Joao Vianei Tenorio

Graduação em Administração pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Pós-Graduação em Administração pelo PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN (2004), Mestrado em Engenharia de Produção pelo PEP Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRN (2024) e Doutorando em Neurociências no PPGNeuro, ICe - Instituto do Cérebro da UFRN. Experiências como pesquisador do CNPQ na UFRN desde 2005. Atuação como professor das instituições Universidade Potiguar - UNP e Universidade Estácio de Sá desde 1999. Trabalha há mais de 25 anos em atividade profissional e empresarial nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação do tipo: ERP - Sistemas de Gestão, GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Sistemas de Diagnósticos Médicos e Laboratoriais, Sistemas de Transporte e de Comércio Eletrônico através da Web e de Dispositivos Móveis. Durante 20 anos atuou na área comercial e em gestão de pessoas, onde possibilitou aprimorar seus conhecimentos em Recrutamento, Seleção, Treinamento, Elaboração de Plano de Metas, Acompanhamento de Desempenho e Desenvolvimento de Liderança; atividade que acumulou com a função de Professor do MBA do Centro Universitário - UniRN e do MBA da UNP - Universidade Potiguar. Hoje atua como Gestor de Projetos e Líder Técnico na Empresa Espanhola de Tecnologia Indra Company.

Informações coletadas do Lattes em 12/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em NEUROCIÊNCIAS

2025 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira de uma Startup Brasileira para Produção, Comercialização e Distribuição de Dispositivos para Monitoramento Neurológico Pediátrico em UTI
Richardson Leão. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Aprendizagem Organizacional; Sistemas de Informação.Grande área: Engenharias

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

2022 - 2024

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Ano de Obtenção: 2024
Mariana Rodrigues de Almeida.Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Estratégia Empresarial; Desenvolvimento de Software.

Mestrado interrompido em 2006 em Administração

2004 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Simulação Empresarial
Orientador: Manoel Veras
Coorientador: Marcelo Rique. Ano de interrupção: 2006Palavras-chave: Dinâmica de Sistemas; Aprendizagem Organizacional; Gestão do Conhecimento; Teoria da Decisão; Jogos de Empresa.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração da Produção. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração Financeira. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Especialização em Análise e Desenvolvimento de Programas

2022 - 2023

Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des
Título: Gestão de conhecimento em projetos de software para Administração Pública
Orientador: Rodrigo Vasconcelos

Especialização em MBA em Gestão Estratégica de projetos e Metodologias Ágeis

2022 - 2023

Descomplica Cursos Livres Via Web S.A., Des
Título: Desenvolvimento de projetos de software utilizando Metodologias Ágeis
Orientador: Ricardo Guilherme Monteiro de Almeida

Graduação em Administração

1993 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Sistemas de Informações Hoteleiros
Orientador: Matilde Araujo

Curso técnico/profissionalizante

1990 - 1991

Senac Serviço Nacional do Comercio

Ensino Médio (2º grau)

1990 - 1990

Escola Estadual Winston Churchill

Ensino Médio (2º grau)

1988 - 1989

Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira

Ensino Fundamental (1º grau)

1980 - 1987

Escola Cônego João Leite Gonçalves de Andrade

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Empreendedorismo. (Carga horária: 20h). , Babson College, B.C., Estados Unidos.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Tecnologia da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.

Produções bibliográficas

  • TENORIO, JOÃO VIANEI ; HÉKIS, HÉLIO ROBERTO ; ALMEIDA, MARIANA RODRIGUES DE ; SOUZA, THALLES MAGNO FREIRE DE ; LIRA NETO, ROBERTO EIDER ; OLIVEIRA, LAÍS PEREIRA DE . Proposta de um Framework de Gestão do Conhecimento aplicada ao desenvolvimento de softwares para a Administração Pública. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 14, p. e11614348560, 2025.

  • TENÓRIO, João Vianei ; ALMEIDA, M. R. D. ; HEKIS, H. R. ; ARAUJO, L. C. S. D. . GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Anais - SIMPEP , v. 1, p. Art. 127, 2023.

Outras produções

TENÓRIO, João Vianei . Criação de um Produto Digital - Cartão de Fidelização de Usuários de Ônibus. 2014.

