CARLOS CARVALHO DA SILVA

Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Artes Visuais no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Parintins. Mestre e doutor em Artes Visuais, na linha de pesquisa Imagem e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Estudos de Carnavais e Festas UFRJ/CNPq e do Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica (Prodagin) ICSEZ/UFAM/CNPq. Autor do livro Chapa branca: farda e fantasia nos desfiles da Beija-Flor (1973-1975) em 2021. Organizador do livro F[r]estas culturais (2023) e F[r]estas culturais II (2024), com Helenise Monteiro Guimarães e Leonardo Augusto de Jesus. Na educação, foi professor de História da Arte, entre 2012 e 2021, para os ensinos Fundamental II e Médio. Atuou como Professor Associado no curso Lato Sensu Gestão e Design em Carnaval na faculdade CENSUPEG Rio de Janeiro e São Paulo (2022 a 2023) e como Professor Convidado no curso Lato Sensu de Figurino e Carnaval pela Universidade Veiga de Almeida Rio de Janeiro (2015 a 2020). Foi Professor Substituto, nos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes/UFRJ (2020 a 2022). Desenvolveu como Consultor de Cultura da UNESCO em parceria com a Prefeitura de Niterói/RJ (2022 a 2023) projeto de pesquisa sobre as festividades carnavalescas do município de Niterói. . No campo da cultura, atuou em diversas funções em escolas de samba no Rio de Janeiro e Uruguaiana/RS e como jurado, iniciou em 2018 no carnaval de Niterói/RJ, nos desfiles da Intendente Magalhães LIVRES/RIOTUR/RJ (2018 a 2022) e no carnaval de Vitória/ES (2022). Nos carnavais de Maquete e Virtual (2021 a 2023). No ano de 2022 como jurado no 55 Festival Folclórico de Parintins/AM e no 56 Festival Folclórico de Parintins/AM Disputa de Quadrilhas, Danças Folclóricas e Bois-Bumbás Mirins.

Informações coletadas do Lattes em 01/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2018 - 2022

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Estado (em)espetáculo e a chapa branca no carnaval carioca - a folia nos tempos de chumbo
Helenise Monteiro Guimarães. Coorientador: Samuel Sampaio Abrantes. Palavras-chave: Carnaval; Chapa-Branca; Cultura material; escolas de samba.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Artes Visuais

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Brasil ano 2000: farda e fantasia nos desfiles da Beija-Flor (1973-1975), Ano de Obtenção: 2017
Helenise Monteiro Guimarães.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2006 em Artes Cênicas

2004 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2006

Graduação em Composição Paisagística

1998 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formação complementar

2025 - 2025

Programa de Formação Pedagógica: Introdução à Universidade.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2025 - 2025

Curso Trilhas do Conhecimento: Ética e serviço público. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2025 - 2025

Curso Trilhas do Conhecimento: SEI! Usar. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2025 - 2025

Para fazer uma exposição. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2025 - 2025

Curso Trilhas do Conhecimento: Segurança da informação para todos. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2025 - 2025

XII Seminário Integr@ UFAM. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2018 - 2018

A estética do sagrado. (Carga horária: 8h). , Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB, Brasil.

2018 - 2018

A história dos Pretos Novos. (Carga horária: 10h). , Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.

2018 - 2018

O corpo cultural: um olhar antropológico sobre a moda afro-brasileira. (Carga horária: 8h). , Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Popular.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Festas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Organização de eventos

GUIMARAES, H. M. ; Silva, Carlos Carvalho . Concurso Fernando Pamplona ? Baile Sarongue 2019. 2019. (Concurso).

GUIMARAES, H. M. ; Silva, Carlos Carvalho . CICLO DE DEBATES: CARNAVAL: SABERES E PRAZERES DA FOLIA BRASILEIRA. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

I Encontro Cultura Popular Amazônida. 2024. (Encontro).

