra).

VII Encontro de Extensão e Cultura.Avaliação de Resumos e Trabalhos. 2017. (Encontro).

II Jornada Regional em Saúde da Família - JORESF.Minicurso Fontes de informação em saúde e produção científica. 2016. (Outra).

10o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliação do desempenho da Atenção Primária à Saúde em Sobral-CE: percepção dos profissionais da ESF. 2012. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. AVALIACAO DA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE EM SOBRAL-CE: APLICACAO DO PCATOOL AOS USUARIOS DOS SERVICOS. 2012. (Congresso).

9o. Congresso Cearense de Enfermagem, 24a. Convenção Interiorana de Enfermagem e 7a. Mostra de Enfermagem Talento e Arte.. Estratégia Saúde da Família: a busca de novos rumos para a Enfermagem.. 2012. (Congresso).

XIV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.Membro avaliador dos trabalhos acadêmicos inscritos para prêmio.. 2012. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2011. (Congresso).

XIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.Membro avaliador de trabalhos científicos.. 2011. (Encontro).

I Jornada Cearense de Urologia. 2010. (Outra).

XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 2010. (Congresso).

Curso de Atualização em Salas de Vacinas. 2009. (Outra).

I Jornada de Enfermagem das Faculdades INTA.Atuação da enfermagem na atenção primária à saúde. 2009. (Outra).

I Jornada de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem.Assistência de Enfermagem na Atenção Básica. 2009. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliação para Melhoria da Qualidade como instrumento norteador do planejamento do trabalho da equipe de saúde da família - a experiência de Sobral-CE. 2009. (Congresso).

Mesa Redonda de Fundamentos da Prática e da Assistência Médica.Fundamentos da Prática e da Assistência Médica. 2009. (Outra).

III Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho e 13 Encontro Internacional de Enfermagem do Trabalho. Mapeamento dos Riscos Relacionados aos Ambientes e Processos de Trabalho dos Distritos de Sobral-CE. 2008. (Congresso).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família.Organização da Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE para o enfrentamento das doenças diarréicas.. 2008. (Seminário).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família.A atuação da ESF na dengue em Sobral-CE: trabalhando o combate ao mosquito e a assistência aos casos. 2008. (Outra).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família.Qualidade da assistência na Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE: opinião dos usuários do serviço. 2008. (Outra).

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família, IV Seminário Internacional de Atenção Primária/Saúde da Família, III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família.A AMQ no município de Sobral-CE: implantação e apresentação dos resultados obtidos na primeira etapa. 2008. (Outra).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Mapeamento dos trabalhadores da sede do município de Sobral-CE: principais atividades produtivas e riscos resultantes do processo de trabalho. 2008. (Congresso).

I Congresso Cearense de atenção domiciliar à saúde. Estratégia Saúde da Família no fortalecimento da atenção domiciliar em Sobral-CE. 2007. (Congresso).

I Congresso Estadual da Atenção Básica e 2o Encontro da Macrorregional Cariri da Atenção Básica.. Estratégias para a melhoria da assistência aos casos de dengue em Sobral-CE. 2007. (Congresso).

IV Congresso Cearense de Enfermagem, IV Mostra de Enfermagem, Talento e Arte e 19a. Convenção Interiorana de Enfermagem. As interfaces do cuidado de enfermagem na Atenção Básica. 2007. (Congresso).

Seminário Internacional de Atenção Domiciliar.A integralidade enquanto estratégia para a atenção domiciliar: a experiência de Sobral-CE. 2007. (Seminário).

XXI Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Ceará. Estratégia Saúde da Família: necessidades de saúde determinando a estruturação de novas práticas. 2007. (Congresso).

Seminário Nacional de lançamento do Prograb - Programação para Gestão por resultados na Atenção Básica. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Maria Carvalho Fontenele

FERREIRA JUNIOR, A. R.; ANJOS, S. J. S. B.; SOUSA, D. M. N.;CARNEIRO, M. S. M.; NASCIMENTO, C. E. M.; SILVA, M. A. M.; MORAIS, A. P. P.. A (des) priorização da rede de atenção materno-infantil no planejamento em saúde dos municípios. 2024. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva - PPSAC) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Samara Maria Pereira de Andrade

SILVA, M. M. S.; MUNIZ, E. A.;CARNEIRO, M. S. M.. Acreditação hospitalar e sua influência na qualidade em serviços hospitalares. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Essuélio José Basílio Trigueiro

CARNEIRO, M. S. M.; GOMES, F. M. A.; SOARES, J. S. A.. Os princípios da manutenção centrada na confiabilidade aplicados à manutenção de equipamentos médico hospitalares: um estudo bibliográfico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Loíse Elena Zanin

MELO, D. H.; FURTADO, K. A. A.;CARNEIRO, M. S. M.. A comunicação no processo de transferência das informações entre profissionais de saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Roberto Matteus Bulcão dos Santos

SILVA, M. M. S.; MUNIZ, E. A.;CARNEIRO, M. S. M.. O financiamento da assistência médico hospitar e sua implicação para a gestão eficiente destes serviços de saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Albertina Iara do Nascimento Lopes

MONTEIRO, M. A. A.; ALBUQUERQUE, I. M. N.;MELO, M. S. S.. Gerência do Centro de Saúde da Família do município de Sobral: visão da equipe multiprofissional de saúde. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Alessandra Ponte de Queiroz Miranda

MONTEIRO, M. A. A.; ALBUQUERQUE, I. M. N.;MELO, M. S. S.. Papel dos gerentes dos Centros de Saúde da Família na visão dos gestores de saúde de Sobral-CE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Maria de Lourdes Prado Parente

ALBUQUERQUE, I. M. N.; FREITAS, C. A. S. L.;MELO, M. S. S.. Análise da mortalidade materna no município de Morrinhos-CE no período de 2006 a 2008. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Ana Claúdia Mendes da Costa

ALBUQUERQUE, I. M. N.; FREITAS, C. A. S. L.;MELO, M. S. S.. Competências dos gerentes dos Centros de Saúde da Família de Sobral-Ce na gestão de pessoas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Giselle Parente Radnai

MELO, M. S. S.; CHAGAS, M. I. O.; BRITO, A. R.. Análise crítica do processo de avaliação para melhoria da qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ) realizada no município de Poranga-CE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Francisca Marinice Carneiro

CARNEIRO, MARIA DO SOCORRO MELO; RIBEIRO, M. A.; ZANIN, L. E.. Relação entre a convivência familiar e a saúde e bem-estar do idoso institucionalizado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: ISNARA DE AZEVEDO SOUSA

CARNEIRO, M. S. M.; CAVALCANTE, J. H. V.; AGUIAR, C. C.. Redução de danos e a atenção aos usuários de substâncias psicoativas na ESF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Francisca Eugênia Paiva Martins

LINHARES, M. S. C.;CARNEIRO, M. S. M.; ESCOCIO, F. L. M.. Estudo da prevalência do tracoma nos escolares do municipio de Sobral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Phalloma Mercia Lima Albuquerque

CARNEIRO, M. S. M.; ALBUQUERQUE, I. M. N.; CUNHA, C. G.. Validação de instrumento para a avaliação das competências gerenciais da Atenção Primária à Saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: JOABSON ROMÁRIO BORGES MENDONÇA

RIBEIRO, M. A.; MESQUITA, K. O.;CARNEIRO, M. S. M.. Incidentes críticos na realização do Projeto Terapêutico Singular na Atenção Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Luciana Magalhães Mesquita

BEZERRA, E. O.; SANTIAGO, L. M. M.;CARNEIRO, M. S. M.. Percepções de gestantes sobre trabalho de parto pré termo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: BRENDA LÍLYA DOS SANTOS FERNANDES

CARNEIRO NETO, M. C.; MOREIRA, A. P.;CARNEIRO, M. S. M.. Do direito à saúde ao direito sanitário e as relações com a violência obstétrica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Alana Mara Lima Feijão

ALVES, L. C.;CARNEIRO, M. S. M.; GOMES, F. M. A.. O processo de utilização do checklist de cirurgia segura pela equipe de enfermagem do centro cirúrgico de um hospital terciário em Sobral-CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA.

Aluno: Maria Jucilene Azevedo Gomes

LINHARES, M. S. C.;CARNEIRO, M. S. M.; DIAS, R. V.. As características epidemiológicas da leishmaniose visceral no estado do Ceará de 2011 a 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Robert Fagner Cavalcante Carneiro

CARNEIRO, M. S. M.; BEZERRA, E. O.; ZANIN, L. E.. Cuidadores de idosos portadores de demência: conhecendo impactos e desafios da função. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Kamilla Vasconcelos Fernandes

MELO, M. S. S.; GOMES, F. M. A.; SOUSA, R. A.. Atenção à Saúde Infantil no âmbito da estratégia de saúde da família: um estudo bibliográfico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA.

Aluno: Jarina Cavalcante Pontes

MELO, M. S. S.; GOMES, F. M. A.; PONTE, K. M. A.. Saúde no trânsito: análise dos trabalhos apresentados no 10o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA.

Aluno: Maria Cristina Gomes Ibiapina

MELO, M. S. S.; SOUSA, R. A.; PONTE, H. M. S.. Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: análise dos trabalhos apresentados no 10o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA.

Aluno: Niara de Queiroz Sales Viana

MELO, M. S. S.; SOUSA, R. A.; GOMES, F. M. A.. Avaliação da atenção primária à saúde da criança: acesso ao serviço.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA.

Aluno: Ana Carla Martins Araújo

MELO, M. S. S.; SOUSA, R. A.; GOMES, F. M. A.. Atenção à saúde do idoso na estratégia saúde da família: um estudo bibliográfico.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA.

Aluno: Liliane Nara de Siqueira Bastos

SOUSA, R. A.;MELO, M. S. S.; SIQUEIRA, D. D.. Atenção aos portadores de Síndrome de Down pelos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA.

Aluno: Aurélia Jéssica Lima de Vasconcelos

LINHARES, M. S. C.;MELO, M. S. S.; BRITO, M. C. C.. Avaliação dos Segmentos dos casos de leishmaniose visceral realizado pelas equipes da estratégia Saúde da Família de Sobral, Ceará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Lara Lázara Vieira

FREITAS, C. A. S. L.; MONTEIRO, M. A. A.;MELO, M. S. S.. Cuidado de Enfermagem a idosos em domicílio: o papel do Cuidador Familiar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Viviane Sousa Borges

FREITAS, C. A. S. L.; OLIVEIRA, E. N.;MELO, M. S. S.. Perfil dos idosos vítimas de violência intrafamiliar no município de Sobral-Ceará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Tamires Alexandre Félix

FERREIRA, A. G. N.;MELO, M. S. S.; SIQUEIRA, D. D.. Atuação da enfermagem frente a depressão pós-parto nas consultas de puericultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Liliane de Sousa Borges

FREITAS, C. A. S. L.; OLIVEIRA, E. N.;MELO, M. S. S.. Fatores intervenientes no cotidiano de cuidadores informais de idosos com doença de Alzheimer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: ANTÔNIA NATÉRCIA PRADO DO NASCIMENTO

FERREIRA, A. G. N.; SILVA, A. S. R.;MELO, M. S. S.. Percepção das puérperas sobre prevenção de complicações da Doença Hipertensiva Específica da Gestação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Mayara Alcântara Jorge

FREITAS, C. A. S. L.; XIMENES NETO, F. R. G.;MELO, M. S. S.. A vivência do casal mastectomizado em processo de reabilitação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: LÉIA MARIA VASCONCELOS SOUSA

MELO, M. S. S.ALBUQUERQUE, I. M. N.; FREITAS, C. A. S. L.. Puericultura: percepção de mães que realizam consultas em uma UBS da zona rural de Sobral/CE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Tessiana Rodrigues de Melo

MELO, M. S. S.; LIMA, C. A. S.;ALBUQUERQUE, I. M. N.. Qualidade da assistência em planejamento familiar: as vozes de mulheres domiciliadas no Bairro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Francisca Maxwana P

MELO, M. S. S.; LIMA, C. A. S.; LINHARES, M. S. C.. de Vasconcelos.O papel da enfermagem no cuidado a pessoas com diabetes mellitus que sofreram amputações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Francisca Walkiria Viana