TENÓRIO, João Vianei . Criação de Rede de Vendas Através de Aplicativos Móveis. 2013.

TENÓRIO, João Vianei . Criação, Desenvolvimento e Venda de um Negócio de GED em Natal/RN. 2004.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas. , Av. Senador Salgado Filho - Campus Universitário - DEPAD, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 1524, Telefone: (84) 30252229

Experiência profissional

1991 - 1996

CTD Informática Ltda

Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades relacionadas a Produção de Software nos níveis de programação, análise e gerenciamento de equipe; bem como, atividades conexas tais como treinamento, implantação e configuração incluindo preparação de ambiente operacional e redes. Tendo implantado softwares diversos em aproximadamente 250 empresas de vários portes e ramos de atividade.

Atividades

  • 01/1990 - 03/1996

    Direção e administração, Gerência, Desenvolvimento.Cargo ou função, Gerente Técnico.

1996 - 2003

Office Pro Consultoria e Sistemas Ltda

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Direção Geral, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de Gerência de Equipe Comercial de venda de softwares aplicativos comerciais; de Gerência Administrativa desde controle financeiro, materiais, logística e controle de qualidade (Coordenando um processo de Certificação ISO 9001 com escopo em Projeto e Desenvolvimento de Software); e Gerência Técnica supervisionando trabalhos de requisito, projeto, análise, desenvolvimento, implantação, treinamento e suporte ao usuário. Tendo implantado softwares em aproximadamente 400 empresas de vários portes e ramos de atividade.

Atividades

  • 04/1996 - 05/2003

    Direção e administração, Direção, Direção.Cargo ou função, Diretor Geral.

2003 - 2005

Linus Tecnologia da Informação

Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerência da área de tecnologias voltadas para Gestão Eletrônica de Documentos e no Desenvolvimento de Software de Organização de Acervos Documentais, de Software de apoio nas atividades de Digitalização de Documentos, Indexação de Documentos Digitalizados e na Gestão de Arquivos Terceirizados (Custódia de Documentos). Além de outras assessorias nas áreas de Gestão Administrativa, Comercial e Técnica. Tendo implantado sistemas de gestão de documentos em aproximadamente 50 empresas públicas e privadas no RN.

Atividades

  • 06/2003 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção, Assessoria.Cargo ou função, Consultoria de Gestão.

2004 - Atual

Herbalife Internacional do Brasil

Vínculo: Executivo, Enquadramento Funcional: Gestão de Pessoas, Carga horária: 44

Outras informações:
Desempenho de atividades de Recrutamento, Seleção, Treinamento, Planejamento de Metas, Acompanhamento de desempenho, Organização de Eventos, Palestras Motivacionais, bem como Implementação de um Projeto Permanente de Desenvolvimento de Liderança e Sucessão.

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de Planejamento, Elaboração e Execução de aulas na graduação de Administração e na graduação de Gestão Pública e Privada, nas disciplinas de Fundamentos da Administração Pública, Gespública, Administração de Organizações não Governamentais, Administração de Empreendimentos de Economia Solidária, Simulação Empresarial, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico; além de participação em projetos de extensão da universidade.

2004 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa e Desenvolvimento de um software de Simulação Empresarial para aplicação à disciplina de Jogos de Empresas no Curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além de todos os processos que envolvam a aquisição de máquinas, montagem e preparação para uso de um laboratório de Simulação Empresarial com recursos do Edital FINEP que tivemos a honra de sermos aprovados na seleção de 2004 para execução e implementação em 2005.

Atividades

  • 07/2013

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Administração, Gestão Pública, Organizações Não Governamentais, Empreendimentos de Economia Solidária, Simulação Empresarial (Jogos de Empresas), Empreendedorismo, Planejamento Estratégico

  • 06/2004 - 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.Linhas de pesquisa

2004 - 2005

Faculdade Câmara Cascudo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de Planejamento, Elaboração e Execução de aulas na graduação de Administração e Marketing, nas disciplinas de Estratégia Empresarial, Planejamento Mercadológico e Logística.