Que carnaval é este? O processo criativo na Intendente Magalhãesães. 2016. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Victor Marques de Araújo

ESTEVES, L. G.; OSORIO, P. S.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA; GUIMARAES, H. M.; ARIANO, H. A.. Pelo avesso do enredo: cenas da construção do desfile carnavalesco sob a ótica do enredista. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Maurício Matheus Alves de Souza

SILVA, F. P. A.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA; PRATA, B. S.. Sexualidade e Direitos Humanos: contribuições do movimento LGBTQIAPN+ na construção de uma educação da diversidade em Parintins/AM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Thompson Fábio Santos do Vale

AMADO, G.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA; SUZUKI, C. L.. Representação e representatividade do indígena na cena cultural brasileira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Rafaela Pimentel Amaral

SILVA, F. P. A.; SUZUKI, C. L.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA. Estúdio Buriti: abordando memórias da artista educadora e processos do movimento independente em Parintins. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Globery Gonçalves Bruce

SUZUKI, C. L.; SILVA, F. P. A.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA. Percursos de formação na arte educação: a primeira Escola de Arte em Parintins e seus legados. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: José Fernando Valente de Menezes

SUZUKI, C. L.; SILVA, F. P. A.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA. ?Meu rio, minha rua, minha vida": Arte, Educação, Território e os saberes de populações tradicionais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Adriano Garcia Santarém

SANTOS, L. K. R.; SUZUKI, C. L.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA. Conexões entre escola e terra: Cultura memórias e inquietações um estudo com a introdução da argila em duas escolas de Parintins. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas.

SILVA, CARLOS CARVALHO DA; AMADO, G.; SOUZA, L. S.. Concurso PSS ICSEZ - História, teoria e Crítica da Arte / Processos Artísticos COD 0525ICSEZ02. 2025. Universidade Federal do Amazonas.

SUZUKI, C. L.; SILVA, F. P. A.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA. Concurso PSS ICSEZ - Arte-educação e Processos Artísticos COD 0525ICSEZ01. 2025. Universidade Federal do Amazonas.

GUEDES, A. S. P.; ABRANTES, S. S.;SILVA, CARLOS CARVALHO DA. Seleção de professor substituto do departamento BAT - Setor RJ 071. 2022. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Silva, Carlos Carvalho. 21º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2022. Federação Brasileira de Ciência e Engenharia.

Silva, Carlos Carvalho. 20º Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. 2022. Federação Brasileira de Ciência e Engenharia.

Silva, Carlos Carvalho. 18º Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. 2019. Federação Brasileira de Ciência e Engenharia.

Orientou

Karine Maia Rêgo

Pai Francisco e Mãe Catirina: coajuvantes da sua própria história no Auto do Bois no Festival Folclórico de Parintins; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

IGOR JORGE VIANA PINHEIRO

A contribuição do artista-professor Josinaldo Matos para o desenvolvimento da cena artística em Parintins: uma perspectiva de arte e educação; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Carlos Carvalho da Silva;

Jhuan Felipe Paz Tavares

Desafios na preservação dos saberes-fazeres dos artistas trabalhadores dos bois-bumbás de Parintins/AM; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Carlos Carvalho da Silva;

Produções bibliográficas

  • Silva, Carlos Carvalho . A materialidade dos bois-bumbás de Parintins: a integração entre os sujeitos e os objetos de devoção. Revista Educação e Humanidades , v. IV, p. 1-15, 2023.

  • GUIMARÃES, H.M. ; MANGABEIRA, C. ; JESUS, L. A. ; Silva, Carlos Carvalho . Ciclo de Debates ?5ª com NEsCaFe das Cinco?: Carnaval, saberes e prazeres da folia brasileira. Revista Raízes e Rumos , v. 10, p. 147-158, 2022.

  • GUIMARAES, H. M. ; MANGABEIRA, C. ; JESUS, L. ; SILVA, CARLOS CARVALHO DA . Ciclo de Debates ?5ª com NEsCaFe das Cinco?: carnaval, saberes e prazeres da folia brasileira. RAÍZES E RUMOS , v. 1, p. 147-158, 2022.

  • SILVA, CARLOS CARVALHO DA . CHAPA BRANCA- NA BEIJA-FLOR, O GRANDE DECÊNIO NA AVENIDA EM 1975 / -White Plate- in Beija-Flor, the great decene on the avenue in 1975. arte e ensaios , v. 26, p. 217-231, 2020.

  • Silva, Carlos Carvalho . Chapa Branca: farda e fantasIa nos desfIles da Beija-Flor (1973-1975). Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares , v. 14, p. 160-179, 2017.

  • SILVA, CARLOS CARVALHO DA ; GUIMARÃES, H.M. (Org.) ; JESUS, L. A. (Org.) . F[r]estas culturais Volume 2. 1. ed. Goiânia: Editora Coletivo Cine-Fórum, 2024. v. 2. 318p .