MELO, M. S. S.ALBUQUERQUE, I. M. N.; VASCONCELOS, L. C. A.. Análise das percepções de pacientes com diabetes mellitus acerca de suas complicações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Abigail de Paulo Andrade

MELO, M. S. S.; LIMA, C. A. S.; LINHARES, M. S. C.. Análise dos óbitos por causa mal definida de Sobral-CE em 2008, a partir das autópsias verbais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Paulo Anderson Brito Grangeiro

MELO, M. S. S.ALBUQUERQUE, I. M. N.; FREITAS, C. A. S. L.. Determinantes sociais e culturais envolvendo a incidência de gravidez na adolescência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Andreza Régia Araújo Vasconcelos

MELO, M. S. S.; LIMA, C. A. S. L.; CHAGAS, M. I. O. C. O olhar dos enfermeiros do sistema de saúde de Sobral-CE sobre o protocolo da visita puerperal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Quitéria Maria Soares Mesquita

MELO, M. S. S.; XIMENES NETO, F. R. G.; BRAGA, F. D. P.. Análises das práticas dos enfermeiros na estratégia Saúde da Família desenvolvido aos portadores de DST. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Patrícia Aragão Alves

MELO, M. S. S.; XIMENES NETO, F. R. G.; CHAGAS, M. I. O.. Trabalho da equipe de enfermagem em sala de vacina: análise do perfil e das práticas dos auxiliares e técnicos de enfermagem na sala de vacina na estratégia Saúde da Família. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Rafaela Sales Bonfim

MELO, M. S. S.. O programa de Planejamento Familiar de Sobral-CE sob a ótica dos gerentes das Unidades de Saúde da Família de Sobral-CE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Débora Pongitori Gifone

MELO, M. S. S.; LIMA, C. A. S.;ALBUQUERQUE, I. M. N.. O olhar do idoso sobre a atenção prestada na Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

CARNEIRO, M. S. M.CARNEIRO, MARIA DO SOCORRO MELO. Membro da Comissão Examinadora da Seleção Pública para o cargo de Professor Substituto. 2017. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

CARNEIRO, M. S. M.. Membro avaliador do XIV Encontro de Inicação à Docência. 2017. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

CARNEIRO, M. S. M.. Membro avaliador da II Jornada Regional em Saúde da Família - JORESF. 2016. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

CARNEIRO, M. S. M.. Membro avaliador da 2ª Semana Sobralense de Enfermagem; VII Jornada de Enfermagem das Faculdades INTA; III Semana de Enfermagem da UVA. 2015. Centro Universitário UNINTA.

MELO, M. S. S.. Membro avaliador dos trabalhos acadêmicos inscritos para prêmio no XIV Encontro de Iniciação Científica.. 2012. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

MELO, M. S. S.. Membro avaliador dos trabalhos científicos do XIII Encontro de Iniciação Científica. 2011. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

MELO, M. S. S.. Seleção para a VIII turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 2009. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

MELO, M. S. S.. Processos Seletivos para Tutores, Preceptores e Residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. 2008. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

MELO, M. S. S.. Processo seletivo para profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. 2008. Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.

Orientou

Maria Jéssica Melo Marinho

Rastreio do Câncer de Mama e de Colo do Útero diante da Pandemia por Covid-19: Proposição de Fluxos Assistenciais de Reorganização do Serviço; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização com caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Famí) - Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Essuélio José Basílio Trigueiro

Os princípios da Manutenção Centrada na Confiabilidade aplicados à manutenção de equipamentos médico hospitalares: um estudo bibliográfico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares) - Escola de Saúde Pública do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Francisco Willian Melo de Sousa

Demandas e acesso aos serviços de pré-natal e parto de puérperas internadas em maternidade de referência; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Maria Pereira Cassimiro

QUALIDADE DOS REGISTROS DE ASSISTÊNCIA PRÉ- NATAL DE PARTURIENTES INTERNADAS EM UMA MATERNIDADE DE ALTO-RISCO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Sara Maria da Ponte Parente

CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS CUSTOS DE PACIENTES EM LEITOS DE TERAPIA a INTENSIVA SUBMETIDOS À LONGA PERMANÊNCIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

ANDERSON MEDEIROS VASCONCELOS

Acompanhamento aos hipertensos e diabéticos pela atenção primária à saúde no contexto da pandemia de Covid; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Tatiane Moreira Costa

AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Ingrid Ohana de Aguiar Oliveira

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ASSISTÊNCIA PRÉ- NATAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Simone Braga Rodrigues

CARACTERIZAÇÃO DE PACIENTES NOTIFICADOS COM CLÍNICA DE MORTE ENCEFÁLICA NO PERÍODO DE 2013-2017 DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

JOÃO VITOR TEIXEIRA DE SOUSA

Avaliação da cultura de segurança do paciente na atenção primária de um município do interior do estado do Ceará; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

ISNARA DE AZEVEDO SOUSA

Redução de danos e a atenção aos usuários de substâncias psicoativas na ESF; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Francisca Marinice Carneiro

Relação entre a convivência familiar e a saúde e bem-estar do idoso institucionalizado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Phalloma Mercia Lima Albuquerque

Validação de instrumento para a avaliação das competências gerenciais da Atenção Primária à Saúde; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Robert Fagner Cavalcante Carneiro

Cuidadores de idosos portadores de demência: conhecendo impactos e desafios da função; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Kamilla Vasconcelos Fernandes

Atenção à saúde infantil no âmbito da estratégia saúde da família: um estudo bibliográfico; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Niara de Queiroz Sales Viana

Avaliação da atenção primária à saúde da criança: acesso ao serviço; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Ana Carla Martins Araújo

Atenção à saúde do idoso na estratégia saúde da família: um estudo bibliográfico; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Jarina Cavalcante Pontes

Saúde no trânsito: análise dos trabalhos apresentados no 10o; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Maria Cristina Gomes Ibiapina

Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: análise dos trabalhos apresentados no 10o; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário UNINTA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Francisca Walquíria Viana

Análise das percepções de pacientes com diabetes mellitus acerca de suas complicações; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Antonio Lucas de Brito Pereira

Análise do impacto da pandemia da Covid 19 nos processos de trabalho da estratégia saúde da família; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Francisco Willian Melo de Sousa

Análise da rede de atenção à saúde materno-infantil: demandas e acesso de gestantes e parturientes; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Janaína de Almeida Prado

Avaliação da cultura de segurança do paciente na atenção terciária; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Maria Thayane Jorge Freire

Avaliação da qualidade da gestão e atenção hospitalar: contribuições do processo de acreditação; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Programa Bolsa de Iniciação Científica e Universidade - UVA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

ANA KAROLINE BARROS BEZERRA

Avaliação da articulação da rede de atenção à saúde para melhoria da utilização do serviço de urgência e emergência; 2017; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Programa Bolsa de Iniciação Científica e Universidade - UVA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

MARIA THAYANE JORGE FREIRE, EDNA NAELLE SALES CRISPIM

PERCEPCAO DE ENFERMEIRO E PACIENTE NA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE SOBRE A CONSULTA DE ENFERMAGEM A PORTADOR DE HANSENIASE; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Eveline Carneiro de Oliveira

Projeto de extensão Liga de Enfermagem em Saúde da Família; 2019; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Programa Bolsa de Extensão - UVA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

JOÃO VITOR TEIXEIRA DE SOUSA

Projeto de extensão Liga de Enfermagem em Saúde da Família; 2018; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Programa Bolsa de Extensão - UVA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Nayana Cíntia Silveira

Projeto de extensão Liga de Enfermagem em Saúde da Família; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Programa Bolsa de Extensão - UVA; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Ana Naiara Alves de Sousa; Debora Maria Bezerra Martins;

SEGURANCA DO PACIENTE NO CENARIO DA ASSISTENCIA MATERNO-INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIENCIA; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

ERILANDY DE SOUSA ÁVILA; DEBORA MARIA BEZERRA MARTINS

CONTRIBUICOES E DESAFIOS JUNTO A POPULACAO EM SITUACAO DE RUA: A EXPERIENCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO CENTRO POP DE SOBRAL; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Maria do Socorro Melo Carneiro;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, A. L. F. ; BEZERRA, G. S. ; OLIVEIRA, M. J. A. ; CARNEIRO, M. S. M. ; SILVA, M. A. M. . Vulnerabilidades em saúde de gestantes acometidas pela Covid-19. DESTAQUES ACADÊMICOS , v. 15, p. 328-344, 2023.

  • XIMENES NETO, FRANCISCO ROSEMIRO GUIMARÃES ; OLIVEIRA, ELIANY NAZARÉ ; MARQUES, KEILA MARIA DE AZEVEDO PONTE ; VIANA, REBECA SALES ; ARAGÃO, JOYCE MAZZA NUNES ; CARNEIRO, MARIA DO SOCORRO MELO . Atuação das ligas de enfermagem frente à pandemia da COVID-19. REVISTA RECIEN - REVISTA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM , v. 11, p. 451-461, 2021.

  • WILLIAN MELO DE SOUSA, FRANCISCO ; CARNEIRO DE OLIVEIRA, EVELINE ; ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO, CARLOS ; DO SOCORRO MELO CARNEIRO, MARIA . Academic league and community: extension experiences in the scope of Primary Care/ Liga acadêmica e comunidade: vivências extensionistas no âmbito da Atenção Primária. Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) , v. 10, p. 1-6, 2021.

  • FERREIRA, S. L. ; CARNEIRO, M. S. M. ; BARBALHO, E. V. ; GOMES, F. M. A. ; MEDEIROS, J. M. G. ; FERREIRA JUNIOR, A. R. ; PINTO, F. J. M. . Capacidade de atendimento hospitalar mediante solicitações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva adulto. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1, 2021.

  • CASTRO, A. T. B. ; MARTINS, M. C. G. ; ROCHA, J. E. C. ; SILVA, M. A. M. ; MESQUITA, A. L. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . SIMULAÇÃO DO CUIDADO PRÉ-NATAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. ReTEP - Revista Tendências da Enfermagem Profissional , v. 13, p. 46-56, 2021.

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; BARRETO, R. M. ; RIBEIRO, M. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; CARNEIRO, M. S. M. ; CUNHA, I. C. K. O. . Percepção acerca do processo de gerenciamento em Centros de Saúde da Família. Enfermagem em Foco , v. 11, p. 160-167, 2020.

  • BARRETO, RAISSA MONT'ALVERNE ; ALBUQUERQUE, IZABELLE MONT' ALVERNE NAPOLEÃO ; CARNEIRO, MARIA DO SOCORRO MELO ; RIBEIRO, MARCOS AGUIAR . Contribuição da avaliação para qualificação da Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa da literatura. SAÚDE (SANTA MARIA) , v. 45, p. 1-16, 2019.

  • SOUSA, F. W. M. ; CAMPOS, M. P. ; SOUSA FILHO, A. L. ; CAVALCANTE, F. M. L. ; OLIVEIRA, L. S. ; CARNEIRO, M. S. M. ; ARRUDA, A. K. S. . ?Por onde andei?: vivências de acadêmicos de enfermagem na atenção primária à saúde. REVISTA SAÚDE EM REDES , v. 5, p. 293-304, 2019.

  • MESQUITA, L. M. ; BEZERRA, E. O. ; SANTIAGO, L. M. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . Sentimentos e percepções de gestantes sobre o trabalho de parto pré-termo. ReTEP - Revista Tendências da Enfermagem Profissional , v. 10, p. 3-10, 2018.

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; FREIRE, M. T. J. ; CARNEIRO, M. S. M. . Avaliação da gestão hospitalar: contribuições do processo de acreditação na visão de gestores. Revista Tendências da Enfermagem Profissional , v. 10, p. 21-26, 2018.

  • ZANIN, L. E. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; CARNEIRO, M. S. M. ; MELO, D. H. . Avaliação da assistência fonoaudiológica na estratégia de saúde da família pela perspectiva do usuário. CODAS , v. 29, p. 1-7, 2017.

  • ELENA ZANIN, LOISE ; HARDY MELO, DANIEL ; MELO CARNEIRO, MARIA DO SOCORRO ; MENDES GOMES, JULIANA ; DE PAULO TEIXEIRA PINTO, VICENTE ; BARROS SILVA, LEONARDO WILNER ; ROSSE SANTOS, ÍTALO ; MENDONÇA RODRIGUES, AMANDA KATHLEEN . Proposta e validação de um protocolo de triagem para identificar as manifestações fonoaudiológicas na hanseníase. REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE) , v. 29, p. 564-573, 2016.