2002 - Atual

CENTRO UNIVERSITARIO UNIRN

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de Planejamento, Elaboração e Execução de aulas na graduação de Administração, Marketing e no Bacharelado em Sistemas de Informações; além de participação em projetos de pesquisa na instituição, execução de aulas também no MBA de Marketing e substituição do Coordenador dos Cursos de Administração e Marketing sendo o Coordenador em Exercício em Janeiro de 2004.

2015 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de Planejamento, Elaboração e Execução de aulas na graduação de Logística e na graduação de Redes, nas disciplinas de Gestão Organizacional, Gestão de Operações, Gestão de Materiais, Gestão de Compras, Logística Empresarial; além de participação em projetos de extensão da instituição.

2012 - 2019

Conciso TI

Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gestão de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de Projeto de Pesquisa Mercadológica em Comércio Eletrônico através de Web e de dispositivos Móveis. Pesquisa e Implementação no cliente SETURN - Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN projeto envolvendo Recrutamento, Seleção, Treinamento, Planejamento de Metas, Acompanhamento de Desempenho e Gestão de uma Equipe de Prestadores de Serviços desempenhando o papel de Vendedores Externos de Recarga do Crédito Eletrônico dos Cartões de Ônibus da Cidade de Natal/RN através de um App desenvolvido para tal finalidade. Concepção, elaboração de Projeto de Pesquisa Mercadológica em Fidelização dos Clientes de Transporte. Desenvolvimento de sistema web e Implementação no cliente SETURN - Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN projeto envolvendo Recrutamento, Seleção, Treinamento, Planejamento de Metas, Acompanhamento de Desempenho e Gestão de vendas em Call Center Ativo vendendo produtos dos Parceiros NatalCard (Porto Seguro, Sulamérica, Alelo, etc), bem como uma Equipe vendedores externos visitando e credenciando lojistas para produção e utilização de bônus do sistema.

1999 - Atual

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de Planejamento, Elaboração e Execução de aulas na graduação do Curso de Administração e MBA de Logística; além de participação em projetos de pesquisa na instituição, no apoio em atividades da empresa Júnior que reunia vários cursos de graduação.

Atividades

  • 08/1999 - 07/2002

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Novos Negócios, Empreendedorismo, Administração de Pequenas Empresas

2019 - 2020

Mobinlife Serviços de Tecnologia

Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 40

Outras informações:
Concepção, elaboração de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de sistema de monitoramento dos Transportes Coletivos de Passageiros por Ônibus. Com vistas a melhoria do transporte em todas as suas operações, desde horários, itinerários, rotas e áreas de cobertura. Através de aplicações próprias em sistema web monitorando os vídeos do CFTV de cada veículo, bem como monitorando os rastreadores implantados na frota. O projeto foi implantado e encontra-se em pleno funcionamento nos clientes TRANSCOOP Cooperativa dos Alternativos de Natal, SETURN - Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN, SITRANS Sindicato dos Transportes de Campina Grande e SINTUR - Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa. O projeto envolveu Recrutamento, Seleção, Treinamento de Equipe de Desenvolvimento, Equipe de Instalação dos Equipamentos nos Veículos, Equipe de Suporte aos Usuários e preparação do ambiente nos clientes (Pessoal de Monitoramento, Parque Computacional e Solução de Conectividade). Além do desenvolvimento, lançamento e manutenção do Principal Aplicativo de Mobilidade Urbana nas 3 CIdades.

2020 - Atual

Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento de Sistema Senior, Carga horária: 40

Outras informações:
Concepção, elaboração de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de sistema de Contabilidade, Folha de Pagamento, Gestão Fiscal e Orçamentária no Âmbito da Administração Pública de 11 Estados da Federação Brasileira, são os projetos desenvolvidos:01. Governo do Estado de Santa Catarina02. Governo do Estado do Rio Grande do Norte03. Governo do Estado do Maranhão04. Governo do Estado de Rondônia05. Governo do Estado de Roraima06. Prefeitura Municipal de Salvador07. Prefeitura Municipal de Maceió08. Prefeitura Municipal de João Pessoa09. Prefeitura Municipal de Porto Alegre10. Assembléia Legislativa de Santa Catarina11. Força Aérea Brasileira