  • GUIMARÃES, H.M. (Org.) ; SILVA, CARLOS CARVALHO DA (Org.) ; JESUS, L. A. (Org.) . F[r]estas culturais. 1. ed. Goiânia: Coletivo Cine-Fórum, 2023. v. 1. 424p .

  • Silva, Carlos Carvalho . Chapa Branca: farda e fantasia nos desfiles da Beija-Flor (1973-1975). 1ª. ed. Rio de Janeiro: Rico Editora, 2021. 109p .

  • NAKANOME, E. S. ; SILVA, A. R. P. ; Silva, Carlos Carvalho . Tradição e modernidade: uma pororoca cultura no bois-bumbá de Parintins.. In: Ericky Nakanome; Adan Renê. (Org.). Cultura: o triunfo do povo. 1ed.Manaus: Reggo Editorial, 2024, v. 4, p. 1-36.

  • Silva, Carlos Carvalho . Olhares entre as f[r]estas do Festival Folclórico de Parintins ? o julgador e o espectador(2022-2023). In: Altamir Botoso; João Vítor Corrêa Queiróz Mendonça; Ana Paula Almeida Mendes; Noah de Aguiar Pinho.. (Org.). Interfaces do Saber: Diálogos entre Ciências Sociais, Educação e Interartes. 1ed.Goiânia: Coletivo Cine-Fórum, 2024, v. 1, p. 1-265.

  • Silva, Carlos Carvalho ; GUIMARÃES, H.M. . Grêmios Recreativos ou sociedades anônimas? Interfaces alegóricas entre a cultura popular, as escolas de samba e a indústria cultural. In: Carlos Carvalho da Siva; Hekenise Monteiro Guimarães; Leonardo Augusto de Jesus. (Org.). Grêmios Recreativos ou sociedades anônimas? Interfaces alegóricas entre a cultura popular, as escolas de samba e a indústria cultural. 1ed.Goiânia: Coletivo Cine-Fórum, 2024, v. 2, p. 15-38.

  • SILVA, CARLOS CARVALHO DA . Narrativas carnavalescas: Martim Cererê, Imperatriz Leopoldinense, Bandeira 2 e o Estado militar (em) espetáculo. In: Helenise Monteiro Guimarães, Carlos Carvalho da Silva, Leonardo Augusto de Jesus. (Org.). F[r]estas culturais. 1ed.Goiânia: Coletivo Cine-Fórum, 2023, v. 1, p. 1-424.

  • SILVA, CARLOS CARVALHO DA . O futuro nos enredos de escolas de samba: espaços e comunidades do carnaval carioca. In: Ana Maria Ferreira Menezes; Maria de Fátima Hanaque Campos; José Francisco Barreto Neto. (Org.). Gestão do conhecimento e capital social em comunidades locais, saberes e práticas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2023, v. 1, p. 303-324.

  • Silva, Carlos Carvalho ; MANGABEIRA, C. ; VIDDu Carmo VidoO, C. ; JESUS, L. A. ; TROSílvia Maria Monteiro TrottaTTA, S. M. M. ; Verônica Valle ; Wádson Pereira Rocha . O assombro holístico virtual do Grupo Especial do Carnaval Virtual 2022. Site Sidney Rezande - SRzd, Rio de Janeiro, 14 nov. 2022.

  • Silva, Carlos Carvalho . Chapa branca: farda e fantasia nos desfiles da Beija-Flor. Site Carnavalizados, Rio de Janeiro, 25 jun. 2019.

  • SILVA, CARLOS CARVALHO DA ; JESUS, L. ; VIDDu Carmo VidoO, C. ; TROSílvia Maria Monteiro TrottaTTA, S. M. M. ; Verônica Valle ; Wádson Pereira Rocha . Grupo de Acesso 1 do Carnaval Virtual: Noites de fé e ancestralidade. Site Sidney Rezande - SRzd.

  • Silva, Carlos Carvalho . O BRASIL ANO 2000 E O ZIRIGUIDUM 2001 NO DNA DA FOLIA: IMAGENS FUTURISTAS EM ENREDOS DE ESCOLAS DE SAMBA. In: XVII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2021, Bahia. Anais - XVII ENECULT. Ondina: UFRB, 2021. v. 1.