  • CARNEIRO, MARIA DO SOCORRO MELO ; DA SILVA, MARCELO GURGEL CARLOS ; MAIA PINTO, FRANCISCO JOSÉ ; NAPOLEÃO ALBUQUERQUE, IZABELLE MONT?ALVERNNE ; SANTOS, FRANCISCO DIOGENES . Avaliação do acesso aos serviços de atenção primária à saúde em um município do nordeste brasileiro doi: 10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.179.p209-217.2015. Journal of Health and Biological Sciences , v. 3, p. 209, 2015.

  • CARNEIRO, M. S. M. ; MELO, D. M. S. ; GOMES, J. M. ; PINTO, F. J. M. ; SILVA, M. G. C. . Avaliação do atributo coordenação da Atenção Primária à Saúde: aplicação do PCATool a profissionais e usuários. Saude em Debate , v. 38, p. 279-295, 2014.

  • XIMENES NETO, F. R. G. ; ALVES, P. A. ; CHAGAS, M. I. O. ; PONTE, M. A. C. ; MELO, M. S. S. ; CUNHA, I. C. K. O. . Análise do perfil e das práticas dos auxiliares e técnicos de enfermagem em sala de vacina na Estratégia Saúde da Família.. Enfermagem Brasil , v. 2, p. 69-79, 2012.

  • XIMENES NETO, F. R. G. ; MESQUITA, Q. M. S. ; LEITE, J. L. ; FERREIRA, A. G. N. ; MELO, M. S. S. ; BRASIL, R. W. N. . Trabalho dos Enfermeiros no controle das doenças sexualmente transmissíveis: análise do perfil, necessidades e facilidades vivenciadas na Estratégia Saúde da Família. Paraninfo Digital , v. 16, p. 1, 2012.

  • FROTA, S. L. F. ; LINHARES, J. H. ; MELO, M. S. S. . Sistema de Informação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no município de Sobral, Ceará. Sanare (Sobral) , v. 09, p. 11-13, 2010.

  • LINHARES, J. H. ; FROTA, S. L. F. ; SOARES, C. H. A. ; LINHARES, A. E. M. S. ; MELO, M. S. S. . Sistema de informação em fisioterapia na atenção básica no território dos Terrenos Novos no município de Sobral, Ceará. Sanare (Sobral) , v. 09, p. 14-16, 2010.

  • CARNEIRO NETO, M. C. ; CARNEIRO, J. C. ; MOREIRA, A. P. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. ; DIAS, R. V. . Aspectos Jurídicos no enfrentamento da dengue no município de Sobral, Ceará. Sanare (Sobral) , v. 09, p. 20-22, 2010.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; TORRES, A. R. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FROTA, S. L. F. ; LINHARES, J. H. ; COELHO, C. M. A. . Estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde e Ação Social do município de Sobral, Ceará para o enfrentamento das enchentes no ano de 2009. Sanare (Sobral) , v. 09, p. 27-28, 2010.

  • TORRES, A. R. A. ; SILVA, Cheila Portela ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; DIAS, M. S. A. ; MELO, M. S. S. . Saúde do trabalhador no município de Sobral: mapeamento dos riscos como estratégia para planejamento de ações na atenção primária. Sanare (Sobral) , v. 7, p. 20-26, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; LIRA, R. M. . Estratégia Saúde da Família: uma análise do processo de trabalho do enfermeiro. Scientia Mater (Sobral) , v. 3, p. 63-73, 2004.

  • ARAU (Org.) ; CARNEIRO, M. S. M. (Org.) ; LOPES, R. E. (Org.) ; BRITO, M. C. C. (Org.) . Liga de enfermagem em saúde da família: a liga que deu liga - vivências no contexto da saúde da família. 1. ed. SOBRAL: Edições UVA, 2021. 122p .

  • Bezerra, Ana Karoline Barros ; CARNEIRO, MARIA DO SOCORRO MELO ; Medeiros, Juliana Mendes Gomes de ; Zanin, Loise Elena ; Ferreira Junior, Antônio Rodrigues . AVALIAÇÃO DA ARTICULAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE PARA MELHORIA DO SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Saúde da população em tempos complexos: olhares diversos. 1ed.: Amplla Editora, 2022, v. , p. 96-110.

  • SOUSA, D. K. B. ; ALBUQUERQUE, P. M. L. ; RIBEIRO, M. A. ; CARNEIRO, M. S. M. ; FERREIRA JUNIOR, A. R. . Avaliacao das Competencias dos Gerentes dos Centros de Saude da Familia. In: Luiza Jane Eyre de Souza Vieira; Antonio Rodrigues Ferreira Júnior; Verônica Maria da Silva Mitros. (Org.). Artefatos da gestão frente aos desafios locais e globais na saúde das populações. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2022, v. 1, p. 172-190.

  • LIMA, R. S. ; PRADO, J. A. ; CARNEIRO, M. S. M. ; MAYORGA, F. D. O. ; FERREIRA JUNIOR, A. R. . Organizacao do fluxo de gestantes e parturientes na rede de atencao materno-infantil. In: Luiza Jane Eyre de Souza Vieira; Antonio Rodrigues Ferreira Júnior; Verônica Maria da Silva Mitros. (Org.). Artefatos da gestão frente aos desafios locais e globais na saúde das populações. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2022, v. 1, p. 191-213.

  • SILVEIRA, N. C. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; BALICA, H. L. L. ; BRAGA, Y. K. B. ; CARNEIRO, M. S. M. . Tecnologias inovadoras para promoção da saúde: produção de um vídeo sobre arboviroses. In: CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO; MARIA DO SOCORRO MELO CARNEIRO; ROBERLÂNDIA EVANGELISTA LOPES; MARIA DA CONCEIÇÃO COELHO BRITO. (Org.). Liga de enfermagem em saúde da família: a liga que deu liga - vivências no contexto da saúde da família. 1ed.SOBRAL: Edições UVA, 2021, v. , p. 49-60.

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; SOUSA, J. A. ; OLIVEIRA, F. F. D. ; COSTA, M. M. ; MOREIRA, L. H. A. ; PONTES, L. S. ; CARNEIRO, M. S. M. . O empoderamento do extensionar: experiências da Liga de Enferma- gem em Saúde da Família. In: CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO; MARIA DO SOCORRO MELO CARNEIRO; ROBERLÂNDIA EVANGELISTA LOPES; MARIA DA CONCEIÇÃO COELHO BRITO. (Org.). Liga de enfermagem em saúde da família: a liga que deu liga - vivências no contexto da saúde da família. 1ed.SOBRAL: Edições UVA, 2021, v. , p. 86-98.

  • ALBUQUERQUE, I. M. N. ; CUNHA, I. C. K. O. ; SILVEIRA, N. C. ; RIBEIRO, M. A. ; CUNHA, C. G. ; CARNEIRO, M. S. M. . GERENCIAMENTO DA ATENCAO BASICA NO NORDESTE: SOB A VISAO DE ESPECIALISTAS. In: IZABELLE MONT?ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE; PERCY ANTONIO GALIMBERTTI. (Org.). Sociopolítica da saúde: a importância do SUS em época de instabilidade. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2021, v. 2, p. 128-158.

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; COSTA, T. M. ; SAMPAIO, A. C. C. ; ALVES, G. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . Gestão de ligas acadêmicas: a experiência da diretoria da Liga de Enfermagem em Saúde da Família. In: CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO; MARIA DO SOCORRO MELO CARNEIRO; ROBERLÂNDIA EVANGELISTA LOPES; MARIA DA CONCEIÇÃO COELHO BRITO. (Org.). Liga de enfermagem em saúde da família: a liga que deu liga - vivências no contexto da saúde da família. 1ed.SOBRAL: Edições UVA, 2021, v. 1, p. 40-48.

  • PINTO, J. V. A. ; CARNEIRO, M. S. M. ; BARRETO, R. M. ; LIRA, R. C. M. . Atenção Primária à Saúde e a Estratégia Saúde da Família: uma reflexão sobre avanços e retrocessos. In: Percy Antonio Galimbertti; Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque. (Org.). Sociopolítica da saúde: desafios e oportunidades. 1ed.Sobral-CE: Edições UVA, 2018, v. , p. 227-248.

  • CARNEIRO, M. S. M. ; ALBUQUERQUE, A. C. M. A. ; SOUSA, R. A. ; GOMES, F. M. A. ; MENEZES, R. S. P. ; SILVA, J. F. M. ; LIMA, E. N. S. L. . Atenção à saúde do idoso na Estratégia de Saúde da Família. In: Glaucirene Siebra Moura Ferreira; José Reginaldo Pinto; Lívia Mara de Araújo; Antonia Eliana de Araújo Aragão; Perpétua Alexsandra Araújo; Raila Souto Pinto Menezes; Janaísa Gomes Dias de Olviveira; Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante. (Org.). Saúde do idoso - promoção multifocal no cuidado. 1ed.Curitiba: , 2016, v. , p. 149-156.

  • PONTE, H. M. S. ; MELO, M. S. S. ; SOUZA, F. L. ; SOARES, C. H. A. ; CAVALCANTE, V. O. M. . Território e a Estratégia Saúde da Família: uma reflexão e um desafio. In: Fernando Antonio Cavalcante Dias; Maria Socorro de Araújo Dias. (Org.). Território, Cultura e Identidade. Rio de Janeiro: Abrasco, 2010, v. , p. 79-90.

  • DIAS, F. A. C. ; SOARES, C. H. A. ; DIAS, M. S. A. ; MELO, M. S. S. ; FREITAS, C. A. S. L. ; CHAGAS, M. I. O. . Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Sobral-CE: evidências de fortalecimento de práticas e saberes em promoção da saúde. In: Ana Maria Girotti Sperandio. (Org.). O processo de avaliação das experiências locais do Projeto de Ações Intersetoriais em Promoção da Saúde - AIPS: buscando as igualdades a partir das diferenças. Rio de Janeiro: Abrasco, 2009, v. , p. 63-71.

  • SOUSA, R. A. ; FREIRE, M. T. J. ; GALENO, M. E. N. ; GOMES, I. L. V. ; SOUSA, L. A. ; CARNEIRO, M. S. M. ; PONTE, H. M. S. ; GOMES, F. M. A. ; PINTO, F. J. M. ; FERREIRA JUNIOR, A. R. . Cuidados domiciliares ao recém-nascido prematuro após alta hospitalar. In: Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador-BA. Anais do 13O Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco, 2022. v. 2.

  • SOUSA, D. K. B. ; BRAGA, M. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . O TRABALHO DO ENFERMEIRO NO GERENCIAMENTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. In: Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2017, Sobral. Congresso internacional saúde e sociedade. Sobral, 2017. v. 1. p. 103-105.

  • BALICA, H. L. L. ; CARNEIRO, M. S. M. ; LOPES, R. E. ; BRITO, M. C. C. ; CARNEIRO NETO, M. C. . ESTRATÉGIA DA JUDICIALIAZAÇÃO COMO FACILITADOR DO ACESSO DOS USUÁRIOS AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. In: Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2017, Sobral. Congresso internacional saúde e sociedade. Sobral, 2017. v. 1. p. 196-198.

  • PINTO, M. M. P. ; CARNEIRO, M. S. M. ; MACIEL, G. P. ; LOPES, R. E. ; BRITO, M. C. C. . ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE. In: Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2017, Sobral. Congresso internacional saúde e sociedade. Sobral, 2017. v. 1. p. 818-820.

  • BRAGA, M. M. ; NASCIMENTO, F. G. ; SOUSA, D. K. B. ; SOUSA, J. V. T. ; CARNEIRO, M. S. M. . ABORDAGEM GRUPAL COM GESTANTES: ESTRATÉGIAS ELABORADAS PARA O CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. In: Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2017, Sobral. Congresso internacional saúde e sociedade. Sobral, 2017. v. 1. p. 830-832.

  • SILVEIRA, N. C. ; CARNEIRO, M. S. M. ; LOPES, R. E. ; BRITO, M. C. C. . ACESSIBILIDADE À ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A SOCIEDADE ATUAL: UNIVERSALIDADE. In: Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2017, Sobral. Congresso internacional saúde e sociedade. Sobral, 2017. v. 1. p. 839-841.

  • MOURA, C. A. F. ; ARAU ; TEIXEIRA, S. E. S. ; LOPES, R. E. ; CARNEIRO, M. S. M. . LIGA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA-LESF: FERRAMENTA DE FORMAÇÃO NA ENFERMAGEM. In: Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2017, Sobral. Congresso internacional saúde e sociedade. Sobral, 2017. v. 1. p. 969-971.

  • XIMENES NETO, F. R. G. ; MESQUITA, Q. M. S. ; LEITE, J. L. ; FERREIRA, A. G. N. ; MELO, M. S. S. ; BRASIL, R. W. N. . Trabalho dos enfermeiros no controle das doenças sexualmente transmissíveis: análise do perfil, necessidades e facilidades vivenciadas na Estratégia Saúde da Família. In: I Reunión Internacional de Investigación y Educación Superior en enfermería, 2012, Granada - Espanha. Un conocimiento para la humanidad - Paraninfo Digital - monográficos de investigación en salud, 2012. v. 16.

  • CARNEIRO, M. S. M. ; LIMA, R. S. ; PRADO, J. A. ; MAYORGA, F. D. O. ; FERREIRA JUNIOR, A. R. . Fluxo e condições de parto e nascimento de parturientes atendidas na atenção terciária. In: 11o Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2021, Fortaleza-CE. Anais do 11o Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2021. v. 2.

  • CARNEIRO, M. S. M. ; PRADO, J. A. ; LIMA, P. H. B. ; GOMES, J. M. ; FERREIRA JUNIOR, A. R. . Avaliação da cultura de segurança do paciente na atenção terciária à saúde. In: 11o Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2021, Fortaleza-CE. Anais do 11o Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2021. v. 2.

  • SOUSA, J. V. T. ; CARNEIRO, M. S. M. . AVALIACAO DA CULTURA DE SEGURANCA DO PACIENTE NA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE: UMA VISAO MULTIDISCIPLINAR. In: II Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2019, Sobral-CE. Anais do II Congresso Internacional Saúde e Sociedade. Sobral: Edições UVA, 2019. p. 105.

  • FONTELES, A. C. O. ; LIRA, R. C. M. ; CARNEIRO, M. S. M. ; FE ; ALVES, S. M. ; MARINHO, V. R. . ARTICULACAO COM OS COORDENADORES DOS CURSOS ENVOLVIDOS NO PROJETO PET. In: II Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2019, Sobral-CE. Anais do II Congresso Internacional Saúde e Sociedade. Sobral-CE: Edições UVA, 2019. p. 169.

  • TORRES, A. C. F. ; CARVALHO, A. C. A. ; RODRIGUES, J. Y. V. ; PONTES, L. D. ; CARNEIRO, M. S. M. ; FURTADO, J. S. . INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMACAO EM SAUDE: A EXPERIENCIA DO PET SAUDE/INTEPROFISSIONALIDADE NO ESTUDO DOS PROJETOS POLITICOS PEDAGOGICOS. In: II Congresso Internacional Saúde e Sociedade, 2019, Sobral-CE. Anais do II Congresso Internacional Saúde e Sociedade. Sobral-CE: Edições UVA, 2019. p. 183-184.

  • FREIRE, M. T. J. ; ZANIN, L. E. ; MELO, D. H. ; CARNEIRO, M. S. M. ; SOUSA, J. V. T. ; SOUSA, D. K. B. ; BEZERRA, A. K. B. . ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO APÓS O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA. In: 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Campinas: Galoá, 2018.

  • TEIXEIRA, L. C. ; MENEZES, N. J. V. ; ALVES, G. C. ; GOMES, J. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . Simulação de consulta de pré-natal como estratégia de aprendizagem prática: relato de experiência de monitoria. In: III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Parnaíba. Rev. Interd. Ciên. Saúde, 2018.

  • ALVES, G. C. ; FONTENELE, N. A. O. ; FEIJAO, A. L. M. ; CAVALCANTE, Y. A. ; RIOS, A. F. ; TEIXEIRA, L. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . Controle da hipertensão arterial: uma experiência em um grupo de idosos a partir da promoção de saúde. In: III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Parnaíba. Rev. Interd. Ciên. Saúde, 2018. p. 76.

  • OLIVEIRA, E. C. ; OLIVEIRA, L. S. ; VIEIRA, M. M. ; COSTA, T. M. ; CARNEIRO, M. S. M. ; VASCONCELOS, A. K. C. . Estratificação de risco em pacientes com diabetes e hipertensão em uma unidade básica do município de Sobral-CE. In: III Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2018, Parnaíba. Rev. Interd. Ciên. Saúde, 2018. p. 230.

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; FONTENELE, N. A. O. ; GOMES, M. L. S. ; FEIJAO, A. L. M. ; COSTA, M. M. ; SOUSA, J. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . Crescer e Imaginar: aproximações entre adolescência e família na construção de projetos de vida. In: 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018, Natal. Anais do 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018. p. 1969-1970.

  • FREIRE, M. T. J. ; AMARAL, V. F. ; PRADO, J. A. ; SILVEIRA, N. C. ; ARAUJO, M. B. ; COSTA, M. M. ; RODRIGUES, S. B. ; BRAGA, J. C. T. ; BEZERRA, A. K. B. ; CARNEIRO, M. S. M. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; RIBEIRO, M. A. . A extensão universitária como interação com a comunidade: atividades extensionistas do projeto GEO-SUS. In: 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018, Natal. Anais do 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018. p. 2353-2354.

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; FONTENELE, N. A. O. ; GOMES, M. L. S. ; FEIJAO, A. L. M. ; ALVES, G. C. ; COSTA, M. M. ; SOUSA, J. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . A potência do extensionar: contribuições da Liga de Enfermagem em Saúde da Família no âmbito ensino-serviço-comunidade. In: 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018, Natal. Anais do 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018. p. 2380-2381.

  • COSTA, M. M. ; SOUSA, J. A. ; ALVES, G. C. ; FONTENELE, N. A. O. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; SOUSA, J. V. T. ; CARNEIRO, M. S. M. . Experiências de integrantes da Liga de Enfermagem em Saúde da Família em Sobral/CE. In: 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018. Anais do 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018. p. 2434-2435.

  • SOUSA, J. A. ; CARNEIRO, M. S. M. ; COSTA, M. M. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; FONTENELE, N. A. O. . Ligas acadêmicas estudantis: contribuições para formação dos estudantes. In: 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018, Natal. Anais do 8o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018. p. 2453.

  • SOUSA, J. V. T. ; CARNEIRO, M. S. M. ; BRAGA, J. C. T. ; COSTA, M. M. ; VASCONCELOS, A. M. B. ; SOUSA, J. A. ; SOUSA, D. K. B. ; NASCIMENTO, F. G. ; FROTA, B. C. ; FREIRE, M. T. J. . Avaliação da cultura de segurança do paciente e qualidade do cuidado na Atenção Primária de um município do interior do Ceará. In: 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.

  • FREIRE, M. T. J. ; ZANIN, L. E. ; NASCIMENTO, A. D. M. ; SILVA, I. S. P. ; MOURAO, B. M. O. ; FURTADO, K. A. A. ; PORTELA, H. A. ; MELO, D. H. ; CARNEIRO, M. S. M. ; SOUSA, J. V. T. . Estratégia para o fortalecimento da integração da rede de saúde na atenção ao paciente disfágico. In: 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.

  • CUNHA, C. G. ; NEVES, F. K. P. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; VASCONCELOS, A. M. B. ; SOUSA, J. V. T. ; SOUSA, D. K. B. ; BRAGA, J. C. T. ; FROTA, B. C. ; CARNEIRO, M. S. M. ; RIBEIRO, M. A. . Atitudes necessárias ao exercício da função de gerente da Estratégia Saúde da Família. In: 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.

  • SOUSA, D. K. B. ; CARNEIRO, M. S. M. ; BRAGA, J. C. T. ; VASCONCELOS, A. M. B. ; NEVES, F. K. P. ; SOUSA, J. V. T. ; ZANIN, L. E. ; BEZERRA, A. K. B. ; FREIRE, M. T. J. ; FROTA, B. C. . Reimplementação de um grupo de hiperdia com abordagem multiprofissional em um Centro de Saúde da Família de Sobral-CE. In: 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018.

  • SOUSA, F. W. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . O Agente Comunitário de Saúde como educador em saúde. In: I Encontro Norte Cearense de Enfermagem Cardiológica, 2018, Sobral. Anais do I I Encontro Norte Cearense de Enfermagem Cardiológica, 2018.

  • SOUSA, F. M. A. ; LIMA, P. H. B. ; SOUSA, D. K. B. ; CARNEIRO, M. S. M. . Participação popular: uma maneira de reverter e crescer. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • ALVES, G. C. ; COSTA, M. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . Abordando a temática do aleitamento materno em um grupo de gestantes. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • ALVES, G. C. ; COSTA, M. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . Educação em saúde no controle do aedes aegypti: uma experiência em um centro de saúde de Sobral-CE. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • COSTA, M. M. ; CASTRO, A. T. B. ; ALVES, G. C. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; TEIXEIRA, L. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . Experiências do grupo de práticas corporais do bairro Pedrinhas em Sobral-CE. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • SILVEIRA, N. C. ; BRAGA, Y. K. B. ; BALICA, H. L. L. ; SOUSA, J. A. ; FERREIRA, S. L. ; CARNEIRO, M. S. M. . Oficina sobre acolhimento com classificação de risco na Atenção Básica: um relato de experiência. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • COSTA, J. D. ; SOUSA, C. S. ; ARAUJO, K. C. ; HOLANDA, M. A. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . Avaliação familiar como ferramenta auxiliadora na sistematização da assistência de enfermagem: um relato de experiência. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • OLIVEIRA, F. F. D. ; SOUSA, J. A. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; BRITO, M. F. F. ; ALVES, G. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . Liga de enfermagem em saúde da família e suas contribuições ao discente de enfermagem no tripé universitário: relato de experiência. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2018.

  • BRAGA, Y. K. B. ; SILVEIRA, N. C. ; BALICA, H. L. L. ; ALVES, G. C. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . A importância de discutir sobre suicídio no âmbito da Atenção Básica à Saúde. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • CASTRO, A. T. B. ; MUNIZ, I. F. ; LOPES, J. K. C. ; ARAUJO, M. B. ; VIEIRA, M. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . O processo de territorialização na Estratégia de Saúde da Família: um relato de experiência. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • FERREIRA, S. L. ; SILVEIRA, N. C. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . Prevenção à sífilis no âmbito prostibular: um relato de experiência. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • PORTELA, T. J. A. ; OLIVEIRA, F. E. S. ; DOURADO JUNIOR, F. W. ; COSTA, T. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . A importância do grupo de mulheres do CSF Tamarindo como suporte para a promoção e assistência integral da saúde: relato de experiência. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • SOUSA, J. A. ; COSTA, M. M. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; OLIVEIRA, F. F. D. ; SILVEIRA, N. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . Conhecendo o território através da classificação familiar por risco: um relato de experiência. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • COSTA, J. D. ; SOUSA, C. S. ; SOUSA, L. M. D. ; SILVA, M. G. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . Processo de territorialização no bairro Sinhá Sabóia em Sobral, CE: instrumento para reduzir os agravos de saúde. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; SOUSA, J. A. ; COSTA, M. M. ; FERREIRA, S. L. ; BALICA, H. L. L. ; CARNEIRO, M. S. M. . O aporte da Liga de Enfermagem em Saúde da Família na esfera ensino-pesquisa-extensão. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; BARBOSA, A. O. ; OLIVEIRA, F. F. D. ; BRAGA, Y. K. B. ; COSTA, T. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . A importância do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde e os efeitos da liminar que suspendeu a portaria no 2488 do Ministério da Saúde. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • BALICA, H. L. L. ; SILVEIRA, N. C. ; BRAGA, Y. K. B. ; FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; ALVES, G. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . Matriciamento em saúde mental: um relato a partir da experiência de ligantes da Liga de Enfermagem em Saúde da Família. In: 3a Jornada Regional em Saúde da Família, 2018, Sobral. Anais da 3a JORESF, 2017.