  • Silva, Carlos Carvalho ; GUIMARAES, H. M. . IMAGENS FUTURISTAS EM ENREDOS DE ESCOLAS DE SAMBA: BRASIL ANO 2000 E O ZIRIGUIDUM DO DNA DA FOLIA. In: VII ENEIMAGEM - Universidade estadual de Londrina, 2019, Londrina. Imagem e educação. Paraná, 2019. v. 12. p. 380-393.

  • Silva, Carlos Carvalho . Chapa Branca na Beija-Flor, o grande decênio na avenida em 1975. In: 2º Encontro Internacional História & Parcerias I 6º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História I 5ª Jornada do Programa de PósGraduação em História das Ciências e da Saúde, 2019, Rio de Janeiro. Anais do 2º encontro internacional História e Parcerias. Rio de Janeiro: ANPUH/RJ, 2019.

  • Silva, Carlos Carvalho . Chapa branca e o carnaval: desdobramentos das campanhas publicitárias durante os anos de chumbo. In: XII Encontro de estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2016, Salvador. Anais ? XII ENECULT, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • Silva, Carlos Carvalho ; SUZUKI, C. L. . Festividades nortistas e os Bois-Bumbás ? [inter]faces entre as artes, a educação e a cultura. In: 7º Seminário de Arte e Educação, 2024. 7º Seminário de Arte e Educação, 2024.

  • Silva, Carlos Carvalho . Festas Amazônicas: o que podemos aprender com elas?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Carlos Carvalho . O carnaval Real. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, Carlos Carvalho . Carnaval, política e religiosidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, Carlos Carvalho . Chapa branca no carnaval carioca - a folia nos tempos de chumbo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Carlos Carvalho ; GUIMARAES, H. M. . Projeto ConfortArt - PPGD/UFRJ / UFG / UFSC. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Carlos Carvalho . Entre nomes e sobrenomes: as histórias dentro da História da EBA - Escola de Belas Artes/UFRJ. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Carlos Carvalho . O BRASIL ANO 2000 E O ZIRIGUIDUM 2001 NO DNA DA FOLIA: IMAGENS FUTURISTAS EM ENREDOS DE ESCOLAS DE SAMBA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Carlos Carvalho . Festas Carnavalescas em Tempos de Crise. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Carlos Carvalho ; GUIMARAES, H. M. . IMAGENS FUTURISTAS EM ENREDOS DE ESCOLAS DE SAMBA: BRASIL ANO 2000 E O ZIRIGUIDUM DO DNA DA FOLIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Carlos Carvalho ; GUIMARAES, H. M. . 2º Encontro Internacional História & Parcerias I 6º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História I 5ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva, Carlos Carvalho . Chapa Branca na Beija-Flor, o grande decênio na avenida em 1975. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Carlos Carvalho . I Seminário UFF. Escolas de Samba: história pública, saberes e arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva, Carlos Carvalho . Brasil ano 2000: farda e fantasia nos desfiles da Beija-Flor (1973-1975). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Carlos Carvalho . Chapa branca e o carnaval: desdobramentos das campanhas publicitárias durante os anos de chumbo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, Carlos Carvalho . I Seminário Carnaval em Andamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

Silva, Carlos Carvalho . Consulta pública para elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). 2024.

Silva, Carlos Carvalho . Oficinas de Salvaguarda do Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins. 2024.

Silva, Carlos Carvalho . Encontro de estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT. 2024.

Silva, Carlos Carvalho . TV Escola. 2019.

Silva, Carlos Carvalho . TV Escola. 2019.

Silva, Carlos Carvalho . TV Escola. 2019.

Silva, Carlos Carvalho . Ver TV entrevista carnavalescos da Escola de Samba Unidos da Tijuca. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Silva, Carlos Carvalho . Oficina de Encadernação. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, CARLOS CARVALHO DA . Oficina de construção de livro objeto: uma relação entre linguagens. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Silva, Carlos Carvalho . Um Conto Marcado no Tempo ? O Olhar Suíço de Clóvis Bornay. 2015 (Carnaval).

Silva, Carlos Carvalho ; CARVALHO, Carlos . O sentimento não termina. 2013 (Carnaval).

Silva, Carlos Carvalho ; CARVALHO, Carlos . Loucos pela Ilha. 2012 (Carnaval).

BARROS, P. ; Silva, Carlos Carvalho . É Segredo. 2009 (Carnaval).