  • MACIEL, G. P. ; BALICA, H. L. L. ; FEIJA ; BASTOS, I. B. ; CARNEIRO, M. S. M. . O PROCESSO DE TERRITORIALIZACAO COMO INSTRUMENTO UTILIZADO NA PRATICA DE SAUDE PUBLICA. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal-RN. Anais III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017. p. 464-465.

  • SOUSA, D. K. B. ; SOUSA, J. V. T. ; CARNEIRO, M. S. M. . RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL FEITO PELO ENFERMEIRO PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017, Sobral. Anais XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

  • BEZERRA, A. K. B. ; GOMES, J. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . Análise dos atendimentos de classificação de risco de um serviço de urgência e emergência de um hospital terciário. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017, Sobral. Anais XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

  • ALVES, G. C. ; FEIJAO, A. L. M. ; FONTENELE, N. A. O. ; CARNEIRO, M. S. M. . AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE DO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017, Sobral. Anais XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

  • BALICA, H. L. L. ; AGUIAR, N. L. T. ; RIBEIRO, M. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO DE ENFERMEIROS ACERCA DO ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017, Sobral. Anais XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

  • SOUSA, J. A. ; FARIAS, Q. L. T. ; MOREIRA, L. H. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . O PAPEL DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE PESSOAS: DIFICULDADES ENFRENTADAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017, Sobral. Anais XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

  • SOUSA, J. V. T. ; SOUSA, D. K. B. ; PONTE, E. C. S. ; CARNEIRO, M. S. M. . O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE AS NEOPLASIAS GÁSTRICAS. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017, Sobral. Anais XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

  • COSTA, M. M. ; MUNIZ, T. B. F. ; RIBEIRO, M. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . IMPLICAÇÕES DA GESTÃO NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO E-SUS ATENÇÃO BÁSICA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE SOBRAL-CE. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017, Sobral. Anais XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

  • PARENTE, S. M. P. ; CASTRO, A. T. B. ; LOPES, J. K. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . IMPORTÂNCIA DO TEMA CUIDADO PALIATIVO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017, Sobral. Anais XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

  • SOUSA, J. V. T. ; SOUSA, D. K. B. ; CARNEIRO, M. S. M. ; BRITO, M. C. C. ; LOPES, R. E. . O PAPEL DO ENFERMEIRO COMO MEDIADOR DA CONSTRUCAO DE PARTICIPACAO SOCIAL: UMA VISAO EXTENSIONISTA. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal-RN. Anais III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017. p. 834-834.

  • PINTO, J. V. A. ; GOMES, J. M. ; MELO, M. S. S. ; GRUN, P. N. ; SOUSA, D. A. C. M. ; VASCONCELOS, D. K. M. ; TEOFILO, J. K. S. . GESTAO DE SERVICOS POR TIMES DE LIDERANCA: UM RELATO DE EXPERIENCIA. In: I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba/ V Congresso Piauiense de Saúde Pública, 2016, Parnaíba (PI). Anais do I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba/ V Congresso Piauiense de Saúde Pública. Sobral, 2016. v. 15. p. 146-147.

  • GOMES, J. M. ; MARTINS, C. S. ; CUNHA, L. ; SANTOS, A. I. M. ; RODRIGUES, F. B. ; PINTO, J. V. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . REGULACAO INTERNA DE LEITOS DE UM HOSPITAL TERCIARIO: UM RELATO DE EXPERIENCIA. In: I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba/ V Congresso Piauiense de Saúde Pública, 2016, Parnaíba (PI). Anais do I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba/ V Congresso Piauiense de Saúde Pública. Sobral, 2016. v. 15. p. 95-96.

  • GOMES, J. M. ; PINTO, J. V. A. ; TEOFILO, J. K. S. ; GRUN, P. N. ; MELO, M. S. S. ; SOUSA, D. A. C. M. ; GOMES, G. B. . A EXPERIENCIA DA AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA PARA A GESTAO DE UM HOSPITAL TERCIARIO. In: I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba/ V Congresso Piauiense de Saúde Pública, 2016, Parnaíba (PI). Anais do I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba/ V Congresso Piauiense de Saúde Pública. Sobral, 2016. v. 15. p. 93-94.

  • FREIRE, M. T. J. ; CRISPIM, E. N. S. ; TAVARES, V. S. ; CARNEIRO, M. S. M. . PERCEPCAO DE ENFERMEIRO E PACIENTE NA ATENCAO PRIMARIA A SAUDE SOBRE A CONSULTA DE ENFERMAGEM A PORTADOR DE HANSENIASE. In: XVIII Encontro de Iniciação Científica, 2016, Sobral. Anais XVIII Encontro de Iniciação Científica, 2016.

  • MARTINS, D. M. B. ; SOUSA, A. N. A. ; BERTOLDO, V. X. ; CARNEIRO, M. S. M. . ATUACAO DOS ACADEMICOS DE ENFERMAGEM NO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO FRENTE AS PUERPERAS. In: XVIII Encontro de Iniciação Científica, 2016, Sobral-CE. Anais XVIII Encontro de Iniciação Científica, 2016.

  • VASCONCELOS, P. R. S. ; MARTINS, D. M. B. ; AVILA, E. S. ; CAMELO, L. M. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . Cuidado à saúde: intervenção de estudantes de enfermagem em um grupo de idosos com ênfase em educação em saúde sobre higiene corporal e oral. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba. Rev. Interd. Ciên. Saúde, 2016. p. 270.

  • CAMELO, L. M. A. ; MARTINS, D. M. B. ; OLIVEIRA, C. M. ; VASCONCELOS, P. R. S. ; ARAUJO, F. D. S. ; AVILA, E. S. ; CARNEIRO, M. S. M. . Assistência de enfermagem ao idoso com doença de Alzheimer restrito ao lar. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, 2016, Parnaíba. Rev. Interd. Ciên. Saúde, 2016. p. 478.

  • MELO, M. S. S. ; SILVA, M. G. C. ; MELO, D. M. S. ; PONTES, J. C. ; BASTOS, L. N. S. ; GOMES, D. G. ; CARNEIRO NETO, M. C. ; GOMES, F. M. A. . Avaliação do Desempenho da Atenção Primária à Saúde em Sobral: percepção dos profissionais da ESF. In: 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.

  • MELO, M. S. S. ; SILVA, M. G. C. ; MELO, D. M. S. ; IBIAPINA, M. C. G. ; BANDEIRA, J. A. L. ; MARTINS, M. G. Q. ; CARNEIRO NETO, M. C. ; GOMES, F. M. A. . Avaliação da Atenção Primária à Saúde em Sobral-CE: aplicação do PCATOOL aos usuários dos serviços. In: 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.

  • MELO, M. S. S. ; SILVA, M. G. C. ; AGUIAR, N. A. ; BRITO, I. A. ; ARRUDA, L. P. ; PONTES, J. C. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; TORRES, A. R. A. . Avaliação da Qualidade da Atenção Primária à Saúde realizada pelos Centros de Saúde da Família de Rafael Arruda e Estação em Sobral-CE. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • LINHARES, J. H. ; MESQUITA, M. S. M. M. ; MELO, M. S. S. ; MELO, D. M. S. ; TORRES, A. R. A. ; RIBEIRO, R. A. ; SOARES, C. H. A. . A inserção da saúde do trabalhador como área estratégica no processo de planejamento da atenção primária à saúde. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • TORRES, A. R. A. ; BARRETO, I. C. H. C. ; SOARES, C. H. A. ; FROTA, J. F. C. ; MESQUITA, M. S. M. M. ; SANTOS, S. L. C. ; RIBEIRO, R. A. ; MELO, M. S. S. . Perfil dos trabalhadores atendidos no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Sobral-CE no ano de 2010. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • CARNEIRO NETO, M. C. ; MELO, M. S. S. ; CARNEIRO, J. C. ; MOREIRA, A. P. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; LINHARES, M. S. C. ; DIAS, R. V. . A contribuição jurídica para a intersetorialidade no combate à dengue. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • GOMES, F. M. A. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; LINHARES, J. H. ; SOUSA, S. M. M. ; COELHO, C. M. A. . Ampliação do Horário de Funcionamento da Atenção Primária à Saúde: facilitando o acesso à população masculina. In: XI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2011, Fortaleza. Trabalhadores do SUS, 2011. v. 1. p. 69-69.

  • ALBUQUERQUE, I. M. N. ; PINTO, P. D. ; ALBUQUERQUE, C. L. ; LINHARES, J. J. ; PARENTE, C. G. ; MELO, M. S. S. . Fatores de Risco do Câncer de Mama: estudo com mulheres residentes em Sobral que realizaram exame mamográfico pelo SUS. In: XI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2011, Fortaleza. Trabalhadores do SUS, 2011. v. 1. p. 91.

  • COSTA, A. C. M. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; LIMA, C. A. S. ; MELO, M. S. S. . Competências dos gerentes dos Centros de Saúde da Família de Sobral-CE na gestão de pessoas. In: IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2010, Fortaleza. Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2010.

  • MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. ; PINTO, V. P. T. ; SOARES, C. H. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FROTA, S. L. F. ; COELHO, C. M. A. ; LINHARES, J. H. . A implantação das salas de situação em saúde (Sss) nos Centros de Saúde da Família: a experiência de Sobral.. In: X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010, Sobral. Anais do X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; MESQUITA, M. V. L. . Avaliação para a melhoria da qualidade como ferramenta para o planejamento do trabalho da Equipe de Saúde da Família em Sobral. In: X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010, Sobral. Anais do X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; TORRES, A. R. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FROTA, S. L. F. ; LINHARES, J. H. ; COELHO, C. M. A. . Estratégias Adotadas pela Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral-CE para o enfrentamento das enchentes em 2009. In: X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010, Sobral. Anais do X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010.

  • CARNEIRO NETO, M. C. ; CARNEIRO, J. C. ; MOREIRA, A. P. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. ; DIAS, R. V. . Aspectos Jurídicos do Enfrentamento da Dengue em Sobral-CE. In: X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010, Sobral. Anais do X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010.

  • FROTA, S. L. F. ; LINHARES, J. H. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. . Núcleos de apoio a Saúde da Família (NASF): a experiência do município de Sobral-CE. In: X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010, Sobral. Anais do X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010.

  • FROTA, S. L. F. ; LINHARES, J. H. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. . Sistema de Informação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família - SINAI no Município de Sobral. In: X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010, Sobral. Anais do X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010.

  • LINHARES, J. H. ; FROTA, S. L. F. ; SOARES, C. H. A. ; LINHARES, A. E. M. S. ; MELO, M. S. S. . Sistema de Informação em Fisioterapia na Atenção Básica no território dos Terrenos Novos no Município de Sobral. In: X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010, Sobral. Anais do X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, 2010.

  • TORRES, A. R. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; SANTOS, S. L. C. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; LINHARES, M. S. C. ; PINTO, V. P. T. . Análise ergonômica do processo de trabalho dos mototaxistas de Sobral-CE. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • SOARES, J. S. A. ; TORRES, A. R. A. ; ARAGÃO, A. E. A. ; BRASIL, R. W. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; MELO, M. S. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. . Acidentes de trabalho na região de Sobral-CE: um estudo baseado nas comunicações de acidente de trabalho. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • TORRES, A. R. A. ; COSTA, M. E. A. ; AZEVEDO, P. H. ; XIMENES, F. ; SANTOS, S. L. C. ; GOMES, E. D. P. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, J. S. A. . Trabalhadores expostos ao ruído: uma ação interdisciplinar de promoção à saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • MELO, D. M. S. ; SABOIA, E. C. M. ; CASTRO, E. R. S. ; MORORO, E. M. ; CAVALCANTE, G. M. ; SOUSA, G. X. ; BEZERRA, I. E. A. ; CAROLINA NETA, I. ; RODRIGUES, I. A. ; NOBRE, R. M. P. ; MELO, M. S. S. . Trabalhando a importância da reciclagem com crianças em Sobral-CE: a experiência com acadêmicos do curso de graduação das Faculdades INTA. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; TORRES, A. R. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; MELO, D. M. S. ; GOMES, F. M. A. ; FROTA, S. L. F. ; LINHARES, J. H. . Atuação da Estratégia Saúde da Família nas enchentes de 2009 em Sobral-CE. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; MESQUITA, M. V. L. . Avaliação para Melhoria da Qualidade como instrumento norteador do planejamento do trabalho da equipe de saúde da família - a experiência de Sobral-CE. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • CARNEIRO NETO, M. C. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; LINHARES, M. S. C. ; DIAS, R. V. ; CARNEIRO, J. C. ; MOREIRA, A. P. . Aspectos jurídicos no enfrentamento da dengue em Sobral-CE. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • ARAGÃO, A. E. A. ; MELO, M. S. S. ; PAGLIUCA, L. M. F. ; VIEIRA, N. F. C. ; DAMASCENO, A. K. C. . Enfermeiros gerentes da ESF de Sobral-CE: avaliação de conhecimentos acerca de conceitos relaciodos à promoção da saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. ; PINTO, V. P. T. ; SOARES, C. H. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FROTA, S. L. F. ; MELO, D. M. S. . Implantação das Salas de Situação em Saúde (SSS) nos Centros de Saúde da Família: a experiência de Sobral-CE. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • MELO, D. M. S. ; MELO, M. S. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. . Trabalho em equipe na Estratégia Saúde da Família: analisando a efetividade e os desafios sob a ótica dos enfermeiros dos Centros de Saúde da Família de Sobral-CE. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; LINHARES, M. S. C. ; TORRES, A. R. A. ; FLOR, S. M. C. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. . Assitência aos pacientes com dengue na atenção primária à saúde: experiência de Sobral-CE. In: 9ª EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, 2009, Brasília. Anais do 9ª EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, 2009. p. 87-87.

  • MELO, M. S. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; GOMES, F. M. A. ; MELO, D. M. S. ; SOARES, C. H. A. . Qualidade da assistência na Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE: opinião dos usuários do serviço. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família/ IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - Trabalhos selecionados, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; LINHARES, M. S. C. ; DORNELES, J. A. . A atuação da ESF na dengue em Sobral-CE: trabalhando o combate ao mosquito e a assistência aos casos. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família/ IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - Trabalhos selecionados, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. ; SOARES, C. H. A. ; FREITAS, C. A. S. L. ; MELO, D. M. S. . Organização da Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE para o enfrentamento das doenças diarréicas. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família/ IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - Trabalhos selecionados, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; MESQUITA, M. V. L. ; MELO, D. M. S. . A AMQ no município de Sobral-CE: implantação e apresentação dos resultados obtidos na primeira etapa. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família/ IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - Trabalhos selecionados, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; LINHARES, M. S. C. ; DIAS, R. V. ; FLOR, S. M. C. . O atendimento dos pacientes com dengue na atenção primária. A exepriência de Sobral, Estado do Ceará. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia Número Especial (versão eletrônica) - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; XIMENES NETO, F. R. G. ; MESQUITA, Q. M. S. ; PONTE, M. A. C. ; CHAGAS, M. I. O. ; DIAS, M. S. A. ; BRAGA, F. D. P. . Análise do processo de trabalho dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família no controle das DST. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família/ IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - Trabalhos selecionados, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; XIMENES NETO, F. R. G. ; ALVES, P. A. ; CHAGAS, M. I. O. ; PONTE, M. A. C. . Prática dos auxiliares e técnicos de enfermagem na sala de vacina na Estratégia Saúde da Família. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família/ IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra de Produção em Saúde da Família - Trabalhos selecionados, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; GOMES, F. M. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; LIMA, C. A. S. ; DIAS, M. S. A. . O Processo de Trabalho na Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE: reflexões dos trabalhadores. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família/ IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - Trabalhos selecionados, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; CUNHA, C. G. ; SOUSA, F. J. L. ; FRANCA, F. M. S. ; SOUSA, M. C. P. ; CORDEIRO, E. S. ; SILVA, R. M. P. ; BRITO, M. P. ; SOUSA, F. L. N. ; S., R. D. . Projeto Combater à dengue todo dia traz saúde e alegria: integrando comunidade e serviço de saúde. In: III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família/ IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ III Concurso Nacional de Experiências em Saúde da Família, 2008, Brasília. Anais da III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família - Trabalhos selecionados, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; FREITAS, C. A. S. L. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; GIFONI, D. P. ; SANTIAGO, A. X. . O olhar do idoso sobre a atenção prestada na Estratégia Saúde da Família, Sobral-CE. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia Número Especial (versão eletrônica) - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; TORRES, A. R. A. ; FREITAS, C. A. S. L. ; SOARES, C. H. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; SANTOS, S. L. C. . Mapeamentos dos riscos ocupacionais na microrregião de Sobral-CE. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia Número Especial (versão eletrônica) - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; SANTIAGO, A. X. ; BEZERRA, M. M. ; LIMA, A. R. C. ; SOARES, C. H. A. . Fatores determinantes da satisfação dos usuários dos Centros de Saúde da Família do município de Sobral-CE. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia Número Especial (versão eletrônica) - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; TORRES, A. R. A. ; SOARES, C. H. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; LINHARES, M. S. C. . Acidentes e doenças ocupacionais no município de Sobral-CE: análise dos indicadores a partir da comunicação de acidente do trabalho (CAT). In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia Número Especial (versão eletrônica) - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; TORRES, A. R. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; LINHARES, M. S. C. ; MELO, D. M. S. . Mapeamento dos trabalhadores da sede do município de Sobral-CE: principais atividades produtivas e riscos resultantes do processo de trabalho. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/ VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia Número Especial (versão eletrônica) - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; XIMENES NETO, F. R. G. ; MESQUITA, Q.M.S. ; PONTE, M.A.C. ; CHAGAS, M. I. O. ; DIAS, M. S. A. ; BRAGA, F.D.P. . Processo de trabalho dos enfermeiros da estratégia saúde da família no controle das doenças sexualmente transmissíveis-dst. In: XI Coloquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria, 2008, Quito. Seguridad del Paciente, Ética y Atención Primaria de Salud en el Cuidado Holístico de Enfermería, 2008.

  • GIFONI, D. P. ; FREITAS, C. A. S. L. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; MELO, M. S. S. ; XIMENES NETO, F. R. G. ; ROCHA, J. ; CUNHA, I. . O olhar do idoso sobre a atenção prestada na estratégia saúde da família de sobral-ceará-brasil. In: XI Coloquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria, 2008, Quito. Seguridad del Paciente, Ética y Atención Primaria de Salud en el Cuidado Holístico de Enfermería, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. ; SOARES, C. H. A. ; FREITAS, C. A. S. L. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; TORRES, A. R. A. ; MELO, D. M. S. . Estratégias de Enfrentamento das Doenças Diarréicas Agudas (DDA) em Sobral-CE. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. CD de ANAIS do EPI 2008, 2008.

  • MELO, M. S. S. ; SOUSA, S. M. M. ; LIMA, A. R. C. . A Estratégia Saúde da Família no fortalecimento da atenção domiciliar em Sobral-CE. In: I Congresso Cearense de atenção domiciliar à saúde, 2007, Fortaleza. I Congresso Cearense de atenção domiciliar à saúde. Fortaleza, 2007. v. 1. p. 01-56.

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, A. R. C. ; GOMES, F. R. A. F. . Organização da Oxigenioterapia Domiciliar em Sobral-CE. In: I Congresso Cearense de atenção domiciliar à saúde, 2007, Fortaleza. I Congresso Cearense de atenção domiciliar à saúde, 2007. v. 1. p. 1-56.

  • LIMA, A. R. C. ; MELO, M. S. S. ; DIA, M. S. A. ; SOUSA, S. M. M. . A integralidade enquanto estratégia para a atenção domiciliar: a experiência de Sobral. In: Seminário Internacional de Atenção Domiciliar, 2007, Rio de Janeiro-RJ. Anais do Seminário Internacional de Atenção Domiciliar, 2007.