Louzada, Alexandre ; Silva, Carlos Carvalho . No Chuveiro da Alegria, Quem Banha o Corpo, Lava a Alma na Folia. 2009 (Carnaval).

Louzada, Alexandre ; Silva, Carlos Carvalho . Aula inaugural do curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Figurino e Carnaval - Universidade Veiga de Almeida (UVA). 2009 (Palestra Carnaval).

Silva, Carlos Carvalho . Carnaval Doce Ilusão, de um Sonho, Construo a Realidade. 2008 (Carnaval).

Louzada, Alexandre ; Silva, Carlos Carvalho . Macapaba: equinócio solar, viagens fantásticas do meio do mundo. 2008 (Carnaval).

Louzada, Alexandre ; Silva, Carlos Carvalho . Áfricas: Do Berço Real à Corte Brasiliana. 2007 (Carnaval).

CARVALHO, Carlos ; Silva, Carlos Carvalho . De fio a fio na real, pra lá, pra li. Paracambí.. 2007 (Carnaval).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    F[r]estividades Amazônicas, Descrição: Grupo de Pesquisa vinculado ao Instituto de Ciências Sociais, educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com certificação do CNPq.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Carlos Carvalho da Silva - Coordenador / Ericky da Silva Nakanome - Integrante / Adan Renê Pereira da Silva - Integrante / Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde - Integrante.

  • 2025 - Atual

    Plantas tintoriais na biodiversidade parintinense interfaces das práticas ancestrais, de experimentação e aplicação artística-cultural, Descrição: Analisar, a partir da biodiversidade parintinense, as aplicabilidades dos pigmentos botânicos na produção de tintas sustentáveis e não poluentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Carvalho da Silva - Coordenador / Elton Augusto Lehmkuhl - Integrante.

  • 2024 - 2025

    A materialidade dos bois-bumbás de Parintins a integração entre o homem e os objetos de devoção., Descrição: Identificar as relações entre os sujeitos que participam, direta e indiretamente, do festival dos bois-bumbás e dos objetos materializados na construção histórica das festividades.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Carvalho da Silva - Coordenador.

  • 2024 - Atual

    PRODAGIN - Grupo de Estudo e Pesquisa em Dança, Atividades Circenses e Ginástica, Descrição: O grupo PRODAGIN surge a partir das ações do Programa de extensão de dança, atividades circenses e ginástica que tem quase nove anos de existência e tem contribuído com o ensino, a extensão e a pesquisa, sendo esta divulgada por meio de resumos, artigos e livros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Carvalho da Silva - Coordenador / Lionela da Silva Corrêa - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Desenvolvimento sustentável e criativo do patrimônio cultural e natural, Descrição: O projeto de pesquisa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói/Rio de Janeiro com a UNESCO. Com a contratação de consultoria especializada em patrimônio cultural imaterial para desenvolver estudo e pesquisa sobre as tradições carnavalescas das ruas do município de Niterói. Visando aportar referenciais metodológicos e estratégias gerais envolvendo elementos históricos necessários para preservar a tradição cultural do município.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Carvalho da Silva - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    Núcleo de Pesquisa de Carnavais e Festas, Descrição: O Grupo NEsCaFe tem como lócus de pesquisa a rica produção cultural material e imaterial brasileira nas suas relações estéticas, memória, história, turismo, processos de criação artística, paisagens e mediações culturais. Propõe uma análise dos estudos carnavalescos e festividades da cultura popular brasileira nos contextos contemporâneos, dada a sua relevância para a pesquisa acadêmica no campo das Artes Visuais e demais ciências como: Antropologia, Sociologia, História e áreas que contribuirão com a documentação, análise, resgate e difusão de tradições culturais de nosso país. Nossos estudos buscam oportunizar uma compreensão dos fenômenos estéticos, sociais, hibridizações e trocas culturais que operam na vida cotidiana e nas práticas de diferentes grupos. Consideram-se as transformações da cultura, enquanto se evidenciam uma dinâmica de alterações nos grupos e contextos sociais e também fora deles, catalisada por forças econômicas, sociais ou políticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (26) . , Integrantes: Carlos Carvalho da Silva - Integrante / Helenise Monteiro Guimarães - Coordenador.

Prêmios

2023

1º lugar no Concurso Público para Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas. Edital 005/2023, de 19 de janeiro de 2023., Fundação Universidade Federal do Amazonas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amazonas, ICSEZ. , Estrada Parintins Macurany, 1805, Jacareacanga, 69152240 - Parintins, AM - Brasil, Telefone: (92) 991285318

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2025

    Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Arte II, Folclore e Cultura brasileira

  • 07/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Aniversário do ICSEZ.

  • 03/2025

    Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte II, Introdução à Fotografia, Pintura II

  • 03/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC).

  • 02/2025

    Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Folclore e Cultura Brasileira - CED/UFAM

  • 09/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

  • 08/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Comissão Interna de Estudos sobre Evasão e Retenção no Ensino de Graduação do ICSEZ.

  • 08/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais.

  • 06/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

  • 06/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Membro do Colegiado - Licenciatura Artes Visuais.

  • 04/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Membro Corregedoria Setorial.

  • 11/2024 - 12/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Membro Comissão do Edital FINEP para Parque Tecnológico ICSEZ/UFAM.

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte III, Folclore e Cultura brasileira, Pesquisa em Arte II

  • 06/2024 - 12/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Membro da Comissão Projeto do Parque Tecnológico ICSEZ/UFAM.

  • 04/2024 - 07/2024

    Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte II, Pesquisa em Arte II, Introdução à Fotografia

  • 05/2024 - 06/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICSEZ.,Cargo ou função, Comissão Organizadora da Semana Acadêmica de Artes Visuais.

2023 - 2023

Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA

Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor Associado no curso Lato Sensu em Gestão e Design em Carnaval, ministrando a disciplina Gestão e empreendedorismo (elaboração de projetos, captação de recursos e economia) para a turma do Rio de Janeiro.

2022 - 2022

Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA

Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor Associado no curso Lato Sensu em Gestão e Design em Carnaval, ministrando a disciplina História da Indumentária e Moda para a turma do Rio de Janeiro.

2022 - 2022

Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA

Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor Associado no curso Lato Sensu em Gestão e Design em Carnaval, ministrando a disciplina História da Indumentária e Moda para a turma de São Paulo.

2022 - 2022

Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA

Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor Associado no curso Lato Sensu em Gestão e Design em Carnaval, ministrando a disciplina Gestão e empreendedorismo (elaboração de projetos, captação de recursos e economia) para a turma de São Paulo.

2020 - 2022

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Substituto do Departamento de Belas Artes Teatrais (BAT) - EBA/UFRJ

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5

Outras informações:
- Membro da representação Discente do programa de Pós graduaçãoem Artes Visuais - Membro do Núcleo de Estudos de Carnavais e Festas - NEsCaFe - Estágiario em Docência - História da Arte I - Orientadora Helenise Guimarães

2015 - 2020

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação

Outras informações:
Encontros realizados com as turmas de pós-graduação em Figurino e Carnaval pela universidade.

2017 - 2020

Ao Cubo Vestibular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte

2012 - 2018

Sistema Elite de Ensino

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2024 - 2024

Prefeitura Municipal de Parintins

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Julgador do Festival Folclórico de Mocambo, Carga horária: 12

Outras informações:
Julgador do 19 Festival Folclórico do Mocambo do Ariri - Quadrilhas Juninas, Pássaros e Bois-Bumbás.

2023 - 2023

Prefeitura Municipal de Parintins

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Julgador do Festival Folclórico de Parintins, Carga horária: 30

Outras informações:
Julgador no 56 Festival Folclórico de Parintins - Disputa das Quadrilhas, Danças Folclóricas e Bois-Bumbás Mirins, no período de 23 a 25 de junho de 2023.

2022 - 2022

Prefeitura Municipal de Parintins

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Julgador do Festival Folclórico de Parintins, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro do corpo de jurados para o 55 Festival Folclórico de Parintins. Atuação: campo cênico e artístico, no período de 21 a 27 de junho de 2022.

2022 - 2022

Liga Independente Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Julgador Carnaval Liga LIVRES, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro do corpo de jurados para a Liga Independente Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba (LIVRES), como jurado do quesito ENREDO. Disponível em: https://www.ligalivres.com.br/

2020 - 2020

Liga Independente Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Julgador Carnaval Liga LIVRES, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro do corpo de jurados para a Liga Independente Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba (LIVRES), como jurado do quesito ENREDO. Disponível em: https://www.ligalivres.com.br/

2021 - 2022

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisador e historiador, Carga horária: 30

Outras informações:
Pesquisador e historiador do enredo para o G.R.E.S. Porto da Pedra, com o enredo "O caçador que traz alegrias". desenvolvido pela carnavalesca Annik Salmon. Responsável pela elaboração da sinopse de enredo, justificativa e setorização do desfile.