  • CARNEIRO, M. S. M. . Expositora no Painel Bioética em Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; BARBOSA, A. O. ; COSTA, M. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba e sua Aplicação à um Recém-nascido Diagnosticado com Epidermólise Bolhosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FONTENELE JUNIOR, A. A. M. ; FREIRE, M. T. J. ; CARNEIRO, M. S. M. . Avaliação da Gestão Hospitalar: Contribuições do Processo de Acreditação em um Hospital Terciário na Ótica De Gestores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIANA, R. R. ; COSTA, A. O. ; SOUSA, F. E. L. ; SOUSA, J. A. ; LAUREANO, J. F. ; PONTES, L. S. ; MOREIRA, L. H. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . CLASSIFICAÇÃO FAMILIAR POR RISCO: ANALISANDO A SITUAÇÃODE SAÚDE DE UM TERRITÓRIO DE SOBRAL-CE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, N. C. ; BRAGA, Y. K. B. ; BALICA, H. L. L. ; CARNEIRO, M. S. M. . OFICINA SOBRE ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA ATEÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRAGA, Y. K. B. ; SILVEIRA, N. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR SOBRE SUICÍDIO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOURA, C. A. F. ; ARAU ; TEIXEIRA, S. E. S. ; LOPES, R. E. ; CARNEIRO, M. S. M. . LIGA DE ENFERMAGEM EM SAUDE DA FAMILIA-LESF: FERRAMENTA DE FORMACAO NA ENFERMAGEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, N. C. ; BALICA, H. L. L. ; FERREIRA, S. L. ; SOUSA, J. A. ; COSTA, T. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . ATUACAO DA LESF NO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO: UM RELATO DE EXPERIENCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, D. K. B. ; BRAGA, M. M. ; CARNEIRO, M. S. M. . O TRABALHO DO ENFERMEIRO NO GERENCIAMENTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, C. A. F. ; ARAU ; TEIXEIRA, S. E. S. ; LOPES, R. E. ; CARNEIRO, M. S. M. . LIGA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA-LESF: FERRAMENTA DE FORMAÇÃO NA ENFERMAGEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALICA, H. L. L. ; CARNEIRO, M. S. M. ; LOPES, R. E. ; BRITO, M. C. C. ; CARNEIRO NETO, M. C. . ESTRATÉGIA DA JUDICIALIAZAÇÃO COMO FACILITADOR DO ACESSO DOS USUÁRIOS AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, N. C. ; CARNEIRO, M. S. M. . ACESSIBILIDADE À ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA A SOCIEDADE ATUAL: UNIVERSALIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, M. M. P. ; CARNEIRO, M. S. M. ; MACIEL, G. P. ; LOPES, R. E. ; BRITO, M. C. C. . ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, J. V. T. ; SOUSA, D. K. B. ; CARNEIRO, M. S. M. ; BRITO, M. C. C. ; LOPES, R. E. . O PAPEL DO ENFERMEIRO COMO MEDIADOR DA CONSTRUÇÃO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UMA VISÃO EXTENSIONISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, G. P. ; BALICA, H. L. L. ; FEIJAO, A. L. M. ; BASTOS, I. B. ; CARNEIRO, M. S. M. . O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO UTILIZADO NA PRÁTICA DE SAÚDE PÚBLICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO, M. S. M. . Integração ensino-serviço nas redes de atenção à saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARNEIRO, M. S. M. . Nova Política da Atenção Básica à Saúde e os desafios do E-sus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARNEIRO, M. S. M. . Minicurso Fontes de informação em saúde e produção científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AVILA, E. S. ; VASCONCELOS, P. R. S. ; ARAUJO, F. D. S. ; MARTINS, D. M. B. ; CARNEIRO, M. S. M. . Saúde da criança: compreendendo os fazeres da enfermagem frente à prescrição de medicamentos em uma unidade básica de saúde do semiárido cearense.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASCONCELOS, P. R. S. ; MARTINS, D. M. B. ; AVILA, E. S. ; CAMELO, L. M. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . Cuidado à saúde: intervenção de estudantes de enfermagem em um grupo de idosos com ênfase em educação em saúde sobre higiene corporal e oral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMELO, L. M. A. ; MARTINS, D. M. B. ; OLIVEIRA, C. M. ; VASCONCELOS, P. R. S. ; ARAUJO, F. D. S. ; AVILA, E. S. ; CARNEIRO, M. S. M. . Assistência de enfermagem ao idoso com Doença de Alzheimer restrito ao lar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINTO, J. V. A. ; GOMES, J. M. ; CARNEIRO, M. S. M. ; GRUN, P. N. ; SOUSA, D. A. C. M. ; VASCONCELOS, D. K. M. ; TEOFILO, J. K. S. . Gestão de serviços por times de liderança: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. M. ; PINTO, J. V. A. ; TEOFILO, J. K. S. ; GRUN, P. N. ; CARNEIRO, M. S. M. ; SOUSA, D. A. C. M. ; GOMES, G. B. . A experiência da auditoria interna como ferramenta para a gestão de um hospital terciário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, J. M. ; MARTINS, C. S. ; CUNHA, L. ; SANTOS, A. I. M. ; RODRIGUES, F. B. ; PINTO, J. V. A. ; CARNEIRO, M. S. M. . Regulação interna de leitos de um hospital terciário: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO, M. S. M. . Enfermagem e o gerenciamento de risco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; SILVA, M. G. C. ; MELO, D. M. S. ; IBIAPINA, M. C. G. ; BANDEIRA, J. A. L. ; MARTINS, M. G. Q. ; CARNEIRO NETO, M. C. ; GOMES, F. M. A. . Avaliação da Atenção Primária à Saúde em Sobral-CE: aplicação do PCATool aos usuários dos serviços. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; SILVA, M. G. C. ; MELO, D. M. S. ; PONTES, J. C. ; BASTOS, L. N. S. ; GOMES, D. G. ; CARNEIRO NETO, M. C. ; GOMES, F. M. A. . Avaliação do desempenho da Atenção Primária à Saúde em Sobral-CE: percepção dos profissionais da ESF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. . Estratégia Saúde da Família: a busca de novos rumos para a Enfermagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARNEIRO NETO, M. C. ; CARNEIRO, J. C. ; MOREIRA, A. P. ; SOARES, C. H. A. ; MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. . Aspectos jurídicos no enfrentamento da dengue em Sobral-CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; SILVA, M. G. C. ; AGUIAR, N. A. ; BRITO, I. A. ; ARRUDA, L. P. ; PONTES, J. C. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; TORRES, A. R. A. . Avaliação da Qualidade da Atenção Primária à Saúde realizada pelos Centros de Saúde da Família de Rafael Arruda e Estação em Sobral-CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, J. H. ; MESQUITA, M. S. M. M. ; MELO, M. S. S. ; MELO, D. M. S. ; TORRES, A. R. A. ; RIBEIRO, R. A. ; SOARES, C. H. A. . A inserção da saúde do trabalhador como área estratégica no processo de planejamento da atenção primária à saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, A. R. A. ; BARRETO, I. C. H. C. ; SOARES, C. H. A. ; FROTA, J. F. C. ; MESQUITA, M. S. M. M. ; SANTOS, S. L. C. ; RIBEIRO, R. A. ; MELO, M. S. S. . Perfil dos trabalhadores atendidos no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Sobral-CE no ano de 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARNEIRO NETO, M. C. ; MELO, M. S. S. ; CARNEIRO, J. C. ; MOREIRA, A. P. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; LINHARES, M. S. C. ; DIAS, R. V. . A contribuição jurídica para a intersetorialidade no combate à dengue. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FROTA, S. L. F. ; LINHARES, J. H. ; MELO, M. S. S. . Sistema de Informação dos núcleos de apoio à saúde da família - SINAI no município de Sobral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, J. H. ; FROTA, S. L. F. ; SOARES, C. H. A. ; LINHARES, A. E. M. S. ; MELO, M. S. S. . Sistema de Informação em fisioterapia na atenção básica no território dos Terrenos Novos no município de Sobral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, A. C. M. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; LIMA, C. A. S. ; MELO, M. S. S. . Competências dos gerentes dos Centros de Saúde da Família de Sobral-CE na gestão de pessoas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; SILVA, M. G. C. ; SOARES, C. H. A. ; MESQUITA, M. V. L. . Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família: apresentação dos resultados da implantação em Sobral-Ceará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; MESQUITA, M. V. L. . Avaliação para Melhoria da Qualidade como instrumento norteador do planejamento do trabalho da equipe de saúde da família - a experiência de Sobral-CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, A. R. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; SANTOS, S. L. C. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; LINHARES, M. S. C. ; PINTO, V. P. T. . Análise ergonômica do processo de trabalho dos mototaxistas de Sobral-CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, J. S. A. ; TORRES, A. R. A. ; ARAGÃO, A. E. A. ; BRASIL, R. W. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; MELO, M. S. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. . Acidentes de trabalho na região de Sobral-CE: um estudo baseado nas comunicações de acidente de trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, A. R. A. ; COSTA, M. E. A. ; AZEVEDO, P. H. ; XIMENES, F. ; SANTOS, S. L. C. ; GOMES, E. D. P. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, J. S. A. . Trabalhadores expostos ao ruído: uma ação interdisciplinar de promoção à saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAGÃO, A. E. A. ; MELO, M. S. S. ; PAGLIUCA, L. M. F. ; VIEIRA, N. F. C. ; DAMASCENO, A. K. C. . Enfermeiros gerentes da ESF de Sobral-CE: avaliação de conhecimentos acerca de conceitos relacionados à promoção da saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, D. M. S. ; SABOIA, E. C. M. ; CASTRO, E. R. S. ; MORORO, E. M. ; CAVALCANTE, G. M. ; SOUSA, G. X. ; BEZERRA, I. E. A. ; CAROLINA NETA, I. ; RODRIGUES, I. A. ; NOBRE, R. M. P. ; MELO, M. S. S. . Trabalhando a importância da reciclagem com crianças em Sobral-CE: a experiência com acadêmicos do curso de graduação das Faculdades INTA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; PINTO, V. P. T. ; TORRES, A. R. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; MELO, D. M. S. ; GOMES, F. M. A. ; FROTA, S. L. F. ; LINHARES, J. H. . Atuação da Estratégia Saúde da Família nas enchentes de 2009 em Sobral-CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; MESQUITA, M. V. L. ; SOARES, C. H. A. ; MELO, D. M. S. . A AMQ no município de Sobral-CE: implantação e apresentação dos resultados obtidos na primeira etapa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; SANTIAGO, A. X. ; SOARES, C. H. A. ; LIMA, A. R. C. ; MELO, D. M. S. ; GOMES, F. M. A. . Qualidade da Assistência na Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE: opinião dos usuários do serviço. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; FREITAS, C. A. S. L. ; MELO, D. M. S. ; LINHARES, M. S. C. . Organização da Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE para o enfrentamento das doenças diarréicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. ; SOARES, C. H. A. ; DORNELES, J. A. . A atuação da ESF na dengue em Sobral-CE: trabalhando o combate ao mosquito e a assistência aos casos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, M. S. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; SANTIAGO, A. X. ; DIAS, F. A. C. ; SOARES, C. H. A. ; LIMA, A. R. C. . Avaliação da qualidade da assistência dos profissionais que atuam na ESF de Sobral-CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; GOMES, F. M. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. . O processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE: reflexões dos trabalhadores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, F. M. A. ; MELO, M. S. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; LIMA, C. A. S. ; DIAS, M. S. A. . O Processo de Trabalho na Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE: reflexões dos trabalhadores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XIMENES NETO, F. R. G. ; MESQUITA, Q. M. S. ; PONTE, M. A. C. ; CHAGAS, M. I. O. ; DIAS, M. S. A. ; BRAGA, F. D. P. ; BRAGA, F. D. P. ; MELO, M. S. S. . Análise do processo de trabalho dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família no controle das DST. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XIMENES NETO, F. R. G. ; MELO, M. S. S. ; ALVES, P. A. ; CHAGAS, M. I. O. ; PONTE, M. A. C. . Práticas dos auxiliares e técnicos de enfermagem na sala de vacina na Estrtégia Saúde da Família. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LINHARES, M. S. C. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; DIAS, R. V. ; FLOR, S. M. C. . O atendimento dos pacientes com dengue na atenção primária. A Experiência de Sobral, Estado do Ceará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, C. A. S. L. ; MELO, M. S. S. ; GIFONI, D. P. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; SANTIAGO, A. X. . O olhar do idoso sobre a atenção prestada na Estratégia Saúde da Família, Sobral-CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, A. R. A. ; FREITAS, C. A. S. L. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; SANTOS, S. L. C. . Mapeamento dos riscos ocupacionais na microrregião de Sobral-CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; MELO, M. S. S. ; SANTIAGO, A. X. ; BEZERRA, M. M. ; LIMA, A. R. C. . Fatores determinantes da satisfação dos usuários dos Centros de Saúde da Família do município de Sobral-CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, A. R. A. ; MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; LINHARES, M. S. C. . Acidentes e doenças ocupacionais no município de Sobral-CE: análise dos indicadores a partir da comunicação de acidente do trabalho (CAT). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LINHARES, M. S. C. ; SOARES, C. H. A. ; FREITAS, C. A. S. L. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; TORRES, A. R. A. ; MELO, D. M. S. . Estratégias de enfrentamento das doenças diarréicas agudas (DDA) em Sobral-CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; SOARES, C. H. A. ; TORRES, A. R. A. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; FREITAS, C. A. S. L. ; MELO, D. M. S. . Mapeamento dos trabalhadores da sede do município de Sobral-CE: principais atividades produtivas e riscos resultantes do processo de trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, A. R. C. ; SOUSA, S. M. M. . Estratégia Saúde da Família no fortalecimento da atenção domiciliar em Sobral-CE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, A. R. C. ; GOMES, F. R. A. F. . Organização da oxigenioterapia domiciliar em Sobral-CE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, A. R. C. ; SOUSA, S. M. M. ; DORNELES, J. A. . Estratégias para a melhoria da assistência aos casos de dengue em Sobral-CE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, A. R. C. ; DORNELES, J. A. . Estratégia Saúde da Família: necessidades de saúde determinando a estruturação de novas práticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; SOUSA, S. M. M. ; DIAS, M. S. A. ; LIMA, A. R. C. . A integralidade enquanto estratégia para a atenção domiciliar: a experiência de Sobral-CE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, M. S. S. . As interfaces do cuidado de enfermagem na Atenção Básica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, M. S. S. ; DIAS, M. S. A. ; LIMA, C. A. S. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; SANTIAGO, A. X. ; PONTE, H. M. S. ; CHAGAS, M. I. O. ; PINTO, V. P. T. ; DIAS, F. A. C. . Estratégia Saúde da Família e a interface com as políticas públicas municipais: a experiência de Sobral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. . Placenta Prévia ? Resultados Maternos e Perinatais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, C. A. S. ; GOMES, F. M. A. ; BARROS, H. M. . Aplicação do processo de enfermagem no perioperatório de uma cardioplastia do septo interventricular e troca de válvulas aórtica e mitral: Estudo de caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, C. A. S. ; VASCONCELOS, T. K. . A saúde em parceria com o resgate social da criança e do adolescente: Uma realidade em Sobral-CE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; VASCONCELOS, T. K. ; ALBUQUERQUE, I. M. N. ; LUNA, G. L. M. . Percepção dos funcionários do hemoce frente à doação de sangue. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, C. A. S. ; MAGALHÃES, D. R. . O perfil de puérperas no âmbito do planejamento familiar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LIMA, C. A. S. ; BARROS, H. M. ; VASCONCELOS, T. K. . O uso da fitoterapia no exercício da enfermagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; BARROS, H. M. ; VASCONCELOS, T. K. ; LIMA, C. A. S. . Assistência ao idoso no Programa Saúde da Família: ações desenvolvidas e opinião dos usuários. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; GOMES, F. M. A. ; BARROS, H. M. ; LIMA, C. A. S. . Assistência de enfermagem a um paciente portador de insuficiência cardíaca congestiva com intoxicação digitálica: Estudo de caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; BARROS, H. M. ; FERREIRA JÚNIOR, A. R. ; SOUSA, S. M. M. . Assistência de enfermagem durante o perioperatório de uma cliente submetida a tratamento cirúrgico de hérnia discal lombar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; FERREIRA JÚNIOR, A. R. ; BARROS, H. M. ; SOUSA, S. M. M. . Aplicação do processo de enfermagem em uma cliente submetida à microcirurgia de tumor encefálico profundo: Estudo de caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; VASCONCELOS, T. K. ; ARAGÃO, T. F. ; LIMA, C. A. S. . Projeto Ver Nascer: Um olhar sobre o pré-natal de alto-risco. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; LUNA, G. L. M. ; SOUSA, S. M. M. ; ARAGÃO, A. E. A. . Percepção dos Acadêmicos de Enfermagem Frente aos Cursos de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; BARROS, H. M. ; FERREIRA JÚNIOR, A. R. ; ARAÚJO, A. C. C. . Cirurgia de Revascularização do Miocárdio: O Cuidar na Óptica da Enfermagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; BARROS, H. M. ; GOMES, F. M. A. ; DIAS, M. S. A. . Assistência de Enfermagem a um Cliente Submetido à Implantação de Marcapasso Intracavitário Permanente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; FERREIRA JÚNIOR, A. R. ; VASCONCELOS, T. K. ; LIMA, C. A. S. . A Realidade da Enfermagem no Trabalho com Plantas Medicinais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, M. S. S. ; MAGALHÃES, M. B. ; SALES, M. E. M. ; VASCONCELOS, T. K. ; OLIVEIRA, E. N. . Abordagem sobre sexualidade com adolescentes: conhecimentos X alienações. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; BANDEIRA, A. L. S. ; MACEDO, N. R. ; SALES, M. E. M. . O contexto das visitas domiciliares no desenvolvimento da atenção básica/saúde da família. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; SALES, M. E. M. ; VASCONCELOS, T. K. ; MACEDO, N. R. . Aceitação do público-alvo diante do atendimento prestado pelo Programa Saúde da Família. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; SALES, M. E. M. ; MACEDO, N. R. ; MOREIRA, M. S. G. . O Caráter da Saúde Infantil no Programa Saúde da Família em Sobral. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; VASCONCELOS, T. K. ; CHAGAS, M. I. O. . Percepção dos Usuários sobre o Programa Saúde da Família no Bairro Vila União, em Sobral-CE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; BANDEIRA, A. L. S. ; SALES, M. E. M. ; MACEDO, N. R. . Visitas Domiciliares: Uma experiência em Sobral-CE. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; MAGALHÃES, M. B. ; VASCONCELOS, T. K. ; OLIVEIRA, E. N. . Sexualidade: Percepção do Universo Adolescente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. ; MAGALHÃES, M. B. ; SALES, M. E. M. ; XIMENES NETO, F. R. G. . Saúde do Escolar: Questão de Integração entre Educação e Saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. . Assistência de Enfermagem a um Cliente Submetido a Cirurgia de Revascularização do Miocárdio: Estudo de Caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, M. S. S. . Acompanhamento de Enfermagem durante o Perioperatório de um Cliente Submetido a uma Cirurgia Cardíaca: Estudo de Caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MELO, M. S. S. . Comissão Local de Acompanhamento do Pró-Saúde para o Curso de Graduação em Enfermagem. 2007.