2014 - 2015

G.R.E.S. Unidos da Tijuca

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: carnavalesco

2009 - 2010

G.R.E.S. Unidos da Tijuca

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Área de Criação, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando na confecção e criação de protótipos para o carnaval de 2010.

2006 - 2009

G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Área de Criação - Assistente - Cenografo, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvimento junto ao carnavalesco Alexandre Louzada, pesquisa e produção de enredo para o carnaval de 2009, para o G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, com o enredo ?No chuveiro da alegria, quem banha o corpo, lava a alma na folia?. Assim como projeto de captação de recursos para o carnaval, junto a empresas privadas. Desenvolvimento de pesquisa, desenhos, levantamentos, entre outras funções, mais a realização de projetos estruturais junto com o carnavalesco Alexandre Louzada e demais membros da Comissão de Carnaval, no G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (2006 e 2007) Campeã do Carnaval de 2008. Realização de projetos estruturais junto com o carnavalesco Alexandre Louzada e demais membros da Comissão de Carnaval, no G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (2006 e 2007) Campeã do Carnaval de 2007.

2008 - 2009

S.R.C.E.S. Unidos da Cova da Onça

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Carnavalesco, Carga horária: 20

Outras informações:
Carnavalesco do S.R.C.E.S. Unidos da Cova da Onça ? Uruguaiana / RS. Com o enredo ?Carnaval doce ilusão, de um sonho construo a realidade?, para o carnaval de 2009. Responsável pela parte de pesquisa, sinopse, organograma e organização da agremiação, assim como fantasias e carros alegóricos

2018 - 2018

Niterói Empresa de Lazer e Turismo

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Julgador Carnaval Niterói, Carga horária: 24

Outras informações:
Julgador do quesito Enredo nos desfiles das escolas de samba em Niterói/RJ

2021 - 2021

Liga Carnaval Virtual

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Julgador Carnaval Virtual, Carga horária: 42

Outras informações:
Membro do corpo de jurados do Grupo Especial, avaliando 19 agremiações no quesito ENREDO. Disponível em: https://carnavalvirtual.com.br/

2022 - 2022

Instituto Ideia Coletiva

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Julgador Carnaval de Maquete, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro do corpo de jurados, realizado pela União das escolas de Samba de Maquete (UESM), no 8 Desfile das Escolas de Samba de Maquete em parceria com o Instituto Ideia Coletiva, como julgador do quesito Enredo.

2021 - 2021

Instituto Ideia Coletiva

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Julgador Carnaval de Maquete, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro do corpo de jurados, realizado pela União das escolas de Samba de Maquete (UESM), no 7 Desfile das Escolas de Samba de Maquete em parceria com o Instituto Ideia Coletiva, como julgador do quesito Alegorias e Adereços.Disponível em: https://www.uesm.com.br/

2022 - 2022

Carnaval de Vitória

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Julgador Carnaval de Vitória/ES, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro do corpo de jurados para o Carnaval de Vitória/ES, grupo especial, como julgador do quesito Alegorias e Adereços.

2006 - 2007

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Cubango

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Carnavalesco, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro da Comissão de Carnaval para o desenvolvimento da agremiação Acadêmico do Cubango para o carnaval de 2007, com enredo "De Fio a Fio na Real. Pra Lá, Pra Li, Paracambi".

2012 - 2013

S.R.C.C. Vila Isabel

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Projetista de Alegorias, Carga horária: 30

Outras informações:
Projetista para o S.R.C.C. Vila Isabel em porto Alegre para o enredo "O sentimento não termina", no ano de 2013.

2022 - 2023

Prefeitura Municipal de Niterói

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Consultor Cultural

2024 - 2024

Associacao dos Artistas Plasticos de Parintins

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Julgador Concurso de Telas de Parintins, Carga horária: 6

Outras informações:
Julgador do Concurso de Telas do 57 Festival Folclórico de Parintins pela Associação de Artistas Plásticos de Parintins (AAPP).