MELO, M. S. S. . Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Apoio/Difusão para uso Técnico/Científico).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID 19 NOS PROCESSOS DE TRABALHO DA ESTRAT ÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido pela Liga de Enfermagem em Saúde da Família.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Coordenador / CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAUJO - Integrante.

  • 2021 - Atual

    ANÁLISE DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MATERNO-INFANTIL: DEMANDAS E ACESSO DE GESTANTES E PARTURIENTES, Descrição: Estudo exploratório, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa, tendo como referencial teórico a Teoria dos Sistemas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA GESTÃO E ATENÇÃO HOSPITALAR: CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Coordenador / Juliana Mendes Gomes - Integrante / Maria Thayane Jorge Freire - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Avaliação da cultura de segurança do paciente na atenção primária de um município do interior do estado do Ceará, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Coordenador / João Vitor Teixeira de Sousa - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Avaliação da articulação da rede de atenção à saúde para melhoria da utilização do serviço de urgência e emergência, Descrição: Pesquisa que se propõe a avaliar os impactos da articulação da rede de atenção à saúde na utilização do serviço de emergência de um. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Coordenador / Juliana Mendes Gomes - Integrante / Loise Elena Zanin - Integrante / Ana Karoline Barros Bezerra - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Pesquisa e Extensão em Avaliação da Atenção Primária à Saúde em Sobral, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) . , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Avaliação da Atenção Primária à Saúde em Sobral-CE: aplicação do PCATOOL aos usuários dos serviços, Descrição: Pesquisa realizada no município de Sobra-CE, parte do grupo de pesquisa com discentes do curso de enfermagem do UNINTA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Coordenador / Lidyane Parente Arruda - Integrante / Nátla Azevedo Aguiar - Integrante / Jarina Cavalcante Pontes - Integrante / Ana Carla Martins Araújo Albuquerque - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Sobral: evidências de fortalecimento de práticas e saberes em promoção da saúde, Descrição: Referida pesquisa fez parte do projeto AIPS ? Ações Intersetoriais em promoção da Saúde, que foi financiado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e a Canadian Public Health Association (CPHA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Integrante / DIAS, M. S. A. - Integrante / CHAGAS, M. I. O. - Integrante / DIAS, F. A. C. - Coordenador / Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas - Integrante., Financiador(es): Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Outra / Fundação Oswaldo Cruz - Outra / Canadian Public Health Association - Outra.

  • 2006 - 2008

    Avaliação da Qualidade da Assistência dos Profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família do Município de Sobral-CE, Descrição: Pesquisadora com financiamento pelo CNPQ, conforme edital n 49/2005.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Integrante / ALBUQUERQUE, I. M. N. - Coordenador / GOMES, F. M. A. - Integrante / Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2006

    Implantação da Atenção Domiciliar no âmbito do SUS - Modelagens a partir das experiências correntes, Descrição: Portaria Ministerial 356/2004. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Socorro Melo Carneiro - Integrante / SOUSA, S. M. M. - Integrante / Mehry, E. E. - Coordenador., Financiador(es): Fundo Nacional de Saúde - Bolsa.

Prêmios

2018

Menção honrosa 1° lugar com o trabalho " A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE E OS EFEITOS DA LIMINAR QUE SUSPENDEU A PORTARIA N 2488 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE na III JORESF, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

2018

1° lugar com o trabalho "MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE LIGANTES DA LIGA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA", no eixo:trabalho interdisciplinar., Universidade Estadual Vale do Acaraú - III JORESF.

2018

Menção honrosa 1° lugar com o trabalho "LIGA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO DISCENTE DE ENFERMAGEM NO TRIPÉ UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA", no eixo: Integração ensino, Universidade Estadual Vale do Acaraú - III JORESF.

2018

Menção honrosa pelo trabalho Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba e sua Aplicação à um Recém-nascido Diagnosticado com Epidermólise Bolhosa, Liga de Enfermagem em Saúde da Família- IV Jornarda Regional em Saúde da Família.

2018

Menção honrosa pelo trabalho Avaliação da Gestão Hospitalar: Contribuições do Processo de Acreditação em um Hospital Terciário na Ótica De Gestores, Liga de Enfermagem em Saúde da Família- IV Jornarda Regional em Saúde da Família.

2018

MENÇÃOHONROSA pelo trabalho CLASSIFICAÇÃO FAMILIAR POR RISCO: ANALISANDO A SITUAÇÃO DE SAÚDE DE UM TERRITÓRIO DE SOBRAL-CE, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

2018

Trabalho premiado em 1o lugar: A saúde promovida através do grupo: experiências exitosas da Liga de Enfermagem em Saúde da Família - LESF, Universidade Estadual Vale do Acaraú - Pró-reitora de Extensão e Cultura.

2017

3o melhor trabalho categoria Trabalho Experimental ? E-Poster - ANALISE DOS ATENDIMENTOS DO SERVICO DE URGENCIA E EMERGENCIA DE UM HOSPITAL TERCIARIO UTILIZANDO O PROTOCOLO DE MANCHESTER, Associação Brasileira de Medicina de Emergência I CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE MEDICINA DE EMERG..

2017

Premio acadêmico pelo trabalho - LIGA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO DISCENTE DE ENFERMAGEM NO TRIPÉ UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA apresentado na III JORESF, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

2012

Troféu Enfermeiro Destaque 2012, Associação Brasileira de Enfermagem - ABEN.

2010

Prêmio Acadêmico pela apresentação do trabalho - Sistema de Informação dos núcleos de apoio à saúde da família - SINAI no município de Sobral;, Conselho das Secratarias Municipais de Saúde do Ceará - COSSEMS.

2010

Prêmio Acadêmico pela apresentação do trabalho - Sistema de informação em fisioterapia na atenção básica nos territórios dos Terrenos Novos no município de Sobral;, Conselho das Secratarias Municipais de Saúde do Ceará - COSSEMS.

2010

Prêmio Acadêmico pela apresentação do trabalho - Aspectos jurídicos no enfrentamento da dengue em Sobral-CE., Conselho das Secratarias Municipais de Saúde do Ceará - COSSEMS.

2009

Cidadão Solidário, Prefeitura Municipal de Sobral, Secretaria da Cidadania e Segurança, Defesa Civil do Município.

2008

Destaque da Enfermagem, Prefeitura Municipal e Secretaria da Saúde e Ação Social do Município de Sobral.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, Hospital Regional Norte. , Avenida John Sanford - lado par, Junco, 62030362 - Sobral, CE - Brasil, Telefone: (88) 36779302

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora efetiva do Curso de Enfermagem.

2016 - Atual

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Membro do Observatório de Pesquisas parao SUS

Outras informações:
O Observatório de Pesquisas para o SUS é um grupo de pesquisa cadastrado no Diretório Geral dos Grupos de Pesquisa/CNPq, que tem como objetivo monitorar, avaliar e analisar informações e indicadores para a formulação de políticas públicas de saúde da população e seus determinantes sociais e ambientais, como forma de apoiar o Sistema de Saúde de Sobral, Ceará.

2016 - Atual

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Coordenadora-docente da LESF

2017 - 2021

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, Carga horária: 4

Outras informações:
Designada por meio da Portaria de no. 729/2017.

2017 - 2021

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UVA, Carga horária: 2

Outras informações:
Designada por meio da Portaria de no. 729/2017.

2017 - 2018

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Grupo de Estudos em APS, Carga horária: 2

2016 - 2017

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Grupo de Estudos NEPPAS, Carga horária: 2

2008 - 2008

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4

2004 - 2005

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptora de aulas práticas, Carga horária: 40

Outras informações:
Preceptora e orientadora das aulas práticas da disciplina de Estágio Supervisionado I do 8 Semestre do Curso de Enfermagem, nos semestres 2004.1, 2004.2 e 2005.1.

Atividades

  • 04/2008 - 12/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I

2015 - 2016

Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética em Pesquisa

2013 - 2016

Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente do Núcleo de Atendimento ao Cliente, Carga horária: 40

2011 - 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem, nas seguintes disciplinas: Disciplina: Enfermagem e Saúde Ambiental; Disciplina: Epidemiologia Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva I Disciplina:Educação em Saúde

2008 - 2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 5

Outras informações:
Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem, nas seguintes disciplinas: Disciplina: Enfermagem e Saúde Ambiental; Disciplina: Epidemiologia Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva I

2008 - 2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 15

Outras informações:
Disciplina: Assistência às Pessoas Portadoras de Doenças Transmissíveis e Doenças Crônicas não Transmissíveis

2005 - 2012

Prefeitura Municipal de Sobral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Carga horária: 40

2004 - 2005

Prefeitura Municipal de Sobral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2005 - 12/2012

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.,Cargo ou função, Coordenadora da Atenção Primária à Saúde.

  • 03/2004 - 07/2005

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.,Serviço realizado, Enfermeira e Gerente do PSF Estação.

2008 - 2008

Instituto Educare, .

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização em Saúde Pública, Carga horária: 30

Outras informações:
Disciplinas: Abordagem Domiciliar na Atenção à Saúde Grupo como Dispositivo para Atenção à Saúde da Família

Atividades

  • 02/2008 - 02/2008

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Grupo como dispositivo para atenção à saúde da família, Abordagem domiciliar na atenção à saúde

2003 - 2004

PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR SÁ

Vínculo: Contrato prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Programa Saúde da Família, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2003 - 03/2004

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Saúde.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa Saúde da Família.

2006 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisadora auxiliar